Sunteți pe pagina 1din 14

Revista eletrnica de crtica e teoria de literaturas

Artigos da seo livre


PPG-LET-UFRGS Porto Alegre Vol. 02 N. 01 jan/jun 2006

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional


Cludia Mentz Martins
Resumo: A obra Macunama representa as propostas estticas e temticas modernistas das primeiras dcadas do sculo XX, sendo uma de suas caractersticas a presena de diferentes metamorfoses. As sofridas pelas personagens buscam dar uma origem aos elementos da fauna, da flora e/ou da civilizao brasileira, dos astros e estrelas e dos objetos conhecidos pelo povo. Cabe sobretudo a Macunama, por ter o poder de alterar a si, ao outros seres e ao ambiente, a fundao da (nova) identidade nacional fixada pelo livro homnimo. J as metamorfoses presentes no processo narrativo abordam outras mudanas, como as da voz narrativa, que afastam o texto da tradio literria brasileira. As metamorfoses na obra so fundamentais para a inteno do autor de (re)formular a identidade do Pas. Abstract: Macunama represents the Modernist aesthetic proposals and themes of the first decades of the XX century. One of its characteristics is the presence of different metamorphoses. Those metamorphoses the characters go through intend to present an origin to the elements of the fauna, the flora and/or the Brazilian civilization, the heavenly bodies, stars and the objects known by the people. Since Macunama has the power to transform himself, the other beings and the environment, it is his role to build the foundation of the (new) national identity settled by the book with the same title. On the other hand, those metamorphoses that take place in the narrative process approach other transformations, such as the narrative voice, which deviate the text from the Brazilian literary tradition. The metamorphoses in the literary work are essential aspects to achieve the authors aim, namely, to (re)formulate the Countrys identity.

Palavras-chave: Macunama; Metamorfose; Identidade nacional

Keywords: Macunama; Metamphoses; National Identity

O fenmeno da metamorfose corrente nas narrativas da literatura ocidental, sendo encontrado j nas histrias da mitologia greco-latina como, por exemplo, nas zoomorfizaes realizadas por Zeus para trair a esposa sem ser reconhecido por ela. As literaturas que sofreram a influncia dessa tradio clssica direta ou indiretamente, como o caso da literatura brasileira apresentam vrios textos, escritos a partir do sculo XIX, que trazem a metamorfose. Aquelas encontradas em, por exemplo, Quincas Borba, de Machado de Assis, Grande serto: veredas, de Guimares Rosa, e Macunama, de Mrio de Andrade, tm diferente sentido para a narrativa em que esto inseridas, mas todas abordam o processo da alterao da forma. Sobre a ltima obra citada, deteremos o olhar por julgar que nela a
Cludia Mentz Martins professora Colaborador Convidado do PPG-Letras da UFRGS e Bolsista CAPES/PRODOC na mesma Instituio.

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional

Nau Literria
metamorfose assume um papel fundamental e privilegiado o de tentar representar e (re)formular a identidade brasileira. Ao analisar Macunama, no podemos esquecer que Mrio de Andrade escreveu essa narrativa (de 1926, publicada em 1928) imbudo das idias modernistas, muitas delas implicadas no desejo de recuperar e repensar a cultura nacional que assolou o Pas nas primeiras dcadas do sculo XX1; nem de que h no Modernismo um sentido de dessacralizao da identidade nacional percebido pelo desejo de se tratar o Diverso2 de tal forma que culturas de diferentes espaos dialoguem entre si. Em busca dos aspectos eminentemente nacionais, o autor utiliza o folclore, primeiro, por ser um pesquisador voltado ao assunto e, segundo, por nele encontrar material de cunho popular, primitivo, e, assim, brasileiro por excelncia. Lembramos que a identidade nacional no deve ser vista como um fim em si mesma, mas como o meio em que entramos em contato com o outro. Sua busca , pois, um processo que est em constante movimento. Como salienta Zila Bernd, a identidade como uma formao descontnua que se constri atravs de sucessivos processos de reterriorializao e desreterriorializao3, sendo que o territrio entendido como o conjunto de representaes que um indivduo ou grupo tem de si prprio4. Macunama, a personagem ttulo, por si s uma lenda da regio amaznica, a partir da qual o autor desenvolve toda a obra. Encontramos em Cmara Cascudo a explicao de que Macunama uma entidade divina para diversas tribos latino-americanas, responsvel pela criao de toda a existncia terrena semelhana de Deus , caracterizando-se tambm pela esperteza, maldade e alegria5. Percebemos que a personagem de Mrio de Andrade
Destaca-se aqui o Pau-Brasil e a Antropofagia. So de Oswald de Andrade o Manifesto Pau-Brasil, de 1924, e o Manifesto Antropfago, publicado em 1928, que tinha entre suas propostas a famosa pardia Tupi or not tupi that is the question, a instigar o uso de aspectos da cultura brasileira. Cf. Gilberto Mendona, 1976, p. 293300.
2 1

Para Edouard Glissant (1981, p. 196) o Diverso significa "o esforo do esprito humano em direo a uma relao transversal, sem transcendncia individualista; e necessita por os povos em relao entre si. Ope-se ao conceito de Mesmo que se vincula com o da identidade que fechada sobre si mesma, um discurso que se considera possuidor de uma nica verdade. BERND, Zil, 1992, p. 10. Idem, ibidem.

3 4 5

Macunaima e no Macunama entidade divina para os macuxis, acavais, arecunas, taulipangues, indgenas carabas, a oeste do plateau da serra Roraima e Alto Rio Branco, na Guiana Brasileira. [...] A traduo da Bblia para o idioma caraba divulgou Macunama como sinnimo de deus. [...] Criador dos animais, vegetais e humanos, Macunama gmeo de Pia, vingadores de sua me, morta pelos tigres, filhos de Konaboru, A R da Chuva, e que mora nas Pliades [...] Com o passar dos tempos e convergncia de tradies orais entre as tribos, interdependncia cultural decorrente de guerras, viagens, permutas de produtos, Macunama foi-se tornando

Cludia Mentz Martins

Vol. 02 N. 01

jan/jun 2006

mantm as principais caractersticas do mito indgena, sendo, em funo dela, atravs de sua ao ou de sua fala, que uma srie de elementos da natureza ou objetos da modernidade passem a existir. Seu nascimento o ponto de partida da histria e ocupa o primeiro pargrafo. Observamos que junto natureza mais afastada do homem civilizado que vem luz e que noite, durante um sentimento de medo da me, que nasce. No uma criana ndia de aparncia idealizada, mas feia e j fruto da mestiagem, porque tambm negra:
No fundo do mato-virgem nasceu Macunama, heri de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silncio foi to grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a ndia tapanhumas pariu uma criana feia Essa criana que chamaram de Macunama (ANDRADE, 1993, p. 9).

A fim de no haver dvidas sobre a importncia que o recm-nascido tem para o Pas, o narrador no s o anuncia como um heri cujo pai no mencionado, numa aluso partenognese6 , como agrega o pronome possessivo nossa ao substantivo gente, determinando sua relevncia para o povo brasileiro. Ainda no primeiro captulo, o narrador mostra a capacidade do protagonista em metamorfosear-se na aparncia que deseja para alcanar seus objetivos. A transformao em um lindo prncipe ocorre para poder brincar com Sofar, a mulher de Jigu que um dos irmos do heri. Concluda a brincadeira, retorna forma original. Tambm o poder que exerce sobre o meio apresentando nesse captulo quando, em funo de um berreiro seu, muitos pssaros caram de susto no cho e se transformaram em pedra (ANDRADE, 1993, p. 12). Entretanto, quando a personagem troca de raa, passando da ndio-negra para a branca, no pode reverter o processo, pois a gua encantada que estava na cova feita pelo p de Sum, no tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus pra indiada brasileira (ANDRADE, 1993, p. 30) , responsvel pela transformao, deixa de existir. Nesse episdio, duas mutaes so apresentadas: a primeira, mais do que uma amostra do potencial da natureza em transformar as coisas, temos a confirmao das mudanas que os brancos exerceram sobre os ndios e negros, durante o perodo do descobrimento e da colonizao. O
heri, centro de um ciclo etiolgico, zoolgico, personagem essencial de aventuras e episdios reveladores do seu esprito inventivo, inesgotvel de recursos mgicos, criando os homens de cera e depois de barro, esculpindo animais, transformando inimigos em pedras, que ainda guardam a forma primitiva. Tornou-se um misto de astcia, maldade instintiva e natural, de alegria zombeteira e feliz.[...]. Cf. Cmera Cascudo, 1998. p.530-531.
6

Haroldo de Campos ([s.d], p. 107) considera essa partenognese deformada e cmica, j que ela um arremedo daquelas presentes em vrios mitos e fbulas, que relatam uma origem miraculosa.

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional

Nau Literria
processo de aculturao, iniciada por Sum7, marca fisicamente os envolvidos; no apenas Macunama metamorfoseado, tambm seus irmos Jigu e Maanape ficam com a feio alterada, sem possibilidade de voltarem a ser o que eram antes de tomarem contato com a herana deixada pelo branco. A segunda alterao est ligada formao das etnias existentes no Pas. Os trs irmos representam aqueles indivduos que constituram o Brasil, o branco, o ndio e o negro. Todos integrantes de uma famlia unida8, afinal eles esto sempre juntos, seja na mata ou em So Paulo. No s a cor da pele de Macunama muda antes de ir para So Paulo. O seu porte fsico tambm sofre alteraes. Seu corpo, que parece ser o de uma criana, fica com a aparncia de um adulto, com a ajuda de uma cotia, quando est fugindo do Currupira:
Ento [a cotia] pegou na gamela cheia de caldo envenenado de aipim e jogou a lavagem no pi. Macunama fastou sarapantado mas s conseguiu livrar a cabea, todo o resto do corpo se molhou. O heri deu um espirro e botou corpo. Foi desempenando crescendo fortificando e ficou do tamanho dum homem taludo. Porm a cabea no molhada ficou pra sempre rombuda e com carinha enjoada de pi (ANDRADE, 1993, p.16).

O fato de no ter molhado a cabea faz com que tenha um aspecto disforme e mantenha a feira do seu nascimento, alm de permanecer com a mentalidade infantil. Com o branqueamento e o desenvolvimento do corpo, mais a retirada de sua conscincia que ele deixa a salvo das savas quando a coloca longe do cho o heri pode ir a So Paulo e entrar em contato com o mundo moderno. No incio da narrativa, Macunama passa por vrias metamorfoses que fazem com que assuma diferentes formas para seduzir a nova mulher de Jigu, Iriqui. Primeiro, transforma-se em uma formiga; depois, num p de urucum, planta a qual Iriqui no consegue resistir por ser muito faceira; e, finalmente, volta forma humana para possui-la. Com essas mudanas, ele se identifica com a fauna e a flora brasileiras, e h o desenvolvimento da idia de que o poder mgico da personagem est associado sua atividade sexual. Ao reforar suas capacidades mgicas, o heri pode ressuscitar. A primeira vez que volta vida acontece depois de seu encontro com o arqui-inimigo Piam, que o havia matado e feito picadinho. Com o auxlio do mano Maanape, que o retira da panela e o leva para a penso, Macunama readquire a aparncia humana. Ele s no escapa da morte, no final da narrativa, porque no o deseja. Novamente na mata e aps ter sido mutilado pela Uiara, cuja
Sum ou Zom uma figura pertencente mitologia indgena brasileira, identificada pelos jesutas como So Tom. Seu surgimento anterior ao descobrimento, tendo ensinado os ndios a cultivarem o solo e a se comportarem moralmente. Por ter sido rejeitado, deixou o Brasil e se dirigiu s ndias, caminhando, segundo a lenda, sob as guas do oceano. Cf. Grande Enciclopdia Larousse, 1995, p. 5534.
8 7

Cf. Regina Zilberman, 1994. p. 115-133.

Cludia Mentz Martins

Vol. 02 N. 01

jan/jun 2006

beleza no conseguiu resistir , no acha mais graa nesta terra e sobe ao cu, sendo transformado pelo Pai do Mutum numa constelao nova, a Ursa Maior. Seu final mediado pela dana folclrica do Bumba-meu-boi, em que a morte e a ressurreio do boi se ligam devorao que o heri sofreu pelas piranhas. A partir do final do captulo III, vrios seres, sobretudo femininos, que entram em contato com o heri, deixam de existir como humanos para se tornarem astros celestes. O primeiro indivduo que passa por esse processo Ci, a Me do Mato. Entristecida por ter causado involuntariamente a morte do filho que teve com Macunama, e depois de ter dado a esse a muiraquit, ela vai ao cu e vira uma estrela, a Beta do Centauro9:
a companheira de Macunama toda enfeitada ainda, tirou do colar uma muiraquit famosa, deua pro companheiro e subiu pro cu por um cip. l que Ci vive agora nos trinques passeando, liberta das formigas, toda enfeitada ainda, toda enfeitada de luz, virada numa estrela. a Beta do Centauro (ANDRADE, 1993, p.22).

Capei transforma-se na Lua, aps ter sido xingada e decapitada pelo heri. A boina se mostra rendida a Macunama, mas como ele tem medo dela, fugindo da cabea sem corpo, ela passa a persegui-lo. Sem conseguir alcan-lo, Capei se lamuria iandu caranguejeira, pedindo ajuda para subir ao cu. Portanto, a existncia do satlite terrestre deve-se a ao do heri:
Quando foi ali pela hora antes da madrugada a boina Capei chegou no cu. Estava gorducha de tanto fio comido e muito plida do esforo. Todo o suor dela caia sobre a Terra em gotinhas de orvalho novo. Por causa do fio geado que Capei to fria. Dantes Capei foi a boina mas agora a cabea da Lua l no campo vasto do cu. Desde essa feita as caranguejeiras preferem fazer fio de noite (ANDRADE, 1993, p. 27).

Junto recriao da lenda relativa existncia da Lua, da metamorfose da boina, temos a explicao para a caracterstica das caranguejeiras s tecerem noite, a saber: este o horrio mais favorvel para fazerem seus fios, j que foi devido a eles que Capei tornou-se fria e no quente como Sol. A Capei, metamorfoseada em Lua, gera a temperatura ideal para o trabalho das aranhas que a ajudaram a se refugiar no cu. Outras personagens femininas que passam a integrar o cu, depois de se envolverem com Macunama, so: (a) a filha de Piaim, (b) Suzi e (c) Iriqui. A primeira, filha de Ceuci e de Piaim, por ter ajudado o heri a fugir dos pais, castigada por eles, que a expulsam de
Para Maria Eneida de Souza (1999, p. 86-87), Ci punida pela lgica mtica, representando sua subida ao cu o papel ambivalente da mulher diante do filho e de Macunama. Citando Koch-Grnberg, a autora aponta Ci como uma planta possuidora de um leite com propriedades que causam o sucesso dos homens na caa. Portanto, ela, como estrela e planta mgica, faz com que seu leite (ao mesmo tempo em que o veneno para o filho) seja um remdio metafrico para Macunama, visto que Ci deixa como herana a pedra muiraquit, uma variante do leite mgico. A essa personagem feminina tambm cabe a fora da narrativa: so as tentativas de Macunama em recuperar a pedra que Ci lhe deixou que fazem a histria progredir.
9

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional

Nau Literria
casa. Alm disso, transformada num corpo em constante movimento uma cometa (ANDRADE, 1993, p. 86). A segunda, Suzi, ao ser expulsa pelo companheiro Jigu do quarto que dividem com o irmo mais novo dele, por ela o ter trado com esse, agrega os piolhos, que sempre a acompanharam, na sua metamorfose: Da ela sorriu feliz. Captou sem contar todos os piolhos que restavam e eram muitos piolhos, atrelou-os a uma cadeira-de-balano, sentou nela, os piolhos pularam e Suzi foi pro cu virada na estrela que pula. uma zelao (ANDRADE, 1993, p.98). J a terceira, Iriqui, depois de ter sido seduzida e abandonada pelo protagonista, quando esse parte para So Paulo, fica triste e sobe s alturas na hora em que o heri retorna mata e brinca com a princesa e no com ela: Iriqui ficou triste triste, bem triste, chamou seis araras caninds e subiu com elas pro cu, chorando luz virada numa estrela. As caninds amarelinhas tambm viraram estrelas. o Setestrelo (ANDRADE, 1993, p.115). Nesses casos, as metamorfoses so uma punio s avessas s mulheres que se envolvem com Macunama, pois se elas perdem a forma humana, virando astros e habitando o cu numa esfera superior a terra , passam a ser admiradas por todos os homens que olham as estrelas. No nos esquecendo que, ao final da rapsdia, o protagonista se junta a elas, nova e derradeiramente, tambm transformado numa constelao. A me de Macunama uma exceo, pois, apesar de ele tambm ser o responsvel pela sua morte ele imaginava estar matando uma veada parida , a metamorfose dela resulta num cerro. Como me, entidade frtil, geradora de vidas, permanece ligada ao solo, relacionando-se terra fecunda. Outras personagens, que mantm relao com Macunama, so transformadas em espcies da flora brasileira. O filho dele com Ci, que morre envenenado ao ingerir o leite materno contaminado, um exemplo. Cabe a essa criana transformar-se na planta do guaran, bebida tpica dos povos indgenas brasileiros, recriando essa lenda:
No outro dia quando Macunama foi visitar o tmulo do filho viu que nascera do corpo uma plantinha. Trataram dela com muito cuidado e foi o guaran. Com as frutinhas piladas dessa planta que a gente cura muita doena e se refresca durante os calores de Vei, a Sol (ANDRADE, 1993, p.22).

Mesmo quando Macunama no est ligado metamorfose, essa lhe narrada, geralmente, pelo ser que sofreu o processo de mutao. Ao encontrar-se com Naipi, escuta-lhe sua histria de amor com Titat e o castigo dos dois: ela foi transformada numa cascata bracejada pelo amado, que hoje uma planta cujas ptalas roxas so o sangue congelado pelas guas dela.

Cludia Mentz Martins

Vol. 02 N. 01

jan/jun 2006

Encontramos ainda metamorfoses que so fruto da imaginao do heri, as quais conhecemos atravs da sua prpria fala, como o caso da origem do Cruzeiro do Sul. Ao contar a histria para a existncia da constelao, que a transformao sofrida pelo Pai do Mutum que num tempo muito de dantes j foi gente , Macunama relata um dos trechos da obra em que o processo de metamorfose bastante explorado. Inicialmente, Pai do Mutum uma das identidades de Paui-Pdole, que procura se livrar do ataque do catimbozeiro CamPabinque, que tenta ca-lo ora metamorfoseado na tocadeira Ilangue, ora na tacuri Opala e finalmente na lavaps Megue. Com isso, Macunama no apenas utiliza o aspecto mgico das mutaes, mas tambm recria uma lenda do folclore:
Meus senhores e minhas senhoras! Aquelas quatro estrelas l o Pai do Mutum! juro que o Pai do Mutum, minha gente, que pra no campo vasto do cu!... .......................................................................................................................................... Minha gente! aquelas quatro estrelas no Cruzeiro, que Cruzeiro nada! o Pai do Mutum! o Pai do Mutum! minha gente! o Pai do Mutum, Pau-Pdole que pra no campo vasto do Cu!... Tem mais no (ANDRADE, 1993, p.72-73).

Assim, ao estabelecer uma nova explicao para o surgimento da constelao, reformula o conhecimento popular. Alm disso, faz com que as histrias esparsas do folclore brasileiro integrem Macunama, uma narrativa maior: a do prprio heri. H ainda as mutaes para esclarecer o surgimento dos objetos modernos como o automvel, que, na sua origem, segundo Macunama, era uma ona parda. Essa, para fugir de um tigre que enganou, foi alterando sua aparncia. Durante a narrao, a metamorfose pela qual a ona passa no a de simples transformao, mas ocorre atravs da fuso do animal com outros elementos pertencentes mquina, por exemplo, rodas e motor. Dessa metamorfose, tambm insetos fazem parte: vagalumes so engolidos pela bicha para iluminar o caminho, semelhana dos faris. O aeroplano, tambm um animal, tuiui, assume a forma de mquina para ajudar o heri a fugir dos apuros em que se envolve quando preso por Piaim, por brincar com a filha do gigante: Logo o tuiui se transformou na mquina aeroplano, Macunama escanchou no aturi vazio e ergueram vo (ANDRADE, 1993, p. 86). As transformaes que Jigu sofre, quando est na cidade, so fruto da vontade do irmo caula. Quando Macunama descobre que os homens que eram mquinas e as mquinas eram homens (ANDRADE, 1993, p.33), cria uma frmula que lhe permite transformar o primeiro, o homem, na mquina que melhor resolve seus problemas: Virou Jigu na mquina telefone, ligou pros cabars encomendando lagostas e francesas (ANDRADE, 1993, p.33).

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional

Nau Literria
Ao longo dessas metamorfoses, que incorporam o real e o maravilhoso sem distanciamento, notamos que no existe uma regra para que elas aconteam, isto , as causas que as geram so as mais diferentes possveis. Entretanto, a maioria das metamorfoses ocorre pelos entes envolvidos humanos, entidades mgicas ou animais terem se relacionado com o protagonista e, por causa disso, ora ganham a aparncia de um prmio, ora de uma punio a eles. Todavia, nos casos em que a ao de Macunama no direta, geralmente por sua voz que as demais metamorfoses so conhecidas. Assim, cabem tambm a ele essas transformaes. No texto, h mudanas relacionadas ao espao da narrativa. A histria comea na mata, passa pela cidade de So Paulo e termina no ambiente inicial, com o retorno dos irmos. Tal como a personagem teve sua feio alterada, os locais por onde ela transita tambm mudam: do mais rstico e distante da civilizao, ao mais moderno, o centro industrial e econmico do Pas. Desse modo, o protagonista assimila as diferenas existentes no territrio e conhece o Brasil. Macunama tambm se confirma como um heri, representante dos contos populares: ele parte de seu ambiente para buscar algo a muiraquit , passa por um rito de passagem a viagem a So Paulo , e retorna com novos conhecimentos e sabedoria terra de origem. Macunama, inclusive, leva para a floresta elementos da civilizao paulista: o revlver Smith-Wesson, o relgio Patek e o casal de galinha Legone, aos quais d novo significado ao mudar-lhes a utilidade, fazendo, dos dois primeiros, brincos para as orelhas. Contudo, ao contrrio dos heris que esto prontos para governar suas terras ao voltarem da incurso pelo mundo, o Imperator, desiludido e triste, abdica de faz-lo ao chegar mata. O primeiro contato com a cidade grande envolto em sentimentos de medo e curiosidade. Para compreender So Paulo, Macunama compara aspectos citadinos aos da mata, aos da sua cultura, fazendo com que esse centro urbano reduplique o seu lugar de origem, adquirindo nova forma:
Que mundo de bichos! que despropsito de papes roncando, mauaris juruparis sacis e boitats nos atalhos nas socavas nas cordas dos morros furados por grotes [...] De-manhzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros no eram nada disso no, eram mas clxons campainhas apitos buzinas e tudo era mquina. As onas pardas no eram onas pardas, se chamavam fordes hupmobiles chevrols dodges mrmons e eram mquinas. Os tamandus os boitats as inajs de curuats de fumo, em vez eram caminhes bondes autobondes anncios-luminosos relgios faris rdios motocicletas telefones gorjetas postes chamins... [...] De vez em quando [Macunama] estremecia (ANDRADE, 1993, p.3132).

Macunama, ao ir embora de So Paulo, deixa sua marca indelvel nesse espao, pois, com seus poderes, ele o metamorfoseia num grande bicho-preguia. Isso vai de encontro s necessidades da cidade, o centro nevrlgico das transaes comerciais, polticas, responsvel

Cludia Mentz Martins

Vol. 02 N. 01

jan/jun 2006

pelo progresso e industrializao do Pas, um lugar que precisa de dinamicidade: Ento [Macunama] fez um caborge; sacudiu os braos no ar e virou a taba gigante num bicho preguia todinho de pedra (ANDRADE, 1993, p.107). Com relao ao espao, cabe ainda observarmos o que diz respeito ruptura total das fronteiras provocadas pela personagem central. Ao passear pelo Brasil, elimina as delimitaes estaduais, j que, com seu poder mgico, circula pelo Pas sem se preocupar com a geografia. Desse modo, reformula as idias sobre a nao, uma vez que sua existncia no conta como formada por vrios Estados, mas por ser uma unidade territorial:
[Macunama e o tuiui aeroplano] Voaram sobre o chapado mineiro de Urucuia, fizeram o circuito de Itapecerica e bateram pro Nordeste. Passando pelas dunas de Mossor [...] .......................................................................................................................................... Depois que pulando a serra do Tombador no Mato Grosso deixaram pra esquerda as cochilhas de SantAna do Livramento, o tuiui-aeroplano e Macunama subiram at o Telhado do Mundo, mataram a sede nas guas novas do Vilcanota e na ltima etapa voando sobre Amargosa Bahia, sobre a Gurup e sobre o Gurupi com a sua cidade encantada, enfim toparam de novo com o mucambo ilustre do igarap Tiet (ANDRADE, 1993, p.86).

Em Macunama, as metamorfoses tambm esto presentes no processo narrativo, pois, no seu desenrolar, a obra sofre diversas mutaes, que vo da infrao norma culta mudana de voz do narrador. A oralidade aparece ao longo de todo texto, tanto na voz daquele que narra quanto na transcrio das falas das personagens que no detm a cultura acadmica, podendo ser percebida na grafia das palavras que transgride a forma dicionarizada. Termos e expresses como rapaiz, milhor e nam sculhamba so corriqueiros no livro. Tambm a apropriao de vocbulos regionais feita, aparentemente, sem cuidado pelo narrador, mas denota uma tentativa evidente de romper os limites geogrficos existentes dentro do Brasil: pi, querncia e pajelaa so alguns dos que aparecem inseridos na narrativa, sem que haja uma referncia direta aos Estados onde so coloquiais. Mrio de Andrade mostra a variedade cultural como uma extenso geogrfica, fazendo com que tenhamos a conscincia de que no habitamos apenas Estados, mas uma nao, possuidora de uma cultura formada a partir das expresses particulares, regionais10. A presena, ao longo da obra, das diferentes lendas brasileiras ilustra esse aspecto, porque no h uma preocupao do narrador em situ-las dentro do espao para o leitor; ao contrrio, existe a inteno de mistur-las:
Segundo Massaud Moiss (1998), o ser nacional residiria justamente nessa diversidade, no em qualquer das suas expresses em particular, sendo possvel compreender ento um dos significados do subttulo da obra: heri sem nenhum carter.
10

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional

Nau Literria
Uma feita em que deitara numa sombra enquanto esperava os manos pescando, o Negrinho do Pastoreio pra quem Macunama rezava diariamente, se apiedou do panema e resolveu ajud-lo. Mandou o passarinho uirapuru. Quando sino quando o heri escutou um tatalar inquieto e o passarinho uirapuru pousou no joelho dele (ANDRADE, 1993, p.27).

A intertextualidade no est s presente na utilizao do folclore brasileiro, mas aparece como um recurso que marca a cultura do povo, e que modificada por ele. Os diversos textos, ao serem referidos pelas personagens, so modificados com freqncia. O Padre-Nosso sofre alteraes que lhe tiram o carter religioso, cristo, e ganha cunho profano, o oposto da proposta salvadora primordial, uma vez que rezado por Macunama, numa macumba, com a invocao do orix guerreiro Exu, tendo o propsito de se vingar de Venceslau Pietro Pietra:
Tia Ciata veio maneira e principiou rezando a reza maior do diabo. Era a reza sacrlega entre todas, que se errando uma palavra d morte, a reza do Padre Nosso Exu, e era assim: Padre Exu achado nosso que vs estais no trezeno inferno da esquerda de baixo, nis te quereremo muito, nis tudo! Quereremos! Quereremos! ...O pai nosso Exu de cada dia nos dai hoje, seja feita vossa vontade assim tambm no terreiro da sanzala que pertence pro nosso padre Exu, por todo o sempre que assim seja, amm!... Glria pra ptria jeje de Exu! Glria pro fio de Exu! (ANDRADE, 1993, p. 51).

As transformaes feitas pela oralidade tm a funo de mostrar a aquisio do falar pelo povo, e tambm de ilustrar a evoluo que a lngua sofre com o passar do tempo; um desenvolvimento que ocorre espontaneamente e que acaba incorporado ao idioma, modificando-o. Tais aspectos aparecem quando, por exemplo, uma palavra puto , com o sentido reinventado indiretamente pelo protagonista, assimilada pela populao que passa a us-la no seu dia-a-dia,
Mas o caso que puto j entrara pras revistas estudando com muita cincia os idiomas escrito e falado e j estava mais que assente que pelas leis de catalepse elipse sncope metonmia metafonia mettese prclise prtese afrese apcope haplologia etimologia popular, todas essas leis, a palavra botoeira viera a dar em puto, por meio duma palavra intermediria, a voz latina rabanitius (botoeira-rabanitius-puto), sendo que rabanitius embora no encontrada nos documentos medievais, afirmaram os doutos que na certa existira e fora corrente no sermo vulgaris (ANDRADE, 1993, p.71).

ou quando Macunama, falando uma srie de palavras em cdigo cifrado, em tupi-guarani Tetpe, dznanei pemonite hh zetne netate (ANDRADE, 1993, p.77) , provoca um efeito cmico, o que indica a possibilidade de brincarmos com as palavras. No exemplo de puto, por meio do narrador, percebemos a crtica de Mrio de Andrade Academia na qual explicita a necessidade da instituio em legitimar, ainda que por meio de um contorcionismo terico, os conhecimentos lingsticos do povo. A seriedade

10

Cludia Mentz Martins

Vol. 02 N. 01

jan/jun 2006

com que os doutores so vistos tambm passvel de ironia, pois as pesquisas e as explicaes que provm desse meio so colocadas em xeque. Inserida no meio da narrativa, a Carta pra icamiabas quebra a presena dominante da oralidade, por ser um texto escrito que sofre de hipercorreo um vcio das pessoas que assimilam erradamente a lngua do dominador , ao mesmo tempo em que um deboche escrachado assimilao do idioma escrito/culto pela populao semi-alfabetizada e formao da lngua11. Percebemos isso em pequenos detalhes da Carta, como nos erros ortogrficos e de acentuao: imperator, importncia, Cmbio. No incio da missiva, o modelo utilizado o das crnicas de viagens dos primeiros comentadores da terra brasileira. Essa apropriao gera a desconstruo dos textos. uma pardia aos vrios discursos que, ao se misturarem, perdem o valor que lhes foi legado pela intelectualidade, tornando-se uma retrica falsa, indicativa do vcio do verbalismo e da eloqncia12. A Carta, o oposto ao relato oral, uma metamorfose dentro do processo narrativo do texto, que deixa de apresentar uma fala popular para mostrar a repetio dos artifcios retricos da linguagem dos mestres na arte da persuaso. O narrador tambm um elemento que sofre metamorfoses. Durante os relatos que contam algumas metamorfoses, como a do Pai do Mutum ou do automvel, Macunama age como um rapsodo dirige-se a um pblico, conta o que deseja e encerra sua narrativa de modo a no ser contestado:
No tempo de dantes, moos, o automvel no era uma mquina que nem hoje no, era a ona parda. Se chamava Palau e parava no grande mato Fulano. [...] .......................................................................................................................................... Dizem que mais tarde a ona pariu uma ninhada enorme. Teve filhos e filhas. Uns machos outros fmeas. Por isso que a gente fala um forde e fala uma chevrol... Tem mais no ( ANDRADE, 1993, p.101-103. Grifo nosso).

No incio da narrativa e na maior parte dela, porm, o papel de rapsodo cabe a um

contador que relata os acontecimentos; uma postura que s percebida claramente no eplogo, quando ele se apresenta ao leitor. a que temos a revelao de que toda a obra uma grande histria contada oralmente, cujo narrador tem a mesma postura narrativa do heri: h um pblico, ao qual se dirige, encerrando seu relato de forma incontestvel e utilizando frmulas
Eneida Maria de Souza (1999, p. 122) alega que a suspenso das aes atravs da insero da carta no meio da narrativa funciona como um questionamento da defasagem entre a lngua escrita e falada e pela stira aos defensores do culto retrica e ao modelo lingstico portugus. Ver tambm o captulo Alguns custos da radicalidade, escrito por Lus Augusto Fischer, pertencente ao livro O romance modernista. Para Eneida Souza (1999, p. 128-129), a apropriao das crnicas de viagens aponta para uma retrica artificial e intil dos costumes [...] ao mesmo tempo em que mascara e desvela em tom humorstico a ideologia das crnicas de viagens. Ainda para a autora, a Carta tem papel de folclorizar a retrica, resultando no efeito parodstico obtido pela articulao intertextual de mltiplos fragmentos textuais, colhidos de vrias fontes.
12 11

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional

11

Nau Literria
da tradio popular oral: Acabou-se a histria e morreu a vitria. [...] Tem mais no (ANDRADE, 1993, p.134-135). Esse narrador assume o papel de compilador e inventor. produto de um determinado contexto tempo e lugar apesar de lidar com um material situado no passado o mito indgena, as lendas, os textos da tradio europia. Ele um homem, um eu que apresenta um olhar crtico sobre os fatos, ao contrrio da personagem central13:
Tudo ele [o papagaio] contou pro homem e depois abriu asa rumo de Lisboa. E o homem sou eu, minha gente, e eu fiquei pra vos contar a histria. Por isso que vim aqui. Me acocorei em riba destas folhas, catei meus carrapatos, ponteei na violinha e em toque rasgado botei a boca no mundo cantando na fala impura as frases e os casos de Macunama, heri de nossa gente (ANDRADE, 1993, p. 135. Grifos nossos).

Entretanto, conforme lemos no fragmento acima, esse rapsodo no tomou conhecimento das aventuras de Macunama pela prpria personagem, mas por intermdio de um papagaio que as ouviu da boca do protagonista e as contou ao homem. H, desse modo, um dilogo entre narradores-rapsodos uma troca de posies entre o narrador na terceira pessoa, Macunama e o papagaio, alm de um narrador annimo que aparece na primeira pessoa e no final do livro14 no qual suas vozes se cruzam e contam a histria do heri. A posio do narrador em terceira pessoa tambm se altera no final da obra, pois assume o papel de ouvinte e no mais de contador ao escutar a narrao da ave. Por ser uma histria relatada de forma oral, h construes sintticas que, se vistas como erros enquanto pertencentes ao texto escrito, passam a no apenas serem aceitas, mas consideradas coerentes rapsdia. As expresses populares, geralmente rechaadas do portugus culto, aqui so usadas despreocupadamente: Macunama ficou de azeite uma semana, sem comer sem brincar sem dormir s porque desejava saber as lnguas da terra. [...] Afinal chegou o domingo p-de-cachimbo [...] (ANDRADE, 1993, p.70). Ao longo de Macunama, o autor no utiliza nenhum material indito, mas lendas, tradies e falares populares. Todavia, a maneira como trata e apresenta esse mesmo material lhe d uma aparncia indita, no apenas dentro da obra, mas dentro da literatura brasileira. O texto, ao usar mais de uma forma de discurso, o cruzamento de narradores, o falar popular e culto ainda que deformado , provoca uma renovao do fazer narrativo praticado no Pas. Mario de Andrade mostra que a cultura brasileira ainda no foi trabalhada suficientemente e
13 14

Maria Augusta Fonseca (1999). Cf. Eneida Maria de Souza, 1999, p. 158.

12

Cludia Mentz Martins

Vol. 02 N. 01

jan/jun 2006

que o povo, se quiser se conhecer, no poder ignor-la, devendo (re)pensar o que entende por ela e seus elementos. Quanto trajetria de Macunama, ao mesmo tempo que desconstri os esteritipos fundados na existncia de uma essncia brasileira15, (re)formula a identidade nacional, pois o heri sem carter por conter virtudes e defeitos, caractersticas hbridas pertencentes s trs etnias formadoras da nao, conhecimento do mundo primitivo e civilizado, sem se decidir por nenhum deles, mas por aglutin-los e utiliz-los indistintamente. Precisamos considerar ainda que para entender a proposta de reformulao da identidade nacional, sugerida por Mario de Andrade, necessrio compreend-la a partir de Macunama porque pela forma narrativa que se manifesta a identidade16. narrando as metamorfoses pelas quais passou, que causou ou que lhe foram contadas e que dizem respeito no apenas s personagens, mas tambm terra que Macunama se define e, por extenso, define o povo brasileiro ao ser considerado seu heri. Sintonizada com o Modernismo, a obra aborda a questo da identidade nacional como estando em processo de elaborao e no como j pronta e inaltervel. Por isso, tal como representado da narrativa, a identidade pode ser influenciada por culturas de territrios diversos, fazendo com que aquelas assimiladas participem da composio da essncia brasileira.

Referncias: ANDRADE, Mrio de. Macunama o heri sem nenhum carter. Belo Horizonte: Vila Rica, 1993. ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropfago. In: TELES, Gilberto Mendona. Vanguarda europia e modernismo brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1976, p. 293-300 BERND, Zil. Funo desacralizadora da literatura. In:__. Literatura e identidade nacional. Porto Alegre: da Universidade, 1992. CAMPOS, Haroldo. A situao inicial. In:___. Morfologia do Macunama. So Paulo: Perspectiva, 1973. CASCUDO, Cmera. Dicionrio do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
15 16

Cf. BERND, Zil, 1992, p. 47-50. Cf. RICOEUR, Paul, 1985, p. 432

As metamorfoses em Macunama: (re)formulao da identidade nacional

13

Nau Literria
FISCHER, Lus Augusto. Alguns custos da radicalidade: o romance modernista no Brasil. In: DACANAL, Jos Hildebrando (Org.). O romance modernista. Porto Alegre: da Universidade/UFRGS, 1990. FONSECA, Maria Augusta. Macunama: Arlequinal ladino/latino. In: Colquio Letras. Lisboa. n. 149-150. jul-dez. 1999. GLISSANT, Edouard. La potique de la relation. Le discours antillais. Paris: Seuil, 1981. GRANDE ENCICLOPDIA LAROUSSE. So Paulo: Nova Cultural, 1995. MOISS, Massaud. Macunama e a questo do nacionalismo. In: Colquio Letras, n. 149150, jul-dez, 1998. Lisboa. RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Rio de Janeiro: Papirus, 1997. v. III. SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mgica do discurso. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. ZILBERMAN, Regina. Mito e literatura brasileira. In: FLORES, Moacyr (Org.). Negros e ndios: histria e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 115-133.

14

Cludia Mentz Martins

S-ar putea să vă placă și