Sunteți pe pagina 1din 10

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de


de
R EP

Tcnico Judicirio - rea Apoio Especializado


B

B LI C No DO A FE D 89 ERA TI VA ve m 18 de b ro

RA

SIL

____________________________________________________ Prova Cargo R16, Tipo 1 0000000000000000 00001001001

15

Especialidade Informtica

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos


INSTRUES
Verifique se este caderno: corresponde a sua opo de cargo. contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3h30min para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Setembro/2004
010505

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo R16, Tipo


CONHECIMENTOS GERAIS Ateno:

1
1. (A)

30/08/04 - 14:05

A idia central do texto encontra-se na seguinte frase: As Foras Armadas devem ser equipadas e treinadas adequadamente, para que tenham poder de polcia nas intervenes nos Estados. imperiosa uma alterao nos termos da Constituio Federal para ampliar o poder de polcia e de atuao das Foras Armadas. inconcebvel a interveno de foras federais nos Estados, mesmo em situaes de emergncia em relao segurana pblica.

As questes de nmeros 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo. (B)

Durante os debates da Constituinte de 1988, a maioria dos parlamentares se recusava a admitir para as Foras Armadas um papel que fosse alm da defesa da ptria e da garantia dos poderes constitucionais. Mais de 20 anos de regime militar haviam deixado nos constituintes no a marca do revanchismo, mas a certeza de que o papel constitucional das Foras Armadas deveria ser limitado, no oferecendo a Carta que ento se redigia brecha alguma que permitisse a interveno dos militares na poltica. S a contragosto a maioria dos constituintes se deixou persuadir de que haveria situaes em que os militares seriam forosamente chamados a intervir para suprir as deficincias dos rgos civis do Estado. Finalmente, quando algum lembrou que os militares - por falta de outra fora organizada nacionalmente teriam de ser convocados pelo Superior Tribunal Eleitoral para garantir eleies em municpios onde fosse iminente ou declarada a perturbao da ordem, causada pelo pleito, a maioria concordou em explicitar na Constituio que a garantia da lei e da ordem, a pedido de um dos poderes constitucionais , tambm, misso das Foras Armadas. Mas o texto constitucional foi redigido de forma tal que permite interpretaes divergentes, no que diz respeito segurana pblica. H quem sustente que as Foras Armadas podem em tudo e por tudo substituir a polcia, quando esta se revela incapaz de controlar uma situao crtica. Mas h ponderveis correntes que afirmam que as Foras Armadas no podem faz-lo, admitindo apenas que, em circunstncias excepcionais, os militares faam policiamento ostensivo e preventivo. Assim tm entendido os chefes militares, desde o incio da vigncia da Constituio de 1988, argumentando que, ademais, a tropa no preparada para exercer funes de polcia. Discute-se o papel das Foras Armadas, mas no se discute a necessidade da existncia de uma fora federal capaz de acudir as emergncias que colocam a segurana pblica em grave risco, nos Estados. A soluo para esse problema parece estar a caminho. O Senado aprovou projeto de lei complementar que trata das atribuies subsidirias das Foras Armadas. Esse projeto d respaldo jurdico atuao de militares em operaes de apoio manuteno da segurana pblica. Passo mais decisivo foi dado pelo Ministro da Justia, que acertou os detalhes para a criao da Fora Nacional de Segurana Pblica. Ser, inicialmente, uma fora ttica, uniformizada e armada, composta por 1,5 mil policiais escolhidos entre as unidades de elite da Polcia Federal e das polcias estaduais. Receber, em Braslia, um treinamento intensivo que lhe permita apoiar os Estados em situaes de emergncia. Subordinada ao Ministrio da Justia, essa fora dever ter um efetivo final de 3,5 mil homens, com experincia em operaes de risco em cidades e favelas. Treinada e equipada adequadamente, poder cumprir com eficincia as misses que at agora tm sido atribudas s Foras Armadas que nem so treinadas para isso, nem tm poder de polcia.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, 27 de junho de 2004, A3)

(C)

(D)) Torna-se necessria a criao de uma fora federal que possa garantir a segurana pblica em situaes de risco nos Estados. (E) O policiamento ostensivo e preventivo, em qualquer regio do pas, s deve e pode ser feito pelas Foras Armadas, de acordo com a Constituio.
o

_________________________________________________________

2.

Assim tm entendido os chefes militares... (final do 2 pargrafo) O contexto permite afirmar que os chefes militares (A) defendem a presena e a interveno das Foras Armadas em todos os Estados onde haja perturbao da ordem pblica.

(B)) admitem apenas a presena ostensiva e preventiva das Foras Armadas, nos Estados, caso haja ameaa ordem pblica. (C) tentam ampliar o mbito de competncias das Foras Armadas, conferindo-lhes poder de polcia, com atuao em todos os Estados. aceitam alterar o papel determinado pela Constituio s Foras Armadas, em razo das deficincias dos rgos civis dos Estados. deixam de lado as possveis divergncias causadas pelo texto constitucional, dada a impossibilidade de controle das situaes crticas.

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

... no oferecendo a Carta que ento se redigia brecha alguma que permitisse a interveno dos militares na o poltica. (meio do 1 pargrafo) A mesma idia, exposta em outras palavras, est na frase: (A)) A Carta que estava sendo redigida no permitia, em nenhuma hiptese, a interveno dos militares na poltica. (B) No se deveria redigir uma Carta que no permitisse, de forma nenhuma, a interveno dos militares na poltica. A Carta que redigiam naquele momento permitia aos prprios militares sua interveno na poltica. A Carta que ento era redigida deveria apresentar a possibilidade de interveno militar na poltica. Somente uma possibilidade seria permitida na Carta que era redigida, a da interveno dos militares na poltica.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

4.

por falta de outra fora organizada nacionalmente o (meio do 1 pargrafo)


O segmento isolado pelos travesses denota, considerando-se o contexto, (A) (B) (C)) (D) (E) comparao. condio. causa. finalidade. proporcionalidade. TRT-9R-CG6

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo R16, Tipo


5. ... que afirmam que as Foras Armadas no podem fao z-lo... (meio do 2 pargrafo) A forma pronominal grifada acima est empregada, considerando-se o contexto, no lugar de (A) (B) (C) (D) (E)) 6. defender a Ptria e os poderes constitucionais. controlar uma situao crtica. fazer policiamento ostensivo e preventivo. garantir a lei e a ordem das eleies. em tudo e por tudo substituir a polcia. 9.

1 30/08/04 - 14:05 MODELO

A concordncia respeita a norma culta na frase: (A)) Torna-se necessria e imediata a adoo de medidas que possam reduzir o nmero de filhos por mulher brasileira. (B) Com a exploso indiscriminada do nmero de habitantes, a violncia nas cidades brasileiras aumentaram bastante. As altas taxas de fecundidade, especialmente nas regies Norte e Nordeste, j comeou a ser oficialmente controlada. O aumento dos ndices de fecundidade podem ampliar as dificuldades econmicas de boa parte da populao. Por vrias razes, esto havendo resultados insatisfatrios em programas que se destina ao planejamento familiar.

(C)

_________________________________________________________

... a maioria concordou em explicitar na Constituio que a garantia da lei e da ordem a pedido de um dos poderes o constitucionais ... (final do 1 pargrafo) O emprego das aspas na expresso transcrita acima indica (A) inteno irnica embutida no comentrio do autor do texto.

(D)

(E)

_________________________________________________________

(B)) reproduo exata dos termos constantes da Constituio brasileira. (C) (D) (E) uso de expresso fora de contexto, num mesmo pargrafo. pausa maior, necessria dentro de um perodo bastante longo. concluso coerente das idias apresentadas anteriormente.

10.

H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) Muitos programas de planejamento familiar fracassaram ao esbarrar em preconceitos e em certos aspectos culturais existentes na populao. O intenso processo de urbanizao originou insegurana para a populao, apesar de facilitar o acesso a inmeros benefcios. O contingente populacional excessivo em algumas regies do pas favorece a disseminao da pobreza e da misria.

(B)

_________________________________________________________

(C)

7.

... para suprir as deficincias dos rgos civis do Estado. o (meio do 1 pargrafo) O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima est na frase : (A) (B) (C) (D) Ser, inicialmente, uma fora ttica, uniformizada e armada... ... quando esta se revela incapaz... Discute-se o papel das Foras Armadas... A soluo para esse problema parece estar a caminho.

(D)) Especialistas exitam em definir as causas maiores da pobreza, embora pesquisas previlegiem o nmero de filhos como uma de suas causas. (E) Constitui um desafio para as autoridades a transmisso de informaes que visam ao planejamento familiar, para a populao inculta.

_________________________________________________________

11.

Movendo alguns palitos de fsforo da figura I, possvel transform-la na figura II:

(E)) ... que permite interpretaes divergentes...


_________________________________________________________

8.

A nica alternativa INCORRETA a respeito da formao e da representao das palavras do texto apresentadas abaixo : (A) constituinte e constitucional so derivadas por sufixos que originam, respectivamente, substantivo e adjetivo. contragosto e incapaz so formadas com prefixos que indicam oposio, idia contrria.

II

(B)

O menor nmero de palitos de fsforo que deve ser movido para fazer tal transformao (A) (B) 3 4

(C)) iminente tambm pode ser grafada eminente, conservando o mesmo sentido. (D) debates exemplo de derivao regressiva, pois um substantivo formado a partir de um verbo, debater. -mente um sufixo que forma advrbios em Portugus como, por exemplo, em forosamente e finalmente.

(C)) 5 (D) (E) 6 7 3

(E)

TRT-9R-CG6

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo R16, Tipo


12.

1
14.

30/08/04 - 14:05

Denota-se respectivamente por A e B os conjuntos de todos atletas da delegao olmpica argentina e brasileira em Atenas, e por M o conjunto de todos os atletas que iro ganhar medalhas nessas Olimpadas. O diagrama mais adequado para representar possibilidades de interseco entre os trs conjuntos

Em um trecho da letra da msica Sampa, Caetano Veloso se refere cidade de So Paulo dizendo que ela o avesso, do avesso, do avesso, do avesso. Admitindo que uma cidade represente algo bom, e que o seu avesso represente algo ruim, do ponto de vista lgico, o trecho da msica de Caetano Veloso afirma que So Paulo uma cidade (A) equivalente a seu avesso. similar a seu avesso. ruim e boa. ruim.

(A)

B M

(B) (C) (D)

(E)) boa.
_________________________________________________________

15.

(B)

Em um dia de trabalho, certo funcionrio de um frum arquivou 31 processos trabalhistas, 35 processos criminais e alguns processos cveis. Sabe-se que o servio completo foi realizado de acordo com o seguinte cronograma: Horrio 8h as 10h 10h as 12h 13h as 17h Processos arquivados 18 trabalhistas e 11 criminais 8 trabalhistas, 4 criminais e 10 cveis 16 cveis, X trabalhistas e Y criminais

(C)

A M

Em relao aos processos arquivados pelo funcionrio nesse dia, correto afirmar que (A) o total de cveis maior que o total de trabalhistas.

(B)) o total de cveis maior do que X + Y. (C) (D)


A B

o total de cveis menor que X. o total de cveis menor que Y. X maior que Y.

(E) 16.

_________________________________________________________

(D)
M

Leia atentamente as proposies P e Q: P: o computador uma mquina. Q: compete ao cargo de tcnico judicirio a construo de computadores.

Em relao s duas proposies, correto afirmar que (A)) a proposio composta P ou Q verdadeira.

(E))
M

(B) (C) (D) (E) 17.

a proposio composta P e Q verdadeira. a negao de P equivalente negao de Q. P equivalente a Q. P implica Q.

_________________________________________________________

13.

Uma empresa divide-se unicamente nos departamentos A e B. Sabe-se que 19 funcionrios trabalham em A, 13 trabalham em B e existem 4 funcionrios que trabalham em ambos os departamentos. O total de trabalhadores dessa empresa (A) 36

_________________________________________________________

Leia atentamente as proposies simples P e Q: P: Joo foi aprovado no concurso do Tribunal. Q: Joo foi aprovado em um concurso.

(B)

32

Do ponto de vista lgico, uma proposio condicional correta em relao a P e Q : (A) (B) Se no Q, ento P. Se no P, ento no Q.

(C)

30

(D)) 28

(C)) Se P, ento Q. (D) Se Q, ento P. Se P, ento no Q. TRT-9R-CG6

(E) 4

24

(E)

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo R16, Tipo


18. O resultado de uma pesquisa com os funcionrios de uma empresa sobre a disponibilidade para um dia de jornada extra no sbado e/ou no domingo, mostrado na tabela abaixo: Disponibilidade apenas no sbado no sbado no domingo Nmero de funcionrios 25 32 37 21.

1 30/08/04 - 14:05 MODELO

Um dado feito com pontos colocados nas faces de um cubo, em correspondncia com os nmeros de 1 a 6, de tal maneira que a soma dos pontos que ficam em cada par de faces opostas sempre sete. Dentre as trs planificaes indicadas, a(s) nica(s) que permite(m) formar, apenas com dobras, um dado com as caractersticas descritas (so):

II

Dentre os funcionrios pesquisados, o total que manifestou disponibilidade para a jornada extra apenas no domingo igual a (A) (B) (C) 7 14 27

III
(D)) 30 (E) 19. 37

_________________________________________________________

Aps zerar e acionar um cronmetro que marca minutos e segundos, Joo inicia a subida de um morro, que concluda quando o cronmetro marca 36 minutos e 15 segundos. No incio do percurso de descida, realizado pela mesma trilha da subida, Joo tambm zera e aciona o cronmetro. Ao final da descida, Joo nota que, curiosamente, o cronmetro marcou novamente 36 minutos e 15 segundos. Apenas com base nessas informaes, correto afirmar que (A)) em algum ponto da trilha, o cronmetro de Joo acusou exatamente a mesma marcao de tempo na subida e na descida. (B) em algum ponto da descida Joo parou para descansar. Joo no parou para descansar ao longo da subida e da descida. Joo fez o trajeto todo em um tempo superior a 1 1 hora e 4 de hora. a trilha percorrida por Joo pouco ngreme. 22.

(A) (B) (C)

I. I e II. I e III.

(D)) II e III. (E)

I, II, III.

_________________________________________________________

Considere a seguinte proposio: na eleio para a prefeitura, o candidato A ser eleito ou no ser eleito. Do ponto de vista lgico, a afirmao da proposio caracteriza (A) um silogismo.

(C)

(D)

(B)) uma tautologia. (C) (D) (E) 23. uma equivalncia. uma contingncia. uma contradio.

(E) 20.

_________________________________________________________

Em uma urna contendo 2 bolas brancas, 1 bola preta, 3 bolas cinzas, acrescenta-se 1 bola, que pode ser branca, preta ou cinza. Em seguida, retira-se dessa urna, sem reposio, um total de 5 bolas. Sabe-se que apenas 2 das bolas retiradas eram brancas e que no restaram bolas pretas na urna aps a retirada. Em relao s bolas que restaram na urna, correto afirmar que (A) (B) ao menos uma branca. necessariamente uma branca.

_________________________________________________________

X9 e 9X representam nmeros naturais de dois algarismos. Sabendo-se que X9 + 9X 100 o nmero natural de dois algarismos ZW, correto dizer que Z W igual a (A) (B) (C) (D) 5 4 3 2

(C)) ao menos uma cinza. (D) (E) exatamente uma cinza. todas so cinzas.

(E)) 1 5

TRT-9R-CG6

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo R16, Tipo


24.

1
27.

30/08/04 - 14:05

De acordo com a legislao, se houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento ela ter que ser feita atravs concurso. Do ponto de vista lgico, essa afirmao equivalente a dizer que (A)) se no houver concurso, ento no haver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio. (B) se no houver concurso, ento haver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio. se no houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento haver concurso. se no houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento no houve concurso. se houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento no haver concurso.

A ausncia intencional ao servio por mais de trinta dias consecutivos (A) configura abandono de cargo, punvel com suspenso de at 30 (trinta) dias. no configura abandono de cargo, sendo passvel apenas de advertncia verbal. configura abandono de cargo, punvel com advertncia por escrito. no configura abandono de cargo, sendo passvel apenas de suspenso por 15 (quinze) dias.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)) configura abandono de cargo, punvel com demisso.


_________________________________________________________

(E)

28.

_________________________________________________________

25.

Um nmero de 1 a 10 foi mostrado para trs pessoas. Cada pessoa fez a seguinte afirmao sobre o nmero: Pessoa

O fundamento que qualifica os participantes da vida do Estado, o reconhecimento do indivduo como pessoa integrada na sociedade estatal, significando tambm que o funcionamento desse Estado estar sujeito vontade popular, diz respeito (A) (B) (C) livre iniciativa. soberania. ao pluripartidarismo.

I: o nmero divisvel apenas por 1 e por ele


mesmo.

Pessoa II: o nmero mpar. Pessoa III: o nmero mltiplo de 5. Considerando que apenas duas pessoas dizem a verdade, o total de nmeros distintos que podem ter sido mostrados s trs pessoas (A) 2

(D)) cidadania. (E) 29. ao valor social do trabalho.

_________________________________________________________

(B)) 3 (C) (D) (E) 26. 4 5

Vnia trabalha h trs anos na empresa Sol Ltda.. Pediu demisso por ter sido aprovada em concurso pblico do Tribunal Regional do Trabalho. Na homologao de seu desligamento da empresa, no recebeu os crditos referentes ao abono de frias e diferena do piso salarial da categoria. Nesse caso, ter direito de reclam-los, no prazo prescricional de (A)) dois anos aps a extino do contrato de trabalho.

6 (B) um ano aps a homologao da resciso no sindicato. quatro anos aps o aviso prvio dado ao empregador. cinco anos aps a dissoluo do contrato de trabalho. trs anos aps o registro da dispensa junto Delegacia Regional do Trabalho.

_________________________________________________________

Em matria de sanes a serem aplicadas aos servidores pblicos civis da Unio, observe as seguintes proposies:

(C)

I. As civis e penais podero cumular-se, sendo


independentes entre si. (D)

II. As penais e administrativas no podero cumularse, posto que so independentes entre si. (E)

III. As civis e administrativas podero cumular-se,


sendo independentes entre si.

_________________________________________________________

30.

IV. As administrativas e civis, por serem independentes


entre si, no se podero cumular. correto o que se contm APENAS em

A Comarca de Vinhas, apesar de ter um movimento forense razovel, ainda no conta com Varas de Trabalho, por no haver lei instituidora. Nesse caso, o exerccio da jurisdio trabalhista ser conferido aos (A) Juzes do Trabalho das comarcas circunvizinhas. Juzes do Trabalho da Capital.

(A)

I e II.
(B)

(B)) I e III. (C) (D) (E) 6

I e IV. II e III. II e IV.

(C)) Juzes de Direito da Comarca de Vinhas. (D) (E) Magistrados da Justia Federal da Regio. Membros do Ministrio Pblico do Trabalho. TRT-9R-CG6

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo R16, Tipo


CONHECIMENTOS ESPECFICOS INFORMTICA 31. No Windows 2000, a janela a seguir 33.

1 30/08/04 - 15:37 MODELO

Analise as seguintes afirmaes relativas a redes de computadores:

I. Roteadores e switches nvel 3 operam na camada


de rede.

II. Os repetidores so dispositivos de acoplamento.


Eles so responsveis por aumentar a carga da rede e, com isto, o domnio de coliso.

III. Hub um dispositivo que atua como um elemento


central de interconexo. Ele opera na camada de rede, interconectando os vrios dispositivos.

IV. Bridges operam na camada 2 do modelo de


referncia OSI. Os loops ativos so problemas srios para redes baseadas em bridges. correto o que consta APENAS em (A) (B)) (C) (D) (E) 34.

I e II. I, II e IV. I e III. III. III e IV.

_________________________________________________________

Em relao aos sistemas operacionais, analise os itens a seguir:

I. Uma das vantagens da 4a gerao dos sistemas


operacionais, representada pelos computadores pessoais, o fato de haver maior interatividade com os operadores.

II. Um dos grandes avanos foi o desenvolvimento do


exibida quando acionado o cone ...... no Painel de controle. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima. (A)) (B) (C) (D) (E) 32. Opes regionais Sistema Data e hora Ferramentas administrativas Vdeo tempo compartilhado (timesharing), o qual permite alocar uma mesma CPU para mais de um usurio.

III. Um conceito chave em sistemas operacionais o


process. Entendido basicamente como um programa em execuo, ele dotado de endereamento, sendo, porm, incapaz de dar origem a um ou mais processos dele derivados.

IV. Uma das formas de comunicao do sistema


operacional se d pelo uso de signals. correto o que consta APENAS em (A)) (B) (C) (D) (E) 35.

_________________________________________________________

Em um sistema gerenciador de banco de dados relacional

I SGBDR, os arquivos so tratados como KK relacionais III II onde cada registro uma KK e cada campo uma KK .
Cada linha identificada por um identificador nico

I, II e IV. I e III. I e IV. II e IV. III e IV.

_________________________________________________________

A respeito de algoritmos e estrutura de dados, correto afirmar que: (A) Toda rvore binria com n ns possui exatamente n+2 subrvores vazias entre suas subrvores esquerdas e direitas. Pillha uma estrutura do tipo FIFO (first in first out).

IV conhecido como chave KK .


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas I, II, III e IV do texto acima.

(B)

I
(A) (B) (C) (D)) (E) chaves linhas colunas tabelas tabelas

II
coluna tabela chave estrangeira linha coluna

III
linha chave candidata linha coluna linha

IV
primria estrangeira primria primria estrangeira

(C)) Deque um caso particular de lista em que as inseres e remoes so permitidas apenas nas extremidades. (D) (E) Fila uma estrutura do tipo LIFO (last in first out). O percurso em pr-ordem segue recursivamente os seguintes passos para cada subrvore da rvore binria: 1 percorrer sua subrvore esquerda em prordem; 2 percorrer sua subrvore direita em prordem; 3 visitar a raiz. 7

TRT-9R-R16-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo R16, Tipo


36. (A) (B) (C) (D)

1
41.

30/08/04 - 15:37

A respeito das bases numricas, correto afirmar que: O nmero hexadecimal EF corresponde ao nmero decimal 35. O nmero binrio 101001 corresponde ao nmero 61 na base decimal. Se convertermos o nmero decimal 121 para hexadecimal, encontraremos o valor 63. O nmero binrio 11111 corresponde ao nmero 1C na base hexadecimal.

Analise as seguintes afirmaes em relao a barramentos de microcomputadores:

I. O barramento local, que o mais rpido, utilizado


para conectar o processador aos circuitos primordiais da placa-me.

II. O barramento local padronizado e adotado por


todos os processadores de arquitetura aberta.

III. Os barramentos de expanso conhecidos so o ISA


e o PCI.

_________________________________________________________

(E)) O nmero decimal 24 corresponde ao nmero 18 na base hexadecimal.

IV. O barramento local pode ser dividido em trs


grupos: dados, endereo e entrada/sada. correto o que consta APENAS em (A)) (B) (C) (D) (E)

37.

O nmero hexadecimal C multiplicado pelo nmero binrio 110 vale, em decimal, (A)) (B) (C) (D) (E) 72 54 50 40 30

_________________________________________________________ _________________________________________________________

I e III. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.

38.

No que se refere ao sistema operacional UNIX, correto afirmar que: (A) (B) Codificado em linguagem FORTRAN, bastante usado em servidores de alto desempenho. Por se tratar de sistema monousurio, vem perdendo grande parcela do mercado para os modernos sistemas operacionais Microsoft Windows.

42.

Com relao a sistemas de armazenamento, correto afirmar que: (A) A hierarquia de velocidades de acesso s memrias, da mais rpida a mais lenta, : memria RAM, memrias secundrias, registradores.

(C)) O sistema de arquivos, bastante eficiente, tem como unidade bsica o chamado i-node. (D) Uma de suas vantagens o fato de permitir que os diversos usurios acessem diretamente o kernel, fato que justifica o seu grande desempenho, se comparado a outros sistemas. Se executarmos o comando cat /dev/null, solicitaremos uma reinicializao da mquina do servidor.

(B)) O acesso aos registradores mais rpido que o acesso memria cache. Por outro lado, o tempo de acesso memria RAM inferior ao tempo de acesso aos discos magnticos. (C) As unidades de fita DAT so muito utilizadas para efetuar cpias de segurana, pois tm maior capacidade de armazenamento do que as fitas LTO. O espao em disco utilizado como memria virtual no pode compartilhar o mesmo volume do sistema operacional. As unidades de fita DAT so muito utilizadas para efetuar cpias de segurana, pois tm maior capacidade de armazenamento do que as fitas DLT.

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

39.

A respeito de Active Server Pages (ASP) da Microsoft, correto afirmar que: (A) O cliente faz uma requisio para uma pgina ASP hospedada em um determinado servidor usando o protocolo HTTP ; fica a cargo do servidor ler o arquivo solicitado pelo cliente e determinar os arquivos em formato ASP que devam ser devolvidos ao cliente. Uma das desvantagens do ASP o fato de no proteger o cdigo fonte da pgina. Ao se programar em ASP, pode-se utilizar comandos em VBScript, mas NO em JavaScript. Uma das caractersticas do ASP criar um process no servidor para cada pedido do usurio.

_________________________________________________________

43.

Quando se instalam dois HDs numa mesma placa-me e num mesmo flat cable, os conectores de configurao devem ser posicionados em (A) (B) (C)) (D) (E) SLAVE e CBL. MASTER e CBL. MASTER e SLAVE. MASTER e CLS. SLAVE e CLS.

(B) (C)

_________________________________________________________

(D)) ASP uma linguagem interpretada e no compilada. (E) 40.


_________________________________________________________

44.

Analise as seguintes afirmaes relativas arquitetura de computadores:

I. A memria virtual dividida em pginas, que so


relativamente grandes quando comparadas com os blocos de memria cache.

Um usurio tinha uma impressora instalada e funcionando corretamente em um velho computador. Comprou um computador novo e resolveu instalar a mesma impressora nele. Aps concluir a instalao da impressora, observou que, ao enviar um documento para impresso, este era impresso de uma forma incompreensvel, isto , o texto ou imagem enviados para impresso eram substitudos por uma srie de caracteres completamente diferentes do original. A provvel causa do problema que houve (A) (B) (C) (D) conflito de outro equipamento com a impressora. inverso dos conectores do cabo da impressora. utilizao de um cabo USB ao invs de um cabo paralelo. utilizao de alimentao 220 Volts para a impressora, quando deveria ser 110 Volts.

II. A arquitetura Intel 80x86, que atualmente est


presente na maioria dos microcomputadores domsticos, tem suas razes no microcomputador 8086 de arquitetura RISC.

III. O registrador pode ser visto como uma memria


pequena e rpida, separada da memria do sistema, que usada para armazenamento temporrio durante o processamento.

IV. O ISA um padro de barramento de 64 bits.


correto o que consta APENAS em (A) (B)) (C) (D) (E)

(E)) instalao de um driver incorreto. 8

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.


TRT-9R-R16-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo R16, Tipo


45. Quanto evoluo tecnolgica dos pentes de memria utilizados nos computadores, correto afirmar que: (A) As memrias SDR-DIMM surgiram aps as DDRDIMM, no sendo compatveis com essas ltimas, nem na utilizao do slot de conexo. As memrias SDR-DIMM surgiram aps as DDRDIMM, mas mantiveram a compatibilidade quanto utilizao do slot de conexo. As memrias DDR-DIMM surgiram aps as SDRDIMM, mas mantiveram a compatibilidade quanto utilizao do slot de conexo. (B) 50.

1 30/08/04 - 15:37 MODELO

Para enviar e receber mensagens, um PC deve comunicar-se com um servidor de correio eletrnico, que utiliza algum tipo de protocolo de entrega. A esse respeito, correto afirmar que: (A) O IMAP, assim como o POP3, copia as mensagens para a mquina pessoal do usurio, para que ele possa l-las mais tarde, removendo-as automaticamente do servidor. POP3 um protocolo simples, utilizado para obter mensagens contidas em uma mailbox DMSP (Distributed Mail System Protocol). DMSP (Distributed Mail System Protocol) presume que todas as mensagens estejam em um nico servidor.

(B)

(C)

(D)) As memrias DDR-DIMM surgiram aps as SDRDIMM, no sendo compatveis com essas ltimas, nem na utilizao do slot de conexo. (E) Os pentes de memrias tipo EDO podem atingir velocidades superiores a 133 MHz e so compatveis com as memrias DDR-DIMM.

(C)

_________________________________________________________

46.

A Internet tem como protocolos bsicos e caractersticos (A) (B) (C) (D) (E)) IP, BSC e ARP. TCP, Netbeui e X.25. HDLC, SDLC e TCP. FTP, Token Ring e HDLC. TCP, IP, UDP e ARP.

(D)) No IMAP, que mais sofisticado que o POP3, o servidor de correio eletrnico mantm um repositrio central de mensagens que pode ser acessado a partir de qualquer mquina. (E) No IMAP, assim como no DMSP (Distributed Mail System Protocol), o servidor de correio eletrnico mantm um repositrio central de mensagens que pode ser acessado a partir de qualquer mquina.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

51.

47.

A placa de rede sai de fbrica com um cdigo exclusivo que a identifica na rede de computadores e, via de regra, utilizado em associao com outros componentes de localizao de dispositivos na rede. Esse cdigo denominado (A) (B) (C)) (D) (E) NETWORK ADRESS. IP ADRESS. MAC ADRESS. LAN ADRESS. TCP ADRESS.

Para instalar dois sistemas operacionais em uma mquina, que permita dual boot com Windows 98 e Windows 2000 Server, deve-se utilizar (A) o mesmo compartihamento formatado com FAT16, instalando, inicialmente, o Windows 98 e, em seguida, o Windows 2000 Server, com converso posterior para NTFS. dois compartilhamentos diferentes, sendo o primrio formatado com NTFS, instalando primeiro o Windows 98 e, em seguida, o Windows 2000 Server.

(B)

_________________________________________________________

48.

Sobre topologias de redes, correto afirmar que: (A)) na topologia em anel, as ligaes ponto a ponto so operadas num nico sentido. (B) a topologia parcialmente ligada, tambm chamada de topologia em garfo, face o nvel de sua obsolescncia, deixou de ser utilizada nas redes geograficamente distribudas. na topologia em estrela, os ns so ligados entre si, atravs dos quais todas as mensagens devem passar. topologia em anel requer que cada n seja capaz de remover seletivamente mensagens da rede ou pass-la frente para o n central. na topologia em estrela, tanto lgica quanto fsica, utilizam-se ligaes multiponto entre as estaes e o elemento central. (C)) dois compartilhamentos diferentes, sendo o primrio formatado com FAT, para instalao do Windows 98, e o outro formatado com NTFS, para instalao do Windows 2000 Server. (D) um mesmo compartilhamento formatado com NTFS, instalando, inicialmente, o Windows 2000 Server e depois o Windows 98. dois compartilhamentos diferentes, ambos formatados com NTFS, para instalar os dois sistemas operacionais.

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

52.

_________________________________________________________

49.

Em relao aos componentes bsicos de um microcomputador padro PC, correto afirmar que (A) a placa-me, nos computadores mais recentes, possui soquetes prximos para processador e co-processador. a memria RAM armazena dados que so preservados, ainda que o microcomputador seja desligado. a memria cache instalada no processador, para que este consiga trabalhar na mesma velocidade da memria RAM. a transferncia de dados entre perifricos e o processador deve ser feita atravs da memria RAM.

Na configurao do protocolo TCP/IP de um computador que executa Windows 2000, podemos ativar a opo de Obter um endereo IP automaticamente. Neste caso, o endereo IP deste computador ser obtido a partir de um servidor (A) (B)) (C) (D) (E) NETBIOS. DHCP. WINS. DNS. Exchange.

(B) (C)

_________________________________________________________

53.

No modelo OSI, a fronteira entre as camadas superiores e a camada de rede a camada (A) (B) (C) (D)) (E) de aplicao. de enlace de dados. fsica. de transporte. de sistema operacional. 9

(D)

(E)) os programas armazenados em memria ROM recebem o nome de firmware . TRT-9R-R16-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo R16, Tipo


INGLS TCNICO Ateno:

1
Ateno:

30/08/04 - 15:37

As questes de nmeros 57 a 60 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

As questes de nmeros 54 a 56 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Firewalls: Software A firewall is a lock on your PCs connection to the Internet. When you receive an alert asking whether to let an application access the Internet, youre really being asked whether or not youre willing to give that application a key to the lock, so its critical that you answer correctly. There is almost always an event that you initiated that coincides with an alert, such as launching a program or issuing a command like Check for Updates. The alert may give you an explanation of the program if the firewall recognizes it. If not, the alert should still at least tell you the filename and path of the program thats trying to access the Internet. This should give you a clue to what the program is. If your firewall doesnt tell you the path, use Windows Search tool to find it. If you dont recognize the program, go to Google and search on the filename for more information before granting permission. If youre still unsure, refuse the connection this one time and see what happens. If you think its probably safe, allow the connection for one time and see what happens. If you cant tell what its doing, consider doing a one-time block on the app the next time you get a request and see if any familiar program barks at you that it cant get to the Internet. If your personal firewall doesnt show you the path or let you grant one-time permission, consider getting a better firewall.
By Ben Z. Gottesman. August 3, 2004

World Software Piracy Losses Double in 2003 By Bernhard Warner and Jennifer Tan Reuters Wednesday, July 7, 2004; 8:46 AM LONDON/SINGAPORE The global trade in pirated software, from versions of Microsoft Windows XP to Adobe Acrobat, hit nearly $29 billion in 2003, an industry trade body said in its annual survey on Wednesday. That value amounted to about 60 percent of all legal global desktop software sales of $51 billion, said the Business Software Alliance (BSA). Since the Internet boom, software firms and media conglomerates have seen a rapid increase in piracy as online file-sharing networks and warez trading sites make it easier to exchange all manner of copyrighted material.
(Washington Post)

54.

Segundo o texto, um sinnimo para nearly (A) (B)) (C) (D) (E) closely. almost. exactly. certainly. just.

57. No texto, o trecho whether or not youre willing to give that application a key to the lock a forma de discurso indireto que corresponde, em sentido, pergunta (A) (B) When did application X last access the Internet? What would you like application X to do?

_________________________________________________________

55. Em qual dos exemplos abaixo since est empregado em estrutura gramatical semelhante e com o mesmo significado que no texto? (A) (B) No one has seen him since. Since it is known that Japanese manufacturing companies in general often subcontract a significant amount of their production, the last ratio should not be taken seriously. In 1989, she released Absolute Torch and Twang, which has since sold more than a million copies. Since IBM has been very paternalistic in the past, it hasnt bred the sort of independent managers that General Electric Co has.

(C)) Do you want to allow application X to access the Internet? (D) How do you wish to connect to the Internet? (E)
_________________________________________________________

Which application do you want to allow to connect to the Internet?

58. No texto, so poderia ser substitudo, sem alterao de sentido, por (A) (B)) (C) (D) (E) because. therefore. however. although. then.

(C)

_________________________________________________________

(D)

59. No texto, may expressa (A) (B) (C) (D)) (E) capacidade. condio. permisso. possibilidade. certeza.

(E)) Since 1979, the civil service has been under renewed pressure to reduce administrative cost. 56. Segundo o texto, (A)) o comrcio ilegal de aplicativos equivale a cerca de 60% de todas as vendas legais no mundo. (B) (C) (D) (E) 10 os aplicativos piratas mais vendidos so o Windows XP e o Adobe Acrobat.

__________________________________________________________________________________________________________________

60. Segundo o texto, (A) (B) a maioria dos alertas de um firewall pode ser ignorada sem prejuzo para o desempenho do programa. sempre conveniente recorrer ao Google para obter informaes atualizadas sobre como proceder nos casos em que o acesso Internet for negado. se os problemas do usurio para conectar-se com a Internet persistirem, ele deve pensar em fazer atualizaes com maior freqncia. todo alerta de um firewall informa qual programa est tentando acessar a Internet.

(C) a BSA recusou-se a cooperar com a polcia para acabar com o comrcio ilegal de aplicativos piratas. o lugar em que o problema da pirataria mais acentuado a sia. a pirataria est sendo combatida por alguns sites de troca. (D)

(E)) a ferramenta Localizar do Windows pode ajudar o usurio a identificar o caminho do programa que est tentando acessar a Internet. TRT-9R-R16-CE

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și