Sunteți pe pagina 1din 9

Dirio da Repblica, 1. srie N.

210 29 de Outubro de 2009


reas a excluir (nmero de ordem)

8237

reas da REN afectadas

Fim a que se destina

Fundamentao

477

478 479

Zonas ameaadas pelas cheias Espao a urbanizar . . . . . . . . . . . . . rea de expanso possvel do aglomerado de Alverca na sequncia da ocupao existente, abrangida parcialmente por estudo de loteamento aprovado em reunio da Cmara a 23 de Dezembro de 2008 e dois loteamentos (29/07 e 1/06). urbano luz do PDM em vigor. A ocupao fica condicionada execuo da obra de regularizao integral do rio Crs-Cs e apresentao de estudo geotcnico que, caso identifique fenmenos de instabilidade geotcnica, tem de ser acompanhado das solues tcnicas de ocupao que comprovem a inexistncia de riscos de segurana para pessoas e bens. Zonas ameaadas pelas cheias Espao urbanizado . . . . . . . . . . . . . rea do aglomerado consolidado de Alverca. reas com risco de eroso Espao urbanizado . . . . . . . . . . . . . Aglomerado de Loureiro.

As excluses acima indicadas no abrangem as linhas de gua que atravessam essas reas. (*) A excluso no abrange as margens das linhas de gua, delimitadas conforme previsto na legislao em vigor. (**) A excluso no abrange uma faixa de 5 m das margens da linha de gua, delimitadas conforme previsto na legislao em vigor. (***) A excluso no abrange as margens da linha de gua, delimitadas conforme legislao em vigor, localizada a norte. (****) A excluso no abrange as margens da linha de gua, delimitadas conforme legislao em vigor, excepo de um troo com uma extenso de 40 m para norte da via e de um troo com uma extenso de 40 m para sul da via.

MINISTRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS


Decreto-Lei n. 315/2009
de 29 de Outubro

O Decreto-Lei n. 312/2003, de 17 de Dezembro, veio estabelecer as normas aplicveis deteno de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia. Fixaram-se, ento, requisitos especiais para o registo e o licenciamento destes animais e regras especficas para a circulao, alojamento e comercializao dos mesmos, com possibilidade de obrigatoriedade de esterilizao de ces de algumas raas, bem como a necessidade de manuteno de um seguro de responsabilidade civil pelos detentores de animais perigosos ou potencialmente perigosos. Foi, ainda, previsto no Decreto-Lei n. 313/2003, de 17 de Dezembro, a obrigatoriedade de identificao electrnica de todos os animais perigosos e potencialmente perigosos. Pela experincia adquirida com a aplicao daqueles normativos legais conclui-se, no entanto, que a punio como contra-ordenao das ofensas corporais causadas por animais de companhia no factor de dissuaso suficiente para a sua preveno, pelo que se entendeu como adequado tipificar tais comportamentos expressa e claramente como crime. A convico de que a perigosidade canina, mais que aquela que seja eventualmente inerente sua raa ou cruzamento de raas, se prende com factores muitas vezes relacionados com o tipo de treino que lhes ministrado e com a ausncia de socializao a que os mesmos so sujeitos leva a que se legisle no sentido de que a estes animais sejam proporcionados os meios de alojamento e maneio adequados, de forma a evitar-se, tanto quanto possvel, a ocorrncia de situaes de perigo no desejveis. Para alm disso, necessrio estabelecer obrigaes acrescidas para os detentores de animais de companhia perigosos ou potencialmente perigosos, entre as quais se destacam a exigncia de que reproduo ou criao

de quaisquer ces potencialmente perigosos das raas fixadas em portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas se faa de forma controlada, em locais devidamente autorizados para o efeito, com requisitos especiais quer no alojamento dos animais quer no registo dos seus nascimentos e transaces. Foram ouvidos os rgos de governo prprio das Regies Autnomas, a Associao Nacional de Municpios Portugueses e a Associao Nacional de Freguesias. Foram, ainda, ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministrio Pblico e a Comisso Nacional de Proteco de Dados. Assim. No uso da autorizao legislativa concedida pela Lei n. 82/2009, de 21 de Agosto, e nos termos das alneas a) e b) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objecto

O presente decreto-lei aprova o regime jurdico da criao, reproduo e deteno de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia. Artigo 2.
mbito de aplicao

1 O presente decreto-lei no prejudica a aplicao das disposies legais especficas reguladoras da proteco dos animais de companhia e do Decreto-Lei n. 74/2007, de 27 de Maro, que consagra o direito de acessibilidade das pessoas com deficincia sensorial, mental, orgnica e motora, acompanhadas de ces de assistncia, a locais, transportes e estabelecimentos de acesso pblico, bem como as condies a que esto sujeitos estes animais.

8238

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 CAPTULO II Deteno de animais perigosos ou potencialmente perigosos Artigo 4.
Restries deteno

2 Excluem-se do mbito de aplicao do presente decreto-lei: a) Os espcimes de espcies de fauna selvagem indgena e no indgena e seus descendentes criados em cativeiro, objecto de regulamentao especfica; b) Os ces pertencentes s Foras Armadas e s foras e servios de emergncia e de segurana do Estado. Artigo 3.
Definies

S podem ser detidos como animais de companhia aqueles que no se encontrem abrangidos por qualquer proibio quanto sua deteno. Artigo 5.
Deteno de ces perigosos ou potencialmente perigosos

Para efeitos do disposto no presente decreto-lei, entende-se por: a) Animal de companhia qualquer animal detido ou destinado a ser detido pelo homem, designadamente na sua residncia, para seu entretenimento e companhia; b) Animal perigoso qualquer animal que se encontre numa das seguintes condies: i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a sade de uma pessoa; ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal, fora da esfera de bens imveis que constituem a propriedade do seu detentor; iii) Tenha sido declarado, voluntariamente, pelo seu detentor, junta de freguesia da sua rea de residncia, que tem um carcter e comportamento agressivos; iv) Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurana de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiolgica; c) Animal potencialmente perigoso qualquer animal que, devido s caractersticas da espcie, ao comportamento agressivo, ao tamanho ou potncia de mandbula, possa causar leso ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os ces pertencentes s raas previamente definidas como potencialmente perigosas em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura, bem como os cruzamentos de primeira gerao destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raas, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raas referidas naquele diploma regulamentar; d) Autoridade competente a Direco-Geral de Veterinria (DGV), enquanto autoridade sanitria veterinria nacional, os mdicos veterinrios municipais, enquanto autoridade sanitria veterinria local, as cmaras municipais, as juntas de freguesia, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polcia de Segurana Pblica (PSP), a polcia municipal e a Polcia Martima; e) Centro de recolha qualquer alojamento oficial onde um animal hospedado por um perodo determinado pela autoridade competente, nomeadamente o canil e o gatil municipais; f) Detentor qualquer pessoa singular, maior de 16 anos, sobre a qual recai o dever de vigilncia de um animal perigoso ou potencialmente perigoso para efeitos de criao, reproduo, manuteno, acomodao ou utilizao, com ou sem fins comerciais, ou que o tenha sob a sua guarda, mesmo que a ttulo temporrio.

1 A deteno de ces perigosos ou potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia, carece de licena emitida pela junta de freguesia da rea de residncia do detentor, entre os trs e os seis meses de idade. 2 A licena referida no nmero anterior obtida pelo detentor aps a entrega na junta de freguesia respectiva dos seguintes elementos, alm daqueles exigidos nas normas vigentes em matria de identificao de ces e gatos: a) Termo de responsabilidade, conforme modelo constante do anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante; b) Pedido de certificado do registo criminal, nos termos do disposto no Decreto-Lei n. 381/98, de 27 de Novembro, com a redaco que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n. 20/2007, de 23 de Janeiro, ou, quando tal no seja possvel, certificado do registo criminal, do qual resulte no ter sido o detentor condenado, por sentena transitada em julgado, h menos de cinco anos, por crimes dolosos contra a vida, integridade fsica, sade pblica ou paz pblica; c) Documento que certifique a formalizao de um seguro de responsabilidade civil, nos termos do disposto no artigo 10.; d) Comprovativo da esterilizao, quando aplicvel. 3 A licena pode ser solicitada pela autoridade competente, a qualquer momento, devendo o detentor, aquando de qualquer deslocao dos ces perigosos ou potencialmente perigosos, estar sempre acompanhado da mesma. 4 Os nacionais de outros pases que permaneam temporariamente em territrio nacional acompanhados dos ces perigosos e potencialmente perigosos de que sejam detentores, sem qualquer fim comercial, devem proceder do seguinte modo: a) Quando a permanncia em territrio nacional seja de durao inferior a quatro meses, entrada em territrio nacional, devem apresentar comprovativo do registo no pas de origem e subscrever um termo de responsabilidade, de modelo a divulgar no stio da Internet da DGV, do qual constem: i) Nome e morada do detentor do animal ou animais; ii) Identificao constante do passaporte ou documento equivalente do animal ou animais; iii) Indicao do local de permanncia do animal ou animais; iv) Que a estada ter uma durao inferior a quatro meses, indicando a data de partida;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 b) Quando a permanncia em territrio nacional seja de durao igual ou superior a quatro meses, o detentor do animal ou animais deve: i) Apresentar-se ao veterinrio municipal da rea em que se encontra, o qual procede ao registo do animal ou animais, no Sistema de Identificao de Caninos e Felinos (SICAFE); ii) Sem prejuzo do disposto no n. 3 do artigo 19., proceder esterilizao do animal ou animais, no prazo de 15 dias, remetendo o comprovativo daquela interveno direco de servios veterinrios da respectiva rea, no prazo mximo de 15 dias aps a realizao da mesma, a qual d conhecimento ao mdico veterinrio do ponto de entrada. Artigo 6.
Deteno de outros animais perigosos ou potencialmente perigosos

8239

determinem a classificao do co como animal perigoso nos termos do presente decreto-lei. 2 Devem, igualmente, ser registadas no SICAFE todas as decises definitivas proferidas em processo criminal ou contra-ordenacional, no qual esteja em causa o julgamento dos factos referidos no nmero anterior, e que fundamentem a eliminao da classificao do candeo como animal perigoso. Artigo 10.
Seguro de responsabilidade civil

1 A deteno, como animais de companhia, de animais perigosos e potencialmente perigosos de espcie diferente da referida no n. 1 do artigo anterior carece de licena emitida pela junta de freguesia da rea de residncia do detentor, nos termos definidos no artigo anterior, com as devidas adaptaes. 2 Os detentores dos animais referidos no nmero anterior ficam sujeitos ao cumprimento de todas as obrigaes de comunicao de mudana de instalaes ou morte, desaparecimento ou cedncia do animal previstas nas normas vigentes em matria de identificao de ces e gatos, com as necessrias adaptaes. Artigo 7.
Registo de animais

O detentor de qualquer animal perigoso ou potencialmente perigoso fica obrigado a possuir um seguro de responsabilidade civil destinado a cobrir os danos causados por este, sendo os critrios quantitativos e qualitativos do seguro definidos por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da agricultura. Artigo 11.
Dever especial de vigilncia

O detentor de animal perigoso ou potencialmente perigoso fica obrigado ao dever especial de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou a integridade fsica de outras pessoas e de outros animais. Artigo 12.
Medidas de segurana reforadas nos alojamentos

1 excepo dos ces e dos gatos, cuja informao coligida na base de dados nacional do SICAFE, aprovado pelo Decreto-Lei n. 313/2003, de 17 de Dezembro, as juntas de freguesia mantm uma base de dados na qual registam os animais perigosos e potencialmente perigosos, da qual devem constar: a) A identificao da espcie e, quando possvel, da raa do animal; b) A identificao completa do detentor; c) O local e o tipo de alojamento habitual do animal; d) Incidentes de agresso. 2 O registo referido no nmero anterior deve estar disponvel para consulta das autoridades competentes, sem prejuzo do disposto na Lei n. 46/2007, de 24 de Agosto, e deve respeitar o disposto na Lei n. 67/98, de 26 de Outubro, relativa proteco de dados pessoais. Artigo 8.
Taxas

1 O detentor de animal perigoso ou potencialmente perigoso fica obrigado a manter medidas de segurana reforadas, nomeadamente nos alojamentos, incluindo aqueles destinados criao ou reproduo. 2 Os alojamentos referidos no nmero anterior devem apresentar condies que no permitam a fuga dos animais e devem acautelar de forma eficaz a segurana de pessoas, de outros animais e de bens, devendo possuir, designadamente, no caso dos ces: a) Vedaes com, pelo menos, 2 m de altura em material resistente, que separem o alojamento destes animais da via ou espaos pblicos ou de habitaes vizinhas; b) Espaamento entre o gradeamento ou entre este e os portes ou muros que no pode ser superior a 5 cm; c) Placas de aviso da presena e perigosidade do animal, afixadas de modo visvel e legvel no exterior do local de alojamento do animal e da residncia do detentor. Artigo 13.
Medidas de segurana reforadas na circulao

Pelos actos previstos nos artigos 5., 6. e 7. cobrada uma taxa de montante e condies de pagamento a fixar por portaria dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da agricultura. Artigo 9.
Actualizao de registos

1 O SICAFE deve estar actualizado, devendo as juntas de freguesia registar no mesmo todos os episdios que

1 Os animais abrangidos pelo presente decreto-lei no podem circular sozinhos na via pblica, em lugares pblicos ou em partes comuns de prdios urbanos, devendo sempre ser conduzidos por detentor. 2 Sempre que o detentor necessite de circular na via pblica, em lugares pblicos ou em partes comuns de prdios urbanos com os animais abrangidos pelo presente decreto-lei, deve faz-lo com meios de conteno adequados espcie e raa ou cruzamento de raas, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou, no caso de ces, aaimo funcional que no permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta at 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral.

8240

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 4 O animal que cause ofensas integridade fsica simples entregue ao detentor aps o cumprimento das obrigaes e do procedimento previstos no presente decreto-lei, sendo requisito obrigatrio, quando aplicvel, a realizao de provas de socializao e ou treino de obedincia no prazo indicado pelo mdico veterinrio municipal. 5 O animal que apresente comportamento agressivo e que constitua, de imediato, um risco grave integridade fsica e que o seu detentor no consiga controlar pode ser imediatamente eutanasiado pelo mdico veterinrio municipal ou sob a sua direco, nos termos do disposto no n. 1, sem prejuzo das normas vigentes em matria de isolamento e sequestro dos animais agressores e agredidos em caso de suspeita de raiva. 6 Ao detentor do animal abatido ao abrigo do presente artigo no cabe direito a qualquer indemnizao. 7 O disposto no presente artigo no prejudica a aplicao do regime jurdico de utilizao de armas de fogo pelas foras e servios de segurana do Estado. CAPTULO III Criao, reproduo e comercializao de ces potencialmente perigosos Artigo 16.
Entrada no territrio nacional

3 Aquando da utilizao de ces potencialmente perigosos em actos de terapia social realizados em local devidamente delimitado para o efeito, ou durante os actos venatrios, estes so dispensados da utilizao dos meios de conteno previstos no nmero anterior. 4 As cmaras municipais, no mbito das suas competncias, podem regular as condies de autorizao de circulao e permanncia de animais potencialmente perigosos e animais perigosos nas ruas, parques, jardins e outros locais pblicos, podendo determinar, por razes de segurana e ordem pblica, as zonas onde seja proibida a sua permanncia e circulao e, no que se refere a ces, tambm as zonas e horas em que a circulao permitida, estabelecendo as condies em que esta se pode fazer sem o uso de trela ou de aaimo funcional. Artigo 14.
Procedimento em caso de agresso

1 O animal que tenha causado ofensa ao corpo ou sade de uma pessoa obrigatoriamente recolhido, pela autoridade competente, para centro de recolha oficial, a expensas do detentor. 2 As ofensas causadas por animal ao corpo ou sade de pessoas de que tenham conhecimento mdicos veterinrios, autoridades judiciais, administrativas, policiais ou unidades prestadoras de cuidados de sade so imediatamente comunicadas ao mdico veterinrio municipal para que se proceda recolha do animal nos termos do disposto no nmero anterior. 3 No prazo mximo de oito dias, a cmara municipal fica obrigada a comunicar a ocorrncia junta de freguesia respectiva, para que esta actualize a informao no SICAFE nos termos do artigo 7., quando a agresso for provocada por candeo ou feldeo, ou na base de dados competente, quando o animal agressor for de outra espcie. 4 Quando a junta de freguesia tenha conhecimento de uma ofensa ao corpo ou sade de uma pessoa causada por animal ou de que um animal tenha ferido gravemente ou morto outro, de forma a determinar a classificao deste como perigoso nos termos do presente decreto-lei, notifica o seu detentor para, no prazo de 15 dias consecutivos, apresentar a documentao referida no n. 2 do artigo 5. Artigo 15.
Destino de animais agressores

1 O animal que cause ofensas graves integridade fsica, devidamente comprovadas atravs de relatrio mdico, eutanasiado atravs de mtodo que no lhe cause dores e sofrimentos desnecessrios, uma vez ponderadas as circunstncias concretas, designadamente o carcter agressivo do animal. 2 A deciso relativa ao abate da competncia do mdico veterinrio municipal, aps o cumprimento das normas vigentes em matria de isolamento e sequestro dos animais agressores e agredidos em caso de suspeita de raiva. 3 O animal que no seja abatido nos termos dos nmeros anteriores entregue ao detentor aps o cumprimento das obrigaes e do procedimento previstos no presente decreto-lei, sendo requisito obrigatrio, quando aplicvel, a realizao de provas de socializao e ou treino de obedincia no prazo indicado pelo mdico veterinrio municipal.

1 A entrada no territrio nacional, por compra, cedncia ou troca directa, de ces potencialmente perigosos das raas constantes da portaria prevista na alnea c) do artigo 3., bem como dos cruzamentos destas entre si ou com outras, proibida ou condicionada nos termos a fixar por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura. 2 Os ces das raas constantes da portaria prevista na alnea c) do artigo 3. que no estejam inscritos em livro de origens oficialmente reconhecido, bem como os cruzamentos daquelas raas entre si ou com outras, provenientes de outros Estados membros ou de pases terceiros, que permaneam em territrio nacional por mais de quatro meses, so obrigatoriamente esterilizados nos termos do artigo 19. 3 A introduo no territrio nacional por compra, cedncia ou troca directa, tendo em vista a sua reproduo, de ces potencialmente perigosos das raas constantes da portaria prevista na alnea c) do artigo 3. est sujeita a autorizao da DGV ou da entidade qual seja reconhecida capacidade para tal, requerida com sete dias de antecedncia, decorridos os quais a mesma tacitamente deferida. 4 A autorizao referida no nmero anterior acompanhada do comprovativo da inscrio em livro de origens oficialmente reconhecido e da indicao do alojamento de hospedagem devidamente autorizado para efeitos de reproduo. 5 A entrada de ces em territrio nacional em violao do disposto no presente artigo determina a sua reexpedio imediata ao pas de origem ou, caso o detentor no opte pela mesma no prazo de cinco dias, o abate do animal, ficando, em ambos os casos, as despesas a cargo do detentor.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 Artigo 17.


Locais destinados criao e reproduo

8241

indicando-se naquele atestado o prazo previsvel para essa interveno cirrgica. 6 A declarao referida no nmero anterior emitida em modelo disponibilizado no stio da Internet da DGV. 7 As cmaras municipais prestam toda a colaborao que vise a esterilizao determinada nos termos dos n.os 3 e 4, sempre que se prove por qualquer meio legalmente admitido que o detentor no pode suportar os encargos de tal interveno. Artigo 20.
Comercializao de animais

1 A criao ou reproduo de ces potencialmente perigosos, nomeadamente aqueles cujas raas constam da portaria prevista na alnea c) do artigo 3., s permitida em centros de hospedagem com fins lucrativos com licena de funcionamento emitida pela DGV nos termos da legislao aplicvel. 2 Os locais nos quais se proceda criao ou reproduo de ces potencialmente perigosos, nomeadamente dos das raas constantes da portaria prevista na alnea c) do artigo 3., sem que possuam licena de funcionamento, nos termos do nmero anterior, so encerrados compulsivamente. Artigo 18.
Condies para a criao e reproduo

1 Os ces potencialmente perigosos utilizados como reprodutores ficam obrigados a testes de aptido para tal a realizar pelos respectivos clubes de raa. 2 Os centros de hospedagem com fins lucrativos devem manter actualizado, por um perodo de cinco anos, um registo de todas as ninhadas nascidas e destino de cada um dos animais. 3 As ninhadas descendentes de ces potencialmente perigosos, nomeadamente aqueles cujas raas constam da portaria prevista na alnea c) do artigo 3., s podem ser inscritas em livro de origem se tiverem sido cumpridas as disposies do presente decreto-lei. Artigo 19.
Proibio de reproduo

1 Os ces potencialmente perigosos s podem ser comercializados ou cedidos ao detentor final em centros de hospedagem com fins lucrativos com licena de funcionamento emitida pela DGV nos termos da legislao aplicvel. 2 A entrega pelos criadores aps venda, ou cedncia, de ces potencialmente perigosos est sujeita ao cumprimento dos seguintes requisitos: a) Identificao electrnica do animal e inscrio do mesmo no SICAFE, tendo como titular o detentor final; b) Comprovativo de registo prvio em livro de origens; c) Apresentao da licena de deteno prevista no artigo 5. 3 Alm dos requisitos exigidos em legislao prpria, os centros de hospedagem com fins lucrativos referidos no nmero anterior que vendam animais potencialmente perigosos devem manter, por um perodo mnimo de cinco anos, um registo com a indicao das espcies, raas e nmero de animais vendidos, bem como a identificao do comprador ou cessionrio. 4 proibida a comercializao e publicidade de animais perigosos, excepto os destinados a fins cientficos e desde que previamente autorizada pela DGV. CAPTULO IV Treino de ces perigosos ou potencialmente perigosos Artigo 21.
Obrigatoriedade de treino

1 Os ces perigosos, ou que demonstrem comportamento agressivo, no podem ser utilizados na criao ou reproduo. 2 Os ces referidos no nmero anterior devem ser esterilizados, devendo os seus detentores, sempre que solicitados pelas autoridades competentes, apresentar o respectivo atestado emitido por mdico veterinrio. 3 Os ces das raas constantes da portaria prevista na alnea c) do artigo 3. que no estejam inscritos em livro de origens oficialmente reconhecido, bem como os resultantes dos cruzamentos daquelas raas entre si e destas com outras, devem ser esterilizados entre os quatro e os seis meses de idade. 4 A DGV pode determinar a esterilizao obrigatria de um ou mais ces, no prazo mximo de 30 dias aps a notificao do seu detentor, sempre que esteja em risco a segurana de pessoas ou outros animais, devendo a mesma ser efectuada por mdico veterinrio da escolha daquele e a suas expensas. 5 O detentor fica obrigado a apresentar declarao passada por mdico veterinrio, no prazo de 15 dias aps a esterilizao prevista nos nmeros anteriores ter sido efectuada ou at ao termo do prazo naquela estabelecido, na junta de freguesia da rea da sua residncia, devendo passar a constar da base de dados nacional do SICAFE que o co: a) Est esterilizado; b) No foi sujeito esterilizao, dentro do prazo determinado pela autoridade competente, por no estar em condies adequadas, atestadas por mdico veterinrio,

Os detentores de ces perigosos ou potencialmente perigosos ficam obrigados a promover o treino dos mesmos, com vista sua socializao e obedincia, o qual no pode, em caso algum, ter em vista a sua participao em lutas ou o reforo da agressividade para pessoas, outros animais ou bens. Artigo 22.
Regime de excepo

Exclui-se do mbito de aplicao do presente captulo o treino de ces subsequente ao treino de obedincia referido no artigo anterior, nomeadamente aqueles destinados a ces-guia ou outros ces de assistncia, os ces para competio e para actividades desportivas.

8242
Artigo 23.
Locais destinados ao treino

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 3 As provas tericas referidas no nmero anterior devem incidir sobre comportamento animal, metodologia de treino, aprendizagem e extino de comportamentos, devendo a avaliao prtica fazer-se com a presena de animal prprio ou de terceiros, sempre devidamente identificados, para que cada co s possa realizar a prova com um candidato. 4 Em caso de aprovao do treinador, -lhe emitido um certificado pela entidade certificadora que comprove a sua habilitao de treinador de ces perigosos ou potencialmente perigosos, com validade de cinco anos. Artigo 27.
Lista de treinadores certificados

1 O treino de ces perigosos ou potencialmente perigosos previsto no artigo 21. s pode ser realizado em escolas de treino ou em terrenos privados prprios para o efeito, devendo ser garantidas, em ambos os casos, medidas de segurana que impeam a fuga destes animais ou a possibilidade de agresso a terceiros. 2 O treino de ces perigosos ou potencialmente perigosos pode, ainda, ser realizado em escolas de treino oficial criadas, individualmente ou em conjunto, por cmaras municipais ou juntas de freguesia. Artigo 24.
Certificao dos treinadores

1 O treino de ces perigosos ou potencialmente perigosos previsto no artigo 21. s pode ser ministrado por treinadores certificados para esse efeito. 2 A certificao dos treinadores da competncia da DGV ou de entidades s quais seja reconhecida a capacidade para proceder a tal certificao por despacho do director-geral de Veterinria publicado no Dirio da Repblica, 2. srie. 3 Para que lhes seja reconhecida a capacidade para proceder certificao de treinadores nos termos do nmero anterior, as entidades referidas no nmero anterior devem submeter aprovao do director-geral de Veterinria o modelo de avaliao dos candidatos, elaborado de acordo com os critrios estabelecidos nos artigos seguintes. 4 O modelo de avaliao dos candidatos divulgado no stio da Internet da DGV. Artigo 25.
Condies de acesso certificao

1 As entidades certificadoras devem informar semestralmente a DGV dos certificados de treinadores de ces perigosos ou potencialmente perigosos por si emitidos. 2 A DGV mantm actualizada no seu stio da Internet uma lista de treinadores certificados para o treino de ces perigosos ou potencialmente perigosos, cuja base de dados deve respeitar o disposto na Lei n. 67/98, de 26 de Outubro. Artigo 28.
Obrigaes dos treinadores

1 Os treinadores certificados devem comunicar trimestralmente DGV: a) A identificao dos animais submetidos a treino, com a indicao do motivo, das datas de incio e concluso do treino e respectivos resultados; b) A identificao dos seus detentores, com indicao dos nomes e moradas; c) A identificao dos animais submetidos a treinos de manuteno. 2 A cada animal treinado emitido um documento que ateste a realizao do treino, quando este tenha sido concludo com aproveitamento. 3 O treinador obrigado a publicitar, em local visvel ao pblico, a sua certificao como treinador de ces perigosos ou potencialmente perigosos 4 Sempre que um treinador certificado cesse a sua actividade, ou a interrompa por perodo superior a um ano, deve comunicar este facto DGV. Artigo 29.
Suspenso ou cancelamento da certificao

O candidato certificao como treinador de ces perigosos ou potencialmente perigosos deve reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) Ser maior de idade e no estar interdito ou inabilitado, por deciso judicial, para gerir a sua pessoa e os seus bens; b) Ter como habilitao mnima o 12. ano de escolaridade ou equivalente; c) Ter formao especfica ou experincia comprovada como treinador ou condutor de diversos ces em provas; d) Apresentar certificado do registo criminal do qual resulte no ter sido o candidato certificao de treinadores condenado, por sentena transitada em julgado, h menos de cinco anos, por crimes dolosos contra a vida, integridade fsica, sade pblica ou paz pblica. Artigo 26.
Provas

1 Os candidatos certificao de treinadores de ces perigosos ou potencialmente perigosos devem ser capazes de demonstrar a sua habilitao tcnica para influenciar e adaptar o carcter do candeo, bem como promover a sua integrao no meio ambiente, com segurana. 2 A aptido de treinador deve ser comprovada por meio de provas tericas e provas prticas.

1 A violao dos princpios e disposies do presente decreto-lei, ou a violncia contra os animais e agressividade para com estes e seus detentores, determinam a suspenso ou o cancelamento da certificao como treinador. 2 A condenao do treinador certificado, por sentena transitada em julgado, aquando da posse de certificado como treinador de ces perigosos ou potencialmente perigosos, por crimes dolosos contra bens jurdicos pessoais punveis com pena de priso igual ou superior a 3 anos ou crimes contra a paz pblica, implica o cancelamento do respectivo certificado.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 CAPTULO V Regime sancionatrio


SECO I Princpios gerais relativos aos crimes e s contra-ordenaes

8243
Artigo 34.
Aplicao subsidiria

Em tudo o que no esteja expressamente previsto na presente seco so aplicveis as normas constantes do Cdigo Penal. Artigo 35.
Envio do processo ao Ministrio Pblico

Artigo 30.
Fiscalizao

1 Compete, em especial, DGV, s cmaras municipais, designadamente aos mdicos veterinrios municipais, polcia municipal, GNR, PSP, Polcia Martima e Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) assegurar a fiscalizao do cumprimento das normas constantes no presente decreto-lei, sem prejuzo das competncias atribudas por lei a outras entidades. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior, a GNR, a PSP e a polcia municipal devem proceder fiscalizao sistemtica dos ces que circulem na via e locais pblicos, nomeadamente no que se refere existncia de identificao electrnica, ao uso de trela ou aaimo, registo e licenciamento e acompanhamento pelo detentor. 3 No caso de criao de obstculos ou impedimentos fiscalizao de alojamentos ou de animais que se encontrem em desrespeito ao previsto no presente decreto-lei, solicitada a emisso de mandado judicial, ao tribunal cvel da respectiva comarca, que permita s autoridades referidas no n. 1 aceder ao local onde se encontram alojados os animais e proceder sua remoo.
SECO II Crimes

A autoridade competente remete o processo ao Ministrio Pblico sempre que considere que a infraco constitui um crime. Artigo 36.
Autoridades competentes em processo criminal

1 Quando se verifique concurso de crime e contraordenao ou quando, pelo mesmo facto, uma pessoa deva responder a ttulo de crime e outra a ttulo de contra-ordenao, o processamento da contra-ordenao cabe s autoridades competentes para o processo criminal. 2 Se estiver pendente um processo na autoridade administrativa, devem os autos ser remetidos a autoridade competente nos termos do nmero anterior. 3 Quando uma mesma infraco constitua crime e contra-ordenao, o agente punido apenas pelo crime, podendo ser-lhe aplicadas as sanes acessrias previstas para a infraco criminal ou para a infraco contra-ordenacional. Artigo 37.
Competncia do tribunal

Na situao referida no n. 1 do artigo anterior, a aplicao da coima e das sanes acessrias cabe ao juiz competente para o julgamento do crime.
SECO III Contra-ordenaes

Artigo 31.
Lutas entre animais

1 Quem promover ou participar com animais em lutas entre estes punido com pena de priso at 1 ano ou com pena de multa. 2 A tentativa punvel. 3 Excepcionam-se do disposto no n. 1 os eventos de carcter cultural que garantam a proteco da sade pblica e animal, devidamente autorizados pela DGV. Artigo 32.
Ofensas integridade fsica dolosas

Artigo 38.
Contra-ordenaes

1 Constituem contra-ordenaes punveis, pelo director-geral de Veterinria, com coima cujo montante mnimo de 500 e mximo de 3740 ou 44 890, consoante se trate de pessoas singulares ou colectivas: a) A falta da licena ou de registo a que se referem os artigos 5. a 7.; b) A falta do seguro de responsabilidade civil previsto no artigo 10.; c) O alojamento de animais perigosos ou potencialmente perigosos sem que existam as condies de segurana previstas no artigo 12.; d) A circulao de animais perigosos ou potencialmente perigosos na via pblica ou em outros lugares pblicos sem que estejam acompanhados de pessoa maior de 16 anos de idade ou sem os meios de conteno previstos no artigo 13.; e) A introduo em territrio nacional de ces potencialmente perigosos das raas ou cruzamentos de raas constantes da portaria prevista na alnea c) do artigo 3. sem o registo ou a autorizao prvia prevista no artigo 16. ou em violao das condicionantes ou proibies estabelecidas ao abrigo daquele mesmo artigo;

1 Quem, servindo-se de animal por via do seu incitamento, ofenda o corpo ou a sade de outra pessoa punido com pena de priso at 3 anos ou com pena de multa. 2 Se as ofensas provocadas forem graves a pena de 2 a 10 anos. 3 A tentativa punvel. Artigo 33.
Ofensas integridade fsica negligentes

Quem, por no observar deveres de cuidado ou vigilncia, der azo a que um animal ofenda o corpo ou a sade de outra pessoa causando-lhe ofensas graves integridade fsica punido com pena de priso at 2 anos ou com pena de multa at 240 dias.

8244

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 7 A nomeao do fiel depositrio sempre comunicada pela entidade apreensora direco de servios de veterinria territorialmente competente em funo da rea da prtica da infraco, a fim de esta se pronunciar sobre os parmetros de bem-estar, bem como do estado sanitrio dos animais apreendidos, elaborando relatrio. 8 Sempre que o detentor se recuse a assumir a qualidade de fiel depositrio idneo para o efeito ou quando aqueles sejam desconhecidos, a entidade apreensora pode diligenciar no sentido de encaminhar os animais para locais onde possa estar garantido o seu bem-estar, nomeadamente o retorno ao local de origem, ficando as despesas inerentes a cargo do detentor dos animais. Artigo 40.
Sanes acessrias

f) A criao ou reproduo de ces potencialmente perigosos das raas ou cruzamentos de raas constantes da portaria prevista na alnea c) do artigo 3. sem que seja em centros de hospedagem com fins lucrativos que disponham da licena de funcionamento prevista no artigo 17.; g) A reproduo de ces perigosos ou potencialmente perigosos ou a sua no esterilizao em desrespeito pelo disposto no artigo 19.; h) A no manuteno pelos centros de hospedagem com fins lucrativos autorizados para criao ou reproduo de ces potencialmente perigosos dos registos de nascimento e de transaco previstos nos artigos 18. e 20., pelos perodos de tempo neles indicados; i) A no esterilizao nas condies estabelecidas nos artigos 5. e 19.; j) O no envio pelo mdico veterinrio da declarao prevista no artigo 19. ou o desrespeito das condies estabelecidas nos termos da mesma disposio para o efeito; l) A comercializao e publicidade de animais perigosos em desrespeito pelo disposto no artigo 20.; m) O treino de animais perigosos ou potencialmente perigosos tendo em vista a sua participao em lutas ou o aumento ou reforo da agressividade para pessoas, outros animais ou bens; n) A falta de treino de ces perigosos ou potencialmente perigosos, nos termos do artigo 21., ou o seu treino por treinador no certificado, nos termos do artigo 24.; o) O treino de ces realizado em local que no disponha das condies estabelecidas no artigo 23.; p) A no comunicao dos treinadores certificados nos termos do artigo 27.; q) O desrespeito por alguma das obrigaes dos treinadores estabelecidas no artigo 28.; r) A no observncia de deveres de cuidado ou vigilncia que der azo a que um animal ofenda o corpo ou a sade de outra pessoa causando-lhe ofensas integridade fsica que no sejam consideradas graves. 2 A tentativa e a negligncia so punidas, sendo os limites mnimos e mximos das coimas reduzidos a metade. Artigo 39.
Medidas preventivas

Consoante a gravidade da contra-ordenao e a culpa do agente, podem ser aplicadas, cumulativamente com a coima, as seguintes sanes acessrias: a) Perda a favor do Estado de objectos e animais pertencentes ao agente; b) Privao do direito de deteno de ces perigosos ou potencialmente perigosos c) Privao do direito de participar em feiras, mercados, exposies ou concursos; d) Encerramento de estabelecimento cujo funcionamento esteja sujeito a autorizao ou licena de autoridade administrativa; e) Suspenso de autorizaes, licenas e alvars. Artigo 41.
Processamento das contra-ordenaes e destino das coimas

1 A instruo dos processos de contra-ordenao compete aos servios veterinrios regionais da DGV territorialmente competentes em funo da rea da prtica da infraco. 2 O produto das coimas distribudo da seguinte forma: a) 10 % para a entidade que levantou o auto; b) 30 % para a DGV; c) 60 % para o Estado. CAPTULO VI Disposies finais e transitrias Artigo 42.
Regies Autnomas dos Aores e da Madeira

1 Os animais que serviram, ou estavam destinados a servir, para a prtica de alguma das contra-ordenaes previstas no artigo anterior podem ser provisoriamente apreendidos pela autoridade competente, sendo, neste caso, aplicvel apreenso e percia a tramitao processual prevista no presente artigo. 2 Da apreenso elaborado auto a enviar entidade instrutora do processo. 3 A entidade apreensora nomeia fiel depositrio o proprietrio dos animais, o transportador ou outra entidade idnea. 4 Os animais apreendidos so relacionados e descritos com referncia sua quantidade, espcie, valor presumvel, parmetros de bem-estar, estado sanitrio e sinais particulares que possam servir para a sua completa identificao. 5 O disposto no nmero anterior consta de termo de depsito assinado pela entidade apreensora, pelo infractor, pelas testemunhas e pelo fiel depositrio. 6 O original do termo de depsito fica junto aos autos de notcia e apreenso, o duplicado na posse do fiel depositrio e o triplicado na entidade apreensora.

Nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, as competncias cometidas DGV pelo presente decreto-lei so exercidas pelos competentes servios e organismos das respectivas administraes regionais, sem prejuzo das competncias atribudas DGV na qualidade de autoridade nacional competente. Artigo 43.
Norma transitria

Os centros de hospedagem com fins lucrativos que procedam criao ou reproduo de ces potencialmente perigosos dispem do prazo de 180 dias para se adaptarem s medidas de segurana reforadas, previstas no presente decreto-lei, sob pena de encerramento.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 210 29 de Outubro de 2009 Artigo 44.


Norma revogatria

8245
Decreto-Lei n. 316/2009
de 29 de Outubro

1 So revogados os seguintes diplomas: a) Decreto-Lei n. 312/2003, de 17 de Dezembro, alterado pela Lei n. 49/2007, de 31 de Agosto; b) Despacho n. 10 819/2008, de 14 de Abril, publicado no Dirio da Repblica, 2. srie. 2 Na data de entrada em vigor dos correspondentes diplomas regulamentares do presente decreto-lei, so revogadas as Portarias n.os 422/2004, de 24 de Abril, e 585/2004, de 29 de Abril. Artigo 45.
Entrada em vigor

1 O presente decreto-lei entra em vigor a 1 de Janeiro de 2010. 2 O captulo IV entra em vigor no prazo de seis meses a contar da data da publicao do presente decreto-lei. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Agosto de 2009. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Teixeira dos Santos Joo Antnio da Costa Mira Gomes Rui Carlos Pereira Jos Manuel Vieira Conde Rodrigues Francisco Carlos da Graa Nunes Correia Jaime de Jesus Lopes Silva. Promulgado em 13 de Outubro de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 15 de Outubro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.
ANEXO

Termo de responsabilidade para licena de deteno de animais perigosos e potencialmente perigosos

Eu, abaixo assinado, declaro conhecer as disposies do Decreto-Lei n. ... / ..., de ... de ..., declaro no ter sido privado, por deciso transitada em julgado, do direito de deteno de ces perigosos ou potencialmente perigosos, bem como declaro assumir a responsabilidade pela deteno do animal infra-indicado nas condies de segurana aqui expressas: Nome do detentor ..., bilhete de identidade n. ..., arquivo de ..., emitido em ... /... /..., morada ... Espcie animal ..., raa ..., nmero de identificao do animal (se aplicvel) ..., local do alojamento ..., tipo de alojamento (jaula, gaiola, contentor, terrrio, canil, etc.) ... Condies do alojamento (*) ... Medidas de segurana implementadas ... Incidentes de agresso ... ... de ... de ... (data). ... (assinatura do detentor).
(*) Ao abrigo do Decreto-Lei n. 276/2001, de 17 de Outubro, com as alteraes que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei n. 315/2003, de 17 de Dezembro.

O Decreto-Lei n. 214/2008, de 10 de Novembro, que estabeleceu o regime de exerccio da actividade pecuria (REAP), entrou em vigor, de acordo com o artigo 82., 90 dias aps a data da sua publicao. Todavia, a exequibilidade de muitas das suas normas, quando estivessem em causa determinadas espcies pecurias, bem como actividades complementares, assim como o problema conexo da gesto dos efluentes pecurios, pressupunha a publicao, por portaria, de disposies regulamentares, nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo 4. daquele decreto-lei. As portarias em causa foram apenas publicadas em Junho de 2009. Nessa medida, urge proceder s alteraes necessrias, alargando e harmonizando os referidos prazos. Aproveita-se igualmente a oportunidade para proceder a ajustamentos ou rectificao de ligeiras incorreces que, entretanto, foram detectadas. Salienta-se, neste mbito, a norma, de carcter claramente interpretativo, que exclui do exerccio da actividade pecuria, e portanto do seu regime, os eventos de carcter ocasional e efmero, que no ultrapassem perodos de 48 horas, aos quais no corresponda nenhum local ou estrutura susceptvel de ser objecto do regime de exerccio da actividade pecuria, resumindo-se, essencialmente, ao problema da movimentao animal, ficando tais eventos sujeitos apenas ao Decreto-Lei n. 142/2006, de 27 de Julho. Uma vez que a base de dados informtica destinada a suportar o regime de exerccio da actividade pecuria se encontra em adiantada fase de implementao, torna-se igualmente conveniente incentivar a apresentao, pelos requerentes, dos respectivos pedidos por via informtica. Para o efeito, procede-se, quando assim acontea, reduo da taxa devida pelo requerente. Por fim, introduzem-se ainda ajustamentos no Decreto-Lei n. 142/2006, de 27 de Julho, que criou o Sistema Nacional de Informao e Registo Animal (SNIRA), actualizando o elenco de espcies animais sujeito a informao e registo naquele Sistema. Foram ouvidos os rgos de governo prprio das Regies Autnomas e a Associao Nacional de Municpios Portugueses. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Alterao ao Decreto-Lei n. 142/2006, de 27 de Julho

Os artigos 7. e 24. do Decreto-Lei n. 142/2006, de 27 de Julho, alterado pelo Decreto-Lei n. 214/2008, de 10 de Novembro, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 7.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 Os detentores de sunos, de aves, de lepordeos ou de outras espcies pecurias so obrigados a declarar, periodicamente, as alteraes dos seus efectivos, de

S-ar putea să vă placă și