Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO DE EDUCAO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SISTENTVEL

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA


INFORMATIVO DE SANTA CATARINA

O que o ProJovem Campo Saberes da Terra?


o programa nacional de educao de jovens voltado a agricultores e agricultoras familiares, que integra qualificao social e profissional e considera as especificidades do campo. Est sendo implementado pelo Ministrio da Educao, por meio da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (SETEC); Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome; Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, por meio da Secretaria Nacional de Juventude; Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial; Ministrio do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Polticas Pblicas de Emprego e da Secretaria Nacional de Economia Solidria e Ministrio do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas.

Quem responsvel pelo Programa Saberes da Terra?


Em Santa Catarina, ele est sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educao, em parceria com prefeituras municipais e com a participao efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina, das organizaes no-governamentais e dos movimentos sociais do campo reunidos no Frum Catarinense de Educao do Campo.

Quais so os objetivos do Programa Saberes da Terra?


O ProJovem Campo - Saberes da Terra tem como objetivo desenvolver polticas pblicas de Educao do Campo e de Juventude que dem a oportunidade de escolarizao em Ensino Fundamental para jovens agricultores(as) familiares excludos do sistema formal de ensino. A modalidade a de Educao de Jovens e Adultos, integrado qualificao social e profissional adequada ao campo.

Objetivos especficos:
Elevar a escolaridade e proporcionar a qualificao profissional inicial de agricultores(as) familiares;

Estimular o desenvolvimento sustentvel como possibilidade de vida, trabalho e constituio de sujeitos cidados no campo; Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedaggicas e de metodologias adequadas modalidade de Educao de Jovens e Adultos no campo; Realizar formao continuada em metodologias e princpios polticos pedaggicos voltados s especificidades do campo para educadores(as) envolvidos no Programa; Fornecer e publicar materiais pedaggicos que sejam apropriados ao desenvolvimento da proposta pedaggica; Estimular a permanncia dos jovens na escola por meio da concesso de auxlio financeiro.

Quando iniciam as turmas do Programa Saberes da Terra?


As atividades tero incio em maio de 2009.

Quem pode fazer o Programa Saberes da Terra?


Jovens na faixa etria de 18 a 29 anos que atuam na Agricultura Familiar, residentes no campo, que saibam ler e escrever, e no tenham concludo o Ensino Fundamental.

Quem sero os professores do Programa Saberes da Terra?


Os professores sero selecionados e contratados pela Secretaria de Estado da Educao. Eles precisaro ter: Formao superior em uma das reas do currculo do Programa: Linguagem Cdigos e suas Tecnologias, Cincias Humanas, Cincias da Natureza e Matemtica; e Cincias Agrrias; Experincia em EJA e em Educao do Campo; Disponibilidade para participar de formao continuada; Participao em movimentos sociais e ou associaes comunitrias locais.

Excepcionalmente, podero participar tcnicos da rea de Cincias Agrrias ou educadores com reconhecido saber em Agricultura Familiar. Os educadores que atuarem no Projovem Campo Saberes da Terra participaro de formao continuada desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Este aperfeioamento dos professores totalizar 360 horas ao longo de dois anos.

Qual a durao do Programa Saberes da Terra?


O curso ter a durao de dois anos, somando 2.400 horas. Ser desenvolvido na pedagogia da alternncia; ou seja, uma parte das atividades realizada na escola e a outra parte, na comunidade. No chamado Tempo Escola, sero 1.800 horas e no Tempo Comunidade, sero 600 horas.

Como so os horrios das turmas do Programa Saberes da Terra?


Podem ser organizadas turmas com perodo integral (oito horas por dia), turmas com meio perodo (quatro horas por dia) e turmas de finais de semana.

O que tratado no currculo do Programa Saberes da Terra?


O que articula a organizao curricular do ProJovem Campo - Saberes da Terra o debate sobre Agricultura Familiar e Sustentabilidade. Os temas a serem trabalhados so: Agricultura Familiar: identidade, cultura, gnero e etnia; Desenvolvimento Sustentvel e Solidrio com Enfoque Territorial; Sistemas de Produo e Processos de Trabalho no Campo; Economia Solidria e Cidadania, Organizao Social e Polticas Pblicas. Todos os eixos temticos agregam conhecimentos da formao profissional e das reas de estudos para a elevao de escolaridade.

O Programa Saberes da Terra d certificado? De que tipo?


Os concluintes recebero certificao em Ensino Qualificao Profissional Inicial em Produo Rural Familiar. Fundamental com

O que o jovem tem que pagar para cursar o Programa Saberes da Terra?
O curso inteiramente gratuito, incluindo o transporte para a escola e a alimentao no local de funcionamento da turma. Tudo custeado pelo Programa. Os participantes do Projovem Campo ainda recebero uma bolsa de R$ 100,00 a cada dois meses e tero de cumprir 75% da freqncia para garantir o recebimento do auxlio.

Ento, quem financia o Programa Saberes da Terra?


Os recursos sero repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE/MEC) por meio de transferncia automtica Secretaria de Educao de Santa Catarina. Eles sero destinados organizao das turmas e podero ser aplicados nas seguintes aes: a- auxlio financeiro para deslocamento dos educadores e coordenadores de turmas para as formaes realizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina; b - contratao de educador da formao profissional; c - aquisio de material para a qualificao social e profissional necessrios para o desenvolvimento das atividades pedaggicas dos Projetos de Produo Agroecolgica, previsto no Projeto Poltico Pedaggico; d - aquisio de gneros alimentcios para o perodo tempo-escola; e - acompanhamento tcnico e pedaggico dos educandos no tempo comunidade; f - transporte de educandos para a freqncia aos locais de funcionamento das turmas; g certificao dos educandos; h - viabilizao do transporte dos educadores s comunidades dos educandos para acompanhamento do tempo comunidade. A Secretaria de Estado da Educao responsvel pelo recebimento, execuo e prestao de contas dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE/MEC e, em contrapartida, pela contratao dos professores podendo, mediante declarao dos alunos no censo escolar, fazer uso da restituio do retido no FUNDEB.

Contato: educampo@sed.sc.gov.br ou suzycastroalves@gmail.com


Fone: (48) 3221 6294

S-ar putea să vă placă și