Sunteți pe pagina 1din 2

PLMJ

Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues.

Outubro de 2011

DIREITO PBLICO GRUPO DE TRABALHO - PROJECTOS

CONTRATOS PBLICOS CELEBRADOS NOS DOMNIOS DA DEFESA E DA SEGURANA


Foi hoje publicado o Decreto-Lei n. 104/2011, de 6 de Outubro, que cria o regime jurdico aplicvel contratao pblica nos domnios da defesa e da segurana, transpondo para o ordenamento jurdico nacional a Directiva n. 2009/81/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Julho, relativa a estas matrias. Em termos gerais, o referido diploma legal estabelece um novo quadro jurdico da matria em apreo e tem por escopo introduzir uma efectiva abertura concorrncia na celebrao de contratos de aquisio de bens e servios e de empreitadas de obras pblicas nos domnios da defesa e da segurana; sendo-lhes por isso aplicvel, ainda que subsidiariamente, o Cdigo dos Contratos Pblicos. Por outro lado, reconhece-se tambm que as matrias em causa envolvem especificidades que justificam a adopo de solues distintas do regime geral e, por conseguinte, tornam necessria a existncia de legislao especial. O diploma em aluso aplica-se formao dos contratos nos citados domnios que sejam celebrados por entidades adjudicantes e que tenham por objecto o fornecimento de equipamento militar e a prestao de servios correspectiva, cujo valor estimado seja igual ou superior a 387.000,00; bem assim, aplicvel aos procedimentos de formao de contratos de empreitada de obras pblicas, cujo valor estimado seja igual ou superior a 4.845.000,00. No que respeita aos procedimentos para formao dos invocados contratos, saliente-se que fica excluda a possibilidade de recurso quer ao concurso pblico, quer ao ajuste directo, sendo que dever ser adoptado um dos seguintes procedimentos: (i). procedimento por negociao, com ou sem publicao de anncio de concurso; (ii). dilogo concorrencial e (iii). concurso limitado por prvia qualificao.

Sociedade de Advogados Portuguesa do Ano


Chambers Europe Excellence 2009, IFLR Awards 2006 & Whos Who legal Awards 2006, 2008, 2009, 2010

Melhor Sociedade de Advocacia de negcios da Europa do Sul


ACQ Finance Magazine, 2009

Melhor Sociedade de Advogados no Servio ao Cliente


Clients Choice Award - International Law Office, 2008, 2010

Melhor Departamento Fiscal do Ano


International Tax Review - Tax Awards 2006, 2008

Prmio Mind Leaders Awards TM


Human Resources Suppliers 2007

Em termos gerais, o referido diploma legal estabelece um novo quadro jurdico da matria em apreo e tem por escopo introduzir uma efectiva abertura concorrncia na celebrao de contratos de aquisio de bens e servios e de empreitadas de obras pblicas nos domnios da defesa e da segurana; sendo-lhes por isso aplicvel, ainda que subsidiariamente, o Cdigo dos Contratos Pblicos.
1

CONTRATOS PBLICOS CELEBRADOS NOS DOMNIOS DA DEFESA E DA SEGURANA.


Merece ainda especial destaque a publicao, tambm no dia de hoje, do Decreto-Lei n. 105/2011, de 6 de Outubro, que, cumprindo o mesmo normativo comunitrio, pe fim ao regime jurdico das contrapartidas, procedendo revogao do DecretoLei n. 154/2006, de 7 de Agosto.
Realce-se, por outro lado, que o diploma legal em questo no aplicvel a um significativo acervo de contratos, designadamente, (i). por poder estar em causa a aplicao de normas decorrentes de um acordo internacional, (ii). por ser necessria a manuteno da confidencialidade, ou, ainda, (iii). no caso de se tratar de contratos celebrados entre o Governo ptrio e o governo de outro EstadoMembro. Por fim, note-se que este novo regime entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2012 e aplicar-se- apenas aos procedimentos de formao de contratos iniciados posteriormente a essa data.

PLMJ
Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues. Outubro de 2011

Nota: merece ainda especial destaque a publicao, tambm no dia de hoje, do Decreto-Lei n. 105/2011, de 6 de Outubro, que, cumprindo o mesmo normativo comunitrio, pe fim ao regime jurdico das contrapartidas, procedendo revogao do DecretoLei n. 154/2006, de 7 de Agosto. Este diploma legal entra em vigor j amanh, sendo que aos contratos de contrapartidas anteriormente celebrados entre o Estado Portugus e os respectivos fornecedores de material de defesa, que ainda se encontrem em execuo, aplicvel o anterior regime jurdico at cessao do ltimo contrato.

A presente Nota Informativa destina-se a ser distribuda entre Clientes e Colegas e a informao nela contida prestada de forma geral e abstracta, no devendo servir de base para qualquer tomada de deciso sem assistncia profissional qualificada e dirigida ao caso concreto. O contedo desta Nota Informativa no pode ser reproduzido, no seu todo ou em parte, sem a expressa autorizao do editor. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este assunto contacte Pedro Melo (pedro.melo@plmj.pt).

www.plmj.com

S-ar putea să vă placă și