Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE DE FRANCA NCLEO DE EDUCAO DISTNCIA PLO RIBEIRO PRETO BAUHAUS

PORTIFLIO DE ADMINISTRAO RECURSOS HUMANOS III

PLNIO ALEXANDRE DOS SANTOS CAETANO CURSO: EAD-ADMINISTRAO / 8 SEMESTRE PROFESSORES: MARTA ALVES PEREIRA || MARCELA SOARES PACHECO CDIGO DO ALUNO: 902807

ABRIL, 2012

-1-

1. PROPOSTA
A proposta para a elaborao do portflio da disciplina de RH III sobre as prticas de RH. Para elaborar seu portflio voc dever seguir as instrues, a comear por esses passos: Passo 1: Escolha uma empresa do seu conhecimento, de preferncia que voc tenha contato para facilitar sua pesquisa, e descreva brevemente sobre essa empresa. Passo 2: entre em contato com o responsvel da rea de RH desta organizao para aplicar com ele uma entrevista, na qual voc elaborar de 5 a 8 questes para saber como funciona a rea de RH questionando tambm sobre a existncia e aplicao das prticas de RH. Passo 3: faa propostas de melhorias para a rea de RH de acordo com o que foi descoberto na entrevista com base no que foi aprendido. Passo 4: construa uma breve concluso fechando esta pesquisa.

2. 1 PASSO: INSTITUTO FEDERAL DE SO PAULO


O Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo (IFSP) uma autarquia de ensino vinculada ao Ministrio de Estado da Educao, cuja finalidade a oferta de educao profissional e tecnolgica. Conhecido at 2008 como Centro Federal de Educao Tecnolgica de So Paulo (CEFET-SP) passou a se denominar Instituto Federal a partir da Lei n 11.892 de 29 de dezembro de 2008. A instituio conta com uma estrutura multicampi, em processo de expanso (atualmente so 28 campi e campi avanados somados Reitoria, sendo que em 2008 eram apenas a Direo Geral e 4 unidades descentralizadas). Em seu organograma institucional conta com uma Gerncia de Recursos Humanos, contida dentro da Pr-Reitoria de Administrao, responsvel por estabelecer procedimentos de Recursos Humanos e normatizar os procedimentos dos departamentos congneres nos campi (geralmente atribudos s Gerncias de Administrao, no espao in loco).

-2-

3. 2 PASSO: ENTREVISTA
Para a realizao desta entrevista, foi realizado contato com a servidora responsvel pelo departamento de Recursos Humanos de um dos Campi do interior. Segue a transcrio da entrevista: 1 - Quais so as polticas de Recursos Humanos do IFSP? Como so definidas? Existem benefcios, quais?
RESPOSTA: Ento, as polticas de recursos humanos do instituto so definidas por lei, principalmente pela 8112, mas no s. Na verdade, para a seleo e desenvolvimento, utilizamos de concurso pblico. Quando um servidor ingressa, ele passa a ter direito a tudo que a legislao estabelece: auxlio alimentao, auxlio transporte, afastamento para capacitao uma vez tendo vencido o estgio probatrio, incentivo qualificao e retribuio por titulao (Decreto 5824) e tambm ao ressarcimento parcial dos valores gastos com convnio mdico e odontolgico, conforme a faixa salarial e a idade do servidor e seus dependentes, em conformidade com uma portaria a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministrio de Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG). Sobre o afastamento para capacitao, ocorreu alteraes na lei em 2003, dentre as quais a sua criao; antes disso, o servidor tinha direito a licena prmio por trs meses, agora ele pode a cada 5 anos de efetivo exerccio se afastar 3 meses para capacitao, mas deve comprovar tal procedimento. Para facilitar pra voc, te deixarei com o link de toda a legislao, t?

2 - O IFSP tem um plano de carreira para seus servidores? Como este funciona?
RESPOSTA: Sim, tem um plano de carreira para os servidores tcnicoadministrativos e um plano para os professores de ensino bsico, tcnico e tecnolgico. Para os servidores tcnico-administrativos, temos cargos de nveis C, D e E. Os dois primeiros nveis so de formao bsica ou tcnica e o nvel E para formao de nvel superior. Para ambas as categorias, funcionrios e professores, h um plano de progresso vertical e vertical (por mrito e por capacitao, com carga horria estipulada no caso dos administrativos de acordo com o nvel: C, D ou E), sendo que os professores podem ainda optar pelo regime de dedicao exclusiva.

3 - Como o IFSP utiliza a avaliao de desempenho?


RESPOSTA: A avaliao de desempenho um instrumento para avaliar, principalmente, o estgio probatrio dos servidores, que varia entre 24 e 30 meses. Mas tambm utilizada para a concesso de Progresso Funcional por Mrito. Caso um servidor seja reprovado no estgio probatrio, ele no efetivado na instituio.

4 - O IFSP promove capacitao a seus servidores? H algum controle destas capacitaes, apurao de resultados?
RESPOSTA: Sim, temos provido capacitaes aos servidores sim. O controle destas capacitaes que elas tm sido feitas por conta da expanso da instituio, nos tornamos grandes e com campi afastados, ento as capacitaes atualmente tem sido

-3-

no sentido de auxiliar no desempenho de tarefas de alguns setores ou no uso de sistemas informatizados. Tambm investimos na capacitao acerca de legislao especfica com a qual os servidores lidam no dia a dia. A apurao dos resultados realizada a partir do feedback dos servidores, em fichas de avaliao dos treinamentos.

6 - Qual a real misso do IFSP?


RESPOSTA: A misso do Instituto o ensino tcnico e tecnolgico, de acordo com cada regio em que ele se encontra, de forma a atender s demandas de mercado e proporcionar melhores oportunidades aos estudantes. Nossa misso, oficialmente, Consolidar uma prxis educativa que contribua para a insero social, formao integradora e produo do conhecimento.

4. 3 PASSO: PROPOSTAS DE MELHORIA

De acordo com a entrevista e, tambm a partir de uma leitura rpida pela legislao indicada durante tal procedimento, perceptvel que os procedimentos da rea de recursos humanos do IFSP, por conta de sua configurao como um rgo pblico, encontram-se engessado legislao. No entanto, no que diz respeito aos benefcios, pode-se dizer que os servidores esto bem servidos pois h um plano de carreira, contraposto ao ponto negativo de que tanto as categorias de tcnico-administrativo quanto a categoria docente no apresentam uma data base para reajuste salarial, o que cria um clima de insatisfao no seio da instituio. Desta forma, esta pode ser configurada como uma proposta de melhoria, haja vista que far com que os servidores/colaboradores tenham um melhor relacionamento com a instituio. Alm do mais, anteriormente, os servidores aposentavam com a integralizao dos vencimentos, situao que ser modificada para os novos ingressantes no rgo, a partir de uma legislao que est em trmite, para que exista um Teto Previdencirio aos servidores pblicos federais (ver referncia do Portal G1 de Notcias).

5. 4 PASSO: CONCLUSO

O Instituto Federal de So Paulo, por encontrar-se como uma autarquia do servio pblico federal, tem suas prticas de Recursos Humanos bem -4-

delimitadas por conta da legislao, no entanto, assim como qualquer instituio, tem pontos positivos e negativos nas prticas de Recursos Humanos. Tendo em vista seu crescimento, que ocorreu nos ltimos 4 anos, tem trabalhado no sentido de capacitar a seus servidores para o melhor desenvolvimento de suas atividades.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRASIL. Lei n 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Institui a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica, cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, e d outras providncias. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-

2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso: 29 abr. 2012.

______.

Lei

8.112,

de

11

de

dezembro

de

1990.

Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Disponvel em <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm>. Acesso: 29 abr. 2012. ______. Lei n 11.784, de 22 de setembro de 2008.

Dispe sobre a reestruturao do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo PGPE, de que trata a Lei no 11.357, de 19 de outubro de 2006, do Plano Especial de Cargos da Cultura, de que trata a Lei no 11.233, de 22 de dezembro de 2005, do Plano de Carreira dos Cargos Tcnico-Administrativos em Educao, de que trata a Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005, da Carreira de Magistrio Superior, de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987, do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polcia Federal, de que trata a Lei no 10.682, de 28 de maio de 2003, do Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrrio, de que trata a Lei no 11.090, de 7 de janeiro de 2005, da Carreira de Perito Federal Agrrio, de que trata a Lei no 10.550, de 13 de novembro de 2002, da Carreira da Previdncia, da Sade e do Trabalho, de que trata a Lei no 11.355, de 19 de outubro de 2006, da Carreira de Fiscal Federal Agropecurio, de que trata a Medida Provisria no 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, e a Lei no 10.883, de 16 de junho de 2004, dos Cargos de Agente de -5-

Inspeo Sanitria e Industrial de Produtos de Origem Animal, Agente de Atividades Agropecurias, Tcnico de Laboratrio e Auxiliar de Laboratrio do Quadro de Pessoal do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, de que tratam respectivamente as Leis nos 11.090, de 7 de janeiro de 2005, e 11.344, de 8 de setembro de 2006, dos Empregos Pblicos de Agentes de Combate s Endemias, de que trata a Lei no 11.350, de 5 de outubro de 2006, da Carreira de Policial Rodovirio Federal, de que trata a Lei no 9.654, de 2 de junho de 1998, do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polcia Rodoviria Federal, de que trata a Lei no 11.095, de 13 de janeiro de 2005, da Gratificao de Desempenho de Atividade de Execuo e Apoio Tcnico Auditoria no Departamento Nacional de Auditoria do Sistema nico de Sade - GDASUS, do Plano de Carreiras e Cargos do Hospital das Foras Armadas - PCCHFA, do Plano de Carreira e Cargos de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, e do Plano de Carreira do Ensino Bsico Federal; fixa o escalonamento vertical e os valores dos soldos dos militares das Foras Armadas; altera a Lei no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, que dispe sobre a contratao por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico, a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, a Lei no 10.484, de 3 de julho de 2002, que dispe sobre a criao da Gratificao de Desempenho de Atividade Tcnica de Fiscalizao Agropecuria - GDATFA, a Lei no 11.356, de 19 de outubro de 2006, a Lei no 11.507, de 20 de julho de 2007; institui sistemtica para avaliao de desempenho dos servidores da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional; revoga dispositivos da Lei no 8.445, de 20 de julho de 1992, a Lei no 9.678, de 3 de julho de 1998, dispositivo da Lei no 8.460, de 17 de setembro de 1992, a Tabela II do Anexo I da Medida Provisria no 2.215-10, de 31 de agosto de 2001, a Lei no 11.359, de 19 de outubro de 2006; e d outras providncias. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2008/lei/l11784.htm>. Acesso: 29 abr. 2012.

______.

Lei

11.091,

de

12

de

janeiro

de

2005.

Dispe sobre a estruturao do Plano de Carreira dos Cargos Tcnico-6-

Administrativos em Educao, no mbito das Instituies Federais de Ensino vinculadas ao Ministrio da Educao, e d outras providncias. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso: 29 abr. 2012.

______.

Decreto

5.824,

de

29

de

junho

de

2006.

Estabelece os procedimentos para a concesso do Incentivo Qualificao e para a efetivao do enquadramento por nvel de capacitao dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Tcnico-Administrativos em Educao, institudo pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Disponvel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5824.htm>. Acesso: 29 abr. 2012. ______. Portaria Normativa n 3 SRH/MPOG. Estabelece orientaes aos rgos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal SIPEC sobre a assistncia sade suplementar do servidor ativo, inativo, seus dependentes e pensionistas e d outras providncias. Publicada no D.O.U. de 31/07/2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

INSTITUTO FEDERAL DE SO PAULO. Portal da Instituio. Disponvel em <http://www.ifsp.edu.br>. Acesso: 29 abr. 2012. PORTAL G1 NOTCIAS. Nova aposentadoria para servidor muito positiva, diz mantega. Disponvel em <http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/novaaposentadoria-para-servidor-e-muito-positiva-diz-mantega.html>. Acesso: 29 abr. 2012.

-7-

S-ar putea să vă placă și