Sunteți pe pagina 1din 3

METODOLOGI DA PESQUISA JURDICA ALUNO: RICARDO FERNANDES DE OLIVEIRA TEXTO: NOBRE, Marcos. Apontamentos sobre a Pesquisa em Direito no Brasil-artigo.

Item Sntese 1. Resumo Um diagnstico da situao da pesquisa em Direito no Brasil, buscando caracterizar essa pesquisa e apontar uma alternativa. 2. PalavrasDireito no Brasil; cincias humanas; teoria e prtica jurdicas. chave 3. Objetivo 4. Questo a ser respondida 5. Direito e Cincias Humanas Sugerir uma agenda de discusso determinada e precisa, capaz de ao menos colocar em questo o modelo de pesquisa jurdica (equivocado, do ponto-devista do autor) imperante hoje no Brasil. O que permite explicar que o direito como disciplina acadmica no tenha conseguido acompanhar o vertiginoso crescimento qualitativo da pesquisa cientfica em cincias humanas no Brasil nos ltimos trinta anos? O isolamento do Direito em relao a outras disciplinas se deve a dois elementos principais: a) Pressuposto de que as outras cincias eram auxiliares do Direito; b) O Direito no era identificado com o que deveria ser a cincia: independncia com moral e poltica; falta de rigor cientfico. A situao modificada nos anos 90, quando pesquisadores das demais cincias sociais comeam a se interessar por questes jurdicas. Motivos: a) Consolidao do sistema universitrio de pesquisa (que no tem mais motivo para temer o bacharelismo); b) Efeitos sociais profundos da CF de 88. De toda forma, ainda persiste uma desconfiana sobre a produo terica em Direito e, em vez de debate e dilogo, os tericos de Direito se posicionam como consultores e no como participantes ativos. O autor destaca um diagnstico feito pelo CNPQ em 1980, no qual se afirma: Numa sociedade em que as faculdades de direito no produzem aquilo que transmitem, e o que se transmite no reflete o conhecimento produzido, Observaes

6. Prtica Profissional e Teoria Jurdica

7. Dogmtica e doutrina

sistematizado ou empiricamente identificado, a pesquisa jurdica cientfica, se no est inviabilizada, est comprometida. Ou seja, o ensino jurdico est baseado em prtica jurdica de advogados, juzes, promotores e procuradores, e no em uma produo acadmica desenvolvida com base em pesquisa cientfica. A confuso, no Brasil, entre prtica jurdica, teoria jurdica e ensino jurdico total. Isso ocorre porque o mercado de trabalho em direito no Brasil tem padres muito pouco exigentes. As escolas de direito tm um papel decisivo na determinao do nvel de exigncia do mercado nacional de trabalho em direito, tambm gera um mercado de trabalho em geral pouco exigente, porque se faz nos cursos um amlgama de prtica, teria e ensino jurdico. O autor critica o modelo de parecer. Para ele, o parecer no procura, no conjunto do material disponvel, um padro de racionalidade e inteligibilidade para s ento formular uma tese explicativa, o que seria o padro e o objetivo de uma investigao acadmica no mbito do direito. Em vez de se distanciar da atividade mais imediata da produo do advogado, na verdade refora isso. A dogmtica o ncleo da investigao cientfica no mbito do direito. O autor prope uma ampliao do conceito de dogmtica e, portanto, seu campo de aplicao, de modo a incorporar os pontos-de-vista de outras cincias humanas. Para Trcio Sampaio Ferraz, tcnica jurdicas a atividade jurisdicional em sentido amplo (juzes, advogados, promotores, pareceristas, legisladores, etc.) J a cincia do Direito se prope a resolver problemas, sendo o principal o da decidibidildiade (de como se d ou deve se dar a deciso). Para Trcio, a dogmtica um agrupamento de doutrinas com corpos mais ou menos homogneos e que transforma a Cincia do Direito em Dogmtica Jurdica. O autor do artigo entende que Trcio no claro na distino entre tcnica jurdica e cincia do Direito. Para Nobre, seria possvel flaar em cin cia bsica (dogmtica) e cincia aplicada 9doutrina). Para o autor, falta, no Brasil pesquisa bsica e ampliar o conceito de dogmtica, como o exps. Observa que, na Europa, o estudante alemo no viaja pra os EUA para se integrar aos escritrio de advocacia de l, mas para retornar e dar com

Discordo do ponto-devista que h uma ciso entre ensino, prtica e teoria. Discordo do mercado ser pouco exigente. No claro o que ele quer dizer com isso.

tenuidade s suas pesquisas., diferentemente do estudante francs, por no haver estmulo pesquisa. Entende que os 2 modelos devem ser avaliados para que a escolha no leve manuteno da atual situao, que levar a uma catstrofe.

S-ar putea să vă placă și