Sunteți pe pagina 1din 16

A TEORIA DA APRENDIZAGEM DE VYGOTSKY

MET A META
Apresentar a teoria desenvolvida por Vygotsky e os seus principais conceitos.

7 aula

OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno dever: identificar os instrumentos psicolgicos; utilizar a Mediao Social; definir interiorizao; e promover a Zona de Desenvolvimento Prximo.

PR-REQUISITOS
Conhecimento sobre teorias da Aprendizagem: Papis, Comportamental, Cumulativa, Cognitiva Social e Verbal Significativa.

Vygotsky (1934).

Vygotsky ensinando, 1929 (Fonte: http://www.marxists.org).

Vygotsky e sua filha, Gita Lvovna.

Introduo Psicologia da Aprendizagem

ygotsky um dos principais estudiosos e contribuidores da rea da aprendizagem. Nos ltimos tempos, suas frmulas para a Educao ganharam espao e credibilidade. Este terico discute a importncia da cultura nos processos de desenvolvimento e na produo de instrumentos de uso social para garantir a aprendizagem. A sua princiINTRODUO pal contribuio ocorre atravs de seu conceito de Zona de Desenvolvimento Prximo (ZDP), que representa a diferena entre as condies de aprendizagem da criana quando estuda s e quando estuda acompanhada de outros colegas ou de adultos que fazem o papel de tutor. Uma das informaes mais importantes que Vygotsky nos traz, caro aluno, que todo o nosso conhecimento produzido em sociedade ou sob influncia desta e depois retorna a ela como ao. Teremos, nesta aula, a oportunidade de conhecer um grande nome da Psicologia russa que vem abrindo portas compreenso da influncia da cultura em nossa evoluo, nosso desenvolvimento e na forma como aprendemos.

Lev Vygotsky.

90

A teoria da aprendizagem de Vygotsky

ygotsky nasceu na Rssia e l desenvolveu a sua teoria que contribuiu para a Psicologia da Aprendizagem. Atualmente, considerar que, no mundo ocidental, ainda estamos engatinhando na aplicao de seu mtodo, apesar do interesse crescente por ele. Este psiclogo, caro aluno, entendia que, desde o seu incio como cincia e durante o seu A TEORIA desenvolvimento, a Psicologia se construiu por oposio. Surgia uma teoria que enfatizava os processos mentais e, em oposio, outra que enfatizava o comportamento. Uma enfatizava a ao, outra, a representao; uma a razo, outra, a emoo. Ele acreditava, ainda, que a m integrao das idias ficou na base das teorias da aprendizagem. A sua inteno era, diante disto, formular uma teoria com carter nuclear, nico, para explicar como ocorrem os processos humanos. O peso histrico e cultural tem grande influncia nas explicaes sobre o desenvolvimento e sobre a conduta humana. Na verdade, caro aluno, para Vygotsky, a cultura vai ter um papel fundamental. Por exemplo, ele fala da memria natural e da memria simblica. A primeira seria a condio de memorizar algo de forma simples, sem simbolismo. A sua caneta est na mesa e voc se lembra dela quando precisa. Da mesma forma, um rato se lembra de onde guardou o queijo. J a memria simblica algo que s os humanos tm, quando voc usa um smbolo para se lembrar de algo, ou seja, relaciona uma coisa outra. Em Biologia, por exemplo, para lembrar o contedo classificatrio que envolve Reino, Filo, Classe, Ordem, Famlia e Gnero, um professor ensinou a palavra Reficofage, Re-Fi-CoFa-Ge, que traz as iniciais das palavras demonstradas. Esta palavra ensinada pelo professor um smbolo que representa as outras seis que, por sua vez, tambm so smbolos, pois esto representando algo e servem de porta para algum conhecimento. Pois , caro aluno, a lngua e a linguagem so formadas por smbolos. Na Matemtica, podemos descrever algo falando, escrevendo palavras, escrevendo nmeros ou frmulas, smbolos.

aula

91

Introduo Psicologia da Aprendizagem

O QUE O SMBOLO?
Para entendermos o smbolo, preciso ir origem, ao signo, e recorreremos s explicaes de Dalgalarrondo (2000). Para ficar mais claro, preciso entender que existe uma cincia chamada Semiologia, ou Semitica, que estuda os signos, e que o signo um tipo de sinal. E o que vem a ser um sinal? qualquer estmulo produzido por um objeto. Identificamos trs tipos de signos dentro da relao significante (algo que representa um contedo) e significado (contedo): 1 o cone, em que o significante evoca o significado por ter uma grande semelhana, como se o cone fosse uma cpia do objeto. Por exemplo, a fotografia de uma pessoa seria um cone para aquela determinada pessoa. 2 indicador ou ndice, em que o significante aponta para o significado. Por exemplo, o sinal de nuvens carregadas no cu um indicador de que vai chover, a fumaa um indicador de fogo. 3 o smbolo, que funciona de uma forma diferente dos outros dois. Neste caso, o smbolo no semelhante nem aponta para o significado. No existe nenhuma relao entre o significado e o significante, algo construdo socialmente e reproduzido pela cultura. Por exemplo, a palavra lpis. Qual a relao desta palavra com o objeto composto por madeira e grafita que usamos para escrever? Nada. Fomos ns que concordamos em cham-lo assim. Desta forma, a palavra lpis um smbolo que significa aquele objeto descrito.

92

A teoria da aprendizagem de Vygotsky

ATIVIDADES
Cite trs exemplos que voc identifica como cone, trs para indicador e trs para smbolo.

aula

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Ao observar um cone, voc j identifica o contedo (significado), pois os dois so semelhantes. So exemplos: um desenho de uma casa para representar uma casa, o desenho do disquete no Word do computador para representar o ato de gravar em disquete e o desenho de uma mulher em uma porta de banheiro, dando o significado de que o banheiro feminino. O indicador ou ndice no se parece com o significado, mas aponta para ele. Como exemplo, temos a expresso de raiva, que indica que a pessoa teve alguma chateao, a barriga roncando, que indica fome; e a presena do professor em sala, indicando a ocorrncia de atividades escolares. O smbolo, como j foi dito, no tem semelhanas e nem indica o significado. uma conveno, associamos algo a um significado. Temos como exemplos o sinal de + significando adio, as letras formando palavras e a caveira significando perigo ou piratas.

Tudo isto o resultado de construes humanas e do armazenamento destes conhecimentos. Este acmulo de conhecimentos recebe o nome de Cultura e, como voc j deve ter percebido, construdo historicamente dentro das relaes sociais. Para Vygostky, a ateno, a conscincia (noo de estar vivo, por exemplo), a memria e as demais funes psicolgicas, tais como observamos nos animais, nas crianas pequenas e no homem primitivo, so conhecidas como Funes Psicolgicas Naturais, tm

93

Introduo Psicologia da Aprendizagem

origem biolgica (voc j nasce com elas) e servem para garantir a nossa sobrevivncia. J as Funes Psicolgicas Superiores seriam resultado do desenvolvimento cultural e no do biolgico. Neste caso, a memria provocada: voc pode escolher o que vai guardar; a ateno intencional: voc pode escolher ao que vai dar ateno, e assim por diante. Vamos entender melhor as Funes Psicolgicas Superiores? Observe as caractersticas do pensamento de Vygotsky, de acordo com Rio (1996, p. 82).

CARACTERSTICAS DAS FUNES PSICOLGICAS SUPERIORES


1. permitem superar o condicionamento do meio e possibilitam a reversibilidade de estmulos e respostas de maneira indefinida; 2. supem o uso de intermedirios externos que ele denominar instrumentos psicolgicos, entre eles, o signo; 3. implicam um processo de mediao, utilizando certas estratgias, ou por meio de determinados instrumentos psicolgicos que, em lugar de ter como objetivo a modificao do meio fsico, como os utenslios eficientes o machado, a enxada ou a roda -, tratam de modificar a ns mesmos, alterando diretamente nossa mente e nosso funcionamento psquico.

Lev S. Vygotsky
Psiclogo socialista russo (1896-1934). Especializou-se em desenvolvimento e aprendizagem e publicou Pensamento e linguagem (1934).

Agora, caro aluno, vamos s explicaes das caractersticas. Em relao primeira caracterstica, necessrio comentar que, para Vygotsky, o ser humano no submetido a estmulos que controlam o seu comportamento. Pelo contrrio, ele quem controla o estmulo que ir provocar o seu prprio comportamento. Por exemplo, imagine que hoje quarta-feira e que todo sbado voc vai feira para comprar algumas coisas. Porm, neste mesmo dia, voc se comprometeu em entregar um livro a um amigo que mora no caminho da feira. Para no

94

A teoria da aprendizagem de Vygotsky

se esquecer disto, uma estratgia montada. Escreve-se um bilhete para se lembrar do livro e coloca-se junto sacola da feira. No sbado, o bilhete ser o estmulo para voc pegar o livro e lev-lo ao seu amigo. Desta forma, ns programamos o estmulo que inicia o nosso comportamento. o mesmo que acontece quando se amarra um pedao de barbante no dedo para se lembrar de algo. Voc, caro aluno, deve ter alguma estratgia para estas situaes, ou at j utilizou as que foram descritas. Observe que essas estratgias funcionam como uma memria externa, algo simblico que est fora da pessoa e tem a funo de lembrar. uma memria social. Na segunda caracterstica, Vygotsky fala de instrumentos psicolgicos, ou seja, todos os instrumentos externos que as pessoas utilizam para mediar um estmulo. O que vem a ser isto? a capacidade de reorganizar e recolocar externamente as informaes para que possa utiliz-las sempre que quiser e no s quando o ambiente oferecer uma oportunidade. No exemplo da primeira caracterstica, o bilhete era um instrumento psicolgico utilizado para reposicionar para outro dia a informao de que o livro deveria ser emprestado. So exemplos destes instrumentos psicolgicos na educao o lpis, o caderno, a borracha, a rgua..., e todos os tipos de signos, os grficos (letras), os fonticos (sons), os gestuais (movimentos corporais). Na terceira caracterstica das Funes Psicolgicas Superiores, Vygotsky nos mostra que, por meio da utilizao de instrumentos psicolgicos, ocorre uma mediao entre as informaes do meio externo com o interno, provocando mudanas na forma de ver e atuar no mundo, acontecendo a uma interiorizao. Quando mudamos algo internamente e, por conseqncia, mudamos a nossa atuao no mundo, temos um sinal de que aprendemos algo novo. A esse processo, por meio de instrumentos psicolgicos que promovem a interao do meio externo com o interno, Vygotsky chamou Mediao Instrumental.

aula

Instrumentos psicolgicos
So recursos externos pessoa que so utilizados para facilitar ou realizar o processo de aprendizagem ou uma tarefa. Por serem externos, so construdos socialmente e desenvolvidos por nossa cultura. Na Educao, encontramos vrios instrumentos psicolgicos desenvolvidos para a instruo escolar. O caderno (memria externa), a rgua (sistema de medida externo), brinquedos educativos, livros...

95

Introduo Psicologia da Aprendizagem

A interiorizao no deve ser entendida como a transferncia de atividades externas para um plano interno de conscincia, e sim como o processo de construo desta conscincia, da conscincia de algo, um novo entendimento que modifica a sua viso de determinada coisa.

ATIVIDADES
Descreva de que forma os instrumentos psicolgicos influenciam na sua aprendizagem e identifique trs em cada um dos seguintes contextos: - quando voc est estudando; - quando voc est conversando com os amigos.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Interferem e muito. Todos os recursos que nos so externos e servem para facilitar a interiorizao de um contedo um instrumento psicolgico. Praticamente os utilizamos em tudo. - estudando: o livro, o caderno e o lpis; - com amigos: as palavras, os gestos e as expresses faciais.

96

A teoria da aprendizagem de Vygotsky

Mas para que isto acontea, necessrio que ocorra o que foi denominado de Mediao Social. E o que vem a ser isto? No se preocupe, caro aluno, este mais fcil de entender. A Mediao Social nada mais que a Mediao Instrumental ocorrendo de forma interpessoal. Para isto acontecer, necessrio que ocorram atividades prticas e instrumentais em um contexto de interao grupal ou social.

aula

GRUPAL E SOCIAL
O grupo sempre tem um carter social, mas constitudo por um determinado nmero de elementos que, alm do interesse em comum, desenvolvem uma ligao mais prxima com os mesmos objetivos. O social, por si s, composto por inmeros grupos ou por indivduos prximos. Em uma sala de aula, encontramos os dois contextos. Os alunos tm o mesmo interesse, mas nem todos interagem entre si. um meio social. Quando necessrio, juntam-se em pequenos grupos para realizar uma tarefa ou para conversar e se divertir.
97

Introduo Psicologia da Aprendizagem

Um bom exemplo a relao que a criana tem com algum membro da famlia, com um adulto. Este, entre outras coisas, estimula a criana promovendo a comunicao e a representao simblica a partir das aes que a criana realiza espontaneamente. Assim, quando uma criana quer um objeto que est fora de seu alcance, faz um gesto para que o adulto pegue. Ela percebe que sempre que utiliza aquele gesto o adulto o pega o que ela quer. Simbolicamente, o gesto passa a representar quero aquilo. Para Vygotsky, a inteligncia prtica vai depender da interao com os outros. No exemplo acima, identificamos o instrumento psicolgico (gesto da criana) e a Mediao Social (interao criana-adulto).

ATIVIDADES
Descreva uma situao em que voc e outros alunos tenham utilizado a Mediao Social.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


A Mediao Social a utilizao de instrumentos psicolgicos entre pessoas. Uma situao possvel quando se est conversando. Neste caso, utilizamos gestos, sons, palavras... Caso a conversa seja sobre Matemtica, ainda podero ser utilizados, o papel, o lpis, os nmeros, a rgua...

98

A teoria da aprendizagem de Vygotsky

REVENDO
O desenvolvimento das Funes Psicolgicas Superiores s acontece por meio da Mediao Social, que a utilizao de instrumentos psicolgicos por duas ou mais pessoas num processo de interao. Com isto, cria-se um sistema externo e social de memria, ateno, comunicao, conscincia etc., que, ao ser dominada, passa a ser interiorizada, modificando, assim, os contedos j existentes na cognio da pessoa e, por conseqncia, a forma de ver e agir no mundo.

aula

A presena e a participao ativa do outro interferem diretamente na aprendizagem. Vygotsky quer dizer, caro aluno, que em interao aprendemos mais. J passou por isto? J entendeu melhor o assunto ao trocar informaes com um colega? neste contexto que surge um dos principais conceitos de Vygotsky, o de Zona de Desenvolvimento Prximo ou ZDP. Nome grande para um conceito, no? Vamos entender o seu significado? A ZDP a diferena entre a capacidade que a criana tem de resolver algo sozinha (zona de desenvolvimento atual, ZDA) e a capacidade que tem de resolver com a ajuda de algum. Neste caso, Vygotsky nos mostra que, em grupo, podemos atingir um nvel maior de aprendizado. A ZDP abrange atividades que a criana s conseguir realizar com o auxlio de algum, que pode ser o professor, os pais ou colegas que j sabem como a tarefa pode ser realizada. importante frisar que a participao do auxiliar no deve ocorrer de forma direta, a resposta deve ser dada pelo estudante. Explorar a ZDP em sala de aula muito fcil. Voc, caro aluno, j participou de aulas do tipo gincana? O professor divide a (Fonte: http://thebrain.mcgill.ca). turma em grupos e passa as atividades que
99

Introduo Psicologia da Aprendizagem

sero respondidas em conjunto. Todos se divertem e potencializam as condies de aprender. Mesmo que no seja com gincanas, os trabalhos em grupo realizados em sala de aula, por meio da superviso do professor, tendem a gerar resultados fabulosos. O aluno gosta de acertar e de aprender. Pena que o ensino tradicional no valorize muito esse mtodo. Existem at algumas escolas que desenvolvem programas em que o aluno com maior agilidade no aprendizado ajuda outro mais devagar. Experimente utilizar esta estratgia e observe que, na maioria das vezes, o aluno se sente mais vontade em tirar dvidas com o colega do que com o professor. Alm disso, o aluno que tira as dvidas dos outros passa a ter mais interesse pela matria. A motivao de ambos aumenta. Leia o seguinte caso. Numa determinada escola, um professor estava muito chateado com uma de suas turmas diante do comportamento que ela vinha apresentando. A sua atitude foi a seguinte: num determinado dia em que havia duas aulas seguidas, ele declarou que passaria um exerccio para ser resolvido durante o tempo das aulas, e quem no conseguisse resolv-lo perderia meio ponto. O detalhe que ele no entregou uma apostila com as perguntas, como de costume, mas copiou, uma a uma, as trinta questes no quadro, gastando praticamente o tempo de uma aula. Entendeu, caro aluno? A proposta no era ganhar, mas evitar perder. E na prtica, das duas aulas que o professor disse que os alunos teriam s restara uma, o que proporcionava dois
100

A teoria da aprendizagem de Vygotsky

minutos para cada questo. Ficou claro que a inteno do professor era tirar ponto dos alunos. Porm, algo o surpreendeu. Cerca de dez minutos aps ele ter terminado de copiar as questes, uma aluna entregou o exerccio com as respostas corretas. O professor a parabenizou, sem esconder sua admirao. O segredo que aquela era uma matria que a aluna adorava, e ela foi colocando a resposta medida que copiava o enunciado, precisando apenas de dez minutos para conferir no livro as respostas mais complexas. No entanto, o mais interessante vem a seguir. Os outros alunos, ao entenderem que iam perder meio ponto, e que a colega teve sucesso reconhecido, solicitaram a sua ajuda, perguntando como deviam responder. No, caro aluno, no foi no velho esquema da cola. As perguntas eram feitas diretamente na frente do professor, e ela respondia como eles deveriam procurar. Quando achavam uma possvel resposta, descreviam os fatos e ela dava o seu ponto de vista, sem dar a resposta, pois o professor estava ali prestando ateno em tudo. O resultado que toda a sala conseguiu resolver o exerccio, e quem

aula

Esta ilustrao resume a idia de Vygotsky. Foram utilizadas as duas formas de mediao, alm da interiorizao da resposta por meio da elaborao simblica que cada aluno conseguia ao discutir e retransmitir as informaes adquiridas. Tudo isto possibilitou o trabalho na ZDP, aumentando a capacidade de resoluo de uma tarefa.

101

Introduo Psicologia da Aprendizagem

aprendia ajudava o outro. O que era para ser um castigo virou aprendizado. O professor, ao entender o caminho que as coisas estavam tomando, no proibiu a ajuda, pois o contedo da sua disciplina estava sendo compreendido de uma forma mais clara e dinmica. Ao final de tudo, alm de ningum perder nada, a aluna que iniciou o processo ganhou meio ponto.

ATIVIDADES
Desenvolva uma atividade em que o aluno possa trabalhar desenvolvendo a ZDP.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


A atividade em grupo uma boa prtica para poder trabalhar a ZDP. Aps passar o contedo, pede-se aos alunos para formarem grupos que devero discutir as partes tericas e resolver as questes. Desta forma, iro utilizar as Mediaes Instrumentais, Sociais e a Interiorizao. Com isto, a capacidade de aprender aumentar, pois as idias de um provocaro a reflexo do outro, concordando ou discordando, explorando o mximo de possibilidades at que se chegue a um senso comum.

102

A teoria da aprendizagem de Vygotsky

esta forma, caro aluno, podemos concluir, a partir do que foi estudado nesta aula, que a atividade social e a produo simblica so indispensveis na constituio da Educao e na ao de aprender. No podemos deixar de lado as atividades que proporcionam a interao e a troca de conhecimentos entre os alunos, garantindo assim a motivao e a cooCONCLUSO perao para aprender e no se esquecendo nunca da boa superviso do professor.

aula

RESUMO
A teoria de Vygotsky nos traz como principal contribuio a idia de que, em grupo, o aprendizado potencializado. Ele nos mostra que toda a cultura produzida e aprendida s possvel diante das interaes sociais. Para isto, ele se utiliza de estudos que envolvem a cognio humana em comparao com a dos animais, esclarecendo que a nossa evoluo ocorreu a partir da condio de simbolizar e, por conta disto, produzir Mediadores Instrumentais e Sociais, que, ao serem interiorizados, modificam a forma de ver e atuar no mundo. Os mediadores e a interiorizao formam a base do que ele chamou de Zona de Desenvolvimento Prximo, diferena entre o que se pode realizar sozinho e o que s se pode realizar com a ajuda do outro. Devemos lembrar que vivemos em sociedade e, desta forma, a melhor maneira de se aprender em grupo.

103

Introduo Psicologia da Aprendizagem

REFERNCIAS
ALVAREZ, Amlia; RO, Pablo Del. Educao e desenvolvimento: a teoria de Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Prximo. In: Desenvolvimento psicolgico e educao. Porto Alegre: Artmed, 1996. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.

104

S-ar putea să vă placă și