Sunteți pe pagina 1din 16

O Sistema Financeiro Global - Parte 1: O Fundo Monetrio Internacional (FMI) Fonte: The August Review, http://www.augustreview.

com Recursos teis para sua maior compreenso

Ttulo do Livro 1

Ttulo do Livro 2

A trade dos controladores do sistema monetrio global inclui o FMI, o Banco Mundial e o Banco de Compensaes Internacionais (BIS, do acrnimo em ingls). Conforme evidenciado pelos crescentes protestos que ocorrem nas ruas durante todo encontro do FMI, esta uma organizao que as pessoas aparentemente acham fcil odiar. Financiado pelos contribuintes de todos os pases do mundo, o FMI distribui dinheiro aos bilhes para manter viva a globalizao. O mundo a colnia de ostras e os membros da elite globalista so os pescadores de prolas.

Introduo O Fundo Monetrio Internacional (FMI) : "Uma instituio pblica, estabelecida com o dinheiro fornecido pelos contribuintes de todo o mundo. importante observar isto porque o FMI no se reporta diretamente aos cidados que o financiam ou queles cujas vidas ele afeta. Ao contrrio, ele se reporta aos Ministros da Fazenda e aos bancos centrais dos governos em todo o mundo." [1] Essa declarao de um especialista, Joseph Stiglitz, que serviu durante sete anos como presidente do Conselho de Assessores Econmicos de governo Clinton e como economista-chefe do Banco Mundial. Stiglitz um globalista da corrente dominante, mas ainda honesto o suficiente para ter se tornado desiludido com as prticas corruptas do FMI e do Banco Mundial. O testemunho de primeira mo dele muito instrutivo:

Ttulo do Livro 3

Ttulo do Livro 4

"Burocratas internacionais - os smbolos sem face da ordem econmica mundial - esto sob ataque em toda a parte. Encontros antigamente rotineiros de tecnocratas obscuros, que discutem assuntos mundanos como a concesso de emprstimos e cotas comerciais, agora se tornaram a cena para furiosas batalhas de rua e enormes passeatas de protesto... Virtualmente toda importante reunio do Fundo Monetrio Internacional, do Banco Mundial e da Organizao Mundial do Comrcio agora cena para conflitos e protestos." [2] Por que o FMI uma organizao que as pessoas gostam de odiar? Este relatrio tentar lanar um pouco de luz sobre o assunto. O Incio do FMI De acordo com sua prpria literatura, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) foi "estabelecido para promover a cooperao monetria internacional, a estabilidade do cmbio e ajustes organizados para o cmbio, para patrocinar o crescimento econmico e altos nveis de emprego, para oferecer assistncia financeira temporria aos pases e ajudar a facilitar o ajuste da balana de pagamentos."

Dificilmente se pode dizer que essa descrio incua descreve as funes crticas que o FMI fornece para o processo da globalizao. De fato, o FMI um dos principais agentes de transformao na economia global e na governana global. O FMI foi na verdade criado em dezembro de 1945, quando os primeiros 29 pases-membro assinaram seus Artigos do Acordo, e iniciou suas operaes em 1 de maro de 1947. (NT: Atualmente existem 185 pases-membro.) A autorizao para o FMI veio alguns meses antes na famosa Conferncia de Bretton Woods, em julho de 1944. Bretton Woods: - A Conferncia de Bretton Woods e o Acordo de Bretton Woods definiram o cenrio para uma nova ordem econmica e monetria internacional para o perodo aps a Segunda Guerra Mundial. Reunidos em Bretton Woods, estado de New Hampshire, EUA, em 1944, os delegados se comprometeram com o Acordo de Bretton Woods, instituindo o Banco Internacional para a Reconstruo de Desenvolvimento (BIRD, melhor conhecido como Banco Mundial) e o Fundo Monetrio Internacional. Logo aps o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, os Acordos de Bretton Woods estabeleceram um sistema de procedimentos e regras, junto com as instituies para imp-lo, que propunha que os pases-membro adotassem uma poltica monetria que era fixada em termos de ouro. Embora o sistema de Bretton Woods tenha entrado totalmente em colapso em 1971, quando o presidente Nixon suspendeu a conversibilidade do dlar em ouro, as instituies criadas em 1944 continuaram sem interrupes. Embora qualquer pas possa se tornar membro do FMI, o caminho para o ingresso digno de observao. Quando o pedido de ingresso apresentado diretoria executiva do FMI, um "Compromisso de Participao" feito Junta de Diretores, que trata a cota do membro, os direitos de subscrio e de votao. Se aprovado pela diretoria, o pas candidato precisa fazer emendas em suas prprias leis de modo a permitir que assine os Artigos do Acordo do FMI e cumpra as obrigaes requeridas dos membros. Em outras palavras, o pas-membro subordina certa poro de sua soberania nacional ao FMI. Isto arma o cenrio para o FMI assumir um papel ativo nos assuntos do pas-membro. Soberania: O princpio que o Estado exerce poder absoluto sobre seu territrio, seu sistema de governo e sua populao. De acordo com esse princpio, a autoridade interna do Estado se sobrepe a de todos os outros organismos. O FMI visto por alguns como uma organizao global, mas preciso observar que o governo dos EUA tem um poder de voto de 18,5% na diretoria do FMI, ou trs vezes mais do que qualquer outro pas-membro. Alm disso, a organizao est sediada em Washington DC.

Os Fundadores do FMI: Harry Dexter White e John Maynard Keynes Os principais arquitetos do sistema de Bretton Wood e, portanto, do FMI, foram Harry Dexter White e John Maynard Keynes. Keynes foi um economista ingls que sempre teve um enorme impacto no pensamento econmico global, a despeito do fato que muitas de suas teorias econmicas j tenham sido totalmente desacreditadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele props a dissoluo do Banco de Compensaes Internacionais pelo fato de ser dominado por agentes nazistas. Entretanto, aps a guerra, quando desmantelar o BIS foi realmente mandado pelo Congresso, ele argumentou contra a dissoluo at a criao do FMI e do Banco Mundial. Seu ltimo argumento era a lgica freqente e bastante surrada: "Se o fecharmos cedo demais, o sistema financeiro internacional entrar em colapso." Os instintos globalistas de Keynes o levaram a propor a criao de uma moeda global, chamada Bancor, que seria administrada por um banco central global. Essa idia fracassou totalmente. Harry Dexter White tambm era considerado um economista brilhante e foi indicado em 1942 como assistente de Henry Morgenthau, o ento Secretrio do Tesouro. Ele permaneceu como o assistente de maior confiana de Morgenthau durante todo o mandato dele, e argumentava verbosamente contra o Banco de Compensaes Internacionais. Como Morgenthau e a maioria dos americanos, White era fortemente antinazista. Entretanto ele NO era pr-EUA. [3] Em 16 de outubro de 1950, um memorando do FBI identificou White como um espio sovitico, cujo codinome era 'Jurista'. Seguindo o colapso da Unio Sovitica em 1991, documentos antigamente secretos vieram ao conhecimento pblico e lanaram nova luz na questo. White no apenas estava entre os 50 espies identificados, mas provavelmente era o principal espio da URSS nos EUA. Em 1999, o Hoover Digest escreveu: "Em seu novo livro Venona: Decoding Soviet Espionage in America, Harvey Klehr e John Haynes argumentam que dos cerca de cinqenta americanos que espionaram para Stalin (muitos outros nunca foram identificados), Harry Dexter White foi provavelmente o agente mais importante." "As interceptaes Venona revelaram que na Conferncia em San Francisco, que fundou a Organizao das Naes Unidas em 1945, White se reuniu com um oficial sovitico da KGB e o informou da posio de negociao do governo americano em diversas questes. (O codinome de White na KGB foi em vrios momentos 'Advogado', 'Ricardo' e 'Reed') Outra mensagem da

KGB observava que White estava pensando em renunciar ao seu alto cargo no Tesouro e ingressar no setor privado porque precisava de uma renda maior para conseguir pagar as despesas com a instruo de sua filha na universidade. White era considerado to importante para o Kremlin que seus controladores propuseram pagar as despesas com instruo para que White pudesse continuar no Tesouro." [4] Tivesse White vivido alm de 1946, ele provavelmente teria sido processado por alta traio contra os EUA, a pena para a qual a execuo. Tais eram a fibra moral e as credenciais intelectuais dos criadores do FMI: Um deles era um economista e idelogo ingls com uma inclinao marcadamente globalista, e o outro era um funcionrio de alto escalo do governo americano e que era tambm um espio sovitico. Tentar descobrir onde esses dois homens realmente estavam aos olhos da elite global tem mais reviravoltas do que um livro de mistrios do Sherlock Holmes. Isto pode ser mais facilmente percebido pelo resultado final - a bem-sucedida criao do FMI e do Banco Mundial, ambos os quais foram calorosamente endossados por tipos como J. P. Morgan e o Chase Bank, entre outros banqueiros internacionais. Particionando: O FMI Versus o Banco Mundial e o BIS Existe uma trade de potncias monetrias que dominam as operaes financeiras globais: O FMI, o Banco Mundial e o Banco de Compensaes Internacionais. Embora eles trabalhem juntos de forma muito ntima, necessrio ver qual o papel de cada um no processo da globalizao. O Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial interagem somente com os governos, enquanto que o BIS interage somente com outros bancos centrais. O FMI empresta dinheiro para os governos nacionais e freqentemente esses pases esto enfrentando alguma crise fiscal ou monetria. Alm disso, o FMI arrecada dinheiro recebendo contribuies das cotas dos seus 185 pases-membro. Embora os pases-membro possam pedir dinheiro emprestado para fazerem suas contribuies de cotas, ela , na verdade, dinheiro dos impostos pagos pelos contribuintes. [5] O Banco Mundial tambm empresta dinheiro para os governos e tem 185 pases-membro. Dentro do Banco Mundial existem duas entidades separadas - o Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD) e a Associao Internacional para o Desenvolvimento (IDA, do acrnimo em ingls). O BIRD enfoca os pases de renda mdia e pases merecedores de receber crditos, enquanto a IDA enfoca os pases mais pobres do mundo. O Banco Mundial auto-suficiente para as operaes internas, emprestando dinheiro por emprstimo direto dos bancos e pelas emisses de ttulos flutuantes, e ento emprestando esse dinheiro por meio do BIRD e da IDA para os pases em dificuldades. [6] O BIS, como o banco central para os outros bancos centrais, facilita o movimento do dinheiro. Ele bem conhecido por fazer "emprstimos-ponte" para os bancos centrais dos pases em que o dinheiro do FMI ou do Banco Mundial foi prometido, mas ainda no liberado. Esses emprstimos-ponte ento so devolvidos pelos respectivos governos quando ocorre a liberao dos fundos que foram prometidos pelo FMI ou pelo Banco Mundial. [7]

O FMI ficou conhecido como "emprestador do ltimo recurso". Quando um pas comea a fraquejar por causa de problemas com os dficits comerciais ou com o peso excessivo da dvida, o FMI pode interferir e oferecer socorro financeiro. Se o pas fosse um paciente em um hospital, o tratamento incluiria uma transfuso de sangue e outras medidas para manter o paciente vivo - a plena recuperao no est realmente em vista, nem algo que j tenha acontecido. preciso lembrar que as operaes de resgate no seriam necessrias se os bancos centrais, os bancos internacionais, o FMI e o Banco Mundial no emprestassem dinheiro e levassem esses pases a contrair dvidas que eles no poderiam pagar. O Propsito e Estrutura do FMI De acordo com o panfleto do FMI, "Uma Instituio Global: Uma Viso Rpida Sobre o Papel do FMI": "O FMI a instituio central para o sistema financeiro internacional - o sistema de pagamentos internacionais e taxas de cmbio entre as moedas nacionais que permite que negcios ocorram entre os pases." "Ele tem o objetivo de evitar crises no sistema encorajando os pases a adotarem polticas econmicas slidas; ele tambm - como seu nome sugere - um fundo que pode ser utilizado pelos membros que precisarem de recursos financeiros temporrios para lidar com os problemas na balana de pagamentos." O FMI trabalha para a prosperidade global promovendo

Expanso equilibrada do comrcio mundial; Estabilidade das taxas de cmbio; Evitando a desvalorizao competitiva das moedas e Fazendo a correo ordeira dos problemas na balana de pagamentos.

"Os propsitos estatutrios do FMI incluem promover a expanso equilibrada do comrcio mundial, a estabilidade das taxas de cmbio, evitar a desvalorizao competitiva das moedas e fazer a correo ordeira dos problemas na balana de pagamentos de um pas." [8] [Nota: A nfase deles] Embora o FMI tenha mudado significativamente ao longo dos anos, sua literatura atual deixa bem claro que os propsitos estatutrios hoje so os mesmos que na poca em que eles foram formulados, em 1944: i. Promover a cooperao monetria internacional por meio de uma instituio permanente que fornea a estrutura para consultas e colaborao a respeito dos problemas monetrios internacionais. Facilitar a expanso e o crescimento equilibrado do comrcio internacional e, assim, contribuir para a promoo e manuteno de altos nveis de emprego e da renda real,

ii.

e tambm para o desenvolvimento dos recursos produtivos de todos os membros como objetivos principais da poltica econmica. iii. Promover a estabilidade do cmbio, manter os ajustes de cmbio de forma ordeira entre os membros e evitar a desvalorizao competitiva da taxa de cmbio. Ajudar no estabelecimento de um sistema multilateral de pagamentos referente s transaes correntes entre os membros e a eliminao das restries que dificultam o crescimento do comrcio internacional. Dar confiana aos membros, tornando os recursos gerais do Fundo temporariamente disponveis para eles dentro de salvaguardas adequadas, proporcionando-lhes a oportunidade de corrigirem os desajustes em sua balana de pagamentos sem que precisem recorrer medidas destrutivas para a prosperidade nacional ou internacional. De acordo com o acima descrito, encurtar a durao e diminuir o grau de desequilbrio nas balanas de pagamentos internacionais dos membros. [8]

iv.

v.

vi.

Por mais elevado e nobre que isso possa parecer, pode-se interpretar os significados conferindo suas aes. Por exemplo, "consultoria e colaborao" freqentemente significa "imporemos nossas polticas ao seu pas" e "salvaguardas adequadas" significam "exigiremos garantias e concesses para emprestarmos nosso dinheiro". O FMI tem sido comparado a uma cooperativa de crdito internacional, em que os pasesmembro que contribuem para a formao das reservas tm a oportunidade de tomar emprstimos quando surgir a necessidade. O FMI tambm capaz de arrecadar fundos tomando emprstimos dos pases-membro ou dos mercados privados. No entanto, at aqui o FMI afirma no ter arrecadado fundos junto aos mercados privados. Este relatrio examinar quatro aspectos das operaes do FMI: Moeda e funes monetrias, riscos morais, operaes de socorro financeiro durante as crises monetrias e condicionalidades. Moeda, Funo Monetria e Ouro Dois anos antes do colapso do sistema de Bretton Woods, o FMI criou um mecanismo de reserva chamado Direito Especial de Saque (Special Drawing Right, ou SDR). "O Direito Especial de Saque no uma moeda, nem um item do passivo do FMI, mas ao contrrio, basicamente uma requisio potencial em moedas livremente utilizveis. Moedas livremente utilizveis, conforme determinado pelo FMI, so o dlar americano, o euro, o iene japons e a libra esterlina." [9] Como o valor das moedas componentes muda com relao umas s outras, o valor do Direito Especial de Saque muda com relao a cada componente. Em 29 de dezembro de 2005, um SDR estava avaliado em US$ 1,4291 e sua taxa de juros estava fixada em 3.03%.

No deve haver engano na mente do leitor que o FMI corretamente v a si mesmo como o "controlador da moeda" para todos os pases que pegaram carona no Expresso Globalizao. De acordo com uma publicao oficial: "Portanto, o FMI est preocupado no somente com os problemas dos pases individuais mas tambm com a operao do sistema monetrio internacional como um todo. Suas atividades esto direcionadas a promover as polticas e estratgias por meio das quais seus membros podem trabalhar juntos para garantir um sistema financeiro estvel e o crescimento econmico sustentvel. O FMI oferece um foro para a cooperao financeira internacional e, portanto, para uma evoluo ordeira do sistema e submete uma ampla rea das questes monetrias internacionais aos convnios da lei, da persuaso moral e do entendimento. O FMI trabalha bem de perto com o Banco de Compensaes Internacionais na promoo da harmonia nos mercados monetrios, nas taxas de cmbio, nas polticas monetrias, etc. O BIS, como o banco central dos bancos centrais, mais provavelmente diz ao FMI o que fazer e no o contrrio. Essa noo confirmada pelo fato que em 10 de maro de 2003, o BIS adotou o SDR como seu ativo de reserva oficial, abandonando totalmente o franco suo em ouro de 1930. Essa ao removeu todas as restries para a criao de papel-moeda no mundo. Em outras palavras, o ouro no lastreia mais nenhuma moeda nacional, deixando os bancos centrais com o campo totalmente aberto para criar dinheiro conforme eles somente acharem apropriado. Lembre-se que quase todos os bancos centrais no mundo so entidades privadas ou mistas, com uma franquia exclusiva para obter emprstimos para seus respectivos pases. Isto no quer dizer que o ouro no tenha funo atual ou futura no dinheiro internacional. Dentro do sistema de Bretton Woods, o ouro era o ativo de reserva central e os subscritores originais contriburam com grandes quantidades de barras de ouro. O ouro foi abandonado totalmente em 1971, mas o FMI continua a possuir e manter ouro at o presente: 103,4 milhes de onas (3.217 toneladas) com um valor atual de mercado de aproximadamente 45 bilhes de dlares. No uma quantia pequena de ouro! O Tesouro dos EUA afirma ter 261.5 milhes de onas de ouro, mas nunca houve uma auditoria oficial e fsica em Fort Knox e em outros depsitos para confirmar essa afirmao. Somente para comparao, a Gr-Bretanha afirma ter 228 milhes de onas em ouro. O BIS, o FMI e os principais bancos centrais (notavelmente o Federal Reserve Bank de Nova York, e o Banco da Inglaterra) tm coletiva e metodicamente vendido pores de suas reservas em ouro ao mesmo tempo em que afirmam que "o ouro est morto". Essa manipulao provocou a reduo do preo do ouro desde o incio dos anos 1970. O livro de Anthony Sutton de 1979, The War on Gold (A Guerra Contra o Ouro), trata desse assunto. Mais recentemente, o grupo Gold Anti-Trust Action Committee (GATA) foi fundado em 1999 essencialmente com o mesmo argumento: o ouro tem sido manipulado de forma desleal. suficiente dizer que se tantas organizaes conspiram para manter "o ouro como dinheiro" longe da mente do pblico, ento o ouro no est morto, mas foi apenas temporariamente colocado de lado. Quando as moedas fajutas criadas a partir do nada tiverem sido totalmente

drenadas e exauridas pelo cartel global, o ouro provavelmente ser trazido de volta pelas mesmas pessoas que nos disseram que ele estava morto. Risco Moral Este um termo tcnico jurdico com um significado bem preciso, mas pode ser compreendido com facilidade. Risco moral o termo dado ao risco aumentado de um comportamento imoral que resulta em um resultado negativo (o "risco"), porque as pessoas que aumentaram o risco potencial em primeiro lugar no sofrem conseqncia alguma, ou se beneficiam dele. Embora o FMI esteja repleto de exemplos especficos de risco moral, sua prpria existncia um risco moral. O eminente economista Hans F. Sennholz (do Grove City College) resume as operaes do FMI da seguinte forma: "O FMI na verdade incentiva os banqueiros e investidores a tomarem riscos imprudentes fornecendo fundos criados com o dinheiro do contribuinte para socorr-los. Ele incentiva os governos corruptos a adotarem polticas de expanso e retrao econmica, vindo em resgate sempre que eles ficam sem reservas em dlar." [11] A movimentao do dinheiro ocorre da seguinte forma: O Banco Mundial e o BIS desenvolvem os mercados para crdito incentivando os governos a contrarem emprstimos. Eles (e os bancos privados juntamente) so incentivados a tomarem emprstimos arriscados por que sabem que o FMI est pronto para resgatar os pases que no estiverem honrando os emprstimos - o risco moral. medida que os juros devidos se acumulam e finalmente ameaam toda a estabilidade financeira do pas afetado, o FMI intervm com uma operao de "socorro". Os emprstimos atrasados so substitudos ou reestruturados com emprstimos do FMI (fornecidos com o dinheiro dos impostos pagos pelos contribuintes). Dinheiro adicional emprestado para pagar os juros e permitir uma maior expanso da economia. No fim, o pas desesperado est ainda mais endividado e agora est sobrecarregado com todos os tipos de restries e condies adicionais. Alm disso, debaixo do falso escudo da "reduo da pobreza", os cidados invariavelmente acabam ficando em uma posio pior do que estavam no incio. Condicionalidades Este tambm um termo tcnico que tem um significado especfico: Uma condicionalidade uma condio vinculada a um emprstimo ou a um alvio da dvida concedido pelo FMI ou pelo Banco Mundial. Tipicamente, as condicionalidades no tm uma natureza financeira, como por exemplo, requerer que um pas privatize ou deixe de controlar servios pblicos fundamentais. Condicionalidades - Os pases precisam adotar polticas econmicas especificadas como condio para receberem um emprstimo das instituies financeiras multilaterais como o FMI e o Banco Mundial. Exemplos de condicionalidades so os Programas de Ajuste Estrutural, que incluem medidas rgidas

de austeridade que em muitos casos tm efeitos devastadores na economia do pas que j luta com dificuldades. As condicionalidades so mais significativas dentro dos assim chamados Programas de Ajuste Estrutural, criados pelo FMI. Os pases so obrigados a implementar, ou prometer implementar, as condicionalidades vinculadas para que o emprstimo seja aprovado. Programa de Ajuste Estrutural - Um processo imposto sobre os pases pobres em que eles precisam privatizar o setor de servios, exportar mais e reduzir o papel do governo na economia de modo a obter os emprstimos do Fundo Monetrio Internacional e do Banco Mundial. Os programas de ajuste estrutural produzem devastao para os cidados vulnerveis dos pases pobres, uma vez que eles perdem mais de suas poucas protees e servios. Os efeitos das condicionalidades so notveis. O centro de estudos e debates globalista Foreign Policy in Focus publicou o relatrio "Socorro Financeiro do FMI e Fluxos Financeiros Globais", do Dr. David Felix, em 1998. A introduo apresenta os seguintes pontoschave:

O FMI foi transformado em um instrumento para espreitar e abrir os mercados do Terceiro Mundo para o capital estrangeiro e para coletar as dvidas externas. Essa transformao viola o esprito e a substncia da Carta do FMI e aumenta os custos para os pases que solicitam ajuda financeira do FMI. A crise operacional do FMI deriva da crescente resistncia dos devedores s suas exigncias de poltica, aumentando os custos fiscais e acumulando evidncias do fracasso das polticas do FMI. [12]

O pblico geral no tem visto essas "crticas internas" do FMI. Se algum de fora fizesse as mesmas crticas, seria colocado em ostracismo e considerado parte de um grupelho radical. Portanto, as condicionalidades so um instrumento para forar a abertura dos mercados nos pases do Terceiro Mundo e coletar as dvidas atrasadas das organizaes pblicas e privadas. O resultado acumulado das condicionalidades o aumento da resistncia a essas exigncias, chegando perto do dio em muitos pases. Os pases que menos podem pagar so forados a arcar com custos crescentes, dvida adicional e reduo de sua soberania nacional. Talvez o relatrio de mais alta credibilidade sobre essa questo tenha sido produzido em 2002 por Axel Dreher, do Instituto de Economia Internacional de Hamburgo, intitulado "Desenvolvimento e Implementao das Condicionalidades do FMI e do Banco Mundial". Dreher observa que no houve considerao de condicionalidades na fundao do FMI, mas ao contrrio, elas foram acrescentadas gradualmente em nmero cada vez maior ao longo dos anos e principalmente por interesse dos bancos americanos. [13] As condicionalidades so arbitrrias, no-regulamentadas e impostas em graus variados em diferentes pases de acordo

com a vontade dos negociadores. Os pases recipientes tm pouco ou nenhum poder de barganha. O August Review j observou diversas vezes que 1973, com a criao da Comisso Trilateral, foi um ano piv na correria para a globalizao. No surpresa ento, que as condicionalidades tenham se tornado uma prtica comercial padro em 1974 com a introduo da Facilidade Estendida do Fundo (EFF). [14] A EFF criou linhas de crdito que poderiam ser usadas conforme necessrio por um pas que estivesse enfrentando problemas, criando assim mais riscos morais. Comisso Trilateral: - Uma organizao privada fundada em 1973 por David Rockefeller e Zbigniew Brzezinski. Existem cerca de 300 membros, que so vitalcios e provenientes da Europa, Japo e Amrica do Norte. Esses membros elitistas consistem de diretores de grandes empresas, acadmicos e polticos de alto escalo. Dreher tambm salienta a rgida coordenao com o Banco Mundial: "As reformas sob os programas do FMI so criadas principalmente pelos economistas do Banco Mundial. As condicionalidades do Fundo freqentemente reforavam as medidas contidas nas operaes de reforma de empresas pblicas suportadas pelo banco. A seleo de empresas pblicas a serem reformadas bem como as modalidades e os cronogramas tambm eram desenvolvidos pelo Banco Mundial." [15] Portanto, vemos que o FMI no atua sozinho na aplicao das condicionalidades e que, em alguns casos, essa aplicao claramente orientada pelo Banco Mundial. A meticulosa pesquisa de Dreher revelou outra estatstica interessante: A condio mais freqente includa a privatizao dos bancos - includa em 35% dos programas analisados! Os banqueiros internacionais sempre tiveram desdm pelos bancos administrados pelos governos, em vez de pela iniciativa privada, ou empresas de capital aberto. Assim, eles usam o FMI e o Banco Mundial para forar a privatizao do que resta nas mos dos governos no Terceiro Mundo. Se tudo isso no fosse preocupante o suficiente, Dreher diz que existem conexes diretas entre as condicionalidades e vrios bancos privados que trabalham em sintonia com o FMI e o Banco Mundial. "Como os credores privados estavam dispostos a emprestar ainda mais somente se os programas do FMI estivessem sendo implementados, a alavancagem do Fundo foi aumentada... como para a soluo das crises algumas vezes mais dinheiro necessrio do que pode ser fornecido pelas instituies financeiras internacionais, o FMI e o Banco Mundial dependem desses credores privados que devem, portanto, ter o poder de pressionar por condies que atendam aos seus interesses." [17] Com o FMI, o Banco Mundial e outros bancos internacionais forando os governos a administrarem seus pases de modos que no so de sua escolha, e com os EUA vistos como o

controlador principal dessas organizaes, no de se admirar que o Terceiro Mundo tenha desenvolvido um dio to intenso pelos EUA e pela globalizao em seu prprio interesse que eles exportam sempre que possvel. O processo de globalizao muito freqentemente antidemocrtico e totalmente ineficaz para cumprir seu elevado objetivo declarado de reduo da pobreza. Deve estar evidente agora que o "abridor de latas" para a globalizao ocorrer o poder do dinheiro. O dinheiro emprestado escraviza o devedor e coloca-o na dependncia daquele que empresta. Quando o presidente Bill Clinton finalmente reconheceu o erro de suas atitudes durante o caso com a estagiria Monica Lewinski, ele declarou que foi pela pior das razes: "Por que eu podia". Por que essas organizaes financeiras se aproveitam daqueles a quem eles sistematicamente colocam em risco? Porque elas podem. O Socorro do FMI ao Brasil Em 1998, a crise com a moeda brasileira foi causada pela incapacidade do pas de pagar os juros acumulados excessivos sobre os emprstimos feitos por um perodo prolongado de tempo. Esses emprstimos foram feitos por bancos como Citigroup, J. P. Morgan, Chase e FleetBoston e eles poderiam sofrer a perda de uma imensa quantidade de dinheiro. O FMI, o Banco Mundial e os EUA socorreram o Brasil com um pacote de 41,5 bilhes de dlares, o que salvou o Brasil, sua moeda e, incidentalmente, alguns bancos privados. O congressista Bernard Sanders (I-VT), membro do Subcomit de Poltica Monetria e Comrcio Internacionais, alertou sobre essa operao de lavagem de dinheiro. Vale a pena ler toda a declarao de Sanders para a imprensa: Socorro do FMI ao Brasil Mamata Para os Bancos, Mas Desastre Para os Contribuintes Americanos Burlington, Vermont - 15 de agosto - O congressista Bernard Sanders (I-VT), um membro influente do Subcomit de Comrcio e Poltica Monetria Internacionais, props hoje uma investigao imediata do Congresso sobre o recente socorro de 30 bilhes de dlares do Fundo Monetrio Internacional (FMI) ao Brasil. Sanders, que se ops vigorosamente ao socorro financeiro e o considera uma forma de fornecer facilidades s empresas, quer que o Congresso descubra por que os contribuintes norte-americanos esto sendo solicitados a fornecer bilhes de dlares ao Brasil e quanto desse dinheiro ser canalizado para os bancos americanos, como o Citigroup, FleetBoston e J. P. Morgan Chase. Esses bancos tm aproximadamente 25.6 bilhes em grandes emprstimos a tomadores brasileiros. Os contribuintes americanos financiam o FMI por meio de uma linha de crdito de 37 bilhes de dlares. Sanders disse: "Em uma poca quando temos um dficit nacional de 6 trilhes, um dficit federal crescente e um nmero cada vez maior de necessidades sociais no atendidas para nossos ex-combatentes, idosos e crianas, inaceitvel que bilhes de dlares de dinheiro do contribuinte sejam gastos para o FMI socorrer o Brasil."

"Esse dinheiro no ir ajudar de forma significativa os pobres naquele pas. Os verdadeiros beneficirios nesta situao so os grandes e lucrativos bancos americanos, como o Citigroup, que ganharam bilhes de dlares em investimentos arriscados no Brasil e agora querem ter certeza que seus investimentos sero recuperados. Esse socorro representa uma flagrante forma de criao de facilidades para as empresas que precisa terminar. Interessantemente, esses bancos fizeram contribuies substanciais para a campanha de ambos os partidos polticos, o congressista acrescentou. Sanders observou que as polticas neoliberais do FMI desenvolvidas nos anos 1980, empurrando os pases em direo ao livre comrcio sem restries, privatizao e ao corte abrupto das redes de segurana social foi um desastre para a Amrica Latina e contribuiu para o crescimento da pobreza em todo o mundo. Ao mesmo tempo em que certos pases da Amrica Latina, como o Brasil e a Argentina seguiram essas polticas neoliberais impostas pelo FMI, de 1980 a 2000, a renda per capita na Amrica Latina cresceu a somente um dcimo da taxa das duas dcadas anteriores. Sanders continuou: "As polticas do FMI nos ltimos vinte anos defendendo o livre comrcio sem restries, a privatizao, desregulamentao e o corte sbito dos investimentos dos governos em sade, educao e previdncia social foram um fracasso total para as famlias de baixa renda e da classe mdia no mundo em desenvolvimento e nos Estados Unidos. Claramente, essas polticas somente ajudaram as grandes empresas em sua busca constante por mo de obra mais barata e regulamentaes ambientais mais frouxas. O Congresso precisa trabalhar em uma nova poltica que proteja os trabalhadores, aumente os padres de vida e melhore o meio ambiente." [nfase acrescentada] O Socorro Financeiro do FMI sia A crise das moedas asiticas estourou em 1998, mas o FMI estava a postos para um gigantesco socorro. Vozes crticas do FMI naquele tempo incluram George P. Schultz (membro da Comisso Trilateral), William E. Simon (Secretrio do Tesouro nas administraes Nixon e Ford) e Walter B. Wriston (ex-presidente do Citigroup/Citibank e membro do CFR, o Conselho das Relaes Internacionais). Eles escreveram conjuntamente "Abolir o FMI?" para a Instituio Hoover, onde Shultz tambm era um membro de destaque. O artigo diz: "O socorro de 118 bilhes sia, que poder chegar a 160 bilhes, de longe o maior j feito pelo FMI. Um segundo distante foi o socorro ao Mxico, em 1995, que envolveu cerca de 30 bilhes em emprstimos, a maior parte do FMI e do Tesouro dos EUA. Os defensores do FMI freqentemente citam o socorro ao Mxico como um sucesso porque o governo mexicano pagou os emprstimos dentro dos prazos previstos. Mas o povo mexicano sofreu um grande declnio em seu padro de vida como resultado daquela crise.Como tpico quando o FMI intervm, os governos e os emprestadores foram socorridos, mas no a populao." [18; nfase adicionada] O ataque virulento continua por todo o artigo e conclui assim: "O FMI ineficaz, desnecessrio e obsoleto. No precisamos de outro FMI, como George Soros recomenda. Uma vez que a crise asitica terminar, devemos abolir aquele que temos." [18]

interessante que esses membros centrais da elite global estejam apedrejando sua prpria instituio. O que causa indignao v-los se esquivarem totalmente de sua prpria culpa pessoal por terem usado o FMI para dirigir a globalizao com todos os seus malfadados efeitos colaterais. O fato que eles descrevem sucintamente o dano feito pelo FMI dispensa claramente sua tpica afirmao de "ignorncia". Estariam eles armando o cenrio para o futuro desmantelamento do FMI para que ele seja substitudo por outra autoridade monetria ainda mais poderosa? Somente o tempo dir. Argentina: Estudo de um Caso de Privatizao Em 2001, o FMI entregou um pacote de ajuda financeira Argentina, no valor de 8 bilhes de dlares. Os maiores beneficirios foram os grandes bancos europeus, que detinham cerca de 75% da dvida externa do pas. O rio do dinheiro fluiu da seguinte forma: O FMI entregou 8 bilhes de dlares (aproximadamente 1,6 bilho era dinheiro suado dos impostos pagos pelos contribuintes americanos) para a Argentina; a Argentina comprou ttulos do Tesouro dos EUA (o governo americano recebeu os dlares de volta aps estes serem 'monetizados'); a Argentina entregou os ttulos do Tesouro dos EUA aos bancos credores, que gentilmente concordaram em aposentar os inteis ttulos argentinos. Menos de uma dcada antes, o FMI e o Banco Mundial apoiaram a Argentina no maior projeto de privatizao das guas no mundo. Em 1993, guas Argentinas foi formada entre a Secretaria de Recursos Hdricos da Argentina e um consrcio que inclua o grupo Suez, da Frana (a maior empresa de guas no mundo) e guas de Barcelona, da Espanha. A nova empresa cobria uma regio povoada por mais de dez milhes de pessoas. Agora, aps dez anos de tarifas mais altas para a gua, menor qualidade na gua e no tratamento do esgoto, e melhorias na infra-estrutura negligenciadas, o consrcio est rescindindo seu contrato de trinta anos e saindo fora. A amargura entre guas e os oficiais do governo se aprofunda por causa das promessas quebradas e das reaes polticas. A seqela de guas Argentinas registrada na edio on-line de 21 de novembro de 2005 do jornal britnico The Guardian: Mais de um milho de residentes na provncia rural argentina de Santa F esto enfrentando uma ansiosa espera para saber se haver gua em suas torneiras e na descarga da privada nas prximas semanas. Desde 1995, a provncia tem seu fornecimento de gua potvel e os servios de saneamento realizados por um consrcio liderado pela multinacional francesa Suez; agora, o gigante grupo do setor de servios quer sair e planeja fazer isso no prazo de um ms. A deciso, que segue o colapso ruidoso de outros esquemas de privatizao das guas em pases incluindo Tanznia, Porto Rico, Filipinas e Bolvia, levanta novamente questes sobre a viabilidade de privatizar servios pblicos nos pases em desenvolvimento. O grupo Suez tambm est se preparando para abandonar antecipadamente sua antigamente lucrativa concesso na capital argentina, Buenos Aires. O contrato, firmado em 1993, marcou o maior projeto de privatizao de guas no mundo.

Em ambos os casos, a empresa francesa est rescindindo seu contrato de trinta anos com apenas um tero do perodo cumprido. O grupo Suez no consegue fazer a concesso gerar lucros - pelo menos no dentro dos termos do acordo atual. O gigante grupo francs conseguiu ambos os acordos de servios em meados dos anos 1990, quando a Argentina fez uma gigantesca reforma em seu setor de servios pblicos, em grande parte por ordem do Banco Mundial e de outras agncias de emprstimo. [19] A companhia guas Argentinas explorou o mercado enquanto pde e depois simplesmente deu o fora. E por que no? Os lucros cessaram e aquele no o pas deles! As estatsticas globais mostram que cerca de 460 milhes de pessoas em todo o mundo agora dependem da empresas privadas para o fornecimento de gua potvel, como a guas Argentinas, em comparao com apenas 51 milhes em 1990. O FMI (e o Banco Mundial) alavancaram os 400 milhes de clientes adicionais para os contratos de privatizao com as megaempresas de abastecimento de gua da Europa e dos EUA. Agora que toda a gordura j foi retirada do leite, essas mesmas empresas esto dando desculpas e saindo da festa deixando os clientes furiosos e os governos trpegos, incapazes e ainda sobrecarregados com os bilhes de dlares da dvida incorrida (por insistncia delas) para iniciar Concluso Este relatrio no pretende ser uma anlise exaustiva do FMI. Existem muitas facetas, exemplos e estudos de casos que poderiam ser explorados. Na verdade, muitos livros com anlises crticas j foram escritos sobre o FMI. O objetivo deste relatrio foi mostrar de forma geral como o FMI se encaixa na globalizao como um membro crtico na trade de potncias monetrias globais: O FMI, o BIS e o Banco Mundial. Apesar das propostas para a dissoluo do FMI, algumas vindas at mesmo de dentro do prprio sistema globalista, ele continua a operar sem impedimentos e virtualmente sem prestar contas a ningum. Isso lembra a continuao da operao do BIS mesmo aps sua dissoluo ser determinada oficialmente aps a Segunda Guerra Mundial. Para os propsitos deste relatrio, suficiente concluir que:

Dos dois fundadores do FMI, um era um americano traidor de seu prprio pas e o outro era um cidado britnico totalmente dedicado ao globalismo. O FMI, em coordenao com o BIS, controla rigidamente as moedas e as taxas de cmbio na economia global. O FMI um canal para o dinheiro do contribuinte ser usado para socorrer os bancos privados que fazem emprstimos questionveis a pases j sobrecarregados com muita dvida. O FMI usa condicionalidades como uma alavanca para forar a privatizao das indstrias bsicas, como bancos estatais e servios de gua e saneamento bsico.

As condicionalidades so freqentemente estruturadas com a ajuda dos bancos privados que emprestam junto com o FMI. As polticas de privatizao atingem exatamente o efeito oposto do que prometido. A elite globalista no ignora e nem se arrepende dos problemas e aflies que o FMI tem causado a tantos pases do Terceiro Mundo. Quando o clamor pblico torna-se alto demais, a elite globalista simplesmente juntase aos crticos (desse movo esquivando-se de toda a culpa) ao mesmo tempo em que caladamente cria novas iniciativas que permitam elite dar continuidade aos negcios - isto , aos seus negcios!

S-ar putea să vă placă și