Sunteți pe pagina 1din 7

IDIAS PAGS E CRISTS NO BAIXO IMPRIO ROMANO

SOUZA, Rodrigo Gonalves de (UEM) VENTURINI, Renata Lopes Biazotto (UEM)

A Idade de Ouro da sociedade romana revelava, no final do sculo II d.C., sinais aparentes de crise. A prosperidade econmica e a bem sucedida administrao poltica do Alto Imprio encontraram seu termo. A Pax Romana tornou-se uma saudosa lembrana do passado. Pobreza generalizada; conflitos polticos; falta de liberdade e opresses, passaram a compor o cenrio da Roma antiga durante o Baixo Imprio Romano. Recorrer a uma abordagem idealista, a de que a crise estava estreitamente vinculada aos problemas econmicos que abalaram a sociedade romana tardia, no possibilita explicar um problema que se apresenta com sintomas ainda mais profundos. A crise foi resultado de mltiplos fatores: instabilidade e declnio moral da poltica imperial; misria e penria que atingiu grande parte da populao, em decorrncia da crise na agricultura; invases brbaras e guerras civis. A estrutura social romana passou por transformaes e rupturas, com o declnio da aristocracia e a formao de novas camadas sociais que estavam margem da organizao tradicional, reivindicando espao e representao social. Sobre os aspectos da crise Alfoldy escreveu:

A pobreza, a falta de liberdade e a opresso caracterizaram as condies de vida normais para vastas camadas sociais em todas as pocas da histria de Roma. Mas, nos finais do Imprio, os sofrimentos da populao foram, em muitos aspectos, agravados, 1

pois a misria e a penria atingiram camadas ainda mais vastas. Com efeito, numerosos membros das camadas superiores das cidades, que outrora se incluam entre os beneficirios do sistema romano de governo foram, a partir do sculo III, relegados para um nvel econmico, social e poltico prximo do das camadas inferiores. Nos ltimos tempos do Imprio, a camada populacional que continuava a viver bem era muito restrita (...) (1989, p. 223).

Podemos dividir a crise do Imprio Romano em duas questes fundamentais: problemas externos e internos. As invases brbaras constituramse num fator crucial na desestruturao do sistema romano tradicional, uma vez que Roma mostrou-se incapaz de conter as invases, adotando uma poltica defensiva ineficaz. Segundo Gza Alfoldy (1989), as invases provocadas pelos brbaros atingiram o Imprio num momento em que comearam a se agravar suas fraquezas internas. O exrcito, que simbolizava o poder e prestgio romano, e que havia desempenhado um papel decisivo na expanso do territrio nos primeiros sculos da era crist, havia se tornado uma plida sombra do esplendor de outrora. A respeito da crise externa, Alfoldy escreveu:

A crise era total. Manifestava-se com maior evidncia nas catastrficas relaes externas do Imprio. Depois do perodo de pausa que a contra-ofensiva bem sucedida de Marco Aurlio contra os Germanos proporcionara ao Imprio, desencadeou-se novamente a tempestade no tempo de Severo Alexandre (222-235) e de Maximino (235-238), com ataques dos Germanos e dos aliados nas fronteiras do Reno e do Danbio, bem como a poltica de expanso do novo Imprio Persa contra as provncias romanas do Oriente. A derrota infringida pelos Godos ao imperador Dcio (249-251), a captura de Valeriano pelos Persas nove anos mais tarde, as incurses dos brbaros na Germnia, na Glia, na Hispnia, nas regies do Danbio, nos Blcs, na sia Menor, na Capadcia e na Sria no reinado de Galieno e, ainda, o avano dos Germanos at na Itlia no tempo de Aureliano, marcaram o perodo mais desfavorvel das ininterruptas guerras defensivas de Roma (1989, p. 173-174).

Internamente, a situao poltica estava marcada por crises morais e conflitos entre os imperadores e as elites romanas. O poder do Senado j no era mais visto com respeito pelos imperadores, e as sucesses geralmente ocorriam

por meio da fora e imposio. Somado ao problema administrativo, a questo econmica abalava a estrutura da sociedade, uma vez que a crise no campo causava fome generalizada e descontentamento da plebe urbana. A populao era constantemente atingida por epidemias que dizimavam grande parte dos habitantes. A cidadania romana, que antes era sinnimo de privilgio e prestgio, tornou-se uma simples vulgarizao, basta destacarmos o dito de Caracala, no sculo III, que havia consagrado com o ttulo de cidado romano todo homem livre da Itlia. A transformao acelerada das estruturas gerou problemas sem

precedentes na sociedade romana. Essas novas camadas sociais no eram totalmente absorvidas pela estrutura. At mesmo camadas que em perodos anteriores usufruam de privilgios foram equiparadas s camadas mais inferiores. Um contemporneo a Sneca (4 a.C. 64 d.C.), por exemplo, com certeza assistiria com pesar o rumo que o Imprio havia tomado, aps a morte de Marco Aurlio (161-180):

A morte desse imperador foi interpretada por Cssio Dio como o fim de uma era de ouro e o princpio de uma poca de ferro e ferrugem, devido crise poltica da autocracia de Cmodo (180192) e transformao das estruturas do poder nos reinados de Septmo Severo (193-211) e seus sucessores (71, 36, 4). No tempo de Filipe (244-249), um observador comparava o Imprio Romano a um corpo doente e em decomposio e a um navio sem rumo condenado a afundar-se. Alguns anos mais tarde, So Cipriano anunciava a aproximao do fim do mundo e nos reinados de Valeriano (253-260) e de Galieno (253-268), o Imprio parecia estar condenado a acabar devido aos ataques dos brbaros e decomposio interna (...) (1989, p. 172).

Apresentado esse panorama da Roma imperial, nosso intuito ser o de discutir as transformaes que ocorreram no campo das idias, sobretudo, relacionar a crise da sociedade romana ao crescimento e consolidao do iderio cristo, que no perodo tardo-romano, conquistou um grande nmero de adeptos em todo o territrio imperial. Ao mesmo tempo, discutir como a queda no representou apenas o declnio do modelo romano tradicional, poltico-econmico,
3

mas, sobretudo, representou o declnio dos padres ideolgicos da aristocracia romana, adepta do Estoicismo. A nfase desse trabalho fundamentar-se- na discusso da oposio entre paganismo e cristianismo, como se estruturavam e influam nas aes dos homens. Nesse sentido, analisaremos duas prticas pertinentes a essas duas vises de mundo: a beneficentia e a caridade crist. Segundo VENTURINI (1996), essas duas prticas diferem pelas suas idias, por seus beneficirios e pelas condutas que motivavam aqueles que exerceram tal prtica. No mundo romano, a beneficentia adquiriu um carter poltico. Ela se manifestava em doaes de cereais plebe urbana e jogos pblicos, como a luta de gladiadores, por exemplo. Para VENTURINI (1996), esse tipo de doao revestiase de um carter cvico e patritico, era visto como uma obrigao a qualquer homem pblico, no possuindo nenhum sentido humanitrio. As doaes pags serviam para estabelecer a distncia social entre os cidados. Por outro lado, a doao crist possua um sentido humanitrio e religioso. Doava-se para estar mais prximo de Deus. Abdicar dos bens materiais e consagrar uma vida de exortao moral crist asctica so elementos que passaram a nortear o pensamento do homem romano. Esses princpios esto presentes na vida de Santa Melnia, onde podemos encontrar exemplos de caridade crist, evidenciando uma nova tica que se constituiria na moral vigente no perodo tardo-romano. Sobre as doaes crists Renata Venturini escreveu:

Segundo os princpios cristos, libertar-se dos bens passou a simbolizar o caminho para se chegar perfeio moral, somente absoluta na pobreza. Novamente Paul Veyne (1979: 54) encontra uma explicao para os doadores cristos que sacrificavam suas riquezas e negligenciavam os interesses consistentes do mundo real. Tal explicao reside no fato de que a religio foi capaz de se entrelaar na vida cotidiana, modelando os gestos, as inflexes da voz, criando uma moral que fazia amar a Igreja e seus preceitos. Nesse sentido, a caridade tornou-se uma prtica de conveno. (...) (1996, p. 307).

Um dos fatores que contriburam para a ascenso do Cristianismo como novo pilar ideolgico na sociedade romana tardia foram as crises que o Imprio enfrentava, cada vez maiores, mais freqentes e com conseqncias mais dolorosas. A crise gerava, no seio da sociedade, indignao e incertezas. A moral estica, concebida como modelo de sabedoria, sensatez e virtude, no respondia a uma necessidade que se fazia cada vez mais patente, trazer luz a uma sociedade sob trevas. Trevas tambm de incredulidade aos antigos deuses pagos, indiferentes s peties dos homens, fazendo com que os romanos encontrassem cada vez mais conforto e confiana nos preceitos cristos. O Cristianismo primitivo fortalecia-se adquirindo um grande nmero de adeptos. Entretanto, perseguio aos cristos passou a ser muito mais evidenciada do que fora durante o Alto Imprio, ela foi legitimada e institucionalizada pelo Estado romano. O Estoicismo, filosofia que havia sido absorvida por Roma ao longo dos sculos I e II da era crist, perdeu grande parte de sua fora, e a oposio entre o pensamento pago e cristo foram se desencadeando em conflitos declarados. Somente sob o reinado do imperador Constantino, o Cristianismo foi consagrado como religio oficial do Imprio Romano. Essa mudana, que a princpio revelava-se espiritual e moral, fez sentir-se em todos os aspectos da sociedade, inclusive econmicos e polticos. Embora essa transformao tenha causado rupturas dolorosas, pois o conflito entre Paganismo e Cristianismo era latente; em alguns aspectos a absoro desse novo iderio ocorreu com muita facilidade, isso porque o Cristianismo absorveu muitas idias j expostas pelo prprio paganismo. Tais como a construo da idia de pecado; a imperfeio humana diante da perfeio divida; a busca por um bem maior, pra os pagos o soberano Bem, para os cristos o Paraso. Portanto, em meio ao declnio moral, poltico e econmico da sociedade romana tardia, o Cristianismo encontrava, na gnese da crise, a fora que necessitava para alcanar seu xito: a defesa de uma vida asctica em busca da santificao.

REFERNCIAS
5

ALFOLDY, Gza. A Histria Social de Roma. Lisboa: Presena, 1989. BALSDON, J.P.V. O mundo romano. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. BROWN, P. Antiguidade Tardia. In: ARRIES, P. e DUBY, G. Histria da Vida Privada: do Imprio Romano ao Ano Mil. Volume I. So Paulo: Companhia das Letras, 1972. BROWN, P. O fim do mundo clssico: de Marco Aurlio Maom. Lisboa: Editorial Verbo, 1972. BRUN, Jean. O Estoicismo. Edies 70, 1986. GOYAU, Georges. Sainte Mlaine. Paris: Editions de Cerf, 1962. _______. Santa Melnia. Buenos Aires. Editorial Catalina, s/d. HARVEY, PAUL. Dicionrio Oxford de Literatura Clssica: grega e latina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. FINLEY, Moses I. Aspectos da Antiguidade: descobertas e controvrsias. So Paulo: Martins Fontes, 1991. FOX, Robin. Cultura escrita e poder nos primrdios do Cristianismo. In: BOWMAN, A. K. e WOOLF. G. (orgs) Cultura escrita e poder no mundo antigo. So Paulo: tica, 1998, p. 154-182. GIARDINA, Andra (dir). O Homem Romano. Lisboa: Presena, 1992. GRIMAL, PIERRE. O Imprio Romano. Lisboa: Edies 70, s/d. MAZARINO, Santo. O fim do mundo antigo. So Paulo: Martins Fontes, 1991. MELO, Jos. J. P. A herana epicurista nas propostas de formao de Paulo de Tarso. In: MELO, Jos Joaquim Pereira; PIRATELI, Marcos Roberto (orgs). Ensaios sobre o Cristianismo na Antiguidade: Histria, Filosofia e Educao. Maring: Eduem, 2006, p. 37-66. VENTURINI, Renata L. B. Paganismo e Cristianismo no mundo romano. In: MELO, Jos Joaquim Pereira; PIRATELI, Marcos Roberto (orgs). Ensaios sobre o Cristianismo na Antiguidade: Histria, Filosofia e Educao. Maring: Eduem, 2006, p. 203-227. ______.Viso pag e viso crist no Baixo Imprio Romano. In: Phonix Laboratrio de Histria Antiga. Ano 1, (1996) Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.
6

VEYNE, Paul. O Imprio Romano. In: ARRIES, P. e DUBY, G. Histria da Vida Privada: do Imprio Romano ao Ano Mil. Volume I. So Paulo: Companhia das Letras, 1972. PISIER, Evelyne. Histria das Idias Polticas. So Paulo: Malone, 2004.

S-ar putea să vă placă și