Sunteți pe pagina 1din 4

Astronomia no Znite

Anncios Google

Ceu

Online Ceu

Astronomia

Mapa Mundi

+ Cartas celestes para a sua cidade: Meu cu

JOS ROBERTO V. COSTA O Universo tudo para ns

O FIRMAMENTO ACIMA DE NOSSAS CABEAS um patrimnio para toda a humanidade. Temos sorte de viver num mundo onde a atmosfera no nos impede permanentemente de contemplar as estrelas. Fazemos isso h milnios, e hoje nem nos damos conta do quanto progredimos graas a observao do Universo. Mas como reencontrar as maravilhas que os nossos antepassados tanto admiraram no cu? Como reconhecer as constelaes, localizar os planetas e saber com antecedncia sobre os melhores eventos celestes do ms? Bem, para isso que serve est pgina!

Dicas para observar o cu noturno O MEIO MAIS FCIL de reconhecer as constelaes descobrir duas ou trs estrelas imediatamente reconhecveis e us-las para encontrar os demais grupamentos de estrelas do cu. As Trs Marias so um bom comeo. Esse famoso asterismo celeste forma a cintura do gigante caador rion, bem visvel nas noites de vero do Brasil.
Procure no Znite

Acompanhe na gravura abaixo. Uma linha atravs das Trs Marias o leva a estrela Aldebaran, em Touro, e de l para outro famoso asterismo, as Pliades (tambm conhecidas como Sete Irms). Para o outro lado, voc chegar em Srius, de Co Maior, a estrela mais brilhante do cu noturno.

www.astrobrasil.com www.telescopios.ws

http://www.zenite.nu/[19/03/2012 19:04:02]

Astronomia no Znite

Outras retas imaginrias o ajudaro a chegar em outras constelaes e reconhecer outras estrelas. Use um planisfrio celeste para aprender mais rpido. E no se confunda com os planetas! Eles so astros errantes, ora ficam do lado de uma estrela, ora as abandonam e seguem seu caminho. Por estarem muito mais perto de ns que as estrelas, os planetas se movem noite aps noite por entre o cu estrelado. Para encontr-los siga estas dicas:
Planetas no cintilam como estrelas, a menos que estejam prximos do horizonte ou sejam observados sob uma atmosfera turbulenta/poluda. Planetas seguem o mesmo caminho no cu por onde passaram o Sol e a Lua (a eclptica). Voc nunca ver Marte, por exemplo, perto do Cruzeiro do Sul. Planetas so objetos extensos quando vistos numa luneta com magnificao de pelo menos 40 vezes (as estrelas sempre aparecem como pontos). Com uma luneta voc distinguir as fases de Vnus, o disco avermelhado de Marte, o sistema de satlites de Jpiter e os anis de Saturno. Imprima e use mapas celestes on line, como os fornecidos aqui. Eles fornecem a posio atual dos planetas no cu. Assim voc no corre o risco de confund-los com estrelas, especialmente se ainda no adquiriu experincia. No esquea os planisfrios celestes (como os que voc pode baixar gratuitamente aqui). Ao contrrio das cartas on line, eles no fornecem a localizao de um planeta, mas lhe ajudaro muito para que voc se familiarize cada vez mais com o cu noturno.

Anncios Google

Ceu Online Ceu Mapa De Brasil

Procure no Google

Escolhendo o lugar SEMPRE QUE VOC FOR OBSERVAR O FIRMAMENTO, especialmente quando em busca de objetos de cu profundo como galxias e nebulosas, prefervel deslocar-se para locais afastados, longe das luzes da cidade. Visite um local apropriado durante o dia e confira as condies de segurana e mobilidade, para que noite voc saiba o quanto pode se deslocar em volta do seu telescpio. Voc ser capaz de enxergar mais estrelas quando seus olhos se adaptarem escurido, normalmente aps uns vinte minutos sem luz artificial por perto. Ao consultar mapas e acessrios use uma pequena lanterna com o refletor encoberto com papel celofane vermelho. Finalmente, apesar da Lua ser um dos astros mais fascinantes para observao astronmica, a luz do luar dificulta a visibilidade dos objetos mais dbeis. Por isso, se o seu objetivo no a prpria Lua, procure observar nas noites sem luar. Usando um mapa do cu MUITOS DOS MILHARES DE PONTINHOS DE LUZ que vemos a noite no cu tm nome, classificam-se dentro de grupos maiores e todos seguem uma harmoniosa ordem universal. A descoberta do cu noturno acessvel a qualquer um de ns e sempre vem acompanhada da mais pura satisfao. Nesta pgina fornecemos dois tipos de mapas celestes para voc imprimir e observar o cu. O primeiro est pr-configurado para todas as capitais do Brasil e para as principais cidades de Portugal, sendo gerado pelo Heavens-Above, de Chris Peat. Se voc vive em outra localidade, basta consultar a seo Meu cu, que disponibiliza mapas do cu e outras informaes sob medida para o lugar em que voc mora. Se tiver dvidas quanto ao uso desses mapas, consulte esta ajuda.

Cidades do Brasil Cidades do Brasil

Cidades de Portugal Cidades de Portugal

http://www.zenite.nu/[19/03/2012 19:04:02]

Astronomia no Znite

Tambm disponibilizamos o mapa Your Sky de John Walker. Nesse caso ser preciso inserir manualmente as coordenadas geogrficas do lugar desejado. Este mapa apresenta diversas possibilidades de configurao. Clique aqui para consultar as coordenadas das cidades brasileiras.

Latitude: Longitude:

15

Norte Leste

Sul Oeste

47

Gerar mapa

Planisfrios O PLANISFRIO CELESTE o jeito mais prtico de reconhecer as constelaes. Afinal, os mapas celestes obtidos com os recursos acima tem uma desvantagem bvia: eles so gerados para uma certa data e hora. Isso timo para localizar um planeta ou outro astro errante, como os cometas. Mas s serve numa noite, num certo horrio. Se voc quer ter a liberdade de pesquisar o cu em qualquer noite do ano e na hora que lhe for mais conveniente, o planisfrio a soluo. Ele uma esfera celeste planificada que deixa mostra apenas a parte do cu visvel ao longo do ano em uma determinada regio da Terra.

Uma carta celeste comum tambm no consegue mostrar todas essas combinaes ao mesmo tempo. Seria preciso ter vrias a mo. Mas um planisfrio celeste combina em um nico dispositivo todas essas cartas e de uma forma muito simples de montar e prtica para usar e transportar. A seguir, vnculos para algumas pginas que fornecem planisfrios celestes gratuitos. Baixe, imprima, monte e observe! As instrues esto includas.
Planisphere v2.0 Programa gratuito, com verso em portugus, que gera planisfrios para diversas latitudes, no formato PDF e com vrias opes de configurao. Planisfrios para o Brasil Pgina do instituto de Fsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Planisfrio do Observatrio Phoenix Pgina do observatrio instalado no municpio de Cludio/MG, que alm da astronomia, divulga a arte da construo amadora de telescpios. Planisfrio celeste do Tio Al Download direto do arquivo em PDF. Traduo para o portugus do Uncle Al's Star Wheels para observadores no hemisfrio sul. Planisfrio SKA Arquivo JPG (em ingls). Produzido na frica do Sul pelo Karoo Array Telescope.

MODO DE USAR Faa coincidir a escala das 24h do dia com a escala de datas, de modo a corresponder o dia da sua observao. Com isso, o mapa mostrar a poro do cu visvel. Agora levante o mapa sobre sua cabea com a parte indicada por N apontando na direo norte.

http://www.zenite.nu/[19/03/2012 19:04:02]

Astronomia no Znite

Medidas angulares EM ASTRONOMIA DE POSIO, A MEDIDA DE DISTNCIA O GRAU. fcil de perceber o motivo. Toda a abbada celeste (de um horizonte ao outro) abrange 180 graus. Do horizonte ao znite temos a metade, 90. til saber distncias angulares ainda menores. De sorte que para a maioria das pessoas a relao entre o largura da mo e o comprimento do brao um valor constante. Assim, com o brao estendido, um adulto pode obter uma estimativa de valores angulares usando partes de sua mo como mostra a gravura abaixo. Ao fecharmos a mo, o punho cobre um ngulo de cerca de 10. Da mesma forma, com a mo aberta na direo do cu, a largura do dedo mnimo (ou a ponta do indicador ou ainda 1cm de uma rgua) cobre um ngulo de 1. Vrios segmentos do dedo indicador tambm podem fornecer estimativas angulares muito teis no reconhecimento do cu. Mas importante manter o brao estendido ao efetuar essas medidas. Cus limpos!

Espaonave Terra

Opes

+ Heavens-Above + Your Sky + Sky Maps


Glossrio: Firmamento | Magnitude | Apogeu | Perigeu | Constelao | Znite | Esfera celeste Sobre esta pgina: Voc est em zenite.nu?observacaodoceu

Astronomia no Znite 1999- 2012. Todos os Direitos Reservados ( sobre a reproduo deste artigo).

Pgina inicial

Glossrio

Mapa do Znite

Crditos

http://www.zenite.nu/[19/03/2012 19:04:02]

S-ar putea să vă placă și