Sunteți pe pagina 1din 7

Departamento de Fsica - ICE/UFJF Laboratrio de Fsica II

Comprovao Experimental do Princpio de Arquimedes e Comprovao do Empuxo


1 Objetivos Gerais: Verificar a presena do empuxo em funo da aparente diminuio da fora peso de um corpo submerso num lquido; Verificar, experimentalmente a dependncia do empuxo em funo do volume do lquido deslocado e da densidade do lquido.

2 - Material utilizado: 1 paqumetro; 1 balana; 1 nvel; 1 dinammetro tubular de 2N (Figura 2); 1 cilindro de Arquimedes (Figura 3) 1 suporte com haste, trip e sapata niveladoras (Figura 4); 1 seringa de 20 ml (sem agulha); 1 bquer com 250 ml de gua (Lquido A); 1 bquer com 250 ml de lquido de densidade desconhecida (Lquido B). 1 balana digital; 1proveta.

3 - Experimentos: No esquea de anotar os erros realizados nas medidas com os diferentes equipamentos. 3.1 - Zeramento inicial de um dinammetro de Mola Helicoidal: O dinammetro um medidor de foras que conforme o modelo, pode medi-la em qualquer direo. Neste experimento ser usado um dinammetro de mola helicoidal (Figura 1):

1 Princpio de Arquimedes e Empuxo

Departamento de Fsica - ICE/UFJF Laboratrio de Fsica II

Figura 1: Dinammetro de mola helicoidal (Cidepe). Na Figura esto indicados o parafuso liberador da capa (extremidade superior) e o referencial (extremidade da capa); Na parte inferior sob a capa possvel ver a capacidade mxima de carga de cada dinammetro. 1. Verifique o zerodo dinammetro e, caso necessrio execute a correo; 2. Faa o zeramento inicial (ajuste do zero) na posio em que o dinammetro ser utilizado (vertical, horizontal ou inclinado). Neste experimento ele ser usado na posio vertical; 3. Solte o parafuso libertador da capa; 4. Movimente a capa para cima ou para baixo, nivelando o primeiro trao da escala com a extremidade da capa (nvel de referncia); 5. Como ler na escala do dinammetro: A escala dos dinammetros (Cidepe) foi projetada com 100 divises de 1 mm e cada diviso corresponde a 1/100 da capacidade da sua carga mxima; Exemplo: Um dinammetro de mola helicoidal de 2N de capacidade mxima de carga (ser usado neste experimento), sob a ao de uma fora, apresenta leitura de 20 pequenas divises (ou 20 milmetros). Qual o mdulo da fora atuante? F = (2N/100 divises ) x (no. de divises) = (0.02 N) x (20) = 0,40 N;

2 Princpio de Arquimedes e Empuxo

Departamento de Fsica - ICE/UFJF Laboratrio de Fsica II


Observao: Podem ocorrer pequenas diferenas nas leituras realizadas por diferentes pessoas, devido pequenas variaes mecnicas. 3.2 - Comprovao experimental do empuxo: 6. Retire lentamente o mbolo de dentro do cilindro de Arquimedes (Figura 2) e comente o que ocorre considerando o princpio da impenetrabilidade da matria. Mea o dimetro interno do cilindro e a profundidade. Mea o dimetro externo do mbolo e sua altura. Verifique se o volume externo do mbolo igual ao volume interno do recipiente; 7. Mea a massa do conjunto formado pelo cilindro com mbolo e a massa do mbolo; 8. Determine o peso do mbolo fora do lquido: P EFL usando o dinammetro e compare com o valor calculado a partir da massa; 9. Determine o peso da cavidade cilndrica P cav usando o dinammetro; 10. Execute a montagem conforme a Figura 2. Dependure o mbolo na parte inferior do cilindro e ambos ao dinammetro; *Ajuste a sustentao de modo que o mbolo, quando dependurado, no toque a mesa; Figura 2: Montagem experimental para comprovao do empuxo 11. Faa a leitura no dinammetro do peso do conjunto (mbolo + cilindro) fora do lquido P CJFL ; 12. Mergulhe o mbolo no bquer com gua (lquido A) e anote o valor lido como peso aparente do conjunto dentro do lquido A ; P ACJDL :

13. Justifique a aparente diminuio ocorrida no peso do conjunto (mbolo + cilindro) ao submergir o mbolo na gua (conhecido como peso aparente). Voc pode repetir o experimento usando apenas o mbolo; 14. Determine o peso aparente do mbolo dentro do lquido A: P AEDL ;

15. Determine o mdulo da fora que provocou a aparente diminuio sofrida pelo peso do corpo: Empuxo; 16. Quais so a direo e o sentido do empuxo ? 17. Determine o mdulo do empuxo, no caso de submergir apenas metade do mbolo; 3 Princpio de Arquimedes e Empuxo

Departamento de Fsica - ICE/UFJF Laboratrio de Fsica II


18. Justifique o motivo pelo qual usamos a expresso aparente diminuio sofrida pelo peso do corpo e no diminuio do peso do corpo; 3.3 - Princpio de Arquimedes: 19. Com o mbolo fora da gua, marcar o nvel do lquido no bquer; 20. Recolocar o mbolo no lquido, mantendo-o completamente submerso (sem tocar no fundo do bquer). Verifique o nvel do lquido no bquer aumentou; 21. Mantendo o mbolo completamente submerso recolha, com a seringa, gua do copo e encha o cilindro (Figura 3). Ao faz-lo observe a leitura do dinammetro e descreva o ocorrido. Observe que o mbolo, ao submergir, desloca um volume de gua igual ao seu volume submerso (princpio da impenetrabilidade da matria) para isso o nvel de gua do bquer deve retornar ao nvel anterior; 22. Ao encher o cilindro, o volume de gua (colocada dentro dele) igual ao volume de gua deslocado pelo mbolo submerso. Qual a leitura indicada pelo dinammetro ao encher o cilindro com gua? 23. Compare o volume contido no cilindro com o volume do mbolo (Para isso utilize a proveta). A densidade da gua =10 3 kg /m3 e mea a massa de gua contida no cilindro usando a balana. CUIDADO, NO DEIXAR CAIR GUA NA BALANA. Figura 3: Enchendo o cilindro, enquanto o mbolo esta submerso 24. correto afirmar que o volume deslocado pelo mbolo, quando completamente submerso, igual ao volume interno do cilindro? Justifique sua resposta; 25. Com base em suas respostas, determine o peso do volume de gua deslocado pelo mbolo quando completamente submerso; 26. Compare o peso do volume do lquido deslocado (pelo mbolo submerso) com o valor do empuxo; 27. Verifique a veracidade da seguinte afirmao: todo corpo mergulhado em um fluido fica submetido ao de uma fora vertical, orientada de baixo para cima, denominada empuxo, cujo valor modular igual ao peso do volume do fluido deslocado; 28. Com base em seus resultados e observaes mostre que as equaes 1.2 e 1.3 esto corretas; 4 Princpio de Arquimedes e Empuxo

Departamento de Fsica - ICE/UFJF Laboratrio de Fsica II


29. Repita os procedimentos descritos acima usando o lquido B, de densidade desconhecida; 30. Determine a densidade do lquido B usando a equao para o Empuxo. Compare com o Mf valor obtido usando f = . No esquea de medir a massa do lquido contido no Vf cilindro de Arquimedes.

4 Introduo terica: Conta-se que na Grcia Antiga o Rei Hieron II de Siracusa apresentou um problema a Arquimedes, um sbio da poca. O rei havia recebido a coroa de ouro, cuja confeco confiara a um ourives, mas estava desconfiado da honestidade do arteso. O ourives teria substitudo parte do ouro que lhe foi entregue por prata. Arquimedes foi encarregado de descobrir uma prova irrefutvel do roubo. A lenda conta que o sbio teria descoberto o mtodo de medir a densidade dos slidos por imerso em gua quando se banhava. Ele notou que o nvel da gua aumentou quando ele entrou na tina. Logo associou a quantidade de gua deslocada com o volume da parte imersa do seu corpo. Assim, comparando o efeito provocado pelo volume da coroa com o do volume de igual peso de ouro puro, ele poderia determinar a pureza da coroa. Nesse instante, pelo que consta historicamente, Arquimedes teria sado subitamente do banho e, ainda nu, teria corrido pelas ruas da cidade gritando "eureka, eu descobri!". Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na gua se torna mais leve devido a uma fora, exercida pelo lquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa fora, do lquido sobre o corpo, denominada empuxo E Pode-se afirmar que: Todo corpo mergulhado num fluido (lquido ou gs) sofre, por parte do fluido, uma fora vertical para cima, cuja intensidade igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

5 Princpio de Arquimedes e Empuxo

Departamento de Fsica - ICE/UFJF Laboratrio de Fsica II


Portanto, num corpo que se encontra imerso em um lquido, agem duas foras: a fora peso , devida interao com o campo gravitacional terrestre, e a fora de empuxo , P E devida sua interao com o lquido. Supondo um fluido com densidade f , em equilbrio hidrosttico no interior de um recipiente. Destacando uma poro do mesmo com volume V f , como mostra a Figura 1.

Figura 4: Representao das foras que atuam sobre um corpo submerso no interior de um lquido Seja dada por: Vf o volume de fluido deslocado pelo corpo. Ento a massa do fluido deslocado m f = f V f (1.1)

A intensidade do empuxo igual do peso dessa massa deslocada: E=m f g = f V f g (1.2) Para corpos totalmente imersos, o volume de fluido deslocado igual ao prprio volume do corpo. Neste caso, a intensidade do peso do corpo e do empuxo so dadas por: P= c V c g e E= f V c g (1.3)

No caso do volume V f , estar preenchido por outro corpo com densidade c diferente daquela do liquido f o empuxo no ser alterado. Isto porque o ser sempre o peso do fluido de densidade f deslocado pelo corpo de densidade c que foi introduzido no seu interior. Conclui-se que: a) se f c , tem-se EP : neste caso, o corpo afundar no lquido.

6 Princpio de Arquimedes e Empuxo

Departamento de Fsica - ICE/UFJF Laboratrio de Fsica II


b) se f = c , tem-se E=P : neste caso, o corpo ficar em equilbrio quando estiver totalmente mergulhado no lquido. c) se f c , tem-se lquido. 4. Bibliografia 1. Livro de Atividades Experimentais Fsica Experimental: Mecnica dos Fluidos Conjunto hidrosttico EQ033A (Cidepe). 2. Robert Resnick, David Halliday & Kenneth S. Krane: Fsica II, 5a. edio. Editora LTC. EP e, neste caso, o corpo permanecer boiando na superfcie do

7 Princpio de Arquimedes e Empuxo

S-ar putea să vă placă și