Sunteți pe pagina 1din 4

1

O Trivium na Perspectiva Bblica


Pastor Randy Booth
Traduo: Felipe Sabino de Arajo Neto1

O temor do Senhor o lugar onde se inicia (Pv. 1:7) e termina (Ec. 12:12-13) todo aprendizado legtimo. a criatura de Deus agindo dentro do seu contexto. Fora do reconhecimento de Deus como Criador, Redentor e Sustentador da vida, o aprendizado de fatos particulares vo e a organizao desses fatos num todo coesivo impossvel. de certa forma como pegar sentenas aleatoriamente de um romance e tentar organiz-las em algo que faa sentido, sem reconhecer que alguma vez existiu um romance ou escritor. O incrdulo aprende, mas para que fim? Talvez ele se torne proficiente, ou mesmo excelente na realizao de tarefas particulares consegue um bom emprego ganha muito dinheiro. Todavia, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? (Mt. 16:26). No importa quo estvel e duradouro seja o treinamento, se no final no existe uma ponte. Foi o homem rico quem se encontrou do outro lado do grande abismo, longe de Abrao, clamando por um pingo de gua. Enquanto o incrdulo desviar-se da verdade sobre uma base regular, sem o temor do Senhor, ele no possui meios de discernir o bem do mal (Hb. 5:14). Ele uma criatura, feita imagem de Deus, vivendo no mundo de Deus. Contudo, visto no reconhecer nada disso, as verdades que ele adquire falham em cumprir seu propsito pretendido, que glorificar a Deus. O desenvolvimento do modelo trivium de aprendizado clssico , talvez, um exemplo de como os incrdulos roubam a verdade do mundo de Deus e, todavia, falham em dar a Deus o crdito. Como crentes deveramos adotar ou rejeitar o modelo trivium de aprendizado, no por razes pragmticas, mas por ser falso ou verdadeiro. Nossa preocupao primria deveria ser: esse modelo bblico? A Escritura a nossa nica regra de f e prtica, no os Romanos ou pedagogos modernos. Todas as alegaes de verdade devem passar pelo padro bblico.

E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em junho/2008.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

O que o Trivium? Creio que o modelo trivium de aprendizado (at onde lhe diz respeito) passa pelo teste bblico. Embora os Romanos no comeassem ou terminassem com o temor de Deus (embora alguns no perodo medieval talvez o fizessem), todavia, eles acertaram em certa medida. O trivium refere-se ao mtodo educacional como educar. O modelo compreende trs fases de aprendizado: 1) gramtica, 2) dialtica, e 3) retrica. Esses so apenas novos rtulos para os conceitos bblicos de: 1) conhecimento, 2) entendimento, e 3) sabedoria. Todo aprendizado envolver esses trs passados: reunir informao particular (fase da gramtica ou conhecimento), organizar essa informao em suas relaes apropriadas (fase da dialtica ou entendimento), e ento aplicar esse entendimento dos particulares s vrias situaes de uma maneira eficaz (fase da retrica ou sabedoria). Essa simplesmente a forma na qual Deus nos fez e o mundo no qual vivemos. Um quebra-cabea ilustra o processo peas particulares devem ser arranjadas na relao correta umas com as outras antes de vermos a grande figura. Essas trs reas de aprendizado interagem umas com as outras. Sem conhecimento no pode haver entendimento ou sabedoria. Conhecimento e sabedoria so da mesma forma necessrios, se haver de existir sabedoria. O sbio capaz de adquirir ainda mais conhecimento e entendimento, tornandose assim ainda mais sbio ele aprendeu como aprender. O desenvolvimento de uma criana o processo de amadurecimento procedendo do simples para o complexo conhecimento, entendimento e ento sabedoria. Existem inmeras crianas de seis anos espertas, mas no muitas sbias. Assim, o trivium comea com crianas jovens focando-se em aprender a gramtica de cada assunto tabuada, classes de palavras, ortografia, livros da Bblia, eventos na histria, etc. Por volta de 12 anos, as crianas comeam a fazer mais e mais as perguntas por qu?. Isso onde o trivium foca-se na dialtica ou lgica. O estudante comea a entender o lugar e a importncia de cada assunto de estudo. O foco final do trivium sobre a retrica. Os estudantes mais velhos aprendem agora a como articular e aplicar os vrios campos de estudo vida. Terminologia Bblica A Bblia distingue claramente esses trs tipos de aprendizado, enquanto revelando a interdependncia deles. Cada aspecto de aprendizado chega como um dom de Deus. Moiss elogiou Bezalel dizendo: E o Esprito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, cincia e em todo o lavor (Ex. 35:34-35) Provrbios declara: Porque o SENHOR d a sabedoria; da sua boca que vem o conhecimento e o entendimento (2:6) e os sbios entesouram a

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

sabedoria (10:14). Daniel descreve Deus como aquele que d sabedoria aos sbios e conhecimento aos entendidos (2:21). Na Escritura, o conhecimento (gramtica) parece estar focado sobre palavras, informaes ou instrues particulares que devem ser recebidas ou rejeitadas pelo ouvinte. Um professor sbio instrui um aprendiz disposto que recebe informao particular do seu instrutor. Balao disse o seguinte: Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a cincia [conhecimento] do Altssimo (Nm. 24:16). Os Provrbios tambm fazem essa conexo evidente: Desvia-te do homem insensato, porque nele no achars palavras de conhecimento (14:7); os lbios dos sbios derramam o conhecimento (15:7); o ouvido dos sbios busca a sabedoria (18:15); filho meu, ouvindo a instruo, cessa de te desviares das palavras do conhecimento (19:27); o sbio quando instrudo recebe o conhecimento (21:11); inclina o teu ouvido e ouves s palavras do sbio, e aplica tua mente ao meu conhecimento (22:12); e em Eclesiastes, o sbio ensinou ao povo conhecimento (12:9, ARA) e em Malaquias, os lbios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instruo (2:7, ARA). Entendimento (dialtica) na Escritura relaciona-se com discernir o bem do mal, a verdade da falsidade. Em outras palavras, aquele que tem entendimento, tem um bom juzo. Ele compreende a relao correta das partes particulares do conhecimento com o todo. Essa a sintaxe ou lgica do aprendizado. O rei Salomo orou: A teu servo, pois, d um corao entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal (1 Reis 3:9). J observa: Eis que o temor do Senhor a sabedoria, e o apartar-se do mal o entendimento (28:28, ARA). O entendimento genuno evidenciado na obedincia verdade, como vemos nessas passagens dos Salmos: Bom entendimento tm todos os que cumprem os seus mandamentos (111:10); D-me entendimento, e guardarei a tua lei,2 e observ-la-ei de todo o meu corao (119:34); d-me entendimento, para que aprenda os teus mandamentos (119:73); pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho (119:104). Os Provrbios observam: o homem entendido anda retamente (15:21) e o homem rico sbio aos seus prprios olhos, mas o pobre que entendido, o examina (28:11). Deus se queixa para Jeremias: Deveras o meu povo est louco, j no me conhece; so filhos nscios, e no entendidos; so sbios para fazer mal, mas no sabem fazer o bem (4:22). Daniel e seus companheiros foram descritos como aqueles que eram instrudos em toda a sabedoria, e doutos em cincia, e entendidos no conhecimento (Dn. 1:4). O apstolo Joo aponta-nos o propsito
Uma traduo mais clara seria d-me entendimento, para que eu possa guardar a tua lei, como lemos na Revised Standard Version (1952). Alm da maior clareza, tal traduo evita o erro de pensarmos que o salmista estava barganhando com Deus (uma blasfmia to comum em nossos dias!). (N. do T.)
2

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

fundamental do entendimento quando escreve: Sabemos que j o Filho de Deus vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que verdadeiro (1 Joo 5:20). Sabedoria (retrica) a capacidade de arranjar, articular e aplicar conhecimento e entendimento numa variedade de circunstncias: E quanto mais sbio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, comps [arranjou, RSV] muitos provrbios (Ec. 12:9). A lngua dos sbios torna o conhecimento aceitvel (Pv. 15:2, NAS). Os lbios dos sbios derramam o conhecimento (Prov. 15:7). Israel reconheceu a sabedoria de Salomo, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justia (1 Reis 3:28). Os Salmos declaram: A boca do justo fala a sabedoria (37:30); a minha boca falar de sabedoria (49:3). Novamente, os Provrbios apiam esse aspecto do aprendizado: A boca do justo jorra sabedoria (10:31); abre a sua boca com sabedoria (31:26). Sabedoria a aplicao prtica do conhecimento e entendimento como revelado em Eclesiastes: Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelncia do conhecimento que a sabedoria preserva a vida do seu possuidor (7:12, RSV); a sabedoria fortalece ao sbio, mais do que dez poderosos que haja na cidade (7:19); melhor a sabedoria do que a fora (9:16); melhor a sabedoria do que as armas de guerra (9:18); a sabedoria tem a vantagem de dar sucesso (10:10, NAS). Paulo diz o que devemos ter: A palavra de Cristo habite em vs abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros (Cl. 3:16); as Escrituras podem fazer-te sbio para a salvao, pela f que h em Cristo Jesus (2Tm. 3:15); e recebemos a seguinte instruo: portai-vos com sabedoria para com os que so de fora; aproveitai as oportunidades (Cl. 4:5, ARA). O uso da terminologia clssica (e.g., o trivium, gramtica, dialtica e retrica) til, desde que compreendamos que a substncia desse modelo est fundamentada na Escritura. somente no contexto do temor a Deus que o conhecimento, entendimento e sabedoria genunos podem ser obtidos. Todos os outros esforos provam-se serem tolos no final. Tota et sola Scriptura. Nossa lealdade final a tudo da Escritura, e somente Escritura.

Fonte: http://www.cmfnow.com/

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

S-ar putea să vă placă și