Sunteți pe pagina 1din 50

Curso Superior em Tecnologia de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

Campus Alegrete

Banco de Dados I
Cristhiano Bossardi de Vasconcellos

Parte 5

Exerccios
4) D um exemplo de um relacionamento ternrio. Mostre como a mesma realidade pode ser modelada somente com relacionamentos binrios.

Respostas do 4
Nmero de entidades que participam de um relacionamento: 2 binrio, 3 ternrio, 4 quaternrio... Exemplo: Considerando:

Respostas dos Exerccios


Exemplo de relacionamento ternrio.

Respostas dos Exerccios


Tentativa de transformao em relacionamentos binrios

Respostas dos Exerccios

Quem o analista do projeto P2? possvel identific-lo?

Respostas dos Exerccios


Uma soluo que a primeira vista pode parecer equivalente ao relacionamento Ternrio. Esta soluo no equivalente a original. Nela ocorre perda de informaes.

Respostas dos Exerccios


Transformao correta

Exerccios
5) Mostre como o modelo ER abaixo pode ser representado sem uso de relacionamentos ternrios, apenas usando relacionamentos binrios.

Respostas dos 5

Exerccios
6) Para o exemplo de relacionamento ternrio da questo anterior, justifique a escolha das cardinalidades mnima e mxima no modelo criado por voc.

Resposta do 6
Uma cidade pode participar de no mnimo nenhuma e no mximo n distribuies. Um distribuidor pode participar de no mnimo nenhuma e no mximo n distribuies. Um produto por participar de no mnimo nenhuma e no mximo n distribuies. Uma distribuio realizada em uma cidade por um distribuidor e de um produto. Um e somente um.

Exerccios
7) Considere o DER abaixo. Para que a restrio de cardinalidade mnima seja obedecida, que ocorrncias de entidade devem existir no banco de dados, quando for includa uma ocorrncia de EMPREGADO? E quando for includa uma ocorrncia de MESA?
Help: Quando se fala de ocorrncias de entidade, est se referindo a coisas cadastradas nesta entidade. Exemplo de uma ocorrncia da entidade empregado: Joo da Silva. CPF 899888888-66, telefone 666-9090, etc.

Resposta da 7
J deve existir uma ocorrncia da entidade MESA para poder vincular um FUNCIONRIO a uma MESA, pois a relao de que um empregado tenha no mnimo uma mesa e no mximo tambm uma. Relao de obrigatoriedade. Quando for includa uma ocorrncia da entidade MESA, j no exige que haja uma ocorrncia na entidade EMPREGADO porque a relao de no mnimo zero e no mximo um EMPREGADO. Desta forma, no exige obrigatoriedade nenhuma. Relao opcional.

Exerccios
8) Construa um DER que modela a mesma realidade que a mostrada no DER abaixo, usando apenas relacionamentos 1:n.

Reposta da 8
A transformao do relacionamento ATUAO em entidade resulta no modelo ER abaixo. Observe que uma ocorrncia de ATUAO identificada pelos relacionamentos com as entidades PROJETO e ENGENHEIRO.

Exerccios
9) Considere o relacionamento EMPREGADO-DEPENDENTE que aparece na abaixo. Considere que um dependente de um empregado possa ser tambm empregado. Como o modelo deveria ser modificado para evitar o armazenamento redundante das informaes das pessoas que so tanto dependentes quanto empregados?

Resposta da 9
9) A Figura a seguir apresenta um modelo ER que resulta da modificao do
modelo proposto no exerccio. A modificao consta em possibilitar que um dependente seja empregado. Caso se mantivesse o modelo original o nome do dependente seria armazenado redundantemente. A soluo adotada foi a de especializar a entidade DEPENDENTE em duas, DEP. EMP., que contm os atributos dos dependentes que no so empregados e DEP.EMP., que no contm atributos mas est relacionada a entidade empregado correspondente.

(0,n)

Resposta da 9
Para melhor visualizar vamos observar como ficaria o modelo lgico, as tabelas:

Empregado Codigo empregado Nome Dep. Empregado Codigo empregado Codigo dependente Num. sequencia

Dep. No Empregado Codigo empregado Num. sequencia Nome

Exerccios
10)Construa um DER em que o conceito de entidade associativa usado.

Resposta da 10 Lembrando: Entidade Associativa


Um relacionamento uma associao entre entidades. Na modelagem ER no foi prevista a possibilidade de associar uma entidade com um relacionamento ou ento de associar dois relacionamentos entre si. Na prtica, quando est-se construindo um novo DER ou modificando um DER existente, surgem situaes em que desejvel permitir a associao de uma entidade a um relacionamento.

Entidade Associativa

Suponha que seja necessrio modificar este diagrama com a adio da informao de que, em cada consulta, um ou mais medicamentos podem ser prescritos ao paciente.

Entidade Associativa
Para tal, criar-se-ia uma nova entidade, MEDICAMENTO. A questo agora : com que entidade existente deve estar relacionada a nova entidade? Se MEDICAMENTO fosse relacionado a MDICO, ter-seia apenas a informao de que mdico prescreveu que medicamentos, faltando a informao do paciente que os teve prescritos. Por outro lado, se MEDICAMENTO fosse relacionado a PACIENTE, faltaria a informao do mdico que prescreveu o medicamento. Assim, deseja-se relacionar o medicamento consulta, ou seja deseja-se relacionar uma entidade (MEDICAMENTO) a um relacionamento (CONSULTA), o que no est previsto na abordagem ER.

Entidade Associativa
Para tal, foi criado um conceito especial, o de entidade associativa. Uma entidade associativa nada mais que a redefinio de um relacionamento, que passa a ser tratado como se fosse tambm uma entidade.

Entidade Associativa
Para tal, foi criado um conceito especial, o de entidade associativa. Uma entidade associativa nada mais que a redefinio de um relacionamento, que passa a ser tratado como se fosse tambm uma entidade.

Entidade Associativa

Observe-se que, caso no se desejasse usar o conceito de entidade associativa, seria necessrio transformar o relacionamento CONSULTA em uma entidade, que ento poderia ser relacionada a MEDICAMENTO.

Exerccios
11) Considere o exemplo a seguir. Modifique as cardinalidades mnimas de forma a especificar o seguinte: Um curso no pode estar vazio, isto , deve possuir ao menos uma disciplina em seu currculo Um aluno, mesmo que no inscrito em nenhum curso, deve permanecer por algum tempo no banco de dados.

Exerccios

Resposta da 11

(1,n)

(0,1)

Exerccios
12) Sem usar atributos opcionais, nem atributos multivalorados, construa um DER que contenha as mesmas informaes do DER abaixo:

Resposta da 12

Exerccios
13) O DER abaixo modela uma generalizao/especializao no exclusiva. Construa um DER que modela a realidade descrita sem usar o conceitos de generalizao/especializao no exclusiva.

Resposta da 13

PESSOA

(0,1)

PROFESSOR

FUNCIONRIO

ALUNO

Exerccios
14) A figura abaixo apresenta um modelo de dados para uma farmcia. Descreva em portugus tudo o que est representado neste diagrama.

Resposta do 14

Entidade Associativa. A entidade RECEITA mdica s vai ocorrer quando a venda de um medicamento for com receita. opcional. Ela foi criada porque perfumaria no precisa receita e nem todos os medicamentos precisam.

Exerccios
15) Invente nomes para os relacionamentos do exerccio anterior.

Exerccios
16) Mostre o relacionamento ternrio entre Venda, Medicamento e Receita Mdica em um relacionamento binrio.

Resposta do 16

Exerccios
17) Explique o significado das cardinalidades mnima e mxima do relacionamento ternrio (entre MEDICAMENTO, VENDA e RECEITA MDICA) no DER.

Resposta da 17
Uma VENDA pode possuir nenhum ou muitos MEDICAMENTOS e nenhuma ou uma RECEITA MDICA.

Venda medicamento

Exerccios
18) Em princpio, uma venda deve envolver ao menos um produto. Entretanto, isso no exigido pelas cardinalidades mnimas dos relacionamentos entre VENDA e MEDICAMENTO e entre VENDA e PERFUMARIA no DER. Explique porque.

Resposta do 18
No possvel expressar esta restrio pelo fato de o modelo ER no possuir uma notao que expresse que a unio de dois relacionamentos (no caso, o de VENDA com MEDICAMENTO e o de VENDA com PERFUMARIA) tem cardinalidade mnima um. Esta restrio teria que ser especificada fora do modelo ER.

Exerccios
19) Para cada entidade e cada relacionamento no DER defina, quando possvel, atributos. Para cada entidade, indique o(s) atributo(s) identificador(es).

Exerccios
20) A figura abaixo apresenta um DER de parte de um sistema de recursos humanos em uma organizao. Descreva em portugus tudo que est representado neste diagrama.

Exerccios
21) Para cada entidade e cada relacionamento do DER do exerccio anterior, defina,quando possvel, atributos. Para cada entidade, indique o(s) atributo(s) identificador(es).

Exerccios
22) De acordo com o DER, que aes devem ser tomadas ao excluir-se do banco de dados uma secretria?

Resposta do 22
O modelo ER expressa que um processador de textos no pode existir no banco de dados, sem que exista uma secretria que o domine (cardinalidade mnima da entidade PROCESSADOR DE TEXTOS no relacionamento DOMNIO). Assim, cada vez que uma secretria for excluda, necessrio verificar, para cada processador de textos por ela dominada. Caso ela seja a ltima a dominar determinado processador de textos, a secretria no poder ser excluda, ou, alternativamente, a excluso da secretria dever ser propagada a excluso do processador de textos em questo.

Exerccios
23) De acordo com o DER, uma secretria ou um engenheiro no podem ser gerentes. Por que? Como o DER deveria ser modificado para permitir que tanto uma secretria, quanto um engenheiro pudessem ser tambm gerentes?

Resposta do 23
Pela definio de especializao que consideramos nas aulas, ela exclusiva, isto , uma ocorrncia da entidade genrica no pode aparecer em mais de uma de suas especializaes (s em um ramo). Como as entidades SECRETRIA, ENGENHEIRO e GERENTE so ambas especializaes de EMPREGADO na mesma hierarquia de generalizao/especializao, um empregado no pode aparecer em mais de uma delas. Para permitir que uma secretria ou um engenheiro sejam gerentes necessrio retirar a entidade GERENTE da mesma hierarquia de generalizao/especializao na qual aparecem SECRETRIA e ENGENHEIRO. Neste caso, GERENTE passa a ser um auto-relacionamento de EMPREGADO.

Resposta do 23

S-ar putea să vă placă și