Sunteți pe pagina 1din 15

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO: DA EUROPA PARA PORTUGAL A SEGUNDA

A METADE DO SCULO XX: REVOLUES TECNOLGICAS NA INFORMAO A idade da infomdia dos meios de informao alterou os nossos hbitos. Da conversa passou- se para o consumo de imagens de televiso e para o digitalizar de um teclado. A noo do acontecimento presencial deu lugar comunicao virtual. Podemos falar para longe ( via telefone e correio electrnico); Podemos falar com outro tempo, pois as bases de dados dos computadores actualizam a nossa informao. Ao fongrafo sucedeu o gira-discos e mais tarde o leitor de dvd; A rdio ouvida em onda mdia, transmite-se agora em frequncia modelada e em dab (digital audio broadcasting). A velha tv a preto e branco deu lugar tv a cores e esta j foi substituda por um equipamento de alta definio ou ecr plano. As novas formas de comunicao permitem, devido substituo das vias de comunicao tradicionais: 1 A APROXIMAO DOS LUGARES; 2 O RPIDO ACESSO A NOVAS FORMAS DE CONHECIMENTO; 3 UM VASTO LEQUE DE INFORMAO. COM AS NOVAS FORMAS DE COMUNICAO ASSISTE-SE A: EXPANSO DOS MERCADOS; SURGIMENTO DE NOVAS PROFISSES; NOVAS FORMAS DE EXERCER A ACTIVIDADE PROFISSIONAL; DESCONGESTIONAMENTO DO MEIO AMBIENTE; QUEBRA DO ISOLAMENTO DAS REAS PERIFRICAS E INSULARES; MAIOR ACESSO INFORMAO E S DESCOBERTAS CIENTFICAS:

Vivemos numa sociedade chamada sociedade de informao cuja existncia depende do desenvolvimento das tic. As tic tm reflexo na educao, na cincia, no lazer e nos transportes e entre outros sectores. O acesso s tic fundamental para o desenvolvimento equilibrado da sociedade e do territrio. As tic desempenham um papel novo na criao de emprego e de riqueza. Com as tic o mundo em que vivemos cada vez mais global, sem fronteiras e os contactos entre regies so mais frequentes e intensos, apesar das distncias. As tic englobam uma vasta gama de servios, aplicaes, tecnologias, equipamentos,e suportes logsticos, ou seja, instrumentos como a telefonia e a internet, o ensino distncia, as televises, os computadores, as redes e os suportes lgicos necessrios a essas tecnologias.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 As novas formas de comunicao,o nmero de servios disponveis on line permitiram: 1 Quebra do isolamento de reas mais perifricas; 2 Reduo de assimetrias; 3 Dinamizao dos mercados ; 4 Coeso social. HISTRIA DAS TELECOMUNICAES A histria e o desenvolvimento das telecomunicaes remonta s descobertas cientficas do sculo xix. Foram as descobertas na rea do electromagnetismo, que levaram ao aparecimento do primeiro sistema de telecomunicaes baseado na electricidade. Do telgrafo, segue-se o telefone e mais tarde o rdio. Tambm a televiso desde 1947 at aos computadores e ligao internet levam o mundo a uma revoluo. As tic vieram mudar as relaes entre pessoas e espaos. Teletrabalho - actividade profissional realizada por via informtica. Telecomrcio - aquisio /venda de servios ou bens por via informtica. Em meados da dcada de 60 do sculo xx, foram lanados para o espao os primeiros satlites geoestacionrios que substituram os cabos de fio de cobre; No final da dcada de 80 do sculo xx, os cabos de fibra ptica comearam a ser instalados. Fibra ptica meio fsico de transmisso ( geralmente um cabo com vrios pares de fibra de vidro ou de plstico) em que a informao transportada sob a forma de impulso de luz.

SISTEMAS DE SATLITES OS MAIS UTILIZADOS ACTUALMENTE SO: 1 - GPS - Global Positioning System de origem americana ou Sistema de Posicionamento Global; 2 - GLONASS - sistema russo que orbita na Terra a uma altitude de 19100Km. 3 PROGRAMA GALILEO programa europeu de radionavegao e de posicionamento por satlite, lanado pela comisso europeia e desenvolvido conjuntamente com a agncia espacial europeia. Programa que pretende explorar as possibilidades oferecidas pela aplicao de um sistema de navegao por satlite para fins civis, procurando eliminar as lacunas do gps e reforar a fiabilidade do glonass. um programa mundial que tem por objectivo dispor de uma estrutura flexvel, capaz de celebrar os contratos necessrios criao de um sistema europeu de radionavegao por satlite que permite a investigao e o desenvolvimento tecnolgico. OS MODERNOS SISTEMAS DE TRANSFERNCIA DE INFORMAO TELEFAX sistema que permite o envio e a recepo de informao escrita por via telefnica. TELETEXTO sistema que permite a transferncia de informao atravs da rede de televiso. PAGING sistema que permite a transferncia de mensagens alfanumricas atravs da linha telefnica.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 VIDEOTEXTO sistema que permite a transferncia de dados num ecr. VIDEOTELEFONE sistema que permite visualizar a pessoa com quem se est a estabelecer uma comunicao telefnica. VIDEOCONFERNCIA sistema de comunicao audiovisual que permite a realizao de reunies em que os envolvidos podem estar separados por longas distncias. TELEMVEL meio de comunicao telefnico, pessoal e porttil. A REVOLUO DIGITAL que se registou nos ltimos anos, marca a vida de toda a populao, sobretudo a dos pases desenvolvidos, podendo mesmo afirmar-se que estamos a viver a era digital. Um dos objectivos da unio europeia fazer com que a sociedade europeia usufrua e participe no desenvolvimento de uma economia mundial, assente no conhecimento e na informao. DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAO NA CIMEIRA DE LISBOA 2000, as tecnologias digitais acabaram por se revelar um factor fulcral, para o crescimento econmico e para a resoluo das assimetrias regionais. CONSELHO EUROPEU DE LISBOA Maro 2000 , aprovou os desafios fundamentais inscritos no Plano de Aco para uma eEurope. ESSES DESAFIOS FORAM: 1 Possibilitar a empresas e cidados, o acesso generalizado a custos reduzidos, quer em banda larga, quer em Internet; 2 Criar condies para que os cidados adquiram ao longo da sua vida, as competncias e qualificaes indispensveis para viver e trabalhar na nova SOCIEDADE DA INFORMAO; 3 Promover a utilizao das TIC. A INICIATIVA eEurope teve dois planos de aco: 1 eEurope 2002 internet mais barata, mais rpida e mais segura; investir nas pessoas e nas competncias; promover a utilizao da internet; 2 eEurope 2005 acesso em banda larga a preos concorrenciais, evitando o fosso digital entre pases. A NVEL NACIONAL, a prioridade da Sociedade de Informao, para a concretizao destes desafios foi apresentada no PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL (PNDES) e confirmada no PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Assim foi definido o programa operacional sociedade de informao, que foi dirigido transformao da economia e da sociedade, visando a criao de um novo espao transaccional de comunicao, informao e entretenimento o ciberespao organizado hoje em torno da internet e suportado no futuro pela rpida difuso das telecomunicaes de banda larga. O ANO DE 2005 - foi importante para portugal, com o relanamento dos principais objectivos da estratgia de lisboa. Os planos de aco eEurope so sucedidos pela iniciativa i2010. A INICIATIVA i2010 tem em conta uma sociedade de informao europeia para o crescimento e o emprego para 2010, visando o crescimento e o aumento do emprego, ambos baseados, no conhecimento.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 PLANO TECNOLGICO assenta no CONHECIMENTO ( qualificar a populao para a sociedade do conhecimento), na TECNOLOGIA (vencer o atraso cientfico e tecnolgico) e na INOVAO ( facilitar a adaptao das estruturas produtivas aos desafios da Globalizao). PLANO TECNOLGICO surge como uma estratgia de mobilizao de toda a sociedade famlias, empresas e instituies para a MODERNIZAO DO PAS. EM CONCLUSO 1 a informao e o conhecimento, bem como a utilizao das tic, so fundamentais, para o aumento da competitividade e para a reduo das assimetrias regionais. Em portugal a modernizao das redes de comunicao desenvolvidas desde o incio do sculo xxi, tem , de acordo com o plano de desenvolvimento econmico e social, contribudo para: 1 - o aumento da capacidade de atraco do pas em termos internacionais; 2 - a distncia entre os grandes centros consumidores deixar de ser um factor de competitividade para a produo de servios que possam ser prestados utilizando as comunicaes audiovisuais; 3 - a abertura a novas oportunidades a territrios perifricos e insulares, como aores e madeira, em termos europeus; 4 - o reforo do papel das aml e amp, atravs de ns de uma rede urbana internacional, suporte da globalizao. 5 - as cidades mdias apostem mais cedo no conceito de cidades digitais e ganhem por isso mais atractividade internacional e maior capacidade de fixar populaes mais exigentes.

A MULTIPLICIDADE DOS ESPAOS DE VIVNCIA O aumento da mobilidade; A melhoria das redes de transporte; A utilizao crescente do transporte individual; A modernizao e expanso dos transportes pblicos; A melhoria da acessibilidade,

TM PERMITIDO A CRIAO DE NOVOS ESPAOS DE VIVNCIA E O AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAO. A modernizao e a rpida evoluo registada nos sectores dos transportes e das comunicaes: Conduziram a profundas alteraes econmicas, sociais e culturais; Modificaram profundamente o modo como o espao geogrfico apreendido e vivenciado. A articulao e complementaridade entre transportes e telecomunicaes permitem hoje: A partilha da aldeia global e a globalizao. O espao geogrfico contrai-se, medida que o tempo e o custo necessrio para o transpor diminui. um espao cada vez mais relativo que se apreende e organiza em funo de novas variveis, que conduzem aos conceitos de distncia tempo e distncia custo. Distncia- tempo- distncia entre lugares avaliada em unidades de medio de tempo ( minutos ou horas).

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 Iscrona linha que une lugares que se encontram mesma distncia-tempo, relativamente a um ponto de referncia. Distncia custo distncia entre lugares avaliada no custo dos percursos. Istima linha que une lugares que se encontram mesma distncia custo, relativamente a um ponto de referncia. O aumento da mobilidade e a difuso da informao tm conduzido a: 1 aparecimento de novos estilos de vida; 2 aparecimento de novas formas de trabalho e comrcio; 3 novos modelos de organizao do espao. O aumento da mobilidade e a difuso da informao tm levado a: 1 reduo das assimetrias; 2 quebra do isolamento das regies mais perifricas; 3 melhoria da qualidade de vida da populao. Em portugal os sectores dos transportes e das comunicaes so cada vez mais importantes na sociedade. Podemos concluir que fundamental garantir e proporcionar a todos os cidados portugueses condies de igualdade no acesso aos transportes e s TIC. importante investir nas diferentes redes, na sua modernizao e tambm na formao, tendo em vista o domnio das novas tecnologias. OS PROBLEMAS DE SEGURANA, DE SADE E AMBIENTAIS SECTOR DOS TRANSPORTES E DAS COMUNICAES TM E TRAZEM MUITOS PROBLEMAS. OS PONTOS FRACOS PROBLEMAS DE SEGURANA; PROBLEMAS NA SADE; PROBLEMAS NO AMBIENTE. Transportes e comunicaes: A) contribuem para o aumento do pib; B) tm efeitos multiplicadores sectores da economia; noutros

C) apoiam a fixao de empresas estrangeiras no nosso pas; D) modernizam as empresas nacionais. Todos estes aspectos so indissociveis e devem estar bem articulados; para: 1- promover novos factores de crescimento econmico; 2 ligar portugal europa e ao resto do mundo, permitindo a integrao plena na aldeia global.

SEGURANA E SADE ACIDENTES RODOVIRIOS principal problema de sade para a populao, pois tem vitimado milhares de pessoas.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 Em 2006, a regio NORTE do pas bateu o record de SINISTRALIDADE RODOVIRIA (30% de acidentes de viao). Coliso, atropelamento, despiste, velocidade excessiva, desrespeito pela sinaltica, manobras perigosas, so os responsveis por este flagelo. Estradas mal projectadas, desgaste, mau estado de conservao e falta de sinalizao, condies meteorolgicas adversas, elevada taxa de lcool no sangue, uso do telemvel e no utilizao do cinto de segurana, so outras das causas desta sinistralidade. PROBLEMAS AMBIENTAIS SADE PBLICA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAO SOBRETUDO A URBANA. SO CADA VEZ MAIS AFECTADAS PELA POLUIO SONORA DOS TRANSPORTES. A CONSCINCIA CVICA E ECOLGICA DO CIDADO TEM DE ESTAR PRESENTE. NECESSRIO PROMOVER UMA EDUCAO AMBIENTAL. Os poluentes atmosfricos, como xidos de enxofre, xidos de azoto, metano, monxido de carbono, entre outros, so responsveis pelos efeitos nocivos para a sade humana, vegetao e para os edifcios, mas tambm pela destruio da camada de ozono. A queima de combustveis fsseis, provoca o efeito de estufa, que leva a alteraes climticas e na sade pblica. Em 1990 o modo de transporte rodovirio emitia para a atmosfera os valores mais elevados de GEE ( gases com efeito de estufa), em termos de Potencial de Aquecimento Global (PAG 80%). Em 2010 o valor do PAG era de 84% e o transporte individual ter uma quota-parte maior que o pblico, o que j de resto vem a acontecer. Os transportes mais amigos do ambiente so o FERROVIRIO e o MARTIMO.

REFLEXOS DAS TIC NA QUALIDADE DE VIDA PONTOS FORTES AS TIC permitem-nos: Estar sempre contactveis; Ter maior facilidade de acesso a bens, servios e informaes teis, como o estado do tempo,o trnsito,as farmcias de servio, Sair do isolamento; Ajudar pessoas com dificuldades de mobilidade, para que possam ter maiores oportunidades de insero no mercado de trabalho. Uma nova distribuio da populao e das actividades econmicas, uma vez que tm impactes ao nvel da reduo das migraes pendulares, da mudana de residncia para reas rurais; Uma alterao na forma como vivemos o espao, o pensamos e o representamos.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 Fazermos delas um instrumento precioso, no conhecimento e ordenamento do territrio. PONTOS FRACOS/EFEITOS PERVERSOS Insegurana (vrus); Fraudes ( transaces electrnica); financeiras por via Falta de tica ( invaso de privacidade); Perigo para a sade (radiaes, dependncia, obesidade).

OS PROBLEMAS DE SEGURANA, DE SADE E AMBIENTAIS AS SOLUES O conceito de transportes sustentveis fundamental para que haja uma reduo da contribuio dos transportes para as mudanas climticas. Protocolo de Quioto assumiram-se compromissos que implicam a reduo das emisses de GEE em 5% entre 2008 e 2012, face s emisses de referncia de 1990. Para PORTUGAL, esta reduo seria de 8% . Construo de veculos com baixo consumo de combustvel, para que as emisses de CO2 baixem cerca de 30%. Promoo de energias alternativas. Diminuio do uso do transporte particular. Promover o uso do transporte colectivo, cmodo, rpido e eficaz. Consciencializar a populao em relao qualidade de ar, em especial nas reas urbanas. Informar o condutor em tempo real, sobre os percursos menos congestionados. Sensibilizar toda a comunidade escolar, para todas as questes ambientais associadas ao uso dos transportes, ajudando a desenvolver uma conscincia ecolgica.

A INTEGRAO DE PORTUGAL NA UE:NOVOS DESAFIOS, NOVAS OPORTUNIDADES OS DESAFIOS, PARA PORTUGAL, DO ALARGAMENTO DA EU FORMAO E ALARGAMENTO DA UE UE fundada em 1957, aps a II Guerra Mundial por 6 pases. Estes pases criaram inicialmente a COMUNIDADE EUROPEIA DO CARVO E DO AO (CECA),em 1951 e s em 1957 a COMUNIDADE ECONMICA EUROPEIA (CEE). PORTUGAL ADERIU CEE EM 1986 E ESSA ADESO CORRESPONDEU AO 3 ALARGAMENTO, EM SIMULTNEO COM A ESPANHA, FICANDO ASSIM CONSTITUDA POR 12 ESTADOSMEMBROS. EM 2007, a UE composta por 27 Estados-membros.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 Em 2007, 50 anos aps a assinatura do Tratado de Roma, Bulgria e Romnia entraram na UE, ao mesmo tempo em que a Eslovnia passou a integrar a Zona do Euro. Agora, com 27 pases e 480 milhes de pessoas, a UE forma o maior mercado consumidor do mundo. Forma, tambm, o maior PIB, com a soma de cerca de US$ 14 trilhes ou 10,8 trilhes de euros, e representa 20% do volume do comrcio mundial. O processo de alargamento em 2004, teve um enorme significado, tanto pela dimenso, como pelo n de pases envolvidos. Foi preparado com grande rigor, devido s repercusses polticas, econmicas e sociais, no s para os aderentes, como para os j pertencentes ue , como portugal. Os alargamentos anteriores tiveram lugar numa europa dividida, devido 2 guerra mindial, mas este, veio contribuir para a realizao do sonho dos pases fundadores: construir uma europa livre e unida. Quais os propsitos do alargamento? 1 reforar a paz e a estabilidade; 2 consolidar a segurana e a prosperidade na europa; 3 recuperar o dinamismo econmico e a competitividade; Este alargamento foi tambm uma forma da europa democrtica alargar as suas fronteiras a leste, para afirmar a dinmica da reforma iniciada na desmembrada unio sovitica, que culminou com a queda do muro de berlim em 1989. CRITRIOS DE ADESO O conselho europeu, reunido em Copenhaga, em 1993, enunciou pela 1 vez as condies de adeso dos pases da europa central e oriental (PECO), que ficaram conhecidos por critrios de Copenhaga. OS PASES CANDIDATOS UE, TM QUE OBEDECER A 3 CRITRIOS: 1)CRITRIO POLTICO ter instituies estveis, que garantam a democracia, o Estado de Direito, os Direitos do Homem e o respeito e a proteco das minorias; 2) CRITRIO ECONMICO ter uma economia de mercado a funcionar e ser capaz de responder concorrncia e s foras de mercado no interior da UE. 3) CRITRIO DE SER CAPAZ DE DE ASSUMIR AS OBRIGAES QUE DECORREM DA ADESO aderir a objectivos polticos, econmicos e monetrios, adoptando o corpo legislativo da UE, ou seja, o ACERVO COMUNITRIO. AS INSTITUIES DA UE AS INSTITUIES DA UE As instituies comunitrias, que definem as polticas comunitrias e que tomam decises so 3: 1 CONSELHO DA UNIO EUROPEIA representa os Estados-membros; 2 PARLAMENTO EUROPEU representa os cidados; 3 COMISSO EUROPEIA representa o interesse dos europeus.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 DESAFIOS QUE SE COLOCAM AO ALARGAMENTO DA UE PARA OS PASES EM GERALTROUXE DIFICULDADES, pois alargou muito as fronteiras da UE, aumentou os desequilbrios entre os pases, a nvel social, poltico e econmico, difceis de harmonizar. ASPECTOS POSITIVOS PARA OS PASES ADERENTES 1 consolidao de democracias estveis com instituies democrticas e respeito pelas minorias; 2- reformas econmicas para atingir taxas de crescimento mais altas; 3 melhoria das perspectivas de emprego; 4 preocupao na resoluo de problemas ambientais. PARA PORTUGAL Com as novas adeses, o pas confrontado com desafios e ameaas, que lhe exigem respostas, capazes de tirar partido, das oportunidades que so criadas tais como: A) livre circulao de trabalhadores no mercado alargado, com melhor formao profissional, muito penalizador para a mo-de-obra nacional no qualificada; B) gerir a influncia portuguesa na tomada de deciso da ue; C) reviso do oramento comunitrio no que respeita distribuio dos fundos estruturais; D) conquista de novos mercados por parte das empresas nacionais. A VALORIZAO AMBIENTAL EM PORTUGAL E A POLTICA AMBIENTAL DA UE O QUE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL? Aps a CIMEIRA DE COPENHAGA, integrou uma dimenso social. Refere-se a um crescimento econmico capaz de satisfazer as necessidades das nossas sociedades em termos de bem-estar a curto, mdio e longo prazo, respondendo s necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de crescimento das geraes futuras. POLTICA AMBIENTAL Desde 1986, que a ue lanou diversas polticas em matria de ambiente, de coeso econmica e social, de investigao, de tecnologia e de assuntos sociais. Nesta altura criado o mercado nico europeu e a moeda nica o euro. Os vrios alargamentos permitiram o aprofundamento de matrias como: Poltica de coeso; Agricultura; Pescas; Relaes exteriores; Proteco ambiental.

A poltica ambiental da unio europeia uma das temticas-chave, que tem vindo a ser aprofundada desde os anos 90 do sculo XX.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 TRATADO DE MAASTRICHT O tratado da UE assinado em 7 de fevereiro de 1992, em maastricht na holanda, entrou em vigor em 1 de novembro de 1993, consagrou a existncia de: Uma poltica no domnio do ambiente que contribui para atingir os seguintes objectivos: A preservao, a proteco e a melhoria da qualidade do ambiente; a proteco da sade das pessoas; a utilizao prudente e racional dos recursos naturais; a promoo, no plano internacional, de medidas destinadas a enfrentar os problemas regionais ou mundiais do ambiente. TRATADO DE AMESTERDO Assinado a 2 de outubro de 1997, entra em vigor a 1 de maio de 1999. O seu lema ambiental foi sintetizado na seguinte frase: viver num meio ambiente so uma exigncia dos europeus. Com este tratado, a UEtem a preocupao de proteco do meio ambiente. O desenvolvimento sustentvel passa a ser o novo paradigma das polticas ambientais e passa a ser um dos grandes objectivos da UE. Com este tratado: Assumiram-se posies firmes sobre as alteraes climticas escala global; Foi assinado em 11 de dezembro de 1997, o Protocolo de Quioto. No seu artigo 177, o tratado de Amesterdo, visando o desenvolvimento sustentvel, fixa 3 grandes objectivos: 1) Desenvolvimento econmico e social sustentvel; 2) Luta contra a pobreza; 3) Insero dos pases em desenvolvimento na economia mundial. PRIORIDADES AMBIENTAIS EM 2001, FOI LANADO O 6 PROGRAMA DE ACO SOBRE AMBIENTE, PARA FUNCIONAR ENTRE 2002 e 2012. Neste documento so definidos 4 domnios prioritrios: 1 alteraes climticas; 2 natureza e biodiversidade; 3 ambiente, sade e qualidade de vida; 4 recursos naturais e resduos. 1 ALTERAES CLIMTICAS So as grandes preocupaes ambientais da ue e dos pases que ratificaram o protocolo de quioto, do qual os eua se excluram.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 Aco humana ( produo de energia, transportes, actividade industrial), leva ao aquecimento do planeta e, por isso, se justificam as iniciativas para se reduzirem as emisses de gases com efeito de estufa (gee), como o co2. Foram definidos limites para as emisses, reduzindo a valores prximos dos de 1990. A grande prioridade a reduo at 2012 em 80% relativamente aos valores de 1990 e atingir a longo prazo, uma reduo de 70%. Esta meta ser alcanada atravs de iniciativas e de investimentos no domnio da inovao e do desenvolvimento (i&d), assegurando nveis elevados de crescimento econmico, sem comprometer a sustentabilidade do planeta. 2 - NATUREZA E BIODIVERSIDADE Foram tomadas iniciativas para assegurar a diversidade dos ecossistemas e das paisagens, como parte integrante do patrimnio ecolgico dos estados e da ue , no seu todo. As ameaas que pairam sobre a fauna, a flora ou o solo, justificam a definio de objectivos e de medidas, entre as quais se destaca a proteco dos habitats, atravs da criao da rede natura 2000 REDE NATURA 2000 rede ecolgica de mbito europeu, que tem por objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade, atravs da conservao dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens. 3 - RELAO ENTRE AMBIENTE, SADE E QUALIDADE DE VIDA As alteraes ambientais, a falta de qualidade do ar, o rudo, o uso descontrolado de substncias qumicas, tm consequncias graves na sade das populaes, em especial dos jovens e dos mais idosos. 4- UTILIZAO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS E A RECICLAGEM DE RESDUOS TRATA-SE DO 4 VECTOR DA POLTICA AMBIENTAL. 1 USO INTENSIVO DE RECURSOS DO PLANETA, TANTO RENOVVEIS COMO A GUA, O AR OU A FLORESTA E, NO RENOVVEIS, COMO METAIS OU MINERAIS, APONTA PARA UM ELEVADO RISCO DE ESCASSEZ OU RPIDO ESGOTAMENTO, DEVIDO AO AUMENTO DA POPULAO E CRESCIMENTO ECONMICO. A UTILIZAO DE RECURSOS NATURAIS E O CRESCIMENTO DAS ACTIVIDADES ECONMICAS, LEVAM AO AUMENTO DOS RESDUOS PRODUZIDOS, QUE VO SENDO ACUMULADOS EM VASTAS REAS E LEVAM POLUIO DO AR, DO SOLO E DA GUA. ALGUNS RESDUOS PODEM SER RECUPERADOS, RECICLADOS E REUTILIZADOS. NO 6 PROGRAMA DE ACO SOBRE AMBIENTE FORAM PROPOSTAS LINHAS ORIENTADORAS PARA AS INICIATIVAS SEGUINTES DAS POLTICAS COMUNITRIAS, ASSENTANDO NA INVESTIGAO , INOVAO E NA IMPLEMENTAO DOS SEGUINTES DOMNIOS ESTRATGICOS: 1 poluio do ar; 2 preveno e reciclagem de resduos; 3 proteco e ambientes marinhos; 4 - solo; 5 - uso sustentvel de pesticidas; conservao de 6 - uso sustentvel de recursos; 7 - ambiente urbano.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012

1 - POLUIO DO AR Conhecimento dos efeitos da poluio do ar, inventrios sobre a emisso de gases e qualidade do ar;reviso da legislao e de protocolos internacionais; tomada de medidas sectoriais; definio de objectivos e custos, para atingir as metas propostas. 2 PREVENO E RECICLAGEM DE RESDUOS Atravs de uma estratgia, pretende-se transformar a europa numa sociedade de reciclagem, que evite resduos e os utilize como recurso; Desenvolvimento de programas nacionais de preveno de resduos. 3 PROTECO E CONSERVAO DE AMBIENTES MARINHOS Implementao de uma estratgia martima para salvar os mares e os oceanos europeus; Proteco de recursos marinhos e de actividades econmicas e sociais com ele reacionadas. 4 - SOLO A eroso, a perda de matria orgnica, a impermeabilizao, a salinizao, a contaminao ou os deslizamentos, so processos de degradao dos solos, com efeitos nefastos para a sade humana, para os ecossistemas naturais e para a mudana climtica. 5 USO SUSTENTVEL DE PESTICIDAS Estes produtos, como produtos de proteco das plantas (ppp), ou como agentes de eliminao de organismos vivos, tm a possibilidade de matar ou controlar organismos nocivos, mas tambm podem causar efeitos negativos outros organismos, na sade humana ou no ambiente. 6 USO SUSTENTVEL DE RECURSOS Ao ritmo que os recursos tm sido utilizados desde o arranque da industrializao nos pases mais desenvolvidos, as geraes seguintes correm o risco de no terem acesso a esses recursos, sendo confrontados com a sua escassez ou esgotamento. 7 AMBIENTE URBANO Cerca de 80% dos europeus vivem em cidades e por isso, a sua qualidade de vida influenciada pela qualidade do ambiente urbano; Pretende-se aplicar o princpio da sustentabilidade ao ambiente urbano, para se oferecer s populaes que vivem e trabalham nas cidades da europa, elevados nveis de qualidade de vida.

PROTECO AMBIENTAL EM PORTUGAL O ambiente e o desenvovimento sustentvel so vitais para portugal fazer de portugal no horizonte de 2015, um dos pases mais competitivos da ue, num quadro de qualidade ambiental e de coeso e responsabilidade social, o grande desafio da estratgia nacional de desenvolvimento sustentvel 2005- 2015. Em 1987 aprovada em portugal a lei de bases do ambiente.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 SO INTRODUZIDAS NOES COMO: Parque natural; Reserva. Surge a 1 rea protegida: parque nacional da peneda-gres Portugal tem preconizado uma poltica de ambiente, no mbito de quadros comunitrios de apoio. (qca) As atenes no ambiente tiveram em portugal consequncias a vrios nveis: 1 CONSEQUNCIAS GOVERNATIVAS criada em 1990 o ministrio do ambiente e recursos naturais e as direces regionais. 2 CONSEQUNCIAS ECONMICAS H um aumento do investimento pblico na rubrica do ambiente, nomeadamente: Tratamento e abastecimento de gua; Recolha e tratamento de resduos urbanos; TRATAMENTO DE GUAS RESIDUAIS. 3 CONSEQUNCIAS POLTICAS Foi criada e adaptada legislao nacional, que veio reforar a componente ambiental, com a criao de vrios planos: 1 PLANO - GUA O PLANO NACIONAL DA GUA (PNA) E OS PLANOS DE BACIA HIDROGRFICA (PBH), so documentos que integram a poltica de planeamento e gesto dos recursos hdricos nacionais. A gua um bem escasso, que est sujeito a uma grande irregularidade e com uma distribuio desigual no pas. NO PLANO NACIONAL DA GUA (PNA), SO DEFINIDAS LINHAS ORIENTADORAS PARA UMA GESTO INTEGRADA DA GUA EM PORTUGAL ATRAVS DE MEDIDAS CONCRETAS COMO: Controlo da qualidade das guas; Eficincia das regas e controlo das perdas Etc OS PLANOS DE BACIA HIDROGRFICA (PBH): So documentos que abrangem todo o pas e correspondem extenso das bacias dos rios e seus afluentes, onde so definidas formas de proteger e gerir de forma equilibrada a gua. O OBJECTIVO DA DIRECTIVA QUADRO DA GUA : Alcanar o bom estado da gua at 2015, para garantir as necessidades do presente e das geraes futuras. importante valorizar este recurso de acordo com o PNPOT PROGRAMA NACIONAL DA POLTICA DE ORDENAMENTO DO TERRITRIO.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 2 PLANO RESDUOS A produo de resduos urbanos um indicador de desenvolvimento. Mas este desenvolvimento implica reduo na sua produo. O PLANO ESTRATGICO SECTORIAL DE GESTO DOS RESDUOS SLIDOS URBANOS - (PERSU) um documento que visa: 1 A PREVENO ( REDUO E REUTILIZAO); 2 VALORIZAO ( RECICLAGEM E RECUPERAO); 3 CONFINAMENTO SEGURO - destino final dos resduos (deposio em lixeira, deposio em aterro, incinerao com recuperao de energia, recolha selectiva). A valorizao dos recursos a chave para uma gesto econmica, uma vez que: 1 poupa recursos; 2 - reduz a poluio; 3 - diminui a procura dos solos para descargas; 3 PLANO ORLA COSTEIRA O LITORAL NACIONAL palco de uma elevada concentrao das actividades econmicas e de aglomerados urbanos, o que leva a uma desordenada ocupao da faixa litoral, onde a eroso costeira um problema crescente. O litoral de portugal tem regies de risco e por isso a sua proteco fundamental. Por isso, houve necessidade de levar a cabo uma estratgia de gesto integrada que se materializou com a CRIAO DE PLANOS DE ORDENAMENTO DA ORLA COSTEIRA - POOC O QUE UM POOC? um plano que visa reduzir situaes de risco numa costa submetida a processos de forte eroso e tambm a articulao de valores ecolgicos e patrimoniais, com o crescimento de uma actividade econmica sustentvel orientada para o lazer e turismo. QUAL A IMPORTNCIA DOS POOC? SO VITAIS PARA: 1 A PROMOO E PARA O ORDENAMENTO DOS DIFERENTES USOS E ACTIVIDADES DA ORLA COSTEIRA; 2 A CLASSIFICAO, VALORIZAO E QUALIFICAO DAS PRAIAS; 3 A REGULAMENTAO PARA USO BALNEAR; 4 O DESENVOLVIMENTO DA FAIXA COSTEIRA; 5 A PROMOO DA DEFESA E CONSERVAO DA NATUREZA. 4 - cria postos de trabalho; 5 - leva ao desenvolvimento sustentvel.

3 PLANO CONSERVAO DA NATUREZA As polticas ambientais a nvel europeu e nacional, reflectiram-se na POLTICA DE CONSERVAO DA NATUREZA.

Rafael Ferreira 11F Teste de Geografia Maio de 2012 Em 1993 alarga-se a rede nacional de reas protegidas e define-se a REDE NATURA 2000. Em 1994, foi declarada a PRIMEIRA ZONA DE PROTECO ESPECIAL (ZPE) no esturio do tejo; Em 1997 e em 2000 estabelece-se a LISTA NACIONAL DE STIOS; Em 1999, estabelecem-se as RESTANTES ZPE. REDE NACIONAL DE REAS PROTEGIDAS visa proteger e valorizar as paisagens humanizadas e o patrimnio natural e construdo. A REDE NACIONAL DE REAS PROTEGIDAS INCLUI: 1 REAS PROTEGIDAS DE INTERESSE NACIONAL (parque nacional, reserva natural, parque natural e monumento natural). 2 REAS PROTEGIDAS DE INTERESSE REGIONAL E LOCAL - que so as chamadas paisagens protegidas. REDE NATURA 2000 importante na defesa da biodiversidade, est inserida na rede ecolgica europeia e visa proteger habitats naturais e a fauna e flora selvagens. REDE NATURA 2000 inclui os stios estabelecidos a partir dos critrios das reas classificadas como zonas especiais de conservao (ZEC) e as zonas de proteco especial (ZPE). PLANOS ESPECIAIS DE ORDENAMENTO DO TERRITRIO - (PEOT) As reas protegidas de interesse nacional dispem obrigatoriamente de um PLANO DE ORDENAMENTO DE REAS PROTEGIDAS (POAP) O POAP ( PLANO de ORDENAMENTO de REAS PROTEGIDAS) - define a poltica da salvaguarda e conservao a instituir e dispe sobre o uso do solo e as condies de alterao do mesmo, de acordo com o valor do seu patrimnio. Outros exemplos de peot: POAAP PLANOS de ORDENAMENTO de ALBUFEIRAS de GUAS PBLICAS; POOC - PLANOS DE ORDENAMENTO DA ORLA COSTEIRA.

S-ar putea să vă placă și