Sunteți pe pagina 1din 45

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.

com

Assunto: Evoluo
1- (UFMG) Desenvolvida, h 150 anos, por Charles Darwin e Alfred Wallace, a ideia da seleo natural pode ser sustentada por observaes cientficas atuais. Assinale a alternativa que contm uma informao que NO sustentada pela Teoria Evolutiva por Seleo Natural. a) A reposio do fator de coagulao mediante transfuso de sangue aumenta a adaptabilidade dos

gabarito

hemoflicos. b) Certas bactrias, em face de mudanas no ambiente, adquirem a capacidade de produzir novas substncias. c) O vrus HIV pode sofrer mutaes, o que dificulta o tratamento de indivduos soropositivos. d) Os peixes cegos apresentam menor chance de sobrevivncia em ambientes iluminados.

2-(UFU) Estudar a evoluo de um determinado grupo de organismos algo complexo, difcil mesmo. Como saber quais etapas evolutivas se sucederam na evoluo? O que veio primeiro? Nesse sentido os cientistas tm buscado na natureza provas da evoluo. Essas provas aparecem principalmente de duas maneiras bsicas. Pergunta-se: quais so essas duas maneiras principais pelas quais os cientistas tm estudado a evoluo?

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
3- (UFMG) Leia, com ateno, este texto: Testemunhas da evoluo A vida na Terra comeou, h cerca de 3,5 bilhes de anos, com o surgimento de seres extremamente simples, semelhantes a bactrias. Apenas em torno de 600 milhes de anos atrs, surgiram organismos mais complexos. Entre eles, havia animais invertebrados que presenciaram grande parte do processo de evoluo da vida e, ainda hoje, so testemunhas da contnua transformao do Planeta. Tais seres faziam parte dos primeiros grupos de animais que saram da gua, habitaram a terra firme e colonizaram um

gabarito

ambiente at ento inexplorado. J ocupavam na poca, ou seja, h 570 milhes de anos, a posio de predadores na cadeia alimentar. Esses animais so segmentados, vermiformes, possuem apndices locomotores no-articulados e vivem em ambientes midos. Sua cutcula fina, flexvel e permevel; sofrem mudas peridicas e so dotados de aparelho excretor do tipo nefridial. Cincia Hoje, v. 41, n. 245, 2008. (adaptado) Observe, agora, neste mapa-mndi, as regies sombreadas, que correspondem distribuio recente dos invertebrados citados no texto:

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
3- (UFMG) A partir dessa leitura e com base em outros conhecimentos sobre o assunto, faa o que se pede. 1. Considerando que os registros fsseis mais antigos dos invertebrados tratados no texto foram encontrados na Oceania, EXPLIQUE a distribuio atual desse grupo. 2. analise estes dois esquemas:

gabarito
a partir dessa anlise, INDIQUE o esquema - I ou II- em que est representada, de forma mais correta, a relao evolutiva entre os aneldeos, os animais tratados no texto e os artrpodes. JUSTIFIQUE sua resposta.

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
4- (UFMG) H algum tempo, a resistncia a antibiticos vem-se tornando um problema mundial de Sade Pblica, porque dificulta o tratamento de infeces bacterianas. 1. Analise esta figura, em que est representada uma populao de bactrias:

gabarito
A partir dessa anlise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, a) CITE dois fatores evolutivos que atuaram nessa populao. b) EXPLIQUE, de acordo com a teoria neodarwinista, a atuao desses dois fatores evolutivos na populao de bactrias representada.

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
5- (UFMG) Analise esta figura, em que est representada uma populao de bactrias que, logo aps a introduo de antibitico, se tornou resistente:

gabarito

1. A partir dessa anlise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a teoria evolutiva que permite explicar as mudanas observadas nessa populao. JUSTIFIQUE sua resposta. 2. Atualmente, os antibiticos so utilizados em larga escala tanto em pases desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento.

Analise esta tabela, em que est indicada a quantidade de antibiticos utilizada nos Estados
Unidos, em diferentes situaes:

A partir dessa anlise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE uma medida no mbito da Sade Pblica e uma medida no mbito pessoal que podem contribuir para minimizar esse grave problema da resistncia bacteriana a antibiticos.

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
6- (UFRS) Embries de vertebrados tendem a ser mais similares entre si do que os adultos correspondentes. Sobre esse fato, so feitas as seguintes afirmaes. I - As analogias observadas indicam uma origem comum. II - O estudo da embriologia comparada contribui para a compreenso da evoluo biolgica.

gabarito

III - Durante o desenvolvimento embrionrio, os organismos passam por fases que repetem estgios adultos de seus ancestrais. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III.

e) I, II e III. 7- (UNB) Nos ltimos anos, os Blcs tm sido agitados por uma srie de conflitos tnicos, dos quais o mais recente foi a guerra no Kosovo. Os conflitos chamam a ateno, entre tantos outros aspectos, para a questo das etnias humanas, Julgue os itens a seguir, relacionados a conceitos de evoluo e gentica de populaes.
(1) Antes dos atuais conflitos, na dcada de 80, a distribuio de genes na populao da Iugoslvia seguia o equilbrio de Hardy-Weinberg. (2) Alm do isolamento geogrfico, aspectos culturais como os costumes e a religio influem na evoluo das etnias humanas. (3) Os Blcs exemplificam bem que a migrao aumenta a variabilidade gentica. (4) provvel que a frequncia de heterozigose seja semelhante na populao brasileira e na populao srvia.

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
8- (UFMG) Analise esta figura, em que est representada uma possvel filogenia dos primatas:

gabarito
Considerando-se as informaes fornecidas por essa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que a) a radiao evolutiva ocorreu por volta dos 60 milhes de anos. b) o bipedismo ocorre no ramo dos humanos. c) os ancestrais desse grupo eram arborcolas. d) os humanos descendem dos gorilas.

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
9- (UFMG) Observe estas figuras:

gabarito

Os grupos de animais representados, nessas figuras, possuem caractersticas morfolgicas e fisiolgicas que, resultantes de adaptaes, lhes possibilitaram a utilizao de ampla variedade de alimentos. INCORRETO afirmar que, entre as caractersticas adaptativas desses grupos de animais, se inclui a presena de a) bicos, de diferentes formas, que coletam frutas, sementes e partculas lquidas.

b) lngua prottil, utilizada na captura e deglutio de presas.


c) mandbulas e dentes, que permitem triturar partes moles e duras das presas. d) pinas e maxilas, que usam na reduo do tamanho do alimento.

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
10- (UFPR) "Hitler mentiu aos alemes. No h raas puras. Todas as raas so heterogneas pela prpria dinmica do mecanismo hereditrio e pelas miscigenaes sucessivas sofridas durante sculos e milnios. S h uma humanidade." (FREIRE-MAIA, Newton. Brasil:" Laboratrio Racial". 2a ed. Vozes. 1975. p. 29). Com esta afirmativa, o geneticista Dr. Newton Freire-Maia queria dizer que:

gabarito

(01) Na prtica no h raas puras por no existirem populaes totalmente homozigotas. (02) So as caractersticas culturais, como lngua, religio e tecnologia, que definem o homem como espcie. (04) Todas as populaes humanas so capazes de miscigenao e pertencem atualmente a uma nica espcie: Homo sapiens. (08) Admitindo-se que no h raas puras, pode-se definir raa como uma populao mais ou menos isolada que difere de outras populaes da mesma espcie pela frequncia de caractersticas hereditrias. soma = ( )

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
11- (UFMG) Observe estas figuras de diferentes vertebrados marinhos:

gabarito
CORRETO afirmar que a convergncia adaptativa comum a todos esses animais consiste em terem todos a) forma do corpo e membros semelhantes a remos.

b) linha lateral e corpo revestido por escamas.


c) nadadeiras e brnquias nas laterais do corpo. d) pescoo comprido e dentes afiados.

10

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
12- (UFPE) Quando se considera o processo evolutivo, se tem em mente que as populaes experimentam um conjunto de mudanas ao longo do tempo. Sobre esse tema, analise as proposies com verdadeiro ou falso. ( ) As mutaes podem ser favorveis, indiferentes ou desfavorveis, dependendo do ambiente ) Casamento entre pessoas aparentadas (cruzamentos consanguneos) aumenta a frequncia ) A seleo natural atua sobre a diversidade gentica intraespecfica; os indivduos mais bem ) A semelhana entre a estrutura interna da asa do morcego e a do membro superior humano ) O acaso pode provocar alteraes significativas na frequncia de diferentes alelos.

em que vivem os organismos mutados.

gabarito

( ( ( (

de alelos deletrios na populao. adaptados ao ambiente so selecionados. indicativa do tipo de evoluo denominado convergncia adaptativa.

13- (UFMG) Comportamentos que favorecem a disperso tambm promovem, geralmente, a especiao. CORRETO afirmar que, entre os comportamentos que costumam favorecer a especiao, se inclui a) a ocupao de novos nichos. b) a territorialidade. c) o cuidado com a prole. d) o sedentarismo

11

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
14- (UFF-RJ) Faz 100 anos que Hardy (matemtico ingls) e Weinberg (mdico alemo) publicaram o teorema fundamental da gentica de populaes, conhecido como Equilbrio de Hardy-Weinberg. [obs.: o teorema foi proposto em 1909] Para se aplicar este princpio, a populao deve ser de tamanho: a) aleatrio, visto que no influencia para a aplicao do teorema, j que a probabilidade dos cruzamentos depende de processos migratrios que ocorrem naturalmente nas populaes; b) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos de forma experimental, de acordo com as leis de Mendel, ou seja, os cruzamentos entre indivduos de diferentes gentipos devem acontecer sempre a partir de alelos heterozigotos; c) muito grande, para que possam ocorrer cruzamentos seletivos, de acordo com a teoria evolutiva, ou seja, os efeitos da seleo natural a partir de mutaes ao acaso devem ser considerados; d) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos entre os organismos mutantes, de

acordo com as leis das probabilidades, ou seja, novas caractersticas devem ser introduzidas de
forma controlada na populao; e) muito grande, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamentos possveis, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, os cruzamentos entre indivduos de diferentes gentipos devem acontecer completamente ao acaso.

12

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
15- (UFF-RJ) O Homo sapiens deve ter surgido h cerca de 200 mil anos. Sua capacidade intelectual, porm, parece ter evoludo pouco durante 130 mil anos. H 70 mil anos, conforme propem alguns pesquisadores, uma catstrofe natural teria provocado grandes alteraes climticas, responsveis pela quase extino da espcie. Registros fsseis de cerca de 50 mil anos sugerem um crescimento do intelecto dos descendentes dos indivduos que sobreviveram, manifestado por interesse artstico, grande criatividade e capacidade de comunicao, que so

gabarito

caractersticas do homem moderno. Poder-se-ia, supor, assim, que o clima adverso teria favorecido o desenvolvimento da capacidade intelectual do Homo sapiens. Indique o mecanismo evolutivo descrito e explique a sua atuao.

16- (UFPR) Na(s) questo(es) a seguir, escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos. O melanismo industrial, verificado em mariposas da Inglaterra, um exemplo claro de seleo natural. Verifique as afirmativas que se aplicam corretamente ao melanismo industrial: (01) As mariposas claras esto mais adaptadas ao ambiente poludo. (02) Em ambientes no-poludos, as mariposas escuras so mais facilmente predadas pelos pssaros do que as mariposas claras. (04) A poluio levou ao aumento da frequncia de mariposas escuras. (08) As mariposas claras se transformaram em escuras. (16) Na zona rural, no-poluda, as mariposas escuras continuaram raras. (32) As mariposas escuras so mais freqentes por serem determinadas por alelos dominantes. (64) As mariposas claras se tornaram resistentes poluio. Soma ( )

13

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
17- (UFF-RJ) Considere as proposies abaixo, relacionadas ao conceito de evoluo das espcies.

a) Aponte, para cada proposio dos primeiros evolucionistas citados, Anaximandro e Empdocles, a teoria evolutiva formulada no sculo XIX que a ela mais se assemelha e justifique sua resposta. b) Explique a aplicao do conhecimento das estruturas primrias de um mesmo tipo de protena, encontrada em diferentes espcies de seres vivos, em estudos evolutivos

18- (UFRS) No ano 2000, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) divulgaram, pela primeira vez, a descoberta de um corao fossilizado, com quatro cavidades, pertencente a um dinossauro, Willo, que viveu h 66 milhes de anos. A preservao dessa rara evidncia anatmica veio somar-se s feies osteolgicas observadas nos esqueletos fsseis de dinossauros. Isso refora a hiptese filogentica de que, dos grupos citados nas alternativas, os mais estreitamente relacionados com os dinossauros so a) os lagartos e os crocodilos. b) os anfbios e as aves. c) os crocodilos e as aves. d) as tartarugas e os mamferos. e) os lagartos e os mamferos.

14

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
19- (UFC-CE) Em um estudo realizado nas ilhas Galpagos, um casal de pesquisadores observou que indivduos de uma espcie de tentilho (espcie A) comumente se alimentavam de sementes de vrios tamanhos. A ilha onde a espcie A ocorria foi colonizada por outra espcie de tentilho (espcie B). Indivduos de B se alimentavam de sementes grandes e eram mais eficientes que A na aquisio deste recurso. Com o passar dos anos, os dois pesquisadores observaram que o tamanho mdio do bico dos indivduos de A estava reduzindo gradualmente.

gabarito

Considerando que pssaros com bicos maiores conseguem se alimentar de sementes maiores, o processo de reduo de bico observado em A um exemplo de seleo: a) direcional: o estabelecimento de b) disruptiva: o estabelecimento de indivduos da indivduos da espcie B representou uma presso espcie B representou uma presso seletiva que favoreceu indivduos da espcie A com bicos pequenos. seletiva que favoreceu indivduos da espcie A com bicos muito pequenos ou muito grandes. c) estabilizadora: o estabelecimento de indivduos da espcie B representou uma presso seletiva que favoreceu indivduos da espcie A com bicos de tamanho intermedirio.

d) sexual: o estabelecimento de

indivduos da espcie B aumentou a competio entre

machos da espcie A por acesso s fmeas. e) direcional: o estabelecimento de indivduos da espcie B induziu mutaes em indivduos da espcie A

15

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
20- (UFC-CE) Um estudante que trabalha com estratgias de defesa contra predao em borboletas notou que, em uma espcie de borboleta txica (espcie A), os indivduos possuam asas pretas com uma listra amarela e outra vermelha. Em uma outra borboleta no txica (espcie B), os espcie similar de indivduos possuam asas inteiramente pretas. Para

avaliar o efeito das manchas alares na chance de predao, o pesquisador capturou um conjunto de indivduos da espcie A e em metade deles passou um pincel com tinta preta sobre as listras

gabarito

de ambas as asas (grupo tratamento). Na outra metade do conjunto (grupo controle), o pesquisador passou um pincel sem tinta. Posteriormente, ele liberou as borboletas e quantificou a porcentagem de indivduos de cada grupo que foi consumido pelos predadores. Os resultados obtidos esto no grfico abaixo. Com base nessas informaes, responda o que se pede a seguir.

a) Por que a presena de compostos txicos no corpo de indivduos da espcie A poderia explicar o padro obtido no grfico acima? b) Se a espcie B padro de tambm fosse txica e surgisse um indivduo mutante com asas intermedirio e similar ao padro de asas de A e B, ele deveria ser favorecido

16

por seleo natural? Por qu?

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
21- (UFC-CE) A definio de vida motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o incio da vida na Terra deu-se com: a) o big bang, que deu origem ao universo e conseqentemente vida. b) o aumento dos nveis de O2 atmosfrico, que permitiu a proliferao dos seres aerbios. c) o surgimento dos coacervados, os quais, em solues aquosas, so capazes de criar uma membrana, isolando a matria orgnica do meio externo.

gabarito

d) o surgimento de uma bicamada fosfolipdica, que envolveu molculas com capacidade de autoduplicao e metabolismo. e) o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condio favorvel para a origem de molculas precursoras de vida.

22- (UNIFESP-SP) As aves so geralmente chamadas de "dinossauros com penas". Tal denominao a) procede, porque elas surgiram a partir dos tecodontes, o mesmo grupo ancestral de rpteis que originou os dinossauros. Como os dinossauros, as aves possuem ovos com mnio. Porm, diferentemente deles, elas apresentam, como novidades evolutivas, as penas e a endotermia (homeotermia). b) procede, porque elas surgiram a partir de rpteis crocodilianos que, por sua vez, tiveram suas origens entre os dinossauros. As caractersticas do corao de crocodilos e de aves so evidncias dessa proximidade e dessa descendncia. c) procede, porque elas surgiram no mesmo perodo que os primeiros dinossauros. Um pequeno grupo de anfbios deu origem aos rpteis que resultaram nos mamferos e outro grupo maior de anfbios originou rpteis que se diferenciaram em dinossauros e em aves. d) no procede, porque, para isso, elas teriam que ter se originado dos grandes rpteis voadores j extintos. O grupo de rpteis que originou as aves e os mamferos ainda hoje vivente, embora conte com poucos representantes. Sua maior expanso ocorreu na mesma poca em que os grandes dinossauros. e) no procede, porque a endotermia e as penas so caractersticas muito distintas que afastam qualquer possibilidade de que as aves e os dinossauros possam ter sido aparentados. Alm disso, as aves possuem um anexo embrionrio a mais, que as diferencia de todos os demais rpteis.

17

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
23- (UFV-MG) A evoluo envolve as formas de seleo natural, estabilizadora, direcional e disruptiva. O histograma abaixo representa o resultado do estudo em populaes de tentilhes. A populao I corresponde das aves com bico forma afinada, adaptado para quebrar sementes macias. J na populao II, o bico forma larga adaptado para quebrar sementes duras mais rapidamente que o da populao I.

gabarito
Assinale a afirmativa CORRETA: a) O exemplo corresponde seleo direcional no sentido de alargar o bico. b) Ocorreu seleo disruptiva na populao e aumentou a variao fenotpica. c) O perfil do histograma tpico de um processo de seleo estabilizadora. d) O histograma demonstra que a populao com o bico largo teve mais vantagem. e) As duas populaes resultaram da seleo em favor do bico intermdiario.

18

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
24- (UFBA) Como, de cada espcie, nascem muito mais indivduos do que o nmero capaz de sobreviver, e, como, consequentemente, ocorre uma frequente retomada da luta pela existncia, segue-se da que qualquer ser que sofra uma variao, mnima que seja, capaz de lhe conferir alguma vantagem sobre os demais, dentro das complexas e eventualmente variveis condies de vida, ter maior condio de sobreviver [...]. E, em virtude do poderoso princpio da hereditariedade, qualquer variedade que tenha sido selecionada tender a propagar sua nova forma modificada. (DARWIN, 1985,

gabarito

p. 45). Com base nessas informaes, identifique o processo sugerido por Darwin que relaciona condies vantajosas a maiores chances de sobrevivncia e reproduo;

25- (UFBA) De forma nunca possvel antes, hoje em dia podemos comparar as sequncias de DNA no apenas de organismos existentes, mas tambm de espcimes fsseis, de ancestrais extintos de organismos vivos. [...] essa informao permitiu o desenvolvimento de rvores evolutivas bastante detalhadas. Foi possvel demonstrar que, em algumas reas, todas as plantas so clones umas das outras [...] As sequias canadenses cresceram como clones de um sistema central de razes aps incndios nas florestas. Infelizmente, algumas espcies em extino so representadas por um nmero muito pequeno de espcimes vivos, e todas possuem parentesco muito prximo. Isso ocorre com todos os gansos nativos do Hava, com todos os condores da Califrnia e at com algumas espcies de baleias. (CAMPBELL; FARRELL, 2007, p. 272) Estabelea a relao entre os processos reprodutivos que mantm as populaes citadas e o risco de extino a elas associado.

19

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
26- (UFG-GO) O mapa mundi abaixo mostra o itinerrio da mais importante viagem que modificou os rumos do pensamento biolgico, realizada entre 1831 a 1836. Acompanhe o percurso dessa viagem.

gabarito
Essa viagem foi comandada pelo jovem capito FitzRoy que tinha na tripulao do navio H. M. S. Beagle outro jovem, o naturalista Charles Darwin. No dia 27 de dezembro de 1831, o Beagle partiu de Devonport, na Inglaterra, rumo Amrica do Sul com o objetivo de realizar levantamento hidrogrfico e mensurao cronomtrica. Durante cinco anos, o Beagle navegou pelas guas dos continentes e, nesta viagem, Darwin observou, analisou e obteve diversas informaes da natureza por onde passou, o que culminou em vrias publicaes, sendo a Origem das Espcies uma das mais divulgadas mundialmente. Contudo, o legado de Darwin imensurvel, pois modificou paradigmas e introduziu uma nova forma de pensar sobre a vida na Terra. Em 2006, completou-se 170 anos do trmino desta viagem. Nesta prova de Biologia, voc o nosso convidado para acompanhar parte do percurso realizado por Darwin. Boa viagem!

20

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
26- (UFG-GO) Quando Darwin nas diferentes ilhas. Uma chegou ao arquiplago o de Galpagos, em 1835, observou pssaros da famlia Fringillidae (tentilhes) e ficou impressionado com as treze espcies essas aves explicao para surgimento dessas espcies a irradiao adaptativa, na qual os tentilhes: a) apresentavam caractersticas semelhantes e hereditrias que surgiram a cada gerao por acaso e no em resposta s necessidades adaptativas dos indivduos.

gabarito

b) foram

capazes

de

gerar

descendentes em

frteis do

em resposta a uma competio entre os uso mais ou menos acentuado de uma parte do

machos de uma mesma espcie em disputa pelas fmeas. c) adquiriram organismo. d) surgiram a partir de um ancestral comum que emigrou do continente para as ilhas, ocupando-as, enquanto os diversos ambientes insulares selecionaram as aves mais adaptadas. e) surgiram em decorrncia de uma barreira fsica que proporcionou um isolamento geogrfico e causou a origem de aves diferenciadas caractersticas consequncia

27-(UFG-GO) Os cientistas sugerem que os primeiros seres vivos da Terra eram os procariotos primitivos e que seres mais complexos evoluram a partir destes organismos. Duas hipteses so propostas para explicar essa evoluo: (a) hiptese heterotrfica e (b) hiptese autotrfica. Construa um argumento que defenda a hiptese heterotrfica e outro que defenda a hiptese autotrfica.

21

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
28- (UFG-GO) Leia o texto a seguir.

Tendo em vista os animais citados no texto, a) quais apresentam convergncia evolutiva? Explique esse processo.

gabarito

b) Explique por que o pinguim e a tartaruga diferem dos demais quanto ao desenvolvimento embrionrio.

29- (UFES) A hiptese de que as mitocndrias se teriam originado de bactrias que, em algum momento do processo evolutivo, se associaram a uma clula eucariota, tem alguma sustentao cientfica. Cite trs argumentos que fundamentam essa hiptese.

30- (UFPI) De acordo com a hiptese endossimbitica para a origem de algumas organelas eucariticas, as bactrias primitivas associaram-se s clulas eucariticas primitivas. Como exemplo de organela presente em quase todas as clulas que formam o nosso corpo, podemos citar o(a): a) centrolo. b) cloroplasto. c) mitocndria. d) complexo de Golgi. e) ribossomo.

22

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
31- (UFBA) Pssaros azuis esto representados na ilustrao, que tambm destaca aspectos da biologia e da nomenclatura biolgica dessas aves.

gabarito
Considerando a possibilidade de esses animais ocorrerem em condio de simpatria, explique por que constituem entidades biolgicas distintas.

23

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
32- (UFLAVRAS-MG) "Dona Gertrudes tinha no seu quintal uma horta de couves. Toda vez que apareciam lagartas comendo as folhas de couve ela ia at o armazm do seu Z-do-Adubo, e comprava o inseticida "terror-das-lagartas" receitado por ele. No entanto, a cada ano que passava, ela percebia que o "remdio" fazia menos efeito, mesmo que ela aumentasse a dose recomendada." Explique, sucintamente, usando os conceitos de: EVOLUO, MUTAO GNICA, SELEO

gabarito

NATURAL e MUDANA AMBIENTAL, o que ocorreu na horta de dona Gertrudes, supondo, para responder pergunta, que o produto no estivesse adulterado. 33- (UNIFESP-SP) De acordo com a teoria da evoluo biolgica, os seres vivos vm se modificando gradualmente ao longo das geraes, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptao evolutiva. Segundo essa teoria, a) os indivduos mais bem adaptados transmitem as caractersticas aos descendentes. b) ocorre a seleo de caractersticas morfolgicas adquiridas pelo uso frequente. c) a seleo natural apenas elimina aqueles indivduos que sofreram mutao. d) as mutaes so dirigidas para genes especficos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores. e) as mutaes dirigidas so seguidas da seleo aleatria das mais adaptativas.

24

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
34- (UFMG) Desde sua introduo na dcada de 40, os antibiticos tornaram-se um sucesso no controle de doenas bacterianas, sendo considerados medicamentos milagrosos. Conseqentemente, passou-se a acreditar que essas doenas eram coisas do passado. Entretanto tem-se verificado o "ressurgimento" de muitas delas. Todas as seguintes medidas podem ser implementadas, tratando-se de Sade Pblica, para

gabarito

minimizar o problema crescente de bactrias com resistncia mltipla a antibiticos, EXCETO a) Aumentar o uso profiltico desses medicamentos em raes animais, objetivando a imunizao dos consumidores. b) Criar programas de vigilncia hospitalar e comunitria para evitar o uso inadequado e abusivo desses medicamentos. c) Proibir a venda livre desses medicamentos e esclarecer a populao dos riscos da automedicao. d) Vacinar a populao para aumentar as defesas do organismo contra as doenas bacterianas,

reduzindo o uso desses medicamentos.

25

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
35- (UFC-CE) Analise as assertivas a seguir: I - A mutao em clulas germinativas e somticas um dos elementos da variabilidade gentica. Entretanto, em organismos de reproduo exclusivamente sexuada, a nova condio ser compartilhada com a populao somente quando ocorrer nas clulas somticas. II - O evolucionismo est fundamentado em evidncias, como o registro fssil, as semelhanas anatmicas e a adaptao ao ambiente. III - A condio derivada e compartilhada das fanergamas a presena de semente, assim como para equinodermata e cordata a condio a deuterostomia. Com respeito s trs assertivas, correto afirmar que: a) apenas II verdadeira. b) apenas I e II so verdadeiras. c) apenas I e III so verdadeiras.

d) apenas II e III so verdadeiras.


e) I, II e III so verdadeiras.

26

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
36- (UNIFESP-SP) Nas figuras, as mudanas de cores nas esferas simbolizam a aquisio de novas caractersticas nas espcies ao longo do tempo.

gabarito
As figuras que representam, respectivamente, a teoria criacionista, a transformista (Lamarck) e a darwinista so: a) I, II e III.

b) I, III e II.
c) II, I e III. d) II, III e I. e) III, II e I.

27

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
37- (UFSC) Jean-Baptiste Antoine de Monet (1744-1829), tambm chamado Jean-Baptiste Lamarck, e Charles Darwin (1809-1882) deram importante contribuio para o pensamento evolucionista. Sobre suas idias, CORRETO afirmar que: (01) Lamarck acreditava que a adaptao dos seres vivos ao ambiente era resultado de modificaes lentas e graduais ao longo de inmeras geraes. (02) de acordo com Darwin, os indivduos sofrem mutaes com o propsito de melhor se adaptarem ao meio em que vivem, e assim deixarem descendentes mais bem adaptados. (04) de acordo com Lamarck, o uso freqente e repetido de um rgo o fortalece, enquanto o desuso de tal rgo o enfraquece, processo que atualmente conhecido como evoluo divergente. (08) Darwin apresentou as observaes de fsseis das ilhas Galpagos em defesa de suas idias.

38- (PUC-MG) Darwin passou muito de seu tempo de coleta na Amrica do Sul, onde as espcies observadas diferiam enormemente daquelas encontradas na Europa. Ele observou que as espcies das regies temperadas da Amrica do Sul eram mais similares quelas das regies tropicais da Amrica do Sul do que quelas das regies europias. Correspondem s idias da Teoria da Evoluo de Darwin, exceto: a) As espcies no so imutveis, elas sofrem modificaes e adaptaes ao longo do tempo. b) O agente que produz a variabilidade a seleo natural. c) O registro fssil, embora incompleto, revela padres na evoluo da vida. d) A seleo natural favorece os indivduos mais bem adaptados ao meio.

28

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
39- (UNIRIO-RJ) O filme X-men 2, lanado em 2003, e dirigido por Bryan Singer, aborda a discriminao sofrida por mutantes. No final do filme apresentado o texto que se segue: Mutao: A chave para nossa evoluo. Foi como evolumos de um organismo unicelular para uma espcie dominante do planeta. um processo lento, normalmente, levando vrios milhares de anos. Mas de tantos em tantos milnios a evoluo d um salto adiante. Considerando o processo evolutivo, no aceitvel afirmar que a mutao

gabarito

a) pode ser causada por um defeito no mecanismo de duplicao do DNA. b) de um gene qualquer um fenmeno raro e de baixa ocorrncia na natureza. c) pode ser causada por fatores ambientais, tais como calor, radioatividade e ao de produtos qumicos. d) no tem efeito evolutivo, quando ocorre em clulas somticas. e) transmitida s geraes seguintes, quando ocorre em clulas germinativas.

40- (UFRS) Leia o pargrafo a seguir. "Podemos descrever a vida, se quisermos, como soluo de problemas, e os organismos vivos como os nicos complexos de solucionadores de problemas do Universo." Adaptado de: WILLIAMS, G. "O brilho do peixe-pnei". Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 22. Em termos genticos, a capacidade de solucionar problemas medida pela contribuio reprodutiva diferencial de um gentipo ou fentipo para a gerao seguinte em relao contribuio de outros gentipos ou fentipos na mesma populao. Esse conceito refere-se a) adaptabilidade. b) ao pool gentico. c) ao tamanho efetivo da populao. d) sobrevivncia diferencial. e) seleo natural.

29

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
41- (UFC-CE) Peter e Rosemary Grant so pesquisadores norte-americanos que estudam os tentilhes, pssaros comedores de sementes que vivem numa ilha do arquiplago de Galpagos. Esses pesquisadores observaram a modificao do tamanho mdio do bico dessas aves devido disponibilidade de sementes de tamanhos diferentes, das quais esses pssaros se alimentam. Quando h produo abundante de sementes, a espcie residente de tentilhes (Geospiza fortis) prefere se alimentar de sementes menores. J em perodo de escassez de alimento, os pssaros dessa espcie que

gabarito

apresentam bicos mais largos passam a se alimentar de sementes maiores, as quais no so acessveis aos indivduos dessa populao que apresentam bicos menores. Em 1977, ocorreu uma seca de grande intensidade, que reduziu a produo de sementes. Texto adaptado de Bicos sob medida. Cincia Hoje set. 2006. a) Em relao ao tamanho do bico, o que seria esperado acontecer com a populao de tentilhes residentes, aps a seca de 1977, segundo a teoria da evoluo de Darwin? b) Que processo evolutivo estaria ocorrendo nesse evento?

30

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
42- (UFU-MG) Leia o trecho a seguir. No processo evolutivo, muitos animais foram extintos depois de se diferenciarem de seus parentes mais prximos. Boa parte deles virou fssil e, quando descobertos, ajudaram a remontar o passado das espcies [...]. ISTO, Ed. 1934, 24 de janeiro de 2007. Acerca da evoluo dos organismos, considere as afirmativas abaixo.

gabarito

I - Para avaliar as relaes evolutivas entre as espcies so consideradas as semelhanas anatmicas, fisiolgicas e moleculares, bem como os fsseis. II - Os fsseis humanos encontrados at o momento fortaleceram as primeiras hipteses da origem humana, j que possvel se estabelecer quaisquer graus de variaes entre as espcies fsseis e a espcie atual. III - O grande avano na passagem evolutiva de australopiteco para Homo sapiens o desenvolvimento do sistema nervoso e, conseqentemente, da inteligncia, evidenciado pelo aumento do volume craniano.

Assinale a alternativa que apresenta, apenas, afirmativas corretas.


a) I, II, III b) I e III c) II e III d) I e II

31

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
43- (UEL-PR) As barreiras geogrficas interrompem o fluxo gnico, permitindo que duas populaes separadas tomem caminhos evolutivos diferentes na medida em que os agentes seletivos atuantes so diferentes em ambientes diferentes. Acidentes naturais como montanhas e rios podem funcionar como barreiras geogrficas, separando populaes de mesma espcie que antes viviam juntas no mesmo espao. Se essas populaes se mantiverem isoladas por muito tempo, este tipo de evento pode levar a um processo conhecido como

gabarito

a) pangnese. b) seleo natural. c) panmixia. d) especiao. e) deriva gentica. 44- (UFRS) Uma professora de biologia explicou aos seus alunos que a quantidade de enzima lactase diminui muito ao longo do desenvolvimento de indivduos originrios de povos orientais, o que impede a degradao efetiva do acar do leite. Uma das alunas comentou que essa diminuio de lactase deveria ser causada pelo tipo de alimentao caracterstico dos orientais: pobre em leite e seus derivados. A professora ponderou que a aluna havia expressado uma ideia que correspondia ao pensamento de a) Darwin. b) Morgan. c) Lamarck. d) Crick. e) Mendel.

32

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
45- (MACKENZIE-SP) Em abril, o Mackenzie homenageou o grande pesquisador Charles Darwin, promovendo ciclo de debates e de reflexes a respeito das teorias da evoluo. Segundo a teoria de Darwin, considere as afirmaes abaixo. I. A espcie humana leva vantagem sobre as outras espcies, pois a medicina garante a sobrevivncia de indivduos com caractersticas desvantajosas. II. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco

gabarito

e este deu origem ao homem. III. Darwin, na sua teoria original, no soube explicar que as diferenas entre os indivduos ocorrem, principalmente, por mutaes genticas. IV. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum. Esto corretas, apenas, a) I e II. b) II e III. c) III e IV.

d) I e IV.
e) II e IV.

33

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
46- (UFPEL-RS) Antigamente creditava-se a uma divindade o surgimento dos seres vivos, o que ficou conhecido
como Criacionismo, crena que persiste entre membros de muitas religies. Posteriormente surgiu o Fixismo, defendendo o princpio da imutabilidade das espcies, ou seja, que os seres vivos no se modificavam ao longo do tempo. J no sculo XVIII, o bilogo francs Buffon e sua equipe de colaboradores escreveram uma obra chamada "Histoire Naturalle", na qual reuniram todo o conhecimento biolgico da poca. Em 1809 o bilogo Jean-Baptista Antoine de Monet foi um dos primeiros defensores do Transformismo, segundo a qual os seres vivos modificavam-se atravs dos tempos, em contraposio ao Fixismo. Posteriormente, em 1859, Charles Robert Darwin exps, em seu livro "Origem das Espcies", suas idias a respeito do mecanismo da transformao

gabarito

das espcies, base da moderna teoria da Teoria da Seleo Natural.


Como base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmaes. I. Os seres vivos produzem muitos descendentes, mas poucos chegam fase adulta para reproduzir-se, por isso o nmero de indivduos de cada espcie se mantm constante ao longo das geraes. II. As serpentes evoluram de ancestrais que possuam pernas muito curtas; quando, em determinada poca, aconteceram mudanas radicais no ambiente, esses animais tiveram necessidade de modificar-se para se adaptar s novas condies e desenvolver o hbito de rastejar. III. Somente os indivduos mais aptos sobrevivem, porque so mais adaptados s condies ambientais de modo que cada gerao aprimora o grau de adaptao conseguido por seus ancestrais. IV. Quando novas necessidades se apresentam a um indivduo, sua organizao estrutural se altera de modo a torn-lo mais adaptado ao novo modo de vida. Assim os rgos corporais se desenvolvem pelo uso da musculatura, ou atrofiam se pouco utilizados. As afirmaes anteriores podem ser creditadas, respectivamente, a a) Darwin - Lamarck - Buffon - Lamarck

b) Darwin - Lamarck - Darwin - Lamarck


c) Lamarck - Buffon - Darwin - Darwin d) Lamarck - Darwin - Darwin - Lamarck e) Lamarck - Darwin - Buffon - Darwin

34

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
47- (UNIFESP-SP) Leia os trechos seguintes, extrados de um texto sobre cor de pele na espcie humana. A pele de povos que habitaram certas reas durante milnios adaptou-se para permitir a produo de vitamina D. medida que os seres humanos comearam a se movimentar pelo Velho Mundo h cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando s condies ambientais das diferentes regies. A cor da pele das populaes nativas da frica foi a que teve mais tempo

gabarito

para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali. (Scientific American Brasil, vol. 6, novembro de 2002.) Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes idias a) da Teoria Sinttica da Evoluo. b) darwinistas. c) neodarwinistas. d) lamarckistas. e) sobre especiao 48- (PUC-MG) Os mecanismos de isolamento reprodutivo que operam antes do acasalamento so chamados de barreiras reprodutivas pr-zigticas. Essas barreiras so importantes, pois evitam que indivduos de espcies diferentes se cruzem e se reproduzam. Constituem barreiras reprodutivas pr-zigticas, exceto: a) Isolamento espacial - indivduos de espcies diferentes podem selecionar lugares no ambiente para viver. b) Sincronismo no perodo frtil - se o perodo de acasalamento de duas espcies no se sobrepuser, elas esto isoladas reprodutivamente pelo tempo. c) Viabilidade reduzida do hbrido - a prole hbrida pode sobreviver com mais dificuldade do que a prole de indivduos de mesma espcie. d) Adaptaes anatmicas dos rgos reprodutivos - diferenas no tamanho e forma dos rgos reprodutivos podem evitar a unio de gametas de espcies diferentes.

35

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
49- (UFT-TO) A origem da vida parece ter ocorrido h cerca de 3.400 M.a., quando o planeta Terra teria j 1.000 a 1.500 M.a., e os seres vivos conservam em si marcas do seu passado. Atualmente, h reconhecidamente duas formas de organizao celular entre os seres vivos: a clula procaritica e a clula eucaritica, que provavelmente originaram-se de organismos ancestrais, a partir de eventos evolutivos e interaes com os ecossistemas em que habitavam. Qual seria a origem da diferena entre clulas procariticas e eucariticas? At h pouco tempo, considerava-se que as clulas eucariticas teriam derivado da invaginao e especializao da membrana plasmtica da clula procaritica. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da clula eucaritica se deve ao desenvolvimento de associaes simbiticas obrigatrias entre diferentes seres, que ocorreram em trs etapas: (1) Uma clula proto-

gabarito

eucarionte hospedou uma bactria aerbia, obtendo assim


a mitocndria; (2) Esta clula proto-eucarionte hospedou uma espiroqueta obtendo assim clios, flagelos e citoesqueleto; (3) Finalmente, esta clula proto-eucarionte hospedou uma cianobactria e obteve assim os plastos. verdadeiro que: I. Esta hiptese chamada Teoria Endossimbiontica muito improvvel porque a simbiose raramente ocorre na Natureza. II. A sntese protica em mitocndrias e cloroplastos no ocorre na presena de substncias inibidoras de procariontes, como estreptomicina e cloranfenicol. III. A membrana que envolve as mitocndrias e plastos dupla, o que sugere que a bactria endossimbionte foi fagocitada pela clula proto-eucarionte. IV. Houve a aquisio de complexidade na estrutura e funo da clula eucaritica em relao clula procaritica, inclusive permitindo a maturao de protenas. V. As organelas de eucariontes, mitocndrias e plastos, no tm DNA prprio e, portanto no podem fazer diviso autnoma. Indique a alternativa em que todas as afirmativas so verdadeiras. a) II, III e IV

b)
c) d)

I, II e IV
I, II, IV e V IV e V

36

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Evoluo
50- (PUC-SP) Uma barreira geogrfica separou a populao A em dois grupos designados por A1 e A2. Com o decorrer do tempo A1 e A2 foram se diferenciando e deram origem, respectivamente, a duas populaes designadas por B1 e B2. Indivduos de B1 e B2 foram levados para laboratrio e, cruzados, produziram todos os descendentes estreis e com srios problemas genticos. Com relao descrio acima, foram aventadas as seguintes hipteses:

gabarito

I. A1 e A2 podem ter passado por estgios em que deram origem a sub-espcies; II. B1 e B2 podem ser duas espcies distintas; III. As protenas produzidas por indivduos das populaes A1 e A2 devem apresentar maior semelhana entre si do que as produzidas por B1 e B2. Pode-se considerar a) apenas I e II viveis.

b) apenas I e III viveis.


c) apenas II e III viveis. d) I, II e III viveis. e) apenas uma delas vivel.

37

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

1- b 2- Anlise do registro fssil, mtodo complexo, pois existem muitas lacunas, e em muitos casos so necessrias vrias inferncias. Comparaes moleculares (DNA, RNA e protenas) entre grupos. 3- Item 1: A distribuio atual desse grupo animal reflete o padro de separao da Pangia. Item 2: O esquema II permite estabelecer melhor a relao de parentesco entre os grupos, pois o grupo em questo partilha caractersticas de aneldeos e de artrpodes.

38

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

4- Item 1a): mutao e seleo natural. b) A mutao fonte de variabilidade gentica, fator que gera diversidade de bactrias, essas sero selecionadas pelo meio, as bactrias que exibirem caractersticas adaptativas sobrevivem melhor deixando mais descendentes. 5- Item 1: Teoria Lamarckista que mostra que o ambiente pode causar alteraes nas bactrias tornando-as resistentes ao antibitico. Item 2: mbito pblico - fiscalizao sobre a utilizao de antibiticos na criao animal. mbito pessoal: evitar a automedicao. 6-b 7- F V F F 8- d 9-b 10- Itens corretos: 01 + 04 + 08 = 13 11-a 12- V F V F V
39

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

13-a 14-e 15- O processo em questo a seleo natural, que teria selecionado humanos capazes de lidar com situaes adversas e utilizar seu intelecto na busca de solues aos problemas impostos pelo meio. 16- Itens corretos: 02 + 04 + 16 = 22

17- a) A proposio de Anaximandro lembra a hiptese de Lamarck, pois indica que o meio pode provocar adaptaes no ser vivo. A proposio de Empdocles se assemelha a teoria de Darwin de Seleo Natural. Empdocles cita: Algumas delas, incapazes de se reproduzir, foram extintas, enquanto outras prosperaram . b) A comparao das estruturas primrias de protenas entre os seres utilizada em evoluo, pois uma diferenciao nos aminocidos reflete eventos de mutao, e quanto maior o nmero de mutaes entre dois grupos, maior ser o tempo de separao entre eles. Assim esse processo funciona como um relgio molecular.
40

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

18- c 19-a 20- a) A espcie produtora de toxinas apresenta colorao de alerta (aposemtica) , isso faz com que os predadores evitem espcies com essa colorao. Quando o pesquisador pintou as faixas de advertncia das asas da borboleta, essas perderam a colorao de alerta e forma predadas mais intensamente , que o grupo controle que exibia colorao aposemtica. b) O mutante seria beneficiado, pois o predador reconheceria a cor de alerta das espcies A e B, e assim, procuraria evitar a predao do mutante. Entretanto se a mutao levasse a um padro muito distinto e que no fosse reconhecido pelo predador, passaria a ser atacada de forma intensa. 21-d 22-a 23-b 24- O princpio o da seleo natural, que permite a sobrevivncia das espcies mais adaptadas a um certo ambiente.
41

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

25- Cruzamentos endogmicos reduzem a variabilidade gentica da espcie. Essa homogenizao do grupo os torna suscetveis a alteraes do meio ambiente. 26-d 27- a) No incio da vida os processos metablicos deveriam ser simples, portanto, seria difcil imaginar, que inicialmente surgiriam seres capazes de realizar a fotossntese. Como nos oceanos primitivos a matria orgnica era abundante, bastaria o ser vivo realizar processos fermentativos para obter energia, tais informaes sustentam a hiptese heterotrfica. b) O argumento favorvel hiptese autotrfica seria a autonomia que um ser vivo teria, ao ser capaz de sintetizar seu prprio alimento, num ambiente, a princpio, destitudo de formas vitais.

42

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

28- a) O pinguim e o lobo-marinho apresentam convergncia evolutiva, pois apesar de no apresentarem relao de parentesco direto, possuem corpos hidrodinmicos, uma vez que esto sujeitos a presses seletivas semelhantes. b) So ovparos dotados de ovo amniota com casca calcria de proteo. 29- Os argumentos so: presena de material gentico prprio (DNA e RNA), possuem ribossomos prprios (mitorribossomos) e exibem capacidade de autoduplicao. 30-c

31- Tais aves constituem entidades biolgicas distintas, pois esto isoladas reprodutivamente.

43

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

32- Nas lagartas, existe variabilidade gentica, um dos fatores para essa diversidade a mutao. A mudana ambiental gerada pelo uso de inseticidas, seleciona as espcies de lagartas mais resistentes a essa substncia qumica. Com a evoluo, esse grupo passa a ser mais numeroso, deixando mais descendentes tambm resistentes ao inseticida. 33-a 34-a 35-d 36-c 37- Item correto: 1 38-b 39-b 40-a

44

EXERCCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Gabarito

41- a) Seriam favorecidas as aves de bicos maiores, que sobreviveriam mais, deixando maior nmero de descendentes. b) O processo evolutivo o de seleo natural. 42-b 43-d 44- c 45-c 46-b 47-d 48-c 49- a 50-d

45

S-ar putea să vă placă și