Sunteți pe pagina 1din 8

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008

I- APRESENTAO:

Aos trs dias do ms de maio do ano de dois mil e oito, nesta cidade de Braslia-DF, na Sede do Instituto de Identificao da Polcia Civil/SSP/DF, em conformidade com a legislao e nos termos do art. 159 ao 184; do Decreto-Lei n. 3.689/41-CPP, art.119, XX da Lei Orgnica do _________, do art. XX, inciso XX, do Decreto XX / XX, bem como do art. XX, XX, item XX do Decreto n. XX / XX, foram designados pelo Diretor do Instituto de Identificao da Polcia Civil do Distrito Federal, ou (nome do orgao responsavel pela atribuicao ), (Cargo do Diretor) Dr. ________________________________, os Peritos Papiloscopistas ou (Cargo de quem vai elaborar o retrato falado)________________________________, matrcula ______________, e ______________________, matrcula ________________, para emitirem Laudo de Percia Iconogrfica de Retrato Falado, visando atender solicitao do Delegado de Polcia ___________________________, Autoridade Policial da _____________Delegacia de Polcia, descrevendo com verdade e, com todas as circunstncias, tudo quanto interessar possa. A solicitao em epgrafe foi formalizada por meio do Memorando n. ___________/2008 ____ DP, datado de 29 de maio de 2008, protocolado naquela instituio, sob o n. _______/2008, referente Oc. n. ______2008 - ______ DP. Mediante a apresentao do supracitado expediente, compareceram __________________ e _____________________, testemunhas, do fato em epgrafe que, na condio de declarantes, foram submetidos entrevista com tcnicas especficas direcionadas para elaborao de Percia Iconogrfica. Desta feita foram fornecidos os dados supracitados a respeito do local e circunstncias do crime, dados de caracteres faciais, antropomtricos, psico-sociais e Modus Operandis, bem como as caractersticas fisionmicas gerais, especficas e distintivas da pessoa descrita, para compor a imagem do Retrato Falado ora em questo, com o objetivo de auxiliar na identificao do autor do delito.
Fl. 1/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008


II FUNDAMENTAO DA PERCIA ICONOGRFICA:

O processo penal brasileiro estabelece que o Juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova, artigo 157 do CPP. Destacam-se na legislao como meios de prova, regulados pelo Cdigo de Processo Penal (CPP): o Interrogatrio, disciplinado nos artigos 185 ao 196, dispositivos que foram recentemente alterados pela Lei n. 10.792/03; a Acareao, prevista nos artigos. 229 e 230; o Depoimento do Ofendido, disposto no artigo 201, e o das Testemunhas, disposto nos artigos 202 ao 225; o Reconhecimento de Pessoas e Coisas, regulado nos artigos 226, 227 e 228; a Busca e Apreenso reguladas nos artigos 240 ao 250, e a Percia, constante dos artigos 158 ao 184; do CPP. A percia, entre as categorias integrantes do instituto jurdico da prova, aquela sob a qual deve recair a anlise da obteno deste elemento de prova.
Pelo instituto da percia judicial que, como meio de prova autorizado em lei, h de se fazer, atravs de perito, pela coleta intelectiva de elementos de prova existentes na realidade objetiva, sendo que o laudo o instrumento (documento) expositivo do trabalho realizado." (LEAL, 2004, p. 178.) (Grifos do autor.)

Aps a obteno do elemento de prova por meio lcito e legalmente permitido tem-se, ainda, que fixar o mesmo nos autos de processo. Para tanto, se faz necessria a utilizao da categoria do instrumento de prova, que se destina a materializar de modo grfico-formal os elementos obtidos.

III - DA METODOLOGIA UTILIZADA: O processo tcnico metodolgico empregado na Percia Iconogrfica consiste na utilizao de procedimentos sistematizados e cumprimentos de etapas muitas das quais imprescindveis. A parte mais importante na elaborao de um Retrato Falado a entrevista que se d de uma maneira informal e natural, entretanto de forma bastante sistematizada na qual necessrio o emprego dos mtodos e tcnicas . cientficas que assegurem um trabalho lgico e que sejam facilitadores da mecnica desenvolvida. Em seguida h a utilizao de programas avanados de edio e editorao eletrnica de imagens que trabalham caractersticas fisionmicas de diversas etnias (testa, queixo, olho, nariz, boca e demais particularidades da face humana). Em uma terceira fase so feitas incurses artsticas com o fim de promover o acabamento e a mxima aproximao da imagem com o indivduo descrito pelo declarante, que pode ser uma vtima ou testemunha do fato, ou ainda uma pessoa que o tenha visto em alguma outra circunstncia.
Fl. 2/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008


O expert, que efetua a Percia de Iconografia Facial (Retrato Falado), possui especializao na rea de Representao Facial Humana, atuando ainda nos trabalhos de Reconstituio Facial, Envelhecimento, Rejuvenescimento e Disfarces em imagens de pessoas procuradas ou desaparecidas; elaborando tambm os Laudos Prosopogrficos e demais trabalhos referentes Representao Facial Humana. Para tanto so necessrios conhecimentos na rea de Tcnicas de Entrevista, Anatomia, Antropometria e Fisiologia Facial, alm de noes de Psicologia no atendimento ao publico. necessrio ainda que o especialista possua vasto conhecimento sobre edio e editorao eletrnica de imagens e busque constantemente o aprimoramento no manuseio de tecnologias relacionadas, pois a construo da face parte principal do trabalho, seja ela de natureza simples ou complexa.

Para efeito de explicaes tcnicas, convem mencionar que utilizamos um mtodo inovador adotado pioneiramente pela Polcia Civil do Distrito Federal, o qual dispensa a aquisio dos tradicionais programas de Softwares especficos para a montagem de Retratos Falados. Desde o ano de 2005, o Instituto de Identificao de Braslia vem elaborando Retratos Falados em matiz, utilizando as imagens coloridas e atualizadas do Banco Fotogrfico Criminal do Distrito Federal. Este Banco de Imagens possui cerca de 80.000 fotografias referentes aos criminosos presos e atuantes no Distrito Federal e no entorno. Ou seja, os Retratos Falados atuais so elaborados a partir de um banco genuinamente local. ( ESSA PARTE SE REFERE UNICAMENTE A COMO O TRABALHO E FEITO EM BRASILIA E VOC DEVER COLOCAR COMO REALIZADO NO SEU ESTADO).

Esta tcnica permite a construo da imagem com qualidade fotogrfica, uma vez que utiliza um programa de editorao eletrnica a partir da captura de fotografias digitalizadas e armazenadas no Banco Fotogrfico Criminal. Essas fotos so submetidas a um padro de qualidade e enquadramento ideal para posterior tratamento e recortes das partes do rosto, que so armazenadas de forma sistemtica de acordo com subclassificaes de gnero, idade, cor e raa. Da o aspecto facilitador na apresentao das peas que sero submetidas escolha das vtimas ou testemunhas no prprio programa de editorao, onde as alteraes sugeridas sero realizadas. (ESSA PARTE SE REFERE A COMO O BANCO DE BRASILIA FOI CRIADO E VOC PODE CITAR COMO O BANCO DE DADOS QUE O SEU ESTADO ADOTA OU SOBRE O SOFTWARE UTILIZADO, ETC).

Utilizamos ento o Mtodo Misto, pois este consiste na juno do Mtodo Artstico com o Mtodo de montagem tcnica. Na primeira fase do processo, ocorre a montagem da composio
Fl. 3/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008


fotogrfica, momento em que o declarante escolher, dentre as peas que esto armazenadas no Banco de Imagens, as que mais se aproximam, em termos de semelhana, com a pessoa a ser descrita. Em seguida o especialista utilizar o software de editorao para efetuar incurses artsticas, de acordo com as modificaes solicitadas pela vtima/testemunha, para que do Retrato Falado fique o mais semelhante possvel com a figura visualizada no momento do crime. (ESSA PARTE SE REFERE AO MTODO EMPREGADO).

IV DA PERCIA ICONOGRFICA: A realizao da Percia Iconogrfica, ou seja, aquela que elabora um Retrato Falado descrito pela vtima ou testemunha do delito obtm como resultado uma imagem representativa da pessoa visualizada no momento do crime (Retrato Falado). de extrema importncia ressaltar que, apesar de todas as tcnicas empregadas, a imagem final corresponde a uma definio do declarante, bem como de sua capacidade de observao, memorizao e descrio. O estudo desta imagem e suas consideraes so consignados e formalizados por meio deste Laudo Iconogrfico utilizado como um elemento auxiliador na investigao e fixado nos autos, como um meio de prova por meio do instrumento de prova. 1- Durante esta Entrevista foi relatado QUE: A pessoa descrita nessa percia foi vista de frente pela vtima no momento em que adentrou na residncia. Estava com a arma em punho e obrigou a vtima entrar no banheiro juntamente com os outros moradores da casa onde permaneceu at o final da ao delituosa. O indivduo parecia ser o lider da ao, pois agiu juntamente com outros dois homens mal visualizados que recebiam suas ordem Todos fugiram levando o carro (GM Vectra/preto/2008) e os vrios objetos relatados na ocorrncia policial. NESTE CAMPO DEVE SER ESCRITO COMO FOI A ABORDAGEM DO INDIVDUO, DE QUE FORMA A VTIMA PODE VISUALIZ-LO E O QUE OCORREU DURANTE A AO DELITUOSA DE FORMA RESUMIDA E CLARA, UMA VEZ QUE O HISTRICO DO FATO EST NA OCORRNCIA DE FORMA COMPLETA.

2- Foram apresentadas aos declarantes (ou a vtima), as peas integrantes do ndice do Banco de Imagens, entre as quais houve a seleo das seguintes peas de caracteres faciais. NESTE CAMPO DEVE RELACIONAR O NMERO DAS PEAS ESCOLHIDAS PELA VTIMA E UTILIZADAS PARA A MONTAGEM DA IMAGEM.
Fl. 4/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008


PEA Formato de rosto Cabelos Olhos Nariz Boca NUMERAO DF00642006 DF01182007 DF03122007 DF00152008 DF00452008 BANCO DE IMAGENS Pardo Claro 21-45 anos Pardo Claro 21-45 anos Branco 21-45 anos Pardo Claro at 20 anos Pardo Claro 21-45 anos

3- Submetemos os declarantes ao detalhamento e acabamento grfico das peas selecionadas, utilizando programa de editorao de imagens ADOBE PHOTOSHOP CS para a insero das modificaes sugeridas que foram produzidas com incurses artsticas, obtendo-se com isto a individualizao Iconogrfica do autor do crime representado na imagem em destaque no Anexo I, pgina 07. Resultado da Pericia

DF03122007

DF00152008

DF00642006

DF00452008

RETRATO FALADO XXX/2008

DF01182007 No desenvolvimento do trabalho as peas foram equalizadas em tons RGB promovendo o equilbrio do tom da pele alm de vrias alteraes efetuadas: (DESCREVA AS ALTERAES EFETUADAS NAS IMAGENS ESCOLHIDAS)

Fl. 5/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008


A. - DF00642006: Foram acrescentdas as manchas da pele, uma vez que a vtima relatou haver acnes na pele do suspeito. O pescoo foi alterado no sentido lterolatral representando, dessa forma, a compleio forte do indivduo. Em relao ao cabelo foi trocado pela pea B. Houve ainda a retirada do plo facial sendo preservada a regio mentoniana, local onde foram acrescentados mais plos; As orelhas foram substitudas por outras mais descoladas da caixa craniana; Foi acresida ainda marcas de expresso na forma de linhas horizontais paralelas desenhadas na regio frontal. B. DF01182007: A pea foi recortada e encaixada na pea anterior e promoveu-se o aumento no comprimento dos cabelos na regio abaixo das orelhas. C. . DF03122007: Foram feitos ajustes proporcionais e equalizao de cores, visando adequar a imagem ao rosto escolhido. Alterao da cor dos olhos para o tom castanho claro e redefinio das sobrancelhas tornando-as mais arqueadas e com menos plos. D. DF00152008: Foram efetuadas alteraes na pele, visando torn-la homognea com um alongamento da raiz e um estreitamento da base no sentido ltero-lateral. E. DF00452008: Ajustes proporcionais de equalizao de cores e retiradas de plos na regio oral e promovido o estreitamento do lbio superior no sentido lterolateal.

4- Os declarantes foram submetidos ainda avaliao de semelhana facial entre o Retrato Falado e a face do indivduo descrito, estabelecendo assim uma margem variante entre 0% e 100%.

V- CONCLUSO: A natureza do delito, ou seja, Roube em residncia, tem caractersticas prprias relacionadas aos fatores adversos para a elaborao de bons retratos falados. Nesse caso foram constatados alguns obstculos inibidores, inerentes s vtimas desse tipo de delito, como o estado emocional causado pelo trauma e o tempo entre o fato ocorrido e a descrio, uma vez que verificou-se que foram transcorridos cerca de 15 (quinze) dias entre o dia do fato ocorrido e o atendimento da mesma neste Instituto de Identificao. Sabe-se que a demora para encaminhar a vtimas/ testemunha para o Instituto de Identificao, causa muitas vezes, o esquecimento da imagem correta. Devido a isso durante a construo
Fl. 6/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008


dessa imagem foi observado que os declarantes no estavam seguros quanto escolha das peas, e ainda divergiram quanto ao traje do indivduo descrito, bem como a altura do mesmo. Mesmo diante disso ressalta-se que os declarantes foram coerentes durante toda a elaborao do Retrato Falado em relao s alteraes sugeridas para as modificaes das peas escolhidas. Aps o trmino do processo de montagem e individualizao Iconogrfica do presente Retrato Falado, os declarantes nos certificaram que o resultado final tem 80 % de Semelhana Facial e Fsica com o autor do crime ora em epgrafe.

Por fim, o Retrato Falado, em sentido jurdico processual, uma percia indireta, sendo constitudo de maneira subjetiva, um vez que resultante da atividade intelectiva entre quem descreve e quem executa a elaborao do mesmo. O presente laudo visa esclarecer como foi efetuada esta percia e as inferncias ocorridas na respectiva Representao Facial cujo principal objetivo orientar a investigao, transformando em uma imagem concreta as caractersticas fsicas de um indivduo, conforme a abstrata descrio do declarante.

Nada mais havendo a consignar, os Peritos Papiloscopistas encerram o presente Laudo, composto por 08 (oito) laudas que, lido e achado conforme, assinam acordes.

Braslia, 31 de Agosto de 2008.

Nome do 1 perito Matrcula: XXXXXXXX

Nome do 2 perito Matrcula: XXXXXXXX

Fl. 7/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

Smbolo Da Instituio Policial

NOME DA INSTITUIO POLICIAL E A FEDERAO QUE PERTENCE

Smbolo Da Instituio Policial

LAUDO DE PERCIA ICONOGRFICA N ____/2008 ANEXO I


Ref. Memo n. xxxxx/2008 - DH - Delegacia de Homicdios Protocolo n. xxxxxx/2008 OC n. xxxxxxxx/2008 - DH - Delegacia de Homicdios Data da elaborao: XXXXX

Sexo: Masculino Cabelos: Pretos/Cacheados/Curtos Cor da Pele: Parda Clara Altura: 1,65/1,65 Peso: 60/60 Compleio: Mdia/Forte Tipo Ocorrncia: Roubo residncia Local: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx -DF

Cor dos Olhos: Castanhos Claros Idade: 22/26a Data: xxxxxx Horrio: 23:05/00:10h

Os DECLARANTES: ___________________________________________________________________________ XXXXXXXXXXXXXXXXXX(testemunha) XXXXXXXXXXXXXXXXXX(vtima)

Arma: Revlver inoxidado de cano curto Traje : USAVA VESTES SEMELHANTES A DE UM "ROQUEIRO" E ESTAVA DE CAMISETA BRANCA E LARGA. Observaes : AUSNCIA DO DENTE FRONTAL SUPERIOR ESQUERDO. Histrico : A pessoa descrita foi vista de frente pelas vtimas no momento em que adentrou na residncia.

Estava com a arma em punho e obrigou-as a entrar no banheiro juntamente com os outros moradores da casa onde permaneceram at o final da ao delituosa. O indivduo parecia ser o lider da ao, pois agiu juntamente com outros dois homens mal visualizados que recebiam suas ordem. Todos fugiram levando o carro (GM Vectra/preto/2008) e os vrios objetos relatados na ocorrncia policial. Em termos de semelhana, o informante deu nota 8 ao presente Retrato Falado.
Fl. 8/8
ENDERECO COMPLETO DA INSTITUICAO POLICIAL COM CEP TELEFAX: (XX)________ PLANTO (XX) _________ SEO DE RETRATO FALADO (XX)________ Email: ____________@_________.gov.br

S-ar putea să vă placă și