Sunteți pe pagina 1din 3

Dirio da Repblica, 1. srie N.

57 20 de maro de 2012

1299
incinerao de resduos urbanos no so contabilizados para efeitos da Portaria n. 72/2010, de 4 de fevereiro. 2 Para efeitos de aplicao do nmero anterior, apenas so considerados os resduos entregues no mbito de aes de voluntariado inseridas na iniciativa Limpar Portugal que tenham sido previamente comunicadas comisso de coordenao e desenvolvimento regional competente. Artigo 3.
Comunicao das aes e registo dos resduos

Regime de apoio

Montante

Unidade

Proteaginosas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Arroz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Frutas de casca rija. . . . . . . . . . . . . . . Sementes arroz gros curtos. . . Sementes arroz gros longos. . . Ervilhaca v. s.. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

55,57 438,95 491,36 14,85 17,27 30,67

Euros por hectare. Euros por hectare. Euros por hectare. Euros por 100 kg. Euros por 100 kg. Euros por 100 kg.

Portaria n. 63/2012
de 20 de maro

A Portaria n. 165/2010, de 16 de maro, e a Portaria n. 101/2011, de 11 de maro, vieram estabelecer um regime excecional aplicvel ao Projeto Limpar Portugal, movimento cvico organizado por um grupo de cidados, cujo desgnio consiste na eliminao do maior nmero possvel dos pontos de deposio ilegal de resduos, atravs da cooperao de cidados voluntrios e entidades aderentes. O Governo encara esta iniciativa como um exemplo de conscincia cvica e ambiental, que importa promover e apoiar, considerando o contributo do projeto para a eliminao de passivos ambientais. Deste modo, o Governo entende justificar-se, novamente, a criao de um regime excecional aplicvel a iniciativas de voluntariado envolvendo a remoo de resduos de zonas de deposio ilegal e encaminhamento para destino adequado, no mbito do Limpar Portugal. Neste contexto, e tal como nos anos transatos, considera-se justificvel simplificar procedimentos que poderiam inviabilizar ou gerar obstculos ao sucesso da iniciativa, como o caso do regime previsto na Portaria n. 72/2010, de 4 de fevereiro, que estabelece as regras respeitantes liquidao, pagamento e repercusso da taxa de gesto de resduos. Assim, sem prejuzo do esforo a realizar na maximizao da triagem dos materiais reciclveis, atendendo ao carcter singular da iniciativa e atendendo a que a eliminao dos focos de deposio ilegal no mbito do projeto em causa implicar inevitavelmente o encaminhamento para aterro ou incinerao operaes abrangidas pela taxa de gesto de resduos , determina o Governo a criao de um regime excecional aplicvel a aes de voluntariado envolvendo a remoo de resduos de zonas de deposio ilegal e encaminhamento para destino adequado, no mbito da iniciativa Limpar Portugal. Assim: Manda o Governo, pelo Secretrio de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, ao abrigo do disposto artigo 58. do Decreto-Lei n. 178/2006, de 5 de setembro, na sua redao atual, o seguinte: Artigo 1.
Objeto

1 A comunicao referida no n. 2 do artigo anterior inclui a identificao do local onde ser realizada a ao e da entidade organizadora e deve ser remetida para os endereos eletrnicos identificados no stio da Internet da comisso de coordenao e desenvolvimento regional competente, at ao final do dia 22 de maro de 2012. 2 Cabe comisso de coordenao e desenvolvimento regional competente elaborar a lista das aes de voluntariado inseridas na iniciativa Limpar Portugal e comunic-la atempadamente aos operadores de gesto de resduos responsveis por aterros ou incineradoras de resduos urbanos da regio em causa. 3 Os operadores dos aterros ou das instalaes de incinerao de resduos urbanos devem confirmar a origem dos resduos e proceder ao seu registo para efeitos do cumprimento do disposto no artigo 48. do Decreto-Lei n. 178/2006, de 5 de setembro. Artigo 4.
Produo de efeitos

O regime excecional estabelecido no artigo 2. da presente portaria apenas produz efeitos no perodo compreendido entre 24 e 30 de maro de 2012. Artigo 5.
Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. O Secretrio de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, Pedro Afonso de Paulo, em 15 de maro de 2012.

MINISTRIOS DA AGRICULTURA, DO MAR, DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO E DA SOLIDARIEDADE E DA SEGURANA SOCIAL


Portaria n. 64/2012
de 20 de maro

A presente portaria estabelece um regime excecional aplicvel iniciativa Projeto Limpar Portugal. Artigo 2.
Regime excecional

1 Os resduos recolhidos no mbito de aes de voluntariado inseridas na iniciativa Limpar Portugal e que tenham como destino final os aterros ou instalaes de

O Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, alterado pelos Decretos-Leis n.s 172/90, de 30 de maio, 342/90, de 30 de outubro, 288/93, de 29 de agosto, e 116/2008, de 4 de julho, estabelece o regime de alienao dos fogos de habitao social da propriedade do Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, I. P., e do extinto Instituto de Gesto e Alienao do Patrimnio Habitacional do Estado, ao qual sucedeu o Instituto da Habitao e da Reabilitao Urbana, I. P. Resulta da alnea c) do n. 2 do artigo 5. daquele diploma que o preo da habitao, por zonas e por metro quadrado de rea til, para clculo do valor atualizado

1300
do fogo, anualmente fixado por portaria da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, ouvido o Ministro da Solidariedade e da Segurana Social. Decorre ainda dos artigos 6. e 7. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, na sua atual redao, que o Governo, atravs de portaria dos Ministros da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio e da Solidariedade e da Segurana Social, fixa as condies e os preos de venda dos terrenos destinados a programas de habitao de custos controlados, bem como o preo de aquisio de terrenos s autarquias locais em que se encontrem implantados empreendimentos dos institutos acima referidos. A Portaria n. 143/2011, de 6 de abril, definiu para o ano de 2011 os parmetros e as frmulas de clculo indispensveis aplicao do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril. Importa, assim, proceder fixao dos valores e condies acima referidos para o ano de 2012. Assim: Atento o disposto no Decreto-Lei n. 86-A/2011, de 12 de julho, e ao abrigo da alnea c) do n. 2 do artigo 5. e do artigo 6. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, alterado pelos Decretos-Leis n.s 172/90, de 30 de maio, 342/90, de 30 de outubro, 288/93, de 29 de agosto, e 116/2008, de 4 de julho, manda o Governo, pelos Ministros da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio e da Solidariedade e da Segurana Social, o seguinte: Artigo 1.
Preo da habitao por metro quadrado de rea til

Dirio da Repblica, 1. srie N. 57 20 de maro de 2012 habitacional, quer para a no habitacional, excluindo a rea das garagens quando estas estejam includas nos fogos; Pc = 739,13 por metro quadrado de rea til para vigorar em 2012. Artigo 3.
Alienao de terrenos afetos a programas de habitao de custos controlados

1 Os terrenos afetos a programas de habitao de custos controlados, a que se refere o artigo 6. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, na redao que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n. 288/93, de 20 de agosto, podem ser alienados, em propriedade plena, s seguintes entidades: a) Entidades pblicas, mediante ajuste direto; b) Cooperativas de habitao e construo, instituies particulares de solidariedade social ou empresas privadas que se proponham construir fogos no mbito de programas sociais de habitao, selecionadas atravs de procedimento concursal. 2 A alienao de terrenos s entidades referidas na alnea b) do nmero anterior pode efetuar-se mediante ajuste direto quando se verifique uma das seguintes situaes: a) Ter ficado deserto o concurso pblico lanado para o efeito; b) Ser urgente a obteno de habitaes sociais para o realojamento de populaes a desalojar para viabilizar a execuo de obras pblicas a cargo da administrao central; c) Haver necessidade de realojamento de residentes em barracas e situaes similares; d) Em caso de fora maior. 3 A alienao de terrenos a instituies particulares de solidariedade social pode, ainda, efetuar-se mediante ajuste direto, desde que respeite, cumulativamente, as seguintes condies: a) Serem construdos empreendimentos habitacionais e equipamentos sociais com rea bruta igual ou superior a 10 % da rea bruta dos fogos; b) As instituies adquirentes obrigarem-se a gerir esses empreendimentos e equipamentos pelo perodo mnimo de 15 anos a contar da data da alienao; c) Ficar a entidade alienante, ou entidade por aquela indicada, com o direito de preferncia na aquisio destes equipamentos, aplicando-se o preo de venda das habitaes de custos controlados. Artigo 4.
Preo de aquisio dos terrenos das autarquias locais

Os preos da habitao, por metro quadrado de rea til (Pc), a que se refere a alnea c) do n. 2 do artigo 5. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, so fixados, consoante as zonas do Pas constantes do quadro anexo presente portaria e que desta faz parte integrante, para vigorarem em 2012, em: a) Zona I 634,19; b) Zona II 562,85; c) Zona III 520,83. Artigo 2.
Preo de venda dos terrenos destinados a programas de habitao de custos controlados

O preo de venda dos terrenos destinados a programas de habitao de custos controlados, a que se refere o artigo 6. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, na redao que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n. 288/93, de 20 de agosto, calculado pela aplicao da frmula seguinte: Pv = p Cf Au Pc em que: p = varivel entre 0,07 e 0,15, por forma diretamente proporcional percentagem de infraestruturas executadas; Cf = fator relativo ao nvel de conforto do fogo, conforme definido no artigo 2. do Decreto-Lei n. 329-A/2000, de 22 de dezembro, o qual fixado livremente para as reas no habitacionais no includas nos fogos; Au = rea til, determinada nos termos do Regulamento Geral das Edificaes Urbanas (RGEU), quer para a parte

Para efeitos do disposto no n. 1 do artigo 7. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, o preo a pagar pelo Instituto da Habitao e da Reabilitao Urbana, I. P., ou pelo Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, I. P., calculado pela aplicao da frmula seguinte: Pv = p Cf Cc Au Pc (1 - 0,85 Vt) em que: p = 0,07, quando as despesas com infraestruturas no tenham sido suportadas pelas autarquias, 0,11, quando as despesas com infraestruturas tenham sido parcialmente suportadas pelas autarquias, e 0,15, quando as despesas

Dirio da Repblica, 1. srie N. 57 20 de maro de 2012 com infraestruturas tenham sido exclusivamente suportadas pelas autarquias; Cf = fator relativo ao nvel de conforto do fogo, conforme definido no artigo 2. do Decreto-Lei n. 329-A/2000, de 22 de dezembro, o qual ter o valor 1,1 para as reas no habitacionais no includas nos fogos; Cc = 0,68; Au = rea til, determinada nos termos do RGEU, quer para a parte habitacional, quer para a no habitacional, excluindo a rea das garagens quando estas estejam includas nos fogos; Pc = preo da habitao por metro quadrado de rea til, a determinar nos termos do artigo 1. da presente portaria; Vt = determinvel nos termos da alnea b) do n. 2 do artigo 5. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de abril, na redao que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n. 288/93, de 20 de agosto. Artigo 5.
Entrada em vigor e produo de efeitos

1301
No entanto, o patrimnio gentico e natural do Arquiplago dos Aores encerra um enorme potencial que pode constituir uma das bases do desenvolvimento socioeconmico da Regio e at do prprio pas. De facto, reconhece-se a presena, na Regio, de recursos naturais de carter nico, que suscitam o interesse tanto da comunidade cientfica nacional como internacional. No entanto, a natureza insular, em conjunto com a ocupao humana e as formas de uso do solo, tornou aqueles recursos muito vulnerveis e limitados, pelo que importa envidar esforos para a proteo e conservao do patrimnio natural regional. do interesse da Regio Autnoma dos Aores que as atividades de investigao cientfica nela desenvolvidas, ou que tenham por base os seus recursos naturais, possam contribuir para aprofundar o conhecimento cientfico dos mesmos, dos seus processos de formao, componentes e potencialidades, devendo acautelar-se, no entanto, a sua proteo e conservao, procurando assegurar-se uma partilha justa e equitativa dos benefcios que possam resultar daquela mesma investigao. Numa sociedade em que as exigncias de partilha e inovao so crescentes, o domnio cientfico e tecnolgico uma daquelas reas em que a dinmica de transformao mais acentuada, requerendo a explorao de novos materiais e fronteiras do conhecimento. Saliente-se que diversas reas da cincia recorrem utilizao de amostras de micro-organismos e tambm de fauna, flora, solo ou minerais para anlise dos seus constituintes e propriedades. Ao longo das ltimas dcadas a investigao sobre os recursos naturais tem sido essencial para o desenvolvimento econmico e social e para a melhoria da qualidade de vida, considerando a descoberta de novos bens e servios. Para alm disso, aquela atividade tem contribudo para uma melhor compreenso de fenmenos naturais que afetam o ser humano, de modo direto ou ainda indiretamente. Pela sua importncia, os recursos naturais devem ser valorizados e utilizados de forma sustentvel de modo a garantirem-se no s as necessidades da gerao presente mas, igualmente, as que se colocam s geraes futuras. O estabelecimento de regras de acesso e utilizao desses recursos o instrumento preventivo ideal para proceder a essa valorizao. As regras impostas pelos instrumentos vinculativos existentes, tanto a nvel internacional como nacional, prendem-se sobretudo com os resultados dos projetos de investigao (direitos de propriedade intelectual, patentes e outros) e no com as atividades subjacentes a montante desses processos, como a que se refere recolha de amostras. As autorizaes e licenas para atividades de investigao cientfica, nomeadamente recolha de amostras, so impostas com o objetivo de proteger a integridade ecolgica de determinadas reas geogrficas, normalmente com estatuto de proteo, ou para proteger micro-organismos e determinadas espcies de fauna e flora que se constatem serem visadas, bem como proteger o potencial valor econmico dos recursos naturais. Ao nvel de Direito Internacional e Comunitrio, a nica conveno internacional existente aplicvel a todas estas matrias, nomeadamente sobre a biodiversidade, e qual Portugal se encontra vinculado no termos do Decreto n. 21/93, de 21 de junho, a Conveno sobre a Diversidade Biolgica (CBD). A CBD foi aprovada na Cimeira Mundial que decorreu no Rio de Janeiro em 1992, tendo entrado em vigor em

1 A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. 2 Desde 1 de janeiro de 2012 e at data da entrada em vigor da presente portaria, aplica-se s matrias por esta reguladas o disposto na Portaria n. 143/2011, de 6 de abril. Em 9 de maro de 2012. A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, Maria de Assuno Oliveira Cristas Machado da Graa. O Ministro da Solidariedade e da Segurana Social, Lus Pedro Russo da Mota Soares.
QUADRO ANEXO Zonas do Pas a que se refere o artigo 1.

Zona I municpios sede de distrito, bem como os municpios de Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Pvoa do Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. Zona II municpios de Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilh, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimares, lhavo, Lagos, Loul, Olho, Palmela, Peniche, Peso da Rgua, Portimo, So Joo da Madeira, Santiago do Cacm, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo Antnio e Vizela. Zona III restantes municpios do continente.

REGIO AUTNOMA DOS AORES


Assembleia Legislativa Decreto Legislativo Regional n. 9/2012/A
Regime jurdico do acesso e utilizao de recursos naturais da Regio Autnoma dos Aores para fins cientficos

A Regio Autnoma dos Aores no dispe no seu ordenamento jurdico de normas que regulamentem, de forma especfica, o acesso a amostras de recursos naturais, sobretudo quando em causa esto os fins cientficos.

S-ar putea să vă placă și