Sunteți pe pagina 1din 12

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Matemtica Aplicada s Cincias Sociais


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 835/2. Fase
Durao da Prova: 150 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
12 Pginas

2010

Prova 835 Pgina 1/ 12

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta, excepto nas respostas que impliquem a elaborao de construes, de desenhos ou de outras representaes, que podem ser, primeiramente, elaborados a lpis, sendo, a seguir, passados a tinta. Utilize a rgua, o compasso, o esquadro, o transferidor e a calculadora grfica, sempre que for necessrio. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva, de forma legvel, a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

Prova 835 Pgina 2/ 12

Em todas as respostas, indique todos os clculos que tiver de efectuar e todas as justificaes necessrias. Sempre que, na resoluo de um problema, recorrer calculadora, apresente todos os elementos recolhidos na sua utilizao. Mais precisamente: sempre que recorrer s capacidades grficas da calculadora, apresente o(s) grfico(s) obtido(s), bem como as coordenadas de pontos relevantes para a resoluo do problema proposto (por exemplo, coordenadas de pontos de interseco de grficos, mximos, mnimos, etc.); sempre que recorrer a uma tabela obtida na calculadora, apresente todas as linhas da tabela relevantes para a resoluo do problema proposto; sempre que recorrer a estatsticas obtidas na calculadora (mdia, desvio padro, coeficiente de correlao, declive e ordenada na origem de uma recta de regresso, etc.), apresente a(s) lista(s) que introduziu na calculadora para a(s) obter.

A prova inclui, nas pginas 11 e 12, um Formulrio. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 835 Pgina 3/ 12

1. O conselho directivo de uma universidade pretende distribuir 20 computadores por professores, investigadores, estudantes de licenciatura, administrativos e auxiliares.

5 grupos:

O regulamento interno da universidade impe que a distribuio de equipamentos por cada grupo se efectue de acordo com o mtodo de Hamilton. Segundo o mtodo de Hamilton, a distribuio faz-se da forma seguinte: calcula-se o divisor padro, dividindo o nmero total de elementos dos grupos pelo nmero total de equipamentos; calcula-se a quota padro para cada um dos grupos, dividindo o nmero de elementos de cada grupo pelo divisor padro; atribui-se a cada grupo um nmero de equipamentos igual parte inteira da quota padro; caso ainda restem equipamentos para distribuir, ordenam-se, por ordem decrescente, as partes decimais das vrias quotas padro e atribuem-se os equipamentos que restam aos grupos cujas quotas padro tenham partes decimais maiores (um para cada grupo); na atribuio do ltimo equipamento, se houver dois grupos com quotas padro que apresentem a mesma parte decimal, atribui-se o ltimo equipamento ao grupo com menor nmero de equipamentos. Na Tabela 1, esto indicados o nmero de elementos de cada um dos grupos e a distribuio dos 20 computadores pelos 5 grupos. Tabela 1
Grupos Professores Investigadores Estudantes de licenciatura Administrativos Auxiliares

N. de elementos N. de computadores

171 2

55 1

1720 15

120 1

156 1

1.1. A associao de estudantes da universidade pretende que o grupo de estudantes de mestrado, com 210 elementos, tenha tambm computadores na sua sala de trabalho. Para pr em prtica esta pretenso, o conselho directivo da universidade est a equacionar a possibilidade de alterar, de 20 para 25, o nmero total de computadores a distribuir. O presidente do conselho directivo afirma que: Um aumento do nmero total de computadores a serem distribudos pode levar a que um grupo perca um computador. Justifique a veracidade da afirmao anterior. Na sua resposta, deve: aplicar o mtodo de Hamilton, para determinar a distribuio dos grupos;

25 computadores pelos seis

identificar as implicaes, no nmero de computadores a serem distribudos a cada um dos grupos, se for aprovada a alterao, de 20 para 25, do nmero total de computadores a distribuir. Apresente as quotas padro arredondadas, com trs casas decimais.

Prova 835 Pgina 4/ 12

1.2. A universidade foi convidada a participar num evento. Em representao da universidade, o conselho directivo decidiu enviar a esse evento dois representantes. O presidente do conselho directivo escolheu, ao acaso, um a seguir ao outro, dois representantes da universidade de entre os indivduos que constituem os grupos indicados na Tabela 1. Calcule a probabilidade de os representantes escolhidos serem, ambos, estudantes de licenciatura. Apresente o resultado em percentagem, arredondado s centsimas.

2. Numa localidade do Norte do pas, todos os habitantes tm por hbito participar em jogos tradicionais, durante o fim-de-semana. Um benemrito da regio resolveu atribuir um subsdio, no valor de 2532, para a dinamizao da prtica dos jogos tradicionais. A distribuio da verba do subsdio por cada um dos jogos foi feita de forma directamente proporcional percentagem de habitantes da localidade inscritos nesse jogo. As percentagens de habitantes da localidade inscritos em cada um dos jogos encontram-se registadas na Tabela 2, sendo que 12% + 25% + X + Y + 20% = 100% .

Tabela 2
Jogo tradicional Pau Malha Vara Pla Bilros

Percentagem de habitantes inscritos

12%

25%

20%

2.1. Determine a verba do subsdio atribuda ao Jogo do Pau.

2.2. Determine a percentagem de habitantes inscritos no Jogo da Vara, sabendo que o valor da verba do subsdio atribuda ao Jogo da Pla foi de 683,64 .

Prova 835 Pgina 5/ 12

3. O Antnio vai fazer obras em casa, o que pode demorar algumas semanas e tornar-se incmodo para a sua famlia. Por isso, o Antnio decidiu procurar, no mercado de aluguer, uma casa e mudar-se. Encontrou uma casa e ficou indeciso entre as duas modalidades de pagamento do aluguer que lhe foram propostas. Modalidade A: o Antnio paga de aluguer 125, na primeira semana, 145, na segunda semana, e assim sucessivamente, pagando, em cada semana, mais 20 do que pagou na semana anterior. Modalidade B: o Antnio paga de aluguer 5, na primeira semana, 10, na segunda semana, e, em cada uma das semanas seguintes, paga o dobro do que pagou na semana anterior.

3.1. Determine o valor de aluguer que o Antnio paga, na quarta semana, em cada uma das modalidades.

3.2. Considere que o Antnio est a pensar alugar a casa por 8 semanas. Indique, justificando, a modalidade, A ou B, que permite ao Antnio pagar menos no somatrio dos valores de aluguer pagos em 8 semanas. Na sua resposta, deve: indicar o valor a pagar em cada semana, na modalidade A; determinar o somatrio dos valores de aluguer a pagar, pelo Antnio, nas modalidade A; indicar o valor a pagar em cada semana, na modalidade B; determinar o somatrio dos valores de aluguer a pagar, pelo Antnio, nas modalidade B; concluir qual das duas modalidades a mais vantajosa para o Antnio.

8 semanas, na

8 semanas, na

Prova 835 Pgina 6/ 12

3.3. O Antnio carteiro. Habitualmente, organiza o percurso antes de iniciar a distribuio das encomendas. Certo dia, o Antnio decidiu fazer um grafo ponderado (Figura 1), com as distncias a cada um dos locais de entrega das encomendas desse mesmo dia. No grafo da Figura 1, os seis vrtices representam a estao de correios (C), a escola (E), o ginsio (G), o restaurante (R), a fbrica (F) e a associao desportiva (A). Cada aresta do grafo representa um trajecto directo entre dois dos locais j referidos. A ponderao de cada aresta representa a distncia, em metros, entre os locais considerados.
E 495 C 700 250 R A 923 F
Figura 1

700

250

895

O Antnio pretende partir da estao de correios, (C), passar por todos os outros locais representados, nos quais tem de entregar encomendas nesse dia, no mais do que uma vez por cada um deles, e regressar depois estao de correios, percorrendo o nmero mnimo de metros. Defina um percurso que satisfaz o que o Antnio pretende e indique o nmero de metros que ele tem de percorrer.

Prova 835 Pgina 7/ 12

4. Um grupo de alunos est interessado em estudar o grau de desenvolvimento de sete pases. As variveis estudadas foram analisadas individualmente e atravs de associaes entre elas. A Tabela 3 e o Diagrama de disperso apresentam, para os sete pases, num determinado ano, duas das variveis: a Taxa de Alfabetizao de Adultos (TAA), em percentagem; e o Produto Interno Bruto per capita (PIB), em dlares. Tabela 3
Pas TAA PIB

Diagrama de disperso
14000 12000

(x )

(y )

A B C D E F G

15,4 74,8 43,5 17,8 11,5 89,6 61,2

1839 7932 4251 2586 1524 12 674 6275


PIB (dlares)

10000 8000 6000 4000 2000 0 0 20 40 60 80 100


Taxa de alfabetizao de adultos (%)

Nos trs itens seguintes, pode recorrer calculadora. Sempre que recorrer a estatsticas obtidas na calculadora (mdia, desvio padro, coeficiente de correlao, declive e ordenada na origem de uma recta de regresso, etc.), apresente a(s) lista(s) que introduziu na calculadora para a(s) obter.

4.1. Determine a mdia da taxa de alfabetizao de adultos, no conjunto dos sete pases, tendo em conta os dados da Tabela 3. Apresente o resultado arredondado s dcimas.

4.2. Admita um modelo em que a associao entre as variveis TAA (x ) e PIB (y ) , aproximadamente, linear. Considere a equao Indique os valores de

y = ax + b, da recta de regresso linear, e tambm os dados da Tabela 3. a, de b e do coeficiente de correlao linear, r, recorrendo calculadora.

Apresente os resultados com quatro casas decimais.

Prova 835 Pgina 8/ 12

4.3. Ao analisar os dados que constam da Tabela 3, um economista reparou que o PIB do pas F de 12 674 dlares e que a TAA de 89,6%. Segundo alguns analistas, este ponto encontra-se fora do contexto dos restantes quando se pretende ajustar um modelo de regresso linear, sendo considerado um outlier. A partir dos dados apresentados na Tabela 3 e no Diagrama de disperso, ao excluir os valores relativos ao pas F, o valor do coeficiente de correlao linear entre as variveis x e y , aproximadamente, r = 0,9937, e a equao da recta de regresso linear, considerando os coeficientes com quatro casas decimais, y = 96,6098 x + 457,8482. Num pequeno texto, explique o efeito da excluso do outlier no valor do coeficiente de correlao linear e na recta de regresso, quando se pretende fazer previses.

5. Uma das classificaes para o sangue humano feita em 4 grupos distintos:

A, O, B e AB.

Independentemente do grupo, o sangue pode possuir, ou no, o factor Rhesus. Se o sangue de um indivduo possuir esse factor, diz-se Rhesus positivo factor, diz-se Rhesus negativo (Rh).

(Rh+); se no possuir esse

A distribuio dos grupos sanguneos, nas diferentes partes do mundo, varivel. A frequncia destes grupos em Portugal, de acordo com um estudo recente, realizado numa populao de dadores do Instituto Portugus do Sangue, a que consta na Tabela 4. Tabela 4
Grupo A Factor O B AB

Rh+ Rh

39% 7%

35% 6%

7% 2%

3% 1%

5.1. Escolheu-se, ao acaso, um indivduo da populao de dadores utilizada no estudo do Instituto Portugus do Sangue. Calcule a probabilidade de o indivduo escolhido ser do grupo O, sabendo-se que Rh.

5.2. Num hospital, efectuou-se um estudo idntico ao que foi realizado pelo Instituto Portugus do Sangue. Sabe-se que, no hospital, foram identificados os grupos sanguneos e o respectivo factor Rhesus, de uma amostra aleatria de 5000 dadores. Os resultados encontrados nesse hospital so, aproximadamente, iguais aos do Instituto Portugus do Sangue. Construa um intervalo de confiana de 99% para a proporo de dadores com o grupo sanguneo O, admitindo que a proporo de dadores com este tipo de sangue, na amostra dos 5000 dadores do hospital, a mesma que se obteve no estudo do Instituto Portugus do Sangue. Caso proceda a arredondamentos nos clculos intermdios, conserve, no mnimo, trs casas decimais. Apresente os extremos do intervalo, com arredondamento s centsimas.

FIM
Prova 835 Pgina 9/ 12

COTAES

1. .................................................................................................................................................. 1.1. ...................................................................................................................... 1.2. ...................................................................................................................... 20 pontos 10 pontos

30 pontos

2. .................................................................................................................................................. 2.1. ...................................................................................................................... 2.2. ...................................................................................................................... 15 pontos 15 pontos

30 pontos

3. .................................................................................................................................................. 3.1. ...................................................................................................................... 3.2. ...................................................................................................................... 3.3. ...................................................................................................................... 10 pontos 20 pontos 15 pontos

45 pontos

4. .................................................................................................................................................. 4.1. ...................................................................................................................... 4.2. ...................................................................................................................... 4.3. ...................................................................................................................... 15 pontos 20 pontos 20 pontos

55 pontos

5. .................................................................................................................................................. 5.1. ...................................................................................................................... 5.2. ...................................................................................................................... 20 pontos 20 pontos

40 pontos

___________________________

TOTAL .............................................................. 200 pontos

Prova 835 Pgina 10/ 12

Formulrio

Teoria Matemtica das Eleies


Converso de votos em mandatos, utilizando o mtodo de representao proporcional de Hondt O nmero de votos apurados por cada lista dividido, sucessivamente, por 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa srie de tantos termos quantos os mandatos atribudos ao crculo eleitoral respectivo; os mandatos pertencem s listas a que correspondem os termos da srie estabelecida pela regra anterior, recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na srie; no caso de restar um s mandato para distribuir e de os termos seguintes da srie serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe lista que tiver obtido menor nmero de votos.

Modelos de Grafos
Condio necessria e suficiente para que um grafo conexo admita circuitos de Euler Um grafo conexo admite circuitos de Euler se e s se todos os seus vrtices forem de grau par.

Probabilidades
Teorema da Probabilidade Total e Regra de Bayes

A
B B B1

A
B2 B3

P (A) = P (A B ) + P (A B ) = = P (B ) P (A | B ) + P (B ) P (A | B ) P (A B )

P (A) = P (A B1 ) + P (A B2 ) + P (A B3 ) = = P (B1 ) P (A | B1 ) + P (B2 ) P (A | B2 ) + P (B3 ) P (A | B3 )

P (B | A) =

P (A)

P (Bk | A) =

P (A Bk ) P (A)

P (B ) P (A | B ) P (B ) P (A | B ) + P (B ) P (A | B )

P (Bk ) P (A | Bk )
P (B1 ) P (A | B1 ) + P (B2 ) P (A | B2 ) + P (B3 ) P (A | B3 )

podendo k tomar os valores 1, 2 ou 3. u

Prova 835 Pgina 11/ 12

Formulrio (cont.)

Intervalos de Confiana
Intervalo de confiana para o valor mdio

Intervalo de confiana para o valor mdio

de uma varivel normal X, admitindo que se conhece o desvio padro da varivel.

de uma varivel X, admitindo que se desconhece o desvio padro da varivel e que a amostra tem dimenso superior a 30.

, x +z x z n n

s s x z n, x + z n

n dimenso da amostra x mdia amostral desvio padro da varivel z valor relacionado com o nvel
de confiana (*)

n dimenso da amostra x mdia amostral s desvio padro amostral z valor relacionado com o nvel
de confiana (*)

Intervalo de confiana para uma proporo p, admitindo que a amostra tem dimenso superior a 30. p z ( ) p 1 p n ( ) p 1 p n

, p+z

n dimenso da amostra ^ proporo amostral p z valor relacionado com o nvel de confiana (*)

(*) Valores de z para os nveis de confiana mais usuais.


Nvel de confiana

90% 1,645

95% 1,960

99% 2,576

Prova 835 Pgina 12/ 12

S-ar putea să vă placă și