Sunteți pe pagina 1din 13

ExAME NACioNAl do ENSiNo SECuNdrio

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Matemtica Aplicada s Cincias Sociais


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 835/1. Fase
Durao da Prova: 150 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
13 Pginas

2011

Prova 835 Pgina 1/ 13

Pgina em branco -

Prova 835 Pgina 2/ 13

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta, excepto nas respostas que impliquem a elaborao de construes, de desenhos ou de outras representaes, que podem ser primeiramente elaborados a lpis, sendo a seguir passados a tinta. Utilize a rgua, o compasso, o esquadro, o transferidor e a calculadora grfica sempre que for necessrio. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

Em todas as respostas, indique todos os clculos que tiver de efectuar e todas as justificaes necessrias. Sempre que, na resoluo de um problema, recorrer calculadora, apresente todos os elementos recolhidos na sua utilizao. Mais precisamente: sempre que recorrer s capacidades grficas da calculadora, apresente o(s) grfico(s) obtido(s), bem como as coordenadas dos pontos relevantes para a resoluo do problema proposto (por exemplo, coordenadas de pontos de interseco de grficos, mximos, mnimos, etc.); sempre que recorrer a uma tabela obtida na calculadora, apresente todas as linhas da tabela relevantes para a resoluo do problema proposto; sempre que recorrer a estatsticas obtidas na calculadora (mdia, desvio padro, coeficiente de correlao, declive e ordenada na origem de uma recta de regresso, etc.), apresente a(s) lista(s) que introduziu na calculadora para a(s) obter.

A prova inclui, nas pginas 4 e 5, o Formulrio. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 835 Pgina 3/ 13

Formulrio
Teoria Matemtica das Eleies
Converso de votos em mandatos, utilizando o mtodo de representao proporcional de Hondt O nmero de votos apurados por cada lista dividido, sucessivamente, por 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa srie de tantos termos quantos os mandatos atribudos ao crculo eleitoral em causa; os mandatos pertencem s listas a que correspondem os termos da srie estabelecida pela regra anterior, recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na srie; no caso de restar um s mandato para distribuir e de os termos seguintes da srie serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe lista que tiver obtido o menor nmero de votos.

Modelos de Grafos
Condio necessria e suficiente para que um grafo conexo admita circuitos de Euler Um grafo conexo admite circuitos de Euler se e s se todos os seus vrtices forem de grau par.

Probabilidades
Teorema da Probabilidade Total e Regra de Bayes

A
B B B1

A
B2 B3

P (A) = P (A B ) + P (A B ) = = P (B ) P (A | B ) + P (B ) P (A | B ) P (A B ) P (A)

P (A) = P (A B1 ) + P (A B2 ) + P (A B3 ) = = P (B1 )P (A | B1 ) + P (B2 )P (A | B2 ) + P (B3 )P (A | B3 ) P (A Bk ) P (A)

P (B | A) =

P (Bk | A) =

P (B ) P (A | B ) P (B ) P (A | B ) + P (B ) P (A | B )

P (Bk )P (A | Bk ) P (B1 )P (A | B1 ) + P (B2 )P (A | B2 ) + P (B3 )P (A | B3 )

podendo k tomar os valores 1, 2 ou 3.

Prova 835 Pgina 4/ 13

Intervalos de Confiana
Intervalo de confiana para o valor mdio m de uma varivel normal X, admitindo que se conhece o desvio padro da varivel. Intervalo de confiana para o valor mdio m de uma varivel X, admitindo que se desconhece o desvio padro da varivel e que a amostra tem dimenso superior a 30.

s s , x +z x z n n
n dimenso da amostra x mdia amostral
s desvio padro da varivel

s s , x +z x z n n
n dimenso da amostra x mdia amostral
s desvio padro amostral

z valor relacionado com o nvel


de confiana (*)

z valor relacionado com o nvel


de confiana (*)

Intervalo de confiana para uma proporo p, admitindo que a amostra tem dimenso superior a 30.

( ) ( ) p 1 p p 1 p p z , p +z n n
n dimenso da amostra ^ proporo amostral p z valor relacionado com o nvel de confiana (*)
(*) Valores de z para os nveis de confiana mais usuais. Nvel de confiana

90% 1,645

95% 1,960

99% 2,576

Prova 835 Pgina 5/ 13

1. No dia 27 de Setembro de 2009, realizaram-se, em Portugal, eleies para a Assembleia da Repblica. Na Tabela 1, esto indicados o nmero de votos validamente expressos e o nmero de mandatos distribudos pelo mtodo de Hondt, obtidos num certo crculo eleitoral por cada um dos cinco partidos mais votados nas referidas eleies. Os votos em branco ou nulos no foram considerados como votos validamente expressos. Tabela 1
Partido Nmero de votos Nmero de mandatos

A 80 676 4

B 74 745 4

C 28 867 1

D 13 971 0

E 6148 0

1.1. O presidente do Partido C considera que o resultado da distribuio dos nove mandatos se alteraria caso o seu partido se tivesse coligado ou com o Partido D ou com o Partido E. Admita que, em cada uma dessas coligaes, o nmero de votos obtido pela coligao era igual soma dos nmeros de votos validamente expressos nos partidos que formavam a coligao, e que o nmero de votos dos outros partidos no sofria alterao. Averige se existe fundamento na considerao do presidente do Partido C, aplicando o mtodo de Hondt nos dois casos: C coligado com D e C coligado com E. Apresente os quocientes do mtodo de Hondt arredondados com uma casa decimal. 1.2. Um comentador televisivo afirma que a distribuio de mandatos que consta da Tabela 1 seria diferente se os nove mandatos fossem distribudos pelo mtodo de Webster. Segundo o mtodo de Webster, a distribuio de mandatos faz-se da forma seguinte: calcula-se o divisor padro, dividindo-se o nmero total de votos pelo nmero total de mandatos; calcula-se a quota padro para cada um dos partidos, dividindo-se o nmero de votos de cada partido pelo divisor padro; se a parte decimal da quota padro for menor que 0,5 , atribui-se a cada partido uma quota arredondada igual ao maior nmero inteiro menor que a quota padro (por exemplo, se a quota padro for igual a 6,452 , a quota arredondada 6); se a parte decimal da quota padro for maior que ou igual a 0,5 , atribui-se a cada partido uma quota arredondada igual ao resultado da adio de 1 com o maior nmero inteiro menor que a quota padro (por exemplo, se a quota padro for igual a 6,501, a quota arredondada 7); caso a soma das quotas padro arredondadas seja igual soma dos mandatos a distribuir, o mtodo d-se por finalizado, e assume-se que o nmero de mandatos para cada partido igual quota padro arredondada; caso a soma das quotas padro arredondadas seja diferente do nmero de mandatos a distribuir, necessrio encontrar um divisor modificado, substituto do divisor padro, de modo a calcular a quota modificada de cada partido; repetem-se as trs etapas anteriores at se obter a soma das quotas padro modificadas igual ao nmero de mandatos a distribuir. Mostre que o comentador televisivo tem razo, aplicando o mtodo de Webster. Apresente o divisor padro e as quotas padro arredondadas com trs casas decimais.

Prova 835 Pgina 6/ 13

2. Um economista estudou, durante 24 meses, o nmero de desempregados inscritos numa delegao do Instituto do Emprego e Formao Profissional (IEFP). Concluiu que o nmero de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP, no incio do estudo e no final de cada ms, t , bem aproximado pelo modelo seguinte, com arredondamento s unidades.

P (t ) =

5000 2 + 23 e
0,8 t

t = 0, 1, ..., 24

Considera-se t = 0 como o incio do estudo. Assim, por exemplo, o nmero de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP, no incio do estudo, 200, e o nmero de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP, no final do quarto ms aps o incio do estudo, 1702, pois P(4) 1702,1099.

2.1. Determine, a partir do modelo P, ao fim de quantos meses aps o incio do estudo o nmero de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP 2453.

2.2. Ao longo dos 24 meses em que decorreu o estudo, o nmero de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP no foi constante. Num pequeno texto, analise a evoluo do nmero de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP, com base na representao grfica do modelo P. Na sua resposta, deve: reproduzir, na folha de respostas, o grfico visualizado na calculadora; reproduzir, na folha de respostas, a janela de visualizao utilizada; indicar o nmero mximo de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP, nos 24 meses em que decorreu o estudo; apresentar a diferena entre os nmeros de desempregados inscritos no incio e no final do estudo; descrever a forma como evoluiu o nmero de desempregados inscritos nessa delegao do IEFP, nos 24 meses em que decorreu o estudo.

Prova 835 Pgina 7/ 13

3. Num questionrio, aplicado a 40 alunos de uma escola, sobre o nmero de livros lidos por aluno, nas frias de Vero, obtiveram-se os resultados que se encontram organizados no Grfico 1.

Grfico 1 Nmero de livros lidos por aluno, nas frias de Vero


12 10 Nmero de alunos 8 6 4 2 0

10

11

12

Nmero de livros lidos

3.1. A mdia uma medida de localizao do centro da distribuio dos dados. Justifique o facto de a mdia, nesta amostra, no ser um bom indicador do nmero de livros lidos por aluno, nas frias de Vero. Na sua resposta, deve: apresentar a mdia, arredondada s unidades, do nmero de livros lidos por aluno, nas frias de Vero; relacionar a mdia do nmero de livros lidos por aluno, nas frias de Vero, com a distribuio dos dados apresentada no Grfico 1.

3.2. O diagrama de extremos e quartis tambm d informao relevante sobre a localizao do centro da amostra, bem como sobre a variabilidade e a simetria da mesma. Descreva essa informao, depois de representar os dados do Grfico 1 num diagrama de extremos e quartis. Na sua resposta, deve: indicar os valores dos extremos, do 1. quartil, do 3. quartil e da mediana; apresentar o diagrama de extremos e quartis; referir a forma como os dados se distribuem quanto variabilidade; referir a forma como os dados se distribuem quanto simetria.

Prova 835 Pgina 8/ 13

3.3. Os 40 alunos que responderam ao questionrio foram envolvidos num projecto da escola destinado promoo de hbitos de leitura. Pretende-se que, concludo o projecto, nas prximas frias de Vero, cada um dos alunos envolvidos aumente em 1 o nmero de livros lidos. Explique as repercusses desse aumento na mdia e na mediana do nmero de livros lidos por aluno, nas frias de Vero.

3.4. O Manuel leva trs livros para ler nas frias de Vero, dois dos quais so de fico cientfica e um de cincias. A sequncia pela qual estes trs livros vo ser lidos aleatria, os livros no podem ser lidos mais do que uma vez, e nenhum livro ser lido em simultneo com outro. Determine a probabilidade de os dois livros de fico cientfica serem lidos um a seguir ao outro. Apresente o resultado sob a forma de fraco irredutvel.

4. Na grfica SOS-Livros, realizou-se um estudo para conhecer a percentagem diria de livros produzidos com defeito. Para isso, recolheu-se, num dia seleccionado ao acaso, uma amostra aleatria de 500 livros produzidos na grfica SOS-Livros e contou-se o nmero de livros com defeito nessa amostra. Obteve-se o valor de 8. Construa um intervalo de confiana de 95% para a proporo de livros produzidos com defeito, diariamente, na grfica SOS-Livros. Caso proceda a arredondamentos nos clculos intermdios, conserve, no mnimo, seis casas decimais. Apresente os extremos do intervalo arredondados com trs casas decimais.

Prova 835 Pgina 9/ 13

5. Na Figura 1, encontra-se o grafo que serve de modelo aos percursos utilizados pela RecSol, uma empresa de recolha de resduos slidos. Cada vrtice do grafo representa um local de recolha de resduos slidos, e cada aresta representa uma estrada que liga dois desses locais.
A B C

E F D

Figura 1

Na Tabela 2, encontram-se registadas as distncias mnimas, em metros, entre cada dois locais de recolha de resduos slidos, representados pelos vrtices do grafo da Figura 1, quando se percorrem as estradas representadas pelas arestas do mesmo grafo. Tabela 2

A A B C D E F G

B 1253

C 1421

D 911

E 712 941 1001

F 938 1198

G 1248 832

5.1. O Antnio, um motorista da empresa RecSol, quer verificar se existem resduos abandonados ao longo das estradas. Pretende partir do local representado pela letra A, percorrer todas as estradas, sem as repetir, e regressar ao mesmo local. Podem todas as pretenses do Antnio ser satisfeitas, em simultneo? Justifique a sua resposta.

Prova 835 Pgina 10/ 13

5.2. A RecSol vai ligar todos os locais de recolha de resduos slidos com um cabo de fibra ptica, utilizando algumas das estradas representadas no grafo da Figura 1. De modo a usar a menor extenso de cabo de fibra ptica, a empresa contactou dois especialistas em instalao de fibra ptica, o Joo e o Jos. O Joo afirma, sem recurso a nenhum mtodo, que a ligao que requer menos cabo

{(A,B),(F,G ),(B,F ),(B,E ),(C ,E ),(C ,D)}

O Jos prope uma ligao apoiando-se no uso do algoritmo seguinte. Algoritmo Passo 1: Escolhem-se as duas arestas com o menor valor de distncia. Passo 2: Escolhe-se a aresta seguinte com o menor valor de distncia, desde que essa aresta no feche um circuito. Passo 3: Repete-se o ponto anterior at que todos os vrtices faam parte da rvore, tendo em conta as regras seguintes: se houver empate na escolha de arestas, selecciona-se a aresta aleatoriamente; se a aresta a escolher fechar um circuito, essa aresta no deve ser considerada.

Indique qual das duas propostas deve escolher a empresa, de modo a usar a menor extenso de cabo de fibra ptica. Na sua resposta, deve: determinar o nmero de metros da proposta do Joo; aplicar ao grafo da Figura 1 o algoritmo proposto pelo Jos; determinar o nmero de metros da proposta do Jos; apresentar uma concluso sobre a escolha da empresa.

5.3. Em 2009, a RecSol transportou 145 000 objectos, 20 000 dos quais provenientes de recolha selectiva, 80 000 provenientes de limpeza de florestas e 45 000 provenientes de recolha de lixo domstico. Dos objectos provenientes de recolha selectiva, 96% so electrodomsticos; dos objectos provenientes de limpeza de florestas, 24% so electrodomsticos; e dos objectos provenientes de recolha de lixo domstico, 36% so electrodomsticos. Escolheu-se, ao acaso, um objecto transportado pela RecSol, em 2009. Determine a probabilidade de o objecto escolhido ser proveniente de recolha selectiva, sabendo que um electrodomstico. Apresente o resultado sob a forma de fraco irredutvel.

FIM

Prova 835 Pgina 11/ 13

Pgina em branco -

Prova 835 Pgina 12/ 13

COTAES

1. 1.1. .................................................................................................. 1.2. .................................................................................................. 2. 2.1. .................................................................................................. 2.2. .................................................................................................. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. .................................................................................................. .................................................................................................. .................................................................................................. .................................................................................................. 15 pontos 20 pontos 15 pontos 15 pontos 65 pontos 4. ........................................................................................................... 5. 5.1. .................................................................................................. 5.2. .................................................................................................. 5.3. .................................................................................................. 20 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos 15 pontos 15 pontos 10 pontos 20 pontos 30 pontos 20 pontos 20 pontos 40 pontos

TOTAL .........................................

200 pontos

Prova 835 Pgina 13/ 13

S-ar putea să vă placă și