Sunteți pe pagina 1din 12

Rede Nacional de Prototipagem Rpida

Descries sumrias do projecto


O projecto divide-se em 11 projectos parcelares, a saber:
PPS1 - Gesto e Coordenao PPS2 - Rede de Comunicao e Integrao de Sistemas PPS3 - Processo de Estereolitografia PPS4 - Processo LOM PPS5 - Sinterizao Selectiva por Laser de metais (SLSm) PPS6 - Sinterizao Selectiva por Laser de plsticos (SLSp) PPS7 - Enformao por Vazamento de Ps Metlicos PPS8 - Fundio por Modelos Perdidos PPS9 - Modelos Mdicos PPS10 - Engenharia Inversa PPS11 - Avaliao de Processos, Cadeias Alternativas e Disseminao

O carcter inovador do projecto decorre do desenvolvimento de trs domnios em que se prev uma intensa actividade de I&DT: estudo dos processos de prototipagem rpida implementados, tendo em vista o aprofundamento das tecnologias, a sua aplicao no desenvolvimento de modelos e o desenvolvimento de cadeias de produo alternativas s actuais; desenvolvimento de mtodos para a execuo de ferramentas de produo a partir de modelos obtidos por prototipagem rpida; desenvolvimento de software especfico para prototipagem rpida de modo a resolver os problemas de transferncia de informao entre diferentes sistemas de CAD e possibilitar o manuseamento / correco dos ficheiros de formato STL e SLI.

Os sistemas de prototipagem a utilizar no mbito do projecto RNPR so os seguintes: SLA - estereolitografia (j existente no ITEC). LOM - Layer Object Manufacturing (a adquirir no mbito do projecto e a ser instalado no INEGI). SLSm - Selective Laser Sintering de metais (a adquirir no mbito do projecto e a instalar no INETI). SLSp - Selective Laser Sintering de plsticos (a adquirir no mbito do projecto e a instalar no CENTIMFE). TDP - Three Dimensional Printing (avaliao das potencialidades do processo atravs da aquisio de modelos).

Sero desenvolvidas e testados em ambiente industrial novas cadeias de produo integrando a prototigagem rpida, s quais correspondem economias no custo de ferramentas de produo ou drsticas redues nos tempos de preparao para produo. Sero tambm testados sistemas de comunicaes que permitam uma ligao fcil entre os parceiros do consrcio e um acesso fcil aos servios oferecidos por parte das empresas nacionais interessadas nas tecnologias de prototipagem rpida. Tal permite garantir prazos de entrega das encomendas consentneas com os resultantes da actividade industrial. Finalmente so actualizados os sistemas CAD implementados, de modo a permitir que as empresas consortes possam concorrer em p de igualdade com empresas europeias tecnologicamente mais avanadas. O conjunto de resultados descritos constitui de facto uma modernizao dos sectores abrangidos, que os colocar em posio comercialmente vantajosa face aos seus concorrentes directos, sem necessidade de suportar por si s os investimentos necessrios. Finalmente, a filosofia subjacente ao programa proposto insere-se nos conceitos de engenharia concorrente, estando as instituies de I&DT em situao privilegiada para promover s aces necessrias que demonstrem como tais conceitos devero ser implementados e como se podero estabelecer industrialmente ligaes preferenciais tendo em vista a satisfao dos objectivos complementares.

PPS1 - Gesto e Coordenao


Objectivo
Este projecto parcelar tem por objectivo garantir uma coordenao global adequada das actividades desenvolvidas pelos vrios co-promotores do projecto da Rede Nacional de Prototipagem Rpida, o cumprimento dos objectivos contratados pelos co-promotores e a gesto dos resultados obtidos.

Enquadramento
Dada a complexidade e o nmero de intervenientes no projecto global, o consrcio decidiu criar um projecto parcelar independente, cujo objectivo o de agregar todas as actividades de coordenao e gesto do projecto global. Neste contexto, este projecto parcelar o garante de um eficiente desempenho e funcionamento do consrcio e do cumprimento dos objectivos estabelecidos. Na qualidade de Promotor-Lder do Projecto Mobilizador RNPR, a IBEROMOLDES o natural responsvel por este projecto parcelar, tendo a seu cargo a coordenao das actividades do consrcio nas vertentes tcnico/administrativas e de representao do consrcio junto da entidade financiadora. A coordenao cientfica do projecto est a cargo do INETI.

Actividades a desenvolver
As actividades consideradas neste projecto parcelar podem subdividir-se em: 1. Gesto do projecto global e de representao do consrcio. 2. Coordenao tcnico/cientfica dos projectos parcelares. 3. Coordenao cientfica do projecto global.

PPS2 - As tecnologias de Informao na RNPR


Introduo
A coordenao da introduo do conceito de tecnologias de informao (TI) no contexto da Prototipagem Rpida foi atribuda ao UNINOVA - Instituto de desenvolvimento de Novas Tecnologias. A RNPR surge, aos olhos dos clientes como uma entidade nica, que fornece um servio global onde as valncias de cada parceiro se somam para um melhor servio ao cliente, sem perca da individualidade das entidades que a compem. O recurso s TI viabilizou o fornecimento de uma filosofia integrada de interaco, simplificando e tornando mais expedito o processo de negcio, aos clientes da RNPR. Esta realidade igualmente oferecida aos parceiros do consrcio, acrescida de um conjunto de funcionalidades de comunicao e partilha de dados.

Nveis de acesso e segurana


Com vista ao fornecimento dos servios enunciados, forma estabelecidos dois nveis de permisso para o acesso aos servios disponibilizados, que visam permitir a partilha de dados confidenciais ao consrcio e que pela sua natureza no devem ser oferecidos aos potenciais clientes. Em todas as comunicaes impera a necessidade de garantir a segurana na troca de dados e a inviolabilidade dos mesmos, pelo que foram adoptados protocolos normalizados que asseguram a integridade das comunicaes. Apesar da vista global oferecida pelas tecnologias de informao, o negcio efectuado ponto-a-ponto; isto , o cliente selecciona um dos membros da rede e estabelece com este uma ligao privada que assegura a confidencialidade dos dados transmitidos, mesmo em relao aos restantes membros do consrcio.

Sistema integrado
Com vista a disponibilizar os servios apresentados foi necessrio criar um sistema de suporte troca de informao via Internet. Este sistema composto por um conjunto de servidores integrados de WWW, troca de ficheiros (ftp), correio electrnico e vdeo-conferncia. A funcionalidade deste sistema, para alm de uma forte componente de divulgao tecnolgica, visa o suporte do negcio de prototipagem rpida. Para tal tornou-se necessrio definir a interface para submisso de trabalhos, recorrendo-se s normas "de facto" da indstria (e.g. IGES, DXF, STL), e norma ISO 10303-STEP. Com a introduo da norma STEP, espera-se vir a criar, a mdio prazo, uma alterao realidade actual, convergindo para um nico formato de dados normalizado, que garanta a troca integral de informao (sem perdas).

Servios
A RNPR assegura aos seus membros um conjunto integrado de servios de comunicao e troca de informao. Entre estes servios so de realar o sistema de arquivo de ficheiros (partilhados entre os membros da RNPR), com nveis de acesso, um servio de correio electrnico com listas de distribuio encontrando-se em fase de instalao um sistema de vdeo conferncia que permitir a comunicao por vdeo e a realizao de trabalho colaborativo. Para alm dos servios de comunicao, so disponibilizadas via Internet aplicaes que realizam servios especficos, tais como a converso de formatos de dados, um sistema de apoio deciso para seleco da tecnologia de prototipagem mais adequada a um trabalho especfico. A RNPR disponibiliza ainda um servio de visualizao de peas, via Internet, que permite ao cliente, com recurso a um browser de WWW (e.g. Netscape), verificar a qualidade dos dados submetidos para prototipagem.

PPS3 - Processo de Estereolitografia


Objectivos
O processo de Estereolitografia foi o primeiro processo de Prototipagem Rpida instalado em Portugal. A mquina instalada na AgilTec foi adquirida em 1992, e desde ento para c foram ficando disponveis comercialmente novas solues que permitem tirar maior partido da tecnologia. O presente projecto visa fazer a actualizao do sistema implementado e explorar a sua utilizao quer para fabrico directo de prottipos quer para fabrico de modelos utilizados em cadeias de produo mais complexas e destinadas ao fabrico de prottipos funcionais ou de pequenas sries. So objectivos especficos deste PPS: Estudar o processo de Estereolitografia de modo a tirar o mximo partido dos meios de produo instalados. Promover a actualizao do sistema existente no que respeita ao hardware, ao software, aos materiais processados e s tcnicas de iluminao. Definir e implementar os procedimentos necessrios que garantam a qualidade dos servios prestados indstria. Proceder a uma validao completa da tecnologia. Executar modelos para os restantes elementos do consrcio, de modo a proporcionar uma avaliao industrial da tecnologia.

O projecto visa assim desenvolver as capacidades da AgilTec no fabrico de modelos por estereolitografia, capacidade esta que ser aproveitada horizontalmente pelos outros parceiros presentes no consrcio, quer no desenvolvimento de produtos quer no fabrico de componentes para ferramentas de produo.

Enquadramento
A estereolitografia, tal como as restantes tecnologias de prototipagem rpida, dever ser considerada como uma tecnologia emergente, no s porque as mquinas, materiais e processos no atingiram ainda a maturidade possvel, mas tambm porque no esto completamente definidos os modos como podero ser utilizadas, com vantagem, pelo tecido industrial. Para ilustrar a afirmao anterior poder-se- referir que, para o caso especfico da estereolitografia, os desenvolvimentos da tecnologia nestes ltimos cinco anos permitiram reduzir as tolerncias esperadas de 0,4 mm para 0,1 mm; simultaneamente, o aparecimento de novos materiais fotopolimricos associado ao desenvolvimento de novos laseres e a tcnicas mais avanadas de iluminao, permitiu aumentar significativamente as velocidades de varrimento possveis, das quais resultam redues significativas dos tempos de construo. Considera-se como realista que, a curto prazo, seja possvel reduzir as tolerncias para os 0,05 mm, reduzindo-se simultaneamente o tempo de construo de modelos em 50%. A tendncia para o aumento da preciso dos prottipos e modelos obtidos por estereolitografia, associada a tempos de fabrico cada vez menores permitem antever um alargamento das aplicaes rentveis da tecnologia. No caso da estereolitografia, tal alargamento pressupe o desenvolvimento de competncias especficas nas tecnologias de converso de forma, de modo de suprimir as limitaes prprias dos materiais utilizados neste tipo de tecnologia; as tcnicas de fundio por modelos perdidos e as tcnicas de reproduo de forma recorrendo a ps metlicos, tambm objecto de investigao e desenvolvimento do projecto mobilizador RNPR, so consideradas internacionalmente como as mais relevantes quando se tem em vista o fabrico de componentes para ferramentas de produo.

Actividades a desenvolver
As actividades previstas neste projecto parcelar compreendem: 1. Upgrade do equipamento e avaliao do processo de estereolitografia. 2. Estudo terico do processo tendo em vista a identificao das melhores condies para fabrico de prottipos. 3. Desenvolvimento de aplicaes industriais concretas e avaliao/demonstrao do interesse industrial da tecnologia.

PPS4 - Processo LOM


Objectivos
Este projecto parcelar tem como objectivos fundamentais a instalao do processo LOM - Layer Object Manufacturing em Portugal e o desenvolvimento/demonstrao das suas capacidades de forma a que o processo possa vir a tornar-se operacional e disponvel para as empresas industriais e infra-estruturas tecnolgicas presentes no consrcio, bem como para quaisquer outras empresas e instituies potencialmente interessadas na tecnologia. No mbito do projecto, o INEGI ir instalar a tecnologia e desenvolver as competncias necessrias para uma explorao adequada das capacidades instaladas quer nas vertentes de desenvolvimento de produto quer na sua utilizao to generalizada quanto possvel pela indstria de fundio nacional. Paralelamente, sero desenvolvidas competncias especficas em modelao CAD-3D de modo a simplificar o desenvolvimento de peas de fundio, nomeadamente no que respeita a: Compensao de contraces e sobreespessuras; Dimensionamento de sistemas de gitagem e alimentao; Definio de planos da apartao e sadas; Definio de impressos de machos e caixas de machos; Compensao para distores e empenos.

Enquadramento
O processo LOM (Layer Object Manufacturing - Fabricao de peas por camadas), permite a construo directa de modelos fsicos tridimensionais a partir de um modelo CAD-3D. Os modelos so construdos por camadas a partir de folhas de papel que so sucessivamente coladas no bloco de construo e cortadas de acordo com a geometria correspondente a cada uma das camadas da pea. Aps a construo removido o excesso de material e dado o necessrio acabamento superficial (descubicagem e acabamento). Em face das caractersticas do processo, facilmente se conclui que a tecnologia LOM especialmente apta para a construo de prottipos de mdia complexidade e de grande volume. Um dos sectores industriais que tm vindo a utilizar mais intensivamente a tecnologia LOM o de fundio. Com efeito, o fabrico de moldes com alguma complexidade para fundio actualmente uma tarefa complexa, exigindo competncias prprias (carpinteiros de moldes) cada vez mais difceis de encontrar no mercado de trabalho portugus. Por outro lado, os prazos de entrega caractersticos para este tipo de produto so em geral demasiado elevados face s exigncias crescentes dos principais fundidores e dos consumidores de peas de fundio.Finalmente, a capacidade de fundio instalada na Europa excedentria, impondo prazos de entrega de pr-sries de qualificao cada vez mais reduzidos. Em face das consideraes anteriores h necessidade de promover uma actualizao tecnolgica do sector de fundio, devendo o processo LOM ser integrado de forma progressiva nas cadeias de produo das fundies, tal como vem sucedendo nos restantes pases. Uma caracterstica particular da integrao do processo LOM nas cadeias de produo das fundies tem a ver com o modo como a informao passada do cliente final para a fundio. De um modo geral, o cliente final especifica unicamente o produto final, sendo da responsabilidade do fundidor a especificao da gitagem, alimentao, contraces, sadas e sobre-espessuras para maquinao.Tais particularidades exigem funcionalidades acrescidas no circuito de informao que devero ser devidamente equacionadas e estudadas no mbito deste projecto parcelar, utilizando-se para tal as competncias existentes no INEGI neste domnio.

Actividades a desenvolver
As actividades a desenvolver no mbito deste projecto parcelar so as seguintes: 1. 2. 3. 4. Compra e instalao do processo LOM no INEGI Estudo dos parmetros e processo e avaliao da qualidade dos prottipos Desenvolvimento e optimizao do processo LOM Aplicao do processo LOM a situaes industriais concretas

PPS5 - Processo de Sinterizao Selectiva por Laser de Metais


Objectivo
objectivamente do presente projecto implementar e desenvolver a tecnologia de Sinterizao Directa por Laser de Meais (DMLS), no Departamento de Tecnologias de Produo do INETI, departamento este que dispe de competncias especficas no domnio das pulverotecnologias e nas tecnologias de sinterizao. Sero investigadas as capacidades e limitaes da tecnologia, sendo os resultados utilizados no ensaio de algumas aplicaes industriais relevantes nomeadamente no que respeita ao fabrico directo de cavidades, buchas e insertos para moldes de injeco de plsticos.

Enquadramento
A sinterizao selectiva por laser de metais permite a fabricao de prottipos metlicos a partir de um desenho CAD-3D; , por conseguinte, uma tecnologia particularmente apta para o fabrico de ferramentas rpidas. Existem apenas dois tipos de mquinas disponveis mundialmente, uma Americana (DTM) e outra Alem (EOS). Na mquina Americana utiliza-se como ligante dos ps metlicos um material polimrico que pode posteriormente vir a ser substitudo por um metal de mais baixo ponto de fuso; na mquina Alem a aco do ligante assegurada por um outro p metlico de mais baixo ponto de fuso, pelo que os prottipos fabricados por esta tecnologia tm, partida, uma estrutura 100% metlica. O processo DMLS - Direct Metal Laser Sintering (Sinterizao Directa por Laser de Metais) foi desenvolvido tendo como objectivo o fabrico directo de componentes de geometria complexa (insertos) para ferramentas de produo. No estado actual da tecnologia, o processo permite processar ps metlicos cujos constituintes principais so o bronze ou o ao, materiais estes adequados ao fabrico de cavidades moldantes ou de insertos para moldes de injeco de plstico. Em oposio a outras tecnologias de prototipagem rpida, cujo objectivo a construo directa de peas, a sinterizao directa por laser de metais visa o desenvolvimento de ferramentas rpidas isto , de ferramentas capazes de produzir prottipos nos materiais definitivos utilizando as mesmas tecnologias de transformao; possvel deste modo fabricar prottipos funcionais ou pequenas e mdias sries de peas num curto espao de tempo, factor essencial para a competitividade comparativa de algumas empresas nacionais.

Actividades a desenvolver:
As tarefas definidas no presente projecto so as seguintes: 1. 2. 3. 4. Especificamente, aquisio e instalao do equipamento. Estudo dos parmetros de processo e sua relao com a qualidade dos produtos fabricado Desenvolvimento de estudos de caso Definio de procedimentos para projecto de moldes rpidos e para fabrico de cavidades moldantes para moldes de injeco 5. Avaliao global da tecnologia no respeitante a preciso, prazos e custos

PPS6 - Sinterizao Selectiva por Laser de plsticos (SLSp)


Objectivo
O projecto parcial de Sinterizao Selectiva por Laser de Plsticos tem por objectivo a implementao desta tecnologia de prototipagem rpida em Portugal e de promover a sua utilizao pela indstria em geral e pela sector dos fabricantes dos moldes para plstico em particular.

Enquadramento
A aposta do CENTIMFE no projecto mobilizador RNPR - Rede Nacional de Prototipagem Rpida, integrando um consrcio formado por instituies de I&DT e diversas empresas do ramo ou no, consubstanciada no princpio de que o desenvolvimento de tecnologias avanadas de produo de prottipos garantir, no s a execuo em tempo reduzido de modelos de seleco, comparao e apresentao de ideias, para a produo de pequenas sries experimentais ou finais, mas tambm a introduo de novas tecnologias de fabrico, de comunicao computacional, de meios de avaliao qualitativa e de custos no sector industrial alvo. Assim, pretende-se com este projecto, conseguir um aumento de competitividade das indstrias de moldes, ferramentas especiais e plsticos, quer atravs do aumento das suas capacidades para intervir no desenvolvimento de produto quer pela reduo significativa dos prazos de entrega. Sendo a tecnologia de Sintetizao Selectiva por Laser aplicada aos plsticos (SLS-Plsticos) uma das tecnologias de prototipagem rpida com maior aplicao no desenvolvimento de produtos plsticos, a sua utilizao no se restringe apenas a este sector, sendo utilizada igualmente nas indstrias de fundio, cermica e vidro, entre outras. No mbito deste projecto parcial sero ainda desenvolvidas as competncias necessrias para integrar a tecnologia de SLS - Plsticos em cadeias de produo mais complexas destinadas ao fabrico de prottipos funcionais, de prottipos tcnicos ou de pequenas sries.

Actividades a desenvolver
As principais actividades a desenvolver no mbito deste projecto parcial so as seguintes: 1. Especificao, instalao e Desenvolvimento da Plataforma Tecnolgica da Rede. 2. Estudo dos parmetros de processo e optimizao das condies de fabrico de prottipos 3. Avaliao do interesse industrial da tecnologia nomeadamente para o sector de moldes para plstico.

PPS7 - Enformao por Vazamento de Ps Metlicos


Objectivo
objectivo deste projecto estudar a tecnologia, desenvolver os procedimentos necessrios que garantam a qualidade dos produtos fabricados, proceder a uma analise de custos e estudar a viabilidade tcnico-econmica do uso da tecnologia de Enformao por Vazamento de Ps Metlicos em situaes industriais concretas.

Enquadramento
Na tecnologia de Enformao por Vazamento de Ps metlicos a pr-forma (pea em verde) obtida por vazamento de uma mistura de ps metlicos, ligantes e solventes num molde com a forma da pea. Promove-se seguidamente a evaporao do solvente de modo a obter uma pea em verde; esta pea tem incorporados cerca de 5% em volume de um ligante polimrico que eliminado facilmente nas operaes subsequente de sinterizao ou de infiltrao. A enformao por vazamento de ps metlicos pois uma tecnologia que permite obter de forma indirecta cavidades moldantes e insertos metlicos para moldes de injeco; os moldes onde se procede o vazamento pode ser obtido por qualquer dos processos de prototipagem rpida disponveis no mercado, de modo a encurtar os tempos de desenvolvimento das ferramentas de produo, sendo a estereolitografia o processo que tem conduzido aos melhores resultados devido s suas caractersticas actuais de preciso e qualidade superficial. Existem duas vertentes desta tecnologia. A primeira, identificada na literatura especializada pela designao WPP (Wet Powder Pouring); neste caso a pea em verde sinterizada a alta temperatura dando origem a componentes 100% metlicos; de modo a compensar as contraces significativas que ocorrem durante a sinterizao, as dimenses dos moldes onde se procede ao vazamento tero que ser ajustadas em conformidade. Na segunda, a pea em verde somente infiltrada, dando tambm origem a componentes 100% densificados; consoante o material utilizado na infiltrao, material polimrico ou metal de baixo ponto de fuso, assim os componentes apresentaro resistncias mecnicas e condutibilidade trmicas menores ou maiores. Ambos os processos descritos anteriormente so referidos na literatura especializada como tecnologias alternativas, economicamente interessantes e tecnicamente adequadas, para o fabrico de componentes para ferramentas de produo.

Actividades a desenvolver
As principais actividades a desenvolver so as seguintes: 1. 2. 3. 4. Especificaes, aquisio e instalao do equipamento necessrio Estudo das misturas e das respectivas condies de processamento Avaliao do desempenho Desenvolvimento de estudos de caso industriais

PPS8 - Fundio por Moldes Perdidos


Objectivo
No mbito do presente projecto sero fundamentalmente exploradas as tcnicas que permitam obter carapaas cermicas a partir de modelos feitos por prototipagem rpida. Duas vias sero consideradas: a primeira via corresponde ao fabrico, por prototipagem rpida, de moldes para injeco directa de cera; a segunda via corresponde ao fabrico directo, por prototipagem rpida, dos modelos perdidos. Os trabalhos a desenvolver inserem-se nas linhas de I&DT que tm sido seguidas tanto na Europa como nos Estados Unidos no que identificado como Rapid Tooling, e representa para Portugal a primeira iniciativa nesta rea tecnolgica. Devidos s tcnicas de fundio por modelos perdidos no serem utilizadas industrialmente em Portugal, tal como acontece nos Estados Unidos e em menos escala na Europa, os estudos programados conduziro endogeneizao destas tecnologias e podero constituir, no futuro, um nicho de mercado que pode ser explorado industrialmente.

Enquadramento
Entende-se por fundio por modelos perdidos o conjunto de processos que permitam obter peas fundidas a partir de um modelo que destrudo no decurso do processo. O modelo utilizado para fabricar a carapaa cermica no qual vazado o metal. Com o processo consegue-se fabricar peas fundidas com excelente qualidade superficial, razo pela qual se associa a este processo a ideia de fundio de preciso. As peas desenhadas para serem produzidas por fundio por modelos perdidos no necessitam de ter sada, em resultado das tcnicas utilizadas no fabrico da moldao cermica. Pelo que se disse, a fundio por modelos perdidos constitui um processo tecnolgico potente de reproduo da forma quando se pretendem obter peas metlicas. No caso do presente Projecto Mobilizador a tecnologia poder ser utilizada pelos parceiros industriais no redesenho das cadeias de fabrico das ferramentas de produo, em especial quando se tem unicamente em vista a produo de pr-sries ou de pequenas/mdias sries; nestes casos o objectivo o de poder fabricar ferramentas de produo de mais baixo custo em tempo recorde, sacrificando dentro de limites razoveis a capacidade de produo das ferramentas e a preciso dos produtos fabricados.

Actividades a desenvolver
As tarefas programadas no mbito do presente projecto so as seguintes: 1. 2. 3. 4. 5. Desenvolvimento do processo das ceras perdidas. Desenvolvimento das tcnicas de fabrico directo por prototipagem rpida de moldes perdidos. Produo de peas metlicas por vazamento em carapaa cermica. Avaliao do desempenho das vrias cadeias alternativas. Aplicaes Industriais das tecnologias desenvolvidas

PPS9 - Modelos Mdicos


Objectivo
O fabrico de modelos mdicos por prototipagem rpida um tema de investigao corrente em que a Europa considerada numa posio estratgica favorvel face s iniciativas dos Estados Unidos e do Japo. provvel que tal vantagem seja explorada pela EC num futuro muito prximo promovendo o financiamento de projectos de investigao neste domnio do conhecimento. O presente projecto visa a implementao das condies mnimas que permitam a Portugal participar activamente em tais desenvolvimentos e, nestas condies, ter um carcter exploratrio.

Enquadramento
A experincia acumulada nos ltimos 3 anos mostrou que os modelos mdicos podem ser aplicados com vantagem pela classe nas seguintes situaes: Planeamento de intervenes cirrgicas; Visualizao melhorada de situaes complexas; Design de implantes e prteses; Meio de comunicao entre a classe mdica e o doente.

Existem duas tcnicas de captao de imagens mdicas que convm explorar: a tomografia axial computadorizada (TC) e a ressonncia magntica (MRI). Em ambos os casos, so medidas e registadas, em ficheiro de formato proprietrio dos fabricantes dos equipamentos, as densidades dos tecidos atravessados pelos feixes incidentes, sendo possvel a partir de tcnicas de tratamento de imagem reproduzir dados anatmicos do corpo humano. O desenvolvimento recente de interfaces adequadas para alguns destes equipamentos mdicos possibilita a gerao de ficheiros de formato STL, a partir dos quais se torna possvel fabricar modelos slidos utilizando as tecnologias de prototipagem rpida. Se bem que estas tcnicas tenham um interesse especfico para a classe mdica, expectvel que o seu campo de aplicao se alargue a outros domnios nomeadamente para a anlise estrutural de materiais de estrutura no homognea ou no levantamento de dados geomtricos de peas complexas. Neste contexto, este projecto parcelar dever tambm ser encarado como a possibilidade de acompanhamento dos desenvolvimentos destas novas tcnicas, potencialmente relevantes para alguns dos sectores industriais nacionais.

Actividades a desenvolver
No mbito deste projecto sero desenvolvidas as seguintes tarefas: 1. Montagem de uma Instalao Piloto na AgilTec com capacidade para tratamento de ficheiros mdicos 2. Ensaios preliminares para estudo das tcnicas de segmentao e das interfaces para prototipagem rpida 3. Identificao de aplicaes relevantes da tecnologia

PPS10 - Engenharia Inversa


Objectivo
objectivo deste projecto parcelar Instalar na AgilTec um sistema de medio por varrimento ptico e optimizar a sua utilizao em tarefas de controlo dimensional e na reconstruo de superfcies. As capacidades de um sistema de medio por varrimento ptico so dependentes dos dois itens seguintes: Preciso da cabea ptica de medida. Capacidade do software de comando e de tratamento de informao recolhida (nuvem de pontos).

As cabeas podem ser montadas quer em mquinas de medir por coordenadas quer em fresadoras CNC (dependendo do seu peso) dispondo a AgilTec dos dois tipos de equipamento. No que respeita ao Software, o objectivo seria o de poder dispor de um sistema que permitisse de forma automtica determinar os desvios existentes entre a pea a controlar e o modelo original definido no sistema CAD ou no ficheiro de formato STL. Uma outra aplicao que ir ser explorada no mbito deste projecto diz respeito utilizao do equipamento para trabalhos de Engenharia Inversa (Reverse Engineering). Neste caso, interessa que a nuvem de pontos possa ser aproximada por superfcies de forma complexa e trabalhada num sistema de CAD. Esta capacidade potencialmente de muito interesse para o desenvolvimento de novos produtos.

Enquadramento
Actualmente as tecnologias de prototipagem rpida so especialmente vocacionadas para o fabrico de modelos de elevada complexidade. Tal facto tem origem nos preos elevados dos equipamentos de prototipagem rpida, nas sries de fabrico limitadas e nos custos das matrias primas empregues. Nestas condies, o controlo dimensional dos produtos fabricados, utilizando as tcnicas de medio convencionais, exige dos centros de prototipagem rpida um esforo considervel que incompatvel com os prazos de entrega exigidos. A experincia da AgilTec neste domnio confirma tal concluso. Existem dois modos possveis de ultrapassar as dificuldades sentidas. Uma das vias consiste em definir procedimentos que garantam, tanto quanto possvel, a qualidade dos produtos fabricados por prototipagem rpida; mostra a experincia que no caso da estereolitografia tal abordagem no consegue garantir por si s os resultados pretendidos. Uma segunda via consiste em implementar sistemas de medio mais sofisticados, nos quais se inclui a medio por varrimento ptico. As tcnicas de medio tridimensional sem contacto tm vindo a merecer um interesse crescente nestes ltimos anos, tanto no que respeita ao Hardware como ao Software para tratamento de nuvem de pontos. A tendncia para se puder dispor de sistemas com precises cada vez maiores e com capacidade de aquisio e manipulao de um maior nmero de pontos em tempos cada vez menores; simultaneamente tem-se notado uma tendncia crescente na integrao da componente de tratamento da nuvem de pontos nos sistemas de CAD-3D comerciais.

Actividades a desenvolver
As tarefas consideradas no mbito do projecto parcelar so as seguintes: 1. 2. 3. 4. 5. Estudo dos sistemas de medio por varrimento ptico disponveis. Aquisio e instalao do equipamento. Avaliao das capacidades reais de medio do novo sistema. Utilizao do sistema em operaes de Engenharia Inversa. Utilizao do sistema no controlo dimensional de modelos.

PPS11 - Avaliao de Processos, Cadeias Alternativas e Disseminao


Objectivo
objectivo deste projecto parcial integrar o conjunto de resultados resultantes das investigaes levadas a cabo no mbito dos restantes projectos parcelares, tendo por objectivo promover a divulgao das solues tcnica e economicamente mais interessantes para a indstria nacional.

Enquadramento
No mbito do projecto mobilizador RNPR - Rede Nacional de Prototipagem Rpida so implementadas vrias tecnologias de prototipagem rpida e desenvolvidas cadeias alternativas para fabrico de prottipos e de ferramentas rpidas. Em resultado, previsvel que sejam desenvolvidas novas metodologias de trabalho e testadas em ambiente industrial novos processos de fabrico, que convm analisar em maior detalhe de modo a identificar, de forma to isenta quanto possvel, o seu mrito relativo face s especificaes concretas dos utilizadores finais. De modo a potenciar a utilizao das solues desenvolvidas, foi considerado importante promover as seguintes actividades: Desenvolver um sistema de apoio deciso que permita divulgar pelos mais variados sectores industriais quer a informao bsica relativa a prottipos e ferramentas rpidas, quer os resultados das investigaes levadas a cabo durante o projecto. O sistema que se pretende desenvolver dever permitir que um utilizador, menos familiarizado com o conjunto de desenvolvimentos efectuados ao longo do projecto, possa encontrar procedimentos alternativos que lhe tragam benefcios acrescidos. Promover a disseminao de resultados parciais do projecto atravs da organizao de reunies tcnicas e/ou de seminrios de divulgao tecnolgica.

Actividade a desenvolver
As tarefas a desenvolver neste projecto so: 1. Avaliao das cadeias de produo alternativas. 2. Desenvolvimento de software de apoio tomada de deciso. 3. Divulgao das tecnologias aplicadas.

S-ar putea să vă placă și