Sunteți pe pagina 1din 5

ROTEIRO DE ESTUDO PARA 2 PROVA 1. Definio de metabolismo, vias anablicas e catablicas 2. Papel do ATP junto ao metabolismo energtico 3.

Importncia, local e etapas da via glicoltica 4. Importncia da fermentao na regenerao das coenzimas NAD+ 5. Converso do Piruvato acetil-CoA e sobre a atuao da acetil-CoA no ciclo de Krebs 6. Papel catablico e anablico do Ciclo de Krebs 7. Como as Coenzimas NADH e FADH2 podem participar da produo de ATP, via cadeia de transporte de eltrons e fosforilao oxidativa 8. Importncia da via das pentose na produo de ribose 5-fosfato, NADPH e carboidratos fosforilados 9. Como carboidratos da dieta, tais como sacarose e lactose, podem ser utilizados na produo de energia 10.Importncia e etapas da sntese do glicognio 11. Importncia e etapas da degradao do glicognio heptico e muscular 12. Definio de gliconeognese, que precursores esto envolvidos neste processo e por que ocorre principalmente em perodo de jejum

Os organismos vivos dependem do meio ambiente para obter energia e molculas precursoras. . A maioria dos microrganismos e todos os animais obtm energia atravs da oxidao de substncias orgnicas presentes nos alimentos (ex: carboidratos, lipdeos e protenas) ou em reservas endgenas. . A energia derivada da oxidao utilizada para sintetizar um composto rico em energia: ATP . A energia qumica armazenada no ATP pode ser utilizada em processos qumicos (biossnteses), mecnicos (contrao muscular), eltricos (conduo de estmulo nervoso), osmtico (transporte ativo atravs de membranas), luminosos (bioluminescncia) entre outros. . Os seres vivos dependem do meio ambiente tambm para obteno de compostos qumicos para conservao e/ou aumento de massa. . Tais compostos so degradados at seus elementos componentes, que so, ento, absorvidos e distribudos para as clulas do organismo, onde so reorganizados.

1. Definio de metabolismo, vias anablicas e catablicas O metabolismo compreende o conjunto de transformaes qumicas onde esto envolvidas uma srie de reaes catalisadas por sistemas multienzimticos, as quais constituem as vias metablicas. O metabolismo cumpre a funo de: * Obter energia qumica a partir da luz solar ou degradao de nutrientes qumicos do meio ambiente. * Converter molculas nutrientes em molculas caractersticas de cada clula, incluindo-se os precursores de macromolculas. * Formar macromolculas a partir de monmeros precursores. * Sintetizar e degradar biomolculas necessrias a funes celulares especializadas(ex: lipdeos de membrana, mensageiros intracelulares etc)

O metabolismo compreende as reaes catablicas e anablicas. Catabolismo: * Degradao de molculas orgnicas em produtos mais simples. * Liberao de energia conservada na forma de ATP e de transportadores de eltrons na forma de coenzimas reduzidas (ex: NADH, FADH2, NADPH). * Presena de vias metablicas convergentes (em geral).

Anabolismo: * Biossntese de molculas orgnicas complexas a partir de precursores mais simples. * Consumo de energia na forma de ATP ou GTP ou de potencial redutor NADH, FADH2 e NADPH. * Vias metablicas divergentes (em geral) * Algumas vias metablicas so cclicas, onde um componente inicial regenerado atravs de um conjunto de reaes de converso de substratos em produtos.

2. Papel do ATP junto ao metabolismo energtico. Esta molecula tem relevada importancia por poder armazerar um potencial energetico pronto para ser utilizado em eventos que demandem energia dentro da celula, esta molecula gerada por vias especificas geralmente vias de catabolismo. 3. Importncia, local e etapas da via glicoltica. Sendo a glicose, quantitativamente, sendo a principal substrato oxidavel para a maioria dos organismos vivos isso coloca via glicolitica em destaque conseguentemente. Na via glicolitica gerado energia conservada na forma de ATP e conzima reduzida NADH. Ela ocorre no sitosol. Pode ser dividica em etapas 1 duplafosforilisao da glicose, 2 clivagem desta glicose com 2 grupos fosfato, gerando duas moleculas com 3 carbonos cada uma com 1 grupo fosfato, 3 oxidao e nova fosforilao das trioses formando duas moleculas de um intermediario com dois grupos fostato. 4 tranferencia desses grupos fosfato a ADP formando 4 moleculas de ATP e dois piruvato.

4. Importncia da fermentao na regenerao das coenzimas NAD+. A fermentao ocorre em situaes de anaerobiose, e tem como principal funo a oxidar a coenzima reduzida NADH, onde piruvato vai reduzir transformando em lactato ou etanol e liberando e renovando a coenzima na sua forma oxidada NAD+ que de estrema importancia para algumas etapas da via glicolitica.

5. Converso do Piruvato acetil-CoA e sobre a atuao da acetil-CoA no ciclo de Krebs Em situaes de aerobiose o piruvato convertido em aceil-CoA, que substrado e precursor do ciclo de krebs, ela tranformada em varios intermediarios no ciclo, mas sua principal funo serr precursor do ciclo.

6. Papel catablico e anablico do Ciclo de Krebs. Moleculas mais complexas so oxidadas em moleculas mais simples, durante essa oxidao produzida energia conservada na forma de GTP e coezimas NADH e FADH2, o papel anabolico do ciclo que compostos intermediarios podem ser utilizados como precursores em vias de biosintese.

7. Como as Coenzimas NADH e FADH 2 podem participar da produo de ATP, via cadeia de transporte de eltrons e fosforilao oxidativa.

A cadeia de trasnporte de eletrons uma estrategiaadotada pelas celulas para fazer um gradiente quimico e eletrico entre o espao intemembrana e matrix, para promover a sintese de ATP, essas coezimas so oxidadas atravez da tranferencia de eletrons para os constituites da membrana interna da mitocondria (complexo I II III IV, coezima Q e citocromo C), o oxigenio recebe os eletrons e a formao de gua, os protons da E.I. retornam a matrix gerando uma fora proton motriz que aproveitada pela enzima ATP-sintase para produo de ATP.

8. Importncia da via das pentose na produo de ribose 5-fosfato, NADPH e carboidratos fosforilados. Ribose 5-fosfato precursor de nucletidios que podem ser usado pela celula para formao de Acidos Nucleicos. NADPH molecula que pode ser utilizada para sintese de acidos graos, sintese de esteroides, e utilizado como proteo de radicais livres. Formao de aucares fosforilados que podem voltar a via glicolitica.

9. Como carboidratos da dieta, tais como sacarose e lactose, podem ser utilizados na produo de energia Em presena de enzimas especificas e gua sacarose quebrada gerando glicose + frutose e lactose em presen de agua e ezima especifica gera glicose + galactose, todos os produtos so precursores ou intermediarios da via glicolitica.

10.Importncia e etapas da sntese do glicognio.

Sua importancia esta relacionada a reserva de energia em um cadeia de glicoses diminuindo a tonicidade dentro da celula. As estapas consistem na ativao da glicose que se liga a um grupo UDP e atravez de uma enzima incorporada a uma cadeia de glicogenio, no avendo uma cadeia pre formada a enzima Glicogenina atua como molde inicial para a molecula nascente de glicogenio, no qual prieiro residuo de glicogenio adicionado e tambem catalisa a sintese do glicogenio em at 8 residuos.

11. Importncia e etapas da degradao do glicognio heptico e muscular. No tecido muscular glicogenio degradado para, por meio de via especifica, fornecer energia para a propria celula muscular. Em tecido heptico a degradao do glicogenio feita para manter a oferta de glicose a os tecidos que utilizam somente glicose como fonte de energia, muito importante para manuteno de glicemia. A degradao feita em presenad e enzima especifica e grupamento fosfato que libera um residuo por vez.

12. Definio de gliconeognese, que precursores esto envolvidos neste processo e por que ocorre principalmente em perodo de jejum.

Consiste na biosintese de glicogenio apartir de moleculas que no so carboidratos, como aminoacidos glicogenicos, lactato e glicerol. Ocorre em preriodos de jejum e principalemtne no figado com obgetivo de mater a oferta de glicose a os tecidos.

S-ar putea să vă placă și