Sunteți pe pagina 1din 18

SER QUE ELA ?

Amanda Maurcio Pereira Leite1 - UFSC

Apresentao

Fragmentos de minha vida compem este texto em que narro cenas vividas numa escola pblica no interior do estado de Mato Grosso e a partir delas procuro pensar em questes como corpo, gnero e sexualidades na Educao. Estes temas tambm se aproximam da pesquisa de mestrado que venho desenvolvendo na UFSC que se intitula: Parada da Diversidade de Florianpolis: visibilidades e invisibilidades. Ao descrever as passagens opto por uma escrita ensasta, conforme concebe Larrosa (2004) na qual desejo explorar acontecimentos que me constituram, na tentativa de avanar a reflexo para alm deles, de forma a pensar como minhas experincias tocam outros sujeitos e ao mesmo tempo suas experincias me tocam.

Inventarium: trajeto
A vida que me ensinaram como uma vida normal Tinha trabalho, dinheiro, famlia, filhos e tal Era tudo to perfeito se tudo fosse s isso Mas isso menos do que tudo menos do que eu preciso [...] (KID ABELHA)

Assim como nesta cano, desde a infncia valores, regras e formas de comportamento nos so repassadas na inteno de que vivamos uma vida dita normal. Mas, o que podemos entender por normal? necessrio colocar isto em questo. Como atribumos ao longo de nossa existncia predicados de normalidade para algumas coisas e

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista CNPQ, integrante do Ncleo de Pesquisa: Vida e Cuidado - Estudo e Pesquisas sobre as violncias. E-mail: amandampleite@hotmail.com

para outras no? Poderamos encontrar diferentes respostas para esta indagao, porm posso apontar que o sexo um dos reguladores da norma, conforme discutido por Foucault. De acordo com Butler (2001, p. 153-154) a categoria do sexo , desde o incio, normativa: ela aquilo que Foucault chamou de ideal regulatrio. Neste sentido, pois, o sexo no apenas funciona como norma, mas parte de uma prtica regulatria que produz os corpos que governa, isto , toda fora regulatria manifesta-se como uma espcie de poder produtivo, o poder de produzir demarcar, fazer, circular, diferenciar os corpos que ela controla. Em outro momento Louro (2001, p. 15-16) vai dizer que em nossa sociedade, a norma que se estabelece historicamente, remete ao homem branco, heterossexual, de classe mdia urbana e cristo e essa passa a ser a referncia que no precisa mais ser nomeada. Sero os outros sujeitos sociais que se tornaro marcados, que se definiro e sero denominados a partir dessa referncia. Dessa forma, a mulher representada como o segundo sexo e gays e lsbicas so descritos como desviantes da norma heterossexual. As novas configuraes de identidade sexual, por exemplo, continuam, a partir do sexo, a regular padres de normalidade nas sociedades. As orientaes sexuais que se diferenciam da heterossexual bissexual e homossexual so marcadas pela diferena na qual a heterossexualidade considerada uma prtica de sexualidade estabelecida como normal e, portanto, aceitvel. certo que tanto a categoria de sexo quanto as identidades de gnero e sexuais so construdas dentro de processos culturais, sociais, polticos, religiosos e plurais. Nestes processos as prticas discursivas que reforam a normalidade nos distintos espaos sociais vo se constituindo historicamente. Sobre o termo identidade sexual, Deborah Britzman (1996, p. 74) expe que no se refere a tentativa de discutir as causas da heterossexualidade, homossexualidade e/ou bissexualidade, para a autora:
Nenhuma identidade sexual mesmo a mais normativa automtica, autncia, facilmente assumida/nenhuma identidade sexual existe sem negociao ou construo. No existe, de um lado, uma identidade heterossexual l fora, pronta acabada, esperando para ser assumida e, de outro, uma identidade homossexual instvel, que deve se virar sozinha. Em vez disso, toda a identidade sexual um constructo instvel e voltil, uma relao social contraditria e no-finalizada [...] a identidade sexual est sendo constantemente rearranjada, desestabilizada e desfeita pelas complexidades da experincia vivida,

pela cultura popular, pelo conhecimento escolar e pelas multiplas e mutveis histrias de marcadores sociais de gnero, raa, gerao, nacionalidade, aparncia fsica e estilo popular.

Acerca das pesquisas desenvolvidas na rea da Educao, Britzman (1996) aponta que tem procurado pensar sobre a identidade de forma complexa, pautando-se na prpria histria terica do conceito de identidade. Assim a autora propem discorrer sobre uma noo que veja a identidade como fluda, parcial, contraditria, no-unitria, que considere os aspectos sociais na construo da identidade. Pensar a identidade significa no apenas ver esses elementos como efeitos constitutivos das relaes sociais e da histria, mas tambm como capazes de rearticular o desejo e o prazer. Quando se trata de questes de desejo, de amor e de afetividade, a identidade capaz de surpreerder a si mesma: de criar formas de sociabilidade, de poltica e de identificao que desvinculem o eu dos discursos dominantes da biologia, da natureza e da normalidade. a partir destas consideraes que apresento minha histria, um trajeto atravessado pela vigilncia, especialmente quando trata de aspectos da identidade sexual. Nasci em 1984, em Mirassol DOeste, interior do Estado de Mato Grosso, municpio localizado a 288 quilmetros da capital Cuiab, com populao em torno de 24.197 habitantes, sendo 82,55% urbana e 17,45% rural2. Cresci rodeada de crianas, amigas/os da escola, da igreja, das ruas em que morei. Com eles/as brinquei de pular elstico, bolinhas de gude, futebol, vlei, cabaninha, desfilar, pedalar, desenhar, casinha, costureira, polcia e ladro, estilingue... mas, as brincadeiras nem sempre eram consideradas de menina, isso porque na cultura brasileira jogar futebol, brincar de estilingue ou mesmo jogar bolinhas de gude na minha infncia eram consideradas brincadeiras de meninos, o que servia (e ainda serve) para distinguir os papis de gnero na sociedade. Lembro-me que nas vezes em que joguei futebol, um de meus primos fez uma pardia da msica Maria Sapato substituindo o nome de Maria pelo meu, na poca, no compreendia o significado disto, mas hoje entre as leituras que fao que havia bastante provocao e preconceito em seus gestos e na forma como cantava. No mesmo perodo um de meus vizinhos disse: Nossa! Voc joga futebol melhor que muitos amigos meus! A exclamao que a princpio poderia parecer um elogio reforava a idia de que era algo anormal uma menina jogar futebol melhor que meninos.
2

Disponvel em: <http://www.transamerica1010.com.br/orgao.php?class=2> acesso em 09 outubro 2008.

Na escola, a aula de educao fsica no era mista, os garotos brincavam de bola enquanto as meninas pulavam corda ou brincavam de algo no muito agitado, at as gincanas eram divididas por equipes masculinas e femininas. A partir deste exemplo, penso se hoje nas escolas este tipo de prtica foi superada. Como venho observando 3 a busca por evitar o contato de meninas e meninos nas escolas talvez tem a ver com o pouco preparo do/a professor/a para abordar assuntos sobre o corpo, as sexualidades, os desejos, as questes de gnero e demais curiosidades. Estas e outras temticas no esto dissociadas, elas atravessam vidas e cotidianos de meninas/os, jovens e adultos/as. Elas esto na escola, na famlia, nas igrejas, nas ruas, nos supermercados, nos shoppings, nas universidades, nos programas de TV, enfim, ganham sentidos diversos de cultura para cultura, especialmente na cultura da escola, a esse respeito Deborah Britzman (2001, p. 85) afirma que a cultura da escola faz com que respostas estveis sejam esperadas e que o ensino de fatos seja mais importante do que a compreenso de questes ntimas. Alm disso, nessa cultura, modos autoritrios de interao social impedem a possibilidade de novas questes e no estimulam o desenvolvimento de uma curiosidade que possa levar professores e estudantes a direes que poderiam se mostrar surpreendentes. Recordo que as curiosidades sobre as alteraes do corpo humano na maior parte das vezes no foram trabalhados na escola, to pouco na famlia. No meu caso estas mudanas s foram debatidas depois que passei a viv-las. Acredito que mesmo em tempos atuais o silenciamento de pais, mes e professores/as diante de temas considerados polmicos ainda se do sob o argumento de que crianas, principalmente as mais jovens, no necessitam dialogar sobre as sexualidades, por exemplo. Pode-se dizer que temticas relativas a corpo, gnero e sexualidades so categorias transversais em relao as outros conhecimentos escolares, o que ocorre que em alguns casos os contedos aparelho reprodutor, mtodos contraceptivos, gravidez, doenas sexualmente transmissveis, AIDS e outros que aparecem nas unidades didticas dos livros de cincias so apresentados de forma superficial (LEITE, 2007).

Refiro-me a observao nas escolas durante a graduao (2006) at os dias atuais na medida em que ao trabalhar com capacitao de educadores/as colho narrativas das demandas da prtica pedaggica.

Minhas primeiras conversas sobre sexualidade surgiram com a chegada da menstruao, porm as abordagens foram feitas de forma aligeirada, tanto em casa quanto na escola. Penso que se houvesse um entrelaamento entre famlia e escola, especialmente no que se refere s questes de corpo, gnero e sexualidades, possibilitaria a criao de um espao para compartilhar dvidas e conhecimentos, alm de se converter em uma estratgia de aprendizagem na qual professoras/es, mes e pais tentariam exercerem a educao sexual com seus/as alunos/as e filhos/as. preciso chamar a ateno para dois termos distintos: Educao Sexual e Orientao Sexual. O primeiro refere-se ao formato como as instituies transmitem valores e normas estabelecidas como padro numa sociedade, como pais, mes, professoras/es e demais responsveis por crianas e jovens lidam com os assuntos normativos ligados moral sexual, por exemplo. O modo como os valores so comunicados na infncia e na juventude podem reforar discriminaes, preconceitos e at mesmo violncias no convvio social das pessoas. A distino entre Educao Sexual e Orientao Sexual reforada por Helena Altman (2004, p. 290)4 ao afirmar que:
Enquanto em pases de lngua inglesa e francesa o primeiro termo mais comum, no Brasil, na Educao, ele tem sido substitudo nos ltimos anos por orientao sexual, o qual utilizado pelos PCN e pela Secretaria Municipal de Educao do Rio de Janeiro. No campo da educao, essa escolha parece estar ligada ao termo orientao educacional, uma vez que, historicamente, os orientadores educacionais dividiram com os professores de Cincias a responsabilidade por trabalhar esse tema na escola (Bonato, 1996). No entanto, sua utilizao acarreta problemas de interpretao, pois no campo de estudos de gnero e sexualidade e nos movimentos sociais, assim como, de um modo geral, na bibliografia internacional, orientao sexual o termo sob o qual se designa a opo sexual, evitando-se, assim, falar em identidade.

Nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), especialmente no dcimo volume que versa sobre Temas Transversais: Pluralidade Cultural e Orientao Sexual h o aprofundamento de alguns temas. No entanto, necessrio esclarecer que o sentido do termo orientao sexual apresentado nos PCNs, tem como objetivo orientar os/as estudantes acerca das precaues com relao ao sexo e a sade do corpo. Entre as

Artigo A sexualidade adolescente como foco de investimento poltico-educacional, apresentado na 27 Reunio Anual da ANPED, em 2004.

justificativas apresentadas esto: promover debates com a finalidade de evitar o alto risco de gravidez indesejada entre crianas e jovens, abordar sobre doenas sexualmente transmissveis, alm de dialogar em torno de assuntos que transversalizam o espao escolar como masturbao, homossexualidade e aborto. Por outro lado, o termo orientao sexual tambm define a experincia criada objetivamente para classificar as sexualidades, correspondendo ao sexo escolhido como artefato de afeto e desejo. Entre as possibilidades de orientao sexual encontram-se: a) bissexualidade que relativa fascinao sentimental e fsica pelo mesmo sexo e/ou pelo sexo oposto; b) heterossexualidade que se refere atrao sentimental e fsica pelo sexo oposto; c) homossexualidade relativa ao encantamento sentimental e fsico pelo mesmo sexo e d) assexualidade que corresponde indiferena da prtica sexual tanto entre sujeitos do mesmo sexo, quanto do outro sexo. Contudo h dvidas sobre a existncia desta ltima, algumas pessoas acreditam que a assexualidade uma disfuno sexual e outras a consideram uma farsa, no sentido de que no existem sujeitos sem desejos sexuais.

Marca(da) diferena...
Se quisermos ampliar os insights das teorias de produo cultural, precisamos compreender no apenas as dolorosas histrias de sujeio e de phatos que emergem quando deixamos que os jovens gays e as jovens lsbicas falem, mas, mais centralmente, precisamos tambm compreender as estrias de desejo e de amizade que teimam em existir, apesar de condies hostis. (BRITZMAN, 1996, p. 74)

Em 1997 eu tinha quatorze anos e cursava a 8 srie do Ensino Fundamental. Assim como outras/os estudantes, eu costumava andar com um grupo de amigas que estudava na mesma classe. A turma atingia aproximadamente quarenta alunas/os. Quando solicitado que os trabalhos e atividades escolares fossem feitos em grupos, na maioria das vezes os fazia com as mesmas amigas. O mesmo se estendia para as atividades extraclasse e para as aulas de educao fsica. Na poca, a maioria das atividades se fazia em duplas e meu grupo, que totalizava quatro meninas, sempre se dividia nas mesmas duplas para a realizao das tarefas. Assim, fazia os trabalhos escolares com a amiga que morava no meu bairro, j que facilitava

nossos encontros de estudo. Na medida em que fazamos as atividades nossa amizade crescia, compartilhvamos no somente coisas da escola, mas as de fora dela. Com o passar do tempo fortalecemos nossas afinidades, a amizade j existia h quase uns trs anos quando mudanas comearam a acontecer. Como disse, tornamos amigas ntimas e esta proximidade, em alguma medida, passou a incomodar as pessoas, principalmente dentro do espao escolar. As primeiras a se manifestarem foram as/os colegas de classe nas conversinhas paralelas. As piadinhas, os deboches, os olhares, as excluses, a separao na realizao das atividades que at ento fazamos juntas, o silenciamento e o no posicionamento das/os professoras/es frente a estas situaes eram cenas que se tornavam cada vez mais freqentes no cenrio da escola e agravavam nossa situao. Aos poucos percebia que tanto funcionrios/as da escola quanto professores/as, colegas de classe e de outras turmas passaram a observar com mais cuidado nosso comportamento o de minha amiga e o meu. Associo estas lembranas com aquilo que Foucault denominou como dispositivo de controle, que aplicado aos sujeitos que desviamse dos padres estabelecidos como normal numa determinada sociedade. Portanto, a ateno que me fora destinada nos tempos da escola em forma de vigilncia parecia ter intencionalidade de prevenir e/ou inibir certas condutas, o que por muito tempo me trouxe desconforto no ambiente escolar. Acerca da categoria de dispositivo em Focault, Castro (2009, p. 124) afirma que se o autor estivesse vivo nos tempos atuais reconheceria que em sua obra faltou a anlise do poder da relao entre o discurso e o no discurso, esta anlise corresponderia introduo do conceito de dispositivo como objeto da descrio genealgica. O dispositivo , em definitivo, mais geral do que a episteme, que poderia ser definida como um dispositivo exclusivamente do discurso. Entre os dispositivos que Focault trabalhou esto os: disciplinares, carcerrio, de poder, de saber, de sexualidade, da aliana, da subjetividade, etc. Ainda de acordo com Castro, pode-se entender que dispositivo a rede de relaes que podem ser estabelecidas entre elementos heterogneos: discursos, instituies, arquitetura, regramentos, leis, medidas administrativas, enunciados cientficos, proposies filosficas, morais, filantrpicas, o dito e o no dito. O dispositivo estabelece a natureza do nexo que pode existir entre esses elementos heterogneos.

Retomando o cenrio da escola, no perodo de matrcula, imagino que por temerem que a situao ganhasse grandes dimenses, nos separaram de turma. Procurei a secretaria a fim de compreender qual teria sido o motivo, no entanto, no tive uma resposta satisfatria, justificaram falta de vagas. Descobri que isto no era verdade, pois algumas alunas/os de outras instituies haviam sido transferidas/os naquele ano para ambas as turmas, fato que confirmava a existncia de vagas suficiente para que estudssemos na mesma classe. Isto me remete ao conceito de Alteridade5, relao com o/a outro/a, a importncia da presena do/a outro/a em minha existncia, aquilo que eu altero no/a outro/a e o/a outro/a altera em mim quando (com)partilhamos o mesmo espao. Portanto, ao (con)viver com o desconforto, a discriminao, o preconceito, o julgamento e mesmo com os olhares e gestos distorcidos naquele grupo escolar muitas vezes me senti constrangida. Alm disto, creio que o comportamento dos/as colegas professoras/es, funcionrias/os caracterizava diferentes formas que violncias. Numa pesquisa realizada por Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay (2004) Educar para a igualdade: Gnero e Educao Escolar aponta sobre a discriminao que existe nas escolas contra homossexuais, ao enfatizar a relevncia que a linguagem exerce no ato de discriminar. Para as autoras, privilegiar discursos sobre homossexualidade considerar no somente a importncia da linguagem para apresentar vises de mundo, representaes, como tambm o exerccio de violncias ao se nomear o outro por formas negativas ou contrarias sua vontade, com intuito de humilhar. Creio que a ateno com a linguagem muitas vezes passa despercebida em espaos sociais, sobretudo, no ambiente escolar. Compreendo, tal como Denise Portinari (apud Louro 1997, p. 65), que a linguagem um turbilho e nos usa muito mais do que ns a usamos. Ela nos carrega, molda, fixa e eu acrescentaria que estigmatiza6 tanto meninas e meninos quanto mulheres e homens que levam sobre si a marca(da) diferena. As piadinhas, os escrnios, o modo pejorativo com que estudantes passam a ser tratados/as nas escolas, muitas vezes acaba por naturalizar-se, a tal ponto de o/a educador/a no intervir, nem mesmo problematizar a maneira com que as diferenas passam a ser marcadas.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvvel) da diferena: e se o outro no estivesse ai? Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 6 GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. 4 Ed. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara, 1988.

Ao discorrer sobre a fabricao das diferenas sexismo e homofobia na prtica educativa Louro (1997, p. 62) procurar chamar a ateno justamente quilo que tem se estabelecido como natural nas prticas dirias. Conforme as palavras de Louro (1997, p. 28) a homofobia se caracteriza como o medo voltado contra os/as homossexuais, pode se expressar numa espcie de terror em relao perda do gnero, no terror de no ser mais considerado como um homem ou uma mulher reais ou autnticos/as. Com base na produo de Foucault, especialmente em Vigiar e Punir, Louro (1997, p. 63) aponta que o processo de fabricao dos sujeitos continuado e geralmente muito sutil, quase imperceptvel. Antes tentar perceb-lo pela leitura das leis ou dos decretos que instalam e regulam as instituies ou perceb-lo nos solenes discursos das autoridades (embora todas essas instncias tambm faam sentido), nosso olhar deve se voltar especialmente para as prticas cotidianas em que se envolvem todos os sujeitos. So, pois, as prticas rotineiras e comuns, os gestos e as palavras banalizados que precisam se tornar alvos de ateno renovada, de questionamento e, em especial, de desconfiana. A tarefa mais urgente talvez seja exatamente essa: desconfiar do que tomado como natural. Na pesquisa de Castro e Abramovay (2004) foi feita uma pergunta a estudantes do Ensino Mdio de escolas pblicas em quatorze capitais brasileiras sobre quais pessoas eles no gostariam de ter como colega de classe, onde cerca de 11,9% responderam que no gostariam de ter um colega homossexual e em So Paulo, de acordo com os depoimentos o nmero subiu para 14%. A pesquisa aponta ainda que a discriminao contra sujeitos homossexuais no ambiente escolar nem sempre visvel, como na maioria das vezes ocorre em brincadeiras acaba por se dar de forma velada. Entre as maneiras pejorativas usadas para nomear o/a outro/a, na poca em que a pesquisa foi realizada apareceram alguns apelidos que eram (e alguns ainda so) designados a homossexuais: boiola (boiolo), bicha (bichinha e bichona), viado [...] travesti, [...] sapato e gay.

E a famlia?

Assim como na escola, minha famlia mudou a forma de tratamento comigo, com o passar do tempo senti aumentar a ateno sobre meu comportamento. A sensao era como

se me prendessem ou proibissem de pensar, falar e agir se estas fossem aes me aproximassem de uma conduta inadequada. No era mais permitido sair com aquela amiga, deixamos de freqentar a casa uma da outra. O trajeto que habitualmente fazamos juntas at a escola tambm teve que ser abandonado, assim como as conversas no intervalo das aulas e no recreio tornaram-se cada vez mais raras, j que estvamos sujeitas a observao de todos/as no ambiente escolar. Vale lembrar que a escola era o nico espao que tnhamos para conviver e vivificar os laos de amizade. Durante algum tempo senti na pele a coao manifesta nos olhares repressores. No podamos hesitar, nada que pudesse de longe dar indcios de que tnhamos algo alm da amizade, sobretudo, algum comportamento oscilante no era permitido, alis, quase tudo estava terminantemente proibido. Era como se uma multido invadisse minha vida para observar, julgar, reprimir e recomendar correes quanto conduta. Pergunto-me se na atualidade estas represses tm se repetido nas escolas, nas famlias, em outros espaos sociais? Preocupa-me pensar na questo do enraizamento cultural acerca dos preconceitos. De que forma as discriminaes no s relativas a homofobia contra sujeitos homossexuais, mas as que tambm abrangem a populao afro-descendente pelo racismo, a discriminao contra mulheres pelo sexismo e/ou machismo e ainda sobre grupos sociais empobrecidos, que do mesmo modo esto presentes nas escolas. Interessa compreender como elas tm sido problematizadas no tempo presente. Ao retomar a questo da linguagem referente s formas de tratamento estabelecidas nas relaes humanas, Louro (1997, p. 67) transpe para alm da escola algumas questes e dispe acerca do silenciamento que muitas vezes tenta eliminar determinados sujeitos das escolas, famlias, igrejas e demais espaos sociais:
Mas a linguagem institui e demarca os lugares dos gneros no apenas pelo ocultamento do feminino, e sim, tambm, pelas diferenciadas adjetivaes que so atribudas aos sujeitos, pelo uso (ou no) do diminutivo, pela escolha dos verbos, pelas associaes e pelas analogias feitas entre determinadas qualidades, atributos ou comportamentos e os gneros (do mesmo modo como utiliza esses mecanismos em relao s raas, etnias, classe, sexualidades etc.). Alm disso, to ou mais importante do que escutar o que dito sobre os sujeitos, parece ser perceber o no-dito, aquilo que silenciado os sujeitos que no so, seja porque no podem ser associados aos atributos desejados, seja porque no podem existir por no poderem ser nomeados.

Provavelmente nada mais exemplar disso do que o ocultamento ou a negao dos/as homossexuais e da homossexualidade pela escola.

Alm do silenciamento, o cuidado diante dos corpos, das condutas, da construo da identidade de gnero e sexual algo que no est somente no recinto escolar, extrapola outros espaos sociais. Jeffrey Weeks (1986, apud BRITIZMAN, 1996) afirma que: o gnero (a condio social pela qual somos identificados como homem ou como mulher) e a sexualidade (a forma cultural pela qual vivemos nossos desejos e prazeres corporais) tornaram-se duas coisas inextricavelmente vinculadas. O resultado disso que o ato de cruzar a fronteira do comportamento masculino ou feminino apropriado (isto , aquilo que culturalmente definido como apropriado) parece, algumas vezes, a suprema transgresso. No desejo de evitar com que as pessoas continuassem a criticar minha famlia fez vrias interdies, a maior cobrana era que eu deixasse de falar e andar com a menina. Em certa ocasio minha me chamou duas tias para conversarem comigo, penso que a inteno dela era buscar ajuda nestes reforos externos. Foi uma experincia apavorante! Sentar com pessoas estranhas, mesmo sendo minhas tias, pessoas distantes com as quais no tinha nenhuma intimidade para dialogar a respeito do que acontecia era algo completamente impensvel para mim. E se j era difcil falar destas coisas com minhas amigas da escola que dir numa reunio familiar?! Apesar disso, foi nesta ocasio que pela primeira vez ouvi o termo lsbica 7 e fiquei espantada. No exagero ao dizer que me assustei, pois embora tivesse dezesseis anos, minha mentalidade ainda era pueril, pouco sabia a respeito das questes ligadas s sexualidades e quase nada sobre orientao sexual. Como a conversa no surtira o efeito esperado porque no me afastei da menina, encaminharam-me na mesma semana para uma psicloga a fim de que l eu pudesse me abrir e quem sabe confessasse e/ou confirmasse algo que as pessoas desejavam ouvir. A prtica de encaminhar possveis homossexuais para psiquiatras, psiclogos, terapeutas e demais profissionais da sade bastante conhecida. Durante muito tempo a

Termo usado para referir-se a mulheres que sentem atrao fsica e sentimental por outras mulheres.

homossexualidade foi considerada uma patologia 8 e imagino que por conceb-la assim que minha me me encaminhou para a psicloga.

Hoje, ao pensar sobre o respeito social do sujeito homossexual pergunto: o que est para alm do estabelecido socioculturalmente? Acredito que o prprio debate acerca dos Direitos Humanos algo que precisa ser (re)pensado em distintos contextos. Aqui, o que est em jogo no investigar o que est por traz da trajetria, mas importa considerar o percurso, a travessia, a experincia que as circunstncias vividas tiveram para constiturem minhas identidades. Outras perguntas poderiam ser: de que forma episdios semelhantes continuam a existir no presente? Eles se repetem nas tramas de outras histrias? Quando observamos algumas pessoas rotularem outras a partir de identidades sexuais que se diferenciam do modelo heteronormativo (hegemnico), ser que podemos pensar em como a discriminao e o preconceito vo se solidificando na sociedade? No tenho pretenso de responder estas questes, elas surgem como estmulos para nossa reflexo.

Gnero, sexualidades e religio: rupturas!

A carga dramtica com que descrevo minhas experincias no tem o sentido de causar a idia de vitimizao, ao contrrio, tenho me esforado para a partir da narrativa pessoal dar um salto do senso-comum a uma reflexo filosfica e poltica em torno de problemas da condio humana, sobretudo nas questes relativas gnero, sexualidades, violncias, etc as quais considero serem de relevncia pblica.

Peter Fry e Edward MacRae (1983) abordam sobre a forma como a medicina influenciou na construo social do/a homossexual moderno/a.

Ainda na poca do colegial passei a freqentar igrejas evanglicas junto com minha famlia, logo nos fixamos em uma e passamos a nos dedicar s atividades oferecidas a sociedade local. Cabe dizer que entre as prticas culturais que acontecem no interior de Mato Grosso comum ver pessoas se reunirem no final da tarde para conversarem em volta de uma roda de terer. Assim as notcias circulam e ganham maiores dimenses. Tambm foi assim que observei que com minha mudana de comportamento os boatos sobre minha identidade sexual diminuam. Era como se as pessoas ao me verem nas atividades da igreja deixassem de me ver como algum fora da normalidade. Alm de tocar na banda, eu atuava na liderana do grupo de jovens da igreja. Isto, talvez para minha me e para meu pai, transmitia uma sensao de alvio j que assim, aparentemente, deixava de ser o foco das rodas de fofoca da cidade. Os conflitos vividos no cotidiano serviram para a construo de minhas identidades, conforme a concepo de Hall (2005), pois elas se completavam e algumas eram contraditrias. Um acontecimento marcou esta fase, participava habitualmente das funes da igreja h dois anos, j era batizada. Tempos depois de ter sido afastada daquela amiga da escola, ela passou a freqentar a mesma igreja. A princpio me mantive longe, cumprimentava apenas no momento dos cnticos em que se sadam as pessoas, lentamente observava minha famlia voltar posio de vigilncia, no demorou muito para que rumores voltassem a acontecer, a ponto de fazer com que a diretoria da igreja me chamasse para uma conversa. Algumas pessoas defendiam que os comentrios sobre minha possvel homossexualidade era algo que no podia se confirmar, portanto, eu no precisaria ser afastada das atividades que desempenhava, mas, o grupo estava divido e outras pessoas acreditavam que o melhor era me manter momentaneamente afastada at que a situao se tornasse mais branda. Poderia trazer muitos detalhes, mas o que est em discusso a forma como a religio e a igreja condenam a homossexualidade. Os discursos so fortemente marcados, abominam as prticas sexuais que se diferenciam da heterossexual. De forma muito sucinta pode-se dizer que na concepo da igreja, que alega se embasar na Bblia, o homem e a mulher devem unir-se para reproduzir a espcie e a homossexualidade considerada pecado. Numa pesquisa realizada pela Fundao Perseu Abramo e pela fundao alem Rosa Luxemburgo Stiftung, com 2.014 entrevistados/as em cinco deferentes regies do

Brasil acerca da homossexualidade, 58% das pessoas mostraram ter preconceito direto ou velado contra os homossexuais sob o argumento de que pecado. Num trabalho intitulado Sexualidades ameaadoras: religio e homofobia(s) em discursos evanglicos conservadores9, Marcelo Natividade (2009) apresenta algumas respostas religiosas (conservadoras) sobre a diversidade sexual no cenrio contemporneo procurando articul-las com a questo da visibilidade de Lsbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgneros (LGBT). A pesquisa problematiza como acontece o dilogo entre as religies crists, especialmente os discursos religiosos conservadores, com a diversidade sexual e a homofobia a partir dos discursos produzidos e veiculados na esfera pblica em textos, artigos, matrias da mdia evanglica e sites religiosos referentes aos anos 2007 e 2008. Entre as advertncias que ouvi algumas implicavam em aes como ter que me afastar da banda e participar de campanhas de orao. Como lder do grupo de jovens tinha que ser exemplo, ento me distanciei desta funo. O sentimento de angstia e desconforto foi grande, no tive como impedir que o pastor problematizasse questes sobre orientao sexual com as pessoas da diretoria. Do mesmo modo que na famlia e na escola, a igreja era (e ) outro lugar em que vigilncia e silenciamento buscam conter boatos sobre a homossexualidade e a punio uma forma de trat-la a fim de tirar do caminho do pecado. Este episdio teve vrias nuances que no cabe relatar, mas a partir dele chamo a ateno para as relaes que se estabelecem entre religiosidade e orientao sexual. Cada igreja tem uma doutrina e as mais conservadoras so tambm mais intransigentes. Em alguns casos pessoas que cometem aes consideradas inadequadas para o comportamento cristo so retiradas ou expulsas de suas funes, entram em campanhas de orao para corrigirem ou se arrependerem dos pecados e depois de um longo tempo, se comprovarem mudana e arrependimento, podem voltar a ocupar seus lugares nos templos. Quando o pecado grave como a homossexualidade, pode ser exposto numa assemblia com os membros (batizados), na qual decide-se procedimentos a serem tomados para com a pessoa que vive o pecado. Oraes, jejuns e votos so algumas das penas que o/a pecador/a passa a cumprir para provar o arrependimento e o abandono das aes pecaminosas.

Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana. ISSN 1984-6487/n. 2-2009-pp.121161/www.sexualidadsaludysociedad.org

No meu caso, a suspeita da homossexualidade no chegou a ser um tema aberto para todos/as, no houve uma assemblia, porm no escapei de sermes, oraes e vigilncias. Diante disto, escrevi uma carta para a igreja pedindo minha excluso do rol de membros, no tinha mais razes para permanecer ligada ao grupo. Isto trouxe tristeza para mim, para meus familiares e para aqueles/as com quem meus laos afetivos eram mais fortes. Na medida em que a homossexualidade condenada pelas doutrinas religiosas, pela sociedade e pela cultura, o estigma e a discriminao so institudos s prticas de sexualidades que fogem ao modelo heteronormativo, que se refere s regras que normatizam a heterossexualidade como modo correto de estruturar o desejo (BORBA, 2006, p. 157). Desta feita, em tempos contemporneos as prticas de excluso e/ou afastamento ocorrem dentro dos templos cristos, a questo da verdade fortemente produzida e reforada nos discursos que tentam estipular o comportamento de mulheres e homens. Observo pelo vis foucaultiano que esse projeto possvel devido vigilncia e o controle destinado sobre os sujeitos. possvel dizer que em Mirassol dOeste muitos/as homossexuais continuam no armrio enrustidos/as. Tanto a cidade quanto o estado de Mato Grosso so muito conservadores. A idia dos valores morais presentes na cultura mato-grossense e brasileira aparentemente preconiza o modelo de organizao familiar nuclear sendo pai, me e filhos/as, que reforado e repassado de gerao em gerao. Portanto, considero que assumir a homossexualidade e a bissexualidade neste contexto ainda um desafio, contudo vem sendo enfrentado por alguns homens e mulheres. Consideraes Provisrias

Ao invs de uma sntese proponho suspender esta narrativa para pensar nos sujeitos LGBT que muitas vezes so colocadas/os para fora de suas casas por terem orientao sexual e/ou identidade de gnero diferente da hegemnica. Parece que o ato de banir pessoas de distintos espaos e contextos escolar, econmico, religioso, poltico e outros controla e pune corpos que deslizam dos moldes normativos, isto produz e reproduz narrativas, cdigos e discursos que ao mesmo tempo fortalecem um enraizamento sociocultural. Assim, ao serem afastados/as de forma abrupta ou sutilmente dos espaos

coletivos como famlias, igrejas, locais de trabalho, universidades, lojas, supermercados e outros podem reforar uma compreenso de que no so normais. Trago estas questes para a reflexo por acreditar que merecem serem problematizadas com mais cuidado em nosso cotidiano, sobretudo na rea da Educao. E hoje, quantas pessoas continuam sendo excludas por razes semelhantes? De que forma a homossexualidade e/ou as temticas relativas a corpo, gnero, sexualidades, homofobia, etc., so pensadas e abordadas (quando so) nas famlias? Nas escolas? Nas igrejas? A trajetria narrada respinga em outras? Como nos posicionamos diante de episdios em que a discriminao e o preconceito servem como critrio para deflorar lsbicas, gays e bissexuais? Quem sabe este o momento de (re)pensar que ter direito (me refiro aos Direitos Humanos) para todas as pessoas, independente da raa, etnia, gerao, orientao sexual, etc. Talvez a narrativa exposta seja pequena diante de inmeras outras que existem, j que tais temticas tm recebido destaque no cenrio nacional em debates e estudos em distintas reas de conhecimento, alm da visibilidade do movimento LGBT. No entanto, creio que o respeito a estas formas de viver as sexualidades tenha um carter ilusrio, pois quando se trata de aceitar e/ou respeitar os sujeitos LGBT como mostraram os estudos, pode-se observar o quanto de preconceito, discriminao e violncias ainda existe na sociedade. Creio que propostas como a deste encontro que visa dialogar com as pesquisas em Educao articulando diferentes eixos temticos so necessrias. Pensar em como as pesquisas relativas a corpo, gnero, sexualidades so realizadas e ainda de que maneira educadoras/es abordam estes temas em sala de aula um desafio. REFERNCIAS BONDA, Jorge Larrosa. A escrita como ensaio. Revista Brasileira de Educao, 2002, n 19, p. 20-28. BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currculo. In: O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade / Guacira Lopes Louro. 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2001. BUTLER, Judith. Corpos que pensam: sobre os limites discursivos do sexo. In: O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade / Guacira Lopes Louro. 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2001. CASTRO, Edgardo. Vocabulrio de Foucault um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autntica, 2009.

FOUCAULT, Michel. Histria da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Edies Graal. 2005. FRY, Peter & MACRAE, Edward. O que homossexualidade. Coleo Primeiros Passos. 2 edio. Editora Brasiliense, 1983. HOOKS, Bell. Eros, erotismo e o processo pedaggico. In: O corpo educado: pedagogias da sexualidade / Guacira Lopes Louro (organizadora); Traduo dos artigos: Tomas Tadeu da Silva 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2001. LEITE, Amanda M. P. Educao e Orientao sexual de crianas em ciclos iniciais da educao bsica: um estudo de caso em Cceres-MT. Universidade do Estado de Mato Grosso, 2007. LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e Identidade. In: Educao & Realidade v.1, n.1 (fev. 1976). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educao, 1976. (pg. 59)

SER QUE ELA ?


Amanda Maurcio Pereira Leite - UFSC

RESUMO

Uma menina, sua amiga, um grupo de estudantes, professores/as, familiares e uma escola pblica. Fragmentos de minha vida compem este texto em que narro cenas vividas numa escola pblica no interior do estado de Mato Grosso e a partir delas procuro pensar em questes como corpo, gnero e sexualidades na Educao. O que est em jogo no desvendar algo em torno da narrativa, importa considerar o percurso, a travessia e a experincia que as circunstncias vividas tiveram para constiturem identidades. A narrativa intercala-se com as concepes forjadas por Foucault, Butler, Louro, Britzman e outros/as estudiosos/as destes temas. Ser que ela ? busca a partir de uma histria dialogar com a trajetria de outros sujeitos na medida em que aponta e questiona de que forma alguns episdios continuam a existir no presente e como eles se repetem nas tramas de outras histrias.

PALAVRAS-CHAVE: Educao, corpo, gnero, sexualidades.

S-ar putea să vă placă și