Sunteți pe pagina 1din 18

O QUE UM ACLITO 1.

. Os ministros litrgicos Na primeira lio do nosso curso dissemos que toda a assembleia litrgica precisa de ministros litrgicos para a servir. E tambm dissemos que, para a celebrao da missa dominical decorrer sem atropelos, so precisos, pelo menos, quatro ministros: o presidente, o leitor, o cantor e o aclito. Imaginem, por exemplo, que num domingo as pessoas se tinham reunido para a missa, mas no havia ningum para fazer as leituras nem para cantar o salmo. O presidente tinha de presidir e, quando chegasse o momento, tinha tambm de ir ler as leituras, no caso de no haver ningum na assembleia capaz de as proclamar, e isso faria com que a celebrao sofresse um atropelo; se no houvesse cantor, o salmo responsorial teria de ser apenas lido, o que seria outro atropelo, pois o salmo deve ser cantado por um cantor diferente do leitor. Se isso viesse a acontecer muitas vezes, poderia ficar-se com a ideia errada de que a missa o que na realidade no ou no deve ser. Se fosse sempre o presidente da celebrao a fazer tudo, algum poderia pensar que a missa s dele, quando isso no verdade, pois Jesus quis e quer que ela seja de todos os cristos reunidos em assembleia. Jesus no quer que seja um s a fazer tudo, mas tambm no quer que haja alguns que nunca fazem nada. O que Ele mais gosta que cada um faa o que deve fazer, para que a celebrao seja de todos e todos sintam que so responsveis por ela.

2. O que o aclito? A palavra aclito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar algum indo frente, ao lado ou atrs de outras pessoas,aclito aquele ou aquela que, na celebrao da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar. Quem que o aclito acompanha e serve? Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebrao da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbtero; em segundo lugar acompanha e serve o dicono, o ministro extraordinrio da comunho, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebrao. Noutras celebraes, acompanha e serve as pessoas responsveis por essas mesmas celebraes. Quando que o aclito comea a ajudar e a servir o presidente da missa? Quando o bispo ou o presbtero, na sacristia, tomam as suas vestes. J ento o aclito deve estar vestido e pronto, para poder ajudar. Depois, acompanha-os na procisso de entrada, indo frente. Durante a missa, o aclito est sempre atento ao que o bispo ou o presbtero precisam, para lhes apresentar umas vezes o missal, outras vezes as coisas que eles ho-de colocar no altar, ou para os acompanhar quando vo distribuir a comunho aos fiis. Por fim, quando o presidente regressa sacristia, o aclito vai sua frente e ajudao a tirar as vestes e a guard-las.

S depois de tudo isso feito que o aclito pensa em si prprio. No fim de ter ajudado o presidente da celebrao, tambm ele tira a sua tnica e a guarda. Enquanto faz tudo isso, agradece a Jesus por ter estado a servi-lo na pessoa dos seus ministros, e pode lembrar-se daquela palavra do Senhor: Tudo aquilo que fizestes a um dos meus irmos, mesmo aos mais pequenos, foi a mim que o fizestes. Podemos ento dizer que o aclito, desde o princpio at ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o prprio Jesus. Ele no o v com os seus olhos; mas a f ensina-o. Um verdadeiro aclito vai descobrindo isto cada vez mais. Se um aclito no o descobre, corre o risco de se cansar de ser aclito. Mas se o descobre e acredita nisso, ento vai desejar sempre ser escolhido para aclito, em cada domingo.

3. Quem pode ser aclito? Para explicar muito bem este assunto tenho de dizer vrias coisas. A primeira esta: h aclitos institudos e aclitos no institudos.

a) Aclitos institudos Chamam-se aclitos institudos, aqueles que o bispo duma diocese chamou e fez aclitos. Este chamamento e esta instituio pelo bispo querem dizer que um aclito institudo convidado a participar muito empenhadamente na celebrao da Eucaristia, que o corao da Igreja, e que o deve fazer sempre que esteja presente e for convidado a faz-lo pelo responsvel da celebrao. Tambm quer dizer que, dentro da mesma diocese, o aclito institudo pode ser chamado a realizar o seu servio em qualquer parquia, desde que o proco o convide ou lho pea, uma vez que o bispo que o chamou o bispo de todas as parquias dessa diocese. Quem que pode ser aclito institudo? S os rapazes que se preparam para isso durante bastante tempo. o que acontece com os seminaristas, embora tambm possam ser chamados outros rapazes ou homens que no sejam seminaristas. Este pormenor quer dizer que, um dia, se esse rapaz ou homem vier a ser ordenado padre, deve no s servir bem, como bom aclito que foi, mas tambm ensinar os mais novos da parquia onde estiver, a serem bons servidores, ou seja, ptimos aclitos, como o vosso proco est agora a fazer convosco. b) Aclitos no institudos Os aclitos no institudos so em muito maior nmero do que os institudos. So aqueles que ns conhecemos melhor, porque os vemos todos os domingos a servir na missa, nas nossas parquias. Eles podem ser rapazes ou raparigas. Quem os chama para serem aclitos o proco de cada parquia e no o bispo da diocese. Esse chamamento precedido duma preparao. O Curso para Aclitos de que esta lio faz parte, tem por fim ajudar a fazer essa preparao.

Juntamente com o Curso muito importante praticar o servio de aclito, procurando faz-lo cada domingo com maior perfeio e ateno, mas sobretudo com muito esprito de f. Podemos dizer que Jesus foi o primeiro de todos os aclitos, pois disse um dia estas palavras: Eu estou no meio de vs como quem serve. Ora, o aclito, quer seja institudo quer seja no institudo, e deve ser cada vez mais um rapaz ou uma rapariga que gostam de servir a Deus e aos seus irmos na vida, a comear pelos que moram em sua casa e com os que com eles convivem mais de perto, e tambm na liturgia.

4. Os servios dos aclitos no institudos Como o nosso Curso se destina aos candidatos a aclitos no institudos nas Parquias, vamos enumerar as suas funes principais na missa de cada domingo. Antes de comear a missa: prestar todos os servios ao presidente e ver se o altar e tudo o mais est preparado para a celebrao. Ao comear a missa: na procisso de entrada, a caminho do altar, levar a cruz, assim como os crios acesos. Durante a missa: servir o presidente em tudo o que for preciso: apresentar o missal e as coisas necessrias para preparar o altar; acompanhar o presidente e os ministros extraordinrios durante a distribuio da comunho aos fiis; arrumar os vasos sagrados, na credncia, depois da purificao. No fim da missa: acompanhar o presidente e ajud-lo a tirar as vestes. S depois disso que o aclito tira a sua tnica. Nesta lio apenas enumermos as coisas mais importantes. Mais tarde diremos tudo com mais pormenor.

O ALTAR 1. O que o altar?

Na terceira lio do nosso curso fizemos a apresentao do interior de uma igreja e dissemos que, no presbitrio, havia vrios objectos importantes. Um deles o altar. Ser esse o assunto desta quinta lio. Dizem os Evangelhos que, na sua ltima Ceia, Jesus, depois de Se sentar mesa com os Apstolos (Lc 22, 14), tomou o po e, dando graas, partiu-o e deu-o aos seus discpulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto o meu Corpo. No fim da Ceia, tomou o clice e, dando graas, deu-o aos seus discpulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este o clice do meu Sangue. Fazei isto em memria de Mim. Os primeiros cristos chamaram mesa do Senhor (1 Cor 10, 21) mesa onde celebravam a Ceia que Jesus lhes recomendara que fizessem em sua memria. De facto o altar cristo , em primeiro lugar, a mesa da Ceia do Senhor, e em segundo lugar o centro da celebrao da missa, como diz o missal: O altar, em que se torna presente sob os sinais sacramentais o sacrifcio da cruz, tambm a mesa do Senhor, na qual o povo de Deus chamado a participar quando convocado para a missa..., e ainda o centro da aco de graas celebrada na Eucaristia. no altar que se depe o po e o vinho que se tornaro Corpo e Sangue de Cristo. desta mesa que se aproximam os que desejam receber o po da vida e o clice da salvao. O altar , portanto, uma mesa, mas mesa muito especial que deve ser tratada com muito respeito e carinho. Mais tarde diremos outras coisas acerca do altar. Por agora ficamos apenas com esta noo que importante. O altar a mesa da Ceia de Cristo. nele que se celebra a Eucaristia.

2. Um s altar Quando as reunies dos cristos se faziam nas casas de alguns deles, como vimos na segunda lio, a mesa da Ceia do Senhor era colocada na sala s no momento em que se trazia o po e o vinho para a celebrao da Eucaristia. Ao comearem a construir-se as primeiras igrejas, o altar passou a ser fixo, isto , a estar sempre no mesmo lugar. J no se punha e tirava como at ento. Mas continuou a haver um s altar em cada igreja. Para qu? Para mostrar melhor que Jesus tinha feito uma nica ltima Ceia, e que nela que todos os cristos, que formam um s povo, comungam o corpo e o sangue do seu nico Senhor, que tambm o nico Salvador que morreu e ressuscitou por todos os homens e mulheres. Mais tarde, passou a haver muitos altares nas igrejas. Isso no foi bom, porque s vezes, numa mesma igreja, mesma hora e em diversos altares, havia vrios padres que celebravam missa para vrios grupinhos de fiis. Estamos a ver os resultados que da nasceram: cada grupinho dizia que tinha estado na sua missa. At parecia que no pertenciam todos a um s povo cristo, ou ento que Jesus no tinha feito uma nica ltima Ceia.

As normas litrgicas actuais dizem que, em cada igreja, construda de novo, melhor haver um altar: prefervel que nas novas igrejas a construir se levante um s altar, para que na assembleia una dos fiis o altar nico signifique que h um s Cristo e uma nica Eucaristia da Igreja. Nas igrejas antigas, com muitos altares, nada se deve fazer sem estudar muito bem cada caso: Nas igrejas j construdas, quando nelas existir um altar antigo que torne difcil a participao do povo, e que no se possa transferir sem detrimento do seu valor artstico, construa-se outro altar de forma artstica e devidamente dedicado, e realizem-se apenas nele as celebraes sagradas. Para no desviar a ateno dos fiis, no se adorne de modo especial o altar antigo.

3. As coisas que se colocam no altar Hoje em dia, quando est junto do altar, o presidente volta-se para a assembleia. Mas ainda no h muitos anos que no era assim. Quando o sacerdote celebrava missa, fazia-o de costas voltadas para os fiis. Foi o Conclio Vaticano II que restaurou o costume primitivo, ao dizer que, nas igrejas novas, o altar deve ser construdo afastado da parede, de modo a permitir andar volta dele e celebrar a missa de frente para o povo. Nas igrejas antigas tambm se fez essa adaptao. Hoje, todos os bispos e presbteros celebram a missa voltados para os fiis. O altar pode ser de pedra, de madeira, ou de outros materiais slidos, e as suas dimenses no precisam de ser muito grandes. Por ser no altar que se celebra a Eucaristia e se distribui o Corpo e o Sangue de Cristo aos fiis, est sempre coberto com uma toalha branca. Isso mostra bem que a missa uma festa. Em nossa casa, nos dias de festa, tambm se cobre a mesa do almoo ou do jantar com uma toalha bonita. Em cima do altar ou volta dele colocam-se os castiais com velas acesas, mas de maneira que os fiis possam ver bem o que se realiza nele. Porque pomos ns velas acesas junto do altar ou em cima dele? Para recordar que Cristo a luz do mundo, e que essa luz continua a brilhar na Igreja para iluminar toda a famlia humana. Alm disso, as velas acesas so sinal de festa. Na igreja tambm deve haver uma cruz com a imagem de Jesus crucificado. Deve ser uma cruz proporcional s dimenses da igreja e bem visvel a toda a assembleia. No deve, portanto, ser uma cruz pequenina. Onde coloc-la? Junto do altar ou noutro lugar conveniente. Sobre o altar, fora da celebrao, no se devem pr outras coisas. Ele a mesa da Ceia do Senhor, e essa mesa merece-nos muito respeito. Por isso, quando nela se colocam flores, devem ser poucas, e postas num dos lados do altar, para no dificultarem a visibilidade: A ornamentao com flores deve ser sempre moderada, e em vez de as pr sobre a mesa do altar, disponham-se perto dele.

4. Outras coisas que se pem no altar durante a missa

Para poder celebrar-se a Eucaristia so precisas outras coisas no altar. Vamos falar delas e v-las com os nossos olhos, para lhes fixarmos melhor os nomes e as sabermos distinguir umas das outras. Quando a missa comea, o leitor, que traz o Evangelirio na procisso de entrada, coloca-o sobre o altar, e a fica at proclamao do Evangelho, onde o presidente o vai buscar e o leva para o ambo. No fim da liturgia da palavra, quando o presidente vai para o altar, o aclito leva o Missal para l. Depois vai entregando nas mos do presidente vrias coisas, e todas so colocadas no altar pelo presidente: o corporal, a patena e a pxide com o po, o clice e o sanguinho ( medida que se for falando em cada um destes objectos, devem mostrar-se aos aclitos, para eles irem aprendendo os seus nomes). Tambm pode ser o aclito a colocar no altar o corporal, o sanguinho e o clice. Mas mais bonito que ele entregue tudo nas mos do presidente. Se no altar houver um microfone, deve ser de pequenas dimenses.

SER ACLITO 1. O aclito vai para a igreja Cada domingo, algum tempo antes de comear a missa, o aclito deve ir para a igreja, sempre muito bem vestido e limpo, desde o cabelo at aos sapatos, sem esquecer as mos e as unhas. No se esquea de uma coisa importante: quem vai receber a santssima Eucaristia, no deve tomar nenhuma comida ou bebida, excepto gua ou remdios, pelo espao de ao menos uma hora antes da sagrada comunho. Isto quer dizer que o aclito deve terminar o pequeno-almoo cerca de 15 minutos antes de comear a missa, dado que desde o princpio da missa at comunho se demoram 45 minutos. No se esquea tambm de que, durante a missa, no deve chupar rebuados nem outras guloseimas. Na igreja no se come comida vulgar. S se comunga o Corpo de Cristo.

2. O aclito chega igreja Ao chegar porta da igreja, o aclito deve cumprimentar os companheiros e as pessoas que ali estiverem. Pode tambm esperar um pouco por outros aclitos que ainda no tenham vindo. bom estar ali um bocadinho, em grupo, contando ou ouvindo alguma novidade. Ao entrar na igreja, deve comear por ver se h algum cartaz ou notcia nova no guarda-vento ou no expositor, e tambm se lhe est atribudo algum servio nesse dia: acolitar, recolher as ofertas, acolher as pessoas porta da igreja, distribuir alguma folha. So servios que pertencem aos aclitos. Por fim, o aclito dirige-se para os primeiros bancos da igreja. a o seu lugar, no nos bancos de trs. Porqu? Porque pode ser necessrio cham-lo para algum servio durante a celebrao, e, se estiver frente, isso torna-se mais fcil. E tambm porque bonito ver os mais novos uns ao p dos outros.

3. O aclito sada Jesus Que faz o aclito ao chegar ao seu lugar nos bancos da frente? Ajoelha e sada Jesus, que est presente na Eucaristia guardada no sacrrio. Jesus o grande amigo de todos os cristos, e a nossa primeira palavra deve ser sempre para Ele. Nas igrejas mais modernas h uma capela do Santssimo. Se for esse o caso, para a que o aclito se deve dirigir, a fim de saudar Jesus. Como se sada Jesus? Primeiro ajoelhando, a seguir inclinando a cabea, depois fazendo sobre si prprio o sinal da cruz, e por fim ficando uns momentos em adorao. Vejamos como se faz cada um destes gestos. Como se ajoelha? Com os dois joelhos e conservando o corpo bem direito. H pessoas que, depois de ajoelhar, se sentam nos calcanhares, o que muito feio. No se deve confundir o ajoelhar com ambos os joelhos e o genuflectir com um s joelho. Falaremos disso mais tarde. Porque se inclina a cabea? Porque essa uma forma de saudar Jesus, com um gesto de humildade, que o significado da inclinao da cabea. Assim como ajoelhar significa tornar-se pequeno diante de Deus, inclinar a cabea manifestar que temos conscincia da nossa pequenez. Como se faz o sinal da cruz? Faz-se com a mo direita aberta e os dedos juntos, indo com a mo da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, ao mesmo tempo que se diz: Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O sinal da cruz o sinal identificativo dos cristos, porque foi na cruz que Jesus deu a vida por ns. Que diz o aclito durante os breves momentos de adorao? Pode dizer, por exemplo: Jesus, hoje domingo, o dia da tua ressurreio, e eu estou aqui na igreja da minha terra para celebrar a tua Ceia. Faz-me bom cristo, bom paroquiano e bom aclito. Tudo isto deve ser feito com muita dignidade e sem pressa, pensando nAquele que estamos a saudar. Depois de rezar durante alguns momentos o aclito, se nesse dia for ele a acolitar, vai para a sacristia e veste a sua tnica. Se no for o seu dia de acolitar, fica sentado no banco, a olhar para o sacrrio e a falar com o Senhor. Mas no deve estar a falar com quem est ao seu lado, nem a rir, nem a brincar, nem a fazer mal.

4. A tnica do aclito Todos os que servem no presbitrio usam uma veste branca, a comear pelo presidente da celebrao e a acabar nos aclitos. A veste dos bispos, dos presbteros e dos diconos chama-se alva, palavra que quer dizer veste branca. dos aclitos chama-se-lhe tnica, que uma veste tambm branca mas mais ajustada ao corpo do que a alva. O aclito no veste a tnica logo na primeira vez que exerce este servio. bom, primeiro, que faa o Curso para Aclitos, e que, mesmo sem tnica, durante alguns domingos, esteja junto dos outros companheiros que j so aclitos, e aprenda, pouco a pouco, a fazer as coisas com eles. Quando o responsvel dos aclitos entender que algum dos candidatos est preparado para acolitar bem, informa

disso o proco e este, num domingo, depois da homilia, chama-o, nomeia-o aclito e entrega-lhe a tnica, o cngulo e uma pequena cruz de madeira. A me do aclito ou outra pessoa sua amiga vem ajud-lo a vestir-se e, nesse mesmo domingo, ele o primeiro que leva para o altar o po ou alguma das outras coisas que esto na credncia. Geralmente a me do aclito que lhe deve fazer a tnica, que ser cingida cintura por um cngulo ou cordo, tambm branco. A tnica deve estar sempre muito bem lavada e passada a ferro. As tnicas dos aclitos tambm podem pertencer parquia. Nesse caso, devero ser de tamanhos diferentes, para se adaptarem facilmente altura de cada aclito. A cor branca da tnica recorda ao aclito que ele deve viver na graa de Deus, ser puro de corao e servir o Senhor com alegria, dignidade e generosidade. O aclito deve aprender a atar o cngulo e a arranjar a tnica, para no ir com ela de qualquer maneira, porque isso feio. Se no sabe fazer o n do cngulo, pea ao senhor padre ou a outra pessoa que o ensine. O aclito j deve ter a tnica vestida quando o senhor padre chega sacristia, para poder ajud-lo a vestir-se. Quando ele chega, cumprimenta-o e, quando ele veste a alva, d-lhe o cngulo e ajuda-o a arranjar a alva, para ficar mesma altura, em baixo, tanto adiante como atrs. O aclito nunca deve chegar atrasado. Isso falta de educao e impede que a missa comece hora marcada. O lema do aclito constitudo por trs palavras, e todas comeam por um A: Amigo, Asseado, Atento. O aclito amigo de todos mas particularmente do seu proco, asseado desde a ponta dos cabelos ao bico dos ps, e est sempre atento ao que preciso fazer. E Pontual.

GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA

1. O sinal da cruz Na liturgia, o aclito faz gestos e toma atitudes corporais. Vamos ver, nesta lio, quais so os seus gestos e atitudes mais importantes. Quando os nossos pais nos levaram igreja da nossa parquia para sermos baptizados, o sacerdote e depois os nossos pais e padrinhos, fizeram-nos o sinal da cruz na fronte. Porqu? Porque o sinal da cruz o mais importante de todos os sinais cristos. Ele recorda o mistrio pascal de Cristo, que tem no centro a cruz onde Ele deu a sua vida por ns. No admira, por isso, que todas as celebraes litrgicas comecem pelo sinal da cruz e pelas palavras: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. A seguir, ao longo das celebraes, o presidente

faz, por vezes, o sinal da cruz sobre as pessoas e as coisas. E, por fim, todas as celebraes terminam tambm pelo sinal da cruz, em forma de bno. Diz o sacerdote: Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho, e Esprito Santo. E enquanto ele diz estas palavras, traa, com a mo direita, uma cruz sobre toda a assembleia, e cada um dos fiis faz sobre si prprio o sinal da cruz. No s na liturgia que isto acontece. Ao deitar-se e ao levantar-se o cristo faz o sinal da cruz. Como o faz? Colocando a mo esquerda, se est livre, sobre o peito, traa sobre si mesmo uma cruz, com a mo direita aberta, da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, dizendo: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amen. Quando se pode dispor de gua benta, comeamos por molhar a ponta dos dedos da mo direita na gua, e depois benzemo--nos. A gua benta recorda-nos a graa do santo baptismo. Nos desafios de futebol transmitidos pela televiso, com frequncia vemos os jogadores, ao entrarem no campo, a fazer o sinal da cruz... mas muito mal feito. E no so s eles. H cristos que at na igreja fazem o mesmo. No se pode chamar quilo um sinal da cruz. Quando muito, ser a sua caricatura. Quando te benzeres, no faas assim. O Senhor que por ti morreu na cruz merece mais do que isso. Benze-te sempre devagar e com muita dignidade, pensando em Jesus, teu Salvador e Mestre.

2. O nosso corpo e o espao Quando estamos de p, o espao tem para ns seis partes: acima de ns, abaixo de ns, nossa frente, nossa retaguarda, nossa direita e nossa esquerda. Para chegar ao que est acima de ns elevamonos nos ps e levantamos os braos; apanhamos o que est abaixo de ns abaixando-nos; alcanamos o que est nossa frente avanando; recuamos quando queremos ir buscar o que ficou l atrs; sempre que precisamos de ir para a direita ou para a esquerda, para a nos voltamos antes de comearmos a andar nessa direco. Fazemos cada um dos nossos movimentos exteriores com os nossos ps e as nossas mos. Estar tudo dito? No haver mais espao nenhum a explorar? H sim. Podemos falar tambm do espao que existe dentro de ns, aquele que constitui o nosso mundo interior. Para entrarmos nesse universo no usamos os ps nem as mos, mas o nosso esprito. Entramos dentro de ns recolhendonos, ou andamos por fora de ns quando nos dispersamos.

3. Estar de p Na missa, os fiis esto de p: desde o incio do cntico de entrada, ou enquanto o sacerdote se encaminha para o altar, at orao colecta, inclusive; durante o cntico do Aleluia que precede o Evangelho; durante a proclamao do Evangelho; durante a profisso de f e a orao universal; e desde o invitatrio Orate fratresantes da orao sobre as oblatas at ao fim da missa, excepto nos momentos adiante indicados.

4. Caminhar Na liturgia, para fazer a maior parte das aces, caminha-se. Assim acontece na procisso de entrada, quando o leitor vai ler ao ambo, quando o aclito se levanta para levar os dons ao altar, durante a procisso da Comunho, ao sair da igreja, depois da despedida. Em todos esses momentos, e ainda noutros, se caminha na liturgia. No fcil caminhar bem e com dignidade durante a missa. Muitos fazem-no de maneira desagradvel e distrada; outros com demasiada pressa ou devagar demais. O aclito deve ser ensinado a caminhar bem. Eu diria at que a primeira coisa que ele deve aprender a caminhar na presena de Deus e em direco a Deus. Quando caminha na procisso de entrada, quando vai buscar o missal e o leva ao presidente, quando acompanha a procisso do Evangelho, quando caminha para levar os dons ao altar, quando caminha ao lado do presidente segurando a bandeja na comunho...

5. Estar sentado ou de joelhos Ouve-se melhor algum que fala, quando se est sentado. Por isso nos sentamos durante as leituras que precedem o Evangelho e durante o salmo responsorial; durante a homilia e a preparao dos dons; e, conforme as circunstncias, durante o silncio sagrado depois da Comunho. Estamos de joelhos durante a consagrao, excepto se as razes de sade, a estreiteza do lugar, o grande nmero dos presentes ou outros motivos razoveis a isso obstarem. Mas se algum no puder ajoelhar-se nesse momento to importante, deve fazer uma profunda inclinao de todo o corpo, elevao da hstia e do clice.

6. Genuflexo A genuflexo consiste em dobrar o joelho direito at ao solo, por respeito, e a voltar a erguer-se em seguida. O corpo deve manter-se direito. O aclito deve genuflectir sempre que passe diante do Santssimo Sacramento, a no ser que v em procisso ou leve nas mos algum objecto. o que acontece quando leva o turbulo, a cruz ou as velas na procisso de entrada ou na procisso do Evangelirio. Fora da celebrao da missa, genuflecte-se sempre diante do Santssimo Sacramento quer exposto na custdia, quer no sacrrio.

Todos genuflectem Cruz, desde a adorao solene, em Sexta-feira Santa, at Viglia Pascal, e a assembleia genuflecte s palavras E encarnou..., nas solenidades da Anunciao e do Natal do Senhor; nos restantes tempos e festas faz, apenas, uma inclinao.

7. Uniformidade dos gestos e atitudes Para se conseguir a uniformidade nos gestos e atitudes numa mesma celebrao, preciso que os fiis obedeam s indicaes que, no decurso da celebrao, lhes forem dadas pelo dicono, pelo ministro leigo ou pelo sacerdote, de acordo com o que est estabelecido nos livros litrgicos.

O ACLITO NA PRIMEIRA PARTE DA MISSA

1. O aclito prepara-se para a Missa Nas lies anteriores j dissemos algumas coisas sobre os preparativos da Missa. Vamos record-las e complet-las. O aclito ser tanto mais perfeito no seu servio litrgico, quanto melhor aprender e mais perfeitamente realizar cada pormenor da sua funo. Comeamos por recordar que nenhum aclito deve chegar atrasado igreja, porque, antes de a Missa comear, cada um tem vrias coisas a fazer. A primeira de todas a preparao espiritual para participar na celebrao. Este ponto deve ser levado muito a srio por todos os aclitos, sem excepo, desde os maiores aos mais pequenos. O que preparar-se espiritualmente para a celebrao da Missa? chegar a horas igreja, ajoelhar-se, fazer o sinal da cruz e falar, durante breves momentos, com o Senhor, presente no po consagrado do sacrrio e tambm na comunidade ali reunida. S depois, e sem pressas, que o aclito faz a sua segunda preparao, no j interior, mas exterior. Em que consiste ela? Em vestir a tnica e em ajudar os mais novos a fazer o mesmo.

2. Preparar as coisas no presbitrio Em cada celebrao deve haver um aclito responsvel pelos outros e pela coordenao de tudo o que a todos diz respeito. Vamos chamar-lhe primeiro dos aclitos. H tambm os aclitos designados para cada um dos servios: aclito do turbulo ou turiferrio, aclito da cruz, aclitos dos crios ou ceroferrios, e outros aclitos designados para outros servios (por exemplo, o aclito do livro, os aclitos que colocam sobre o altar o corporal, o sanguinho, o clice e o Missal ou que os apresentam ao

presidente, os que ajudam o presidente a receber os dons do povo, os que lhe entregam a patena ou o vaso com o po, o vinho e a gua, os que lhe apresentam as lavandas, e aqueles que ho-de acompanhar os ministros durante a distribuio da comunho, segurando a bandeja). Entre todos estes tem funo especial o aclito do livro, ou seja, o aclito que apresenta, ao presidente da celebrao, o Missal e a Orao dos fiis. Este aclito deve ter o cuidado de pr o Missal no seu lugar, devidamente marcado, e de ver qual a fita que indica as oraes do dia, para no as confundir ao apresentar o livro ao presidente. Se o sacristo j tiver posto o Missal no seu lugar, nem por isso o aclito deve deixar de ir verificar onde o deve abrir. Embora a preparao dos outros livros litrgicos da Missa pertena aos leitores e ao salmista, o primeiro dos aclitos deve verificar se todos eles (Leccionrio, Orao dos fiis e Livro dos Salmos) esto nos respectivos lugares e devidamente marcados. O primeiro dos aclitos deve verificar tambm se, na credncia (ou no fundo da igreja, sobre uma mesa, quando houver procisso com os dons) esto: o clice, o corporal, o sanguinho e, se for preciso, a pala; a patena e a pxide, se esta for necessria; o po para a Comunho do sacerdote, dos ministros e do povo; as galhetas com vinho e gua; a caldeirinha com gua e o hissope ou um ramo, quando se fizer a asperso; a bandeja ou bandejas para a Comunho dos fiis; e o que preciso para o sacerdote lavar as mos (jarra com gua, bacia e toalha ou manustrgio). O clice pode estar coberto com o vu da cor do dia ou branco. Para que os aclitos aprendam a fazer bem os diversos servios litrgicos que lhes dizem respeito, devem-nos realizar rotativamente. Para isso bom que, na igreja, haja um quadro com os nomes e as funes de cada um em cada domingo e, se for caso disso, tambm durante a semana.

3. Preparar as coisas na sacristia ou no fundo da Igreja Na sacristia (ou no fundo da igreja, sobre uma mesa, quando a procisso de entrada partir da) preparam-se as vestes: para o presidente: a alva, a estola e a casula; para o dicono (quando ele estiver presente): a alva, a estola e a dalmtica; para os outros ministros: as alvas ou as tnicas. Tambm a se devem preparar outras coisas: o Evangelirio, que ser levado na procisso por um leitor; o turbulo e a naveta com incenso (quando este se usar); a cruz processional; e os castiais com crios ou velas.

4. A procisso de entrada e os ritos iniciais Tudo o que dissemos at este momento na lio de hoje foi a propsito da preparao das pessoas e das coisas para a Missa. Chegou o momento de falar da celebrao em si mesma.

A Missa comea pela procisso de entrada. Esta procisso, pelo menos nos dias mais festivos, parte da sacristia (ou do fundo da igreja), e da, passando pela coxia central, dirige-se para o presbitrio, enquanto o coro canta o cntico de entrada. A procisso organiza-se assim: aclito do turbulo, com o turbulo fumegante; aclito da cruz, com a cruz processional; pelo menos dois aclitos dos crios, que caminham ao lado do aclito da cruz, com crios acesos, nos castiais; outros aclitos, de entre os que designmos acima, e que sejam necessrios para uma celebrao bela e harmoniosa; leitor, com o Evangelirio um pouco elevado; dicono ou diconos (quando estiverem presentes); presbteros concelebrantes (quando estiverem presentes); presidente da celebrao (bispo ou presbtero). Ao chegarem junto do altar, todos fazem inclinao profunda; se no presbitrio houver sacrrio com o Santssimo Sacramento, todos genuflectem, excepto o aclito da cruz e os aclitos dos crios. Os aclitos colocam a cruz e os castiais junto do altar e o leitor depe o Evangelirio no centro do altar; se no houver incensao, todos ocupam imediatamente os seus lugares e participam activamente na celebrao, cantando e respondendo s saudaes do presidente. Os ritos iniciais da Missa terminam pela orao Colecta. Quando o presidente diz ou canta: Oremos, o aclito do livro vai buscar o Missal e apresenta-o, aberto, ao presidente, segurando-o com ambas as mos. Depois de o povo dizer: Amen, o aclito depe o Missal no seu lugar. O aclito do livro deve aprender a abrir o Missal e a segur-lo, altura devida, mas sem amarrotar ou sujar as folhas. Para isso no se esquea de lavar muito bem as mos antes de a Missa comear.

5. A Liturgia da Palavra Terminados os ritos iniciais da Missa, comea imediatamente a Liturgia da Palavra. Escusado ser dizer que os aclitos a devem escutar com toda a ateno e f. Deus que lhes fala pela voz dos leitores. J dissemos, noutra lio, qual deve ser a atitude dos aclitos. Eles vo ser vistos por toda a assembleia. Principalmente as crianas e os jovens vo ter os olhos postos neles. Nada lhes vai escapar. Cada vez que um leitor ou o salmista vai para o ambo, pode ser acompanhado por um aclito; mas no obrigatrio. No se deve fazer isso habitualmente, mas apenas nos dias mais solenes. Quando se fizer, o aclito vai at junto do leitor ou do salmista, e acompanha-o at ao ambo; depois vai sentar-se e, quando a leitura ou o canto termina, levanta-se e acompanha de novo o leitor ou o salmista ao seu lugar. Quando tiver sido lida a segunda leitura, um aclito vai tirar o Leccionrio do ambo, para que a seja colocado o Evangelirio. E se houver procisso solene com o Evangelirio, tomam parte na procisso o aclito do turbulo e os aclitos com crios acesos, que se colocam junto do ambo, um de cada lado daquele que proclama o Evangelho, ou onde der mais jeito, de modo a no impedir a visibilidade aos fiis. Terminada a proclamao do Evangelho, colocam os castiais no lugar onde foram busc-los.

Durante a homilia devem escutar com ateno; e se o presidente chamar algum, este deve fazer o que lhe for pedido com desembarao e simplicidade, mas sem dar nas vistas. Ao terminar a recitao do Smbolo da f ou Credo, um dos aclitos, se o presidente for para a sua cadeira, leva-lhe o livro da Orao dos fiis, e apresenta-lho aberto. Caso contrrio leva o livro para o ambo, e entrega-o ao presidente que a se encontra ou coloca-o ele prprio na estante do ambo.

O ACLITO NA SEGUNDA PARTE DA MISSA

1. A segunda parte da Missa Depois de termos falado do ministrio do aclito na primeira parte da Missa, chegou o momento de falar desse mesmo ministrio na segunda parte. O que a segunda parte da Missa? (ouvir primeiro algumas opinies dos aclitos)... a que vai desde o fim da orao dos fiis at ao fim da prpria Missa. Comea quando acaba a Liturgia da palavra, e termina quando a assembleia despedida (pedir aos aclitos que o expliquem agora por palavras suas). fcil de perceber que a primeira parte da Missa se compe de dois momentos (os Ritos iniciais e a Liturgia da palavra), e a segunda de outros dois: a Liturgia eucarstica e os Ritos de concluso. Deste modo, a Missa tem no princpio os Ritos iniciais e no fim os Ritos de concluso, e entre estes dois ritos tem duas liturgias: a Liturgia da palavra na primeira parte, e a Liturgia eucarstica na segunda. Por vrias razes a Liturgia eucarstica e os Ritos de concluso so muito diferentes. A Liturgia eucarstica longa, pois vai desde a preparao do altar at ao fim da Comunho dos fiis, demorando cerca de meia hora. nela que o po e o vinho primeiro se colocam no altar e depois se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo. tambm nela que todos dizemos o Pai-Nosso, nos saudamos uns aos outros com o abrao da paz e podemos receber a Comunho. No admira, por isso, que os servios mais expressivos do ministrio dos aclitos tenham lugar nesse momento. Ao contrrio, os Ritos de concluso so muitssimo breves. Duram, por vezes, apenas alguns instantes. Compem-se de pequenos avisos de interesse para a comunidade local, feitos pelo presidente da celebrao, e terminam com a bno e a despedida da assembleia: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

2. Duas observaes Antes de continuar quero fazer-vos duas observaes. A primeira diz respeito vocao de aclito. Quando o vosso proco ou uma catequista vos convidou para serdes aclitos, Jesus j vos tinha convidado a segui-lO e a serdes seus discpulos e amigos. Quando aconteceu isso? Muitas vezes, mas de

modo particular quando tomastes conscincia de que reis baptizados, ou quando comeastes a conhecer melhor Jesus na catequese, ou quando fizestes a primeira Comunho, ou quando falais com Deus na orao. Ser bom discpulo de Cristo a coisa mais importante na vida de um baptizado. bom que sejais ptimos aclitos, conscientes do vosso servio litrgico, assduos vossa assembleia, educados, disponveis, asseados. Mas ainda melhor que sejais bons discpulos de Cristo, muito seus amigos. Isso que o principal. Ser aclito apenas um caminho para chegar a ser amigo de Jesus e membro vivo da vossa comunidade paroquial. A segunda observao acerca da celebrao da Missa em que tomam parte vrios aclitos. Diz o missal que, quando isso acontece, eles repartem entre si os servios que pertencem a todos. Por exemplo: uns preparam o altar, outros ajudam o presidente a receber as ofertas dos fiis, outros levam-lhe o po e o vinho, outros acompanham os ministros que distribuem a Comunho, etc. Mas, se alguma vez o encarregado dos aclitos ou o senhor padre no te escolher para qualquer servio, lembra-te de que o mais importante que sejas bom cristo, amigo de todos os outros aclitos e de Jesus.

3. Os servios do aclito na Liturgia eucarstica A Liturgia eucarstica tem quatro momentos importantes: a preparao do altar, a apresentao dos dons, a Orao eucarstica e a Comunho. Em cada um deles os aclitos devem fazer tudo e s o que lhes compete. Nem mais, nem menos. E o que esse tudo e s? Vamo-lo aprender agora, partindo sempre da hiptese de que, na celebrao de que estamos a falar, no est presente nenhum dicono. a)A preparao do altar Assim que termina a orao dos fiis, trs aclitos vo credncia e levam para o altar o corporal, o clice e o sanguinho (com ou sem a pala) e o missal. Pode ser um outro aclito a entregar-lhes cada uma destas coisas. Os aclitos recebem-nas com ambas as mos. Tanto o que as entrega como o que as recebe devem faz-lo muito bem. Mas tambm pode ser cada aclito a tirar as coisas da credncia. bom ir variando a maneira de fazer. A quem entregam eles essas coisas? Ao responsvel dos aclitos, ou ao aclito que, nesse domingo, tiver sido encarregado de preparar o altar. Tal como cada um recebeu as coisas com ambas as mos, tambm as entrega com ambas as mos. O responsvel dos aclitos comea por desdobrar o corporal no meio do altar, e a seguir dispe as outras coisas desta maneira: o sanguinho direita do corporal, o clice direita do sanguinho, e o missal esquerda do corporal. Se houver microfone, h que coloc-lo no lugar certo. Enquanto os aclitos preparam o altar alguns fiis, de entre os mais novos, recolhem as ofertas e trazem-nas, em procisso, at junto do altar, onde o presidente as recebe e entrega aos aclitos. Estes vo coloc-las em lugar conveniente, fora da mesa eucarstica. b) A apresentao dos dons

Se o po e o vinho destinados Eucaristia so trazidos na procisso dos dons, o presidente recebe-os e entrega-os aos aclitos, que os seguram nas mos e, depois, lhos entregam de novo, do modo que se vai explicar a seguir. Se o po e o vinho estiverem na credncia, os aclitos levam-nos e entregam-nos ao presidente, por esta ordem: primeiro a patena e as pxides com o po que vai ser consagrado, e a seguir o vinho e a gua que o sacerdote deita e mistura no clice. O aclito que traz o vinho e a gua apresenta-os ao sacerdote no lado do altar. Quer o po e o vinho sejam trazidos da assembleia, quer venham da credncia, sempre e s o presidente que os recebe e os coloca no altar. Nenhum outro ministro o pode nem deve fazer. Terminada a apresentao dos dons e no caso de se usar o incenso, um aclito apresenta o turbulo ao presidente e o outro a naveta. Depois de o sacerdote pr o incenso no turbulo, o aclito entrega-lho e acompanha-o na incensao dos dons, da cruz e do altar. Quando termina a incensao, o aclito, ao lado do altar, incensa o sacerdote e, depois, o povo. Aps a incensao, o sacerdote vai ao lado do altar e os aclitos servem-lhe a gua para ele lavar as mos e apresentam-lhe a toalha para as limpar. Depois voltam a levar tudo para a credncia. c) A apresentao simplificada dos dons Por vezes, o presidente da celebrao vai para o altar logo que termina a orao dos fiis. Nesse caso os aclitos procedem assim: um deles coloca o missal no altar; outro entrega o corporal ao presidente; outro a patena e as pxides com o po; outro o clice e o sanguinho. Por fim, aquele que traz as galhetas com o vinho e a gua, aproxima-se do lado do altar e apresenta-as ao sacerdote para que ele prepare o clice. Assim que o sacerdote depe o clice no altar, os aclitos servem-lhe a gua para ele lavar as mos e apresentam-lhe a toalha para as limpar. A seguir repem as lavandas na credncia. d) Os aclitos durante a Orao eucarstica A Orao eucarstica o corao da Missa. A participao mais activa e consciente nesta Orao consiste em responder ao dilogo inicial, em cantar o Sanctus, em estar de p ou ajoelhar nos momentos prprios, em cantar a aclamao e, por fim, em cantar ou responder Amen. Um dos aclitos, um pouco antes da consagrao, pode chamar a ateno dos fiis com um toque de campainha, que pode tocar-se tambm a cada elevao, e outro aclito, no caso de se usar o incenso, pode incensar a hstia e o clice ao serem mostrados depois da consagrao. e) Os aclitos durante a distribuio da Comunho Um pouco antes da Comunho os fiis so convidados a saudar-se mutuamente. Os aclitos sadam-se tambm uns aos outros e alguns sadam o presidente. Mas todos o devem fazer com sobriedade.

Durante a distribuio da Comunho, cada ministro acompanhado por um aclito, que leva uma bandeja. Se os fiis comungam na mo, o aclito nada tem a fazer; se a Comunho lhes dada de outro modo, o aclito segura a bandeja por baixo da boca daquele que comunga. Terminada a Comunho, os aclitos voltam ao altar, trazendo as badejas com todo o cuidado e respeito, para que nada se perca do Corpo de Cristo que eventualmente nelas tenha cado. No as colocam no altar, mas entregam-nas nas mos dos ministros que vo realizar a purificao dos vasos sagrados. Depois da purificao, se esta se fez no altar os aclitos recebem as patenas e os outros vasos sagrados das mos dos ministros e levam-nos para a credncia; se foi feita na credncia, como prefervel, o prprio ministro que purifica as bandeja as coloca na credncia. f) A orao depois da Comunho Terminada a purificao dos vasos sagrados, e aps breves momentos de silncio, o sacerdote diz Oremos. O aclito do livro apresenta-lhe imediatamente o missal aberto. No fim da orao, depois da Comunho, o aclito fecha o missal e volta a coloc-lo no seu lugar.

4. Os ritos de conclusoda Missa Tal como no incio da Missa houve uma procisso de entrada, assim h uma procisso de sada no final, com os mesmos ministros. Antes de lhe dar incio, se o sacrrio estiver no presbitrio, todos fazem a genuflexo. a) Procisso solene A procisso organiza-se assim: frente vai o aclito com o turbulo, a seguir o aclito com a cruz processional, os aclitos dos crios que caminham ao lado do aclito da cruz, com crios acesos, nos castiais, os outros aclitos que tomaram parte na celebrao e, por fim, o presidente da celebrao. Ao chegar sacristia, todos, juntamente com o presidente, fazem inclinao cruz e depois sadam igualmente o presidente ao mesmo tempo. A seguir, todos depem as coisas de que se serviram na celebrao acabada de realizar. Os aclitos arrumam as vestes do sacerdote e, por fim, tiram e arrumam as suas. Todos devem ter cuidado em guardar silncio, numa atitude de comum recolhimento e de respeito para com a santidade da casa de Deus. b) Procisso simples Por vezes a sada muito mais simples. Na procisso tomam parte apenas os aclitos e o presidente da celebrao, que entram directamente na sacristia pela porta que a liga ao presbitrio. Antes da procisso, se o sacrrio estiver no presbitrio, todos comeam por fazer genuflexo. Depois vo frente os aclitos mais pequenos, seguidos dos maiores e, por fim, o presidente da celebrao.

Ao chegar sacristia, todos, juntamente com o presidente, fazem inclinao cruz que deve existir na sacristia, e depois sadam igualmente o presidente ao mesmo tempo. A seguir, todos depem as coisas de que se serviram na celebrao acabada de realizar. Os aclitos arrumam as vestes do sacerdote e, por fim, tiram e arrumam as suas. Todos devem ter cuidado em guardar silncio.

publicado no Boletim de Pastoral Litrgica e preparado pelo P. Dr. Jos de Leo Cordeiro

S-ar putea să vă placă și