Sunteți pe pagina 1din 6

PROTEO RESPIRATRIA

INTRODUO

Nas muitas atividades de trabalho existem inmeros e minsculos contaminantes que ficam suspensos no ar. O ar que respiramos composto de aproximadamente 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases. Nesta combinao, estes gases mantm a vida. Sua sade depende do ar puro que voc respira, porm quando outras substncias esto presentes, voc est sujeito, a irritaes, indisposies, problema de sade e at mesmo a morte. Os riscos em um ambiente de trabalho, muitas vezes, no so percebidos. Qual o papel da empresa? Sua empresa dever inspecionar regularmente os locais de trabalho para identificar e avaliar a natureza dos riscos que podem estar presentes. Tambm proporcionar aos seus funcionrios a proteo respiratria adequada, bem como informaes e treinamento, sobre o uso correto dos equipamentos. Voc tambm desempenha um importante papel. Depois de selecionar o respirador apropriado deve utilizlo sempre que estiver em uma rea que necessite de proteo respiratria. Para sua prpria segurana, verifique se o seu respirador est se ajustando bem ao rosto e se necessrio algum reparo. Tambm deve comunicar sua superviso se houver problemas com o equipamento ou se voc tem alguma enfermidade como asma, alergias ou presso arterial elevada, que o impea de usar um respirador. Voc e sua empresa podem trabalhar juntos para proteger a sade dos trabalhadores em situao perigosa. CONHECENDO OS RISCOS

importante conhecer os possveis riscos que podem afetar a sua sade. Simplesmente porque o ar parece puro, no significa que no existem riscos, muitas das vezes eles no so visveis e nem tm cheiro. Se voc conhecer a existncia dos perigos, poder proteger-se deles. De forma geral, as atividades de trabalho podem apresentar as seguintes situaes de risco ao sistema respiratrio: Poeiras, fumos e nvoas So pequenas partculas que permanecem suspensas no ar, podendo ser facilmente inaladas As poeiras so formadas quando um material slido quebrado, modo ou triturado. Quanto menor a partcula, mais tempo ela ficar suspensa no ar, sendo maior a chance de ser inalada. Ex: minrio, madeira, poeiras de gros, amianto, slica, etc. Os fumos ocorrem quando um metal ou plstico fundido (aquecido), vaporizado e resfriado rapidamente, formando partculas muito finas que ficam suspensas no ar. Ex: soldagem, fundio, extruso de plsticos, etc. As nvoas so encontradas quando lquidos so pulverizados, como operao em pinturas. So formadas normalmente quando h gerao de spray.

Gases e Vapores So substncias que tm a mesma forma do ar, por isso se misturam perfeitamente a ele, e passam pelos pulmes, atingindo a corrente sangunea, atravs da qual chegam a todos os rgos do corpo humano, como crebro, rins, fgado, etc. Os gases so substncias no lquidas ou slidas nas condies normais de temperatura e presso, tais como oxignio, nitrognio, gs carbnico, etc. Os vapores ocorrem atravs da evaporao de lquidos ou slidos, geralmente so caracterizados pelos odores (cheiro), tais como gasolina, querosene, solvente de tintas, etc. Deficincia de Oxignio Um ar limpo composto, normalmente por 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases. Uma pessoa em repouso respira de 20 a 30 litros de ar por minuto. Quando est realizando algum trabalho ou fazendo exerccios fsicos, o consumo de ar aumenta para 30 a 40 litros por minuto. A deficincia de oxignio pode ocorrer em locais fechados, onde a porcentagem de oxignio muito baixa. Deve-se normalmente a uma reao qumica, um processo de combusto (um incndio), presena de um gs que desloca o oxignio ou o consumo do oxignio do ar por micro-organismos. Temperaturas extremas Um ar muito quente ou muito frio tambm pode ser perigoso, dependendo da temperatura e do tempo que uma pessoa est exposta ao ambiente.

EFEITO DOS CONTAMINANTES SADE

Sistema Respiratrio Um fantstico mecanismo natural a nosso servio. Sua finalidade absorver o oxignio do ar e transferi-lo para o sangue. Durante a respirao, o ar penetra pelo nariz ou boca, e atravs da traqueia atinge os pulmes. Nos pulmes, o ar ainda passa por pequenos tubos (bronqulos), at chegar aos alvolos, onde o oxignio transferido para a corrente sangunea. Nesta fase do processo, os alvolos trocam o oxignio pelo gs carbnico do sangue (que o gs residual no aproveitado pelos rgos do corpo) e o transfere para ser expirado. O oxignio ento distribudo pelo sangue por todos os rgos do corpo humano, os quais realizaro suas funes distintas. Como podemos ver, o sistema respiratrio de fundamental importncia para a realizao do milagre da vida. Alguns contaminantes provocam reaes imediatas no organismo como tosse, tonturas, dores de cabea, espirros ou falta de ar. Existem, porm, doenas provocadas por certos ares, que s so descobertas aps vrios anos de exposio. Defesas naturais do organismo O corpo humano tem um incrvel sistema respiratrio que leva o ar contendo oxignio para os pulmes. Para que possamos respirar um ar limpo e normal, as defesas do nosso organismo agem como purificadores de ar. Plos: os plos do nariz servem para segurar e prender as partculas maiores que inalamos juntos com o ar. Clios: os clios so pequenos plos, que auxiliam no trabalho de purificao do ar. Pulsando 10 a 12 vezes por segundo, eles movimentam as partculas que possam ter passado pelo nariz, de modo que seja possvel expector-las.

Muco: as vias respiratrias possuem uma substncia lquida chamada muco, que serve, juntamente com os clios, para arrastar essas partculas at a garganta. A tosse um reflexo do corpo que expulsa e joga fora essas partculas. Doenas Apesar das defesas naturais, alguns contaminantes conseguem penetrar profundamente no sistema respiratrio e causar algumas doenas, como as pneumoconioses. Veja abaixo alguns exemplos de pneumoconioses: Silicose - causada por partculas da slica, muito comum nas indstrias cermicas, mineraes, pedreiras e metalrgicas, provocando uma reduo na capacidade respiratria. Abestose - causada pelas fibras do abesto (amianto), provocando reduo na capacidade de transferncia de oxignio para o sangue, alm de cncer. Antracose - tambm conhecida como "doena do pulmo preto" ou "doena dos mineiros". causada pela inalao de partculas de carvo mineral. Bissinose - causada principalmente pelas partculas de algodo, comum nas indstrias txteis. Provocam reduo na capacidade respiratria, febre e tosses frequentes. Pulmo dos fazendeiros - provocada pala inalao de partculas dos cereais (sementes), madeiras ou fenos. Causam um tipo de cicatrizao nos pulmes, febre, calafrios, tosse, dores musculares e reduo na capacidade de respirao. Doenas mais comuns - bronquites, resfriados crnicos, alergias e sinusites so tambm provocadas pela inalao de contaminantes.

COMO SE PROTEGER DOS CONTAMINANTES

Uma das formas de proteger o trabalhador contra a inalao de contaminantes atmosfricos atravs do uso de Equipamento de proteo Respiratria (EPR). Estes equipamentos, popularmente conhecidos como respiradores (mscaras), so constitudos por uma pea que cobre, no mnimo, a boca e o nariz, atravs da qual o ar chega zona respiratria do usurio, passando por um filtro ou sendo suprido por uma fonte de ar limpa. Os respiradores filtrantes so geralmente compostos de vrias camadas de filtros, que retm certos contaminantes suspensos no ambiente de trabalho.

SELECIONANDO O RESPIRADOR ADEQUADO

Existem basicamente, duas classes de respiradores: os que filtram o ar do ambiente local so chamados de purificadores de ar; e os respiradores que recebem o ar de uma fonte externa ao ambiente de trabalho, os de ar mandado (ou linha de ar comprimido) e a mscara autnoma. Ainda, os respiradores podem ser: pea semifacial ou pea facial inteira. Na classe de respiradores de ar, temos: Respiradores semifaciais sem manuteno

Estes respiradores auto-filtrantes podem ser destinados proteo contra a inalao de partculas, gases ou vapores, dependendo do tipo de contaminante e filtros existentes. Se este contaminante uma partcula, ser necessrio um filtro mecnico. Para os gases e vapores ser um filtro qumico, composto de carvo ativado ou outro adsorvente. Estes respiradores cobrem o nariz e a boca, e como qualquer outro respirador, devem ser ajustados e usados corretamente, sendo necessrio troc-los sempre que estiverem saturados ou deformados, no precisando de reparos ou trocas de peas. Respiradores semifaciais reutilizveis (purificadores de ar) Como o nome diz estes respiradores semifaciais cobrem a regio do nariz e da boca. Normalmente so compostos por uma pea feita de borracha, silicone ou outro elastmero e a purificao do ar feita atravs da colocao de filtros e ou cartuchos para partculas, gases ou vapores; que devero ser trocados sempre que estiverem saturados; isto , quando a pessoa estiver sentindo ou gosto do contaminante. Para que haja proteo contra os contaminantes muito importante que se utilize o filtro correto para cada situao. Alm disso, nunca se esquea de ajustar o respirador no rosto e examin-lo, verificando se est em perfeito estado de uso. Respiradores de pea facial inteira (purificadores de ar) Os respiradores pea facial inteira protegem alm do sistema respiratrio, tambm os olhos. Alm disso, so recomendados para ambientes com concentraes mais altas de contaminantes do que as peas semifaciais. Podem ser utilizados com filtros para eliminar poeiras, fumos, nvoas, gases ou vapores de ar. Se compararmos, quando utilizamos um respirador tipo pea semifacial podemos reduzir em 10 vezes a concentrao do contaminante no ambiente; j se usarmos a pea facial inteira podemos obter no mesmo ambiente uma reduo de 100 vezes a concentrao do contaminante. Esta diferena deve-se ao fato de que o respirador facial inteiro envolve todo o rosto permitindo uma melhor vedao. Estes respiradores vedam a regio da testa, uma superfcie mais plana, se comparada ao nariz. Respiradores com suprimento de ar Os equipamentos de suprimento levam o ar atravs de uma traqueia plstica para dentro do respirador. Este ar pode estar sendo enviado por um ar comprimido ou um conjunto de cilindros de ar comprimido (linha de ar comprimido); ou no caso das mscaras autnomas de ar armazenado em um cilindro, sob alta presso dando maior mobilidade ao usurio. A autonomia de ar destes equipamentos de normalmente de 30 a 60 minutos, dependendo da atividade que ser realizada e das dimenses e presso do cilindro. Certos tipos de respiradores com suprimento de ar protegem contra deficincia de oxignio, concentraes muito elevadas de poeiras, fumos, nvoas, gases e vapores, onde os respiradores purificadores de ar no podem ser utilizados.

COMO IDENTIFICAR UM BOM RESPIRADOR

Para que o respirador seja adeqaudo e garanta uma eficiente proteo respiratria, devemos considerar as seguintes caractersticas: Eficincia do filtro - A qualidade do elemento filtrante muito importante para a adequada proteo respiratria. muito importante que se faa a escolha do filtro apropriado para cada situao e contaminante. Vedao - Um respirador que no se ajusta bem face no dar uma boa vedao, e no estar protegendo o usurio, uma vez que os contaminantes entraro pelas deficincias de vedao. Tempo de uso - Aps ter sido selecionado, com base nos riscos existentes no ambiente de trabalho, o respirador deve ser usado por todo o tempo em que voc permanecer no ambiente contaminado. A exposio a estes ambientes, mesmo que por curtos perodos pode causar doenas ocupacionais ou at mesmo a morte.

COMO COLOCAR ADEQUADAMENTE UM RESPIRADOR

Sem manuteno 1. Leve o respirador ao rosto, apoiando-o inicialmente no queixo e depois cobrindo a boca e o nariz. Puxe o elstico superior, ajustando-o bem, acima das orelhas. Depois faa o mesmo com o elstico de baixo, passando-o pela cabea e ajustando-o na nuca. 2. Com dois dedos de cada mo pressione a pea de alumnio de forma a mold-la ao seu formato de nariz. 3. Para verificar o ajuste, coloque as mos na frente do respirador cobrindo toda sua superfcie e inale. O ar no deve passar pelas laterais. De borracha, silicone ou elastmero 1. Coloque o respirador no rosto e posicione o elstico superior sobre a cabea. Encaixe os elsticos inferiores (de baixo) ligando as presilhas atrs do pescoo. 2. Puxe as extremidades dos elsticos superiores, e depois os inferiores, para fazer o ajuste do respirador ao rosto. 3. Verificao de vedao com presso positiva: Coloque a palma da mo sobre a vlvula de exalao e assopre suavemente vrias vezes. A pea facial dever se expandir suavemente sem ocorrer vazamento. 4. Teste de presso negativa: Coloque as mos sobre os cartuchos e/ou filtros e inale profundamente vrias vezes. A pea facial dever comprimir levemente contra o rosto sem ocorrer vazamento.

CUIDADOS COM O RESPIRADOR

Para que o respirador possa ter um bom tempo de durao e conservao, so necessrios alguns cuidados do usurio. Antes de entrar em uma rea contaminada, verifique se o respirador no est danificado. No caso de respiradores com filtros recambiveis, lave o respirador em gua corrente com detergente neutro, como indicam as instrues; retirando as peas se necessrio. Caso os filtros e cartuchos estiverem saturados troque-os por novos. No suje nem danifique a parte interna do respirador, que ficar em contato com a regio da boca e do nariz. Se estiver que manusear seu respirador com as mos sujas, pegueo pela parte externa. No o deixe sobre equipamentos ou lugares sujeitos a poeiras ou contaminantes.

Ao fim do trabalho ou nos intervalos de descanso, guarde o respirador em um saco plstico e coloque-o em lugar apropriado (gaveta, armrio, etc.). Se sentir dificuldade na respirao, cheiro ou gosto do produto que est trabalhando, pode ser que esteja na hora de trocar de respirador (respiradores sem manuteno) por um novo, ou substituir os filtros (respiradores com manuteno). A barba impede o ajuste e vedao adequados do respirador, facilitando a passagem dos contaminantes. Por isso pessoas com barba no devem usar respiradores que necessitem vedao facial. Em caso de dvida ou pra informao adicional, procure o responsvel pela segurana de sua empresa. O contedo desta pgina foi retirado da "Cartilha de Proteo Respiratria" da Empresa 3M.

S-ar putea să vă placă și