Sunteți pe pagina 1din 6

Compressor

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O compressor um equipamento industrial concebido para aumentar a presso de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de gua, hidrognio, etc...). Normalmente, conforme a equao de Clapeyron, a compresso de um gs tambm provoca o aumento de sua temperatura.
ndice
[mostrar]

[editar]Tipos
Os compressores podem ser classificados em 2 tipos principais, conforme seu princpio de operao:

Compressores de deslocamento positivo (ou Estticos): Estes so subdivididos ainda

em Alternativos ou Rotativos. Nos compressores alternativos a compresso do gs feita em uma cmara de volume varivel por um pisto, ligado a um mecanismo biela-manivela similar ao de um motor alternativo. Quando opisto no movimento ascendente comprime o gs a um valor determinado, uma vlvula se abre deixando o gs escapar, praticamente com presso constante. Ao final do movimento de ascenso, a vlvula de exausto se fecha, e a de admisso se abre, preenchendo a cmara a medida que o pisto se move. Nos compressores rotativos, um rotor montado dentro de uma carcaa com uma excentricidade (desnivelamento entre o centro do eixo do rotor e da carcaa). No rotor so montadas palhetas mveis, de modo que a rotao faz as palhetas se moverem para dentro e para fora de suas ranhuras. O gs contido entre duas palhetas sucessivas comprimido a medida o volume entre elas diminui devido rotao e excentricidade do rotor.

Animao de um compressor axial.

Compressores de Dinmicos:Estes so subdivididos ainda em centrfugos ou axiais.

Os compressores dinmicos ou turbocompressores possuem dois componentes principais: impelidor e difusor. O impelidor um componente rotativo munido de ps que transfere ao gs a energia recebida de um acionador. Essa transferncia de energia se faz em parte na forma cintica e em outra parte na forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor recebido por um componente fixo denominado difusor, cuja funo promover a transformao da energia cintica do gs em entalpia, com conseqente ganho de presso. Os compressores dinmicos efetuam o processo de compresso de maneira contnua, e portanto correspondem exatamente ao que se denomina, em termodinmica, um volume de controle.

Os compressores atualmente so utilizados em diversas aplicaes. A mais simples a compresso de ar, seja para acionamento e controle de vlvulas, alimentao de motores ou turbinas a gs, at aplicaes mais complexas, como o transporte de gs natural, injeo de CO2 em reservatrios subterrneos, ou compresso de hidrocarbonetos em ciclos de refrigerao. Quando so aplicados na alimentao forada de motores, os compressores ou turbocompressores so chamados de sistemas de induo forada. Eles comprimem o ar que flui para o motor. A principal diferena entre um turbocompressor e um compressor a fonte de energia. Em um compressor, h uma correia que o conecta diretamente ao motor. Ele obtm sua energia da mesma forma como o alternador do carro por exemplo. Um turbocompressor e acionado por uma turbina, que retira energia dos gases de escape do motor e montada no mesmo eixo que o compressor.

[editar]Compressores

rotativos

Nos compressores rotativos, os gases so comprimidos por elementos giratrios. Outras das particularidades destes tipos de compressores so por exemplo as menores perdas mecnicas por atrito, pois dispensam um maior nmero de peas mveis, a menor contaminao de ar com leo lubrificante, a ausncia de reaes variveis sobre as fundaes que provocam vibraes, o fato de a compresso ser feita de um modo continuo e no intermitente, como sucede nos alternativos e a ausncia de vlvulas de admisso e de descarga que diminui as perdas melhorando o rendimento volumtrico. Outro aspecto muito importante, para os diferentes tipos, prende-se com a economia de energia, com os rendimentos volumtrico, associados a fugas, e mecnico, associado a movimentos relativos entre as peas que constituem a mquina, e com a manuteno dos mesmos.

[editar]Compressores

de parafusos

Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condio de engrenamento. A conexo do compressor com o sistema se faz atravs das aberturas de suco e descarga, diametralmente opostas: O gs penetra pela abertura de suco e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que h oengrenamento de um determinado filete, o gs nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaa. A rotao faz ento com que o ponto de engrenamento v se deslocando para a frente, reduzindo o espao disponvel para o gs e provocando a sua compresso. Finalmente, alcanada a abertura de descarga, e o gs liberado. De acordo com o tipo de acesso ao seu interior, os compressores podem ser classificados em hermticos, semi-hermticos ou abertos. A categoria dos compressores de parafuso pode tambm ser sub-dividida em compressores de parafuso duplo e simples. Os compressores de parafuso podem tambm ser classificados de acordo com o nmero de estgios de compresso, com um ou dois estgios de compresso (sistemas compound)

[editar]Compressores

de parafusos de baixa presso

O principio de funcionamento o mesmo do compressor de parafuso, eles trabalham com presses iguais ao soprador lbulo, a nica diferena que os rotores tm uma cobertura especial de teflon para garantir menores folgas e ausncia de contato do leo com o ar, esses tipos de sopradores so isentos de leo e com eficincia superior ao lbulo (Roots), em presses mais altas sua vida til superior.

[editar]Compressores

de parafusos simples

O compressor de parafuso simples, consiste num elemento cilndrico com ranhuras helicoidais, acompanhado por duas rodas planas dispostas lateralmente e girando em sentidos opostos. O parafuso gira com uma certa folga dentro de uma carcaa composta de uma cavidade cilndrica. Esta contm duas cavidades laterais onde se alojam as rodas

planetrias. O parafuso acionado pelo motor, e est encarregado de acionar as duas rodas. O processo de compresso ocorre tanto na parte superior como na inferior do compressor. Com isto consegue-se aliviar a carga radial sobre os mancais, de modo a que a nica carga que atua sobre os mesmos, alm daquela resultante do prprio peso, atuante sobre os eixos das rodas planetrias, resultante da presso do gs nos dentes das mesmas durante o engrenamento.

[editar]Compressores

de parafuso duplo

As seces transversais deste tipo de compressores podem apresentar configuraes distintas. No entanto, em ambos os casos, o rotor macho apresenta quatro lbulos, enquanto que o rotor fmea, apresenta seis reentrncias (ou gargantas). Normalmente, o veio do motor atua sobre o rotor macho, que por sua vez aciona o rotor fmea. Um compressor parafuso duplo pode ser descrito como umamquina de deslocamento positivo com dispositivo de reduo de volume. O gs comprimido simplesmente pela rotao dos rotores acoplados. Este gs percorre o espao entre os lbulos enquanto transferido axialmente da suco para a descarga. Suco Quando os rotores giram, os espaos entre os lbulos abrem-se e aumentam de volume. O gs ento succionado atravs da entrada e preenche o espao entre os lbulos. Quando os espaos entre os lbulos alcanam o volume mximo, a entrada fechada. O gs admitido na suco fica armazenado em duas cavidades helicoidais formadas pelos lbulos e a cmara onde os rotores giram.

[editar]Compresso
Os lbulos do rotor macho comearo a encaixar-se nas ranhuras do rotor fmea no fim da suco, localizada na traseira do compressor. Os gases provenientes de cada rotor so unidos numa cunha em forma de "V", com a ponta desse "V" situada na interseco dos fios, no fim da suco. Posteriormente, em funo da rotao do compressor, inicia-se a reduo do volume no "V", ocorrendo a compresso do gs.(Informao tecnologica)

[editar]Descarga
No compressor de parafuso no existem vlvulas para determinar quando a compresso termina. A localizao da cmara de descarga que determina quando isto acontece. So utilizadas duas aberturas: uma para descarga radial na sada final da vlvula de deslizamento e uma para descarga axial na parede de final de descarga. O posicionamento da descarga muito importante pois controla a compresso , uma vez que determina a razo entre os volumes internos. O processo de descarga finalizado quando espao antes ocupado pelo gs tomado pelo lbulo do rotor macho. Este sistema de descarga confere a este tipo de compressores uma vantagem adicional perante os compressores alternativos: a capacidade de operarem com razes de compresso mais altas. Essa vantagem, devese ao fato de no final da descarga dos compressores de parafuso, todo o gs se ter expandido, isto nenhum gs permanece dentro da cmara como acontece nos compressores alternativos.

[editar]Compressores

compound

Enquanto que a maioria dos compressores efetua a compresso num nico estgio, estes usam dois pares de rotores. A compresso repartida entre esses dois estgios, existindo entre cada um deles um processo de arrefecimento do gs que est a ser comprimido. Com isto, para alm da eficincia energtica ser superior, a temperatura do gs de descarga inferior quela que seria obtida caso o compressor efetuasse a compresso num nico estgio. Nos compressores de parafuso arrefecidos a leo, o leo e o respectivo sistema de arrefecimento, so normalmente suficientes para garantir que a temperatura dos gases de escape no so demasiado elevadas. Estas poderiam por em causa quer a sua lubrificao, quer a sua vida til do equipamento. No entanto, quando a aplicao em causa exigir a utilizao de compresses isentas de leo, os compressores de parafuso compound so uma boa soluo. Nestes, mesmo que no se use o leo, a existncia de um sistema de arrefecimento a ar ou a gua entre os

dois estgios de compresso, o suficiente para garantir temperaturas do gs de descarga que no sejam demasiado elevadas.

[editar]Compressores

hermticos, semi-hermticos e abertos

Nos compressores hermticos, aplicados apenas para pequenas potncias, o motor e o compressor encontram-se acoplados e ambos encerrados por invlucro metlico selado. Nos semi-hermticos, compressores mais modernos que os anteriores, apesar de o motor e o compressor se encontrarem acoplados e envolvidos por um invlucro metlico, este pode ser desparafusado com vista a uma manuteno local. Os compressores abertos so aqueles em que o acesso ao seu interior facilitado. Podem ser abertos e reparados no prprio local de funcionamento. O motor encontra-se separados do compressor, sendo a transmisso efetuada normalmente atravs de correias.

[editar]Compressores

Dinmicos

Os compressores dinmicos radias, no qual o escoamento de gs de sada perpendicular ao eixo, so chamados compressores centrfugos. H modelos de compressores em que o escoamento do gs paralelo ao eixo, chamados compressores axiais. A diferena construtiva e de aplicao entre os dois tipos e bastante perceptvel. Os compressores centrfugos so adequados a gases venenosos, inflamveis, em que se precisa comprimir uma grande quantidade de gas a uma alta presso. Os compressores axiais so adequados a gases menos perigosos, em grandes vazes e cuja presso de descarga no to alta (at 30 bar), embora seja possvel obter taxas de compresso duas vezes superiores a dos compressores centrfugos, em uma mesma carcaa.

[editar]Instalao

e manuteno

No projeto de um compressor de parafuso devem-se ter certos cuidados de modo a facilitar a sua instalao e manuteno:


reas limitadas;

Os painis e as tampas devem ser de fcil remoo com fechos de abertura rpida; Purgador exterior de modo a permitir uma rpida mudana do leo; Filtro de aspirao de fcil acesso; Uma seco reduzida do aparelho no requer muito espao, permitindo a instalao mesmo em

Acesso simplificado para a limpeza do refrigerador; Os elementos da assistncia de rotina devem ser agrupados na mesma rea, reduzindo o tempo de

paragem e os custos;


normais.

Intervalo de manuteno normalizado e reduzidos; Nveis de rudo baixos; Os compressores devem ser concebidos, sempre que possvel, para passar atravs de portas

Os compressores de parafuso, por apresentarem poucas peas mveis e no apresentarem vlvulas de entrada e sada e operarem com temperaturas internas relativamente baixas, no exigem muita manuteno. Praticamente isentos de vibraes, esses equipamentos tm uma longa vida til. Para instal-los, recomenda-se assent-los em locais distantes de paredes e teto e em pisos bem nivelados. Para alguns tipos de manuteno, sendo elas rotineiras ou no, indispensvel o acionamento de um tcnico, ou empresa especializada na rea.

O mercado brasileiro de compressores extremamente restrito, basicamente se resume aos fabricantes, e as empresas pertencentes ao "mercado paralelo". Dentre as empresas fabricantes, as principais so: Atlas Copco, Chicago Pneumatic, Ingersoll Rand, Mycom, Sabroe, Sullair e Wayne. Existem as empresas que ocupam uma pequena parte desse mercado, o qual dominado por essas grandes multinacionais. Apesar de no serem muito conhecidas, possuem grandes vantagens, dentre elas preos mais acessveis (fator extremamente importante no mercado brasileiro), melhor relao com cliente, e mais flexibilidade (devido menor burocracia). Esses fatores fazem com que as "opes paralelas" aos poucos tomem um espao um pouco maior no mercado. J o mercado de aluguel de compressores bem maduro, atendendo industrias de diversos segmentos e atuando na rea de construo civil desde o seu incio ou at mesmo na demolio. Dentre as principais locadoras de compressores podemos citar: Air Rent, Dimaper e Huniar, todas ativas no mercado de locao de compressores.

[editar]Compressores

de palheta

O compressor de palhetas possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relao carcaa. Esse tambor possui rasgos radiais que se prolongam por todo o seu comprimento e nos quais so inseridas palhetas retangulares, conforme mostrado no detalhe da figuras abaixo. Compressor de Palhetas rotor Compressor de Palhetas vista frontal Quando o tambor gira, as palhetas deslocam-se radialmente sob a ao da fora centrfuga e se mantm em contato com a carcaa. 0 gs penetra pela abertura de suco e ocupa os espaos definidos entre as palhetas. Novamente observando a figura ao lado, podemos notar que, devido excentricidade do rotor e s posies das aberturas de suco e descarga, os espaos constitudos entre as palhetas vo se reduzindo de modo a provocar a compresso progressiva do gs. A variao do volume contido entre duas palhetas vizinhas, desde o fim da admisso at o incio da descarga, define, em funo da natureza do gs e das trocas trmicas, uma relao de compresso interna fixa para a mquina. Assim, a presso do gs no momento em que aberta a comunicao com a descarga poder ser diferente da presso reinante nessa regio. 0 equilbrio , no entanto, quase instantaneamente atingido e o gs descarregado. Compressores de palhetas rotativas so caracterizados pela versatilidade, potncia, confiabilidade e relao preo-qualidade. Podem ser encontrados nos comboios, nas obras, destilarias, fbricas de bebidas, instalaes de empacotamento e nas grandes e pequenas unidades industriais .

[editar]Compressores

de lbulos

Esse tipo de compressor possui dois rotores em que giram em sentido contrrio, mantendo uma folga muito pequena no ponto de tangncia entre si e com relao carcaa. O gs penetra pela abertura de suco e ocupa a cmara de compresso, sendo conduzido at a abertura de descarga pelos rotores,. Os compressores de lbulos, embora classificados volumtricos, no possuem compresso interna, porque os rotores apenas deslocam o fluido de uma regio de baixa presso para uma de alta presso. So conhecidos como sopradores ROOTS e constituem um exemplo tpico do que se pode chamar de soprador, porque gera aumentos de presso muito pequenos. So amplamente utilizados na sobre alimentao de motores e como sopradores de gases de presso moderada. Os Compressores tipo roots, so compressores de baixa presso, que so muito utilizados em transportes pneumticos e na sobrealimentao dos motores Diesel. Estes compressores apresentam um rendimento volumtrico muito baixo, mas em compensao o rendimento mecnico elevado. No entanto a principal vantagem destes compressores a sua grande robustez, o que permite que rodem anos sem qualquer reviso.

[editar]Caractersticas
Vantagens

dos compressores rotativos


Desvantagens

O movimento de rotao; A velocidade de rotao alta, o que permite acoplamento direto e dimenses reduzidas; A fundao pode ser pequena; O rendimento volumtrico alto e independente da relao de presso do compressor; A ausncia de vlvulas, a no ser a da reteno de carga; O arrefecimento pode ser feito durante a compresso por meio de leo; O funcionamento silencioso

A lubrificao tem que ser eficiente; A contaminao do gs com leo lubrificante, o que exige um separador de leo na instalao; Desgaste aprecivel por atrito entre os rotores e a carcaa; Fugas internas de gs.

Assim como a equao de Clapeyron , determina que a compresso de um gs resulta no aumento de sua temperatura, o primeiro e o segundo princpio da termodinmica igualmente no aceitam que exista trabalho sem energia, nesse sentido "para melhorar a performance dos sistemas compresso" tanto do compressor hermtico como a temperatura do prprio gs comprimido (agente refrigerador) precisam passar por um processo de resfriamento diminuindo o volume sem alterar a composio, esse processo de resfriamento que muitas vezes feito erroneamente levando o sistema ao meio "alm da perda de energia dissipada na atmosfera" resulta em poluio atmosfrica e para capturar essa energia uma soluo so os sistemas integrados de condensao que funcionam afixados na carcaa dos compressores hermticos.

S-ar putea să vă placă și