Sunteți pe pagina 1din 8

ETE PARQUE BELM

COMPONENTE CURRICULAR:

DDW I - PI

COMPOSIO DE CORES PARA INTERNET

Prof Edlson Klassen Igncio

Cores
1 Consideraes A cor uma importante propriedade esttica em uma pgina na Web. Devido a suas qualidades atrativas, podemos usar a cor para identificar os elementos que devem atrair a ateno do usurio. Quando usada indiscriminadamente, a cor pode ter um efeito negativo ou de distrao. Isso pode afetar no somente a reao do usurio em relao pgina, mas afetar a produtividade, pois se torna difcil focalizar na tarefa. (Windows, 1995) necessrio algumas recomendaes para o uso da cor em monitores grficos de computadores. Estabelecer regras gerais ou especficas para o uso da cor difcil devido a diversidade de fatores que a influenciam. Aqui, ns vamos tentar responder s questes mais freqentes dos projetistas e usurios de monitores grficos de computadores coloridos como: Que cores eu devo usar? Quantas cores eu devo usar? Essas cores so apropriadas? Como eu posso melhor-las? 2 Percepo e Efeitos da Cor 2.1 Recomendaes 1. Recomenda-se que as cores de uma pgina na Web no sejam selecionadas separadamente, e sim, dentro de um contexto geral. (Robertson, 1993) A aparncia de uma janela pode ser alterada quando outras janelas so abertas na mesma tela. 2. Recomenda-se que sejam respeitadas as diferenas culturais e fisiolgicas entre os indivduos. (Robertson, 1993) Pessoas idosas tm uma sensibilidade reduzida para cores, o que, por sua vez, pode requerer o uso de cores mais brilhantes. 3. Evite usar azul para pequenas reas. (Robertson, 1993) Uma pequena rea em azul vai parecer mais desbotada do que uma grande rea da mesma cor. 4. Evite o uso do azul e do vermelho, simultaneamente. (Robertson, 1993) 5. O azul e o vermelho tm diferentes profundidades de foco e esse processo fatigante para o olho humano.

2.2 Observaes 1. Quando cores do espectroG amplamente separadas, como o vermelho e o azul, so apresentadas na tela elas aparentaro estarem em diferentes planos de profundidade. (Robertson, 1993) 2. Recomenda-se que as cores sejam selecionadas em diferentes iluminaes, ou seja, com a presena de luz florescente, incandescente e luz do dia. (Robertson, 1993).

3 Cdigo de Cores 3.1 Recomendaes 1. As cores que voc usar devem satisfazer as propostas da pgina na Web. (Windows, 1995) As cores no devem ser usadas indiscriminadamente, somente como elemento decorativo. 2. Recomenda-se o uso de um grupo limitado de cores, dando ao usurio a opo de mud-las. Desse modo as pginas de um mesmo site estaro mais propensas a terem um "padro" consistente. 3. Quando permitir que sua pgina na Web mude de cores, considere a complexidade da tarefa e a habilidade do usurio. (Windows, 1995) Permita que o conjunto de cores-padro possa ser recupervel e restabelecido para que o usurio no se perca na realizao da tarefa devido ao uso indiscriminado da cor. (ISO 9241-8) 4. Use a cor como uma forma de informao adicional ou aumentada. (Windows, 1995) ) Evite confiar na cor como o nico meio de expressar um valor ou uma funo particular. 5. Use cor para realar ao invs de usar sublinhado (e use sublinhado ao invs de itens piscando). (Nielsen, 1996) Restrinja o uso do sublinhado para links para no confundir o usurio. 6. Sempre que possvel, evite usar cores muito quentes, tais como o rosa e o magenta. (Robertson, 1993) As cores muito quentes parecem pulsar na tela e ficam difceis de focalizar. 7. Se for usado um fundo colorido, selecione as cores do texto de modo a obter o contraste mais forte entre o texto e o fundo. Isso aumenta a visibilidade e a legibilidade do texto. 8. No use vrias cores em uma nica pgina. Isso distrai a ateno do usurio e causa a perda de foco na atividade principal. 9. Sobre um fundo escuro, recomenda-se o uso da cor verde para o texto. (Robertson, 1993) O verde est no meio do espectro solar e o comprimento de onda que produz a sensao do verde o ponto mais alto de sensibilidade do olho humano. (Pedrosa, 1982) 10. Forma, localizao, e rtulos de texto so outras maneiras de distinguir a informao. (Windows, 1995) (Robertson, 1993) A cor no deve ser o principal elemento para esse fim.

11. Recomenda-se o uso mnemnico da cor. (Robertson, 1993) O uso mnemnico da cor empregado respeitando os esteretipos para criar fortes associaes para ajudar no reconhecimento, na lembrana e no tempo de busca. 12. Use cores brilhantes e contrastantes com cautela. (Robertson, 1993) Esses elementos atraem a ateno do usurio e o seu emprego deve ser reservado para reas importantes, caso contrrio o usurio pode achar mais difcil saber para onde olhar e ficar confuso. 13. Use cores monocromticasG para o texto sempre que for possvel. (Robertson, 1993) As cores monocromticas so mais ntidas aumentando a legibilidade e visibilidade do texto. 14. Recomenda-se o uso de uma cor neutraG para fundos. As cores neutras ( por exemplo, cinza-claro) aumentam a visibilidade das outras cores. 15. Evite reas piscando sempre que possvel. (Robertson, 1993) (Nielsen, 1996) Quando isso for realmente necessrio, lembre-se de no usar mais que uma rea piscando ao mesmo tempo. 16. Recomenda-se usar o mximo de "cinco mais ou menos duas" cores. (Marcus, 1992) No que diz respeito a cor melhor ser conservador. Para usurios novatos o uso de quatro cores distintas mais apropriado. Esta quantidade permite espao extra na memria de curto termoG. 17. No use simultaneamente alto croma e cores que estejam muito distantes no espectro solarG. (Marcus, 1992) Para relaes figura-figura e muitas figura-fundo, fortes contrastes de vermelho/verde, azul/amarelo, verde/azul e vermelho/azul criam vibraes, iluses de sombras e imagens posteriores. 18. Use um cdigo de cores consistente e familiar, com referncias apropriadas. (Marcus, 1992) As denotaes comuns no ocidente so as seguintes: Vermelho: pare, perigo, quente, fogo; Amarelo: cuidado, devagar, teste; Verde: ande, OK, livre, vegetao, segurana; Azul: frio, gua, calmo, cu; Cores quentes: ao, resposta requerida, proximidade; Cores frias: status, informao de fundo, distncia; Cinzas, branco e azul: neutralidade. 19. Recomenda-se o uso da mesma cor para agrupar elementos relacionados. (Marcus, 1992): importante ser consistente no agrupamento de cores. No use uma cor particular para um elemento que no esteja relacionado com outro elemento. 20. Use o mesmo cdigo de cores para treinamento, teste, aplicao e publicao. (Marcus, 1992)

Uma vez estabelecido o cdigo de cores, as mesmas cores devem ser usadas por todo o ciclo de vida de disseminao e gerao de conhecimento. Lembrese que o monitor do computador usa misturas aditivas de cores, ou seja, a soma das cores gera o branco. 21. Se possvel, use um cdigo redundante de forma e cor. (Marcus, 1992) (Mullet e Sano, 1995) Esta abordagem auxilia os usurios com deficincia em visualizar cores, pois a forma a varivel visual mais fcil de ser reconhecida. 22. Use a cor para aumentar a informao mostrada em preto e branco. (Marcus, 1992) No que concerne ao aprendizado e compreenso, a cor superior ao preto e branco em termos do tempo de processamento e de reaes emocionais, mas no h diferena na habilidade em interpretar a informao. A cor mais aprecivel e a memria para informao colorida tambm parece ser superior do que aquela em preto e branco. 23. Recomenda-se projetar primeiramente em preto e branco, e ento, adicionar a cor. A cor aumenta o processamento cognitivo e visual de uma informao que funciona bem em preto e branco, pois ajuda a localizar, classificar e associar imagens. (Windows, 1995) 3.2 Observaes 1. Ao mesmo tempo em que voc pode usar cor para mostrar relao ou agrupamento, associar uma cor com um significado particular no sempre bvio ou fcil de aprender. (Windows, 1995) 2. Cores monocromticas parecem ser mais ntidas do que as cores policromticas. (Robertson, 1993) 1. As pessoas gostam de displays coloridos. (Guimares, 1997) 2. Cor uma propriedade muito subjetiva e o que agradvel para voc pode ser desagradvel para outro. (Windows, 1995) 3. A interpretao da cor pode variar culturalmente, e at mesmo em uma nica cultura, as associaes individuais podem diferir. (Windows 95) 4. Aproximadamente 8% dos homens e 0,5% das mulheres tm deficincia em visualizar cores, sendo que a mais freqente a falta de habilidade para distinguir o vermelho, o amarelo e o verde. (ISO 9241-8) 5. Cores muito quentes podem parecer pulsar na tela. (Robsertson, 1993) 6. Cores complementaresG, como vermelho e verde, podem tornar-se difceis para o olho focalizar. 7. Cores escuras tendem a retroceder o espao visual, enquanto que cores claras fazem o espao visual vir para frente. 8. Para evitar problemas com usurios com viso deficiente em cores, as cores como vermelho e verde devem ter luminncia G suficientemente diferentes. 9. Cores de fundo ou adjacentes afetam a sombra ou a luminncia percebidas de uma cor particular.

O EFEITO DAS CORES NA INTERNET Ultimamente tenho visto na internet muitos projetos que no possuem harmonia nas suas cores e geram sensaes diferentes da que deveriam gerar. Pensando nisso escrevi esse artigo para ajudar aqueles que desenvolvem a no cometerem os erros que tenho visto ultimamente. As cores podem causar diferentes sensaes em um ser humano. Nesse sentido, foi feito um estudo por parte de psiclogos onde eles associaram as cores a algumas sensaes humanas. As cores chamadas quentes (vermelho, amarelo, laranja) foram associadas s sensaes de agitao e euforia. As cores chamadas frias (azul-turquesa, violeta, por exemplo) foram associadas a ambientes calmos. Outras cores podem ser consideradas quentes ou frias, dependendo da sua combinao com outras cores dentro do site. Vejamos mais algumas consideraes: As cores acromticas (branco, azul, preto) podem adquirir carter quente ou frio de acordo com a combinao utilizada sobre elas. As cores marginais (verde e magenta) possuem variaes de sensao conforme a cor utilizada ao seu redor. Se a cor utilizada for fria vo possuir aparncia quente, mas se a cor utilizada for quente iro possuir aparncia fria. A cor branca transmite a sensao de organizao e agilidade. As cores utilizadas em um site devem harmonizar-se com o contedo do site, pois elas transmitem sensaes. Vejamos agora as sensaes transmitidas pelas cores vermelho, amarelo, verde, azul, branco, preto e cinza, individualmente, que so as cores mais utilizadas na internet. Vermelho Causa um grande impacto emocional, sendo associada hoje em dia vitria, paixo, amor, fora, energia, sexualidade, sangue, guerra, fogo, perigo, raiva. Mas tome cuidado, em outros pases ela possui significados diferentes, de acordo com a cultura local. Na Inglaterra simboliza "realeza"; nos EUA, "perigo"; na China, "revoluo; na ndia, "casamento.

Amarelo considerada uma cor incandescente, e imediatamente associada ao sol nos remete a associaes como: vero, vida, serenidade, colheita, ouro e inovao. Tambm possui

conotaes como: traio, covardia, risco, cimes, loucura e doena. Seu uso indicado para a indicao de janelas ativas, ou para indicar pginas em construo. Verde O verde automaticamente se liga natureza. Virou marca registrada nos movimentos ambientalistas por ser a cor da vegetao. associada vegetao, natureza, primavera, fertilidade, esperana e segurana. Mas pode ser associada inveja, decadncia, inexperincia, ganncia, fuga da realidade e m sorte. Os ambientes que utilizam um tom de verde-claro so capazes de promover o estado de paz, mas se utilizado em excesso pode passar uma aparncia doentia, fato este comprovado cientificamente.

Azul A cor azul capaz de transmitir a sensao de espiritualidade, paz, estabilidade, espao, mas tambm pode transmitir a sensao de frio, melancolia, depresso, mistrio, obscenidade e conservadorismo. Os cientistas acreditam que ela tem um grande potencial de relaxamento e tranqilidade para as pessoas. uma tima cor para ser usada como cor de fundo, pois tem grande qualidade de expanso e profundidade infinitas. Branco Dentre todas as cores a que possui maior leveza. Muito utilizada nas margens de pginas, estabelecendo referncia branca para as demais cores. Evite us-la em reas extensas, pois o seu brilho intenso pode diluir as cores exibidas. Preto Ela uma estimulante para as demais cores, e se harmoniza muito bem com elas. normal vermos conotaes negativas para a cor, porm, sua conformidade e anatomia indiferenciadas fazem dela um padro para diversas situaes. A cor preta gera um timo contraste se usadas com cores brilhantes. Para uma boa reproduo de imagens, bom utilizar um preto slido, estabelecendo o limite da variao tonal. Cinza Essa cor causa a reduo das conotaes emocionais, alm de combinar bem com todas as cores. uma boa cor de fundo para as interfaces, estabelecendo um nvel de adaptao intermedirio e minimizando o contraste entre a cor mais escura e a mais clara da cena, amortecendo o choque visual ao se passar de uma para outra.

Procure usar harmonias dinmicas para pginas de texto e harmonias sutis para imagens.

S-ar putea să vă placă și