Sunteți pe pagina 1din 6

2 PLANEJAMENTO ESTRATGICO: princpios e fundamentos tericos

O mundo organizado. A sociedade busca tudo o que necessita. Produo e comrcio fazem parte do meio social desde quando o homem assumiu o papel de dominao. E tudo definido pelas organizaes. Estas, totalmente diferenciadas quando se toma como base suas formas, meios e objetivos de produo, favorecem ao homem em sociedade o atendimento de seus anseios e desgnios individuais e coletivos. papel da Administrao tomar as rdeas destas organizaes, pautando resultados a serem atingidos atravs dos meios que possuir. Sem o binmio

Organizao/Administrao a prpria vida social como reconhecida hoje no seria possvel, pois tudo o que produzido e ofertado, oferecido e comercializado, disponibilizado e informado depende de uma srie de decises, aes e estratgias que se aglutinam na Administrao. Desta forma o papel que a Administrao assume de extrema importncia, lidando com desafios que se avolumam e mudam constantemente, como natural em um mundo globalizado e inserido numa Sociedade da Informao. Mas para que as Organizaes funcionem, atuando a Administrao de forma eficiente, necessrio que se faa uso da funo administrativa maior. Esta funo vem antes de qualquer organizao, direo e controle e a base para qualquer empresa ou negcio. Temos o nascer do planejamento.

2.1 O planejamento e a estratgia

O planejamento o procedimento administrativo que antecipa os objetivos a serem conquistados por determinada organizao e os meios a serem usados para que estes se materializem. O planejamento funciona como uma preveno e/ou preparao s intempries do futuro, porm

[...] no se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como aes presentes refletem necessariamente antecipaes e presunes sobre o futuro, essas antecipaes e presunes devem ser feitas explicitamente e no subjetivamente para afastar qualquer sombra de dvida. Trata-se de combater a mentalidade simplista de soluo de problemas conforme vo surgindo nas organizaes, tornando-as mais reativas s ocorrncias do que proativas em relaes provveis aos

eventos em um mundo repleto de mudanas cada vez mais rpidas e intempestivas (CHIAVENATO, 2007, p. 138).

Deste modo, o planejamento deve ser bem construdo e fundamentado, pois d subsdios para as atividades organizacionais nos seus mais diferentes nveis. ele que faz a ligao entre os alvos a serem galgados por uma organizao e os resultados obtidos. O planejamento funciona assim como uma metodologia gerencial que constitui a direo a ser adotada por uma organizao, visando a um grau maior de interao com o ambiente (KOTLER, 1995) e um nvel de otimizao satisfatrio com a sociedade. Importante frisar que o planejamento algo vital para qualquer tipo de empresas. Das grandes corporaes at s microempresas, este deve ser o ponto de partida das atividades organizacionais. Contudo, o planejamento se ordena de forma diferenciada nos mltiplos nveis organizacionais. Desta maneira, existe uma hierarquia de planejamento, qual seja: planejamento estratgico; planejamento ttico; e planejamento operacional. Planejamento estratgico o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organizao como um sistema nico e aberto. (CHIAVENATO, 2007, p. 139). Este tipo de planejamento avalia intenes organizacionais dedicadas viso geral da empresa, onde as decises de maior alcance e controle nos objetivos e metas empresariais devem ser inicialmente priorizadas. Deste modo, busca-se motivar as decises de forma a abranger desde a estrutura organizacional da empresa at aos processos administrativos, produtivos ou prestao de servios. Quando se trata do planejamento ttico deve-se ter em vista uma rea especfica de resultado e no a empresa por inteiro. Para Djalma de Oliveira, o planejamento ttico:

[...] desenvolvido pelos nveis organizacionais intermedirios, tendo como principal finalidade a utilizao eficiente dos recursos disponveis para a consecuo de objetivos previamente fixados, segundo uma estratgia predeterminada, bem como as polticas orientativas para o processo decisrio da empresa. (OLIVEIRA, 2008, p. 19)

Logo, o planejamento ttico usado conjuntamente com o planejamento estratgico, utilizando os objetivos, polticas e estratgias de forma separada e intermediria. J planejamento operacional aquele que centraliza aes tpicas em determinadas reas da empresa atravs dos planos de ao ou planos operacionais,

consubstanciados em metodologias, documentos escritos, cronogramas, dentre outros. Segundo Idalberto Chiavenato, suas principais caractersticas so:
a) projetado para o curto prazo: para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diria, semanal ou mensal. b) Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente: preocupa-se com o alcance de metas especficas. c) voltado para a eficincia: na execuo das tarefas ou atividades. Fazer bem feito e corretamente. Isto compe a chamada excelncia operacional. (CHIAVENATO, 2007, p. 140).

Portanto, percebe-se uma hierarquia dos tipos de planejamento, mas que mantm um intrnseco lao de dependncia pela complementaridade que um oferece ao outro como meio de alcance de metas estabelecidas pelo corpo geral de uma organizao. Tal entrelaamento se consubstancia na Figura 1 que trata da relao dos tipos de planejamento com os nveis decisrios dentro de uma organizao.

Figura 1 - Nveis decisrios X tipos de planejamento. Fonte: Porter (2003), adaptado pelo autor.

Transpostas as colocaes sobre planejamento, adentra-se s conceituaes de estratgia. Segundo Roberto Tadeu Morais, para elucidar o conceito de estratgia devemos recuar no tempo e descobrir que strategia um termo grego que significa escritrio do general ou, ainda, a arte militar destinada a derrotar ou surpreender o inimigo (MORAIS, 2005, p. 20). Tal afirmativa elucida a importncia que se perfaz traar estratgias para uma organizao. Descontados os temos militar e inimigo, pode-se dizer que estratgia arte administrativa destinada a surpreender o concorrente. Trata-se de uma primeira impresso. Estratgia empresarial so os objetivos e metas a longo prazo de

uma empresa, a alocao de recursos e a adoo de cursos apropriados de ao (para se levar esses objetivos adiante) (MONTANA. CHARNOV, 1998, p. 117). A estratgia empresarial que determina como a empresa se porta em relao ao meio, ou seja, como a empresa se relaciona com seus clientes, acionistas, outras empresas e com a sociedade. Deste modo estratgias so os caminhos, direes, preceitos e padres que a organizao observa nas suas relaes com os ambientes interno e externo (MORAIS, 2005, p. 21). A preparao de estratgias deve ser desempenhada em todos os nveis da organizao e se atrela a outra atividade empresarial que o planejamento. Com o planejamento das estratgias somam-se as chances das metas e objetivos da organizao serem alcanados. Neste patamar, a estratgia pode ser organizada de acordo com a situao que a empresa se depara e deve seguir as variveis que influenciam o seu ambiente e seus objetivos. Portanto, as estratgias dependem da situao da empresa e podem ser de sobrevivncia, manuteno, crescimento ou desenvolvimento (OLIVEIRA, 2008). A estratgia de sobrevivncia se faz necessria quando a empresa est em uma situao limite, quando no resta outra alternativa a no ser parar os investimentos e reduzir ao mximo os custos, mas sem um tempo longo de aplicao. A estratgia de manuteno ocorre quando a empresa se depara com um ambiente de mercado hostil e assume uma atitude de defesa ante os concorrentes, arriscando nos seus pontos mais fortes e minimizando os pontos fracos. A estratgia de crescimento usada quando a empresa mostra-se dotada de pontos fracos, mas as oportunidades de mercado se mostram favorveis, buscando um crescimento da empresa atravs de situaes favorveis. Estratgia de desenvolvimento aquela em que a empresa tem pontos fortes e grandes oportunidades, podendo se utilizar de novos mercados e clientes e/ou novas tecnologias.

2.2 Planejamento Estratgico

O planejamento de empresas sofre uma evoluo desde o seu surgimento at a contemporaneidade. Em seu incio, o campo de planejamento se concentrava em um plano de oramento que deveria ser cumprido ao longo do ano, justificado pelo mercado anterior aos anos 1970, que era estvel.

Entretanto, a partir da dcada de 1970, com o processo de globalizao, formao de blocos econmicos, questes scio-ambientais, dentre outros fatores, houve mudanas profundas no ambiente empresarial, exigindo reformas no processo de planejamento. neste contexto que o planejamento estratgico surge como instrumento primordial das organizaes, tendo como escopo reunir a arte da estratgia com a atividade do planejamento de forma a orientar o negcio organizacional e seus mtodos decisrios. Segundo Kotler (1992, p.63), planejamento estratgico definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequao razovel entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanas e oportunidades de mercado. Deste modo, o planejamento estratgico serve para nortear os negcios e produtos da empresa de forma que gere lucros e crescimento satisfatrios. Para Jos Matias Pereira,
o planejamento estratgico sob a tica de antecipar o futuro busca permitir e gerar condies de relacionamento entre os componentes das estruturas organizacionais da organizao, em nvel interno e externo mesma. E, dessa forma, contribuir de maneira positiva para o estabelecimento e a implantao dos instrumentos de perpetuao da organizao e de seus membros. (2011, p. 98)

Seguindo esta linha de raciocnio, o planejamento estratgico pode ser compreendido como o documento principal para a concretizao dos objetivos e metas nas empresas, seja ela um conglomerado, seja uma pequena empresa. O que, na verdade, primordial para a viabilidade das empresas de pequeno porte. Segundo grande parte da doutrina, o processo de planejamento estratgico se constitui com base em alguns elementos. Seguindo as ideias de Idalberto Chiavenato e Aro Sapiro (2003), o planejamento estratgico se constitui:

1. Declarao de misso; 2. Viso de negcios; 3. Diagnstico estratgico externo; 4. Diagnstico estratgico interno; 5. Fatores-chave de sucesso; 6. Sistemas de planejamento estratgico; 7. Definio de objetivos.

DAVID, TU PREFERES ESTAS ETAPAS OU AQUELAS QUE ESTO NO PROJETO?? Parei aqui, mas s pra conceituar e contextualizar cada etapa e a seguir a metodologia... V mais alguma coisa pra colocar no 1 captulo?? Ainda colocarei notas de rodap para explicar alguns pontos com mais profundidade, pergunta pra professora se isto vlido...

METODOLOGIAS

S-ar putea să vă placă și