Sunteți pe pagina 1din 4

Comportamento Humano no Trabalho O comportamento humano complexo e multidimensional.

. Apesar dos avanos das cincias do comportamento, ainda persistem aspectos intrigantes e inexplicveis que desafiam a compreenso do cientista e do leigo. O comportamento resulta da inter-relao de variais internas e externas: Variveis Internas: Competncia, Energia e Ideologia. Competncia: compreende aspectos individuais adquiridos, conhecimento, capacidades, experincia e maturidade. Energia: A energia biopsquica manifesta-se no nvel de intensidade e na extenso temporal de atividade fsica e mental, nas emoes e sentimentos, nas caractersticas de temperamento e humor. Ideologia: Abrangem um conjunto de idias e princpios hierarquizados, como lastro em valores sociais, polticos, religiosos e filosficos.

Comportamento, desempenho e posicionamento resultam da interao desses trs subsistemas entre si e com os sistemas externos. O comportamento a designao genrica da conduta do individuo. O desempenho o comportamento qualificado que atende a certas especificaes de uma atividade correspondente ao papel social. O posicionamento concerne mais viso e as atitudes gerais da pessoa em relao s questes valorativas de interpretao e julgamento tico, moral, ideolgico. Recompensas e punies exercem grandes influencia em nossos comportamentos.

A Importncia da Percepo Humana.

Percepo um processo pelo o qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo sua volta, ou seja, no cotidiano, os indivduos formam percepes das demais pessoas e das situaes. Recebem dados de vrias fontes e, ao sintetizar e reordenar tais dados encontra uma forma de construir informaes. Para entender o processo psicolgico preciso considerar trs elementos bsicos: O percebedor: a parte que est olhando e tentando compreender. O percebido: a parte que est sendo olhada ou que se procura compreender. A situao: o conjunto das foras sociais e no-sociais no qual se d o ato de percepo.

Para melhor compreendermos o mundo ao nosso redor, devemos admitir que: A percepo no uma funo simples. O exerccio da percepo ajuda a desenvolv-la. O padres de referencia do percebedor afetam a observao do percebido. Fatores que influem no processo perceptivo: Seletividade Perceptiva: Os rgos sensoriais das pessoas so simultaneamente atingidos por uma variedade de estmulos, mas elas s percebem um subconjunto desses estmulos. Essa seleo da estimulao sensorial denomina-se seletividade perceptiva. Experincia previa e conseqente disposio para responder: Experincias passadas facilitam ou dificultam a percepo de estmulos j conhecidos. Essa caracterstica do processo perceptivo utilizada, por exemplo, na propaganda, que busca influenciar as pessoas. Condicionamento: As conseqncias do condicionamento no processo perceptivo se evidenciam nos costumeiros problemas de comunicao entre pessoas de culturas diferentes ou mesmo de ambiente educacionais diversos. Raramente um fato percebido da mesma maneira por duas ou mais pessoas, em virtude de condicionamentos anteriores. Fatores situacionais: Certos estados especficos do percebedor , como fome, sede, pobreza, depresso ou cansao, podem influir na percepo do estimulo sensorial. Percepo da pessoa: Fazendo julgamento sobre os outros. Nossas percepes sobre as pessoas so diferentes daquelas que temos dos objetos inanimados como mesas, maquinas ou edifcios, porque fazemos inferncias sobre o comportamento das pessoas, o que no fazemos com os objetos. Percepo Seletiva: As pessoas interpretam seletivamente o que vem, com base em seus prprios interesses, experincias passadas e atitudes. Efeito Halo: Construo de uma impresso geral sobre uma pessoa com base em uma nica caracterstica. O efeito de halo ocorre com freqncia quando os alunos avaliam seus professores. Efeito Contraste: A avaliao da caracterstica de uma pessoa afetada pela comparao com outras pessoas encontradas recentemente, que tem essas mesmas caractersticas avaliadas como melhores ou piores. Projeo: mais fcil julgar os outros se assumirmos que eles so parecidos conosco. Por exemplo, se quer desafios no trabalho, voc assume que os outros tambm querem o mesmo. Estereotipagem ou Generalizao: Julgamento de uma pessoa com base na percepo sobre o grupo do qual ele faz parte, tambm chamada de generalizao.

Psicanlise: As emoes nas organizaes: Em muitas situaes de trabalho, so os afetos, tais como o medo, o desejo, a agressividade, a expectativa, ter tantos outros, que determina o comportamento da pessoa. Tais reaes, independentemente de sua origem podem expressar por meio de desinteresse pelo trabalho, insatisfao ou baixa produtividade. Nveis de vida Mental Nvel consciente: o nvel em que a pessoa tem acesso as informaes, referese aos acontecimentos que esto se processando e que a pessoa toma conhecimento de imediato. Nvel Subconsciente ou pr-consciente: o nvel em que as informaes so de fatos que j aconteceram no passado, mas que so de fcil acesso, pois so trazidas conscincia por meio da memria. Nvel Inconsciente: o nvel da vida mental extremamente profundo, pois nele se encontra o inconsciente. Refere-se aos desejos, frustraes da infncia, que por alguma razo foram reprimidas. Elementos da personalidade

ID: Parte biolgica, hereditria, impulsiva, irracional e animal que existe no ser humano. No possui censura moral procura satisfazer os seus desejos. Ego: a razo, elemento que busca equilibrar o ID e o Superego. Deve ser o gerente da personalidade. Superego: Fora social adquirida, que compe as idias morais, religiosas, regras de conduta e valores que o individuo assimila, em relao ao grupo que esta inserido. Mecanismos de Ajustamento / Defesa

O Ego busca amenizar o conflito do ID e Superego por vias naturais, usando a razo. Porem muitas vezes necessita de artifcios para equilibr-los. Esses artifcios so chamados de mecanismos de defesa. Atos Falhos: So trocas de nome, palavras, datas etc. Podem indicar situao mal resolvida no inconsciente. Lapsos: So esquecimentos. Nem todos os esquecimentos so lapsos. Lapsos so esquecimentos involuntrios. Sonhos: Durante o processo do sono ocorrem os sonhos. o momento que o inconsciente se reorganiza, liberando muitos produtos que esto sobre seu controle. Racionalizao: a utilizao de justificativas, desculpas socialmente aceitveis que a pessoa d aos outros, principalmente a si prpria para comportamentos que foram motivados pelo ID. Projeo: quando a pessoa atribui outra um desejo seu como se fosse a outra pessoa que estivesse desejando.

Reao de Converso: Muitas vezes os confrontos do ID e Superego podem se manifestar em sintomas fsicos. Na reao de converso a pessoa pode apresentar vrios sintomas, mas doena no existe fisicamente. Doenas Psicossomticas: Neste caso a pessoa tem sintoma e doena, Ao fazer um exame pessoa est com gastrite, porem a causa da doena esta nas emoes mal administradas. Deslocamento: a satisfao modificada dos impulsos e desejos. Por exemplo, aps uma discusso, quando a pessoa sai, d um murro na mesa. Behaviorismo Significa Comportamento.

Behaviorismo visa analisar o comportamento , tendo como base a influencia de estmulos vindo do meio externo. Condicionamento Operante: o condicionamento baseado nas conseqncias dadas aps a emisso de um comportamento que o levar a se repetir ou no. Esse comportamento chamado de operante, pois uma pessoa opera uma transformao no ambiente e o ambiente opera a transformao na pessoa. Reforo: Refere-se a qualquer estimulo vindo do ambiente externo que aumenta a probabilidade de um comportamento continuar u se repetir. Reforo Positivo: qualquer estimulo percebido como agradvel, aplicado para emisso de um comportamento continuar acontecendo. Reforo Negativo: a retirada de um estimulo indesejvel com a finalidade de aumentar a repetio de um comportamento desejvel.Exemplo, no trabalhar aos sbados se a produo aumentar, passar parte do trabalho a outro departamento. Extino: Refere-se retirada dos estmulos que estejam controlando o comportamento. Ao retir-los, o objetivo eliminar o comportamento que est sendo praticado. Punio: a aplicao de estmulos indesejveis, com o objetivo de eliminar um comportamento inadequado. Exemplo, Multas e demisses.

S-ar putea să vă placă și