Sunteți pe pagina 1din 3

Democracia Palavra originada do grego, a qual significado se aproxima de poder do povo.

Este regime de governo, baseado em que as decises polticas so tomadas pelo povo. H dois tipo de democracia: a indireta e a direta. Democracia Direta: o povo atravs de plesbicito, pode decidir diretamente sobre assuntos polticos ou administrativos de sua cidade, estado ou pas. No existem intermedirios (deputados, senadores, vereadores). Democracia Indireta: povo toma decises atravs do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decises em novo daqueles que os elegeram.

O direito de voto garantido sem discriminao de raa, grupo tnico, classe ou sexo. No entanto, o direito de voto ainda no universal. restrito a pessoas que atingem uma certa idade, normalmente 18 (embora em alguns lugares possa ser 16como no Brasilou 21). Pases que vivem neste regime: Brasil, Argentina, EUA, Canad, entre outros.

Pases em destaque so designados "democracias eleitorais" pela pesquisa de 2010 Freedom in the World, da Freedom House.

Autocracia Tambm originada do grego aristocracia significa governo por si prprio. Semelhante ao absolutismo, uma forma de governo na qual um nico homem detm o poder supremo, o qual detm controle absoluto em todos os nveis de governo, sem o consentimento dos governados. Stalin e Hitler sa exemplos de autocratas. A diferena principal entre democracia e autocracia conciste no fato de que no regime autocrtico o poder est concentrado em uma personalidade ou um pequeno grupo da populao, e no h possibilidade de escolha por parte da populao. Autocracia divide-se em trs ramificaes:

Totalitarismo: constante recurso ao terror, pretende controlar totalmente os indivduos e a sociedade, impondo uma viso de mundo preestabelecida. Autoritarismo: mantem estrito controle sobre o governo, mas no pretende controlar totalmente a sociedade. No faz uso to constante de terrorismo e brutalidade. Autocracias Liberais: so conduzidas por indivduos do sexo masculino, educados ou proprietrios de bens.

Alemanha durante a segunda Guerra Mundial, sob o comando de Hitler, e Rssia durante a Revoluo Russa, sob o comando de Stalin, seguiam este regime.

Aristocracia Originada do grego, aristocracia significa poder dos melhores. Aristocracia , na sua concepo original, uma forma de governo em que o poder exercido por um pequeno grupo de pessoas privilegiadas, que so consideradas as mais bem qualificadas para faz-lo. O termo ganhou novas conotaes e passou a identificar tambm o conjunto das mais altas classes sociais que monopolizam o poder, geralmente por herana, ou as elites religiosas, cientficas e artsticas, entre outras. O conceito de aristocracia foi desenvolvido pelos filsofos gregos Plato e Aristteles para defender a ideia de que apenas os melhores cidados, aqueles que fossem superiores moral e intelectualmente, governassem, sob o compromisso de melhor atender aos interesses de toda a populao. A aristocracia nasceu como uma forma de governo que se opunha tirania, oligarquia e, tambm, democracia, no entanto, como a avaliao de quem so os "melhores" subjetiva, a aristocracia acabou se confundindo com a oligarquia. Assim, a casta brmane na ndia, os patrcios na Roma antiga e os nobres na Europa durante a Idade Mdia so alguns dos exemplos de aristocracias que se formaram e se mantiveram hereditariamente no poder.Um exemplo nos dias de hoje a Inglaterra

Monarquia Monarquia, poder de um, uma forma de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo at a morte ou a abdicao, sendo normalmente um regime hereditrio. Sendo monarca o chefe de Estado (normalmente reis ou rainhas) e pode tambm muitas vezes ser o chefe do governo. O ofcio real, sobretudo o de reger e coordenar a administrao da nao, visando o bem

comum em harmonia social. Muitas vezes, comumente hoje em dia, a Monarquia Constitucional. Apesar da Chefia do Estado hereditria ser a caracterstica mais comum das monarquias, existem na histria inumeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Imprio RomanoGermnico, a Repblica das Duas Naes(repblica aristocrtica, precursor da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados rabes Unidos, Kuwait, Malsia, Suazilndia, no sendo consideradas repblicas. Das quarenta e quatro monarquias existentes no mundo atualmente, vinte so reinos da Commonwealth e dezasseis destes reconhecem Isabel II do Reino Unido como sua chefe de Estado, tendo as restantes quatro, monarcas prprios; trinta e trs so monarquias subnacionais. A maioria so monarquias constitucionais, existindo actualmente apenas, e oficialmente, cinco monarquias absolutas no mundo (Arbia Saudita, Brunei, Om, Suazilndia, Vaticano), ainda que o Qatar, sendo oficialmente uma monarquia constitucional, possua propriedades de absoluta.

S-ar putea să vă placă și