Sunteți pe pagina 1din 3

Salrios: saiba quanto ganha o profissional de tecnologia

So Paulo Pesquisa da consultoria Manager mostra cargos e salrios mais valorizados no mercado brasileiro de tecnologia. Veja os dados.

Quanto ganha o profissional do mercado de tecnologia da informao? De acordo com pesquisa da Manager, empresa de assessoria de recursos humanos, a diferena entre o menor salrio mdio e o maior de quatro vezes. Essa a diferena entre o desenvolvedor de sistemas, que tem salrio mdio de 3,5 mil reais, e o gerente snior de tecnologia, cuja mdia salarial de 14,7 mil reais, de acordo com pesquisa realizada pela Manager, em abril de 2006, com 22 empresas. Os salrios de um gerente snior podem chegar casa dos 18 mil reais mensais, informa Luiz Aguiar, gerente de remunerao da Manager. Para o cargo de analista de segurana, essa variao comea em 3.432 reais e chega a 4.974 reais. Aguiar aposta que essa seja uma das reas que mais crescer nos prximos anos. As causas apontadas por ele so a proliferao de usurios da internet, a crescente quantidade de mensagens eletrnicas enviadas e os vrus cada vez mais potentes. Veja a tabela abaixo, que considera os salrios de pessoas jurdicas.

Todos os valores registrados no rastreamento comprovam reajuste anual dos salrios sempre maior ao do crescimento da inflao no ano passado pelo IPCA (ndice de Preo ao Consumidor Amplo), do IBGE, que foi de 5,69%. Na lista de outras funes de destaque da rea tem-se o programador, com salrio indo de 3.748 reais a 4.395 reais, o analista de sistemas, com remunerao entre 3.947 reais e 6.766 reais, e o administrador de banco de dados (DBA), que recebe de 4.179 reais a 4.370 reais. Com salrio inicial um pouco mais alto, esto o analista de suporte e o programador web. Enquanto o primeiro recebe algo entre 4.208 reais e 5.056 reais, o segundo fica entre 4.574 reais e 5.215 reais. O valor d um salto para o supervisor de operaes, que tem remunerao entre 7.328 reais e 9.690 reais. E no topo do ranking est o gerente snior ou diretor, que tm salrio variando de 12.686 reais a 18.324 reais. Gerncia mais valorizada nos pases ricos O valor praticado com os diretores pode parecer alto, mas em um ranking global produzido pela Mercer Human Resource Consulting, o Brasil no est entre os que melhor pagam o gerente de tecnologia. Revelada em agosto de 2005, a pesquisa da Mercer mostra o pas na 27 posio da lista dos que melhor remuneram seus gerentes de tecnologia, com mdia por ano de 43.100 dlares. A soma, que atualmente equivaleria a aproximadamente 95 mil reais, era bem mais relevante na poca, quando a moeda brasileira estava mais desvalorizada em relao ao dlar. Oito dos dez pases que melhor remuneram no mundo os gerentes de tecnologia so da Europa Ocidental. A Sua o pas que melhor paga, em mdia, 161.900 dlares por ano. A pesquisa da Mercer consultou 5.300 empresas em todo mundo, sendo 188 no Brasil.

Contratos flexveis e profissionais jovens Segundo Aguiar, o profissional de tecnologia valorizado e remunerado com base nos conhecimentos tcnicos que possui, no tipo de projeto a ser desenvolvido, no regime de contratao e na carga horria. Cobrado por metas que deve cumprir, ele no precisa dar tanta satisfao sobre o horrio de comear ou acabar o expediente. Tambm no difcil encontrar profissionais que atuam como pessoa jurdica, j que muitos servios so requeridos para projetos com durao limitada, sem necessidade de um contrato empregatcio. Alm da flexibilidade de horrio e contrato, este profissional em geral jovem, normalmente na faixa etria entre 20 e 30 anos, com idade mais avanada em postos de gerncia. O nmero de novas contrataes tambm aumento, segundo a Manager. O crescimento de 17,93% nas admisses no primeiro quadrimestre de 2006, em comparao com o mesmo perodo de 2005, explicado por Aguiar como conseqncia natural do avano tecnolgico global. As empresas precisam acompanhar a onda de inovao para no perderem mercado, por isso investem em novas tecnologias e contratam mais profissionais da rea.

S-ar putea să vă placă și