Sunteți pe pagina 1din 20

SEXUALIDADE E ESPIRITISMO

Alcione Moreno

Indice

Resumo Introduo Definies de Sexualidade Histrico de Sexualidade Histrico de Sexualidade Humana A Experincia Cultural no Ocidente Sexualidade Atual Delineando um Posicionamento Terico Resposta Sexual Humana Sexualidade nas Obras Espritas Sexualidade nas Obras Correlatas Concluso Referncias Bibliogrficas ndice dos Esquemas Esquema 1- Critrios da Sexualidade

2 3 4 5 5 6 9 12 13 15 15 18 19

10

SEXUALIDADE E ESPIRITISMO

Resumo
Aps a definio de sexualidade, enfocado seu aspecto histrico - cultural, as dificuldades ainda existentes, e como o Espiritismo poder auxiliar o ser humano a atuar a sexualidade de uma forma mais saudvel.

Resumen Despus de la definicin de sexualidad, su aspecto histrico - cultural se enfoca, su deturpaes, y como el Spiritism puede ayudar al ser humano para actuar la sexualidad de una manera ms saludable.

Summary After the sexuality definition, its historical - cultural aspect is focused, its deturpaes, and as the Spiritism it can aid the human being to act the sexuality in a healthier way.

Introduo
Devido a sexualidade ser envolta por grande quantidade de mitos e dificuldades no ser humano, gostaria de tentar mostrar atravs de um histrico e na nossa cultura como a funo sexual no ser humano foi deturpada, trazendo grandes alteraes comportamentais, psicolgicas, diminuindo e por vezes, ausentando o fluir de energias to saudveis atravs da sexualidade humana. Penso que quanto mais informaes pudermos obter mais claro ficar para enfrentarmos nossas dificuldades. O Espiritismo como doutrina libertadora que tem muito a contribuir, pois caminhando junto com as cincias como nos ensina Kardec, cada vez mais conheceremos o funcionamento da sexualidade humana, seu aspecto psicolgico e orgnico. Ao falarmos de sexualidade, no nos referimos simplesmente ao coito, como definiremos a seguir, mas da totalidade de expresso de nossos sentidos, em favor do fluir de nossa energia sexual. Usarei o termo energia sexual para toda energia depreendida de nosso ser, no s do corpo, como tambm do esprito, quando utilizada para a sexualidade. Desta forma entendemos sexualidade de forma abrangente, como tudo que trs prazer. Infelizmente durante toda a histria da civilizao judaco-crist, sexo a maioria das vezes, visto como sujo, impuro, pecaminoso, ligado s coisas inferiores, aos demnios, perverso da carne, etc. Em algumas obras espritas, no muda muito esta idia, com apoio ao celibato ( como aprimoramento do esprito) e relao sexual adequada apenas para a procriao. Kardec para mim O bom senso encarnado nos liberta desta teias, ensinando-nos que o esprito no tem sexo, e sexualidade faz parte da constituio orgnica. Foram muitos anos de represso sexual, e como espritos reencarnantes muito difcil e lenta a libertao de preconceitos. Ainda hoje temos formas muito diferentes de criao do menino e da menina; por exemplo homem no chora, mulher tem que casar virgem, s mulher usa cor de rosa no vesturio infantil etc. Muitos mitos ainda esto arraigados em nossa cultura, como a masturbao feminina e masculina, por exemplo, difcil as pessoas encararem como natural e conversar com os seus filhos com naturalidade. A dificuldade de ver e sentir o prprio corpo ( o qu gosto do meu corpo? O qu no gosto?) e tentar partir destes dados, trabalhar em si mesmo, modificando , evoluindo nossos sentidos, crescendo. A partir do conhece-te a ti mesmo, nos conhecer e conhecer o prximo, partilhar com ele este conhecimento. Minha pretenso enfocar aspectos informativos da resposta sexual humana, mostrar que o Espiritismo, auxilia-nos a quebrar nossas barreiras, e iniciar uma reflexo ntima sobre nossas prprias dificuldades, nossos medos, inseguranas, preconceitos para poder nos conhecer. E como nos diz Reich Amor, trabalho e sabedoria so as fontes da nossa vida. Deviam tambm govern-la, convido a todos a caminhar comigo neste texto para que juntos troquemos idias, fixamos conceitos e crescemos.

Definies de Sexualidade
1. O conjunto dos fenmenos da vida sexual. (10) 2. Manifestaes da identidade sexual. como o indivduo se comporta e se v. Os gestos, comportamentos; maneira de sentar, falar, andar, so tambm manifestaes da identidade sexual. (23) 3. o termo que se refere ao conjunto de fenmenos da vida sexual. Ela o aspecto central de nossa personalidade, por meio da qual nos relacionamos com os outros, conseguimos amar, ter prazer, e procriar. (5) Sexualidade deve ser diferenciada de: SEXO 1- Identidade masculino ou feminino. A primeira denominao que recebemos ao nascer, a que vem anotada na certido de nascimento.(23) 2- a caracterstica dos atributos envolvidos, em princpio, na reproduo. Existe o sexo cromossmico, que definido pelo tipo de cromossomos sexuais possudos; o sexo gondico, definido pelo tipo de gnada; o sexo legal, que aquele em que o indivduo registrado ao nascer; o sexo de criao, que diz respeito a como a famlia cria cada indivduo; o sexo social, que o apresentado sociedade. Dentro de cada sexo social, as preferncias sexuais das pessoas podem se dirigir a indivduo do sexo oposto (heterossexuais), do mesmo sexo (homossexuais), ou a ambos (bissexuais).(37) ATO SEXUAL Qualquer ato que envolva a sexualidade, tais como um afeto, carcia, olhar, variantes sexuais e at mesmo a penetrao.(23) COITO Penetrao propriamente dita, que muitos confundem como sexo, ou ato sexual nico. (23) Sexualidade Humana Deve ser entendida de forma abrangente, como todas as manifestaes de nossa identidade sexual, nossa forma de ter prazer, de amar e de procriar. Quando dois seres se afinizam, se desejam, fazem uso de toda sua sexualidade, sem receio do outro e de si mesmo, sem medo , tudo ao seu redor por momentos deixa de ter valor, e h uma entrega para o outro, uma entrega de amor, de energia de vibrao. Quando existe esta qumica, seja hormonal, vibracional, espiritual, neste momento de unio, duas pessoas tornam-se uma s, no s de corpos, mas em esprito, num sentido de transcendncia da alma. O desejo, a ternura, o amor a si e ao outro extrapola o corpo, e tange o esprito, diria at num momento sublime de humildade para consigo mesmo, com o seu prximo e para o Criador, num pice de xtase e de prazer.

Histrico da Sexualidade
Segundo os dados disponveis, a vida surgiu em nosso planeta h cerca de 4 bilhes de anos.(37) Durante os primeiros 3 bilhes de anos, no entanto, manteve-se em formas bastantes rudimentares, que se reproduziram por diviso simples, sem parceiros, onde h seres geneticamente iguais, chamada reproduo assexuada. Podemos deduzir ter tido ela relativo sucesso, pois a vida se manteve at que surgisse um mtodo mais eficiente, e a reproduo assexuada encontrada em organismos primitivos ainda hoje. Tinha essa modalidade a grande vantagem de demandar relativamente pouca energia, pois no havia necessidade de estruturas especializadas para a reproduo, nem mecanismos complexos de produo de gametas, busca de parceiros, etc. Ao lado deste fato porm, a uniformidade e a falta de variedade entre os indivduos eram notveis, o que certamente representou uma desvantagem sob o ponto de vista evolutivo.(37) H cerca de um bilho e meio de anos, no entanto, surgiu um mecanismo diferente, que denominamos de reproduo sexuada. Neste modelo existe uma diferenciao sexual acentuada, com a presena de gnadas (testculos e ovrios), que so rgos especializados na produo de gametas (espermatozides e vulos), que so clulas cujo encontro (fecundao), ir formar o novo indivduo.(37) A mistura do patrimnio genticos, tpica da forma sexuada de se reproduzir, provou sua superioridade evolutiva, sendo a encontrada nas plantas e animais mais complexos e adaptveis.(37)

Histrico da Sexualidade Humana


Quando os primitivos ancestrais da espcie humana andavam sobre dois ps, estavam alterando profundamente o sexo de seus descendentes. Uma das mudanas mais dramticas, o intercurso sexual frontal; os seres humanos so quase os nicos animais que utilizam regularmente o coito pela frente.(12) Neste momento pr-histrico, homem e mulher se confrontam-se, deu-se a grande virada da Histria, da mulher (literalmente) e da relao a dois. Homem e Mulher passaram a ter relao sexual face a face, reconhecendo-se. A nova posio frente a frente fez diminuir o desejo de ndegas opulentas e arredondadas e o homem comeou a valorizar o rosto e as mamas.(5) A postura ereta e a deambulao sobre dois em vez de quatro ps, foram ligados explicao de duas profundas mudanas na sexualidade humana: o desenvolvimento de ligaes sexuais a longo prazo em vez de promiscuidade geral, que tende a ser verdadeiro para os primatas, e o desenvolvimento da sexualidade o ano todo, ao invs do padro normal dos mamferos, que tem pocas para a procriao, ou cpula somente quando a fmea est no cio.(12) As relaes sexuais entre homens e mulheres comearam a humanizar-se, tornaram-se mais sensuais, mais carinhosas e mais procuradas entre os mesmos parceiros.(5) Nos primeiros tempos, a mulher era a grande matriarca, pois tinha o poder de fluir seu sangue, era a nica responsvel pela reproduo e capaz de ser identificada pelos filhos como a me (a palavra pai surgiu milhares de anos depois). No incio do Neoltico, atravs da observao de animais, o homem percebe que tambm tem importncia na procriao, recuperando sua auto estima, e descobrindo seu papel na reproduo, ele passa a se julgar superior Mulher e faz dela sua propriedade.(5) O sexo comeou como uma adaptao biolgica, mas em todas as culturas humanas tornouse um ponto focal para cdigos sociais e morais.
5

Entre os animais superiores o atrativo para a reproduo o prazer. Porm no possvel conviver s com as coisas prazerosas, apesar de todo ser humano s buscar o prazer, necessrio se faz algumas normas de conduta. Iniciamos a criar normas de conduta, que mais precisamente, compem hoje os padres sociais, morais e ticos, dentre outros. No desejo de criarmos normas de conduta para sobrevivermos frente aos perigos desta terra e desta vida, criamos talvez regras demais, que acabaram por aprisionar algumas das nossas formas da manifestaes amorosas.

A Experincia Cultural do Ocidente


Grande parte da populao ocidental produto da tradio sexualmente repressiva judacocristo, dificultando a percepo dos costumes sexuais de nossa cultura. A represso sexual pode ser considerada como um conjunto de interdies, permisses, normas, valores, regras estabelecidas histrica e culturalmente para controlar o exerccio da sexualidade, pois, como inmeras expresses sugerem, o sexo encarado por diferentes sociedades ( e particularmente pela nossa) como uma torrente impetuosa e cheia de perigos estar perdido de amor, cair de amores, ser fulminado pela paixo, beber o filtro do amor, receber as flechas do amor, morrer de amor. Quem consultar m dicionrio, notar que o substantivo represso referido ao verbo reprimir e que este possui seis sentidos principais: 1. Suster ou conter um movimento ou uma ao, reter, coibir, refrear, moderar; 2. No manifestar, dissimular, ocultar, disfarar 3. Violentar, oprimir, vexar, tiranizar 4. Impedir pela ameaa e pelo castigo, proibir 5. Castigar, punir 6. Conter-se, dominar-se, moderar-se, refrear-se. Na tradio judaco-crist a justificativa ltima para a relao sexual a procriao. O nico cenrio apropriado para o sexo o casamento, que considerado como divinamente sancionado. Mais especificamente, a noo fundamental da moralidade sexual crist que um homem deve ejacular somente dentro da vagina da esposa. Todas as outras formas de expresso sexual que levem um homem a ejacular so tabus.(12) A masturbao, por exemplo, ela no pode ir de encontro aos critrios de legitimidade dos atos sexuais, e assim, tanto um pecado mortal, como um ato no natural. Segue-se que todos os outros atos que se qualificam como equivalentes a masturbao, fellatio, coito anal, coito vaginal usando qualquer tipo de anticoncepo, so pecaminosos e antinaturais.(12) Na prtica contempornea judaco-crist ocidental, o casamento quase sempre monogmico. Virtualmente, todos os grupos permitem o divrcio (e novo casamento) por uma ou outra razo - quase sempre o adultrio da esposa. A Igreja Catlica Romana insiste na indissolubilidade do casamento mas permite novo casamento no caso de morte de um cnjuge.(12) No caso do casamento, o Cristianismo rompeu com seus antecedentes judaicos e, ao invs da poligamia, uma vez comum no judasmo, escolheu o sistema da monogamia, praticado pelas religies pags do mundo greco- romano.(12) Variaes nas regras sobre incesto entre o Cristianismo e Judasmo indicam as diferentes necessidades das duas culturas. Os judeus ortodoxos permitem o casamento entre tio e sobrinha, entre irmos e irms, primos, mas muitos destes casamentos so inteiramente proibidos pelos cristos. As leis judaicas, relativamente frouxas em relao ao incesto, refletem a estrutura de uma comunidade consolidada, enquanto o Cristianismo desenvolveu
6

leis que se opunham a laos nupciais entre parentes num momento em que procurava aumentar sua rea de afinidades.(12) Entre os Catlicos Romanos e Ortodoxos Ocidentais, a virgindade pr-nupcial altamente prezada e geralmente esperada das mulheres e desejvel para os homens, apesar de um padro duplo, permitindo experincias masculinas, geralmente tolerado e mesmo encorajado pela sociedade, se no pelas prprias religies. Virgindade por toda a vida defendida como uma possvel carreira sexual- e reconhecida como espiritualmente mais elevada do que a vida de casado.(12) Os primeiros pensadores cristos pregavam a abstinncia sexual em qualquer hiptese. Para S.Agostinho (354-430), bispo de Hipona e o mais notvel telogo da Igreja Primitiva, o intercurso sexual era Repulsivo, para Tertuliano era vergonhoso, para Jernimo outro apologista Cristo, era imundo.(5) So Paulo, o primeiro pensador cristo a relacionar sexo com espiritualidade, exaltava o celibato que se tornou smbolo da autoridade moral.(5) O Cristianismo faz a distino entre o amor profano ( amor carnal) e amor divino ( amor espiritual). A Igreja comea seu poderio e inicia as lutas pelo casamento.( ) So trs as inovaes: 1. Exigncia, vinda desde So Paulo, que o homem e mulher consintam no ato ( ponto fundamental para a interveno da Igreja que poderia impedir uma aliana entre famlias, se julgada inconveniente para os interesses eclesisticos, instruindo o noivo ou a noiva para o no consentimento). 2. Exigncia de que as npcias sejam pblica e no mais cerimnia privada oficiada pelo pai do noivo ( inicialmente, a cerimnia ser feita porta das igrejas e oficiada pelo pai e pelo padre, depois ser no interior da igreja e oficializada somente pelo padre, os pais sendo apenas testemunhas) 3. Exigncia de que o sexo seja honesto, isto , sem prazer e sem luxria. A Igreja coloca o casamento como remdio para o amor profano. A fase final, no sculo XIII, acrescenta como sendo indissolvel, para no ter divises de dotes. Santo Agostinho em seu livro Confisses, narra sua vida pecaminosa, at converso, graas a sua me, Monica, e coloca seu exame de conscincia como um problema do conhecimento e a luta contra o prazer, luta inevitvel porque escreve ele ningum deve se por seguro nesta vida, porque toda ela se chama tentao e o prazer companheiro perigoso. Ela coloca tambm a sacramentao com o controle das mulheres, j que elas so perdio do homem. Cabe a mulher servir ao homem. A Igreja influenciava de uma maneira incisiva, pois sexo era coisa do demnio, dos infernos, dos pervertidos, e atravs do medo imputado nas pessoas, estas reprimiam seus desejos, sua energia sexual, num tormento entre o que vem dentro de si (interior), com o que permitido pelos costumes da sociedade (exterior). Com o tempo permitiu a relao sexual no casamento, apenas para a concepo, e desde que o homem ficasse por cima. A Igreja considerava o homem na posio superior como a nica natural para o intercurso sexual. As outras posies eram consideradas antinaturais porque modelavam o homem ao animal, invertiam a natureza do homem, e podiam impedir a concepo. E se o intercurso sexual era sem fins procriativos um dos maiores pecados, a pena aumentava e podia chegar a 20 anos de priso se envolvesse intercurso anal ou oral.(5) A Histria deixa claro que a Igreja Primitiva foi implacvel com a sexualidade, Enquanto outras religies e sociedades condenavam em graus variveis o adultrio, o aborto, a
7

homossexualidade, a zoofilia, a masturbao, a Igreja prescreveu todos eles. Na Idade Mdia no mudou muito o modo de pensar na sexualidade humana, apareceram os cintos de castidade, e a inquisio queimando todos que no cumprissem as determinaes da Igreja. No Renascimento aparece a figura do cavalheiro num mundo absolutamente masculino, com grande culto esttica e as aparncias, vendo na genitalidade a maior forma de expresso da sexualidade. No princpio do sculo XVI o Catolicismo perdeu o monoplio da religio na Europa. A Reforma rompe com o conceito tradicional catlico do casamento como um mal necessrio. O casamento tornou-se to importante que no deveria sobreviver entre cnjuges mal casados. Tal mudana no casamento veio junto com as transformaes que se operavam na estrutura da famlia, antes uma instituio poltica em que as casa no possuam divises e as vidas eram partilhadas por seus numerosos membros. No sculo XVIII, a privatizao da famlia (acompanhando a privatizao da propriedade e da apropriao do produto do trabalho) prossegue. A famlia conjugal, a casa se reparte em cmodos definidos, separando os lugares comuns e os privativos, os dos donos e os dos servidores, os quartos dos pais e dos filhos, mas a separao definitiva s se completar como separao por idade e por sexo, no sculo XIX. Do ponto de vista feminino, esse novo tipo de relacionamento mais ntimo representou um avano para a mulher, mais adulta, mais consciente de sua individualidade.(5) O sculo XIX foi dominado por Vitria I, no Imprio Britnico. Foi um intenso perodo de represso sexual. Estava em moda a negao dos impulsos, sentimentos e foras sexuais, e no se falava em sexo entre pessoas bem educadas, uma aura de inviolvel repulsa rodeava o assunto. Homens e mulheres tratavam uns aos outros como se no possussem rgos sexuais.(26) Era a poca de ascenso da classe mdia, com cavaleiros cultivando uma afetada cortesia pelas mulheres que aspiravam se libertar das fainas domsticas para subirem na escala da distino social. Mulheres pobres a parte, transformadas em operrias pela Revoluo Industrial elas s pensavam em sobreviver recebendo menos da metade do salrio de um homem, pelas mesmas tarefas nas mesmas horas de trabalho. Nesta poca os mdicos condenavam o coito em excesso, e as relaes sexuais entre marido e mulher, era impensvel durante a gravidez ou o perodo menstrual, como prejudicial a sade, permitindo apenas o coito sem desperdcio de emoes. O resultado imediato foi um aumento na prostituio, das doenas venreas, e um aumento na taxa de natalidade.(5) Uma parte da Medicina Legal Sexologia Forense desenvolveu tcnicas mdico-policiais minuciosas para desvendar crimes ligados a sexualidade. O ncleo da sexologia forense a proteo da famlia: discute e resolve os impedimentos matrimoniais, o defloramento de virgens, a violncia contra as crianas, o estupro, os escndalos contra a famlia (homossexualismo, doenas venreas, excessos sexuais, adultrio, ilegitimidade de filhos etc. No sculo XX as teorias do Dr. Sigmund Freud(11) a respeito da importncia da sexualidade do uma nova diretriz ao pensamento humano. O sexo deixou de ser responsabilidade de moralistas e telogos, como ocorria no sculo passado, para tornar-se tema das reas clnicas e de sade.(5) A partir da psicanlise sobretudo (mas no somente a partir dela), considera-se a sociedade ocidental, de origem judaico-crist, como uma sociedade falocrata (phalo=pnis;Kraths=poder) e patriarcal(sob o poder do Pai). O falo representado consciente
8

e inconscientemente como origem de todas as coisas ( poder criador) como autoridade (a Lei como lei do Pai) e sabedoria; aquilo que a mulher no possui e deseja, a inveja do pnis, enquanto o homem seria marcado sexualmente pelo medo da perda medo da castrao. Em nossa sociedade, portanto, a represso sexual operaria a partir daquela inveja e daquele medo. Outros ramos da psicanlise ( ) revelaram que a inveja se houver dos homens em relao as mulheres, invejariam o tero, a capacidade geradora das mulheres. Percebe-se, pois, que tanto a inveja do pnis, nas mulheres, quanto a inveja do tero, nos homens, no dependem diretamente da anatomia, mas do processo de simbolizao da diferena sexual no interior de uma cultura determinada. nesse processo que melhor se oculta e melhor se revela a represso sexual. Alm disso, nessa simbolizao que melhor transparece a sexualidade como desejo, carncia, plenitude e criao. Vida e Morte. Discpula de Freud, Melanie Klain demonstra a sexualidade na infncia, iniciando uma preocupao de estudar e aprender a ver na criana formao e o desenvolvimento da sexualidade. Em 1930, na conferncia de Lambeth da comunho anglicana, a condenao prvia do controle de natalidade foi modificada. A conferncia de 1958 proclamou a obrigao crist de limitar os nascimentos e sancionou o uso de anticoncepo artificial. Esta regra aplicou-se apenas igreja da Inglaterra e dos Estados Unidos.(12) At recentemente, quase todos os grupos dentro da tradio tm considerado a contracepo equivalente a assassinato. Em 1942 Wilhem Reich(33,34) aps doze anos de pesquisa biofsica e fsica, rompe com a escola psicanalista freudiana clssica, e demonstra a importncia do corpo influenciando a mente e vice versa. Reich(35, 36) questiona as presses sociais influenciando nas represses individuais. Ele diz: Ser necessrio, sem dvida, o trabalho de muitas geraes antes que a sexualidade seja levada a srio pela cincia oficial e pelos leigos; no o ser provavelmente antes que as questes sociais de vida e de morte atirem sobre ns a absoluta necessidade de compreender e de dominar o processo sexual, livre de represses sociais. Alega que as enfermidades psquicas so o resultado de uma perturbao natural de amar, e a condio essencial para curar perturbaes psquicas o restabelecimento desta capacidade natural de amar. O histrico da sexualidade humana nos mostra que por muito sculos houve uma profunda represso, no era possvel expressar nossos sentimentos, nossos desejos, nosso prazer e demorar muitas encarnaes para podermos estar totalmente libertos destes exageros, porm acredito que quanto mais conhecermos, mas responsabilidade adquirimos e mais libertos nos tornamos.

SEXUALIDADE ATUAL
necessrio fixar bem que a sexualidade, como tudo que humano, deve ser encarada sob quatro aspectos ou critrios fundamentais: biolgico sociocultural psicolgico espiritual Quando tentamos definir o que sexo normal ou anormal temos de faz-lo luz destes critrios. Ver-se- ento que nas cincias do homem, o conceito de normalidade varia de acordo com o ngulo do qual um fato considerado. Pode-se dizer, portanto, que h uma
9

norma social, uma norma funcional ou biolgica e uma norma pessoal ou psicolgica. Esquema 1(4).

Do ponto de vista sociolgico, sexo normal aquele praticado pela maioria dos indivduos que compe um grupo social. H padres culturais que definem a normalidade sociolgica que, neste caso, coincide, estatisticamente, com o valor modal. Tudo o que foge a regra sociocultural considerado desvio. J se v que, uma mesma conduta, pode ser considerada como desviada em uma determinada cultura e normal em outra. Tambm, como as sociedades so entidades dinmicas, o que normal hoje, pode ser anormal amanh e vice-versa. Isto porque os padres culturais mudam com o tempo. O conceito de desvio, portanto, alm de ser circunscrito a um determinado grupo cultural, reflete o pensamento prevalente, neste grupo, em um dado momento de sua existncia. Do ponto de vista biolgico, sexo normal aquele que se manifesta sob a forma de resposta fisiolgica hgida. Sabemos que toda pessoa nasce com capacidade de reagir a um estmulo ertico emitindo comportamento encobertos e manifestos. Quando esta capacidade responsiva est ntegra, dizemos que o indivduo biolgicamente normal ou funcional.(4) Quando, de alguma forma, esta cadeia de reaes fisiolgicas est bloqueada em qualquer um dos seus elos, dizemos que o indivduo disfuncional. Desvio um conceito sociolgico; disfuno um conceito biolgico. O zooflico (indivduos que tem prazer ertico em prticas sexuais com animais), por exemplo, considerado, em nossa cultura, como sendo um desvio. O indivduo que o pratica , portanto, anormal ou desviado sexual. Mas, se ele reage com apetncia, excitao e orgasmo, diante de um objeto ertico, que no considerado como estmulo sexual para a maioria das pessoas de seu grupo, ele perfeitamente normal do ponto de vista fisiolgico. Observem que o mesmo indivduo anormal sob um ngulo e normal sob outro. Do ponto de vista psicolgico, sexo normal aquele que assim considerado, dentro da viso particular de cada um. Aqui o que importa a satisfao pessoal ou adequao sexual de cada indivduo. Torna-se desde logo imperioso dizer que adequao pressupe um estado de satisfao intra e interpessoal. Se o indivduo est satisfeito com seu comportamento sexual e com o comportamento sexual de seu parceiro, ele uma pessoa sexualmente normal ou adequada, do ponto de vista psicolgico. Mas, se ele no estiver satisfeito com sua sexualidade e/ou com o desempenho sexual de seu parceiro ele est inadequado ou anormal
10

sexualmente, de acordo com seu prprio padro normativo. Adequao e inadequao dizem respeito aos aspectos psicolgicos da sexualidade. Tambm aqui no existe um paralelismo entre o que inadequado, o que disfuncional e o que desviado. O indivduo pode se sentir perfeitamente adequado embora no esteja dentro da norma funcional ou da norma sociolgica. Por exemplo, ele pode reagir com um certo grau de apetncia, ter excitao e alcanar o orgasmo, mas no estar satisfeito com o desempenho da parceira ou dele prprio. A satisfao vai depender dos padres de expectativas intra e interpessoal, que ele considera como sendo desejveis ou normais.(4) Por outro lado, ele pode se julgar perfeitamente adequado, embora seja portador de um desvio. Tomemos como exemplo um casal sadomasoquista. O sadomasoquista um desvio, mas, se o par considera o desempenho sexual como gratificante, e cada um dos parceiros se sente satisfeito e feliz, este um casal adequado. Quando este ser humano apresenta-se adequado psicologicamente, funcional biolgicamente, e sem desvio socioculturalmente, acreditamos que ele respeita o/a companheiro(a), amando, e desta forma ele est equilibrado espiritualmente, para exercer a sua sexualidade, de uma forma saudvel para o casal, prazerosa, numa troca de energia e vibrao que faz transcender a alma. O indivduo que est adequado psicolgicamente, com seu corpo em funcionamento normal, inserido no contexto scio-cultural e equilibrado espiritualmente, este indivduo normal. Um indivduo sexualmente funcional responde a um estmulo ertico efetivo. Parece ser importante se esclarecer o que se pode considerar como efetivo. A caracterstica da efetividade pode ser potencial ou adquirida. Alguns eventos so filogeneticamente eliciadores de respostas sexuais. Isto significa que eles so considerados como sendo sexualmente efetivos para todos os indivduos de uma mesma espcie. Deste tipo parece ser a manipulao genital. A maioria, porm, dos estmulos sexuais aprendida no meio em que se vive. Algumas situaes s so consideradas eliciadoras da resposta sexual para indivduos de uma certa cultura, podendo no ter conotao, em pessoas de grupos culturais diferentes. Na verdade, o ser humano, desde o nascimento, est submetido a uma aprendizagem social intensa, de modo que seus comportamentos vo sendo moldados dentro dos padres culturais do grupo em que vive. Cada cultura considera certas condutas como desejveis e outras como indesejveis. Quando uma pessoa emite um comportamento indesejvel punida pela sociedade, sendo orientada no sentido de que se comporte como o grupo deseja. Logo que ela assim procede, a sociedade a refora com recompensas. Assim que, atravs de um mecanismo que envolve um duplo jogo de punies e recompensas, o grupo social vai moldando as pessoas dentro de seus padres culturais. Na verdade, todo o comportamento ao ser emitido gera no ambiente um conseqncia que pode ser positiva ou negativa. As conseqncias positivas ou recompensas fortalecem o comportamento que lhes deu origem, enquanto as negativas ou punies enfraquecem a emisso do comportamento original. Em cada indivduo especfico, dentro de um mesmo grupo, h eventos que podem ter um significado sexual efetivo, mas no ter este mesmo valor para outros indivduos do mesmo grupo. O homem ao mesmo tempo, plural e singular. Plural na medida em que ele semelhante a todos os indivduos da espcie; tambm plural na medida em que semelhante aos indivduos de uma mesma cultura. Mas o homem ao mesmo tempo singular. As preferncias, as idiossincrasias, bem como os distrbios sexuais so aprendidos s custas das vivncias particulares de cada um. So frutos da ao conjunta da herana e da aprendizagem. No sem razo que se afirmou que herdamos um sexo mas a sociedade e a cultura diro o que fazer com ele. E ao agir como ensina o grupo sociocultural, as vivncias sexuais de cada indivduo, deixaro a marca definitiva de sua presena.
11

Herana biolgica e cultural, experincias de vida, aprendizagem, outras encarnaes, dizem o que somos, como somos e porque agimos sexualmente de uma certa forma e no de outra.

Delineando um posicionamento terico


Todo indivduo fruto de um gentipo (potencial herdado geneticamente) submetido aos estmulos do meio ambiente. Todo ser humano nasce dono de uma base orgnica necessria para desenvolver-se em socius ou pessoa. A pessoa pressupe a existncia do indivduo interagindo com o meio sociocultural. O conceito de indivduo biolgico; o de pessoa, sociolgico. O comportamento do ser humano resulta da interao de potencialidades biolgicas transmitidas pela herana e modificadas pela ao contnua do meio fsico e do ambiente sociocultural. O sexo uma funo biolgica, uma necessidade primria, mas a adaptao desta necessidade ao contexto sociocultural do qual a pessoa faz parte muitas vezes exige que ela seja inibida, sublimada ou distorcida. Portanto, todas as pessoas nascem com capacidade sexual reativa. A sociedade e a cultura diro como esta capacidade deve ser exteriorizada. Da mesma forma que impossvel pensar em comportamento social sem de imediato associ-lo s influncias culturais e s vivncias passadas, tambm impossvel minimizar a participao biolgica. Todo comportamento pressupe um substrato orgnico submetido a uma srie de estmulos fsicos, metablicos e endcrinos. O homem pensa com seu crebro; este no pensa s, mas para que o homem pense, imprescindvel existir crebro.(4) No comportamento em geral, o repertrio de respostas resulta em parte da reao entre potencial herdado e estmulos ambientais (comportamento reflexo ou respondente), e em parte, das conseqncias do comportamento emitido (comportamento operante). Esta classificao dos comportamentos em respondentes e operantes vlida sobretudo, na medida em que deixa claro o carter cronolgico do aparecimento das respostas. Os comportamentos respondentes so cronologicamente mais antigos. Quando o indivduo nasce ele tem apenas a capacidade de eliciar comportamentos reflexos ou respondentes. Estas respostas simples e automticas a estmulos especficos esto, por assim dizer, filogeneticamente impressas em nossos gens. So ddivas da espcie. Elas envolvem o sistema nervoso autnomo, a musculatura lisa e as glndulas. So portanto, reaes autonmicas que, por definio, independem de nossa vontade (reflexos patelar, pupilar, etc,). Em sexologia, as respostas orgnicas aos estmulos erticos (lubrificao vaginal, orgasmo, etc.) so atos respondentes ou reflexos. Isto significa que todo indivduo nasce com um potencial biolgico para reagir aos estmulos sexuais, independente de qualquer aprendizagem anterior. medida, porm, que o indivduo vai se inter-relacionando com o meio ambiente, gradualmente ele vai aprendendo novas formas de respostas. Na verdade, quando um indivduo submetido s estimulaes ambientais, ele emite respostas que geram conseqncias positivas ou negativas. A conseqncia positiva vai fortalecer o comportamento que lhe deu origem; a conseqncia negativa vai enfraquecer o comportamento que o originou. O comportamento reflexo controlado pelo estmulo que o determina, enquanto no operante a tnica est na conseqncia que sucede e refora, de modo positivo ou negativo, o comportamento emitido.(3) O comportamento humano constitudo de atos respondentes e operantes, e muito importante os processos de aprendizagem na aquisio de novas condutas ou na modificao
12

de condutas pr-existentes. O homem um organismo completo, que reage como um todo, cuja resposta tanto depende do seu estado fisiolgico, quanto de sua histria de experincias, das condies contingenciais do ambiente, de uma variedade enorme de processos cognitivos, e de sua condio vibratria em relao a si prprio, como tambm em relao ao seu parceiro. Os espritas associam a toda esta bagagem biolgica, psicosociocultural, o conhecimento de outras reencarnaes, e que junto de desenvolvimento intelectual haja tambm o desenvolvimento moral do ser humano, no com barreiras e cdigos estanques mas no desenvolvimento pleno do amor. Amor, este sentimento to sublime e to difcil de ser vivenciado. Segundo Rollo May, Existem quatro espcies de amor, segundo a tradio ocidental. Uma sexual, ou o que chamamos sensualidade, libido. A segunda eros, o impulso de amar para procriar ou criar - o mpeto, segundo os gregos, em direo a formas mais elevadas de ser e relacionar-se. A terceira philia, ou amizade, o amor fraterno. A quarta agap, ou caritas, como a chamavam os latinos, o amor dedicado ao bem do prximo, do qual o prottipo o amor de Deus pelo homem. Toda experincia humana de amor autntico uma mistura, em propores variveis, das quatro espcies de amor. necessrio que o indivduo como um todo aprenda a se dar e a receber por inteiro, no que ele tenha de melhor, para que a sexualidade fruto de toda esta associao bio, psico, sociocultural e espiritual atinja sua plenitude.

Resposta Sexual Humana


Aps vrios estudos sobre as fases biolgicas da resposta sexual humana, evoluindo a dividi-lo por fases, atualmente sobraram dois modelos, que so mais utilizados mundialmente: o modelo de Master e Johnson (1966) e de Helen Kaplan (1974), que sero apresentados a seguir: Modelo de Masters e Johnson William Masters e Vrginia Johnson(24,25) lanaram seu modelo em seu livro Human Sexual Response em 1966, dividindo a resposta sexual em 4 fases: excitao, plat, orgasmo e resoluo. 1 fase: Excitao ou Excitamento Surge aps estmulo e depende da qualidade do mesmo. Caracteriza-se fisicamente por vasocongesto e miotonia. 2 fase: Plat Caso continue o estmulo, as tenses sexuais so intensificadas. Caso o estmulo seja inadequado, ou mesmo cesse, ou haja conduo inadequada, o indivduo no atinge o orgasmo, passando diretamente para a fase de resoluo; porm vagarosamente at atingir a fase basal. 3 fase: Orgasmo A fase orgsmica dura poucos segundos, ocorrendo 3 a 12 contraes de 0,8 segundos cada, logo pode durar 2,4 a 9,6 segundos. Fisiolgicamente se concentra na pelve. Na mulher: musculatura plvica, clitris, vagina e tero; enquanto no homem h concentrao no pnis, prstata e vescula seminal.

13

4 fase: Resoluo Traz o indivduo de volta para o estado basal, ou no estimulado. No homem, juntamente com a fase de resoluo, inicia-se um perodo denominado de perodo refratrio durante o qual, por mais intenso que sejam os estmulos, no so eles suficientes para desencadearem novamente os fenmenos da fase de excitao, recomeando o ciclo de resposta. Esse perodo refratrio tem durao varivel (longo ou curto), na decorrncia de uma srie de fatores, tais como idade, freqncia de relaes, interesse pela parceira, situao de amor, etc. Entre mulheres esse perodo refratrio no existe, ou muito pouco marcante, sendo elas capazes de, quase instantaneamente aps um orgasmo, apresentarem novamente excitao, podendo ocorrer orgasmo mltiplos. As mulheres tm capacidade responsiva de seguir a novas experincias orgsmica, desde que o estmulo seja efetivo, em qualquer fase da resoluo. (24) Modelo de Kaplan Helen Singer Kaplan (13,14) publicou em 1979 seu livro Disorders of Sexual Desease, uma nova formulao fsica da resposta sexual, tornando-a trifsica, com o aparecimento da fase de desejo e suprimento das fases de plat e resoluo. -A resposta sexual ficou assim dividida: Desejo, excitao e orgasmo. Esta diferena de modelos devido ao fato de Masters e Johnson serem eminentemente pesquisadores e Kaplan clnica. Variantes Individuais Quanto intensidade ou freqncia do desejo sexual, existe dentro da sexualidade, uma grande faixa de variveis individuais. O desejo sexual, mesmo encarado como funo primria, comportamento respondente, como a fome e a sede, sem interferncias intrapsquicas, ou como comportamento operante, manifestado a partir das vivncias individuais, apresenta variantes pessoais considerveis. Servem como exemplos a fome e a sede. Usados para sociedade e sobrevivncia, h variantes individuais normais, como indivduos que comem ou bebem a mais, por hbito ou valorizao do prazer. Conforme curva abaixo (de Gauss) temos conhecimentos dessas variantes.(23) Entre os pontos B e C estaria a maioria da populao, ou seja, desejo sexual moderado, exemplificando como casais que sexualmente se relacionam sexualmente 1 a 4 vezes por semana, levando-se em considerao habituao, oportunidade, etc. Nos pontos A e D estariam os extremos: no ponto A os indivduos que se comportam com baixa sexualidade, como fator constitucional. Sua necessidade sexual no fator to importante, mas existe e respondente. No ponto D estaria o outro extremo, o indivduo que tem a atividade sexual mais habitualizada. O convvio de um casal, ambos no ponto A, a atividade sexual no to valorizada. Podem viver adequadamente juntos. Ao invs da prtica sexual, optam por passeios, jantares ou outros afazeres juntos, com expresso de carinho. Quanto formao de um casal, ambos no ponto D, ocorre maior valorizao do relacionamento sexual, podendo t-los vrias vezes ao dia. Quando um parceiro est no ponto A e o outro no D poder instalar uma inadequao sexual.

14

As idias sobre o corpo humano modificaram-se bastante, desde o advento da chamada cincia moderna. Inicialmente, o modelo de elaborao da idia de corpo fornecida pela cincia principal a mecnica o corpo como mquina. Modernamente o modelo de mquina objeto tcnico e tcnico-instrumental o computador. Masculidade (e no masculinidade) separar desejo e amor. O homem quer afirmar o carter autnomo do seu desejo, prova de sua virilidade e que permite considerar todas as mulheres como intercambiveis. Porque? Porque se houver necessidade de amor, o desejo perde a autonomia: no s torna-se desejo desta pessoa ( amada) e de nenhuma outra, mas tambm revela que, para realizar-se, o desejo precisa de uma outra pessoa e, dependendo de outrem, j no livre nem autnomo (ideologicamente, isto vira Machismo, que exatamente o contrrio da liberdade desejada).( ) Feminidade (e no feminilidade) no separar amor e desejo. A mulher afirma que s pode desejar se, primeiro, amar e faz da fidelidade o centro da relao amorosa (ideologicamente, isto vira mulher romntica, que exatamente a impossibilidade do amor). O amor funciona como libi para o desejo porque a maneira da feminilidade esconder que poderia Ter um desejo autnomo seu desejo sempre desejo de uma pessoa determinada e por isso chama-se amor, isto , relao com um outro. Ao mesmo tempo em que essa disposio abre caminho para o masoquismo (ser objeto do desejo alheio, por amor) tambm abre campo para uma das mais fundas fantasias da feminidade: a liberdade da prostituta ( a masculidade de quem deseja sem precisar amar). Cada qual precisa demonstrar a si mesmo e ao outro que no carente, quando so, no mago de seus seres, carncia pura.

Sexualidade nas Obras Espritas


Toda vez que estudamos um tema luz do Espiritismo, necessrio se faz consultar as Obras de Allan Kardec: No Livro dos Espritos,(15) pergunta n 200, Os Espritos tm sexo? - No como o entendeis, porque os sexos dependem da constituio orgnica. H entre eles amor e simpatia, mas baseados na afinidade de sentimentos. Kardec(15) faz o seguinte comentrio: Os Espritos encarnam-se homens ou mulheres, porque no tem sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posio social, oferece-lhes provas e deveres especiais e novas ocasies de adquirir experincias. Aquele que fosse sempre homem, s saberia o que sabem os homens. A funo sexual faz parte do organismo como a funo digestiva, respiratria, etc. A sexualidade uma energia bsica do homem. Ela o aspecto de nossa personalidade por meio da qual nos relacionamos com os outros, conseguimos amar, ter prazer, procriar. A sexualidade a partir de um enfoque amplo e abrangente, manifesta-se em todas as fases da vida de um ser humano e, ao contrrio da conceituao vulgar, tem na genitalidade apenas um de seus aspectos, talvez nem mesmo o mais importante.

Sexualidade nas Obras Correlatas


Infelizmente grande parte de obras correlatas do espiritismo no Brasil estimulam o celibato, ou comentam de forma incisiva que o relacionamento sexual da matria, devendo aos espritos mais evoludos no pensarem nestas coisas. A grande maioria dos livros deixa claro que devemos bloquear, reprimir os pensamentos e atos relacionados ao sexo.
15

Analisarei as obras de sete autores que julgo importante os seus comentrios sobre sexualidade e espiritismo; so eles Emmanuel e Andr Luiz (obras psicografadas pelo mdium Francisco Cndido Xavier), Jos Herculano Pires, Jorge Andrea, Deolindo Amorim, Marlene Severino Nobre, Jaci Regis. Em Emmanuel temos trs livros romanceados, cujo tema central o relacionamento de casais.(30) Em H dois mil anos (7) conta-se a encarnao do autor como Pblio Lntulus, senador romano, torturado pelo amor de Lvia, convertida doutrina de Jesus de Nazar e morta nos circos romanos. Dedicou-lhe versos amorosos, como sua alma gmea. Atormentado pela culpa, torna-se em sucessivas encarnaes, um escravo judeu convertido ao cristianismo (50 anos depois)e, como espcie de voto de castidade eterno, veste o hbito sacerdotal para sempre em seu terceiro romance Renncia. Em 50 anos Depois,(6) Clia a herona, nega-se aos carinhos jogos sensuais naturais, fugindo do amor fsico a pretexto de pureza. Em Renncia (8) Alcione, esprito superior, desce encarnao para ajudar a Carlos, seu amado eterno, alma gmea, envolto em sombras. Aps sofrimentos terrveis, torna-se freira e amedronta-se diante da possibilidade de um ato sexual perpetrado por Carlos, travestido de inquisitor. Emmanuel autor de Vida e Sexo,(9) um pequeno manual sobre sexualidade. Neste livro ele aborda os temas sexuais de maneira breve, mas estabelece parmetros, que os leitores iniciantes do espiritismo podem tomar como regra, porque infelizmente as pessoas nem sempre iniciam o seu conhecimento doutrinrio por Kardec, algumas vezes podem iniciar por uma destas obras e pensar que o espiritismo nega a funo orgnica da sexualidade. Assim como o ser humano necessita da funo respiratria, e o melhor seria ele poder sempre respirar ar puro, assim como o corpo necessita de alimentao, e, a a funo digestiva, melhor seria alimentos sem agrotxicos, tambm necessitamos de nossa sexualidade, sendo melhor com uma pessoa amada, respeitada, sem desvios, disfunes, inadequaes e equilibradas. A sexualidade o ponto mais conflituoso, controverso e desconhecido do ser humano. A nossa cultura lida mal com esse importante aspecto da vida, e para agravar, cria modelos estanques nos quais pretende encaixar e classificar as pessoas. Esses moldes, muitos dos quais baseados apenas no preconceito e na falta de informao, no nos permitem que sejamos exatamente aquilo que somos ou que poderamos ser. Andr Luiz se destaca na literatura medinica brasileira, identificando-se como medico desencarnado, escreveu uma srie de livros em que leciona sobre a vida, observada pelo prisma dos desencarnados. Escrevendo atravs dos mdiuns Francisco Cndido Xavier e Waldo Vieira, ele trouxe, sem dvida, uma grande contribuio para o conhecimento esprita em geral. Em suas obras estabelece importante debates sobre sexualidade. Em Nosso Lar,(21) faz ntida distino entre o amor humano, sexual, romntico e o amor renncia, que aspira a anulao do desejo para a sublimao sexual na ligao com o divino, atravs de vrios personagens que purgam seus desvios no trabalho sacrificial. Os Mensageiros(19), os personagens Silas e Drusio, erguidos as posies de liderana, esperam aflitos e culpados, encontrar o esprito de mulher que teriam arrojado na prostituio, por desvario sexual, atravs do cime e da perversidade. Missionrios da Luz-(20) relata abertamente a renncia do ato sexual, mesmo no casamento, propondo a substituio de elementos materiais por elementos espirituais na relao amorosa.
16

Libertao(18) - relata a ligao simbitica entre Margarida e Gregrio, no campo sexual, e essa ligao entre ele, ex-papa, e Matilde, esprito de escol, sua me na encarnao especificada. Entre o Cu e a Terra(17) comenta a histria de grupos de espritos ligados em tramas sexuais, no tempo. Sexo e Destino(22) - Marina e Cludio vivem uma tragdia sexual, um ato de incesto, e a partir da recomendado a sublimao progressiva do sexo, com sacrifcios continuados. E a Vida Continua(16) - novela de sexo e crime, no cotidiano da existncia terrena e fora dela. Esta sntese no visa restringir as obras de Andr Lus s questes sexuais, mas para alertar que em todas elas h o assunto, e se isto ocorre porque a sexualidade faz parte de nossas vidas, e no devemos ter medo de tentar entend-la e viver da melhor maneira possvel os nossos relacionamentos. O Espiritismo, como nos ensina Kardec uma doutrina libertria, que nos ensina a entender o ser humano, sem preconceitos, sem modelos estanques. Lembrando novamente a definio de energia sexual como toda a energia criada e liberada durante a utilizao da sexualidade, encarando sexualidade como tudo que d prazer, como por exemplo, um abrao, um beijo, um carinho, uma relao sexual. Jaci Regis (32) coloca a sexualidade humana da seguinte forma: A energia sexual uma fora propulsora. Sua natureza expansiva, dando base para a expresso criadora do Esprito. Segue um trajeto de evoluo caracterstica, na medida que consegue alguma forma de contato e comunicao com outros seres. Conhece o impulso do desejo, arroja-se nos caminhos da paixo, alcana a maternidade e a paternidade. Pode exprimir-se sensorialmente atravs do corpo, mas tambm pelas vias vibracionais e do sentimento, no Esprito, quando em comunho com o outro. (32) A sexualidade promovendo a relao entre as pessoas, vai exprimindo progressivamente as necessidades de comunicao, o refinamento da sensibilidade bruta para a sensibilidade fina, do coito para a relao sexual, culminando com o encontro da ternura.(32) O Espiritismo uma doutrina de liberdade, que d a cada indivduo a possibilidade de escolha e ensina as possibilidades de ganhos e perdas. Cada um tem seu livre arbtrio para suas escolhas e desta forma trilhar o seu caminho evolutivo. O respeito a si prprio e ao prximo faz da sexualidade um caminho imenso a ser percorrido pelo ser humano, sem preconceitos, sem discriminao e acima de tudo com conhecimento pois em minha opinio, as pessoas no conhecem seu prprio corpo, seus desejos, suas vontades, suas fantasias, e em grande parte da vida no se permitem pensar, nem sobre sua sexualidade, nem sobre a sexualidade do outro de uma forma aberta de raciocnio e comunicao. Muitas vezes, por vergonha, medo ignorncia deixam de conhecer a mais bela via de troca de energia, de amor e de sensibilidade. Jorge Andrea(2) denomina Campo- Energtico-Especializado de zona espiritual, zona inconsciente ou subconsciente, representando o Campo-Orientador das clulas e tecidos da organizao fsica; seria a energia-responsvel pela onda morfogentica da espcie, em virtude de seu potencial estar carregado pelas experincias incontveis de vidas pretritas. O autor descreve a influncia da glndula pineal na esfera genital e suas intercomunicaes neuroendcrinas, descrevendo o que ele chama de Ncleos em Potenciao. Estes ncleos so apresentados de intenso poder vibratrio, consequentemente de forte emisso energtica. Os ncleos atuariam em dimenso mais evoluda, no seu conjunto representariam quase a totalidade da energtica espiritual, onde no existem limites no espao. Estes pontos
17

energticos seriam o centro, a fonte de toda energia psquica, em volta dos quais as experincias iriam fixando e ampliando seus potenciais, para que a evoluo se observe nos diversos setores de vida.(2) Infelizmente fica difcil entender a proposta dos Ncleos de Potenciao proposta por Andrea, devido a dificuldade da teoria e muito das palavras utilizadas no serem encontradas nos dicionrios disponveis. A viso esprita da problemtica sexual, como um todo, portanto infinitamente mais abrangente, responsvel e inteligente do que a viso unilateral que se tem a partir de uma postura meramente organicista, biolgica, material. Somos espritos e estamos num corpo fsico. O esprito no tem sexo, como entendemos, e sim uma poderosa energia criadora suscetvel, como toda fora natural, ao uso e ao abuso. A cada desvio num sentido h um infalvel repuxo noutro. O processo evolutivo lembra o movimento pendular. Quanto mais avana num sentido, mais ter que repuxar no oposto. Quanto mais violenta a ao de ida, mais ampla a reao de volta, at que, eventualmente, com a gradativa reduo da periodicidade, a oscilao se extingue e o movimento se aquieta no repouso. o equilbrio, a paz. No mais ser necessrio consumir energia para movimentar o mecanismo grosseiro e por isso sobrar energia para as conquistas transcendentais do esprito imortal.(1) O esprito vida, seu desenvolvimento depende de experincias, estudos reflexo, tudo isso com mente aberta para a realidade e no fechada em esquemas artificiais. Todos podem superar as suas condies atuais, romper os limites em que a mente se fechou e transcenderse. A responsabilidade esprita individual, cada qual responde por si mesmo.(29)

Concluso
Ao fazer um levantamento histrico da sexualidade humana, fica claro que foram muitos sculos de represso, e no vai ser de uma gerao a outra que tudo ir se modificar. Muitos sentimentos so ainda reprimidos, recalcados, e difcil por vezes pensarmos em muitos assuntos relacionados com sexualidade, pois nossa formao repressora e castradora, por vezes no politicamente correto demonstrarmos nossos desejos, nossos pensamentos, mas penso que s atravs do conhecimento, de discusses saudveis, que vamos nos tornar mais abertos, menos preconceituosos, e diminuiremos nossos temores . A doutrina esprita nos ensina a discutir todos os assuntos em sintonia com a cincia, partir do momento que nos abrimos para qualquer conhecimento reconhecemos nossas limitaes e nossas dificuldades. Quando discutimos sexualidade nos desnudamos de idias e nos mostramos, e isto muito difcil, pois todos ns temos algumas dificuldades, mas temos que ser corajosos, audazes, e tentarmos nos conhecermos. Conhecendo-nos, temos subsdios para entender ao prximo, respeitando-o e tolerando seus anseios, suas dificuldades, seus medos, pois sabemos que ns tambm os temos. Ao nos preocuparmos com nosso prximo, e conhecedores de que somos, espritos imortais, que temos nosso livre arbtrio, mas que tambm existe a lei de causa e efeito, no iremos ser levianos conosco nem com outrem. Vries e Freilich(38) sugerem um declogo da sexualidade que no meu entender resume muito bem meu pensamento, que : 1) A sexualidade uma forma especial e profunda de comunicao que tendo um cdigo, obriga a que seus constituintes o conheam e o manejam de forma adequada. 2) Requer das pessoas que se reconheam como seres sexuados e sexuais, que tem deveres e
18

direitos para consigo mesmo e para com a outra pessoa. 3) A sexualidade se origina de um profundo conhecimento que se tenha tanto de si mesmo como da outra pessoa enquanto sexo e sexualidade, da valorizao das caractersticas (capacidade e limitaes) e necessidades nestas reas de ambos. 4) um processo dinmico que se transforma no tempo em suas formas de expresso e de satisfao. 5) Como qualquer outra forma de comunicao humana, um processo que apresenta contnuas crises, que devem ser enfrentadas com honestidade, responsabilidade e eficcia. 6) A sexualidade no deve converter-se em um elemento destrutivo ao ser utilizado como instrumento de poder, possesso, manipulao e, menos ainda como elemento de contnuas reconciliaes. 7) um ato humano, sendo muito importante saber receber como saber dar. 8) A sexualidade deve desenvolver o erotismo de ambos, e o pleno desfrute da genitalidade e assim contribuir para o desenvolvimento de outras reas de sua personalidade e vida. 9) Deve ser baseado no bem estar, deve ser origem do crescimento pessoal, e contra o sacrifcio de uma ou de ambas as partes pata manter a unio. 10) A sexualidade para ser integral, deve ser complemento e no competncia, desde o ponto de vista sensorial e intelectual, o qual permitem que se amem respeitando dignamente sua individualidade. Acrescentaria apenas o ponto de vista espiritual, para no perdemos o parmetro de nossa imortalidade, de nosso conhecimento sobre reencarnao, afinidades entre espritos, vibrao, troca de energia, enfim todo suporte que Kardec nos ensina a ver a vida com os olhos de um esprita. A sexualidade existe e um sentimento bsico, determinante de equilbrio interno. Reprimi-lo atirar-se em priso degeneradora da mente. Consumi-lo saciedade cair em abismo de desestruturao da alma, busquemos sempre o equilbrio.(30) A unidade e congruncia de cultura e natureza, trabalho e amor, moralidade e sexualidade desejada desde tempos imemoriais- continuar a ser um sonho enquanto o homem continuar a condenar a exigncia biolgica da satisfao sexual natural. Penso que o Espiritismo contribuir para os prximos milnios demonstrando como podemos conhecer o mecanismo biolgico, psicolgico, sociocultural da sexualidade, permeado pelo conhecimento da doutrina esprita, libertadora que de preconceitos, de peias reencarnatrias, nos melhorando internamente dia aps dia, melhoraremos a sociedade como um todo. No meu entender, uma questo de coragem de cada um de intentar ao novo, ao saber, ao entendimento, ao crescimento. Sei que difcil, mas acredito que s atravs de nossa melhoria interna, seremos mais felizes, equilibrados, fraternos, e acima de tudo viveremos o verdadeiro sentimento maior que o AMOR.

Referncias Bibliogrficas
1. Amorim, D.:O Espiritismo e os problemas humanos.1 ed. Ed. Unio das Sociedades Espritas de So Paulo, 1985. 2. Andrea, J.: Foras Sexuais da alma. 2 ed. Fed. Esprita do Brasil. Rio de Janeiro,1987. 3. Branco, M.C.: Unio do Esprito ao Corpo, Jornal Abertura, 1998. 4. Cavalcante, C.: Tratamento clnico das Insuficincias Sexuais, 2 ed. Ed. Roca, 1997. 5. Chau,M.: Represso Sexual. Esta nossa (des)conhecida.Ed.Brasiliense. 11ed.

19

6. Costa, R.P.: Os Onze Sexos. 2 ed., Ed. Gente, 1994. 7. Emmanuel.: Cinquenta anos Depois. (psicogr. por Francisco Cndido Xavier) Ed. Fed. Esprita Brasileira (F.E.B.) .1957. 8. Emmanuel.: H dois mil anos,( psicogr. por Francisco C. Xavier), Ed. F.E.B. 1957. 9. Emmanuel.: Renncia ( psicogr. Francisco C. Xavier) Ed.F.E.B. 1958. 10. Emmanuel.: Vida e Sexo (psicogr. Francisco C. Xavier) Ed. F.E.B. 1978. 11. Ferreira, A,B.H.: Novo dicionrio da Lngua Portuguesa 2 ed. Ed. Nova Fronteira, 1986. 12. Freud, S.: Obras Psicolgicas completas. Edio Standard brasileira. Ed. Imago.1969. 13. Foucault,M.: Histria da Sexualidade Vol. I, II, III Ed. Graal, 12 ed. 1997 14. Gregersen, E.: Prticas Sexuais. A histria da sexualidade Humana. 1 ed. Ed. Roca, 1983. 15. Kaplan,H.S.: A Nova Terapia do Sexo. Ed. Nova Fronteira, 4 ed.1974. 16. Kaplan, H.S.: O Desejo Sexual. Ed. Manole.1978. 17. Kardec, A: O Livro dos Espritos. 3 ed. Ed. Edicel, 1982. 18. Luz, A .: E a Vida Continua. (psicograf. por Francisco Cndido Xavier) Ed. Federao Esprita Brasileira (F.E.B.),1978. 19. Luiz, A.: Entre a Terra e o Cu. (psicog. Francisco C. Xavier ) Ed. F.E.B. 1978. 20. ______Libertao (psic. Francisco C. Xavier) Ed. F.E.B., 1978 21. ______Mensageiros Os. (psic. Francisco C. Xavier). Ed. F.E.B., 1978. 22. _______Missionrios da Luz. ( psic. Francisco C. Xavier). Ed. F.E.B. 1978. 23. _______Nosso Lar. (psic. Francisco C. Xavier) Ed. F.E.B. 1978. 24. _______Sexo e Destino. (psic. Francisco C. Xavier) Ed. F.E.B. 1978 25. Mannocci, J.F.: Disfunes Sexuais. Ed. BYK, 1995. 26. Masters, W.H.,Johnson,V. E.: A Resposta Sexual Humana. Ed.Roca. 1984. 27. Masters, W.H.,Johnson,V. E.: O Vnculo do Prazer. Ed. Record.1977. 28. May,R.: Eros e Represso. Amor e Vontade. 2 ed. Ed. Vozes.1978 29. Nobre, M. S.: A mulher na dimenso esprita. 4 ed.Dicesp,1981. 30. Novaes; C.E, Lobo, C.: Sexo para Principiantes. 2 ed. Ed.tica, 1996. 31. Pires, J.H.: Curso Dinmico de Espiritismo - O grande desconhecido. 1 ed. Ed. Paidia Ltda. 1979 32. Regis,J.: Caminhos da Liberdade. 1 ed. Licespe, 1990 33. Regis, J.: O sexo na Literatura Esprita. Anais V Simpsio Brasileiro do Pensamento Esprita (S.B.P.E.) 1997 34. Regis, J.: Sexenergia - Anais IV S.B.P.E. 1995. 35. Reich, W.: A funo do Orgasmo .7 ed. Ed. Brasiliense,1982 36. Reich, W.: Anlise do Carter. Ed. Martins Fontes, 1979. 37. Reich, W.: Escuta, Z Ningum! 9 ed. Ed. Martins Fontes. 38. Reich, W.: Revoluo Sexual. 8 ed. Ed. Guanabara, 1988. 39. Vitiello, N.: Reproduo e Sexualidade, 1 ed. CEICH, 1994. 40. Vries, R; Freilich, M.: Cada Parte Tuya, 3 ed. Alfadil Ediciones, 1993.

20

S-ar putea să vă placă și