Sunteți pe pagina 1din 20

ALEX BRASIL MANINHO DIREITO ELEITORAL 9 PERODO UNDB/MA AULA 14/02/2011

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS ELEITORAIS (cont.)

1. _____ 2. ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO Estado de Direito produz normas e obedece as mesmas. Posteriormente requer-se uma interveno maior do Estado, uma concepo de defensor de garantias. DEMOCRACIA = REGIME DE GOVERNO o Todavia, se mostra insuficiente na tentativa de garantir estes direitos assegurados na Constituio Federal. o Sai de um Estado Formal, para se transformar num Estado Substancial No aprecia somente a legalidade, mas tambm a Justia e a Legitimidade. Assim, para ser considerado Estado Democrtico de Direito, ele precisa, inicialmente, da Legitimidade. Alm da Legitimidade deve haver tambm a Justia, neste caso, trabalha a questo do respeito aos Direitos Fundamentais. A Democracia, alm de ter reconhecido o seu poder, deve exerc-lo respeitando os Direitos Fundamentais, isto , respeitando as minorias, os direitos de todos cidados. 3. REPBLICA Trata-se de uma FORMA DE GOVERNO. Ex. Monarquia, Repblica. o Na monarquia, o Rei est acima do Estado, o Rei o prprio Estado. Surge, aps a Revoluo Francesa, a quebra com a monarquia, estabelecendo-se a Repblica. o A Revoluo Francesa tem sua importncia, no fato de que, depois da queda de Bastilha, a Monarquia vai perdendo sua influncia e sua fora. Em contrapartida, a Revoluo Estadunidense, do ponto de vista histrico, um sucesso, mas com bem menos influncia que a anterior. o CARACTERSTICAS DA MONARQUIA: (a) Hereditariedade e (b) Vitaliciedade. Outra diferena entre o (c) Chefe de Estado e Chefe de Governo. O Chefe de Estado o Rei, representando externamente o Estado. J o Chefe de Governo o Premier, o Primeiro Ministro quem, de fato, toca o barco.

o CARACTERSTICAS DA REPBLICA: (a) Transitoriedade do Governo por meio de mandatos fixos A alternncia de poderes; (b) Mandatrios escolhidos pelo povo, atravs do sufrgio universal Sufrgio o direito, voto o exerccio deste direito; (c) Igualdade de Acesso de toda populao aos cargos pblicos Os cargos pblicos sujeitos monarquia no passam pela obrigatoriedade de concursos, como na Repblica. 4. SUFRGIO UNIVERSAL Sufrgio o direito pblico subjetivo democrtico, pelo qual o povo participa da vida poltica da sociedade. a possibilidade de escolher seu mandatrio, exercido atravs (meio) do voto. O voto o exerccio do sufrgio. o O sufrgio pode ser universal ou restrito. Universal Atribudo genericamente a todos, salvo restries justificveis. Ex. Estrangeiros, menores, incapazes, etc. / Restrito Aquele concedido, apenas, para alguns nacionais. Ex. Sufrgio restrito sensitrio, fundado na renda; Cerca de trs Constituies tiveram votos sensitrios; Outro sufrgio restrito o sufrgio cultural, Ex. No vota quem analfabeto Na atual conjuntura, o analfabeto vota, mas no pode ser votado; Outra forma de sufrgio restrito o restrito por gneros, Ex. S vota homem, s vota mulher. constitucional uma emenda que proponha o voto facultativo? O voto facultativo no clusula ptrea, podendo, portanto, ser modificado. E uma emenda que proponha que um menor de 15 anos possa votar? Seria constitucional, pois se trata de uma abertura universalidade, mas no reduo. E se fosse proposto que somente maior de 18 pode votar? inconstitucional, pois se trata de uma reduo da universalidade do sufrgio, estabelecida pelo constituinte originrio. 5. PLURALISMO POLTICO Pr-requisito de todas as sociedades modernas, isto , o pluralismo de idias, sejam religiosas, polticas, econmicas e sociais, tribos. a marca da sociedade ps-moderna. o O pluripartidarismo uma das principais facetas do pluralismo poltico, que mais nos debruamos. A crtica aqui o excesso, pois como minoria uma afronta, o excesso tambm afronta o modelo democrtico.

o No Brasil j teve uma lei que propunha uma srie de requisitos para que se estabelecesse como partido, mas foi derrubada por conta de um ADIn.

II.

ORGANIZAO DA JUSTIA ELEITORAL

INTRODUO Viu-se que os litgios eleitorais sero resolvidos por uma justia especializada, no caso, a Justia Eleitoral. O Brasil adota, portanto, o sistema de jurisdio eleitoral. Surgiu em 1932. J ramos Repblica. Posteriormente extinta em 1937 e ressuscitada com a Constituio de 1946, quando no mais foi extinta, apesar do Regime Militar (1964-...); Tem como funo precpua a resoluo das lides que discutem a aplicao do Direito Eleitoral. No entanto, a Justia Eleitoral brasileira tem algumas funes atpicas: o A primeira delas o exerccio da atividade administrativa responsvel por todas as atividades referentes eleio. Ex. Conduo das eleies, expedio de Ttulos de Eleitor, transferncias de ttulos, etc. Todavia, atpica do ponto de vista da funo judiciria como um todo, mas no Brasil, as duas funes so tpicas, atribudas pela Constituio Federal. o A Justia Eleitoral detm um Poder Normativo (Regulamentar). PODER REGULAMENTAR o poder de dizer o entendimento da lei, para melhor executar a atividade que lhe obrigada, expedindo muitas resolues. o A Justia Eleitoral uma justia permanente, mas os seus membros so temporrios. o TSE TERS Juzes Eleitorais / Juntas Eleitorais // Esta organizao permanente, seus membros, que so provisrios. o COMPOSIO: TSE TRE 2 Desembargadores, 1 Juiz/Desembargador Federal, 2 Juzes de Direito (estaduais), escolhidos por uma lista, 2 Juristas, escolhidos por uma lista trplice. Juzes Eleitorais Juzes em exerccio da Zona Eleitoral.

O que comeou como um jeitinho, hoje muito conveniente para os polticos.

AULA 21/02/2011

I.

JUSTIA ELEITORAL

A. FUNES Ns temos uma justia preocupada em resolver as lides eleitorais, o que no uma caracterstica em todos os pases. A Justia Eleitoral um dos ramos da Justia especializada brasileira. FUNO ADMINISTRATIVA H algumas caractersticas que s tem na Justia Eleitoral, principalmente, a funo administrativa, que do ponto de vista da conjuntura do Poder Judicirio, considerada por alguns como atpica. Todavia, trata-se de uma funo constitucionalmente definida, tais como, a organizao das eleies, questes de propaganda eleitoral, etc. FUNO CONSULTIVA O que tambm no uma atividade tpica de uma jurisdio comum. Uma vez que o Poder Judicirio no um rgo de consulta, pois diante da inexistncia de lide, o requerente seria julgado carente de interesse. Arts. 23, XII; Art. 30, VIII / Cd. Eleitoral As Consultas Eleitorais so elaboradas, em tese, isto , de forma genrica, sem especificar nomes, locais, etc. FUNO NORMATIVA / FUNO REGULAMENTAR a funo de regulamentar/normatizar as leis eleitorais. Uma vez que lhe dado o poder-dever de realizar as eleies. Os poderes so meios que o Poder Pblico concede a fim de possibilitar a realizao das eleies. Art. 1, Pargrafo nico / Cd. Eleitoral e Art. 105 da Lei n. 9.504/97 No vazio da lei, lhe conferido este poder.

B. CARACTERSTICAS

A Justia Eleitoral uma Justia Federal, isto , mantida pelo Poder Pblico Federal. Reflexo no fato de quem faz concurso pblico para esta instituio est regido pelo regime de Servidor Pblico Federal, so recursos provenientes dos cofres federais.

A Justia Eleitoral uma justia permanente, no entanto, os seus membros so provisrios. Ou seja, o juiz que ali exerce sua funo temporrio, no tendo,

portanto, um corpo prprio de juzes e promotores. Ela pega emprestado juzes de outros ramos, que acumulam as suas funes. Os juzes eleitorais so os juzes eleitorais que acumulam as suas funes, eles tm mandatos bianuais. Primeiro, porque est na CF. Mas quando criada em 1932, houve certa urgncia na criao desta justia especializada, deixando-se que fosse posterior, todavia, hoje se tornou bem mais cmodo que fosse assim, de forma que o Congresso no se preocupa muito em modificar o atual paradigma.

C. DIVISO GEOGRFICA DA JUSTIA ELEITORAL

Na Justia Estadual as subdivises so dadas por Comarcas. Na Justia Federal se divide por sesses judicirias. Na Justia Eleitoral esta diviso feita por Zonas Eleitorais.

ZONA ELEITORAL rea na qual o Juiz Eleitoral exerce a sua jurisdio. Todavia, h zonas eleitorais que abrangem mais de uma sesso eleitoral, elaborada pelo TSE, no olha diretamente para a Comarca, havendo Zonas que abrangem mais de um Municpio, podendo tambm ocorrer que um municpio tenha mais de uma Zona Eleitoral. Sesso o local onde o eleitor vota.

H ento a seguinte organizao: J.E. / Juntas Eleitorais (1 Instncia) TREs (2 Instncia) TSE (3 Instncia) Qual a competncia primordial dos Juzes Eleitorais? Competncia originria das eleies de prefeito e vereador. TRE's Cada Estado tem 1 TRE. CARACTERSTICAS Os recursos de primeira instncia vo para as segundas Instncias. Competncia recursal do TRE. Os TRE's tambm tem competncia originria, o caso de Eleies Estaduais, tais como Governador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador. O TSE s existe um, localizado na capital Federal. Organizao do TSE Competncia do TSE S julga como corte de 3 Instncia / Corte de superposio, no caso de Eleies municipais. Funciona como segunda instncia das eleies estaduais. Competncia originria Eleies para presidente e vice-presidente.

JUNTAS ELEITORAIS Com previso no Cdigo Eleitoral, sendo composta pelo juiz eleitoral mais dois ou quatro membros. Teve uma funo primordial, antes da urna eleitoral, tendo a funo de apurar os votos. Servia muito na poca dos votos cantados, decidindo as impugnaes locais. Hoje s funcionam no caso das votaes em cdulas. A junta eleitoral efmera, instalada somente para o momento das eleies.

MINISTRIO PBLICO ELEITORAL uma instituio permanente de acompanhamento da Justia Eleitoral. A lide eleitoral, via de regra, uma lide civil. O MPE tem suas competncias para aes eleitorais, e como custos legis, fiscal da lei.

MPE CARACTERSTICAS: A instituio provisria, os cargos so temporrios. Quem atua junto s juntas e juzes eleitorais so os Promotores de Justia. Junto aos TREs atua o Procurador Regional Eleitoral (Membro do MPF), nos locais que tm TRF, um Procurador da Repblica que atuam junto ao TRE. Junto ao TSE atua o Procurador Regional Eleitoral (Procurador Geral da Repblica)

AULA 28/02/2011 C. DIVISO GEOGRFICA DA JUSTIA ELEITORAL MINISTRIO PBLICO ELEITORAL O MPE atua, tento uma ampla legitimidade, atuando no Processo Eleitoral Cvel de duas formas: o AUTOR (PARTE); o FISCAL DA LEI (CUSTOS LEGIS) Fiscaliza a (i)legalidade das decises, mas est ali a fim de que a legislao seja corretamente aplicada ao caso. Podendo requerer percias, inquirir testemunhas, etc. Todavia, seu Parecer no vincula o juzo. Podendo recorrer, mesmo no sendo parte. Em grau recursal ele pode vir a ser parte. o ORGANIZAO MPF Procurador da Repblica (1 Instncia J.F.) Procurador Regional da Repblica (TRF) Sub-Procurador da Repblica (STJ)

DIREITOS POLTICOS 1. NACIONALIDADE Qual a diferena entre nacionalidade (art. 12/CF) e cidadania (art. 14/CF)? um vnculo entre o sujeito e o seu Estado. Instituto jurdico que caracteriza um dos elementos de caracterizao do Estado, o Povo. a. um pressuposto de cidadania, isto , os nacionais no gozo dos direitos polticos. Assim, todos os cidados so nacionais, mas nem todos nacionais so cidados. Ex. Criana. Assim, s vota quem participa do conceito de povo, isto , quem tem nacionalidade, de forma que cidadania aquele que est no gozo dos direitos polticos.

Os Direitos Polticos se dividem em: o Direitos Polticos Positivos (Ou Capacidade Eleitoral Ativa): Quem pode votar? Matria tipicamente constitucional.

o Direitos Polticos Negativos (Ou Capacidade Eleitoral Passiva): Quem pode ser votado? a capacidade para poder ser votado.

Toda vez que o sujeito diz que brasileiro, no se diferencia se nato ou naturalizado. Exceto nos casos previsto na Constituio Federal, por exemplo, no caso do F. Menigenni (tenista). Somente a Constituio pode discriminar entre nato e naturalizado.

SUSPENSO OU PERDA DOS DIREITOS POLTICOS (Art. 15, CF) O gozo dos direitos polticos podem ser perdidos ou suspensos, podendo, em algumas hipteses, perder a sua cidadania. OBS.: Quem tem suspenso ou perdido seus direitos polticos, tem perdido tanto tua capacidade eleitoral ativa quanto a capacidade eleitoral passiva. Para a Constituio uma das mais graves sanes, uma vez que o art. 15 elenca as hipteses, taxativas, em nmerus clausus, de que possvel a perda ou suspenso.

Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; CASO DE PERDA DOS DIREITOS POLTICOS II - incapacidade civil absoluta; NENHUM NEM OUTRO, POIS NO ADQUIRIU DIREITO POLTICO, QUANDO MENOR. SITUAO DE LOUCOS DE TODOS OS GNEROS, QUE PODE SER PERDA OU SUSPENSO, A DEPENDER DO CASO. III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; SUSPENSO. IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; SUSPENSO, Ex. Servio Militar Obrigatrio. V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4. SUSPENSO

I Art. 12, 4/CF. Embora no fale da perda de nacionalidade, esta est implcita, quando da perda de nacionalidade; III No mbito terico, estes no tm seus direitos suspensos, todavia, a questo gira em torno da operacionalizao destes votos. Atualmente tem-se criado sesses eleitorais em penitencirias/delegacias. a. E a contraveno criminal? Sim, gera suspenso, por ser um crime. (TSE RESP 13. 293/116) b. E se a pena for restritiva de direitos? Sim, pois no interessa qual o tipo de pena, mas sim a condenao criminal. c. Regime Aberto Suspende, pois se trata de uma condenao criminal. d. Crime Culposo Suspende. e. Livramento Condicional Suspende, pois ainda est sob os efeitos da pena. f. Sursis da Pena Responde ao Processo em liberdade, cumprindo algumas condies. g. Transao Penal (art. 76, L. 9.099/99) No suspende, pois no houve processo criminal. Uma vez que a transao penal no pena, no significando um Processo Penal.

h. Sursis Processual (Art. 89, Lei n. 9.099/99) No suspende, pois no h trnsito em julgado. AULA 21/03/2011

I.

CAPACIDADE ELEITORAL ATIVA

a. CARACTERSTICAS DO VOTO

OBRIGATORIEDADE Fala-se que o que ocorre porque no h grande amadurecimento poltico da sociedade. SECRETO No pode ser revelado, pela justia eleitoral, resguardando o eleitor.

DIRETO Vota-se diretamente na pessoa. Exceo: Art. 81, 1/CF

PERIDICO Ele deve ser exercido de tempos em tempos, isto , trata-se das bases do mandato. b. ALISTAMENTO ELEITORAL o procedimento administrativoeleitoral pelo qual se qualificam e se inscrevem os eleitores. i. Alistamento Obrigatrio + 18 e 70

ii. Alistamento Facultativo +16-18 > +70 Analfabeto

iii. Inalistveis S inalistvel o conscrito. Isto aquele que presta o servio militar de forma no obrigatria.

II.

CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA

a. Condies de Elegibilidade (Art. 14, 3) Requisitos que o cidado deve, obrigatoriamente, preencher para se lanar candidato. Eu tenho que cumprir i. Nacionalidade brasileira, nato ou naturalizado. ii. Pleno exerccio de direitos polticos (art. 15/CF) Significa no ter seus direitos polticos nem suspensos nem perdidos. iii. Alistamento Eleitoral S pode ter capacidade eleitoral passiva quem tem capacidade eleitoral ativa. Domiclio Civil Local em que a pessoa se estabelece com fins de moradia / Domiclio Eleitoral (Art. 42, U / Cdigo Eleitoral) mais amplo. iv. Filiao Partidria No Brasil no h elegibilidade avulsa, assim, o cidado deve estar ligado a pelo menos um ano antes das eleies a determinado Partido Poltico. Questo importante a questo da dupla filiao, uma vez que o processo de desfiliao deve ser elaborado um ofcio ao Juzo Eleitoral e ao Partido anterior, do contrrio h uma perda das duas filiaes. v. Idade Mnima Idade para atender os requisitos de poder ser votado. OBS. Para ser votado, conta-se a data da posse, devendo ter idade mnima completa, quando da posse. (art. 11, 2 / Lei n 9.504). H quem entenda que este artigo inconstitucional, porque o que a Constituio quis exigir era uma condio de elegibilidade, no de exerccio do mandato. Todavia, nenhuma deciso se observa nesta concepo. b. Inelegibilidades Situaes nas quais o cidado no pode incidir para ser candidato. No posso incorrer, para ser admitido na elegibilidade.

CASE

JOAQUIM, do PT, 1 Suplente da coligao Ordem e Progresso, assumiu a vaga de Deputado Estadual de CAIO, eleito pela mesma coligao e filiado ao PMDB, que assumiu o cargo de Secretrio de Estado do Piau.

MARIA, 5 suplente da coligao, mas a 1 na lista de suplncia filiada ao PMDB, requereu na Justia Eleitoral a vaga de CAIO, sob o fundamento de que a vaga do partido (PMDB) e no da coligao.

TEMAS ENVOLVIDOS a. Partido; b. Coligao; c. Vacncia; d. Ativismo Judicial.

QUESTES A SEREM USADAS EM DISCUSSO a. De acordo com a Legislao Eleitoral, a quem compete a vaga em eleies proporcionais, em caso de vacncia? b. Qual a finalidade da Coligao? c. correto o entendimento majoritrio do Supremo Tribunal Federal?

SUGESTES DE LEITURA a. Para as perguntas bsicas Bibliografia bsica, principalmente, Jos Jairo Gomes. Direito Eleitoral. b. Cerne da Discusso Consulta em internet, artigos e afins.

DICAS a. O que diz a legislao? O que diz a jurisprudncia? b. Para decidir o caso, se preferir, sobre forma de sentena. c. No mximo 3 por grupo. Possvel fazer sozinho ou em dupla. d. Nmero de pginas O suficiente para convencimento.

DISCUSSO DO CASE

1. Prevalescncia da Coligao sobre o Partido. Arts. 108; 215 / Cdigo Eleitoral A legislao define somente quem eleito quem suplente, no faz todavia, a definio da competncia da vaga vacante. At 60% dos eleitos mudavam de cargo aps as eleies. O caso se liga questo da fidelidade partidria????? H um posicionamento poltico no sentido de fortalecer uma ideologia partidria. Enfraquecendo as coligaes, como forou a no mudana de partido, mas vlido este posicionamento?

AULA 28/03/2011 INELEGIBILIDADE 1. CONCEITO Condies proibitivas da capacidade eleitoral passiva. o fator negativo cuja presena obstrui a capacidade eleitoral passiva. So observadas na Constituio Federal, assim, uma matria tipicamente Constitucional. Art. 14, 9 Trata-se de norma de eficcia limitada. Assim, lei infraconstitucional no pode criar inelegibilidades. Ou seja, se fala de inelegibilidade por medida constitucional ou por via de Lei Complementar.

2. CLASSIFICAO a. Quanto Abrangncia i. Absoluta aquela que gera impedimento para qualquer cargo poltico. Ex. Analfabeto. ii. Relativa aquela que obsta a elegibilidade para alguns cargos. Ex. Governador Reeleito.

b. Quanto Natureza i. Constitucionais Aquelas que esto na Constituio. ii. Infraconstitucionais Aquelas que esto presentes em Lei Complementar.

c. Quanto Origem i. Originrias / Inatas Ocorrem independentemente da prtica de ilcito. uma situao jurdica que gera a inelegibilidade. Ex. Analfabeto. Parentesco. ii. Cominada / Sano Ocorrem quando existe a prtica de um ilcito. Ex. Alguns Crimes Eleitorais. 3. DESINCOMPATIBILIZAO o afastamento do cargo, emprego ou funo pblica, de maneira a afastar determinadas inelegibilidades.

So situaes na qual o sujeito tem uma inelegibilidade relativa e quer concorrer a determinado cargo, motivo que enseja o desligamento do cargo.

4. INELEGIBILIDADES CONSTITUCIONAIS a. Analfabeto (Art. 14, 4/CF) Assim como os Conscritos e Estrangeiros (inalistveis) O analfabeto no tem capacidade eleitoral passiva, podendo votar, mas no podendo ser votado. A problemtica reside na definio do analfabeto, o que o analfabeto? Diante da atual conjuntura pedaggica das instituies brasileiras, h diversos tipos de analfabetismo, como o caso do analfabeto funcional, j para a UNESCO h outra considerao do que seja o analfabeto. A legislao sege um caminho, exigindo que a pessoa apresente um comprovante de escolaridade, declarando que fez alfabetizao. No tendo como provar, pode ser feita uma declarao de prprio punho. Quando por declarao de prprio punho, o juiz e o Procurador podem buscar e demonstrar a falseabilidade do certificado, realizando o juiz, posteriormente, um teste. b. Reeleio c. Parentesco

AULA 11/04/2011

Ponderaes sobre o case: o Crtica ao posicionamento ativista do STF Ao adentrar num universo que altera sensivelmente a forma da Democracia, pode-se ferir princpio sensvel do modelo poltico institudo.

INELEGIBILIDADES CONSTITUCIONAIS (Cont.) a. Analfabeto (Art. 14, 4/CF) Assim como os Conscritos e Estrangeiros (inalistveis) O analfabeto no tem capacidade eleitoral passiva, podendo votar, mas no podendo ser votado. A problemtica reside na definio do analfabeto, o que o analfabeto? Diante da atual conjuntura pedaggica das instituies brasileiras, h diversos tipos de analfabetismo, como o caso do analfabeto funcional, j para a UNESCO h outra considerao do que seja o analfabeto. A legislao sege um caminho, exigindo que a pessoa apresente um comprovante de escolaridade, declarando que fez alfabetizao. No tendo como provar, pode ser feita uma declarao de prprio punho. Quando por declarao de prprio punho, o juiz e o Procurador podem buscar e demonstrar a falseabilidade do certificado, realizando o juiz, posteriormente, um teste. b. Reeleio (Art. 14, 5)

Art. 14, 5 O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 16, de 1997)

Historicamente, o Brasil foi contrrio a reeleio, todavia, em meados de 1990 h um lobby para instaurar esta mudana. Uma das tendncias trazidas pela Reforma Poltica essa tentativa de modificar esta realidade, de forma que se rechace a reeleio, de forma que se criem mandatos mais longos, de modo a retirar essa fora do grupo poltico que est no poder. Outra questo se h necessidade de descompatibilizao para candidatar-se como chefe do Poder Executivo. No sendo necessria a descompatibilizao, j decidido

pelo STF e TSE. Aqui o nico exemplo de descompatibilizao foi Mario Covas em So Paulo, a fim de demonstrar que est afastado do cargo, para evitar qualquer escndalo.

6 - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito.

Assim, o chefe de executivo, no mandato, ele deve se descompatibilizar, se para participar de pleito a outro cargo. H um documentrio sobre Poltica e Propaganda bem interessante, no caso, Paulo Maluf pediu voto por Celso Pita, sob pena de no mais pedir votos nem mesmo para si. A incongruncia decorrente da EC n. 16/1997 foi que, enquanto para buscar-se um segundo mandato pode o candidato permanecer em exerccio, para candidatar-se a qualquer outro cargo h necessidade de descompatibilizao.

c. Parentesco (Art. 14, 7)

7 - So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio.

Essa inelegibilidade envolve os parentes dos Chefes do Executivo: Presidente da Repblica, Governador e Prefeito. A inelegibilidade na circunscrio do pleito, isto significa dizer que o filho do prefeito no pode ser candidato a prefeito nem a vereador. O filho do governador, no pode ser candidato a governador, deputado estadual, deputado federal e senador. A inelegibilidade por parentesco do governador torna inelegvel no Estado todo. A filha da presidenta no pode ser candidata a nada, pois a circunscrio aqui vista com todo o pas.

AT QUE GRAU? O que parentes em consanginidade? So aqueles que fazem parte do rol gentico. Assim, em linha reta sobe-se at av/neto. J em linha colateral atinge somente o irmo, no atingindo tio, tampouco irmo.

Outra figura importante a questo do adotado, que atingido pela inelegibilidade, assim como na unio estvel e unio homoafetiva. (pacificao do TSE) Aqui outro ponto importante aquele filho de criao, isto , aquele que [NO FALOU]. A inelegibilidade do chefe do executivo e de quem o houver substitudo. OBS. O TSE criou uma norma que entende que se a esposa ficou viva/separada, no primeiro mandato, ela elegvel. No segundo mandato o contrrio, sendo inelegvel, em qualquer hiptese. OBS. EXCEO: Se j titulado no mandato eletivo. Ex. Roseana e Sarney Filho. Sarney Filho no gerou a inelegibilidade para Roseana, por no ser de cargo do executivo. Exemplo Rosinha Garotinho / Anthony Garotinho: No primeiro mandato Anthony / em 2002 se

descompatibilizou para ser candidato a presidente o que no permitiria que Rosinha viesse a ser candidata ao governo. Entretanto, em face da emenda da reeleio, entendeu-se que como era primeiro mandato reinterpretou-se o art. 14, 7 estendendo a interpretao. AULA 18/04/2011

d. Militar (art. 14, 8/CF)

H um caso especial aqui, pois vai depender do tempo de atividade do Militar, havendo aqui duas hipteses: 1. Se tiver menos de 10 (dez) anos de servio Aqui ele vai necessitar se desligar plenamente do servio. 2. Se tiver mais de 10 (dez) anos de servio ele ser agregado e se eleito passar a ser inativo, se no eleito retorna ao cargo anterior. INELEGIBILIDADES INFRACONSTITUCIONAIS Lei Complementar n. 64/1990

Uma das principais inelegibilidades que se observa no Maranho o que se identifica que Art 1, II, l/LC n. 64/90. A jurisprudncia no sentido de que seja o requerimento realizado at o registro da candidatura.

INELEGIBILIDADES ABSOLUTAS INFRACONSTITUCIONAIS Art. 1, I, b/LC n. 64/90 A questo da perda de mandato por quebra de decoro. Processo Administrativo. Trata-se de uma inelegibilidade-sano. Art. 1, I, c/LC n. 64/90 Importante observar que no se faz presente no rol o Presidente da Repblica, uma vez que a sua punio j est prevista noutra legislao que estabelece a pena para o caso de Impeachment.

AULA 25/04/2011 FALTEI NO INCIO DA AULA SISTEMAS ELEITORAIS [...] Pegar incio da aula

1. Sistema Majoritrio a. Simples o Prefeitos em Municpios com at 200.000 eleitores. o Senador. b. Absoluto o Prefeitos em Municpios com mais de 200.000 eleitores. o Presidente e Governador.

2. Sistema Proporcional A finalidade do Sistema Proporcional, utilizado para as Casas Legislativas, tem a finalidade de que as Casas Legislativas sejam mais plurais possvel, isto , buscas-se resguardar as mltiplas divergncias e qualidades existentes no mundo poltico, ou seja, visa resguardar a minoria partidria. No Brasil utilizado para suprir os cargos de Deputados Federais/Estaduais e Vereadores.

RESOLUO DE QUESTES

AULA 16/05/2011

PROPAGANDA ELEITORAL

S-ar putea să vă placă și