Sunteți pe pagina 1din 26

Como fazer fichamentos de textos ou livros

FICHAMENTO ACADMICO

O que fichamento?
uma maneira excelente de manter um registro de tudo que lemos. Registro dos estudos de um texto ou livro. O fichamento facilita:
a execuo dos trabalhos acadmicos; a assimilao dos contedos estudados.

FICHAMENTO uma forma de investigao que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessrio compreenso de um texto ou tema.
No s, mas tambm uma forma de estudar/ assimilar criticamente os melhores textos / temas de sua formao acadmico-profissional.

um recurso didtico utilizado por estudantes/pesquisadores na construo do seu prprio conhecimento. No trabalho acadmico, mas um recurso que facilitar a construo do mesmo.

Alguns professores solicitam a seus alunos fichamentos de livros (ou textos), com o objetivo de que o estudante melhor desenvolva sua capacidade de leitura e apreenso das idias propostas nos textos lidos.

Funo do Fichamento
Depois de fazer um bom fichamento, no haver a necessidade de recorrer ao original a todo o instante; s quando precisarmos rever, ou reconstruir conceitos. Ao fazer um fichamento, adquirimos uma compreenso maior do contedo do texto.

Para fazer o fichamento de uma obra ou texto devemos:


Ler o texto inteiro ao menos uma vez, ininterruptamente. Ler o texto novamente, grifando, fazendo anotaes e procurando entender o que o autor quer dizer em cada pargrafo.

Fazer o fichamento.

TIPOS DE FICHAMENTO
Os arquivos de fichamento podem se compor de arquivos de resumo, opinio, citao e de arquivos simplesmente bibliogrficos, dos livros (textos) lidos ou que devem ser lidos. Bibliogrfico (catalogao bibliogrfica) Citao (transcrio) Resumo (de contedo) Opinio (de comentrio ou analtico)

Estrutura do Fichamento
Cabealho
Assunto Referncia
Autoria, ttulo, local de publicao, editora e ano de publicao

Corpo

Utilizando Fichas

FICHAMENTO BIBLIOGRFICO (Ficha de catalogao bibliogrfica)


Com a dificuldade de se ter uma biblioteca domiciliar, surge a necessidade de se fazer um levantamento bibliogrfico de obras fundamentais para nossos estudos. As fichas bibliogrficas registram as informaes bibliogrficas completas, anotaes sobre tpicos da obra, as palavras-chave, e a temtica do texto. O primeiro passo de uma pesquisa bibliogrfica fazer um levantamento nas bibliotecas a que se tem acesso, montando para isso seu prprio banco de dados bibliogrfico.

FICHAMENTO DE CITAO (Transcrio)


o tipo de fichamento composto de citaes do prprio autor da obra lida. a transcrio literal do texto. Aps leitura sistemtica da obra, o estudante/pesquisador sublinha frases, pargrafos, partes que expressam a idia principal. Estas partes podem ser transcritas no seu trabalho de pesquisa (resenha, artigo, monografia, ensaio...).

Abrir e encerrar a citao com aspas, e indicar a pgina da qual se fez a transcrio. Quando se fizer supresso de alguma parte da obra, deve se indicar tal supresso com reticncias entre colchetes [...].

Citao completa
HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. 4.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. "O homem nasce j inserido em sua cotidianidade. O amadurecimento do homem significa, em qualquer sociedade, que o indivduo adquire todas as habilidades imprescindveis para a vida cotidiana da sociedade (camada social) em questo. adulto capaz de viver por si mesmo a sua cotidianidade" (p. 18).

Citao com supresso


HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. 4.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. "O adulto deve dominar, antes de mais nada, a manipulao das coisas [...] Mas embora a manipulao das coisas seja idntica assimilao das relaes sociais, continua tambm contendo inevitavelmente, de modo imanente , o domnio espontneo das leis da natureza" (p. 19).

FICHAMENTO DE RESUMO (de contedo)


a apresentao sinttica, clara e precisa do pensamento do autor. A apresentao das idias principais; as teses defendidas. No uma cpia dos tpicos, nem a exposio abreviada das idias do autor, nem uma transcrio. uma ficha no muito longa, mas traz todos os elementos necessrios para a compreenso do texto. O autor da ficha vai por a sua compreenso do texto, usando seu prprio estilo, no afastando jamais das teses originais.

INFORMAES IMPORTANTES!
Um resumo a condensao fiel das idias contidas em um texto, uma reduo do texto original, porm escrito com as prprias palavras de quem resume. No cabem no resumo comentrios ou julgamentos pessoais a respeito do que est sendo resumido. Muitas pessoas fazem o resumo de maneira errada apenas produzindo partes ou frases do texto original, e elaborando-o medida que lem. Para elaborar um bom resumo necessrio compreender antes todo o contedo do texto.

FICHAMENTO CRTICO (de comentrio ou analtico)


neste tipo de ficha que o estudante/pesquisador, alm de descrever o contedo da obra lida, interpreta a obra, incluindo uma crtica pessoal s idias expressas pelo autor. O fichamento crtico a base, juntamente com o fichamento de resumo, para a construo de resenhas. Lakatos e Marconi (2003) afirmam que o fichamento crtico pode apresentar um comentrio sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho, no que se refere aos aspectos metodolgicos.

ASSIM, FICHAMENTO CRTICO:


uma analise crtica do contedo, tomando como referencial a prpria obra;

uma interpretao de um texto obscuro para torn-lo mais claro;


a comparao da obra com outros trabalhos sobre o mesmo tema;

a explicitao da importncia da obra para o estudo em pauta.


a elaborao pessoal sobre a leitura, e deve conter:
1. Comentrios (parecer e crtica) 2. Ideao (novas perspectivas)

Modelo para ser entregue em forma de trabalho acadmico

Papel formato A4 Impresso Face nica Espaamento entre linhas: 1,5 Fonte: Arial ou Verdana Tamanho da fonte: 12

N Pgina

Paginao: Superior direita, a partir da Pgina 02.


Margens: Superior: 3,0 Inferior 2,0 Esquerda 3,0 Direita 2,0
2

Referncias
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade e. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2003. ___________. Metodologia do trabalho cientfico. 6. Ed. Revista e ampliada. So Paulo: Atlas, 2001. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed.So Paulo: Atlas 2003. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2004. RUIZ, J. lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 1996.

Nota:
O texto apresentado neste slides uma combinao de vrias informaes coletadas na internet em vrios sites especializados, todos devidamente registrados abaixo: http://rtmaluf.sites.uol.com.br/FESP-ModeloFichamento.htm http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-textoou-livro-427545 http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-textoou-livro-427545

http://ajtrabalhos.blogspot.com/2008/03/aprenda-fazerfichamento.html

S-ar putea să vă placă și