Sunteți pe pagina 1din 13

As prticas psi e suas aplicaes no contexto jurdico: rea Cvel e Criminal

Percia e Assistncia psicolgica = interveno do psiclogo em percias envolvendo a guarda de filhos e adoo. Percia psicolgica importante e fundamenta-se na possibilidade de verificar qual a dinmica familiar e as interaes entre os membros daquela famlia.

Interface entre direito e psicologia Psicodiagnstico Clnico: entrevistas, leitura dos autos, observao e testes psicolgicos. Objetivo: Trazer aos autos elementos que auxiliem o magistrado na deciso. A atuao do psiclogo difere bastante no pspiocodiagnstico clnico com fins teraputicos e percia judicial. Psicodiagnstico Clnico
Objetivo: Questes que angustiam os pais da criana Procura: Espontnea Encerramento: Faculdade de findar o procedimento quando assim o entenderem Veracidade: No h interesses em mentiras ou dissimulaes Sigilo: As informaes ficam restritas a quem procurou o atendimento. Apresentao dos resultados: Pronturios com anotaes conforme a linha terica adotada.

Percia psicolgica
Objetivo: Auxiliar o juiz em processos judicial Procura: Convocao das partes Encerramento: Devem submeter-se at o fim do processo psicodiagnstico. Veracidade: Dissimulao e mentira de forma consciente com a inteno de ganhar a causa ou de livrar-se de uma punio. Sigilo: As informaes fazem parte de um processo, que podem at contribuir na criao de jurisprudncia, modificando no s a situao imediata das partes envolvidas, mas transformando a coletividade. Apresentao dos resultados: Laudos que obedecem a rigores ticos e tcnicos, com diagnstico e prognstico.

Atuao dos peritos Obs. A atuao dos peritos encontra-se disciplinada nos artigos 145 e seguintes do Cdigo de
Processo Civil, destacando-se:

Art.145: quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientifico, o juiz ser
assistido por perito, segundo o disposto no art. 421. O juiz no estar adstrito ao laudo pericial: Art.436. O juiz No est adstrito ao laudo pericial,podendo formar a sua convico com outros elementos ou fatos provados nos autos.

Realizao da percia

Resumo de psicologia

Art. 437. O juiz poder determinar de ofcio ou a requerimento da parte, a realizao de nova
percia, quando a matria no lhe parecer suficiente esclarecida. Alm dos peritos podem atuar nos processos os assistentes tcnicos indicados pelas partes, e ainda o assistente tcnico da promotoria. O trabalho realizado por este refora o princpio do contraditrio - significando que as partes podero fornecer provas, testemunhas e discutir qualquer etapa da prova conduzida pela percia.

Exame do Estado Mental Integra a avaliao clnica; contm todas as observaes do examinador e suas impresses
sobre o indivduo examinado no momento da entrevista. Avaliar as alteraes do estado mental do indivduo. Capacidade de avaliar do entrevistador; habilidade em dilogo (uso adequado da linguagem) Conhecimento do assunto, autoconhecimento dispensa de fatores dispersivos e comprometedores na entrevista (crenas emoes) comportamento e atitudes; sintonia emocional para efetiva interpretao, entre outros.

Psicopatologias Relevantes para o EEM Psicopatologias da percepo (iluses e alucinaes) Psicopatologias da memria(evocao de lembranas anteriores e posteriores) Psicopatologias do pensamento (Os delrios, em particular os de culpa) crenas arraigadas
(fanatismo) Acelerao ou retardo do pensamento; prolixidade Circunstancialidade: pessoa no consegue ser objetiva Irresponsabilidade: a pessoa fala sem pensar nas conseqncias. O pensamento obsessivo: pensamento recorrente Psicopatologias da motricidade: distrbios mentais graves ou a estados e/ou transtornos emocionais severos. Crises histricas, estado de estupor (perda da atividade espontnea) Psicopatologias da orientao: perda da capacidade de se orientar no tempo e no espao (localizao e data) ver causa orgnica.

Observaes importantes do EEM


Proporcionar compreenso geral do comportamento do entrevistado. A existncia de dependncia de substncia psicoativa deficincia mental ou desenvolvimento mental incompleto que prive o indivduo do discernimento necessrio para prtica de atos da vida civil como contrair matrimnio e administrar bens. Sua capacidade de entender o carter ilcito de comportamento emitido ou omitido por ele (imputabilidade penal) Sua integridade mental.

Resultados
O resultado do EEM, de grande relevncia para o indivduo avaliado e para a sociedade, pode representar a diferena entre ser encaminhado para a priso comum ou para um manicmio judicirio; Entre permanecer no cumprimento de uma pena, ou ter a reintegrao sociedade autorizada, alm o aspecto teraputico de maior interesse para as cincias da sade.

Imputabilidade e inimputabilidade penal


Imputabilidade e inimputabilidade penal
Resumo de psicologia

Lei 7.209 de 11 de julho de 1984. O Cdigo Penal prev iseno total de pena para o doente mental ou para a pessoa com desenvolvimento mental incompleto ou retardo. Nesse caso se aplica uma mediada de segurana que internar o indivduo em um hospital de custdia ou o encaminhar pra tratamento ambulatorial. Art.26 da Lei. J criminosos com perturbaes de sade mental ou desenvolvimento incompleto ou retardo, que no so totalmente capazes de entenderem o carter ilcito de seus atos ou de guiar seu comportamento de acordo com seu entendimento, podem ter a pena reduzida em at dois teros.

Vtimas

A vtima sofre com freqncia um severo impacto psicolgico que se acrescenta a do dano
material ou fsico provocado pelo delito. A vivncia criminal se atualiza, revive e perpetua. A impotncia frente ao mal e ao temor de que se repita produz ansiedade, angstia, depresses, etc. (GOMES; MOLINA, 1997, p.84)

Vitimologia Vitimologia: a cincia que estuda a vtima sob ponto de vista psicolgico e social, na busca
do diagnstico e da teraputica do crime, bem como da proteo individual e geral da vtima.

Objetivo: estabelecer o nexo existente na dupla penal, o que determinou a aproximao entre
vtima e delinqente, a permanncia e a evoluo desse estado.

Interesses da Vitimologia Preveno do delito: (policiamento, iluminao identificao e neutralizao de pontos de


vulnerabilidade)

Do comportamento do delinqente em relao a vitima.


Do comportamento da vtima em relao ao delinqente. Da influncia do comportamento da vtima para ocorrncia do evento criminoso. Dos fatores que levam a vtima a reagir ou no contra aquele ou aqueles que a vitimizaram ou, at mesmo, a acentuar essa relao de desequilbrio.

Tpicos de interesses Desenvolvimento metodolgico-instrumental:


Obteno e desenvolvimento de informaes para anlise cientfica. Formulao de propostas de criao e reformulao de polticas sociais-ateno e reparao pelos mltiplos tipos de danos. Desenvolvimento continuado do modelo de Justia Penal: Consistncia do ponto de vista social, cultural, tecnolgico e econmico, respeito e preservao dos direitos da coletividade.

Tipologias Tipologias:Benjamin Mendelsohn (Romnia,1900-Israel,1998) Vitima completamente inocente: A ocorrncia de uma fatalidade qual a vtima no teria como
se furtar. Vtima menos culpada que o inocente: ela atrai o criminoso ao se comportar de maneira diferenciada chamando a teno para si.(indivduo que se expe)
Resumo de psicologia

Vtima to culpada quanto o delinqente: Cidado que se submete ao estelionato, compra


objetos roubados, contrabandeados.

Tipologia de vtimas Vtima mais culpada que o delinqente: O assaltante invade a residncia, porm encontra
resistncia e acaba morto pela vtima. Vtima unicamente culpada: Trata-se da falsa vtima,que esconde o carro para receber o dinheiro do seguro; que se machuca para demonstrar que foi agredida pelo cnjuge. As eternas vtimas: Relaes que se mantm por meio de brigas; criam comportamentos condicionados; olhares, pequenos gestos, so suficientes para despertar esquemas de pensamentos que conduzem a atos e respostas que, por sua vez, geram outras igualmente condicionadas. Quando da existncia de crianas, iniciam a aprendizagem a respeito de como produzir dor, sofrimento, conflito, reagir provocao etc. Com o tempo esse comportamento torna-se natural para elas. Vtimas eternas encontram no que as prejudica, a motivao para seguir em frente. O conflito faz parte de sua maneira de ser e constitui eficaz mecanismos de defesa contra outros dramas do psiquismo que, sem eles, se tornariam insuportveis (ocuparia o lugar da figura em suas percepes).

Violncia conjugal Violncia conjugal: fsica e ou psicolgica, encontra-se disseminada na sociedade,


permanece encoberta na maior parte dos casos, por motivos de desconhecimento que determinados comportamentos constituem violncia conjugal. Aspectos: sinais que denunciam. Reclamaes. Baixa-auto-estima. Incapacidade de modificar a situao.

Ganho secundrio No ganho secundrio manter espcie de controle sobre o agressor,visto como trofu perante
pessoas prximas, ou importncia financeira. Ganho secundrio acentua-se quando o agressor manifesta sentimentos de culpa por seus comportamentos e promove momentos de reconciliao e expiao (benefcios diversos incluindo concesses econmicas/e ou no campo da sexualidade.

Violncia psicolgica Violncia psicolgica: No tem incio repentino, dificilmente se inicia por evento isolado.
Vai sendo apreendida, pode no se d conta de que ela acontece. Com o passar do tempo h duplo condicionamento: tanto como dar como de receber, um simples olhar pode amedrontar ofender ou provocar repulsa. Os filhos podem se tornar munio dessa troca, havendo prejuzos futuros.

Violncia sexual Violncia sexual: Violao fsica e psquica das mais severas, suas conseqncias agravamse pelo fato de trazer implicaes que ultrapassam os limites do indivduo, para incluir o grupo social com o qual se relaciona. Exemplo do estupro: condio da vtima de viver em sociedade, indignao dos familiares, falsa moralidade, gozo de humilhar e fazer sofrer.
Resumo de psicologia

Conseqncias: predominantes psicolgicas, com profundo efeito sobre o psiquismo,


mudanas comportamentais, transtornos mentais leves a graves.

Conseqncias
Dificuldades de adaptao afetiva. (receber e expressar sentimentos) Dificuldade para estabelecimento de relacionamento interpessoal. (reduo do dilogo, abertura e fortalecimento dos contatos j existentes) Impedimento ao exerccio saudvel da sexualidade. (sentimento de repulsa-prtica de comportamentos sexuais inadequados e nitidamente perversos) Dificuldade de recuperao da vtima. (evoluo para a fatalidade, quando h histrico de agressividade do agressor).

Drogadio

Segundo a Organizao Mundial de Sade uma pessoa dependente de uma droga quando
seu uso torna-se mais importante do que qualquer outro comportamento considerado prioritrio A droga passa a controlar a pessoa.

lcool e Tabaco lcool e tabaco constituem as drogas mais consumidas, seguindo-se dos inalantes, os
ansiolticos, e as anfetaminas. O lcool o principal responsvel pelos acidentes de trnsito, associa-se a diversas formas de violncia.

Embriaguez
De acordo com o Cdigo Penal, a embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou fora maior isenta o agente do ilcito de sanso penal (art.28,II) O lcool influencia todas as funes, orgnicas e mentais. As alteraes cognitivas incluem:

Alteraes cognitivas Focalizao da ateno imediata, inibindo a avaliao de conseqncias futuras


(Myers,1999,p.152);da crimes e conduo irresponsvel serem, em geral,precedidos de ingesto de bebida alcolica. Deteriorao do processamento de experincias recentes(Myers,1999,pg.163); h prejuzo para a memria recente e a aprendizagem; Reduo da auto percepo (Myers,199,p.167), que produz ilusria supresso da conscincia de fracasso ou culpa;

Comprometimento da concentrao distrbios do pensamento e ou da percepo (Drogadio,1998,pg.4) A Lei: 11/705 de 11de junho 2008 0,2 grama de lcool por litro no sangue que corresponde a 0,1 mg de lcool por litro de ar
expelido , detectado em teste com bafmetro (etilmetro),ter cometido uma infrao
Resumo de psicologia

gravssima, seu veculo retido,e pagar multa de 995 reais, e ser proibido de dirigir durante um ano.

O efeito do lcool sobre o motorista


Esta quantidade equivale a um chope para uma mulher de 60 kg. Se o total de lcool no sangue ultrapassar 0,6g/l, o motorista ir preso e responder criminalmente. A pena de seis meses a trs anos afianvel 0,1 a 0,2 g/l: leve falta de coordenao. A viso lateral diminui.Tambm fica mais difcil calcular a velocidade de aproximao de uma carro. 0,3a0,5g/l: A reaes anteriores se intensificam.Torna-se complicado prestar a teno em outro carro cruzando a rua. 0,6 a 0,8 g/l: Perdem-se os reflexos ae a noo dos riscos (como atravessar o sinal vermelho) mais dificuldade de suportar a luminosidade. 0,9 a 1,5g/l:aumenta a dificuldade de executar manobras rpidas, se necessrio. 1,6 a 2,0g/l: O motorista fica com a viso dupla ou muito borrada. 2,1 a 5,0g/l: Embriaguez acentuada e agravamento dos sintomas anteriores. 5,1g/l em diante: Risco de inconscincia, de falncia respiratria e de morte.

Caminho do lcool no corpo


1) 15 minutos aps a ingesto comea o processo digestivo no estomago 2) 30 minutos depois de ser ingerido, o lcool chega ao intestino, onde absorvido e entra na corrente sangunea 3) levado para todo o corpo pela circulao, o lcool chega ao crebro 4) Ao mesmo tempo o fgado comea a metabolizar o que est no sangue. A eliminao do lcool de uma lata de cerveja demora em mdia 45 minutos. Se o lcool for consumido durante uma refeio, sua absoro ser menor porque uma parte se mistura aos alimentos e segue direto para o intestino. Isso reduz um pouco sua concentrao no sangue.

Julgadores Julgadores: Julgam juzes e jurados.


Julgam os que acusam e os que defendem. Todos trabalham antes com a realidade dos relatos do que com os fatos.

Julgamentos Julga-se perante a perspectiva sociocultural interpretada pelos indivduos ( filtros sensoriais e
cognitivos) impregnados de valores e conceitos,experincias,expectativas e do zeitgeist (o esprito da poca). Julga-se por meio da comparao com referenciais inscritos no social e modulado pelos fenmenos mentais que denominam cada indivduo. O sujeito e o social estruturam a mente e a mente domina o sujeito, prisioneiro do prprio artefato. Assim, o que julga tambm julgado.

Desafio de julgar
O examinar (do delegado de polcia, do advogado, do promotor, do juiz)
Resumo de psicologia

Compreende um confronto de linguagens e pensamentos entre o que pergunta e o que responde.

Conhecimentos e Tcnicas
Do primeiro exigem-se conhecimentos mnimos a respeito das tcnicas de entrevistar Componente metodolgico que depende a qualidade dos resultados desse confronto. Esse aspecto burocrtico e inevitvel possui grande importncia,porque dele derivam os contedos que comporo o alicerce de qualquer interpretao, seja a de um crime administrativo, seja a de uma briga de casal ou uma violncia sexual carregada de perversidade.

Metodologia
Domnio que requer a compreenso profunda de dois conjuntos de conhecimentos complementares e das tcnicas de sua aplicao. 1)Dominar os procedimentos de entrevistas . 2)Definir estratgias para estabelecer sintonia emocional com o entrevistado.

Procedimentos
Um no prescinde do outro, sem o domnio dos procedimentos, prejudica-se a sintonia.Se no h sintonia, os procedimentos no bastam para a obteno de informaes porque a fala resvala para o vazio,para o perifrico, para o acessrio.

Tcnica de entrevista
Sintonia emocional Atingir uma interao entre entrevistador e entrevistado, pelo meio da qual entrevistador consiga compreender a natureza das principais emoes que dominam o entrevistado. Ex. algum se encontra disposto a mentir faz parte dessa sintonia.

Conhecimento dos fatos Desconhecer os fatos distorceria as interpretaes das respostas.


Entender que a emoo domina profundamente uma pessoa, possibilita ao entrevistador identificar limites a estabelecer ou respeitar.

Na sintonia emocional
Perceber e interpretar sinais do estado de tenso do indivduo,de emoes que o dominam, ocasionando em seu comportamento e entendimento do seu conflito na sua capacidade de elaborar respostas. Identificar informaes para entender o percurso histrico dos acontecimentos para interpretar as respostas. Ajustar a linguagem para torn-la compreensvel para o entrevistado, evitando falhas de entendimento da interpretao. Identificar esquemas de pensamento do entrevistado; ajuste do questionamento. Eliminar ambigidades (sentido das respostas). Compreender a idade de desenvolvimento mental do entrevistado (Piaget ou Erik Erikson) Fases do desenvolvimento. Favorecer a formulao de questes de maneira adequada elaborao mental do indivduo.

Contribuio da sintonia emocional


Resumo de psicologia

A sintonia emocional contribui para estabelecer um clima de ateno concentrada entre


julgados e julgadores, caracterizada por extremo foco no sujeito me nos procedimentos indispensveis ao bom andamento dos trabalhos.

Desvio da ateno Cansao fsico ( relaxamento involuntrio da ateno) Mecanismos psicolgicos de defesa (sofrimento psquico confronto ou agresso a valores
pessoais). Ateno seletiva, discriminao de determinados detalhes, o esquecimento ou desconsiderao de outros.

Surgimento dos estressores Pensamentos automticos surgem onde palavras,gestos, idias e comportamentos possam
despertar.(desvio da ateno que possa ir em direo a concluses inadequadas).

Crenas arraigadas: ex. a imagem que a sociedade faz de determinadas vtimas, acentuando
quando juiz, advogado, promotor apresenta fanatismo em relao a determinado conceito ou idia. Esquemas de pensamento: Desenvolvem-se a partir de idias do prprio indivduo que no permitem dar a devida considerao ou exercer a melhor crtica a respeito de resultados de entrevistas e depoimentos (Filme que aborda (Doze homens e uma sentena) Neves (2007,p.2)destaca a importncia da perturbao da ateno, quando comenta ao fato de no raro serem abandonados elementos importantssimos ,no porque o juiz no os julgue importantes, mas porque no fixou sobre eles sua ateno, no os percebendo (sic) A sintonia emocional representa um esforo concentrado do psiquismo sobre o evento e contribui para que a tenso permanea concentrada sobre ele.

Domnio das emoes


A emoo precisa ser devidamente controlada para no influenciar de maneira inadequada ou indesejada. A influencia da emoo: o desafio emocionar-se sem se contaminar pelas emoes prprias e dos participantes. No h por que adquirir as dores dos personagens Sentir a presena da raiva indispensvel para compreender o que ela ocasiona entre os litigantes e evitar ser contagiado por ela, impedindo o exerccio da neutralidade. O mesmo vale para outros sentimentos como a piedade (franco protetor de uma das partes) Na tomada de decises de uma das partes (privao do sujeito da oportunidade de reagir) O ideal procurar equilbrio entre as partes. Na tentativa de proteger a pessoa pode decidir pela outra, (deixar resultados inadequados). Comprometer percepo, ateno pensamento e memria abrindo espaos para enganos de raciocnio (falsas inferncias, concluses inadequadas) Falhas de percepo: Fixao em figura inadequada, eliminao de detalhes, (lapsos e outros fenmenos psquicos).

Mecanismos de defesa
So vrios os mecanismos que o indivduo pode usar para realizar essa deformao. So processos realizados pelo ego e so inconscientes. Freud define como defesa a operao pela qual o ego exclui da conscincia os contedos indesejveis para proteger o aparelho psquico.
Resumo de psicologia

O ego uma instncia a servio da realidade externa e sede dos processos defensivos. O ego mobiliza estes mecanismos, que suprimem ou dissimulam a percepo do perigo interno, em funo de perigos reais ou imaginrios localizados no mundo exterior. Recalque: O indivduo no v, no ouve o que ocorre. Existe a supresso de uma parte da realidade. O indivduo no percebe, faz parte de um todo, e ao ficar invisvel,altera,deforma o sentido do todo. o mais radical dos mecanismos. Formao reativa: O ego procura afastar o desejo que vai a determinada direo, para isto o indivduo adota uma atitude oposta a este desejo. Exemplo so as atitudes exageradas, ternura excessiva, super proteo que escondem o seu oposto, no caso um desejo agressivo intenso.

Mecanismos de defesa - Tipos Aquilo que parece (a atitude) visa esconder do prprio indivduo suas verdadeiras motivaes
( o desejo ) para preserv-lo de uma descoberta acerca de si mesmo que poderia ser bastante dolorosa. Ex: a me que superprotege seu filho, e que tem muita raiva, e que atribui a ele muitas de suas dificuldades pessoais. Na formao reativa a pessoa oculta uma pulso perturbadora ao convert-la em seu oposto, por exemplo, quando substitui o dio pelo amor. Os mecanismos de defesa esto envolvidos na ansiedade, pois esta funciona como uma advertncia de que o ego est sendo ameaado. Sublimao: Envolve a substituio de uma meta que no pode ser satisfeita diretamente por metas socialmente aceitveis, como ocorre quando se desvia a energia sexual dos comportamentos sexuais para empreendimentos artisticamente criadores. Exemplo a vida celibatria. Os quadros erticos, as pinturas erticas. Regresso: O indivduo retorna a etapas anteriores de seu desenvolvimento; uma passagem para modos de expresso mais primitivos. Exemplo a pessoa que enfrenta situaes difceis com bastante ponderao, e ao ver uma barata, sobe na mesa, aos berros. Na verdade no s a barata que essa pessoa v. Projeo: uma confluncia de distores do mundo externo e interno. O indivduo localiza (projeta) algo de si no mundo externo, e no percebe aquilo que foi projetado como algo seu que considera indesejvel. muito comum na vida cotidiana. Exemplo do jovem que critica os colegas por serem extremamente competitivos, e no d conta que tambm o . Racionalizao: O indivduo constri uma argumentao intelectualmente convincente e aceitvel, que justifica estados deformados da conscincia, isto , uma defesa que justifica as outras. O ego coloca a razo a servio do irracional utiliza para isto o material fornecido pela cultura ou mesmo pelo saber cientifico. Ex. o pudor excessivo (formao reativa) Justificados com argumentos morais. As justificativas ideolgicas para os impulsos destrutivos que eclodem na guerra, no preconceito, na defesa da pena de morte. Represso: As pulses ou pensamentos provocadores de ansiedade so barrados da percepo consciente. Identificao: A pessoa assume os modos, o vesturio ou o modo de falar de algum que parea admirvel e menos vulnervel s condies que do origem ansiedade. Exemplo: os dolos, os chefes autoritrios, quando a pessoa repete os trejeitos fora do local de trabalho.

Aplicabilidade
Desenvolver melhor os tipos psicolgicos nas empresas. Uso na publicidade e na propaganda Conhecer os limites das pessoas. Organizar e desenvolver melhor os papis que desempenhamos Desenvolver melhor os tipos psicolgicos nas empresas. Uso em comunicao e na publicidade de anncios. Conhecer os limites das pessoas. Organizar e desenvolver melhor os papis que desempenhamos.
Resumo de psicologia

Psicologia e Delito
Efeitos do social: Valores sociais - Poderosa influncia sobre as pessoas. Pode contribuir inclusive para penalizar a vtima (guarda de filhos) Complacncia com os agressores (alguns autores) maior quando a vtima mulher. Efeitos sociais e emocionais

Azevedo Guerra (1989, p.58) a sociedade extremamente complacente com os homicidas de mulheres, especialmente quando o assassino assaca (sic) contra a morta, fatos... de uma vida sexual desregrada

Emoo
Kaplane Sadock (1993,p.230)conceituam emoo como um complexo estado de sentimentos, com componentes somticos, psquicos e comportamentais,relacionados ao afeto e ao humor. No so entidades com significado prprio; elas adquirem seu significado do contexto de sua utilizao (SUARES,2002,p)

Processos de cooperao Boas palavras, boas imagens, produzem bem-estar e predispem as pessoas para relacionamentos construtivos porque deslocam as emoes negativas e mudam a relao de figura e fundo nas percepes;dessa maneira geraro emoes positivas,que conduzem ao apaziguamento, cooperao.

Comportamentos anormais e desviantes


Complacncia em crenas arraigadas a respeito dos direitos individuais,dos conceitos de comportamento anormal e comportamento desviante Muda a acstica psicolgica: Quando o autor ou autora representa um segmento nobre da sociedade e a vtima est em outra classe social.

Tendncia criminalidade O exemplo mais dramtico fica pela atribuio da tendncia criminalidade: as classes sociais mais oprimidas atraem as taxas mais altas de criminalidade [...] porque o controle social se orienta prioritariamente para elas,contra elas (GOMES;MOLINA,1977,p.101) F Fatores psicolgicos
Contedos intrapsiqucos: destacam-se pela importncia nas avaliaes e julgamentos, objetivos pessoais dos indivduos e as filosofias que abraam, principalmente diante das suas c concepes sobre criminologia. Trs Maneiras distintas da percepo da conduta criminosa:

P Percepo da conduta criminosa


1-Criminologia tradicional O conflito e seu contexto perdem relevncia (anormal)
Resumo de psicologia

10

2-Criminologia moderna:derivada dos conflitos interpessoais e processos sociais,responsabilizando cada individuo por seus comportamentos s 3-Criminologia crtica:derivada da sociedade,cabendo a esta o surgimento e a responsabilidade pela conduta criminosa,incluindo-se a a identificao de formas de (re)insero do indivduo no tecido social. ( Contedos inconscientes: derivados das funes mentais superiores em que se destaca as emoes.(esquemas de pensamentos, crenas,pensamentos automticos, mecanismos p psicolgicos de defesa,e outros.) Observa-se da um conjunto de contedos que transfere para o julgador o nus do autoconhecimento. (importncia da autocrtica).

A Afeto e humor
Afeto: a experincia da emoo observvel, expressa pelo indivduo; ele apresenta correspondentes nos comportamentos: gesticulao, voz, etc. c Humor: experimentado subjetivamente (Kaplan; Sadock,1993,p.230-231) e dele somente pode obter informao questionando-se a pessoa,pois se trata de experincia interior,subjetiva,que tem a ver com a percepo de mundo do indivduo.

P Psicologia e Direito Penal = =>Ateno e previsibilidade do comportamento do delinqente. = =>Psicodinmica da personalidade = =>A frustrao o fracasso e a inveja
= =>A gnese da delinqncia Fenmeno delitivo: Tem apresentado diversas classificaes ao longo da histria; ora m manifestao individual, ora social, ou ainda conjugando-se ambos os fatores. Q Quem o indivduo que comete o crime? Dois fatores: 1) As foras do meio ; 2) As foras intrapsiqucas OBS: Diante da abrangncia do assunto cabe no limitar as abordagens a uma viso reducionista.

T Teorias psicodinmicas e personalidade


Do ponto de vista das teorias que privilegiam a percepo a privao tem antes um efeito relativo do que absoluto: Figura e fundo. r Exemplos: Mecanismos de reao privao O Os graves delitos cometidos por indivduos no outro extremo da cadeia social. M Mecanismos de deslocamento e sublimao P Procedimento obsessivos e estereotipados Transtornos mentais, ciclotimia, distimia, depresso.

D Delinqncias algumas tipologias


Delinqncia ocasional:Praticada por agente at ento ajustado e obediente lei, que s chegou ao anti-social respondendo a uma forte solicitao externa.(pequeno delito) c De grande dimenso: Homicdio (resposta a uma forte emoo e sua repetio torna-se maior improvvel pelas caractersticas do memento) i Delinqncia neurtica:encarada como uma manifestao dos conflitos do sujeito com ele prprio.
Resumo de psicologia

11

D Delinqncia neurtica O que incomoda no psiquismo reflete-se no ato,com a finalidade inconsciente total ou parcial) de d punio. Na Neurose: indivduo com Conflito interno : Agressividade voltada a si;gratificao por meio de fantasias;admisso dos prprios erros e os impulsos;reconhecimento dos erros;desenvolve reaes emocionais positivas, defesas do e ego,carter normal,poucas perturbaes psicossomticas. Gratificao entre outros.

D Delinqncia profiltica Delinqncia profiltica: O agente entende que estar evitando um mal maior e no r revela remorso; por ex. a eutansia. Nas situaes anteriores, grupos esto movidos por poderosas crenas comuns, pode h haver a interpretao de que suas aes tenha a genuna misso de profilaxia social. So de grande complexidade, nos aspectos sociais e culturais exercem influncias d determinantes Sentimentos de repugnncia experimentados nos presdios a Pena de Talio: olho por olho dente por dente
P Personalidade delinqente Personalidade delinqente: Aparentemente sem conflito interno; agressividade voltada sociedade;alvio de tenses internas por aes criminosas;atribui os impulsos ao mundo exterior; desenvolvimento de defesas emocionais,desconsiderao pra com cdigos sociais, carter deformado, perturbaes psicossomticas freqentes; tentativa de negar a passividade e dependncia com atitudes agressivas.

D Delinqncia psictica
Delinqncia psictica: a prtica criminosa que se efetiva em funo de um transtorno mental. m Diversas psicopatologias CID 10 Classificao Internacional de Doenas, podem conduzir a comportamentos delituosos, causa grande impacto emocional c Psicose puerperal ou ps-parto: Desencadeada pelo parto,assemelha-se as psicoses (estado mental em que o indivduo perde o contato com a realidade) de curta durao. m uma sndrome clnica caracterizada por delrios e depresso grave; os pensamentos sobre a v vontade de ferir o bebe recm-nascido, no so incomuns, representam perigo real. So vrios os sintomas, e na prtica do delito tem muita importncia a possibilidade de o ocorrncia das alucinaes auditivas (vozes que ordenam paciente que mate o beb) Ocorrncia: 1e2 em cada 1000 partos ( Kaplan e sadock,1993,p.382).

T Transtornos dissociativos
Transtornos dissociativos: perda total ou completa da integrao normal entre memrias do passado, conscincia da identidade e sensaes imediatas e controle dos movimentos corporais. c Presume-se comprometimento da capacidade de exercer controle consciente e seletivo, sendo muito difcil avaliar a extenso de quanto a perda de funes pode estar sob controle voluntrio.
Resumo de psicologia

12

Acredita-se que sua origem deva-se a eventos traumticos, problemas insolveis e intolerveis ou a relacionamentos perturbados. O organismo falha ao tentar integrar vrios aspectos da identidade, memria e conscincia. i O incio e o trmino do estado dissociativo relatado como sbito, levando a crer a ocorrncia de ter cometido um delito em um estado, no se recordando da ao quando retorna a condio de normalidade. c Inclui: Amnsia dissociativa (perda da memria) sem transtornos orgnicos. Ex. clssicoestresse de batalha. e Fuga dissociativa: parte de casa ou do trabalho pra longe (embora mantenha cuidados pessoais) p Transtorno de transe ou possesso: individuo age como se o esprito ou divindade o possusse atua dirigido por ele (involuntrios e indesejados)

T Transtorno de personalidade mltipla


Transtorno de personalidade mltipla: Raro e h controvrsias a seu respeito. Duas ou mais personalidades distintas. Uma delas se sobressaindo a cada momento. Cada uma completa ( (memrias,comportamentos,preferncias) e flagrante diferente da outra a qual no tem acesso. P Prevalece uma identidade primria, portadora do nome correto do indivduo Freqentemente relatam experincia de severo abuso fsico e sexual em especial na infncia.

D Depresso
Episdio e transtornos depressivos: Depresso- Comprometimento profundo da antecipao, crescente incapacidade do individuo assumir seu destino. O suicdio a mais drstica c conseqncia de uma depresso no tratada. I Inclui: Desprazer pelas atividades M Movimentos lentos D Discurso limitado D Desesperana Viso de mundo distorcida C Ciclotimia e Distimia

N Necessidade de suporte medicamentoso


Distingue-se da ciclotimia (instabilidade permanente do humor) perodos de depresso e elao leves e alterados) e distimia (depresso crnica do humor, que no compromete o funcionamento do indivduo.

Resumo de psicologia

13

S-ar putea să vă placă și