Sunteți pe pagina 1din 13

Direito Civil 7.sem.A 21.02.

11: SUCESSO Sucesso: - intervivos - causa-mortis* (pressupe o bito) Direito de Sucesso cuida das relaes de transmisso patrimonial causa-mortis. Sucesso: - a ttulo singular (legatrio recebe legado) - a ttulo universal (tudo ou cota-parte > todo o patrimnio do transmitente vai para o substituto > herdeiro). * sucesso intervivos a titulo universal > trespasse da PJ.

Herdeiro: quem recebe o patrimnio (todo ou cota-parte) do transmitente. *passveis de transmisso: - direitos reais - direitos de crdito - posse - dvidas Adjudicao: - partilha para herdeiro nico. Direito sucesso aberta: direito enquanto no se faz a partilha (tratado como imveis art.80,II CC) > transmisso por escritura pblica (se houver interesse). *enquanto no houver partilha ou adjudicao, os bens esto em regime de condomnio (art.1791,nico-CC). (teoricamente mo comum > comunho). Esplio (nome do patrimnio do morto em regime de comunho): centro de irradiao de interesse (no PF, nem PJ mas tem capacidade postulatria). (o seu representante o inventariante). *ao legatrio s se transmite ativos (no pode transmitir dvida. Diferente do herdeiro que pode receber dvida). **o herdeiro universal recebe pela lei > legtimo. ***o herdeiro que recebe por vontade do morto > testamentrio.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Sucesso a mudana, por transferncia ou derivao, na titularidade das relaes jurdicas. A ttulo universal (sucesso universal) na transferncia total ou parcial do patrimnio e sucesso a ttulo singular (sucesso singular) provoca a transmisso da titularidade de relao jurdica individualizada. Como efeito de fato jurdico hbil acarreta substituio de uma pessoa por outra em qq dos plos da relao jurdica (pode irradiar-se durante a existncia do substitudo, quer seja PF ou PJ > sucesso intervivos). A sucesso causa mortis supe o bito do substitudo (s PF). Passam ao sucessor o conjunto das relaes jurdicas do sucedido (direitos reais, posse, direitos de crdito e dvidas do patrimnio). Herana a universalidade de direitos que se transmite por causa da morte do autor da herana (finado) (art.91-CC). Herdeiro o sucessor causa mortis, a ttulo universal. Desde o bito do autor da herana quando se verifica a abertura da sucesso at a documentao formal da transferncia, pela adjudicao (herdeiro nico, dito herdeiro universal) ou pela partilha (todos os herdeiros), permanece ntegro o patrimnio. O direito que vai ao herdeiro(s) direito sucesso aberta (considerado bem imvel) (art.80,II CC) transmissvel intervivos por escritura pblica (art.1793, caput), bem como causa mortis. Se mltiplos herdeiros, o patrimnio permanece nico, submetido s regras do condomnio (ou melhor, mo comum art.1791-CC). Esplio a denominao do patrimnio durante a comunho hereditria centro de irradiao de interesses, no personificado mas com capacidade de ser parte. Por vontade do autor da herana, a sucesso causa mortis a ttulo singular pode ser viabilizada por meio de legado, que confere ao legatrio (sucessor), a titularidade de direito real, posse ou direito de crdito antes pertencente ao falecido mas no dvidas. Portanto a sucesso pode ocorrer por lei (sucesso legtima art.s 1788; 1789; 1906; 1908; 1944, caput-CC poro do patrimnio legalmente indisponvel) ou por vontade (art. 1780; 1966CC testamento > sucesso testamentria relaes jurdicas no abrangidas por disposies eficazes de testamento). Sucesso legtima: a transmisso causa mortis do patrimnio. A designao dos sucessores legtimos fundamenta-se no parentesco, consangneo ou civil; sociedade conjugal; unio estvel e o vnculo estatal. Pode coexistir sucesso legtima com testamentria prevalecendo quanto s relaes jurdicas no abrangidas por disposies eficazes do testamento (art.1788, segunda parte, c.c. art.1966 CC) e quanto poro indisponvel do patrimnio do finado (art.1789, c.c. art.1845 e 1846 CC)

28.02.11: SUCESSO * s podem ser chamados a sucesso os herdeiros j nascidos ou j concebidos (art.1798 CC). ** art.1799,I CC: - por testamento: podem ser contemplados os filhos que vierem a nascer do indivduo vivo (no momento da sucesso, da mulher dele) ou em dois anos precisam ser concebidos (art.1800,4-CC). ***art.1785-CC: a sucesso abre-se no ltimo domiclio do falecido. Tradio saisine(traduzida por sesina: para que os bens dos servos fossem transmitidos aos herdeiros > morreu: transmite! No menor momento aps a morte. Herdeiros (universal): - legtimos ou - testamentrios.

Legatrios (singular): - apenas por testamentos. *os legatrios no recebem o direito no momento do bito > recebem o direito de pedir herdeiros), salvo se for legado de coisa certa ao momento da morte (ex: casa do Guaruj art.1923, 2-CC). Se for coisa genrica, tem que esperar (regra geral): quero que um dos aptos seja legado (art.1923 CC). Art.1805 CC: a aceitao da herana, quando expressa, faz-se por declarao escrita, quando tcita, h de resultar to somente de atos prprios da qualidade de herdeiro.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Abertura da Sucesso: provocada pela morte do autor (art.1787-CC) e ao tempo da abertura, os sucessores devem j ter nascido ou pelo menos concebidos (art.1798-CC) admitindo-se a sucesso prole eventual (art.1799,I CC) com decadncia de 2 anos aps a abertura da sucesso (art. 1800,4 - CC). O local da abertura o do ltimo domiclio do autor (art. 1785-CC). A herana transmite-se aos herdeiros (testamentrios ou legtimos) no instante imediatamente seguinte morte (art.1784-CC saisine le mort saisit le vif). Os legatrios adquirem to somente o direito ao legado (direito de pedir o legado art. 1924-CC).

14.03.11: SUCESSO Renncia: NJ unilateral, abstrata (como a aceitao), porm receptcia (no pode ser tcita > deve ser lavrado termo judicial > tem que respeitar a forma sob pena de nulidade) (art. 1806 CC). *a renncia abdicativa (abre mo independente de quem vai receber). **os efeitos so ex-tunc (como se jamais tivesse herdado) (art. 1804,1-CC). Sucesso: - Legtima - Testamentria > renncia > - substituio (pelo testamento). - acrescimento (o renunciante acresce a outro testamentrio art. 1810 CC). - herdeiros legtimos. *na sucesso legtima, a parte renunciada, acresce a parte dos herdeiros do mesmo grau. **ningum poder representar herdeiro renunciante (os filhos no assumem a herana art.1811 CC). ***herdar por representao receber aquilo que o seu parente (herdeiro) receberia. ****a aceitao e a renncia so irrevogveis (art.1812 CC). - art.1647,I CC: se casado, a renuncia no pode acontecer sem a aquiescncia do cnjuge (exceto na separao total de bens). *****renncia ou aceitao no pode estar sujeita a termo ou parcial. Havendo diversidade de causas(legtima e testamentria (art.1808 CC). ******Art.1813 CC: os credores do renunciante podem solicitar (em at 30 dias) at o limite da dvida. Administrao da Herana (inventariante do esplio): - art.1797 CC: inventariante at nomeao legal. - art.990 CC: ordem para ser inventariante. *ao inventariante cabe representar o esplio, ativa ou passivamente.

Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Herdeiros e legatrios tem o direito de aceitar ou renunciar. A aceitao negcio jurdico unilateral e no receptcio (aceitao expressa ou tcita) Apesar de no haver prazo legal para aceitao, qq interessado pode, 20 dias aps a abertura da sucesso, requerer ao juiz prazo razovel, no maior do que 30 dias, para pronncia do herdeiro (art.1807-CC). A renncia negcio jurdico unilateral, abstrato e receptcio (precisa ser expressa por meio de escritura pblica ou de termo judicial art. 1806-CC). A eficcia da renncia abdicativa retroagindo data da abertura da sucesso (ex-tunc), como se nunca houvesse sido sucessor do autor art.1804,U CC). Na sucesso testamentria, a parte do renunciante submete-se disciplina do acrescimento (art. 1941 e 1943 CC), da substituio (art. 1947 CC) ou da sucesso legtima (art.1944, caput). Na sucesso legtima, a parte do renunciante acresce dos outros herdeiros da mesma classe (art. 1810-CC) (ningum pode suceder representando o renunciante se o renunciante for o nico legtimo de sua classe ou se todos os outros tambm renunciarem, os filhos podero vir sucesso por direito prprio e por cabea - art. 1811, primeira parte CC). No se admite a possibilidade de aceitao ou renncia parcial, salvo se por diversidade de causa (herdeiro e legatrio art.1808 e - CC). Os credores do renunciante podem tornla ineficaz, aceitando-a com autorizao do juiz (art.1813, caput CC) nos 30 dias seguintes ao conhecimento do fato. Esplio (universalidade de direitos) ter identificada as relaes jurdicas atravs do inventrio (art.982 CPC) sob a administrao do inventariante (cnjuge ou companheiro; herdeiro na posse ou administrao dos bens; testamenteiro; pessoa de confiana do juiz art.1797CC).

21.03.11: SUCESSO Herana Jacente: - se h herdeiros (testamentrios e/ou legatrios) a administrao se far pelo inventariamente. - se no h herdeiros ou todos renunciaram? Diz-se a herana: - aqui jaz > jacente (art.1142 e 1143 CPC) (art.1819 CC). *a herana jacente declarada vacante. **exige-se publicao de 3 notas convocando possveis herdeiros (prazo de 6 meses) (art.1152-CC). ***se aparecer algum: transforma-se o processo de vacncia em inventrio.

****aps 1 (um) ano sem aparecer herdeiro (aps a publicao do 1 edital) > declara-se a vacncia (art.1157-CC). *****aps 5 (cinco) anos (art.1822-CC) passam-se ao municpio/estado ou unio (se territrio). ******at 5 (cinco) anos: - os herdeiros que surgirem devem solicitar ao de petio de herana (ao autnoma). - se houverem dvidas: ao de cobrana (autnoma) contra o municpio. *******dvidas entre jacente e vacante: - se habilitam ao processo de herana. - aps vacncia: somente ao de cobrana. ********declarada vacncia: herdeiros colaterais perdem direito sucesso(art.1822,U-CC) *********art.1823-CC: quando todos os herdeiros renunciarem > vacncia imediata. Petio de Herana: - serve para que algum prove sua qualidade de herdeiro contra algum que no reconhece esta qualidade. At a partilha, algum pode solicitar sua qualidade como herdeiro no processo de herana (habilitao). Realizada a partilha > somente pode ajuizar > petio de herana.

Ao Reivindicatria (petio de herana): pode ser demandada por qualquer herdeiro na totalidade da herana > responsabilidade do possuidor: dependente de boa ou m-f (art.1214/1222 e 1226 CC). partir da citao: presuno de m-f. PF chamados sucesso podem ser excludos > Excluso por Indignidade (carter punitivo): aquele que pratica qualquer ilcito do art.1814 CC (ao de excluso de indignidade independe de ao criminal): - I. Autores de homicdio doloso. - II. Acusado de calnia contra o autor da herana (ou cnjuge). - III. Por violncia ou fraude inibirem ou obstarem o autor da herana (de fazer testamento). *prazo decadencial: 4 (quatro) anos (art.1815,U CC). ** perdo: - legal (por instrumento pblico). - tcito (art.1818,U CC) > se aps a tentativa ainda for colocado o tentado no testamento). *** pelo carter de sano, o punido ser considerado como morto (os seus filhos podem receber por representao art. 1816 CC). Deserdao: semelhante indignidade mas tem que ser realizado pelo testador. 28.03.11: SUCESSO Deserdao: - possvel para excluir um herdeiro necessrio por testamento (no qualquer herdeiro > descendentes, ascendentes e cnjuges) (50% do patrimnio testado) > por estabelecimento de manifestao de vontade (com descrio de causa: o herdeiro tenha praticado qualquer uma das causas dos art.s: 1814 e 1061/1963--CC). - h que se comprovar: o herdeiro que tem interesse na deserdao promove ao de deserdao para comprovar as causas (art.1965 CC). * prazo decadencial: 4 (quatro) anos a contar da data da abertura do testamento (art.1965,U). ** os colaterais (que no so necessrios) podem ser excludos por simples manifestao (testamento).

Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Herana Jacente: se no h cnjuge sobrevivente, nem herdeiros legtimos ou testamentrios, impe-se a nomeao de quem zele pelo acervo que jaz sem titular. O CPC determina ao Juiz da Comarca a arrecadao de todos os bens e sua guarda at a entrega a sucessor legalmente habilitado ou a declarao de vacncia (art.1142 e 1143 CPC)(art.1819-CC). Aps a arrecadao da herana jacente, expedem-se editais (3) com intervalos de 30 dias, convocando habilitao de eventuais sucessores (prazo de 60 dias contados da primeira publicao) (art. 1152 e 1153 CPC). Transitado em julgado a sentena de declarao de vacncia da herana, os eventuais herdeiros ainda podero reclamar, por ao direta, proposta no prazo decadencial de 5 anos, contra a Fazenda Pblica (art.1158 CPC): ao de petio de herana ou de ao de cobrana (rito ordinrio art.1822, U CC excluindo desde logo os herdeiros colaterais da sucesso legtima). Quando todos os chamados a sucesso renunciarem herana ser declarada vacante (art. 1823 CC). Petio de Herana: quando outrem obsta um herdeiro posse de seu antecessor, cabe-lhe em ao de petio de herana, demandar o reconhecimento de seu direito sucessrio (art. 1824-CC) (ao reivindicatria). Indignidade: quando pessoas fsicas, convocadas por lei ou por testamento sucesso e em determinadas circunstncias so excludas. Trata-se de sano imponvel a quem tenha adotado qualquer dos comportamentos ilcitos do art. 1814-CC (participao dolosa em homicdio ou tentativa contra a pessoa do autor, do seu cnjuge, companheiro, ascendente ou descendente; ofensa honra ou inibir por violncia ou fraude o livre dispor dos bens do autor). A indignidade ser declarada por sentena (art. 1815, caput e U CC) em ao ordinria movida dentro de 4 anos da abertura da sucesso. O perdo do autor da herana, expresso em ato autntico, reabilita o indigno sucesso. Como a sano no ultrapassa a pessoa daquele a quem se aplica, para efeitos de sucesso, a excluso ser considerada como se o indigno houvesse morrido anteriormente ao autor da herana (acrescimento ou substituio se herdeiro testamentrio ou legatrio ou convocao de quem deveria ser chamado sucesso legtima caso houvesse morrido o excludo art.1816, caput - CC). Ocorrendo a substituio do excludo, este no ter direito ao usufruto (art.1816, U CC). Deserdao: quando a lei autoriza a excluso da sucesso, de herdeiros legtimos necessrios, por determinao do prprio autor da herana, feita em testamento com expressa declarao de causa (art.1961 e 1964 CC). Segundo Pontes de Miranda, ato de contedo complexo (declarao expressa de causa e declarao de vontade). Causas de deserdao, alm das comuns declarao de indignidade (art.1814-CC), tambm as indicadas os art.1962 e 1963 CC). Prazo decadencial para provar as causas de deserdao de 4 anos da abertura do testamento (art.1965, caput e U CC).

Sucesso legtima: entre parentes (consangneos (naturais) e/ou civis). - parentesco afim (sogro, sogra, cunhado...): no so legtimos. - cnjuges e companheiros: so legtimos. - Lei 6858/80: destino de crditos previdencirios e trabalhistas > sero pagos em cotas iguais aos dependentes indicados (habilitados no INSS) ou aos herdeiros civis, se no houver dependente) > alvar judicial (no tem inventrio). Ordem de vocao testamentria: classes (art. 1829 CC): - I. CLASSES DOS DESCENDENTES (podem ser cnjuges e/ou companheiros como concorrentes). - II. CLASSE DOS ASCENDENTES (sempre concorrem com o cnjuge). - III. CONJUGE. - IV. COMPANHEIROS. - V. COLATERAIS AT O 4 GRAU. - VI. MUNICPIO (HERANA JACENTE/VACANTE). - cada uma das classes subdividem-se em graus: B A D I E G F H > classes > classe dos descendentes (em grau subseqente: NETO) C

*O Cnjuge s ter direito se: I. no estiver separado. II. estiver separado de fato a menos de 2 anos. III.se estiver separado de fato a mais de 2 anos e provar (art. 1830-CC) que no deu causa separao. ** A Companheira s herda se no houver CONJUGE HABILITADO. *** Descendentes do mesmo grau (art.1834-CC) tem os mesmos direitos dos Ascendentes. **** REPRESENTAO: chamar parentes de grau + distante dentro da mesma classe (art.1851-CC) > SEM LIMITES DE GRAU. ***** SUCESSO (art.1835-CC) por: - CABEA (direito prprio) (mesmo grau) - ESTIRPE (por representao)
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Ordem de vocao hereditria (sucesso legtima): automtica investidura na herana > distribuio em classes: primeira (descendentes, em concorrncia com cnjuge art. 1829,I; ou com o companheiro art.1790,I,II), segunda (ascendentes, em concorrncia com cnjuge art.1829,II;ou com o companheiro art.1790,III), na terceira (cnjuge art. 1829,III), na quarta (companheiro art.1790, IV), na quinta (parentes colaterais) e na sexta (Municpio, DF ou Unio art.1844-CC). Somente reconhecido o direito sucessrio ao cnjuge se, ao tempo da morte, no estavam separados judicialmente, nem separados de fato h mais de 2 anos, salvo prova, de que essa convivncia se tornara impossvel sem culpa do sobrevivente (art.1830-CC). Concorrncia do companheiro com descendentes ou ascendentes somente quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel. Qq que seja a classe em que se inclua o companheiro, supe-se que no seja de reconhecer direito sucessrio ao cnjuge sobrevivente (art.1830) > unio estvel mesmo havendo sociedade conjugal anterior sem separao judicial (apesar de separao de fato art. 1723,caput e 1). Separao de fato com menos de 2 anos ou sem culpa do cnjuge sobrevivente no basta para afast-lo. Na classe dos descendentes, os de grau mais prximo excluem os mais remotos (art.1833, primeira parte) e os descendentes da mesma classe tem os mesmos direitos de seus ascendentes (art.1834) > sucesso por cabea (per capita) ou herana por direito prprio). Dentro da mesma classe dos descendentes, parentes de grau mais afastado podero concorrer com os graus mais prximos > direito de representao art.1833, parte final) quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia se fosse vivo art.1851) > cuida-se de substituio legal (no existe na classe dos ascendentes e opera sem limitao de grau nos descendentes). Nos colaterais atual apenas em favor dos filhos dos irmos do falecido, quando os irmos concorrerem (art.1853). Sucesso por estirpe (in stirpes art. 1835) distribuda em tantas quotas quantos sejam e houverem sido os descendentes direito de representao (art.1854 e 1855).

04.04.11: SUCESSO 1. DESCENDENTES + CONJUGES/COMPANHEIRO 2. ASCENDENTES + CONJUGES/COMPANHEIRO 3. CONJUGES

4. COMPANHEIRO 5. COLATERAIS 6. MUNICPIOS/DF (JACNCIA/VACNCIA)


Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Sucesso legtima necessria: sucessores da classe dos descendentes e dos ascendentes, assim como o cnjuge no podem ser afastados da aquisio da herana, salvo indignidade ou deserdao (art.1845). A lei reserva a metade do patrimonio do finado (art.1789) chamando de metade indisponvel, da qual sair cada quinho denominado legtima (art. 1846). Para o calculo da legtima sero considerados todos os bens no instante da abertura da sucesso, abatidas as dvidas e as despesas de funeral e adicionando o valor dos bens sujeitos colao (art. 1847). No ser privado de sua legtima o herdeiro necessrio a quem o testador deixou (a titulo universal ou singular) bens da metade disponvel (art. 1849). A lei probe a incluso da legtima em testamento (art.1857, 1) vedando a indicao de bens que iro integr-la ou estabelecendo converso dos bens em outros de espcie diversa ou ainda de, sem justa causa, prescrever restries, temporrias ou vitalcias, indisponibilidades como inalienabilidade, incomunicabilidade ou impenhorabilidade. Na classe dos descendentes, no h limitao de grau de parentesco (filhos havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo ou reproduo assistida heterloga art.227,6 - CF). Concorrem com o cnjuge sobrevivente ou com o companheiro do autor e este concorre com descendentes apenas quanto a eventuais bens particulares (comunho parcial ou separao convencional art.1829, I quinho igual aos dos que sucederem por cabea, no podendo a sua quota ser inferior quarta parte da herana se for a ascendente dos herdeiros com quem concorrer art.1832). Chamado a suceder em bens adquiridos onerosamente durante a vigncia da unio estvel e concorrendo com descendentes do autor, o companheiro recolhe o quinho igual ao do filho em comum (art. 1790,I) e da metade do que couber ao descendente s do autor (art. 1790, II).

Art.1851-CC: Herana por cabea: Direito de Representao. No existe Direito de Representao na classe dos Ascendentes (art.1852-CC). Art.1853-CC: Na linha colateral s existe Representao dos sobrinhos se concorrerem com irmo do morto. Recebe como se fosse o seu pai vivo (no vai para os filhos do sobrinho). Herdeiros Necessrios (indisponveis ou legtimos): no podem ser excludos (salvo deserdao e/ou indignidade) (TEM DIREITO A 50% DO PATRIMNIO): - descendentes - ascendentes - cnjuges Clculo da Legtima (art.1847-CC): valor dos bens na abertura da sucesso: Menos: - dvidas e despesas funeral. Mais: - colao (IR do doado em vida) (sujeito conferncia) ______________________________________ DIVIDE PELO NUMERO DE HERDEIROS. Art.1848-CC: salvo se houver justa causa declarada no testamento, NO PODE o testador estabelecer clusula de inalienabilidade, impenhorabilidade e nem de incomunicabilidade sobre os bens da legtima. Art.1829,I CC: O cnjuge no ser concorrente: - se comunho universal - se separao obrigatria (quando os casados tiverem + que 70 anos ou clusula penal ao tempo do casamento).

O Cnjuge ser herdeiro (CONCORRENTE) sobre os bens particulares (S): Comunho parcial Separao convencional Participao final dos aquestos

11.04.11: SUCESSO A + B > casamento: - comunho parcial - separao total

> cnjuge concorrente: bens comuns (meao) C F G D E H B se: Separao total ou comunho parcial e No h bens comuns >>> CONJUGE HERDA EM CONCORRNCIA COM OS DESCENDENTES (1/4).

Se: PARCIAL (BENS COMUNS > S OS PARTICULARES) Art.1832-CC: Em concorrncia, o cnjuge leva no mnimo (dos bens particulares) > quando + do que 4 filhos (1/4 ascendente) e divide o resto pelos filhos (SE FOR ME). ***ATENO: recurso especial 992.749 MS (relatora Nancy Aldrighi STJ) Recurso (medida cautelar 124.509 SSP) > esposa (separao judicial) sem bens particulares Acrdo TJSP (agravo de instrumento 167.929-4/000) Acrdo TJSP (agravo 568.648-4/4-00) deciso contrria ao 1790) Agravo de instrumento: 507.285-4/6 Agravo de instrumento: 540.323-4/7-00 UNIO ESTVEL SEM ACORDO DE BENS > comunho parcial de bens (art.1790-CC): Caso 1. A + B e 4 filhos comuns (inciso I: companheira com todos os filhos comuns). Inciso I - patrimnio comum: 100.000,00 > 50% companheiro > 1/5 (divide companheiro + 4 filhos) - patrimnio particular: > s os filhos (1/4 para cada um) Caso 2. A + B e se s 1 for herdeiro (filho do morto) (inciso II: companheira com filhos no comuns). Inciso II patrimnio comum: 100.000,00 > 50% (meao) >mulher = a dos descendentes (de cada um)(ex: 2+2+2+1> divide a dos bens comuns (a meao est garantida) e divide entre os filhos por 7 > cada filho 2/7 e a me 1/7). *se os filhos tiverem morrido > passa para os netos, por cabea (2/7 cada filho e 1/7 para companheira). Ou se A+B e 4 filhos do morto: igual ao inciso II (privilegia os filhos) SUCESSO COMPANHEIRO: herda apenas bens comuns (separada a meao). (art.1790,I) Bens particulares > somente descendentes. SUCESSO DOS ASCENDENTES: no existe representao em linha ascendente > por linha: - materna - paterna > bens comuns (meao) dividido em concorrncia

Art.1829,II-CC: haver concorrncia SEMPRE com ascendentes. Art.1836-CC: na falta de descendentes, so chamados sucesso os ascendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente. 2: havendo igualdade em grau e diversidade em linha, os ascendentes da linha paterna herdam a metade, cabendo a outra aos da linha materna. Art.1837-CC: concorrendo com ascendentes em primeiro grau, ao cnjuge tocar um tero da herana, caberlhe- a metade desta se houver um s ascendente, ou se maior for aquele grau. (semelhante ao art. 1790,III CC (1/3 para a companheira e 2/3 para os ascendentes). Linha de sucesso: 1 - descendentes 2 - ascendentes 3 - cnjuge (art.s 1830 e 1829,II).

Se morada nica > vai para o cnjuge. Art.1829,IV- CC: herana para os colaterais (companheira antes). Art. 1790,IV-CC: no havendo parentes a companheira ter direito totalidade da herana.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Sucesso necessria dos ascendentes: no h representao (art.1836, 1) mas havendo igualdade em grau e diversidade em linha, ascendentes da linha paterna e materna herdam a (art.1836, 2), respeitando a herana necessria do cnjuge sobrevivente. 1/3 da herana e dois teros para os ascendentes (art. 1790, III) ou se for apenas um ascendente. Sucesso necessria do cnjuge: o cnjuge supstite herdeiro legtimo necessrio, concorra ou no, com descendentes ou ascendentes do finado, somente se ao tempo da morte no estavam separados judicialmente nem de fato h mais de 2 anos (salvo se sem culpa

sua art. 1830), qualquer que seja o regime de bens do casamento (art. 1838). Tambm garantido o direito real de habitao relativamente ao imvel destinado residncia da famlia (art. 1831). Sucesso no necessria: no havendo descendentes, ascendentes ou cnjuges habilitados, poder ter lugar herana legtima, companheiros ou parentes colaterais (art. 1850). O companheiro participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel (art.1790, caput). Assim, apenas quanto queles bens, concorre o companheiro com descendentes ou ascendentes ou totalidade da herana (art.1790, IV). Se concorrer com filhos comuns, ter a companheira direito quota equivalente ao dos filhos (art. 1790,I) e metade da cota de cada filho exclusivo do autor (art. 1790, II). Se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a 1/3 da herana.

Carlos Roberto Gonalves: Vocao concorrente do cnjuge com os descendentes do autor da herana: CC 2002 incluiu o cnjuge como herdeiro necessrio, concorrendo com os descendentes e ascendentes, no mais sendo excludo por essas classes. O cnjuge sobrevivente (suprstite) permanece em terceiro lugar na ordem de vocao hereditria mas passa a concorrer em igualdade de condies com os descendentes do falecido, salvo quando j tenha direito meao em face do regime de bens do casamento. Assiste-lhe o direito real de habitao, qq que seja o regime de bens, porm no mais faz jus ao usufruto vidual, em concorrncia herana com os descendentes e ascendentes. Art.1829,I CC: figuram os descendentes, porm em concorrncia com o cnjuge sobrevivente, salvo se casado em regime de comunho universal ou separao obrigatria de bens ou se, no regime da comunho parcial o autor no tiver deixado bens particulares. Em regra: no h concorrncia do cnjuge sobrevivente com os descendentes do falecido 1. se comunho universal (confuso patrimonial j ocorrida); 2. se separao obrigatria; 3. se no regime da comunho parcial, o autor da herana no houver deixado bens particulares (vale dizer, contrario sensu, que haver a concorrncia se houver deixado bens particulares. Cota calculada sobre todo esplio ou somente sobre os bens particulares? Maria Helena Diniz (no majoritria): meao no herana, pois os bens comuns so divididos, visto que a poro ideal deles j lhe pertencia. Havendo patrimnio particular, o cnjuge sobrevivo receber sua meao, se casado sob comunho parcial e uma parcela sobre TODO o acervo hereditrio. Predomina na doutrina: proteo sucessria do cnjuge foi exatamente privilegiar aqueles desprovidos de meao. Os que a tm, nos bens comuns adquiridos na constncia do casamento, no necessitam e por isso no devem, participar da que foi transmitida como herana, aos descendentes, devendo a concorrncia limitar-se aos bens particulares. O quinho hereditrio correspondente meao do falecido nos bens comuns ser, repartido exclusivamente entre os descendentes e cnjuge somente ser sucessor nos bens particulares. RESUMO: - se o casamento for com comunho parcial, deixando bens particulares: receber o cnjuge a sua meao nos bens comuns e concorrer com os descendentes apenas na partilha dos bens particulares. Se no existirem bens particulares, receber somente a sua meao nos aquestos. - o cnjuge sobrevivente deixa de herdar em concorrncia: a. se judicialmente separada; b. separada de fato h mais de dois anos e no provar que a convivncia se tornou insuportvel sem culpa sua; c. se casada com comunho universal de bens; d. casada com separao obrigatria de bens; e. casada em comunho parcial e o autor da herana no houver deixado bens particulares. - o cnjuge somente concorrer: a. quando casado com separao convencional; b. quando casado com comunho parcial e houver bens particulares; c. quando casado com participao final dos aquestos. Art.1832 CC: estabelece a forma de clculo da cota devida ao cnjuge em concurso com descendentes: caber ao cnjuge quinho igual ao dos que sucederem por cabea, no podendo a sua cota ser inferior quarta parte (1/4) da herana, se for ascendente dos herdeiros com que concorrer. Registra-se que essa reserva da quarta parte diz respeito herana possvel do cnjuge, e no totalidade da herana: a reserva deve ser feita sobre os bens particulares, excluindo-se a meao (Mario Luiz Delgado Rgis: no existe reserva da quarta parte no tocante aos bens comuns). Art.1790 CC: (concorrncia sucessria do companheiro sobrevivo): Inc.I se o companheiro concorrer com filhos comuns: direito uma cota equivalente que foi atribuda por lei ao filho; Inc.II se concorrer com descendentes s do autor: direito metade do que couber a cada um dos filhos. Em linhas gerais, o artigo restringe o direito do companheiro aos bens que tenha sido adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel; faz distino entre a concorrncia do companheiro com filhos comuns ou s do falecido; prev o direito apenas a metade do que couber aos filhos somente do falecido e estabelece 1/3 na concorrncia com herdeiro de outras classes que no descendentes. Concorre com 1/3 com os colaterais e s chamado a recolher a totalidade da herana na falta dos colaterais. Art.1836 CC: (sucesso dos ascendentes): No havendo herdeiros na classe dos descendentes que sero chamados os ascendentes em concorrncia com o cnjuge sobrevivente (art.1837 CC) (concorrendo com ascendente em primeiro grau, ao cnjuge tocar 1/3 da herana; caber-lhe- se houver um s ascendente ou se maior for aquele grau. Concorrncia do companheiro com cnjuge sobrevivente: deve a participao do companheiro ficar restrita aos bens adquiridos durante a unio estvel (patrimnio comum), enquanto o direito sucessrio do cnjuge s alcanar os bens anteriores, adquiridos antes da data reconhecida judicialmente como de incio da unio estvel. 09.05.11: SUCESSO DE COLATERAIS: matria da prova (20.06.11) COLATERAIS: - 5 grau NO parente. - herdeiros NO necessrios. - os herdeiros podem ser excludos pela simples vontade.

- os de grau superior excluem os inferiores. - primeiros: irmos (2 grau). - filhos de irmos do falecido: podem ser chamados a concorrer com irmos do falecido (art. 1840, CC) > sobrinhos-neto NO. - art. 1841, CC: - irmos germanos (bilaterais) > igualdade de condies. - irmos unilaterais (apenas de um dos pais): - consangneo (do pai) - uterinos (da me) > igualdade de condies (se concorrerem entre eles). (art.1842, CC TODOS BILATERAIS OU UNILATERAIS > DIVISO IGUAL). - concorrncia entre bilaterais e unilaterais: bilaterais o dobro > unilaterais a metade. - art. 1843, CC: - os sobrinhos preferem aos tios. - 2 - os filhos de irmos bilaterais recebem o dobro do que recebem os filhos dos irmos unilaterais. - no havendo sobrinhos, herdaro os tios. - no havendo tios > herdaro os colaterais (at 4 grau > primos; tia-av e sobrinho-neto) > repartem por cabea (no exemplo a seguir: por 4). - a distino de bilateral e unilateral s serve para irmos e sobrinhos.

BISAV+BISA AV (paterno)
(2 Grau)

BISAV+BISA AV AV

BISAV+BISA

BISAV+BISA TIA AV
(4 Grau)

(paterna) (2 Grau)

(materno) (2 Grau)

AV (materno)
(2 Grau)

TIO (3 Grau)
(irmo do pai)

PAI MORTO

ME IRMO 1
(2 Grau)

TIA (3 Grau)
(irm uterina da me)

PRIMO (4 Grau)

IRMO 2
(2 Grau) (uterino)

PRIMO

FILHO DO PRIMO
(5 Grau) (NO PARENTE)

SOBRINHO 1.1 SOBRINHO 1.2


(3 Grau) (3 Grau)

SOBRINHO 2.1
(3 Grau)

SOBRINHO-NETO
(4 Grau)

Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Colaterais (sucesso no necessria) na classe dos colaterais so chamados a suceder ao finado os seus parentes consangneos at 4 grau (art.1839, CC). Regra: os mais prximos excluem os mais remotos, salvo o direito de representao concedido aos filhos dos irmos (art. 1840, CC). Sucesso por irmos: mesma ascendncia (germanos - bilaterais ou s unilaterais) tero igual tratamento. Concorrendo germanos com unilaterais (filhos ou s do pai consangneos ou s da me uterinos) os ltimos recebero a metade (art. 1842, CC). No havendo irmos, os sobrinhos do autor da herana, afastam os tios do finado (art. 1843, caput, CC). Sucesso per capita mas no podem ter representao s filhos dos irmos do autor da herana, quando colateral. Ateno: 5 grau no parente.

Carlos Roberto Gonalves: Sucesso dos colaterais: figuram em quarto lugar na ordem de vocao hereditria. Se no houver cnjuge sobrevivente sero chamados a suceder (art. 1939, CC). Se houver companheiro, concorrero com ele, cabendo quele 1/3 da herana (art. 1790, III, CC).

Os sobrinhos (3 grau) herdam representando o pai pr-morto (atenuando o brocardo que os primeiros anulam os seguintes) > tem preferncia sobre os tios do morto (tambm 3 grau art. 1843, caput, CC). Se os sobrinhos forem mortos, seus filhos no tem direito de representao. 16.05.11: SUCESSO TESTAMENTRIA: TESTAMENTO: negcio jurdico, unilateral, causa mortis (tambm unipessoal), personalssimo, solene (forma especfica) e revogvel. QUEM PODE TESTAR: todas as pessoas no pleno gozo de suas capacidades. CONJUNTIVO (proibido): (art.1863, CC) - simultneo: 2 pessoas no mesmo testamento. - recproco: 2 pessoas, no mesmo instrumento, deixam um para o outro. - correspectivo: disposies que fazem referncia outro testamento. - Art.1857, 2- podem haver disposies de carter no patrimonial. FORMAS TESTAMENTRIAS: - ORDINRIA: - pblica - cerrada - particular - ESPECIAIS: - martimo - aeronutico - militar
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Sucesso Testamentria ser exclusiva, se no existirem herdeiros necessrios e se o testador houver dado destinao a todo o seu patrimnio (caso contrrio, concorrer a sucesso legtima). Depende de atuao pessoal e solitria do testador. No admite representao, legal ou convencional, nem a presena de outro figurante ou de algum interveniente ou intrprete. Pessoas absolutamente incapazes morrem intestadas e a lei interdita testamento conjunto (art. 1863, CC)(conjunto = duas ou mais pessoas testamento de mo comum ou mancomunadas; num mesmo instrumento conjuno espacial ou instrumental; ou em instrumento distinto conjuno intencional). Veda tambm quando comprometer a validade das manifestaes de vontade (beneficiando terceiros testamento simultneo; favorecendo os prprios testadores testamento recproco; ou em retribuio de outro testamento correspectivo). Ateno: o marido pode deixar a poro disponvel mulher e vice-versa (porm em testamentos separados). Podem ter disposies patrimoniais ou no patrimoniais (reconhecimento de filiao, nomeao de tutor) art. 1857, 2. Forma: por ser NJ, solene e revogvel (art.1858, CC) podem ter como forma: ordinrias (testamento pblico, cerrado e particular art. 1862, CC) e especiais (martimo, aeronutico e militar art. 1886, CC). No se admitem outros testamentos especiais (art. 1887, CC).

Carlos Roberto Gonalves: Conceito de testamento segundo Clvis Bevilqua: ato personalssimo, unilateral, gratuito, solene e revogvel, pelo qual algum, segundo as prescries da lei, dispe, total ou parcialmente, do seu patrimnio para depois de sua morte; ou nomeia tutores para seus filhos menores, ou reconhece filhos naturais, ou faz outras declaraes de ltima vontade. Proibido: testamento conjuntivo (de mo comum ou mancomunado), feito por duas ou mais pessoas, seja simultneo (disposio conjunta em favor de terceira pessoa), recproco (instituindo benefcios mtuos) ou correspectivo (disposies em retribuio de outras correspondentes). Correspondem a espcies de pacto sucessrio (interdito). Nada impede que casal teste simultaneamente mas em cdulas distintas. CAPACIDADE TESTAMENTRIA (tem plena capacidade negocial art. 1860, CC): - ativa (elaborar) - passiva (ser dotado): > capacidade: - de fato (de atuao) - de direito (de atribuio) *incapacidade > testamento nulo (dficit de sentidos > cego no pode testar na forma particular) - capacidade passiva: - pessoa fsica - viva ou j concebida - prole eventual (filhos de pessoas vivas que no foram concebidas art. 1799, I, CC). - pessoa jurdica (art. 1799, II e III, CC): - j existente. - a ser constituda (fundao). LIMITAES CAPACIDADE (art. 1801, CC): - a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento (inc.I). - testemunhas do testamento (inc.II). - concubino do testador casado (inc.III). Ex: marido sai de casa > unio estvel por 1 ano e (companheiro > no concubino). Ex: marido (testador) e mulher (herdeira).

- tabelio (inc.IV) - simulao de contrato oneroso (art. 1802, CC). - pessoas interpostas (art. 1802, nico) > o pai da concubina). * a nulidade toca apenas a testamentria.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Capacidade Testamentria pelo carter personalssimo, sua validade depende de capacidade negocial plena (capacidade testamentria ativa de testar, de atuao) (art. 1860, caput, CC alm de incapazes, no podem testar os que, no ato de faz-lo, no tiverem pleno discernimento excepcionalmente, podem testar os maiores de 16 anos art. 1860, nico). A interdio do incapaz no diferencia absoluta de relativa, nem nos caso de momentos de lucidez ou se sob efeito de embriaguez, ira, hipnose ou drogas. A incapacidade superveniente no invalida o testamento vale o momento do ato art. 1861, CC. A capacidade de receber (capacidade testamentria passiva de atribuio) pode contemplar quaisquer pessoas (fsicas ou jurdicas art. 1799, II, CC), desde que j concebidas (art. 1798, CC). Limitaes quem escreveu o testamento (a rogo) (nem parentes destes ou concubino); testemunhas do testamento; tabelio; as que simulem a forma de contrato oneroso ou as beneficiem por pessoa interposta (art. 1801, ss, CC).

Carlos Roberto Gonalves: Capacidade de Testar: pode ser ativa (podem dispor por testamento) ou passiva (podem adquirir por testamento). A regra a capacidade ativa (art. 1860, CC alm dos incapazes, no podem testar os que, no ato de fazlo, no tiverem pelo discernimento - nico: podem testar os maiores de dezesseis anos). O cego s pode testar sob a forma pblica; ao que no sabe ou no pode ler, defeso o testamento cerrado. S pessoas naturais podem fazer testamento. 30.05.11: TESTEMUNHAS TESTAMENTRIAS: - art. 215, 5, CC: necessidade de testemunhas em instrumento pblico: SE UM DOS COMPARESCENTES NO FOR CONHECIDO DO TABELIO. O testamento, independentemente da forma, necessita de testemunhas (2). Art. 228, I, II e III, CC: No pode ser testemunha: menores de 16 anos; incapazes relativos ou absolutos com dficits mentais; cegos e surdos (no compreendem o idioma do testador). Art. 1864, II, CC: requisito necessrio (instrumento pblico): leitura ou entendimento daquilo que foi lido pelo tabelio. Art. 1864, III, CC: em testamento cerrado no consegue entender. Art. 1867, CC: ao cego: instrumento pblico. Art. 1872, CC: quem no saiba ou no possa ler (cego pode ser em Braille). (analfabeto > s em pblico). - art. 1876, CC: testamento particular e suas caractersticas.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Testemunhas Testamentrias (instrumentrias) pessoas fsicas aptas identificao do testador e ao conhecimento de que est a testar. Na feitura do testamento, por qualquer forma ordinria, exige-se a participao de testemunhas (ouvir a leitura do testamento pblico feita em voz alta pelo tabelio ou testador (2); assistir a entrega do testamento cerrado ao tabelio para autenticao (2); tomar cincia do contedo do testamento particular por leitura do testador (3)). Tambm exigncia dos testamentos especiais. No habilitadas: menores de 16 anos; todos os absolutamente incapazes e certos incapazes relativos; que tenham ou no sido previamente interditos, no compreendam o idioma e ainda os cegos e surdos quando a eficincia de sua interveno depender dos sentidos que lhes faltam. - quem no se comunica no idioma nacional (proibido na forma pblica precisa ser lido art. 1864, I, CC; e na forma cerrada tambm precisa ser lido no auto de aprovao art. 1868, III, CC) pode ocorrer no testamento particular; - cego (no surdo) pode testar no testamento pblico (art. 1867, CC) e no testamento cerrado se utilizar o Braille (art. 1872, CC); analfabeto est vedado ao testamento cerrado (art. 1872, CC) e testamento particular (art. 1876, 1 e 2, CC). O surdo-mudo pode valer-se do testamento cerrado (art. 1873, CC). Analfabeto Cego Surdo-mudo Mudo Testamento pblico Testamento cerrado sim NO Sim Sim NO Sim Sim Sim - surdo pode em qualquer modalidade. Testamento particular NO NO NO NO

06.06.11: FORMAS DA ELABORAO TESTAMENTRIA: REQUISITOS DA FORMA: - TESTAMENTO PBLICO: s no pode o surdo-mudo (no tem como ler e no pode compreender o que est sendo lido). - desvantagem: publicidade. - art. 1864, CC: inc.I: escrito por tabelio (ou substituto legal) em livro de nota em lngua portuguesa. Inc.II: ser lido, em voz alta, pelo tabelio ou o testador, na presena de 2 testemunhas (+ tabelio ou testador). Inc.III: assinado pelos 4 (quatro) > se no puder,algum assina pelo testador art. 1865, CC).

> se o surdo for analfabeto > pede para algum ler no seu lugar art. 1866, CC).
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Testamento Pblico - desvantagem: contedo conhecido por qualquer pessoa (publicidade) - vantagem: segurana (feito por intermediao de oficial pblico; anotado em livro de notas) - formalidades: escrito por tabelio em seu livro de notas de acordo com as declaraes do testador (art. 1864,I, CC); testador deve ser capaz de comunicar-se em portugus (leitura do tabelio ou do testador para 2 testemunhas)(inc.II); assinatura do testador, tabelio e testemunhas (inc.III). Se no souber ou no puder, a seu rogo, algum o faz (art. 1865, CC). O surdo pode realizar testamento pblico (algum l para ele art. 1866, CC). O analfabeto pode ouvir e algum assina para ele (art. 1867, CC).

- TESTAMENTO CERRADO: > s no pode fazer: ANALFABETO (ART. 1872, CC). - CONTEDO: - no precisa ser conhecido pelos participantes (vantagem: sigilo). - em qualquer idioma (admite inclusive gria). - pode ser manual ou mecnico (pelo testador ou rogo e assinado). - apresentado pelo testador ao tabelio > 2 testemunhas testemunham a entrega (art. 1868, I e II, CC) > no aprovado e sim autenticado. - realizao de auto de aprovao (tabelio declara que aquele o testamento entregue e que para ser aprovado art.1869, CC). - depois de lacrado e cerrado > devolve ao testador (art. 1972, CC: se houver ruptura do lacre). *Se houver sinais de violao: o Juiz deve declarar os sinais de violao para eventual revogao.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Testamento Cerrado - desvantagem: insegurana de ser feito por nefito. - vantagem: secreto (ntimo)(art. 1868, CC). Qualquer idioma mas sempre assinado pelo testador. Deve ser apresentado pelo testador ao tabelio na presena de testemunhas (2) para ser aprovado (art. 1868, II, CC). Tabelio lavra o auto de aprovao na presena das testemunhas e testador. O testamento lacrado, cerrado e devolvido ao testador. Se roto ou aberto pelo testador (ou com seu conhecimento), ser revogado (art. 1972, CC) (se aberto por terceiro, subsiste). Com a morte, ser apresentado ao Juzo para verificar ausncia de vcio externo e mandado cumprir (art. 1875, CC) (se for apresentado aberto, o Juiz no o recusar).

- TESTAMENTO PARTICULAR: - pode ser de prprio punho ou por meio mecnico (art. 1876, II, CC). - pode ser escrito em lngua estrangeira (precisam compreender art. 1880, CC). - testemunhas (3), assinando aps leitura e assinatura do testador (art. 1876, 2, CC). - morto: publicar em juzo com citao dos herdeiros legitimados (art. 1877, CC). - as testemunhas (contestes informados) comparecem e reconhecem as assinaturas pelo menos 1 testemunha (art. 1878, caput e nico, CC). - art. 1879, CC: testemunho nuncupatvel circunstncia excepcional no tem testemunha > deve declarar no testamento.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Testamento Particular: pode ser escrito de prprio punho em qualquer lngua (testemunhas (3) precisam compreend-la). Ser lido s testemunhas que o assinaro (art. 1876 e 1880, CC). Quando apresentado ao juzo, citao dos herdeiros legtimos (art. 1877, CC) e testemunhas convocadas para depoimento e confirmao (art. 1878, caput, CC) (pelo menos uma testemunha deve confirmar exceo: art. 1879, CC).

- TESTAMENTO MILITAR arts. 1886 a 1896, CC.


Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Testamento Especial - martimo: - aeronutico: - militar: admite modalidade nuncupativa (art. 1896, CC feito via oral).

Carlos Roberto Gonalves: Trs formas de testamento ordinrio:

- pblico - cerrado - particular Trs formas de testamento especial: - martimo - aeronutico - militar Exceo: testamento nuncupativo: modalidade de testamento militar que pode ser feito oralmente, perante 2 testemunhas, por militares em combate ou feridos (art. 1896, CC). Testamento Pblico: escrito por tabelio em seu livro de notas, de acordo com as declaraes do testador, feitas em portugus, podendo servir-se de minuta, em presena de 2 testemunhas que devem assistir a todo o ato (art.1864, CC). Depois de escrito o testamento ser lido em voz alta (ao cego s se permite testamento pblico). O analfabeto s pode testar de forma pblica (no lhe permitido o cerrado nem particular). O surdo-mudo no pode

testar de forma pblica pois no pode ouvir a leitura em voz alta feita pelo tabelio (pode fazer de forma cerrada art. 1873, CC). Sntese: s no podem testar publicamente > mudos e surdos-mudos (no podem fazer declaraes orais ao tabelio). Podem faz-lo > surdos, alfabetizados, analfabetos e os cegos. Testamento Cerrado: secreto ou mstico, o escrito pelo prprio testador ou por algum a seu rogo e por aquele assinado, com carter sigiloso, completado pelo instrumento de aprovao ou autenticao lavrado pelo tabelio em presena do disponente e de duas testemunhas idneas. Pode ser revogado se o testamento apresentado ao Juizo estiver com lacre rompido presumindo-se ter sido aberto pelo prprio testador (art. 1972, CC). Testamento Particular: ou holgrafo, escrito de prprio punho, assinado e lido pelo testador frente a trs testemunhas que o subscrevero, com a obrigao de, depois da morte, confirmar a sua autenticidade. indispensvel que seja escrito. Art. 1879, CC em circunstncias excepcionais declaradas na cdula, o testamento particular de prprio punho e assinado pelo testador, sem testemunhas, poder ser confirmado, a critrio do Juiz. DOS CODICILOS (testamentinho > pequeno cdigo): - bens de pequeno valor: em apartado (art. 1881, CC):

- funeral (prprio punho). - esmola de pouca monta.

- nomeao ou substituio de testamentrio (art. 1883, CC). - existncia do codicilo no depende de testamento (art. 1882, CC). - testamento posterior ao codicilo: se no confirmar ou modificar, revoga o anterior.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Codicilo: necessariamente holgrafo disposies de vontade concernentes ao funeral, esmolas de pouca monta, legados de mveis e jias de pouco valor e nomeao ou substituio de testamenteiro (art. 1881 e 1883, CC). A eficcia prescinde da existncia do testamento. A supervenincia de testamento que o no confirme ou modifique, implica na sua revogao (art. 1884, CC).

Carlos Roberto Gonalves: Codicilo: ato de ltima vontade, destinado, porm, a disposies de pequeno valor ou recomendaes para serem atendidas e cumpridas aps a morte (art. 1881, CC). No se admite escrita ou assinatura a rogo. Pode existir autonomamente, mas se houver testamento posterior que no o confirma ou o modifica, considera-se revogado (art. 1884, CC). A revogao pode ser tcita ou expressa. 13.06.11: DISPOSIES TESTAMENTAIS: - as manifestaes de vontade testamentrias podem ter carter:

- patrimonial. - no patrimonial (ex: declarao de paternidade). - cada disposio pode ser considerada como um negcio jurdico individual. Assim, uma nica disposio pode ser anulada mas o restante no. Agora, se houver relao entre esta e outras disposio, TODOS os relacionados sero invlidos (art. 1910, CC). - a ilicitude ou licitude verificada em cada momento, poca da elaborao e no poca da abertura. - se deixar dvida, o primeiro critrio o respeito vontade do testador (art. 1899, CC). - clusulas de anulabilidade (art. 1900, CC): - vontade incompleta (ex: deixo pro Pedro...) - quando a vontade estiver linkada em outros documentos (ex: deixo a Pedro o apto que consta do documento x...). - quando a manifestao deva ser completamentada por outrem (ex: deixo a quem Pedro indicar...). - quando favorecer pessoas que no podem ser herdeiros (ex: testemunhas). Excees (art. 1901 e 1902, CC): - pessoa indeterminada mas dentro de um pequeno grupo. - remunerao de servios prestados ao testador por ocasio da molstia de que faleceu. - em geral ao pobres, dos estabelecimentos particulares de caridade (do lugar onde morava). - nico: os particulares preferiro s pblicas. - anulabilidade testamentria: inquinadas de erro, dolo ou coao (art. 1909, CC) > extino em 4 anos ( nico). - art. 1911, CC: clusulas de inalienabilidade imposta aos bens por ato de liberalidade > s pode ser feita sobre a parte disponvel e no sobre a legtima (implica impenhorabilidade e incomunicabilidade). - o prprio testamento no dispe de termo ou condio A disposio testamentria pode fazer isso: encargos, termos, condio, inclusive vinculao motivo (subjetivo porque me ajudou a vida toda...) (art. 1897, CC se o motivo no for verdadeiro, a disposio pode ser declarada nula).

- art. 1898, CC o herdeiro sob condio (termo) ter-se- por no escrito (ou seja, o termo no existe). > o herdeiro pode ser nomeado por condio mas no termo. > o legatrio pode ser institudo sob termo. - art. 1904, CC: partilha da disponvel (igual quando no escrita). - art. 1905, CC: se dividido individuais ou por grupo: dividir-se- pelo nmero de indivduos (inclusive o coletivo). - art. 1906, CC: se houverem sobras no testado, iro para os legtimos. - art. 1907, CC: quando houver diviso por cotas, dar-se- o quinho e aos demais iguais partes.
Apostila Paulo de Tarso Barbosa Duarte: Disposies testamentrias: - vlidas disposies no patrimoniais. - quanto a interpretao, prevalece a que melhor assegure a vontade do testador (art. 1899, CC). - extingue-se em 5 anos o direito de impugnar a validade do testamento (art. 1859, CC). - a ao de anulao tem que se propor dentro de 4 anos contados de quando o interessado tiver conhecimento do vcio (art. 1909, nico, CC). - so nulas as deixas que o testador deixou incompleta, ou que mandou completar com indicaes do que faria ou teria feito ou inquinadas de erro, dolo ou coao (art. 1900 ss, CC). - so vlidas as disposies em favor de pessoa incerta que deva ser determinada por terceiro, entre duas ou mais pessoas de um grupo ou famlia (art. 1901, I, CC); ou em remunerao de servios prestados ao testador por ocasio da enfermidade; ou em favor de pobres do domiclio (particulares preferem a pblicas art. 1902, CC). - conquanto o testamento no admita condio ou termo (considera-se como no escrita a clusula), suas disposies podem condicionar-se ou sujeitar-se a encargo ou vincular-se a algum motivo (art. 1897, CC). - no sendo discriminadas as partes dos herdeiros, partilhar-se- por igual (art. 1904, CC). Contemplando instituio ou grupo de indivduos, dividir-se- por tantos quotas forem os indivduos ou grupos designados (art. 1905, CC).

Carlos Roberto Gonalves: Disposies testamentrias: - art. 1899, CC: quando a clausula testamentria for suscetvel de interpretaes diferentes, prevalecer a que melhor assegure a observncia da vontade do testador. - em caso de dvida quando a instituies beneficentes, as particulares preferem as pblicas. - se o testador nomear certos herdeiros individualmente e outros coletivamente, a herana ser dividida em tantas quantias quantos forem os indivduos e os grupos designados. - nula a clusula que se refira pessoa incerta, cuja identificao no se possa averiguar (art. 1900, II, CC), ou cometendo a identificao terceiro, ou para arbtrio do herdeiro fixar o valor do legado.

S-ar putea să vă placă și