Sunteți pe pagina 1din 2

Sinais Vitais: Pulso

So sinais de vida Normalmente, a temperatura, pulso e respirao permanecem mais ou menos constantes. So chamados "Sinais Vitais", porque suas variaes podem indicar enfermidade. Devido importncia dos mesmos a enfermagem deve ser bem exata na sua verificao e anotao. Pulso Conceito: o nome que se d dilatao pequena e sensvel das artrias, produzida pela corrente circulatria. Toda vez que o sangue lanado do ventrculo esquerdo para a aorta, a presso e o volume provocam oscilaes ritmadas em toda a extenso da parede arterial, evidenciadas quando se comprime moderadamente a artria contra uma estrutura dura. Locais onde pode ser verificado Normalmente, faz-se a verificao do pulso sobre a artria radial. Quando o pulso radial se apresenta muito filiforme, artrias mais calibrosas como a cartida e femoral podero facilitar o controle. Outras artrias, como a braquial, popltea e a do dorso do p (artria pediosa) podem tambm ser utilizadas para a verificao. Freqncia Fisiolgica: Homem 60 a 70 Mulher 65 a 80 Crianas 120 a 125 Lactentes 125 a 130 Observao: Existem fatores que alteram a freqncia normal do pulso: Fatores Fisiolgicos: Emoes - digesto - banho frio - exerccios fsicos (aceleram) Certas drogas como a digitalina (diminuem) Fatores Patolgicos: Febre - doenas agudas (aceleram) Choque - colapso (diminuem) Regularidade: Rtmico - bate com regularidade Arrtmico - bate sem regularidade O intervalo de tempo entre os batimentos em condies normais igual e o ritmo nestas condies denominado normal ou sinusal. O pulso irregular chamado arrtmico. Tipos de Pulso: Bradisfigmico - lento Taquisfgmico - acelerado Dicrtico - d a impresso de dois batimentos Volume: cheio ou filiforme Observao: o volume de cada batimento cardaco igual em condies normais. Quando se exerce uma presso moderada sobre a artria e h certa dificuldade de obliterar a artria, o pulso denominado de cheio. Porm se o volume pequeno e a artria fcil de ser obliterada tem-se o pulso fino ou filiforme. Tenso ou compressibilidade das artrias Macio - fraco Duro - forte Terminologia:

Nomocardia: freqncia normal Bradicardia: freqncia abaixo do normal Bradisfigmia: pulso fino e bradicrdico Taquicardia: freqncia acima do normal Taquisfigmia: pulso fino e taquicrdico

Material para verificao do pulso: - Relgio com ponteiro de segundos. Procedimento: - Lavar as mos; - Explicar o procedimento ao paciente - Coloca-lo em posio confortvel, de preferncia deitado ou sentado com o brao apoiado e a palma da mo voltada pra baixo. - Colocar as polpas dos trs dedos mdios sobre o local escolhido pra a verificao; - Pressionar suavemente at localizar os batimentos; - Procurar sentir bem o pulso, pressionar suavemente a artria e iniciar a contagem dos batimentos; - Contar as pulsaes durante um minuto (avaliar freqncia, tenso, volume e ritmo); - Lavar as mos; - Registrar, anotar as anormalidades e assinar. Pulso apical: Verifica-se o pulso apical no pice do corao altura do quinto espao intercostal. Observaes importantes: Evitar verificar o pulso em membros afetados de paciente com leses neurolgicas ou vasculares; No verificar o pulso em membro com fstula arteriovenosa; Nunca usar o dedo polegar na verificao, pois pode confundir a sua pulsao com a do paciente; Nunca verificar o pulso com as mos frias; Em caso de dvida, repetir a contagem; No fazer presso forte sobre a artria, pois isso pode impedir de sentir o batimento do pulso.

S-ar putea să vă placă și