Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITCNICA CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA ELTRICA

ENGC52 GERAO DE ENERGIA ELTRICA PROJETO DE UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO PARA UMA RESIDNCIA RURAL EM CARAVELAS

Simon Delabie Tlio Dourado

Salvador 2012

Sumrio
1 Introduo ............................................................................................................................3 2 Energia Solar Fotovoltaica ................................................................................................3 3 Componentes do Sistema Fotovoltaico Autnomo .......................................................4 3.1 Mdulo Fotovoltaico ....................................................................................................5 3.2 Baterias .........................................................................................................................6 3.3 Controladores de carga ..............................................................................................7 3.4 Inversores CC / CA .....................................................................................................7 4 Dimensionamento do sistema autnomo .......................................................................8 4.1 Dimensionamento da carga.......................................................................................8 4.2 Dimensionamento dos painis fotovoltaicos...........................................................8 4.3 Dimensionamento do banco de baterias .................................................................9 4.4 Dimensionamento do controlador de carga ............................................................9 4.5 Dimensionamento do inversor ................................................................................10 9 Referncias Bibliogrficas...............................................................................................11

1 Introduo

O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotvel na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, uma das alternativas energticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milnio. E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol responsvel pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia (CRESESB, 2004, p17). notvel o impulso que a gerao de energia eltrica por converso fotovoltaica vem recebendo no Brasil nos ltimos anos, atravs de projetos privados e governamentais, atraindo interesse de fabricantes pelo mercado brasileiro. A quantidade de radiao incidente no Brasil outro fator muito animador para o aproveitamento da energia solar (CRESESB, 2004, p20). Neste mbito, o trabalho proposto apresentar um projeto para eletrificao de uma residncia rural na cidade de Caravelas - BA, por meio da energia solar fotovoltaica. O projeto visa atender cargas de aparelhos comuns numa residncia, no caso lmpadas, TV e som. Consta neste projeto o dimensionamento de todos os equipamentos e componentes que fazem parte do sistema fotovoltaico.

2 Energia Solar Fotovoltaica

Segundo Freitas (2008), os sistemas de energia solar fotovoltaica convertem a energia proveniente da radiao solar que atinge a superfcie terrestre em energia eltrica. Na maior parte das vezes a energia eltrica gerada entregue a rede receptora (baixa tenso ou mdia tenso) ou utilizada para alimentar cargas em rede isolada. Essa a principal razo pela qual se distinguem dois tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica: sistemas ligados rede e sistemas autnomos.

Estes dois tipos de sistemas de energia diferem quanto aos requisitos a satisfazer e, em consequncia, quanto ao tipo de componentes que integram. Por outro lado os procedimentos relativos ao projeto e ao dimensionamento dos componentes obedecem tambm a requisitos diferentes (FREITAS, 2008, p14). O foco desse trabalho se mantm no projeto de um sistema fotovoltaico autnomo.

3 Componentes do Sistema Fotovoltaico Autnomo

Um sistema fotovoltaico autnomo concebido para alimentar um conjunto de cargas sem a presena da rede eltrica, durante todo o ano. Assim, o dimensionamento do painel normalmente efetuado com base na radiao disponvel no ms com menor radiao solar. Em conjunto com o painel solar o sistema deve incluir tambm (FREITAS, 2008, p43):

i. Baterias, de modo a assegurar a alimentao dos consumos nos perodos em que o recurso (radiao solar) no est disponvel. As baterias so carregadas sempre que a radiao solar disponvel permite gerar uma potncia superior a potncia de carga da bateria. ii. Controlador de carga, para efetuar a gesto da carga da bateria. iii. Inversor, no caso de haver cargas a alimentar em CA.

A figura abaixo ilustra um diagrama de um sistema fotovoltaico autnomo.

3.1 Mdulo Fotovoltaico a unidade bsica de todo o sistema. Composto por clulas conectadas em arranjos produzindo tenso e corrente suficientes para a utilizao da energia tornando indispensvel o agrupamento em mdulos. Uma clula fornece pouca energia eltrica, em uma tenso em torno de 0,4 V no ponto de mxima potncia. A densidade de corrente da ordem de 30 mA/cm. O nmero de clulas conectadas em um mdulo e seu arranjo, que pode ser srie e/ou paralelo, depende da tenso de utilizao e da corrente eltrica desejada. A incompatibilidade destas caractersticas leva a mdulos ruins, porque as clulas de maior fotocorrente e fotovoltagem dissipam seu excesso de potncia nas clulas de desempenho inferior. Em consequncia, a eficincia global do mdulo fotovoltaico reduzida (CRESESB, 2004, p43).

3.1.1Clulas fotovoltaicas

A converso da energia solar em energia eltrica obtida utilizando-se material semicondutor como elemento transformador, conhecido como clula fotovoltaica ou clula solar. Existem basicamente trs tipos de clulas:

i. Silcio monocristalino: obtm-se a partir de barras cilndricas de silcio monocristalino produzidas em fornos especiais. As clulas so obtidas por corte das barras em forma de pastilhas finas (0,4-0,5 mm de espessura). A eficincia na converso de luz solar em eletricidade superior a 12%. ii. Silcio policristalino: so produzidas a partir de blocos de silcio obtidos por fuso do silcio puro em moldes especiais. Uma vez nos moldes, o silcio arrefece lentamente e solidifica-se. Neste processo, os tomos no se organizam num nico cristal. Forma-se uma estrutura policristalina com superfcies de separao entre os cristais. Sua

eficincia na converso de luz solar em eletricidade ligeiramente menor do que nas de silcio monocristalino. iii. Filme Fino ou Silcio amorfo: so obtidas por meio da deposio de camadas muito finas de silcio ou outros materiais semicondutores sobre superfcies de vidro ou metal. Sua eficincia na converso de luz solar em eletricidade varia entre 5% e 7%.

3.1.2Caractersticas construtivas dos mdulos

As clulas fotovoltaicas de silcio so encapsuladas em mdulos. O empacotamento feito para que fiquem protegidas das intempries, principalmente da umidade do ar. Cada clula solar, como j foi citado anteriormente, gera, aproximadamente, 0,4 V em seu ponto de mxima potncia. Tenses mais altas so produzidas quando vrias clulas so conectadas em srie no mdulo. Para carregar baterias de 12 V, mdulos fotovoltaicos devem produzir aproximadamente 16 V devido ao efeito da temperatura e s perdas que ocorrem nos cabos e diodos de bloqueio. Dessa forma os mdulos, atualmente em operao, contm entre 28 e 40 clulas de silcio cristalino (CRESESB, 2004, p45).

3.2 Baterias Em sistemas fotovoltaicos autnomos, dado que a produo e consumo de energia muitas vezes no coincidem, quer ao longo do dia, quer ao longo dos dias do ano, o armazenamento de energia assume um papel fundamental. Para tal so utilizadas baterias, as quais devem possuir tempos de vida til longos em condies de carga e descarga dirias, tambm conhecidas como baterias de alta profundidade de carga. Outras caractersticas importantes so uma elevada eficincia de carga, mesmo para baixas correntes de carga e uma baixa razo de auto-descarga (FREITAS, 2008, p38). As baterias so uma forma de armazenamento de energia, pois so capazes de transformar diretamente energia eltrica em energia potencial qumica e 6

posteriormente converter, diretamente, a energia potencial qumica em eltrica. Cada bateria composta por um conjunto de clulas eletroqumicas ligadas em srie de modo a obter a tenso eltrica desejada (FREITAS, 2008, p38). De modo a proteger as baterias contra sobrecargas so utilizados controladores de carga.

3.3 Controladores de carga Controladores de carga so includos na maioria dos Sistemas Fotovoltaicos (SFs), com os objetivos bsicos de facilitar a mxima transferncia de energia do arranjo fotovoltaico para a bateria ou banco de baterias e proteg-las contra cargas e descargas excessivas, aumentando, consequentemente, a sua vida til. Denominaes do tipo Gerenciador de Carga, Regulador de Carga ou Regulador de Tenso tambm so comuns e referem-se a controladores de carga com diferentes nveis de sofisticao (CRESESB, 2004, p68).

3.4 Inversores CC / CA O componente responsvel pela converso de corrente contnua (CC) em corrente alternada (CA) comumente conhecido como inversor ou, mais genericamente, conversor CC-CA. Existem dois tipos de conversores: conversores estticos (estado slido) e eletromecnicos (rotativos). O conversor esttico utiliza dispositivos semicondutores que chaveiam a entrada CC, produzindo uma sada CA de frequncia determinada. A escolha de um inversor interfere no desempenho, confiabilidade e custo de um Sistema Fotovoltaico. Quando esto no circuito, adicionam complexidade ao mesmo, mas possuem os atrativos de facilitar a instalao eltrica e permitir o uso de acessrios convencionais (TVs, vdeos, geladeiras etc.) (CRESESB, 2004, p76).

4 Dimensionamento do sistema autnomo


A seguir ser apresentado o dimensionamento do projeto de um sistema fotovoltaico autnomo para uma residncia rural.

4.1 Dimensionamento da carga Partindo do princpio que o sistema ter 24 Volts, e de acordo com os equipamentos sugeridos pelo professor, tm-se as seguintes informaes sobre o perfil de consumo:

Equipamento Quantidade

Potncia Horas/dia Wh/dia I (A) (W) LFC 2 9 4 72,00 0,38 LFC 7 15 5 525,00 0,63 LFC 2 23 3 138,00 0,96 Som_1 1 15 5 75,00 0,63 Som_2 1 30 3 90,00 1,25 TV 1 105 6 630,00 4,38 Geladeira 1 200 4,5 900,00 8,33 Totais 2.430,00 16,54 Considerando rendimento da bateria de 85% 2.858,82
Tabela 01: Perfil do consumo

Consumo (A.h/dia) 1,50 3,13 2,88 3,13 3,75 26,25 37,50 78,13

4.2 Dimensionamento dos painis fotovoltaicos Foi pedido um projeto no municpio de Caravelas BA. Usando os dados da radiao solar mdia disponibilizados pela CRESESB-CEPEL atravs do seu sistema SunData, foram obtidos os dados abaixo:

Tabela 02: ndices de radiao nas proximidades de Caravelas.

Foi usado o ngulo de inclinao igual latitude, objetivando otimizar o aproveitamento no sistema, e foi considerado o ms de pior incidncia para os clculos, isso , junho, onde houve uma radiao mdia de 4,31 kwh/m.dia. Isso implica HSP=4,31, portanto a potncia do painel :

Onde a potncia total por dia aquela j considerando a perda de carga pelo rendimento da bateria. Logo, Pot = 829,13 watts. Escolheu-se utilizar os painis KD220GX-LPU da Kyocera, que possuem 220 watts de potncia de pico. Utilizando 4 painis, tem-se 880 watts instalados, com folga de 50,87 watts. Os painis sero instalados em paralelo, mantendo os 24 volts de tenso na sada, e com inclinao de 18 (da latitude) mais os 10 sugeridos para otimizar a captao, logo 28.

4.3 Dimensionamento do banco de baterias Para uma capacidade de descarga de 50% e para o perodo de autonomia solicitado (3 dias), foi calculada a dimenso do banco necessrio:
( )

= 714,71 Ah

Assim, pode-se escolher as baterias do sistema. Usando os dados disponibilizados nos slides, optou-se por utilizar a bateria C100 DF3000 24V, de 185 Ah. Isso implica utilizar 4 baterias desse tipo, ligadas em paralelo.

4.4 Dimensionamento do controlador de carga De forma a atender maior carga possvel do sistema, o mesmo foi projetado para a corrente mxima dos painis, 36,66 A. Utilizando a tabela de referncia da

SunLab Power (www.sunlab.com.br), optou-se por utilizar dois controladores SLC20, cdigo 91103-002, que operam em 12/24 volts, e 20 amperes de sada.

4.5 Dimensionamento do inversor Para conectar as cargas, que normalmente funcionam na tenso alternada de 220/127 Volts, precisa-se projetar o inversor adequado carga total do sistema, ou seja, 880 W. Usando os equipamentos disponibilizados pela SunLab Power, optouse pelo inversor Pro ST24 de 1000W, que operar com certa folga, permitindo pequenas ampliaes no sistema.

10

9 Referncias Bibliogrficas

[CRESESB], CENTRO DE REFERENCIA PARA ENERGIA SOLAR E EOLICA SERGIO DE SALVO BRITO; [CEPEL], CENTRO DE PESQUISAS DE ENERGIA ELETRICA, Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro, CRESESB, 2004. Disponvel em: < http://www.cresesb.cepel.br/publicacoes/download/Manual_de_Engenharia_FV_20 04.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2012.

CRESESB, CENTRO DE REFERENCIA PARA ENERGIA SOLAR E EOLICA SERGIO DE SALVO BRITO. Programa SunData, 2012. Disponvel em: < http://www.cresesb.cepel.br/sundata/index.php#localidade_72>. Acesso em: 14 jun. 2012.

FREITAS, S. S. A. Dimensionamento de sistemas fotovoltaicos. 2008. 104 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Industrial) Instituto Politcnico de Bragana Escola Superior de Tecnologia e Gesto, Bragana, 2008. Disponvel em:<http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/2098/1/Susana_Freitas_MEI_200 8.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2012.

LEVA, F. F. et al. Modelo de um projeto de um sistema fotovoltaico. Ncleo de Eletricidade Rural, Faculdade de Engenharia Eltrica Universidade Federal de Uberlndia. Disponvel em: < http://www.feagri.unicamp.br/energia/agre2004/Fscommand/PDF/Agrener/Trabalho %2042.pdf>. Acesso em 14 jun. 2012.

ZILLES. R.; MACDO, W. N. Energia Solar Fotovoltaica: fundamentos e aplicaes. 2012. 39 f. Notas de aula.

11

S-ar putea să vă placă și