Sunteți pe pagina 1din 41

FACULDADE TECNOLGICA SENAI ROBERTO MANGE

LUCIANO LOPES SOUSA

Relatrio de estgio

Novafarma Indstria Farmacutica Setor: Manuteno industrial Perodo: 09/09/2009 a 14/12/2009

Anpolis, janeiro de 2010

FACULDADE TECNOLGICA SENAI ROBERTO MANGE

TECNICO ELETROTCNICO

LUCIANO LOPES SOUSA

Relatrio de estgio

Novafarma Indstria Farmacutica Setor: Manuteno Industrial Perodo: 09/09/2009 a 14/12/2009 Carga horria: 402 Horas

____________________________ LUCIANO LOPES SOUSA ____________________________ Ass. do Coord. do Curso Tcnico ____________________________ Ass. do Supervisor de Manuteno ____________________________ Ass. do Gerente de Manuteno

Anpolis, janeiro de 2010

ndice
1. Objetivo 2. Introduo 3. Apresentao 4. Empresa

4.1 Tecnologia empregada 5. Manuteno industrial 5.1 Definio de Manuteno 5.2 Tipos de Manuteno 5.3 Manuteno Preventiva 5.4 Manuteno Preditiva 5.5 manuteno Corretiva 6. Atividades realizadas 6.1 Planejamento 6.2 Pesquisa 6.3 Execuo 6.4 Assistncias Tecnolgicas 6.5 Reunies 6.6 Cursos 6.7 Visitas 7. Atividades realizadas durante o estgio 7.1 Instalao do inversor frequncia weg cfw-08 7.1.1 Procedimento de Instalao Mecnica e eltrica do inversor de freqncia CFW-08 7.1.2 Instalao mecnica do CFW-08 7.1.3 Instalao Eltrica do CFW-08 7.2 Manuteno na tomada de alimentao trifsica de uma maquina de envasamento 7.2.1 Descrio do servio realizado 7.2.2 Melhoria Sugerida 7.2.3 Dados tcnicos do equipamento 7.2.4 Grau de Proteo (IP) 7.2.5 Ferramental utilizado 7.3 Substituio de um cotrolador de velocidade motron cve 2002 7.3.1 Dados tcnicos do equipamento 7.3.2 Descrio do servio realizado 7.3.3 Ferramental utilizado 7.4 Substituio de um rel temporizador coel ae (on-delay) 7.4.1 Dados tcnicos do equipamento 7.4.2 Descrio do servio realizado 7.4.3 Ferramental utilizado 7.5 Manuteno no grupo gerador 01

7.5.1 Dados tcnicos do equipamento 7.5.2 Descrio do servio realizado 7.5.3 Ferramental utilizado 8. Instalaes e equipamentos 8.1 Instalaes 8.2 Equipamentos 9. Matria prima 10. Processos de produo 11. Normas tcnicas e de segurana 12. Concluso 13. Referencias Bibliograficas

1. Objetivo

Relatrio de estgio realizado na empresa Novafarma Indstria Farmacutica, tem por objetivo fazer o aprendizado na prtica das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laos entre a prtica e a teoria. O objetivo especfico do trabalho foi de demonstrar atravs de atividades juntamente com o embasamento terico as melhorias possveis e necessrias dentro da empresa e a importncia dos equipamentos no setor de manuteno industrial. E consequentemente realizando o cumprimento curricular do curso Tcnico em Eletrotcnica realizado na FATEC- SENAI Roberto Mange, no perodo de 2008 2010. Concluindo 1200 horas aulas e 402 horas de estgio na empresa.

2. Introduo

Quando falamos da manuteno em uma indstria, seja de sistemas eltricos ou mecnicos, costumamos separ-las em trs tipos: Corretiva:

A manuteno feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Em equipamentos de grande importncia na planta industrial, este um mtodo caro e pouco funcional.

Uma parada no programada faz com que a empresa recorra a uma manuteno emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substitudos quanto pela mo-de-obra.

Alm disso, esta parada reduz os ndices de performance da produo da empresa e podem provocar grandes prejuzos financeiros com atrasos, cancelamentos de pedidos, etc...

Preventiva:

Consiste em programar revises ou troca de componentes baseados no fator tempo de utilizao. muito eficaz para problemas simples, porm no resolve degradaes relacionadas a m utilizao de componentes ou componentes com vida til menor do que a esperada.

Depende

muito

dos

tempos

de

utilizao

adotados

para

troca

(normalmente baseados em estimativas ou levantamentos empricos), uma vez que se forem subestimados podero ocorrer problemas no processo e se forem superestimados haver desperdcio na troca de um componente que ainda no chegou ao final de sua vida til.

Preditiva:

a maneira mais inteligente de se realizar a manuteno, porm, devido ao seu custo, mais aplicvel a processos essenciais de uma planta industrial.

Consiste em monitorar os parmetros (eltricos, mecnicos, temperatura, viscosidade de leos, etc...) de forma a ser possvel identificar se o sistema est funcionando da maneira correta ou no.

Para exemplificar a eficcia deste mtodo, basta dizermos que com ele possvel detectar qual componente de um complexo sistema est com defeito, bem como prever em quanto tempo ocorrer uma parada se no for feita uma interveno.

Existem diversas formas baratas e caras de se realizar a manuteno preditiva, sendo que sua eficcia depender sempre da especializao e conhecimento tcnico do pessoal de manuteno envolvido. Nos ltimos tempos, nota-se uma mudana de postura nas indstrias: a

manuteno no mais encarada como um mero gasto, mas sim como um investimento que garante a confiabilidade da planta e reduz paradas no programadas, que so as grandes vils do planejamento de uma indstria. Este relatrio vem apresentar a importncia da manuteno industrial, sendo que detalhamos aqui a manuteno corretiva e preventiva, pois dentro da indstria aqui apresentada a manuteno preditiva realizada atravs de mo-deobra terceirizada. Neste relatrio de estgio supervisionado, estou descrevendo as atividades que pude desenvolver aprender e aprimorar meus conhecimentos, no que conserve a tcnica prtica e conciliando assim os referentes conhecimentos durante o estgio nesta empresa, onde trabalho atualmente.

Todas as atividades realizadas neste relatrio foram supervisionadas pelo supervisor de manuteno que assina este relatrio de estgio.

3. Empresa

NOVAFARMA INDSTRIA FARMACUTICA


Produo de medicamentos injetveis

Fundada em fevereiro de 1994, obteve sua Autorizao de Funcionamento publicada em setembro de 1999, com a proposta inicial de ser uma empresa prestadora de servios, terceirizando a produo de medicamentos injetveis, conquistando uma diviso de mercado at ento inexplorada. No decorrer de seu desenvolvimento, optou pela implantao de sua prpria linha de produtos, cujo alvo final mercado hospitalar, atendendo distribuidores, secretarias de sade, hospitais particulares, rgos pblicos, autarquias, associaes, fundaes e prefeituras. Em 25 de maio de 2000 foram faturados aos primeiros produtos com a marca Novafarma. Desde ento, tem direcionado seus esforos no desenvolvimento de novos produtos, na qualificao profissional e na satisfao de seus clientes internos e externos, buscando o crescimento da empresa e a garantia de uma linha de medicamentos injetveis de confiana. Situada no Plo Farmoquimico do Estado de Gois, regio central do Brasil, tem como compromisso ser uma empresa referncia na fabricao de medicamentos injetveis, contribuindo com a Poltica Nacional de Medicamentos

do Ministrio da Sade, proporcionando o acesso da populao a medicamentos injetveis de qualidade, segurana e eficcia a preos acessveis. Para que seus objetivos sejam alcanados a Novafarma tem como prioridade o investimento em pessoal, o respeito ao meio ambiente, o compromisso com a fabricao de medicamentos em conformidade com os Compndios Oficiais e o atendimento s demais normas regulamentares, aplicveis Industria Farmacutica. Nos ltimos anos, a Novafarma tm investido na conquista do mercado externo, estabelecendo parcerias com empresas representantes na Bolvia, Peru, Paraguai e Costa Rica. Hoje a Novafarma conta com uma rea total de 7.055m, sendo que 8.565m de rea construda, alm da rea atual a empresa conta com uma rea de 61.649.90m situada no Distrito Agroindustrial de Anpolis, onde j se encontra em fase de construo a sua nova unidade. A Novafarma dispe do que melhor h em tecnologia, sistemas, arquitetura, laboratrios, alm de espaos que promovem o bem-estar dos nossos colaboradores. Atualmente possui em seu quadro aproximadamente 400 colaboradores, divididos em diversos setores. A Novafarma indstria farmacutica situada na Avenida Brasil Norte n1255, cidade Jardim, Anpolis-Gois, h 10 anos tem se destacado em sua rea de injetveis. Devido a sua preocupao em produzir injetveis de confiana. Para esse desenvolvimento, foi necessrio investimentos em toda a sua rea produtiva, como pesquisa e desenvolvimento de seus produtos, com tanta tecnologia empregada em 2004, receberam o certificado da ISSO 9001, certificado que garante o bom processo de fabricao de seus produtos.

4. Atividades realizadas

4.1 Planejamento: A forma de planejamento da manuteno na Novafarma segue os seguintes critrios:


-

Parada de setup PPE, entre os intervalos de limpeza, executa-se ajuste de corretiva ou preventiva, se houver necessidade. Entre os finais de semana, manuteno preventiva nas linhas de produo. Nos projetos de melhorias das linhas de produo, segue alguns procedimentos como: Quantidade de materiais a ser executado, custo e beneficio. 4.2 Pesquisa

Nas melhorias da linha de produo, existe uma ateno especial, sobre que tipo de material se deve investir nas maquinas, como: Durabilidade, qualidade, custo, beneficio, fragilidade, modernidade. E com essas pesquisas, estamos tendo resultado satisfatrio como qualidade e produtividade. 4.3 Execuo Antes de qualquer execuo seja de melhorias ou preventiva, analisamos primeiro as paradas emergenciais durante o processo de produo. Com isso, programamos os servios a serem executados. 4.4 Assistncia Tecnolgica Uma assistncia Tecnolgica que foi utilizada, quando o eixo da ventoinha do Fancoil (purificador de ar) estava desbalanceado. O supervisor da manuteno acionou a empresa para executarmos este servio com aparelhagem adequada para alinhar e balancear o eixo que seu funcionamento. = 4.5 Reunies As reunies da Equipe da manuteno so realizadas mensalmente, onde so abordadas todas as ocorrncias de parada para manuteno corretiva, preventiva e melhorias do equipamento. 4.6 Cursos

O curso adquirido no estagio foi de Vasos de Presso (Autoclave) com o perodo de 40 horas, realizado pelo Instrutor Tcnico de Segurana do Trabalho que a Novafarma fechou contrato para ministrar o curso.

4.7 Visitas Durante o perodo de estagio foram realizadas visitas tcnica nas reas de produo para serem analisadas cada atividade de manuteno relatada neste relatrio.

5. Descrio das atividades

Setor de Rotulagem, Gerao de energia, rea 08, onde executamos manutenes corretivas preventivas e instalaes de equipamentos atendendo a necessidade de cada setor. 5.1 Instalao do inversor de frequncia WEG CFW08

Foto 01 - Inversor de Freqncia CFW08

5.1.1 Definio Componente que varia a freqncia eltrica, usado para o controle de velocidade dos motores eltricos de induo trifsicos. A alimentao desses aparelhos pode ser monofsica ou trifsica, dependendo de sua construo. Em geral, podem ser programados para os valores mximos e mnimos de freqncia de sada, conforme necessidade da instalao. A variao da velocidade geralmente feita a partir de um potencimetro de referncia externo. O esquema de ligao e as caractersticas como potncia de acionamento, tenso de entrada

e sada, variao da freqncia e outros so encontrados no manual que acompanha o aparelho.

5.1.2 Caractersticas tcnicas do equipamento: Potncia de entrada de 0.88 Kw, tenso nominal de entrada 220 V, Corrente Nominal de 4.8 A, Freqncia de 60 Hz, potncia de sada: Corrente nominal 4 A, freqncia de sada 10 60 Hz trabalhando com sinal analgico de 04-20 mA ou 0 a 10V para controle de velocidade do motor principal de uma esteira de embalagens na rea 08, setor de rotulagem. 5.1.3 Instalao mecnica: Ambiente: A localizao dos inversores fator determinante para a obteno de um funcionamento correto e uma vida normal de seus componentes. O inversor deve ser montado em um ambiente livre de: - Exposio direta a raios solares, chuva, umidade excessiva ou maresia; - Gases ou lquidos explosivos e/ou corrosivos; - Vibrao excessiva, poeira ou partculas metlicas/leos suspensos no ar. Condies ambientais permitidas: -

Temperatura: 0 C a 40 C - condies nominais. De 40 C a 50 C - reduo da corrente de 2 % para cada grau Celsius acima de 40 C. Umidade relativa do ar: 5 % a 90 % sem condensao. Altitude mxima: 1000 m - condies nominais. De 1000 m a 4000 m - reduo da corrente de 1 % para cada 100 m acima de 1000 m. De 2000 m a 4000 m - reduo da tenso de 1.1 % para cada 100 m acima de 2000 m. Grau de poluio: 2 (conforme EN50178 e UL508C)

Dimenses do CFW-08 A figura 1, em conjunto com a tabela 1, trazem as dimenses externas e de furao para fixao do CFW-08.

Figura 1

Tabela 1

Posicionamento e Fixao:

Para a instalao do CFW-08 deve-se deixar no mnimo os espaos livres ao redor do inversor conforme figura 2 a seguir. As dimenses de cada espaamento esto descritas na tabela 2.

Instalamos o inversor na posio vertical de acordo com as recomendaes a seguir: Instale o inversor em uma superfcie plana; No coloque componentes sensveis ao calor logo acima do inversor.

Figura 2

Tabela 2

Montagem em Painel:

Para inversores instalados dentro de painis ou caixas metlicas fechadas, prover exausto adequada para que a temperatura fique dentro da faixa permitida. Como referncia, a tabela 3 apresenta o fluxo do ar de ventilao nominal para cada modelo.

Mtodo de Refrigerao: ventilador interno com fluxo do ar de baixo para cima.

Tabela 3

Montagem em Superfcie A figura 3 ilustra o procedimento de instalao do CFW-08 na superfcie de montagem.

Figura 3

Torque de aperto recomendado para as conexes de potncia e aterramento:

Tabela 4

5.1.4 Instalao eltrica: As informaes a seguir foram devidamente seguidas com a ateno para se obter uma instalao correta. Seguimos tambm as normas de instalaes eltricas aplicveis.
-

Foi verificado que a rede de alimentao estava desconectada antes de iniciar as conexes, foi utilizando o multmetro para confirmar a ausncia de tenso. Afastamos os equipamentos e fiaes sensveis em 0,25 m do inversor e dos cabos de ligao entre inversor e motor.

Exemplo: CLPs, controladores de temperatura, cabos de termopar, etc. Os inversores devem ser obrigatoriamente aterrados a um condutor terra de proteo (PE). A rede que alimenta o inversor deve ter o neutro solidamente aterrado. No utilize o neutro para aterramento. Sempre aterrar a carcaa do motor. Fazer o aterramento do motor no painel onde o inversor est instalado ou no prprio inversor. A fiao de sada do inversor para o motor deve ser instalada separada da fiao de entrada da rede, bem como da fiao de controle e sinal.

Fiao de Potncia/Aterramento e Disjuntores:


-

Utilizamos no mnimo as bitolas de fiao e os disjuntores recomendados na tabela 5. Usamos somente fiao de cobre (70 C).

Tabela 5

Conexes de potncia:

Modelos 1,6-2,6-4,0-7,3- 10A/ 200-240 V Alimentao monofsica

Figura 4

(*) No caso de alimentao monofsica com fase e neutro, somente passar a fase pelo disjuntor. (**) Nos modelos 1,6A- 2,6 A e 4,0A os terminais para conexo do resistor de frenagem no esto disponveis.

Conexes de sinal e controle: As conexes de sinal (entradas e sadas analgicas) e controle (entradas digitais e sadas a rel) so feitas no conector XC1 do carto eletrnico de controle :

Figura 6 Comando do inversor de frequncia

Figura 7 Posio dos jumpers para seleo das entradas e sadas analgicas em tenso (0 a 10) Vcc ou em corrente (0 a 20) mA / (4 a 20) mA e seleo das entradas digitais como ativo alto (PNP) ouativo baixo (NPN)

Uso da HMI Descrio geral da HMI. Uso da HMI. Programao e leitura dos parmetros. Descrio das indicaes de status e das sinalizaes.

Descrio da interface homem- mquina A HMI standard do CFW-08 contm um display de LEDs com 4 dgitos de 7 segmentos, 4 LEDs de estado e 8 teclas. A figura 4.1 mostra uma vista frontal da HMI e indica a localizao do display e dos LEDs de estado.

Figura 8

Funes do display de LEDs: Mostra mensagens de erro e estado (consulte a Referncia Rpida de Parmetros e Mensagens de Erro), o nmero do parmetro ou o seu contedo. O display unidade (mais direita) indica a unidade de algumas variveis [U = volts, A = ampares ou C = Graus Celsius] Funes dos LEDs Local e Remoto - Inversor no modo Local: LED verde aceso e LED vermelho apagado. - Inversor no modo Remoto: LED verde apagado e LED vermelho aceso. Funes dos LEDs de sentido de giro (horrio e anti-horrio): Consulte a figura 9.

Figura 9

Uso da HMI para operao do inversor Habilita o inversor via rampa de acelerao (partida). Desabilita o inversor via rampa de desacelerao (parada). Reseta o inversor aps a ocorrncia de erros. Seleciona (comuta) display entre nmero do parmetro e seu valor (posio/contedo). Aumenta a velocidade, nmero do parmetro ou valor do parmetro. Diminui a velocidade, nmero do parmetro ou valor do parmetro. Inverte o sentido de rotao do motor comutando entre horrio e anti-horrio. Seleciona a origem dos comandos/referncia entre LOCAL ou REMOTO. Quando pressionada realiza a funo JOG [se a(s) entrada(s) digital (is) programada(s) para GIRA/PRA (se houver) estiver (em) aberta(s) e a(s) entrada(s) digital (is) programada(s) para HABILITAGERAL (se houver) estiver (em) fechada(s). Descrio dos parmetros (Programao e leitura dos parmetros). Parmetros de Acesso e de Leitura - P000 a P099 Parmetros de Regulao - P100 a P199 Parmetros de Configurao - P200 a P398 Parmetros do Motor - P399 a P499

Sinalizaes/ estados do inversor: indicaes no display da HMI (bsica)

Inversor pronto (READY) para acionar o motor. Inversor com tenso de rede insuficiente para a operao.

Inversor na situao de erro, o cdigo do erro aparece piscante. No caso exemplificado temos a indicao de E02 (consulte o captulo 7). Inversor est executando rotina de Auto- Ajuste para identificao automtica de parmetros do motor. Esta operao comandada por P408 (consulte o captulo 6). Ferramental utilizado:

- Chave de borne simples isolada VDE (Gedore) - Chave de fenda cruzada isolada VDE (Gedore) - Alicate eletricista 8 (Belzer) - Alicate ampermetro categoria II de segurana mod.: ET-3200A (Minipa) - Manual do inversor de freqncia (WEG CFW08) - Na figura 01 apresentada uma foto do inversor descrito neste relatrio. - Alicate Pressa terminal. Aps instalao foi verificada corrente do motor, parmetros do inversor, sincronismo do equipamento em relao ao restante da linha de produo.

5.2Manuteno na tomada de alimentao trifsica de uma maquina de envasamento

Foto 02 tomada trifsica IP44

5.2.1 Descrio do servio realizado:

A manuteno foi necessria, pois a mquina de envase no estava funcionando, no havia tenso no painel do equipamento e o disjuntor do quadro geral que alimenta a mesma estava desarmado. Testes foram feitos com o multmetro na escala ACV 750V, para verificar a tenso e foi constatada a ausncia de tenso. O motivo pelo qual o disjuntor estava desarmado era a tomada de alimentao trifsica do equipamento que estava em curto. O curto circuito foi ocasionado por umidade em seus contatos, pois a cada setup a sala de produo e as mquinas so higienizadas utilizando gua no processo, sendo assim, a gua penetrava no interior da tomada. Para a soluo deste problema um estudo sobre o modelo da tomada foi feito para aquele setor, foi descoberto que o grau de proteo (IP) era inadequado para aquele ambiente e foi sugerida a substituio da tomada.

5.2.2 Melhoria sugerida: A troca do modelo utilizado naquele ambiente por uma tomada com o grau de proteo adequado: Tomadas Bloqueio Mecnico Surelock STECK S-4006/B IP65. Com este modelo o operador no precisa desconectar o plug da tomada para desligar o equipamento, pois existe uma chave manual liga/desliga.

5.2.3 Caractersticas tcnicas do equipamento:


-

Temperatura Operao: 0 / 120C trabalho contnuo, 200C (30 minutos). Construo: Conforme normas NBR IEC 60309-1, IEC 60309-2, DIN49462, DIN 49463, CEE 17-BS4343 e VDE 0623. Voltagem mxima de trabalho: 690 Volts RMS conforme NBR IEC 60309-1.

Identificao dos Terminais: Conforme U.L., CSA e NBR IEC 60309

Rigidez Dieltrica: NBR IEC 60309-1

Resistncia ao Impacto: Conforme C.S.A. C22. 2 n 182-1 pargrafos 7.4.2 e 7.4.4 Resistncia Abraso: Conforme C.S.A. C22. 2 n 182-1 pargrafos 7.4.3 e 7.4.4 Estanqueidade: Conforme Norma NBR IEC 60529 Proteo Cabos: Conforme C.S.A. C. n 182-1 pargrafos 7.3

Tipo de Cabos: Conforme U.L.62 e C.S.A.C22.2 n 49 Resistncias Corroso: (Partes Plsticas) Salt Spray, lcool, leo, Solventes, Lubrificantes, Graxas, Meios cidos, Alcalinas e Outros Agentes Qumicos.

Foto 03 Tomadas Bloqueio Mecnico Surelock STECK S-4006/B IP65

5.2.4 Grau de proteo (IP) a indicao das caractersticas fsica dos equipamentos eltricos, referenciando-se a permisso da entrada de corpos estranhos para seu interior. definido pelas letras IP seguidas por dois algarismos que representam: 1 algarismo: indica o grau de proteo contra a penetrao de corpos slidos estranhos e contato acidental: 0 - sem proteo 1 - corpos estranhos de dimenses acima de 50 mm 2 - corpos estranhos de dimenses acima de 12 mm 4 - corpos estranhos de dimenses acima de 1 mm 5 - proteo contra acmulo de poeiras prejudicial ao equipamento 6 - proteo total contra a poeira 2 algarismo: indica o grau de proteo contra a penetrao de gua no interior do equipamento: 0 - sem proteo 1 - pingos de gua na vertical 2 - pingos de gua at a inclinao de 15 com a vertical 3 - gua de chuva at a inclinao de 60 com a vertical 4 - respingos de todas as direes 5 - jatos de gua de todas as direes 6 - gua de vagalhes 7 - imerso temporria 8 - imerso permanente

5.2.5 Ferramental utilizado: - Chave de borne simples isolada VDE (Gedore) - Chave de fenda cruzada isolada VDE (Gedore) - Alicate eletricista 8 (Belzer) - Alicate ampermetro categoria II de segurana mod.: ET-3200A (Minipa)

5.3 Substituio de um controlador de velocidade MOTRON CVE 2002

Foto 04 - Controlador velocidade CVE 2002 e o esquema de ligao do transformador

5.3.1 Caractersticas tcnicas do equipamento:

Alimentao: 110 e 220 VCA, 60 Hz Controle por PWM Massa 1,9 Kg Sada 24 VCC Consumo Mximo 5 VA Potencia 96W Controle de velocidade atravs do potencimetro de 470 Kohms 5.3.2 Descrio do servio realizado:

A substituio foi necessria devido a elevao de sua corrente, causada pelo motor VCC (Varired) que estava trabalhando em sobrecarga, pois o rolamento estava danificado, ocasionando a queima de componentes do seu circuito(diodos e transistor). Aps instalao e a troca do rolamento, foi verificada corrente com o multmetro na escala de ACA 20A, que apresentou um valor normal (1,3A). Local da Manuteno e Equipamento: Esteira da ecr na rea 08, setor reviso de frascos.

5.3.3 Ferramental utilizado: - Chave de borne simples isolada VDE (Gedore) - Chave de fenda cruzada isolada VDE (Gedore) - Alicate eletricista 8 (Belzer) - Alicate ampermetro categoria II de segurana mod.: ET-3200A (Minipa)

5.4 Substituio de um rel temporizador COEL AE (on-delay)

Foto 5 - Rel temporizador COEL AE (ON-delay) e esquema eltrico

5.4.1 Caractersticas tcnicas do equipamento:

Energizando-se a bobina, os contatos levam um tempo predeterminado para mudar de posio. Ao desligar, instantaneamente os contatos assumem a posio normal. Tenso de alimentao 12VCC,24VCC/VCA,42 VCA,48VCA/VCC, 110VCA E 220VCA.

Frequncia de rede 48 63 Hz Tolerncia -15 % +10 Tempo de reset 100ms Escala 0 a 3s Corrente mxima nos contatos 15, 16 e 18(220V) 5A 5.4.2 Descrio do servio realizado:

A substituio foi necessria, pois o rel quando energizado, atravs do contato 16, aciona uma bomba por 3 segundos enchendo ou completando o nvel do vaso de presso da autoclave com gua (em condies normais). Foi constatado que o rel a ser substitudo no estava desenegirzando, aps os 3 segundos, assim aumentava a presso do vaso (presso de trabalho 3kgf/cm) e disparava a vlvula de segurana. Equipamento localizado na autoclave de esterilizao final da rea 03. (aps testes, o equipamento funcionou normalmente). Local da Manuteno e Equipamento: autoclave de esterilizao final da rea 03. 5.4.3 Ferramental utilizado: - Chave de borne simples isolada VDE (Gedore) - Chave de fenda cruzada isolada VDE (Gedore) - Alicate eletricista 8 (Belzer) - Alicate ampermetro categoria II de segurana mod.: ET-3200A (Minipa) 5.5 Manuteno no grupo gerador 01

Foto 6 Grupo Gerador 01 e o sensor tipo PT100

5.5.1 Caractersticas tcnicas do equipamento: -

Motor: Perkins Gerador: WEG Potencia: 699/637KVA Tenso: 380 v Cos : 0.8 Rotao: 1800 RPM Corrente: 965 A Frequencia: 60HZ Peso do equipamento: 4180 Kg Modelo: GTA Fabricante: STEMAC

5.5.2 Descrio do servio realizado: A manuteno foi necessria, pois grupo gerador 01 estava com uma falha no seu funcionamento. Foi detectado que o Controlador de Temperatura Dgua N322 NOVUS estava ultrapassando o seu limite de temperatura predeterminado (110 C) para a proteo do grupo gerador 01. Foi verificado que o sensor tipo PT100 na figura 06 estava com os seus contatos folgados, assim causando o aumento anormal na leitura da temperatura no controlador N322 NOVOS, foi ajustado e fixado o sensor. Um teste foi realizado e o grupo gerador 01 funcionou com carga mxima por trs horas simulando o horrio de ponta. Durante o teste no ultrapassou 87C, que a temperatura de trabalho e o grupo gerador 01 passou a opera normalmente. Local da Manuteno e Equipamento: Setor de gerao de energia.

5.5.3 Ferramental utilizado: - Chave de borne simples isolada VDE (Gedore) - Chave de fenda cruzada isolada VDE (Gedore) - Alicate eletricista 8 (Belzer) - Alicate ampermetro categoria II de segurana mod.: ET-3200A (Minipa) - Manual do grupo gerador 01 - Alicate Pressa terminal.

6. Instalaes e equipamentos

6.1 Instalaes: Todos os equipamentos e instalaes seguiram as normas do projeto executado pela superviso de manuteno, como: rea em que o equipamento seria instalado, distncia definidas pela planta do projeto de execuo, fcil acesso da porta de emergncia, hidratante de gua potvel do banheiro longe dos painis de energia, reas de riscos qumicos e fsicos. A Novafarma possui cinco reas de produo e duas em fase de construo.

6.2 Equipamentos: AUTOCLAVE HORIZONTAL

Foto 7 Autoclave Horizontal

Descrio do equipamento: Fabricante/Marca: BAUMER Ano de fabricao: 1997 Numero de serie: NF 005 TAG: 08 AH 01 Setor: Penicilnicos ESTUFA DE DESPIROGENIZAO

Foto 8 Estufa de despirogenizao

Descrio do equipamento: Fabricante/Marca: BAUMER Ano de fabricao: 1998 Numero de serie: NF 008 TAG: 02 ED 02 Setor: Penicilnicos II

MAQUINA DE ENVASE DE PS ESTEREIS

Foto 9 Maquina de envase de ps estreis

Descrio do equipamento: Descrio do Equipamento: Maquina de envase de Ps Estreis Fabricante / Marca: Treu Ano de fabricao: 2003 Numero de Serie: NF 002 TAG: 01 ME 03 Setor: Penicilinicos I

MAQUINA BATOCADEIRA DE FRASCOS

Foto 10 Maquina Batocadeira de Frascos

Descrio do equipamento: Histrico do Equipamento: Batocadeira de Frascos

Fabricante/ Marca: EMNF Ano de Fabricao: 2006 Nmero de Srie: NF003 TAG: 01-BAT-06 Setor: Peniciernicos

MAQUINA RECRAVADEIRA DE FRASCOS

Foto 11 Maquina Recavadeira de frascos

Descrio do equipamento: Fabricante/Marca: Treu Ano de fabricao: 2003 Numero de srie: NF 004 TAG: 01-Rec 03 Setor: Penicilinicos II MESA REVISORA DE FRASCOS

Foto 12 Mesa Revisora de Frascos

Descrio do equipamento: Fabricante/Marca: WS Ano de Fabricao: 2006 Nmero de Srie: NF 008 TAG: 01 MR 06 Setor: rea 08 MAQUINA ROTULADORA

Foto 13 Maquina Rotuladora

Descrio do equipamento:

Fabricante/Marca: Rotec Plus Ano de Fabricao: 2004 Numero de Srie: 03.530.10 TAG: 14 RT 01 Setor: Rotulagem

7. Matria prima

Durante o processo produtivo, utilizamos matria prima que estava na ordem de produo, com o trabalho em ambiente estril ou sala estril. P para soluo injetvel: Oxacilil Cortison Clorofenicol Biozatin Amplatil Piperacilina

Liquido para envase de ampolas Amicacina Corticoidex Dobutanil Bromoprida Clindamicina

8. Processo de produo

A Novafarma adota um sistema elaborado pela ANVISA, que o sistema de meta. A cada 24 horas o supervisor de produo envia para o sistema do CPD, quantidade real produzido nesse perodo. uma forma que a garantia de qualidade tem para programar a limpeza de sala, manuteno preventiva, controle de contaminao, qualificao e melhorias de treinamentos de seus colaboradores. O processo de produo feito por salas esterilizadas, adaptadas para esse processo, de acordo com as Normas da BPF (Boas praticas de fabricao) desenvolvidas pela Vigilncia Sanitria, condicionadas para produo de injetveis.

9. Normas tcnicas e de segurana

Para as tarefas realizadas durante o estgio foram utilizadas as normas: NORMA REGULAMENTADORA - NR 12

Mquinas e Equipamentos NORMA REGULAMENTADORA - NR 6

Equipamento de proteo individual NORMA REGULAMENTADORA - NR10

Segurana em instalaes e servios em eletricidade NORMA REGULAMENTADORA - NBR-5410

Instalaes de baixa tenso


-

NORMA REGULAMENTADORA NR 13

Segurana em unidades de processos Norma Europia (E.N) de segurana e riscos do equipamento fabricante; A utilizao das Normas foi conforme a necessidade que cada tarefa exigia. Manual de Instalao dos Equipamentos fornecido pelo

10. Concluso

Conclu que o estgio de extrema importncia na finalizao do curso, pois a troca de experincias de outros companheiros no cotidiano da manuteno industrial torna mais produtiva o aprendizado do estagirio e atende uma grande expectativa do empresariado no cenrio industrial. A tecnologia da eletroeletrnica industrial vem se aprimorando no passar dos tempos, e isso pra quem almeja obter conhecimento na rea profissional, no pode ficar parado no tempo, mas sim, caminhar junto com a tecnologia aperfeioando o conhecimento pra ser um bom profissional. O verdadeiro profissional no aquele que s tem a prtica, e sim aquele que tem a teoria aplicada com a prtica, o tcnico tem a capacidade de resolver os problemas simples aos mais complexos. Os conhecimentos adquiridos na FATEC-SENAI Roberto Mange juntamente com as atividades aqui relatadas, foram essenciais para meu crescimento profissional e capacidade de pensar e solucionar problemas no setor de manuteno industrial.

Ao termino deste estgio percebi que um caminho de aprendizagem e adaptao no campo profissional constante, pois de nada adianta teoria sem a prtica.

11. Referncias Bibliogrficas

MAMEDE FILHO, Joo Instalaes Eltricas Industriais, 7 edio, Rio de Janeiro, 2008 CREDER, Helio - Instalaes Eltricas - 15 Edio, 2007, Rio de Janeiro, 2007

Sites pesquisados:

www.abnt.org.br www.novafarma.com.br www.weg.com.br www.steck.com.br www.coel.com.br www.stemac.com.br www.motron.com.br

S-ar putea să vă placă și