Sunteți pe pagina 1din 18

CURSO LEAN MANUFACTURING 2010

CURSO DE EXTENSO APLICAO PRTICA E EFICAZ DA FILOSOFIA LEAN MANUFACTURING INTEGRADA AO SISTEMA DE PRODUO EM AMBIENTES INDUSTRIAIS / SERVIOS nfase em Portflio de Ferramentas Lean aplicveis na Melhoria Contnua

Itajub

Maro/2010

DIRETORIA DE PS-GRADUAO PESQUISA E EXTENSO DIRETOR: Prof. Dr. Luiz Antonio Barreiro 1. IDENTIFICAO Instituto: Cincias Exatas Ttulo: CURSO DE EXTENSO APLICAO PRTICA E EFICAZ DA FILOSOFIA LEAN MANUFACTURING INTEGRADA AO SISTEMA DE PRODUO EM AMBIENTE DE INDUSTRIAS / SERVIOS nfase em Portflio de Ferramentas Lean aplicveis na Melhoria Contnua Curso: Engenharia de Produo / Tecnologia em Fabricao Mecnica Prof Responsvel: Daouda Kane / Centro Universitrio de Itajub Instrutor Responsvel pelo Curso: Eng. Adilson Mello Pblico-alvo: Gerentes, Executivos, Profissionais Liberais, Professores, Engenheiros, Tecnlogos, Supervisores, Mestres/Encarregados, Coordenadores Lean e Melhoria Contnua, Estudantes de Engenharia Mecnica, Produo, Civil, demais Engenharias interessados, Administrao,Tecnlogos, Estagirios, etc Durao: 05 Mdulos independentes com durao de 3 meses cada (12 dias / 36 aulas por mdulo), aulas aos Sbados (1 turma) ou Segundas e Quartas-feiras (2 turma). Incio: 27/Maro/2010 (para Turmas aos Sbados) Incio: 22/Maro/2010 (para Turmas s Segundas e Quartas-feiras) Carga Horria: 36 horas-aula.por mdulo (hora-aula de 50 minutos)

Carga Horria Total: 180 horas (obs: estas horas so consideradas e computadas nas 200 Horas Extra-curriculares obrigatrias aos Alunos dos Cursos de Engenharia de Produo e Tecnologia de Fabricao Mecnica)
Horrio do Curso: 2 Turmas 1 Turma: Aulas aos Sbados das 10:10 hs s 12:40 hs (dias de aulas conforme cronograma de datas a ser divulgado) 2 Turma: Aulas s Segundas e Quartas-feiras das 17:30 hs s 18:45 hs (dias de aulas conforme cronograma de datas a ser divulgado) Valor do curso: R$ 198,00/ms (para acadmicos, professores, estudantes (nvel Tcnico e Superior), ps-graduandos, mestrandos dos Cursos de Engenharias e Afins do Universitas e demais cursos das Outras Instituies de Ensino da regio. R$ 396,00/ms (para empresas que buscam capacitar seus colaboradores (Gerentes, Chefes, Supervisores, Engenheiros, Coordenadores de Programas de Melhoria Contnua e/ou Lean, Mestres/Encarregados, Estagirios, etc; bem como demais executivos, profissionais liberais, pessoas das mais variadas reas de atuao dispostas a conhecer e aplicar a Filosofia reconhecida Mundialmente como o MELHOR SISTEMA DE PRODUO at ento elaborado).

Inscries: Sero aceitas inscries atravs de contatos com a Secretaria de PsGraduao, Pesquisa e Extenso via email (pos@universitas.edu.br), telefone (3629 - 8400), pessoalmente (falar com Mnica). NO EXISTE TAXA DE MATRCULA. A matrcula e confirmao de participao no Curso se d pelo pagamento da 1 Parcela do Curso. Os interessados podero fazer suas incries em mdulos individuais ou para o Curso completo. Optando pela inscrio no curso completo os participantes estaro isentos de reajustes de valores das mensalidades tendo garantido o valor das mensalidades inalterado at a concluso do curso completo. O investimento total mencionado no item anterior inclui o material dittico, cpias em PDF das aulas ministradas, estacionamento, coffee break, participao nas simulaes prticas das ferramentas Lean e Certificado Oficial de Concluso de cada Mdulo do Curso. Nmero de vagas: 36 Nmero Mnimo de Alunos: 10. Obs.: Ser expedido, ao final do Curso, certificado oficial aos participantes que tenham obtido freqncia mnima de 75%. 2. O LEAN MANUFACTURING O Sistema Toyota de Produo, tambm chamado de Produo enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japo, na fbrica de automveis Toyota, logo aps a Segunda Guerra Mundial. Nesta poca a indstria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produo em massa. A criao do sistema se deve a trs pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenes, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficincia da produo pela eliminao contnua de desperdcios. O sistema de Produo em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no incio da sculo XX, predominou no mundo at a dcada de 90. Procurava reduzir os custos unitrios dos produtos atravs da produo em larga escala, especializao e diviso do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produo elevados. No incio no havia grande preocupao com a qualidade do produto. J no Sistema Toyota de Produo os lotes de produo so pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veculos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores so multifuncionais, ou seja, desenvolvem mais do que uma nica tarefa e operam mais que uma nica mquina. No Sistema Toyota de Produo a preocupao com a qualidade do produto extrema. Foram desenvolvidas diversas tcnicas simples mas extremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke.

De acordo com Taiichi Ohno (1988): Os valores sociais mudaram. Agora, no podemos vender nossos produtos a no ser que nos coloquemos dentro dos coraes de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forado a dominar de verdade o sistema de produo mltiplo, em pequenas quantidades. A base de sustentao do Sistema Toyota de Produo a absoluta eliminao do desperdcio e os dois pilares necessrios sustentao o Just-in-time e a Autonomao. Os 7 desperdcios que o sistema visa eliminar:

Superproduo, a maior fonte de desperdcio. Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados. Transporte, nunca geram valor agregado no produto. Processamento, algumas operaes de um processo poderiam nem existir. Estoque, sua reduo ocorrer atravs de sua causa raiz. Movimentao Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiar materiais, mode-obra, movimentao de materiais defeituosos e outros

O ambiente esperado para uma empresa, com a implementao Lean Manufacturing o seguinte: Lead time rpido, Tempo curto de processamento, Fazer certo na 1 vez (qualidade assegurada ao processo), Estoques baixos e controlados, Agregao de valor total ao cliente, Clientes satisfeitos, Custos sob controle, Entregas no prazo, Maior produtividade e Eficincia, Processos padronizados / estveis / com baixa complexidade. 3. JUSTIFICATIVA O Curso de Extenso em Lean Manufacturing nasce da misso do Universitas Centro Universitrio de Itajub de buscar o desenvolvimento regional, proporcionando qualificao em nvel superior em consonncia com as necessidades das indstrias aqui implantadas. A Demanda crescente por parte das empresas de Manufatura e Servios por profissionais capacitados na implantao das filosofias Lean manufacturing e Six Sigma gerando os ganhos potenciais que essas filosofias podem proporcionar motiva a criao deste curso. Este curso de extenso vem somar a capacitao profissional dos graduandos dos Cursos do Universitas e outras universidades como importante complemento e valorizao do Curriculum destes mesmos, bem como aos demais participantes, das mais diversas reas, na conduo dos trabalhos de melhoria contnua O curso justifica-se pela sua natureza terico-prtica, capacitando de forma muito objetiva e eficaz a formao e aperfeioamento de profissionais envolvidos ou interessados em ingressar na Jornada Lean Manufacturing e todo o seu potencial de ganhos e resultados.

4. OBJETIVOS Capacitar os participantes no conhecimento e aplicao prtica da Filosofia Lean Manufacturing. Desta forma entregar s empresas profissionais capacitados a gerar grandes resultados operacionais com a implementao de uma Filosofia de Sistema de Trabalho considerada a MELHOR de todos os tempos. 5. EMENTA Esta disciplina substantiva-se por: Abordar de forma clara o histrico de desenvolvimento dos Sistemas de Produo, mostrando a importncia das empresas buscarem um Sistema de Produo que esteja alinhado Competitividade e Globalizao que esto inseridas, migrando dos conceitos de produo em Massa / previses / produo empurrada, para um sistema enxuto / agregao de valor & eliminao de desperdcios / demandas conhecidas / produo puxada pelos clientes; Abordar os princpios da Filosofia Lean Manufacturing e seus objetivos bem como os potenciais ganhos que a mesma pode gerar s empresas; Mostrar a aplicao prtica do Portflio de ferramentas que o Lean dispem para que se combata todas as fontes de desperdcio (as 9 mudas); Tcnicas avanadas de simulaes e exemplos/cases de sucesso com a implantao da filosofia Lean; Proporcionar aos participantes a capacitao necessria para conduzir ou fazer parte de equipes de Lean e Melhoria Contnua nas suas respectivas reas de trabalho, criando um Sistema de Produo baseado na agregao de valor e eliminao dos desperdcios. 6. PLANO DE AULA E CRONOGRAMA Segue alguns assuntos que sero tratados no escopo do curso (divididos por mdulos) para serem planejados ao longo das datas disponveis no cronograma. 1. INTRODUO AO LEAN MANUFACTURING O PENSAMENTO ENXUTO (LEAN THINKING) PROGRAMA: - Evoluo dos Sistemas de Produo : do Artesanal para o Sistema em Massa ( Henry Ford) para o Sistema Lean (Taiichi Ohno) - A Histria da Toyota e suas conquistas - O Lean no Brasil e no Mundo, dados e informaes importantes de empresas que adotaram o Lean como Sistema de Gesto/Produo. - O Lean Thinking : o que ? - introduo ao Lean Thinking. - Os 5 princpios do Lean Manufacturing (Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contnuo, Nivelar e Puxar, Busca da Perfeio); perguntas e respostas frequentes e o vocabulrio envolvido - Sensibilizao para o Lean Manufacturing / Comece j ! - Implantando o Lean - Sequncia de Sucesso

- A importncia da Estabilidade Bsica - A Casa da Toyota Seja uma Empresa Lean ! - Maximizao de VALOR e eliminao contnua de DESPERDCIOS - As Ferramentas do Lean Manufacturing Para cada Problema uma Soluo ! - SIMULAO PRTICA: A simulao de uma fbrica utilizada para demonstrar de uma forma objetiva e prtica a transformao Lean. . O Antes: caracterizao de um sistema em massa . Aplicao dos 5 prncpios Lean . O Depois: a jornada Lean implementada na empresa 2. VSM (VALUE STREAM MAP) MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR PROGRAMA: - Aprenda fazendo - O antes e o depois e suas conquistas - Elimine os desperdcios e melhore seus indicadores de gesto - Desenhando o Mapa de Estado Atual - Definindo valor Anlise de Fluxo de Valor Lean - Criando fluxo contnuo estabelecendo os supermercados usando a metodologia kanban - Usando as ferramentas certas para as melhorias no fluxo de valor - Desenhando o Mapa de Estado Futuro - Plano de alcance do Estado Futuro - SIMULAO PRTICA 3. ESTABILIDADE BSICA 4Ms & CRIAO DO FLUXO CONTNUO PROGRAMA: - Garantindo a Estabilidade Bsica dos 4Ms (Mquina, Mo-de-obra, Mtodo e Material) como premissa e sustentao implementao Lean
- Identificando

e eliminando as fontes de instabilidade

- A importncia da Manuteno Planejada como garantia de disponibilidade de mquinas - A coleta de dados no cho de fbrica e o Monitoramento do Status da Produo como fontes de informaes de Estabilidade.

- A estabilidade na programao - O tempo Takt alinhando seu ritmo ao ritmo do seu cliente - Fluxo Contnuo como princpio Lean, fundamental e pr-requisito para o sucesso da implantao - Separando as famlias de produto e definindo o Takt time - As etapas do trabalho e as fontes de desperdcio - O trabalho padronizado - GBO & GBM Grfico de balanceamento de operadores e Grfico de balanceamento de mquinas - Mquinas, materiais, mtodos, mo-de-obra e lay-outs preparados para o fluxo contnuo - Os tipos de lay-outs / clulas de produo / clulas autnomas - TPM Manuteno Produtiva Total 4. PORTFLIO DE FERRAMENTAS LEAN PROGRAMA: - Apresentao das Ferramentas de Melhoria Contnua disponveis no Portflio Lean - Quando, Como e Onde utilizar cada ferramenta - Exemplos prticos e simulaes do uso destas ferramentas - VSM (Value Stream Map) - A3 - Trabalho Padronizado - TPM e os 5Gs da Manuteno / Manuteno Autnoma - OEE - Overall Equipment Effetiveness Eficcia Global de Equipamentos - Qualidade e o 5Ss - SMED - Set-up Rpido - Poka-Yoke / Mistake Proofing - Metas Finitas e Variveis - Ferramentas de Cronoanlise que auxiliam nas identificaes de problemas e respectivas solues - Andon / Gerenciamento Visual

- CEP ON LINE - Kaizen - One piece flow 5. SMED SETUP RPIDO & STANDARD WORK TRABALHO PADRONIZADO PROGRAMA: - Apresentao das Ferramentas de Melhoria Contnua disponveis no Portflio Lean - O que SMED ? - Definio de SETUP - Como viabilizar o nivelamento atravs da reduo do tempo de setup - As atividades relacionadas ao setup - Setup interno X Setup externo - A metodologia SMED Os personagens na coleta dos dados - O Diagrama Spaghetti - Estabelecendo metas para o tempo de Setup - Padronizaes / Kaizens - Conceitos Bsicos do Trabalho Padronizado - Trabalho Padronizado como Base da Casa da Toyota e das Atividades Kaizen de Melhoria Contnua - As Etapas de implantao do Trabalho Padronizado - O Fluxograma de reas envolvidas para a sustentabilidade do Trabalho Padronizado - A coleta de dados e informaes importantes que constaro da Ficha de Trabalho Padronizado. - Calculo do takt time - Monitoramento da eficincia de MOD baseado no trabalho padronizado. - Meio Ambiente e Segurana participando do Trabalho Padronizado - Padronizando tambm a atividade de Setup

- Modelos de Fichas de Trabalhos Padronizados - Construindo um Trabalho Padronizado 6. MIGRANDO DO SISTEMA EMPURRADO PARA O SISTEMA PUXADO COM NIVELAMENTO E BALANCEAMENTO DA PRODUO PROGRAMA: - VSM Mapeamento de Fluxo de Valor - Entendendo o Fluxo de Materiais e o Fluxo de Informaes - Sistema Empurrado X Sistema Puxado - A Metodologia Kanban viabilizando PUXAR - Dinmica dos Cartes Kanban - Estoques Controlados e Dimensionados: Os Supermercados : o que so e como calcular ? - Balanceamento e Nivelamento da produo (Heijunka) - SIMULAO PRTICA: A simulao de uma fbrica para demonstrar de uma forma objetiva a transformao Lean, Puxar ao invs de Empurrar ! 7. FAZENDO FLUIR OS MATERIAIS E AS INFORMAES PROGRAMA: - Iniciando a implementao baseado no Mapa de Estado Futuro - Dimensionando o supermercado - Calculando o takt time - Usando as ferramentas Lean de Melhoria Contnua para eliminar todos os desperdcios - O Fluxo Contnuo - Lay-out celular - Maior giro dos estoques - Otimizao dos recursos utilizados (mquinas, pessoas, materiais) / Grficos GBO e GBM - Simplificando o fluxo de informaes / Programando em um nico ponto - Estabilidade Bsica 4Ms

- Gesto Visual - Atingindo as Metas 8. METAS FINITAS E VARIVEIS & JUST IN TIME e JIDOKA PILARES DO SISTEMA LEAN PROGRAMA: - Metas finitas porm variveis conforme Mix de produo - Just in Time o que ? - O MRP - O APO - Apresentando um modelo de gesto de metas finitas variveis (software de acompanhamento horrio da produo) - Ferramentas de Cronoanlise que auxiliam na identificao dos desperdcios e na obteno de outputs otimizados. - Balanceamento e Nivelamento da produo (Heijunka) - Jidoka e Autonomao o que so ? - A importncia do comprometimento, motivao, responsabilidade e disciplina das pessoas no sucesso da implementao Lean - O Papel do RH na implementao - Clulas Auto-gerenciveis / Clulas Autnomas - Programas de sugestes de melhorias com premiaes por resultados alcanados - Transferncia da Inteligncia do Homem para a Mquina / Mquinas autodetectoras de defeitos / Mistake Proofing / Poka-Yoke - Eventos Kaizen Blitz 9. LEAN EM SERVIOS LEAN OFFICE PROGRAMA: - Conceitos Lean Office - Benefcios do Lean Office e do Lean em Servios - Os Tipos de Desperdcios em Escritrios e reas Indiretas

- Desafios da Implementao Lean Office e Lean em Servios - A relao existente entre Lean Office/Servios e Lean Manufacturing - Mtodos Aplicados para a Transformao Lean - VSM / Fluxo Contnuo / Takt Time / Trabalho Padronizado - Alavancando ganhos trabalhando com uma equipe enxuta e bem dimensionada (Heijunka) 10. ENXERGANDO O TODO O LEAN MANUFACTURING COMO SISTEMA PROGRAMA: - Reviso Geral dos Conceitos e dos Mdulos Anteriores - Integrando Todas as Ferramentas e Metodologias de forma a Criar um Sistema de Gesto/Produo - Migrando de kaizens (melhorias pontuais) para Melhorias Sistmicas - Integrao de todo o Supply Chain - Desafios da Implementao como Sistema - Mantendo a Sustentabilidade da implementao 11. INTRODUO A CRONOANLISE INDUSTRIAL PROGRAMA: - Como surgiu a cronoanlise. - O que a cronoanlise. - A sua importncia dentro das empresas. - Apresentar um resumo do curso. - A Cronoanlise e o Lean Manufacturing 12. CONCEITOS DE ESTATSTICA DESCRITIVA PROGRAMA: - O que a estatstica descritiva? - O que medidas de posio? Mdia Aritmtica; Mdia Ponderada;

Mediana; Moda. - O que medida de disperso? Amplitude; Varincia; Desvio Padro; Coeficiente de variao. - Distribuio Normal. - TODOS OS TPICOS TERO EXERCCIOS PRTICOS PARA FIXAO DOS CONCEITOS APRESENTADOS. 13. FERRAMENTAS TEIS PARA O ESTUDO DE CRONOANLISE PROGRAMA: - Mtodo de trabalho (Trabalho padronizado)
- Grficos

de fluxos de processos

- Diagramas Homem X Mquinas (Grficos de Atividades) 14. ESTUDOS DE TEMPOS PROGRAMA: - Introduo do estudo de tempos e movimentos. - Tipos de cronmetros. - Converso dos sistemas de medidas de tempos. - Anlise da operao. - Diviso de elementos. - Freqncia dos elementos. - Anotao dos tempos Leitura Contnua Leitura Parcial. - Posies para cronometragem. - Calculo para o nmero de amostragem. - Nivelamento de tempos. - Normalizao dos tempos.

- Fadiga, Monotonia e tolerncias pessoais. - Troca de ferramentas e ajustes de mquinas. - Outras tolerncias - Definio do tempo padro 15. ESTUDOS DE MOVIMENTOS PROGRAMA: - O que o "MTM - Methods Time Measurement". - Movimentos de Alcanar. - Movimentos de Mover. - Movimentos de Girar. - Movimentos de Posicionar. - Movimentos de Soltar. - Unidades do MTM 16. CRONOANLISE PROGRAMA: - Acoplamento de mquinas. Avaliar relao um homem e uma mquina; Avaliar relao um homem e vrias mquinas; Avaliar a relao vrios homens e uma mquina.

- Definio da Carga Mquina - Definio da Carga Mo-de-obra - Estudo de balanceamento de linhas - Estudo de balanceamento de operadores 17. FERRAMENTAS AUXILIARES DA CRONOANLISE PROGRAMA: - Amostragem de dados reais

- Work Sample - Spot Check. - Acompanhamento de Produo HORA A HORA - Metas Finitas e variveis 18. A CRONOANLISE NO TEMPO DE SETUP PROGRAMA: - Definio de setup - A ferramenta SMED para reduo do tempo de setup - Separando e dimensionando os setups internos e setups externos atravs da cronoanlise. - Padronizando a atividade de setup 7. RECURSOS Materiais As aulas sero terico-prticas com a utilizao contnua de recursos audiovisuais. Sero feitas simulaes prticas de situaes encontradas normalmente nos ambientes de indstrias, onde os participantes podero assimilar de uma forma mais rpida os conceitos. Alm disto, o curso servir como um grande Networking onde os participantes podero o tempo todo estar compartilhando experincias, trabalhos, solues, debates de idias, casos prticos vivenciados a cada dia nos respectivos ambientes de trabalho. Sero necessrios: - um projetor multimdia de alta resoluo com sada para computador, vdeo, DVD. - sala bem estruturada com no mnimo 40 lugares para ministrar o curso e demais reas de apoio como banheiros e local para servir o caf. - Kit com livros, apostilas e diversos outros materiais didticos e de consulta (inclusive obtidos via Internet) sobre Lean Manufaturing, como instrumentos de elaborao dos planos de aulas, exerccios prticos e simulaes e fontes de consultas e leituras dos participantes estaro disponveis. Humanos Um instrutor e equipe de apoio sempre que necessrio. Outros Visitas em empresas que esto implantando o Lean Manufacturing ou que buscam implantar e se dispem a abrir suas portas para oferecer um ambiente de estudos, anlises e projetos de Lean, bem como palestras de pessoas da rea de Lean tambm fazem parte do escopo do Curso.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS JAMES WOMACK & DANIEL JONES, A Mentalidade Enxuta nas Empresas, USA. JEFFREY K. LIKER & DAVID MEIER O Modelo Toyota Manual de Aplicao, USA. SHIGEO SHINGO Sistema de Troca Rpida de Ferramenta, Japo. JAMES WOMACK, DANIEL JONES & DANIEL ROOS. A Mquina que Mudou o Mundo, USA. SHIGEO SHINGO. O Sistema Toyota de Produo, Japo. TAIICHI OHNO. O Sistema Toyota de Produo, Japo. PASCAL DENNIS. Produo Lean Simplificada, So Paulo. PASCAL DENNIS. Fazendo Acontecer a Coisa Certa, So Paulo. TOSHIKO NARUSAWA E JOHN SHOOK. Kaizen Express, USA, 2009 LIB/JAMES WOMACK & DANIEL JONES. Solues Enxutas, USA, 2006 LEAN INSTITUTE BRASIL, Aprendendo a Enxergar, So Paulo. LEAN INSTITUTE BRASIL, Lxico Lean 2 Ed., So Paulo, 2006. LIB/FREDDY BALL & MICHAEL BALL. A Mina de Ouro, USA, 2007. LEAN INSTITUTE BRASIL, Criando o Sistema Puxado Nivelado, So Paulo. LEAN INSTITUTE BRASIL, Fazendo Fluir os Materiais, So Paulo. LEAN INSTITUTE BRASIL, Criando Fluxo Contnuo, So Paulo. LEAN INSTITUTE BRASIL, Enxergando o Todo, So Paulo. IQPC INTERNATIONAL QUALITY & PRODUCTIVITY CENTER. Material de Treinamento Lean Manufacturing, So Paulo. IBC INTERNATIONAL BUSINESS COMMUNICATIONS. Material de Treinamento Lean Manufacturing, So Paulo. REINALDO A. MOURA IMAN KANBAN: A Simplicidade no Controle da Produo, So Paulo.1989 ALKINDAR DE OLIVEIRA - ESCOLA DE LDERES, So Paulo. 2006 FRANKLIN COVEY OS 7 HBITOS PARA GESTORES, USA ALIX HERNALSTEENS HAAST Assessoria e Servios Ltda CURSO TPM, So Paulo. 2005 ADILSON J. M. MATOS MAHLE - Material de Treinamento Lean Manufacturing, Itajub 2007/2008/2009

9. CURRICULUM DO INSTRUTOR DO CURSO Engenheiro Mecnico formado pela EFEI ( atual UNIFEI ) Universidade Federal de Engenharia de Itajub 1994 Especializao em Gesto da Produo UNIFEI Ps-graduao na rea de Energia UNIFEI Histrico profissional, desde a fase de Estagirio, Trainee e Engenheiro Efetivo nas seguintes empresa: Helibrs, IMBEL, EMBRACO, Cia Vale do Rio Doce (Atual VALE), COFAP, MAHLE Componentes de Motores do Brasil Engenheiro a 10 anos da Mahle Componentes de Motores do Brasil unidade Anis de Pisto, Itajub-MG tendo ainda atuado em trabalhos conjuntos com vrias outras unidades do Grupo Mahle no Brasil e Exterior. Especialista e Coordenador dos trabalhos de implantao da Filosofia Lean Manufacturing na Mahle Anis atuando nesta jornada a 7 anos. Responsvel pelo Setor de Planejamento Industrial da Mahle. Participante de inmeros Treinamentos, Workshops, Congressos, Fruns de Debates sobre Lean Manufacturing e Six Sigma em variados segmentos de Consultorias, Institutos, Empresas, etc, tais como IBC (International Business Communications), LIB (Lean Institute Brasil), tima Estratgia e Gesto, INFORMA Planejamento e Organizao de Congressos, IQPC (International Quality & Productivity Center), Werkema Consultores, TBM LeanSigma Institute. Ministrou Treinamento em Conjunto com o Prof. Jos Roberto Ferro do LIB (Lean Institute Brasil) considerado um dos maiores conhecedores de Lean no Brasil, membro do Lean Enterprise Institute e do Lean Global Network (LGN). (ano 2006) Palestrante e Debatedor no Frum Sudeste sobre Lean Manufacturing, realizado por Lean Institute Brasil e patrocinado por FIAT Automveis com a participao de Grandes Empresas Brasileiras e Multinacionais ( Belo Horizonte-MG - ano 2007) Co-autor no Artigo Elaborao de modelos conceituais em simulao computacional atravs de adaptaes na tcnica IDEF0 tendo sido feita uma aplicao prtica em ambiente Lean na Mahle, com os professores da UNIFEI e FEG, Fabiano Leal, Dagoberto Alves de Almeida, Jos Arnaldo Barra Montevechi, Fernando Augusto Silva Marins e Aluna Mona Liza Moura de Oliveira. (ano 2007) Autor do Artigo Lean Manufacturing na Mahle Anis Itajub publicado no Jornal Mahle Global distribudo para todas as Unidades do Grupo Mahle Mundial. (ano 2006) Ministrou inmeros treinamentos para todos os nveis hierrquicos (de diretores/gerentes a nvel operacional) do Grupo Mahle, vrias unidades de ngcio. Participante de eventos in company realizados por empresas que esto na jornada Lean com a participao de outras empresas proporcionando um grande networking e troca de experincias e boas prticas. Recebeu na unidade Mahle Anis Itajub a visita de vrias empresas e universidades (alunos e professores) interessados em conhecer os trabalhos de implementao Lean. Tais como Clone computadores, Metagal, Volkswagen, Fiat Automveis, Flextronics, Toyota, GM, IBM, AFL, SENSE, Fnia, IMBEL, Daimler Crysler, Cabelauto, JFL, Alfresa, Areva, Metal Leve,

UNIFEI, UNIVERSITAS, UNIVAS e FACESM. Membro do Comit de Manufatura SAE Brasil 2008/2009

1 Mdulo

2 Mdulo

3 Mdulo

4 Mdulo

10. CLIENTES E PARCEIROS

11. ADENDO

Dados do Responsvel/Empresa capacitados a oferecer o Curso de Extenso Lean Manufacturing no Centro Universitrio.
Solues, Consultoria e Treinamentos em Lean Manufacturing & Gesto Empresarial

Adilson Mello
Scio Diretor (Lean Engineer)

Av. Pe. Loureno da Costa, 2756 CNPJ: 10.862.962/0001-03 CEP: 37502-507 - Itajub MG TEL: (35) 3623-7790 / (35) 9161-3262 / (35) 3629-4056 adilson.matos@br.mahle.com / www.leanthinking-sel.com.br

S-ar putea să vă placă și