Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR Faculdade de Economia, Administrao, Aturia e Contabilidade - FEAAC Departamento de Administrao ED056 INTRODUO A ADMINISTRAO - Prova 01

Apresentao:
O seguinte trabalho tem por inteno explorar conceitos j abordados na disciplina de INTRODUO A ADMINISTRAO atravs da anlise e discusso de questes de concurso.

Questes:
Proponente : Dayane Questo : UNILAB/UFC-2011- ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

Assinale a alternativa cuja sequncia relaciona corretamente a segunda coluna de acordo com as caractersticas da primeira, de cima para baixo. I Planejamento II Controle III Coordenao IV Administrao V Estrutura organizacional ( ) Funo administrativa que permite resolver problemas de integrao e ajuste de fluxos de trabalho dentro do respectivo nvel hierrquico, evitando a sobrecarga de chefia com problemas de rotina. ( ) Define como as tarefas da organizao so alocadas, quem se reporta a quem, quais os mecanismos formais de coordenao e padres de interao a serem seguidos. ( ) Processo que objetiva orientar o sistema de decises que afetam o futuro visando reduzir a incerteza. ( ) Procura identificar os desvios ocorridos em relao s metas estabelecidas. ( ) Processo que consiste em tomar decises sobre objetivos organizacionais atravs de recursos humanos, financeiros e materiais por meio das funes administrativas. A) III IV V II I. B) III V I II IV. C) III IV I II V. D) I V II - III IV. E) I V III II IV.
Fontes: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Estrutura%20Organizacional.pdf

Discusso: Planejamento: O planejamento tem como principais conceitos: definir objetivos ou resultados a serem alcanados, definir meios para possibilitar a realizao de resultados, definir o tempo para mudanas na realidade organizacional e definir como deve ser a tomada de deciso, pensando no futuro, reduzindo assim a incerteza do cenrio em que a organizao poder encontrar-se.(Maximiano, 2000)

Controle: O sistema de controle influencia a direo das energias de trabalho. Os administradores devem ter certeza de que as atividades adequadas esto sendo controladas, pois quando controladas e comparadas a um padro, os funcionrios, provavelmente, canalizam aos padres estabelecidos. (Maximiano, 2000) Coordenao: A coordenao o processo de integrao das diferentes atividades desenvolvidas em cada departamento da organizao, de forma a atingir os resultados organizacionais pretendidos. (http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/coordenacao.htm) Administrao: o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcanar os objetivos das organizaes. um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos prprios ou de terceiros (organizaes) com a finalidade de alcanar as metas traadas. (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/274-2.pdf) Estrutura organizacional: Organizao da empresa a ordenao e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos, a forma pela qual as atividades de uma organizao so divididas, organizadas e coordenadas.

Proponente: Bruno Questo: FGV - 2009 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1

Com relao aos temas eficincia e eficcia, assinale a afirmativa incorreta. a) Eficincia um conceito limitado. b) Eficincia diz respeito aos trabalhos internos de uma organizao. c) Uma organizao no pode ser eficiente se no for eficaz. d) A abordagem de metas para eficcia organizacional identifica as metas de uma organizao. e) Eficcia um conceito abrangente.
Fontes: http://www.questoesdeconcursos.com.br http://www.infoescola.com/

Discusso: De acordo com o estudioso Peter Drucker eficincia consiste em fazer certo as coisas e a eficcia consiste em fazer as coisas certas. Como j foi discutido em sala, eficcia um conceito bem mais amplo do que eficincia. Ser eficiente fazer menos com mais. J eficcia est relacionada metas. Uma pessoa que cumpre os objetivos e as metas propostos previamente, uma pessoa eficaz. Em se tratando de Planejamento estratgico, eficcia est relacionada ao nvel ttico, pois eficcia tem a ver com planejamento prvio. E claro que uma pessoa (ou empresa) pode ser eficaz sem ser eficiente e vice-versa. Por exemplo, uma empresa produz uma certa quantidade de produtos com a qualidade desejada, no tempo previsto e sem ultrapassar o custo de produo previamente estabelecido. A empresa foi eficiente. Fez certo as coisas. Contudo aps o lanamento do produto, a venda foi um fracasso, pois no havia demanda para o produto. Com isso, a empresa no foi eficaz (No fez a coisa certa), porque no atingiu seu objetivo. Um outro exemplo (clssico) de eficincia x eficcia : Vendo uma sala quase inundada, uma empregada rapidamente pegou um balde e panos de cho e, desdobrando em esforos, empenhouse em recolher a gua. Ela foi eficiente, fez certo a coisa (recolher a gua), mas no foi eficaz, no fez a coisa certa (antes de mais nada, fechar a torneira). Um exemplo famoso, mas que pouca gente tem ideia o filme Titanic. A produo do filme foi desastrosa. Ultrapassou o tempo de filmagem e o oramento. No foi eficiente. Contudo, ao ser lanado, foi sucesso de bilheteria e ganhou 11 scar. Foi muito eficaz. Com esses exemplos, a gente percebe que no se pode associar eficincia eficcia e o contrrio tambm, tornando a alternativa C a incorreta.

Proponente: Abelardo Questo: Tribunal Regional Federal da 2 Regio Analista e Tcnico Judicirio

Indicador de desempenho estratgico que mede o grau de satisfao, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/servios, processos ou projetos no contexto em geral: (A) economicidade. (B) execuo. (C) eficincia. (D) efetividade. (E) excelncia.
Fonte: http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_gabarito/26542/fcc-2012-trf-2a-regiao-analista-judiciarioarea-administrativa-gabarito.pdf

Discusso: Economicidade: indica a relao entre o que utilizado do estoque e o total estocado. (http://www.ebah.com.br/content/ABAAABMyUAG/taylor-fayol) Execuo: indica a distribuio dos trabalhos e responsabilidades. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_execu%C3%A7%C3%A3o) Eficincia: relaciona o resultado obtido com os recursos empregados. Efetividade: indica a capacidade de produzir certo resultado. Excelncia: indica a relao, comparando-se efetividade, eficincia e eficcia, da empresa com as demais do mesmo ramo. Eficcia: indica a relao entre objetivos atingidos e objetivos pr-definidos. Viso de desenvolvimento de software desses conceitos: Economicidade: medido por, por exemplo, quantidade e nvel dos membros da equipe alocados para determinado projeto. Execuo: medido por, por exemplo, a distribuio das responsabilidades na equipe, deixando claro a funo de cada membro, por exemplo: testador, programador, especificador. Eficincia: medido por, por exemplo, o tempo total gasto no desenvolvimento de um software comparado com o tempo alocado no projeto. Efetividade: medido por, por exemplo, os projetos passados desenvolvidos pela equipe e pela qualificao de seus membros. Excelncia: medido por, por exemplo, a quantidade e excelncia dos clientes fixos da empresa. Eficcia: medido por, por exemplo, a quantidade de casos de uso implementados no prazo definido no projeto. Viso do Modelo de Gesto - Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) utilizado em Escolas de Ensino Pblico Profissional do Estado do Cear. (Escolas de ensino mdio em tempo integral): O ciclo PDCA(4) (Plan/Do/Check/Act) um dos mtodos de gesto que visam controlar e conseguir resultados eficazes e confiveis nas atividades de uma organizao. O PDCA destaca quatro importantes etapas: Plan (Planejar) estabelecer misso, viso, objetivos, estratgias que permitam atingir as metas ou os resultados propostos. Do (Executar) pr em prtica, executar o que foi planejado, educar em servio.

Check (Verificar, Avaliar) acompanhar e avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, ajustando ou consolidando as informaes, gerando relatrios. Act (Agir) agir de acordo com o avaliado e com os relatrios, elaborar novos planos de ao, de forma a melhorar a qualidade, a eficincia e a eficcia, aprimorando a execuo e corrigindo eventuais falhas. Em suma, atuar corretivamente. Os resultados alcanados so diretamente proporcionais ao ciclo de vida da organizao: sobrevivncia, crescimento e sustentabilidade. Cada um desses nveis suporte para o seguinte. No so estticos, interligam-se. Sobrevivncia: A sobrevivncia significa que a organizao saiu da fase de subsistncia, em que a receita igual despesa, ou seja, os resultados so tmidos diante do volume de investimentos efetuados. A eficincia o foco e os resultados so gerados, sobretudo, no mbito operacional Crescimento: Enquanto a sobrevivncia est focada na eficincia, o crescimento demonstra, nitidamente, os indicadores da eficcia. Obviamente, s existe eficcia onde h eficincia. Sustentabilidade: De acordo com alguns pensadores, Eficincia, Eficcia e Efetividade constituem os trs ES da Administrao de Empresas. Seguindo esse raciocnio, pode-se afirmar que esta terceira etapa corresponde efetividade. Sustentabilidade usado em sentido amplo para todas as atividades humanas. um conceito sistmico relacionado continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Fonte: Manual Operacional Uma Nova Escola para a Juventude Brasileira Escolas de Ensino Mdio em Tempo Integral Modelo de Gesto - Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) Propriedade do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educao - ICE, patrocinado pela Avina. Foi elaborado a partir dos conceitos do TEO - Tecnologia Empresarial Odebrecht, apresentado pelo consultor Jairo Machado, sistematizado por Ivaneide Pereira de Lima e contou com a colaborao da profa.Thereza Paes Barreto.

S-ar putea să vă placă și