Sunteți pe pagina 1din 2

DESENVOVILMENTO SUSTENTVEL A busca de formas de desenvolvimento que no agridem o meio ambiente um grande desafio para o sculo XXI.

. Os debate sobre o tema levaram formulao do conceito de desenvolvimento sustentvel. Na definio da comisso mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas, desenvolvimento sustentvel aquele capaz de suprir as necessidades das geraes atuais sem compromete a vida das geraes futuras. A busca do desenvolvimento econmico uma questo vital para os paises pobres, mas se reconhece que o modelo a ser trilhado no poder o percorrido pelos paises pioneiros na industrializao, pois isso acarretaria o esgotamento total de recursos naturais, como o petrleo e as florestas. Portanto, o modelo de desenvolvimento precisa mudar para que se consiga o equilbrio entre tecnologia, meio ambiente e justia social. preciso que o governo assuma responsabilidades e coloque em pratica medidas que fiscalizem as empresas. No basta recolher imposto; preciso controlar o destino dos produtos descartados na natureza e a emisso de gs carbnico, e combater o desmatamento, por exemplo. Os cidados, por sua vez, precisam mudar seus hbitos de consumo, aprender a reutilizar os materiais, a evitar o desperdcio, a separar o lixo para possibilitar a reciclagem. A tarefa de salvar o planeta cabe a todos ns. Pequenas atitudes dentro de casa contribuem muito para a economia de gua, recurso cada vez mais escasso na natureza. Por exemplo: fechar a torneira ao escovar os dentes, ao fazer a barba e enquanto se ensaboa no banho.

A GLOBALIZAO DA ECONOMIA Para muitos economistas (liberais e marxistas) a tendncia do capitalismo foi, e sempre ser a expanso para todas as partes do mundo. Alguns chegam a afirmar que a globalizao se inicio com as grandes navegaes, no inicio da idade moderna (sculo xv). Isso porque era o comrcio internacional e a procura de riqueza que motivaram governos e comerciantes das naes europias daquelas pocas a viajar para o oriente e para o ocidente, onde encontravam novas sociedades e culturas. Outros vo mais longe e dizem que o imprio romano j era um mundo globalizado, uma vez que agregava grandes variedades de culturas e muitas pessoas dos povos conquistados serviam de mo de obra escrava. Deixando de lado essas interpretaes, a globalizao, como recente, resultados do desenvolvimento do capitalismo. O processo atual de globalizao da economia mundial teve forte acelerao no inicio da dcada de 1980. Por esse processo, diversos passaram a integrar-se, ou seja, a atual em conjunto no mudo inteiro. ALGUMAS CARACTERISTICAS Grandes empresas, com filiais e instalaes em diversos paises passaram a unificar suas atividades. Por exemplo: uma empresa automobilstica, em vez de fabricar modelos diferentes para cada pais em que atua, passou a produzir modelos de carros mundiais, ou seja, que so vendidos no mundo inteiro. Os carros no tm necessariamente suas peas fabricadas em um nico lugar. Motor pode ser feito na Argentina, a engrenagem no

Paraguai e a montagem no Brasil. Depois, o carro exportado para outros pases. O objetivo racionalizar a produo e diminuir seus custos Outros traos da globalizao a transferncia de fabricas. Empresas transnacionais instalam suas fabricas em pases onde as condies-impostos, custo da mo de obra, proximidade dos grandes mercados-so mais favorveis. Partir da dcada de 1980, os paises do Sudeste Asitico tornaram-se destino prediletos desse processo. Assim, empresas estadunidenses, japonesas e europias passaram a montar suas fabricas nesses pases. Comearam esto a aparecer cada vez mais produtos-tnis, por exemplo-com etiquetas made in china, made in Taiwan, made in singapore, made in Indonsia, made in Hong Kong, etc.

S-ar putea să vă placă și