Sunteți pe pagina 1din 16

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

III Mostra Cientfica do Norte e Nordeste


Imperatriz Maranho - Brasil

1 0 a 1 5 de s e t e m br o de 2 0 1 2

REGULAMENTO

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


EXECUO: MOVIMENTO CIENTFICO NORTE-NORDESTE (MOCINN)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE IMPERATRIZ (SEMED)

COMISSO ORGANIZADORA DA III Mostra Cientfica Norte Nordeste

COMISSO ORGANIZADORA Secretrio Municipal de Educao de Imperatriz Zeziel Ribeiro da Silva Presidente do Movimento Cientfico Norte Nordeste Alexandre Passos da Silva Presidente da Associao do Ncleo de Divulgao Cientfica da Regio Tocantina Alexandre Passos da Silva Vice-Presidente do Movimento Cientfico Norte Nordeste Maria das Graas Frana Sales Coordenao do MOCINN no estado do Par Gilberto Luis Sousa da Silva Coordenao do MOCINN no estado do Maranho Alexandre Passos da Silva Coordenadora da COMCITEC Iclia Costa de Sousa Coordenao da Comisso da VI FECITEC Sul do Maranho Jaelbe Jos Sousa de Almeida Coordenao de Avaliao do MOCINN Maranho Glauco Hebert de Almeida Mello

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

1. ABRANGNCIA: A III Mostra Cientfica do Norte e Nordeste reunir projetos de escolas da rede pblica e particular de ensino das regies Norte e Nordeste do Brasil. Tambm podero participar projetos oriundos de outras unidades federativas, bem como de outros pases da Amrica Latina como convidados especiais.

2. PROJETOS PARTICIPANTES: Participaro deste evento projetos elaborados por alunos (as) de todas as redes de ensino da Educao Bsica. Os projetos podero ser inscritos em trs segmentos: MOCINN Fundamental Alunos matriculados no Ensino Fundamental da Educao Bsica MOCINN Mdio Alunos matriculados no Ensino Mdio da Educao Ambiental MOCINN Graduao Os projetos de graduao sero certificados por sua participao, premiao. 3. MODALIDADES: Sero aceitos PROJETOS EM GRUPOS E INDIVIDUAIS; Os projetos em grupo no podero exceder a 3 (trs) alunos (as); Todos os projetos devero ter a participao de 1 (um) professor (a), que desempenhar o papel de orientador (a) do projeto, podendo tambm haver o coorientador (a). Os trabalhos devero ser desenvolvidos por, no mximo 3 (trs) alunos (as). Se ficar caracterizado que em qualquer etapa do processo da realizao do trabalho houve participao de mais de 3 alunos (as) o trabalho ser desclassificado, sem possibilidade do grupo recorrer dessa deciso. Nenhum integrante do grupo poder ser substitudo aps a submisso do trabalho. como painel, porm no necessariamente concorrero por credenciamentos. Caso algum projeto se destaque poder vir a ganhar alguma

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


4. INSCRIO: 4.1 Documentos necessrios para a inscrio na III Mostra Cientfica do Norte Nordeste: Formulrio de Informaes do Projeto. Plano de Pesquisa Resumo do projeto Esses documentos esto disponveis online em mocinn2012itz.blogspot.com.br.

4.2 Procedimentos de Inscrio: O projeto deve ser submetido at 30 de junho de 2012 da seguinte forma: O Formulrio de Informao de Projeto, o Plano de Pesquisa e o resumo do trabalho devem ser preenchidos e submetidos. Os documentos esto disponveis no endereo mocinn2012otz.blogspot.com.br. Ser de responsabilidade da Comisso MOCINN Maranho fazer a seleo dos projetos que participaro da III MOSTRA CIENTFICA NORTE NORDESTE observando os critrios para participao no evento. 4.3 Taxa de Inscrio: Os trabalhos participantes da III MOSTRA CIENTFICA NORTE NORDESTE pagaro a taxa de R$ 70,00 at a data de 10 de agosto de 2012. Pela parceria entre o Movimento Cientfico Norte Nordeste e a Secretaria Municipal de Educao de Imperatriz os projetos da cidade de Imperatriz, de todas as redes de ensino, sero isentos da taxa de inscrio.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


4.4 Documentos apresentados no momento do credenciamento: O credenciamento ser realizado dia 10 de setembro no Ginsio da Parquia de So Francisco, localizado na Rua Pernambuco, prximo praa Brasil. Relatrio - Dever ser escrito em Portugus. Sero cobradas 4 cpias do relatrio; Arte do Banner em formato A4. Sero cobrados 4 cpias da arte do Banner; Fichas adicionais solicitadas.

OBS.: Alguns projetos, segunda orientao posterior do Setor de Reviso Cientfica, podero ter que preencher formulrios adicionais, dependendo de seus trabalhos. 4.5 Descries dos documentos: Ficha de Inscrio: os participantes devero registrar seus dados de identificao, e os dados referentes instituio de ensino. A ficha de inscrio ser disponibilizada online em mocinn2012itz.blogspot.com.br. Plano de Pesquisa: Tem por objetivo auxiliar os juzes na avaliao do projeto de pesquisa. mais uma fonte de referncia que pode ser utilizada para elucidao de dvidas ou complementao de informaes. Constitui-se em documento importante, pois poder contribuir na avaliao mais eficaz; Resumo: O texto do resumo deve ser redigido com no MXIMO 2000 caracteres com fonte padro Times New Roman. O resumo dever ser escrito em portugus ser opcional a apresentao do resumo em ingls. O resumo deve ser constitudo por uma seqncia de frases concisas e objetivas, que ressaltem os objetivos do projeto, mtodos empregados, resultados e concluses.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


Palavras ou termos representativos do contedo do trabalho (Inclua 3 palavras ou termos chave em Caixa Alta, separados por um trao). Veja no anexo 01 o modelo do resumo exigido. Relatrio: Dever ser escrito em Portugus, Espanhol ou Ingls (deve estar no stand no momento da apresentao, caso solicitado o grupo dever apresentar o relatrio) incluindo: 1. Elementos pr-textuais: a) Folha de rosto; b) Folha de aprovao (enviada aps a aprovao do projeto); c) Dedicatria (opcional); d) Agradecimentos (opcional); e) Epgrafe (opcional); f) Resumo de lngua verncula; g) Sumrios: - lista de figuras e tabelas; - lista de grficos; - lista de abreviaturas e/ou siglas

2. Elementos textuais: a) Introduo; b) Plano de Pesquisa; c) Arte do banner; d) Desenvolvimento; - justificativa; - problema; - hiptese; - objetivos; - metodologia (e referencial terico); - anlise de dados; c) Concluso

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

3. Elementos ps-textuais: a) Referncias bibliogrficas; b) Anexos; c) Glossrio Dos itens acima mencionados, utilizar apenas os necessrios a sua pesquisa. Uma cpia do Relatrio permanecer na instituio responsvel pela execuo da feira.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


5. REAS:
Categorias e Sub-Categorias

Baseado na Tabela de reas e Sub-reas do Conhecimento da FEBRACE.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


5. EXPOSIO 5.1 Produo do Banner: O banner dever ter as dimenses de 1,20 m por 0,90 m. Legibilidade e recursos: o texto do banner dever ser legvel a uma distncia mnima de 2 metros; no obrigatria a impresso em plotter, mas o banner deve ter caractersticas de um cartaz; No banner dever constar: rea do trabalho; Ttulo: obrigatrio que o ttulo do pster seja idntico ao ttulo do resumo submetido ao evento; Nome dos autores (os mesmo do resumo submetido); Instituio dos autores; Cidade/Estado; Dados da pesquisa (Introduo, metodologia, resultados e concluses). Organizar as informaes de modo que as idias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. Utilizar o mnimo de texto e o mximo de figura, fotos, tabela, grficos possveis. Agncia de fomento: informar se houver. 5.2 proibida a apresentao: Por terceiros no-autores; Oral ou performtica; Com retroprojetor, microfone; Com aparelhos ou instrumentos sonoros que interfiram na comunicao dos autores da sesso. 5.3 Apresentaes: Pelo menos dois dos autores do projeto devero permanecer junto ao pster, para responder as questes dos interessados;

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


6. AVALIAO DOS PROJETOS 6.1 Do Relatrio: Organizao, lgica e coerncia do roteiro utilizado; Suficincia dos itens utilizados para o entendimento da pesquisa; Os dados devem estar legitimados na pesquisa. 6.2 Da Pesquisa: Nvel de inovao; Valor social; Contribuio a cincia. 6.3 Da aplicao do Mtodo Cientfico: Ttulo identifica a ao empreendida na realizao da pesquisa; Identificao o problema a ser pesquisado ou solucionado; Formular hiptese (quando for o caso); Definir variveis; Explicitar os procedimentos; Utilizar materiais e instrumentos adequados; Apresenta e analisa resultados. 6.4 Da exibio Visual e apresentao Oral: A exibio visual dever ser clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar o perfeito entendimento do projeto. Critrios de Avaliao: Domnio de assuntos; Clareza e desenvoltura na exposio; Preciso dos dados; Compreenso do tema; Possveis aplicaes; Ilustraes e complementos.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012


6.5. Da anlise grfica Todo projeto dever apresentar o pster, o dirio de bordo e o relatrio (4 vias) com todos os detalhes desenvolvidos durante a pesquisa. O grupo dever apresentar tambm no momento do credenciamento a arte do banner em folha A4 (4 cpias)

7. CLASSIFICAO E PREMIAO DOS PROJETOS Todos os projetos participantes recebero certificados. Recebero Certificados todos os alunos finalistas, bem como os orientadores e co-orientadores que estiverem presentes a III MOSTRA CIENTFICA NORTE NORDESTE. Ser conferido um certificado tambm a instituio de ensino pelo apoio a pesquisa jovem. 7.2. Premiaes Acadmicas Sero premiados os 3 (trs) melhores trabalhos de cada rea do conhecimento e tambm os 3 melhores trabalhos nos itens: MELHOR DIRIO DE BORDO MELHOR BANNER RIGOR CIENTFICO RELATRIO RELEVNCIA DA PESQUISA

Todos os trabalhos premiados aqui recebero certificado e medalha. Demais prmios sero revelados apenas no evento de premiao.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

ANEXO 01 Formato do Resumo

NORMAS PARA O RESUMO DO PROJETO TTULO DO PROJETO Nome Completo do Estudante 1 - e-mail do estudante 1 Nome Completo do Estudante 2 - e-mail do estudante 2 Nome Completo do Estudante 3 - e-mail do estudante 3 Nome completo do Orientador (orientador) - e-mail do orientador Nome completo do Co-Orientador (co-orientador) - e-mail do co-orientador Nome Completo da Escola, Cidade da Escola, sigla do estado Categoria - Subcategoria Obs. Caso os estudantes, orientador e co-orientador no sejam das mesmas escolas/instituies, devem ser indicadas todas as escolas/instituies e a correspondncia das pessoas a elas. Texto do Resumo: O texto do resumo deve ser redigido com no MXIMO 2000 caracteres com fonte padro Times New Roman. O resumo deve ser constitudo por uma sequncia de frases concisas e objetivas, que ressaltem os objetivos do projeto, mtodos empregados, resultados e concluses. Palavras-chave: PALAVRA-CHAVE 1 PALAVRA-CHAVE 2 PALAVRA CHAVE 3 Devem ser includos palavras ou termos representativos do contedo do trabalho (Inclua 3 palavras ou termos chave em Caixa Alta, separados por um trao)

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

ANEXO 02 Plano de Pesquisa


Ttulo do Projeto: Aluno 1: _______________________________________________________________ Aluno 2: _______________________________________________________________ Aluno 3: _______________________________________________________________ Questo ou problema identificado: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________ Hiptese ou Objetivo de Engenharia: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________ Descrio dos materiais e mtodos (procedimentos) que sero utilizados: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Cronograma de Execuo do Projeto (At 8 de novembro de 2010)

Bibliografia (as trs referncias mais importantes): _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

ANEXO 03 DICAS PARA O PLANO DE PESQUISA

- O Plano de Pesquisa deve ser preparado antes do incio do projeto e deve ter no mximo 2 pginas. - O Plano de Pesquisa descreve o que o estudante pretende realizar no projeto. - O Projeto deve apresentar um ttulo que chame ateno e que reflita a questo ou problema trabalhado em seu projeto. - O Plano de Pesquisa deve possuir: ttulo do projeto; questo ou problema identificado; hiptese ou objetivo de Engenharia; descrio detalhada dos materiais e mtodos (procedimentos) que sero utilizados; e bibliografia (as trs referncias mais importantes). Questo ou problema identificado: Em linhas gerais, a Questo ou problema identificado deve ser capaz de responder alguma questo abaixo Qual seu objetivo? Qual a ideia que voc est tentando testar? Qual a pergunta cientfica que voc est tentando responder Quais so os problemas de sua comunidade? Quais so as necessidades? O que poderia ser melhorado? Defina e descreva o problema escolhido. Reduza o problema focando em um aspecto especfico.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

Hiptese ou Objetivo de Engenharia: A Hiptese do projeto ou Objetivo de Engenharia do Projeto deve descrever de forma geral: Pense como seu projeto pode demonstrar seu propsito ou objetivo. Faa uma previso dos resultados do experimento. Crie alternativas de solues para resolver o problema. Avalie as alternativas. O que elas tm de bom, o que elas tm de ruim? Descrio detalhada dos materiais e mtodos (procedimentos) que sero utilizados: Aqui voc deve: Explicar como seu experimento ser executado e como ele vai testar sua hiptese. Identificar as variveis (elementos do experimento que mudam para testar a hiptese) e os controles (elementos do experimento que no mudam). Especificar como as medidas dos resultados vo provar ou refutar sua hiptese. Este procedimento deve ser como uma receita: outra pessoa deve poder executar o experimento seguindo o procedimento. Teste com um amigo ou parente para verificar se o procedimento est claro e completo. Liste os materiais e os equipamentos que sero utilizados. Esta lista deve incluir todos os equipamentos necessrios para o procedimento. Liste solues ao seu problema e detalhe o que voc far para chegar a esta soluo. Descreva como a soluo ser implantada. LEMBRETE: Durante o projeto, registre sempre no Dirio de Bordo do Projeto todas as observaes, os dados e resultados. Estes podem ser medidas, descries ou anotaes. Bibliografia (as trs referncias mais importantes): Inclua livros, revistas, jornais e / ou sites consultados. Ao fazer referncia a revistas, jornais ou qualquer publicao peridica, inclua sempre a data da publicao do material consultado. Ao fazer referncia a sites de internet, inclua sempre o endereo completo da pgina visitada e data da consulta.

III MOSTRA CIENTFICA DO NORTE E NORDESTE - MOCINN 10 A 15 DE SETEMBRO de 2012

S-ar putea să vă placă și