Sunteți pe pagina 1din 4

J ouvimos diversas histrias de investidores que ganharam muito dinheiro na bolsa.

J ouvimos diversas histrias de muitos investidores que perderam muito dinheiro na bolsa. Volta e meia ouvimos das pessoas vou esperar o preo se recuperar a eu vendo. A pergunta que fao : E quem te disse que vai se recuperar? Bem, se para investir em aes, existem vrias estratgias. Gosto muito das estratgias que utilizam mdias mveis, pois elas podem ser executadas por crianas e macacos e serem muito bem sucedidas. No preciso saber que a China est com a produo industrial em queda, que a Finlndia quebrou, que o parlamento Grego aprovou o pacote. NADA DISSO. O que quero : possuir aes de empresas enquanto seu preo sobe e no possu-las enquanto seu preo cai. Nada mais do que isso. A estratgia de mdias mveis funciona como um rastreador de tendncias, onde o investidor pode captar o momento em que a tendncia de alta e captar o momento em que a tendncia de queda. Como funciona? No artigo Aes tipos grficos e periodicidade grfica mostrei como so os grficos e os candles. Veja abaixo uma figura contendo o grfico do IBOV.

Bom, agora, vamos adicionar uma mdia. O que uma mdia mvel. Neste caso usaremos uma mdia mvel de 40 perodos. Como o grfico acima um grfico dirio (lembrar da periodicidade grfica do outro artigo), cada ponto dessa mdia corresponder a uma mdia dos ltimos 40 dias de prego, o que equivale a praticamente 2 meses, j que s tem prego em dia til. O grfico fica assim:

Olhando o grfico acima, pode-se observar uma linha, que justamente a mdia que colocamos. Portanto, nesse grfico, se os candles encontram-se abaixo da linha da mdia de 2 meses, dizemos que o mercado est com tendncia de baixa, j que os preos esto sendo negociados abaixo da mdia dos ltimos 2 meses daquele ativo. Por outro lado, se os preos esto acima da linha da mdia, dizemos que a tendncia de alta e que os preos esto sendo negociados acima da mdia dos ltimos 40 dias. Partindo dessa idia, pensaremos o seguinte: queremos ter aes no momento em que elas esto em tendncia de alta, certo? Ento como identificar o momento certo da entrada na ao? Utilizando uma outra mdia, mais curta. Nesse caso, usarei uma mdia exponencial de 9 perodos. A diferena entre a mdia aritmtica e a exponencial, que a primeira pega todo o intervalo soma e divide. A segunda d maior peso para as ltimas cotaes. Dessa forma, ela se torna mais rpida, muito mais prxima dos preos. Agora vamos ver como fica o grfico com as duas mdias:

A mdia de 9 a linha pontilhada. Vejam que ela acompanha os candles bem de perto. Isso ocorre porque de 9 perodos, ou seja, intervalo menor de tempo, e por ser exponencial. Quando so as oportunidades de entrada e sada?

Quando a mdia curta cruza a longa pra cima, oportunidade de compra. Quando cruza pra baixo, hora de vender. Veja abaixo:

Esse grfico est mostrando o IBOV nos ltimos 12 meses. A seta vermelha indica o momento de vender as aes e ficar fora do mercado. A seta verde, indica o momento de comprar. Repare que quem usa essa estratgia se protegeu, no incio do grfico, de uma grande queda, ficando fora do mercado de abril de 2011 at o final de outubro, quando voltou a entrar. Saiu novamente em dezembro e voltou no incio de janeiro, pegando toda a alta do incio de ano. E no final do ms de maro j saiu de novo. E est esperando o mercado virar a tendncia para entrar novamente. Essa estratgia capta a tendncia e torna desnecessrio o acompanhamento de qualquer notcia. Basta comprar quando as mdias cruzarem pra cima e vender quando cruzarem pra baixo. Simples, direto, sem subjetividade, tcnico e nada emocional. Estratgias grficas normalmente devem ser usadas em ativos que possuem boa liquidez, bom volume de negociao, pois quanto maior a amostragem, maior a possibilidade de que as anlises sejam mais apuradas. Coloquei do IBOV, mas poderia ter colocado de outros ativos, como VALE, PETR, GGBR, USIM, etc todas que possuem liquidez proporcionam esses resultados. Segue abaixo a anlise do IBOV segundo a estratgia das mdias mveis na crise de 2008 e na recuperao de 2009.

Observem as entradas e sadas do IBOV segundo as mdias mveis de 40 A com 09 E no grfico dirio acima: O momento de venda foi dado em 67.700 pontos do IBOV. Quem ficou, tomou um prejuzo que chegou a 56% no final de outubro. Quem usou a mdia, se protegeu de toda essa queda. O momento de nova compra ocorreu com 36.000 pontos. Ou seja, quem seguiu a mdia mvel, comprou quase o DOBRO da quantidade de quem ficou parado olhando. No rally de 2009, tivemos, por essa estratgia, uma pernada de ganha inicial de 6,7%, depois outra de 26,52% e por fim outra de 31,22%. Dessa forma, quem usou as mdias mveis: 1) se protegeu na queda brusca evitando um prejuzo de 56% 2) com os preos mais baixos, voltou ao mercado comprando quase o dobro do que tinha em dezembro. 3) somando os trs trades de 2009, se o investidor tivesse 50 mil no incio, entraria 2010 com nada menos do que 88 mil! Uma rentabilidade de 77% em cerca de 18 meses. 4) o investidor que tinha 50 mil no incio desse grfico e ficou esperando, entraria 2010 com os mesmos 50 mil, no ganhando nada nos 18 meses Portanto, eu considero a estratgia de mdias mveis muito interessante e recomendo que todos os iniciantes a aprendam. Lembrando que iniciante no aquele que nunca investiu na bolsa, mas sim aquele que nunca aprendeu nada na bolsa rs Grande abrao, Bons negcios! Andr Bona

http://andrebona.com.br/site/acoes-medias-moveis/

S-ar putea să vă placă și