Sunteți pe pagina 1din 4

PREFEITURA DO MUNICPIO DE MARING ESTADO DO PARAN CONCURSO PBLICO EDITAL 049/2008-SEADM

CARGO: COLETOR

PORTUGUS

03 Podemos afirmar, observando os verbos, que a histria est escrita no: A) presente;

Leia o texto com ateno e depois responda as questes. O co e a carne

B) passado; C) futuro; D) nenhuma das alternativas.

Era uma vez um co, que ia atravessando um rio. Levava na boca um suculento pedao de carne. Porm, viu na gua do rio a sombra da carne, que era muito maior. Prontamente ele largou seu pedao de carne e mergulhou no rio para pegar o maior. Nadou, nadou e no achou nada, e ainda perdeu o pedao que levava. Moral da histria: Nunca deixes o certo pelo duvidoso. De todas as fraquezas humanas a cobia a mais comum, e todavia a mais castigada.

04 Que motivo levou o co a deixar seu pedao de carne e se jogar na gua em busca de outro pedao? A) queria dar um mergulho; B) achou que sua carne estava grande e quis pegar uma menor; C) viu na gua o retrato de um co amigo; D) a gula e a cobia.

(Fbula de Esopo) 05 Assinale a alternativa onde todos os verbos estejam no passado. 01- O personagem principal da histria : A) mergulhou, nadou, achou; A) o co; B) pedao, carne, rio; B) a carne; C) co, ele, fraquezas; C) o rio; D) duvidoso, histria, suculento. D) a cobia. 06 H no texto adjetivos, ou seja, palavras que exercem a funo de atribuir qualidades boas ou ruins. Assinale a alternativa que contm apenas qualidades. A) pedao, cobia, fraqueza; B) suculento, maior, duvidoso; C) co, levava, atravessando; D) duvidoso, histria, rio.

02 - H uma marca temporal que nos indica quando o fato aconteceu. Assinale essa marca. A) porm; B) era uma vez; C) todavia; D) prontamente.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE MARING ESTADO DO PARAN CONCURSO PBLICO EDITAL 049/2008-SEADM


CARGO: COLETOR

07 A moral do texto que voc leu : Nunca deixes o certo pelo duvidoso. Que outro ditado popular poderia substituir o da histria? Assinale a alternativa correta.

11 ... Nadou, nadou e no achou nada, e ainda perdeu o pedao que levava... Esse trecho do texto expressa: A) desnimo;

A) Mais vale um pssaro na mo do que dois voando; B) Antes pingar do que secar;

B) alegria; C) fracasso; D) As alternativas A e C esto corretas.

C) Quem tudo quer tudo perde; D) Todas as alternativas esto corretas. 12 Cobia significa: A) desejar; 08 O texto lido possui: B) mentir; A) personagem; C) enganar; B) espao (lugar onde acontece o fato); D) respeitar. C) conflito (motivo que desencadeia a histria, caracterizando-a como narrativa); D) Todas as alternativas esto corretas. MATEMTICA 09 Podemos afirmar que o conflito, o problema que desencadeia toda a narrativa : A) a carne suculenta que o co tinha; B) a gulodice, o desejo de conseguir um pedao maior de carne; C) o co estava com calor e quis dar um mergulho; D) o desejo de perder tudo que tinha.

13 Um tanque vazio com capacidade de 60 litros ser enchido com gua. A torneira foi aberta de modo a ench-lo em 4 horas. Quantos litros de gua haver no tanque 1 hora depois de aberta a torneira? A) Haver 15 litros de gua; B) Haver 10 litros de gua; C) Haver 20 litros de gua; D) Haver 25 litros de gua.

10 Observe os pares de antnimos que h no texto. Assinale a alternativa correta. A) perdeu achou; B) maior menor; C) certo duvidoso; D) Todas as alternativas esto corretas. A) Sero chamados 102 agentes; B) Sero chamados 124 agentes;
2

14 Em uma manchete de jornal estava escrito: O nmero de Agentes Ambientais que o Municpio chamar o triplo de agentes existentes. Se havia 51 agentes, qual o nmero de agentes que sero chamados?

PREFEITURA DO MUNICPIO DE MARING ESTADO DO PARAN CONCURSO PBLICO EDITAL 049/2008-SEADM


CARGO: COLETOR

C) Sero chamados 153 agentes; D) Sero chamados 190 agentes.

D) Jeferson receber 636 reais. 19 - De acordo com o Guia Quatro Rodas Brasil, a distncia entre So Lus (MA) a Curitiba (PR) de 3.244 Km. Qual a distncia de ida e volta entre So Lus e Curitiba? A) A distncia de 5.488 Km; B) A distncia de 5.844 Km; C) A distncia de 6.848 Km; D) A distncia de 6.488 Km.

15 - Se preciso comprar 6 Kg de areia, quantos sacos de 500 gramas tenho de comprar? A) Tenho que comprar 12 sacos; B) Tenho que comprar 20 sacos; C) Tenho que comprar 14 sacos; D) Tenho que comprar 18 sacos. 16 Um caminho coletou 350 quilos de materiais reciclveis na segunda-feira, na tera-feira coletou 380 quilos e na quarta-feira coletou 290 quilos. Quantos quilos de materiais reciclveis coletou nesses 3 dias de coleta. A) Coletou 940 quilos; B) Coletou 1.020 quilos; C) Coletou 1.090 quilos; D) Coletou 820 quilos. 17 - Se uma hora tem 60 minutos. Quantos minutos representa hora. A) 20 minutos; B) 40 minutos; C) 30 minutos;

20 - Repartindo 30 botes de rosas, em partes iguais, para formar 5 buqus. Quantos botes haver em cada buqu. A) Haver 5 botes em cada buqu; B) Haver 8 botes em cada buqu; C) Haver 7 botes em cada buqu; D) Haver 6 botes em cada buqu.

NOES BSICAS DA LEGISLAO DO SERVIDOR PBLICO

21 vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo de qual das licenas abaixo: A) Da licena para tratamento de sade;

D) 15 minutos. B) Da licena para tratar de assuntos particulares; 18 - Jeferson recebe 486 reais de salrio por ms, a partir desse ms receber tambm 120 reais de abono salarial. Quantos Jeferson receber? A) Jeferson receber 616 reais; B) Jeferson receber 626 reais; C) Jeferson receber 606 reais; C) Da licena para o servio militar; D) Da licena prmio.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE MARING ESTADO DO PARAN CONCURSO PBLICO EDITAL 049/2008-SEADM


CARGO: COLETOR

22 - Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. dever do funcionrio pblico do Municpio de Maring exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo. II. dever do funcionrio pblico do Municpio de Maring zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico. III. dever do funcionrio pblico do Municpio de Maring ser assduo e pontual ao servio.

24 - So penalidades disciplinares previstas na Lei Complementar Municipal n 239/1998: A) Advertncia e transferncia de setor de trabalho; B) Priso administrativa e suspenso; C) Demisso e suspenso; D) Exonerao e priso administrativa.

A) Apenas a afirmativa I est correta; B) Apenas a afirmativa II est correta; C) Apenas a afirmativa III est correta; D) Todas as afirmativas esto corretas.

25 - O que acontecer ao funcionrio pblico do Municpio de Maring que deixar de atender, sem causa justificada, qualquer exigncia ou encargo regularmente determinado por autoridade competente, para cujo cumprimento seja marcado prazo certo: A) ter suspenso o pagamento de seu vencimento ou remunerao at que seja cumprida essa exigncia; B) ter suspenso o pagamento de seu vencimento ou remunerao por um ms; C) ter suspenso o pagamento de seu vencimento ou remunerao por trs meses; D) ser demitido sumariamente.

23 - Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. proibido ao funcionrio pblico do Municpio de Maring ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato. II. proibido ao funcionrio pblico do Municpio de Maring entreter-se nos locais e horas de trabalho em palestras, leituras e outras atividades estranhas ao servio. III. proibido ao funcionrio pblico do Municpio de Maring utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares. A) Todas as afirmativas esto corretas; B) Apenas a afirmativa I est correta; C) Apenas a afirmativa II est correta; D) Apenas a afirmativa III est correta.

S-ar putea să vă placă și