Sunteți pe pagina 1din 16

Direito Internacional Privado

Denise Soares

09/02 Em relao bibliografia, o de Rechsteiner (o livro trata, tambm, de direito processual, mas ns no daremos, apesar de sempre cair no exame de ordem) ou de Dolinger (o livro mais usado no Brasil, mas apenas tem a parte de direito material). O de Oscar Tenrio o melhor, mas de 1976. O Direito Internacional Pblico vai se ocupar do Direito que rege a comunidade internacional, as relaes pblicas entre os diferentes sujeitos de direito internacional (organismos internacionais, Estados e, para alguns, indivduos). A diviso entre Direito Internacional Pblico e Privado apenas didtica, pois mesmo aquilo que chamamos de Direito Internacional Privado (tambm chamado de Direito Intersistemtico), para alguns, no deixa de ser algo eminentemente pblico. O Direito Internacional Privado vai se ater s relaes privadas, por exemplo, no caso de litgio decorrido de separao judicial entre um brasileiro e uma alem. Ele cuida de interesses e relaes privadas, o que no impede que o Estado esteja no plo de uma destas, pois pode este agir como pessoa de direito privado. Os opositores da diviso entre Direito Internacional Pblico e Privado dizem que ele apenas privado em relao pessoa envolvida, mas o direito em si emana do Estado, logo sempre de natureza pblica, mesmo que se direcione a regular uma relao de natureza privada. Ns no temos uma lei de direito internacional privado, estando ele regulado por parte da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Com isto percebemos que as normas que regulam o Direito Internacional Privado so normas internas ao Estado, normas estatais, enquanto que as normas de Direito Internacional Pblico so exteriores ao Estado, se aplicando sobre eles e no s a partir deles. Quanto ao objeto do Direito Internacional Privado, no Brasil adotamos a doutrina francesa que nos diz que ele tem como objetos: conflito de leis, conflito de jurisdio, nacionalidade, condio jurdica do estrangeiro e teoria dos direitos adquiridos. No mundo inteiro, apenas os dois primeiros so inquestionavelmente objetos deste ramo do Direito, sendo as demais questes apenas parte da tradio francesa.

A nacionalidade um vnculo poltico-jurdico que se tem em relao a determinado Estado. Poltico pois o Estado apenas a concede para quem ele quiser, podendo inclusive no respeitar sua prpria lei. Jurdico pois com a nacionalidade a pessoa est totalmente submetida jurisdio daquele Estado. Existem diversas formas de aquisio da nacionalidade (originais ou derivadas), pode-se perder ou readquir a nacionalidade e haver conflitos negativos ou positivos de nacionalidade (daqui h temas como o de pessoas com multinacionalidade ou apatrdias e da naturalizao). A condio jurdica do estrangeiro trata de questes como o direito de entrar e permanecer em determinado Estado, aqueles que nascem do domiclio ou residncia dele aqui e a sada dele, principalmente a compulsria (deportao, expulso e extradio). O conflito de leis estuda quando temos relaes humanas ligadas a sistemas jurdicos que do tratamentos diferentes para a mesma questo. O conflito de jurisdio trata da competncia do Judicirio de cada pas na soluo de conflitos que extravasem sua soberania. A Teoria dos Direitos Adquiridos nos diz que se um indivduo adquire determinado direito em determinado Estado ele continuar tendo como direito adquirido em quaiquer outros Estados, por uma questo de boas relaes internacionais, j que no h tratado neste sentido. A norma de Direito Internacional Privado tambm chamada de norma de conflito, pois ele vai designar o direito interno que ser aplicado no caso concreto. uma regra indireta, no traz a soluo propriamente dita para o problema trazido apreciao do Judicirio. Um exemplo o art. 7 da LICC, que determina que estatuto pessoal que ser aplicado a determinada pessoa que possui mais de uma nacionalidade o do local em que ela estiver domiciliada. 16/02 DIREITO UNIFORME O direito uniforme pode ser espontneo, que quando coincidem naturalmente os direitos primrios de dois ou mais ordenamentos (mesma

origem, influncias idnticas ou adoo de outros sistemas jurdicos), assim como dirigido (ou uniformizado), que resulta de esforo comum de dois ou mais Estados no sentido de uniformizar certas instituies jurdicas, geralmente por causa de sua natureza internacional. O Direito Internacional Uniforme Dirigido estabelece regras materiais que se aplicaro uniformemente s situaes jurdicas que venham a ocorrer em duas ou mais jurisdies. Esta prtica muito comum no Direito Comercial (incluindo Direito Industrial, Direito Intelectual, Direito Martimo, Direito Aeronutico, dentre outros), onde os interesses coincidem o que faz com que, devido a intensa atividade do comrcio internacional, se torne necessria a uniformizao de certas insituies jurdicas, uniformizao essa fruto do entendimento entre Estados e que se concentra nas atividades econmicas internacionais. Quando temos normas de direito uniforme, no h conflito entre normas, ou seja, no h a necessidade de atuao do Direito Internacional Privado. O Direito Internacional Privado apenas atua na inexistncia de direito uniforme. A norma do nosso objeto de estudo so ditas de normas de sobredireito, ou norma de segundo grau, pois no apresentam o tratamento jurdico a ser aplicado diretamente sobre o mrito da questo, mas sim apontam qual sistema jurdico ser utilizado para tratar o litgio. Dentro do Direito Internacional Privado, teremos, tambm, um Direito Internacional Privado Uniforme, decorrente de acordo internacional que visa fazer com que diferentes pases tenham o mesmo tratmento a determinada matria de direito internacional privado. Assim, teremos regras jurdicas idnticas designativas do direito aplicvel, com vigncia um mais de um Estado oriunda de tratado internacional, que substituem as normas nacionais autnomas de Direito Internacional Privado. Estas matrias so geralmente objeto de conferncias especializadas, mais notadamente a Conferncia da Haia de Direito Internacional Privado (que permanente), da qual o Brasil apenas ratificou a Conveno relativa Proteo de Crianas e Cooperao em Matria de Adoo Internacional e a Conveno sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianas. Temos, tambm, as CIDIPS (Conferncias Especializadas Interamericanas de Direito Internacional Privado), que j ocorreram diversas vezes.

Em sntese, o direito uniforme so as instituies ou normas de carter interno, que recebem uniformemente o mesmo tratamento pelas leis de dois ou mais sistemas jurdicos. So normas de primeiro grau que coincidem. O direito internacional uniformizado resultado de atividades de carter internacional, objeto de convenes internacionais que uniformizam as regras jurdicas disciplinadores da matria por meio de leis uniformes, evitando conflitos de regras de primeiro grau. O mais comum que estas normas surjam dentro do mbito da Academia Internacional de Direito Privado de Haia, UNIDROIT (que trata mais especificamente de normas de direito comercial e relativas contratos internacionais) e CINTRAL (Comisso das Naes Unidas para o Direito do Comrcio Internacional). O Direito Internacional Privado determinar a aplicao de uma dentre as leis em conflito pela escolha de um sistema de opes (regras de conexo), caso no existam as hipteses acima. O Direito Internacional Privado Uniforme serve para evitar conflitos entre as regras de Direito Internacional Privado de dois ou mais sistemas (conflitos de segundo grau), criando convenes internacionais que estabelecem regras de conexo aceitas pelos pases signatrios, uniformizando as regras de Direito Intersistemtico. 02/02 FONTES DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO As fontes de Direito aqui so as mesmas do Direito Internacional Pblico (lei, doutrina, costume, jurisprudncia, equidade e princpios gerais de direito, de direito regional e internacional), apenas lembrando que, diferentemente, no caso do Direito Internacional Privado, a principal fonte legislativa a fonte interna e h jurisprudncia nacional e jurisprudncia internacional, assim como princpios especficos do direito internacional privado. Lei: A primeira lei interna de direito internacional privado foi o Cdigo de Napoleo, seguido por leis da ustria e Itlia. No Brasil, tivemos, e ainda temos, a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, desde da de 1916 at a atual de 1942, que trata do direito intertemporal e de direito internacional privado. Doutrina: O papel da doutrina interpretar e opinar sobre as leis e decises judiciais e ao faz-lo ela pode, por exemplo, colmatar lacunas legais.

No caso especfico do direito internacional privado, as Convenes de Haia no ratificadas so utilizadas como doutrina, e no como lei. No Brasil isto ocorre pois aqui muito comum principalmente pois o Estado no ratifica convenes que at mesmo foram assinadas por ele, seja tal atraso por questes polticas ou quaisquer outras. Por ltimo, qualquer documento proveniente de entidades cientficas ou polticas (como ONU) tratado como doutrina. Jurisprudncia: A Europa a maior fonte geogrfica de jurisprudncia interna sobre direito internacional privado. J no Brasil, este volume muito reduzido, se limitando praticamente homologao de sentenas estrangeiras (que diferente de sentenas internacionais, que so aquelas emanadas de cortes internacionais) e exequatur em cartas rogatrias (que o execute-se, lembrando que aqui no se admitem rogatrias para execuo de sentenas), alm de questes de direito processual internacional, expulso e extradio de estrangeiros e matria tributria, apesar de, em tese, podermos ter jurisprudncia sobre direito de famlia, contratos, civis ou comerciais. Tratados e Convenes: Os mais importantes so o Tratado de Lima de 1877/1878 (que tratava de solues para conflitos de leis, mas que no chegou a ser ratificada, apesar de possuir grande valor histrico e doutrinrio), os Tratados de Montevido de 1889 (que no foi assinado pelo Brasil, pois o critrio para soluo de conflitos era o do domiclio, quando o Brasil adotava o da nacionalidade, o que foi modificado na dcada de 60), Cdigo Bustamante de 1928 (a primeira tentativa de se elaborar um cdigo sobre questes de direito internacional privado para as Amricas, que continua em vigor at hoje e assinado pela maioria dos pases desta regio, porm, exatamente por isso, fez inmeras concesses, possuindo inmeras normas genricas) e as Conferncias Especializadas Interamericanas sobre Direito Internacional Privado (j temos cinco destas). Alm destas, temos diversas outras, principalmente sobre temas como nacionalidade (apatrdia e dupla nacionalidade) e condio dos estrangeiros (asilo, refugiados, livre circulao de pessoas e questes processuais, focando em conflitos de leis civis e comerciais), assim como convenes unificadoras (estabelencendo normas que estabelecem quais leis sero aplicadas em tais situaes e so equiparveis regras internas sobre o mesmo assunto) e que aprovam Lei Uniforme para atividades de carter internacional.

Conflitos de Fontes Entre Lei e Tratado No conflito entre lei e tratado, temos duas teorias: dualismo (Triepel/Anzilotti) e monismo (Kelsen). Para os primeiros, temos dois sistemas jurdicos distintos, crculos que se tangenciam, logo no h concorrncia, nem conflitos. O direito interno rege relaes de direito intra-estatais e o direito internacional, relaes jurdicas interestatais. Assim, o conflito de fontes sempre aparente. Para o monismo, no possvel haver dois sistemas independentes um do outro. As relaes de direito interno e internacional convergem, se superpem e esto dentro de uma mesma ordem jurdica a respeito de determinadas matrias. exatemente nesta rea cinzenta que h a possibilidade de conflito. Para tentar definir qual ser a soluo no caso caso o monismo se divide em trs escolas: a que defende a primazia do direito interno sobre direito internacional (o argumento terico seria a soberania de cada Estado legislar sobre si prprio e sobre as relaes jurdicas que trava), a que defende o contrrio (desta forma a credibilidade perante a comunidade internacional seria mais slida, alm de melhor garantir a segurana jurdica internacional, sobretudo lembrando que o processo de produo de normas internacionais extremamente rduo) e a que equipara, dependendo a primazia de uma sobre a outra da ordem cronolgica (monismo moderado, incorporao do Tratado legislao interna). Kelsen se filia segunda, o chamado monismo radical. 09/03 Entre Constituio e Tratado No conflito entre Constituio e Tratado a doutrina bastante relutante. No Brasil normalmente segue-se o princpio da supremacia constitucional, ou seja, prevalece a Constituio, pois, como j sabemos, o tratado incorporado como lei ordinria. De qualquer forma, para o Direito Internacional Pblico, segundo, Accioly, a lei constitucional no pode isentar o Estado de responsabilidade por violao de seus deveres internacionais, pois esta noo de que o tratado como se fosse lei ordinria uma noo brasileira, que no necessariamente

seguida pelos outros pases, que no devem ter que ficar adstritos por estes paradigmas internos de cada pas, caso contrrio, a Constituio, que pode ser mudada mais facilmente que um tratado internacional, poderia se tornar uma desculpa para a no responsabilizao no plano internacional. O Cdigo Bustamente no art. 4 diz que, os preceitos constitucionais de cada Estado so leis de ordem pblica internacional. Visto que as Convenes de Direito Internacional Privado respeitam a ordem pblica de cada Estado signatrio, a supremacia ser sempre a da norma constitucional. De acordo com a doutrina, a supremacia da vontade do legislador nacional. No momento em que h a assinatura e ratificao tratado, este legislador estaria atribuindo norma internacional sua primazia, j que, de alguma forma, ele estaria outorgando autoridade ao legislador internacional, passando a supremacia para este. Jurisprudncia Brasileira O debate concentra-se principalmente nas Convenes de Genebra de 1930 e 1931 (sobre letras de cmbio, notas promissrias e cheques), pois o Brasil j possua legislao sobre o tema, vindo depois a ratificar e promulgar as Convenes. A questo era se estas s se aplicariam a transaes internacionais ou se seriam, tambm, aplicadas no plano interno, substituindo a lei interna. O recurso extraordinrio 71154 tratou deste problema. Ele partiu de uma deciso do Tribunal de Justia do Paran e tratava da prescrio do cheque. A lei brasileira dizia que o prazo era de 5 anos (art. 15 da Lei do Cheque de 1912) e a Conveno delimitava um prazo de 6 meses (art. 52 da Lei Uniforme). A primeira instncia entendeu que prevalecia a Conveno, mas o Tribunal de Justia do Paran reformou esta deciso, entendendo que uma esfera no afeta a outra, ou seja, adotou o dualismo. O STJ em 1971 julgou o recurso extraordinrio citado acima, retornando ao entendimento da primeira instncia, adotando uma posio monista que fez prevalecer a legislao internacional. O recurso extradordinrio 800004 julgado no STF tratou da validade de um decreto-lei de 1969 que continha regra contrria Conveno de Genebra sobre Letras de Cmbio e Notas Promissrias, condicionando a exequibilidade de uma nota promissria a seu registro no Ministrio da Fazenda, enquanto

que a Conveno no fazia tal exigncia. O STF entendeu que prevalecia a lei interna sobre o tratado internacional, contrariando a posio anterior. Celso Mello entendeu que este acrdo foi um retrocesso, citando como exemplo julgados antigos da mesma Corte que decidiram que um tratado no revogado por lei posterior, como o caso da Apelao Cvel 9587 de 1951. Em defesa do acrdo, Jacob Dolinger disse que por tratar-se de uma cambial de circulao interna no pas que, por esta razo, no pode acarretar responsabilidade internacional do Estado brasileiro, logo no teria porque seguirmos o tratado, pois este se aplicaria apenas a notas promissrias de circulao internacional, enquanto que a lei interna se limitaria s notas cambiais apenas de circulao estritamente interna. O argumento bom, porm o STF no entrou neste mrito, se limitando apenas questo da supremacia em abstrato da lei interna. Casos Especiais de Conflito Entre tratado de extradio (processo atravs do qual um Estado requer a outro que lhe seja enviado determinado indivduo que no nacional do primeiro condenado por crime neste Estado; na ausncia de tratado possvel extradio atravs de promessa de reciprocidade) e o Estatuto de Estrangeiro, entende-se que prevalece o tratado, por se tratar de lei especial, j que o tratado , na grande maioria das vezes, entre dois Estado apenas e cada tratado diferente do outro, se adaptando s necessidades das relaes diplomticas entre estes dois. Assim, a lei especial (tratado de extradio) derroga in casu lei geral (Estatuto do Estrangeiro). Temos o art. 98 do Cdigo Tributrio Nacional que determina a observncia dos tratados pelas leis que lhes sobrevenha. A doutrina diz que regra especfica e especialssima do direito tributrio, se aplicando exclusivamente s questes de Direito Tributrio. A aviao civil comercial regulada at hoje por uma conveno do incio do sculo passado, a Conveno de Varsvia sobre Transporte Areo. Por ser to antiga, ela extremamente defasada, o que significa, por exemplo, que as indenizaes so muito baixas. Surge da a questo da indenizao por extravio de bagagem. Segundo a Conveno, a indenizao de, mais ou menos, vinte dlares por quilo da mala. No Brasil, isto comeou a mudar com o comeo da vigncia do Cdigo de Defesa do Consumidor. Argumentava-se

que este prevalecia, ademais pleiteou-se o ressarcimento por dano moral, o que foi de fato foi reconhecido pelo STF, algo indito. Segundo o STF, prevalecia o dano moral, que esta previsto na Constituio. Temos, ainda, o caso da Conveno da So Jos da Costa Rica sobre a priso civil do depositrio infiel. Ela no o admite (apenas permitindo a priso civil por inadimplncia por dvida alimentcia), mas a Constituio traz esta possibilidade. A maioria dos juzes entende que prevalece a Constituio. Inclusive, o STF, adotou tal posio no recurso extraordinrio 274307. A Conveno 158 da OIT veda a despedida arbitrria mesmo mediante indenizao, assim s seria a demisso que estivesse baseada em alguma motivao concreta. O empregado deve ter dado razo para a dispensa. Tal Conveno foi assinada e transformou-se em direito interno atravs dos Decreto Legislativo n. 68/92 e Decreto Executivo 1855/96. Aps um julgado de primeira instncia que reintegrava diversos trabalhadores da indstria de transporte, a Confederao Nacional dos Transportes e da Indstria entrou com a ADIn 1480. Logo, a Conveno foi denunciada pelo Brasil, que a abandonou. 16/03 ORDEM PBLICA Do ponto de vista jurdico, apenas h um conceito de ordem pblica. Porm, a prpria lei pode trazer esta expresso no se referindo ao conceito jurdico de ordem pblica, mas sim a um conceito social, como o faz o Cdigo de Processo Penal ao tratar da priso preventiva, onde a manutena da ordem pblica sinnimo de garantia da paz social. J a ordem pblica enquanto conceito jurdico a linha moral mdia de uma dada sociedade. No Brasil, devido ao tamanho do mesmo, teremos, na verdade, diversos nveis de ordem pblica diversos, mas como a legislao deve ser a mesma para todo o territrio nacional, deve-se tirar uma mdia destas diversas morais locais ou regionais para que se estabelea um conceito jurdico nacionalmente aplicvel de ordem pblica. Assim, pensa-se em um conceito de homem mdio brasileiro, que teria uma moral mdia, sendo esta a prpria expresso da ordem pblica.

Para o Direito Internacional Privado, o princpio de ordem pblica o princpio mais importante deste ramo do Direito, pois, por exemplo, ele que nos orientar quando da homologao de sentena estrangeira, pois esta apenas poder ser homologada caso no atente a ordem pblica brasileira. A mesma lgica ser aplicada em todo caso em que estejamos diante da produo de efeitos por parte de ordens jurdicas estrangeiras em territrio nacional. Impede a aplicao de leis estrangeiras, o reconhecimento de atos realizados no exterior e a execuo de sentenas proferidas por tribunais de outros pases que sejam manifestadamente incompatveis com a ordem pblica do foro. Como no h um conceito determinado de ordem pblica, ser o juiz do caso que determinar in concretu se h ou no atentado ordem pblica. O art. 17 da LICC se refere ordem pblica, definindo as consequncias de uma ofensa ordem pblica. Art. 17 da LICC: As leis, atos e sentenas, de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. A redao do artigo falha, pois os bons costumes j esto includos dentro do conceito de ordem pblica. Ordem pblica o reflexo da filosofia scio-poltico-jurdica de toda legislao, que representa a moral bsica de uma nao e que protege as necessidades econmicas do Estado. aferida pela mentalidade e pela sensibilidade mdias de determinada sociedade em determinada poca. Cabendo ao juiz ou Tribunal decidir o que seja contrrio ordem pblica. Caso a legislao seja contrria ordem pblica, mesmo que ela seja aprovada, respeitando todo o trmite burocrtico do processo legislativo, no ter eficcia na prtica, caindo em desuso, como era o caso do adultrio antes de sua revogao expressa. As caractersticas da Ordem Pblica so: relatividade/instabilidade (varia no tempo e no espao pois emana da mens populi, deriva da sensibilidade e mentalidade provenientes de uma mdia nacional por exemplo, quando o divrcio no era possvel no Brasil, o STF no homologava sentena estrangeira de divrcio, no mximo, considerando-a um desquite) e comtemporaneidade (por ser instvel, cabe ao aplicador da lei atentar para o estado da situao poca em que vai se julgar a questo, sem levar em conta

a mentalidade prevalente poca da ocorrncia do ato ou fato jurdico). A ordem jurdica possui diversos nveis. No interno, a ordem pblica funciona como princpio limitador da vontade das partes, cuja liberdade no admitida em determinados aspectos da vida privada, sob pena de invalidade do ato jurdico que no poder ser sanada com o tempo. Como exemplos temos as leis de proteo aos menores, famlia e economia nacional. No nvel internacional, temos o impedimento da aplicao de lei estrangeira indicada pelas regras de conexo do Direito Internacional Privado ou de homologao de sentena estrangeira que estejam em oposio ordem pblica do Estado nacional onde estas pretendem se fazer valer. No caso de casamento polgamo de um homem com diversas mulheres, apenas o primeiro ser reconhecido pelo Brasil. Isto no signfica, porm, que as outras mulheres com seus respectivos no possam pleitear alimentos em juzo. Na verdade isto sim possvel, pois entre conceder alimentos a algum que no casado segundo a lei nacional ou deixar esta pessoa sem nenhuma fonte de sustento ofende mais a ordem pblica a segunda opo, assim o Brasil no reconhecer os outros casamentos, mas poder sim deixar que estes produzam certos efeitos, sempre ponderando o que mais atentatrio ordem pblica. Em suma, em caso de direitos adquiridos no exterior, sempre teremos ponderar o que menos violadora da ordem jurdica nacional. No caso de Federaes, como o caso dos EUA e da Alemanha, pode existir uma ordem pblica diversas em cada unidade federativa. O ltimo nvel da ordem pblica o universal, que inspira a colaborao das naes, como o caso da represso de aos crimes de de natureza Direito eminentemente internacional, elaborao Convenes

Internacional e regulamentao das empresas de atividade internacional, assim como o dever de garantir a segurana internacional. Surge, ainda, a noo de ordem pblica europia dos direitos humanos. Isto surge na Corte Europia de Direitos Humanos no Caso Loizidou em 1995. Dada a na especificidade dos direitos enunciados na Conveno europia e no carter objetivo das obrigaes das partes, a Corte recusou-se a validar a reserva feita pela Turquia em relao aplicao espacial da conveno Repblica Turca do Chipre do Norte. Esta noo de ordem pblica europia consolidada pela jurisprudncia da Corte Europia de Direitos Humanos, apresenta trs caractersticas, que os

direitos humanos enunciados na Conveno Europia no podem ser derrogados, so irrenunciveis e devem ser considerados de ofcio jurisdies nacionais. 23/03 Jurisprudncias sobre Ordem Pblica Kilberg Vs. Northeast Airlines, Inc Kilberg morreu num vo desta companhia e a famlia entrou com uma ao pedindo uma indenizao de 150mil dlares, mas a companhia argumentou que, segundo a lei do local de sua sede, a indenizao de 15mil. O tribunal de Nova Iorque, local onde foi intentado a ao, disse que seria contra a ordem pblica de Nova York estabelecer qualquer tipo de limitao indenizao por morte (norma constitucional). O STJ sempre nega homologao de sentenas muulmanos que decretam o repdio da mulher pelo marido sem que a r tenha oportunidade de ser ouvida. Esta uma forma de se dar fim ao vnculo entre marido e mulher no direito muulmano atravs de ato unilateral por parte do homem, sem que a mulher se pronuncie de nenhuma maneira. Segundo o STJ, isto feriria o princpio do contraditrio e, por consequncia, a ordem pblica brasileira, da esta recusa. As cortes alems no reconhecem nem concedem exequatur as sentenas estadunidenses que concedem indenizao por dor/sofrimento muito superiores muito superiores que seria concedida na Alemanha, alm de rejeitar tambm as que concedem punitive damages, esta ltima parcela meramente retribuitiva, tendo, assim, um carter punitivo que no se alinha com a viso alemo, e nem a brasileira, de responsabilizao civil. Nos EUA, temos a instituio do jri tambm em matrias civis. Estas sentenas, segundo alguns, no poderiam ser homologadas, pois feriria a ordem pblica brasileira, que no admite este forma jurisdicional. Porm, o STF decidiu que o sistema de jri civil americano no fere a ordem pblica brasileira, podendo as decises destes emanadas serem homologadas no Brasil. Quanto dvida de jogo contrada no exterior, em pas onde tal dbito pode ser cobrado judicialmente, j tivemos casos onde brasileiros contrairam tal nas

dvida de jogo no exterior, mas se recusaram a pagar alegando que seria tal cobrana contrria ordem pblica brasileira a cobrana de tal dvida. O Tribunal brasileiro disse que a dvida foi contrada em outro pas de maneira legal, assim h uma obrigao de pagar que legtima. O que est se julgando aqui esta obrigao de pagar, e no propriamente a questo do jogo. Ademais, a questo poltica forte, no fazendo sentido criar alguma espcie de impasse poltico por causa disto. Esta dvida em cassino no a nossa preocupao principal, mas sim o jogo virtual, que permite que algum que more em lugar onde o jogo no permitido jogue virtualmente. NACIONALIDADE A nacionalide o vnculo poltico-jurdico que vai ligar determinada pessoa a determinado Estado. Ela o ltimo bastio da soberania nacional, no abrindo nenhum pas mo de determinar quem seu nacional. Inclusive, no h direito adquirido em relaes a questes de nacionalidade. Logo, caso hoje se possa adquirir nacionalidade portuguesa o neto de portugus e amanh s o filho, o neto no poder amanh entrar com o processo. Segundo Pontes de Miranda, nacionalidade o lao jurdico-poltico de direito pblico interno, que faz da pessoa um dos elementos componentes da dimenso pessoal do Estado. Claro que a nacionalidade possui esta dimenso pblica, mas h, tambm, uma forte dimenso privada, pois ela matria preliminar s questes do Direito Internacional Privado, principalmente nos pases em que o status pessoal regido pela lei da nacionalidade. As regras sobre aquisio e perda da nacionalidade pertencem ao direito substancial (material/formal) e no a qualquer ramo do sobredireito. Para Paul Lagarde, a nacionalidade possui duas dimenses: vertical e horizontal. A primeira trata das relaes entre o Estado e o indivduo, que traz uma srie de deveres e direitos entre estes agentes (obrigaes do indivduo para com o Estado em troca da proteo diplomtica dimenso jurdicopoltica) e a dimenso horizontal diz respeito relao entre indivduos, nos dizendo que o nacional membro de uma comunidade dimenso sociolgica. Nacionalidade e cidadania so conceitos distintos. O cidado aquele que goza dos direitos polticos (votar e ser votado). Logo, o menor de idade e o

absolutamente no so cidados, mas so nacionais. Podemos ter cidados que no so nacionais, como o caso dos portugueses no Brasil, que podem votar e serem votados para certos casos. Na Unio Europia, temos a cidadania europia, mas no temos nacionalidade europia. Nacionalidade o vnculo jurdico que une o indivduo ao Estado; a cidadania um acrscimo poltico a esta. Aquisio de Nacionalidade Quanto ao tempo, a nacionalidade pode ser originria (adquirida no momento do nascimento pelo local do nascimento, ius soli, ou pela nacionalidade dos pais no momento da nascimento, ius sanguinis) ou derivada/secundria. A nacionalidade derivada pode se dar pela via de naturalizao, nacionalidade adquirida por vontade prpria Ou pelo casamento, em alguns pases. Pelo critrio do ius domicilii, em alguns casos aquele que est domiciliado a muito tempo em determinado pas pode conseguir a nacionalidade deste pas, Conveno sobre Nacionalidade de Haia e Cdigo Bustamante. E, por ltimo, ius labori, servio em prol do Estado, que no propriamente um maneira de se obter nacionalidade, mas sim um facilitador para a naturalizao). Mudana de Nacionalidade O direito de mudar se divide em direito de perder (renunciar) e direito de adquirir. O primeiro ocorre normalmente por meio da naturalizao em outro pas, pois a mltipla nacionalidade s costuma ser aceita quando estas nacionalidades so originrias. Assim, quando se opta por outra nacionalidade, no caso do Brasil, por exemplo, se perde a nacionalidade brasileira, pois se considera que h uma renncia tcita por parte desta pessoa. O direito de adquirir no um direito subjetivo por depender da discricionariedade do Estado. O Brasil, porm, uma das raras excees, pois se obriga a conceder a nacionalidade atravs da naturalizao constitucional, prevista no art. 12, II, 'b', da CFRB, que obriga o Estado Brasileiro a conceder a nacionalidade a estrangeiro que reside aqui por mais de 15 anos e no possui condenao penal.

Temos, ainda, o direito de no adquirir e o direito de no perder. O primeiro se refere cesso e anexao de territrios de uma para outra soberania. Por exemplo, quando a Alscia Lorena passou da Frana para a Alemanha e depois de volta para a Frana, aquele que nasceu durante o perodo de domnio alemo era nacional alemo, mas quando voltou o territrio para o Estado Francs, esta pessoa poderia optar por no adquirir esta nova nacionalidade. O segundo tambm ao caso de territrios anexados, caso o antigo Estado no tenha desaparecido com a anexao. Destituio de Nacionalidade A ONU possui a Conveno para a Reduo da Apatrdia, que no seu art. 8 determina que os Estado contratantes no podem destituitr a pessoa de sua nacionalidade, caso isto a reduza a um aptrida. A Declarao Universal dos Direitos do Homem diz que ningum poder ser privado arbitrariamente de sua nacionalidade, nem poder ter seu direito de trocar de nacionalidade negado. Porm, este documento apenas declarao, no possuindo fora de lei frente a nenhum pas. A Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem da OEA traz dispositivo semelhante. A Conveno Americana sobre Direitos Humanos estabelece o critrio do ius soli para aquele que nasce em alguns dos territrios americanos, caso ele no possua direito a uma outra nacionalidade. Alm disso, a Conveno diz que a ningum se deve privar arbitrariamente de sua nacionalidade nem do direito de mud-la. XX/XX DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri, DIPri

S-ar putea să vă placă și