Sunteți pe pagina 1din 5

Termodinmica dos Seres Vivos A termodinmica (TD) estudava a princpio, a transformao do calor (energia trmica) em trabalho e vice-versa.

. Hoje, a TD abrange toda e qualquer mudana que ocorre no Universo, inclusive com os seres vivos. Relao Sistema x Entorno: Sistema uma poro definida no espao, pode ser uma soluo, uma molcula, o ser humano, etc. Entorno tudo o que envolve o sistema, relacionando-se com o mesmo; desta forma, comumente denominado o entorno do ambiente com o qual o sistema se correlaciona. O sistema pode ser classificado como aberto e fechado segundo variaes de volume, temperatura e energia. A termodinmica clssica usualmente apresentada em termos de sistemas fechados (bastante divergentes quando comparado aos sistemas orgnicos ou abertos). Sistemas sob ponto de vista termodinmico: 1) Sistema Termodinmico Inanimado: so relativamente simples quando comparados aos sistemas vivos. Caracterizados por apresentarem poucas substncias, interaes qumicas bem conhecidas e perfeitamente identificadas em suas variveis de estado (temperatura, presso, volume, entalpia, etc.). TRANSFORMAES QUE OCORREM NO 1:

a) ACCLICA: estado inicial (A) difere do final (E): A BCDE b) CCLICA E REVERSVEL: estado inicial (A) = ao final (A) e, os intermedirios: ABCDE 2) Sistemas Vivos vistos pela Termodinmica: aqui, as transformaes so complexas e se processam de forma cclica e irreversveis (as caractersticas cclicas das transformaes so comuns nos sistemas vivos). um sistema aberto onde ocorre troca contnua de matria e energia com o meio envolvente, sendo estas transformaes ocorrentes no ciclo metablico de um ser vivo. TRANSFORMAES QUE OCORREM NO 2: a) CCLICA E IRREVERSVEL: estado inicial (A) = Estado final (A), embora os intermedirios no sejam os mesmos. A B C

E D 1 Princpio da termodinmica ou Lei da Conservao de Energia Foi formulada por Julius Robert Von Mayer (1842), quando investigava em nativos da ilha de Java, a influncia do calor sobre os gases do sangue. Observou-se uma equivalncia entre a quantidade do trabalho produzido e o calor consumido (artigo: O Princpio da Conservao da Energia).

Princpios da Conservao de Energia:

1) A energia no pode ser criada ou destruda, mas somente convertida de uma forma em outra. A soma de todas essas formas de energia (a que foi criada e as posteriores convertidas) constante. Ex.: energia gravitacional da gua em queda (transforma-se em cintica, mecnica, eltrica, etc). 2) Toda transformao de energia se acompanha de produo de energia trmica (calor). Lembrando que esse calor, segundo 1 Lei da TD pode ser convertido em trabalho e vice-versa. 3) Qualquer forma de energia ou trabalho pode ser convertida em calor. Todavia, o calor no pode ser convertido integralmente em trabalho ou outra forma de energia porque uma parte sempre continuar como calor, vital para qualquer processo, inclusive para os seres vivos; assim, esse calor presente contnuo d origem entropia (grau de desorganizao molecular), que ocorre em todos os processos universais. 4) A Energia do Universo Constante. O universo se encontra em constante movimento, trocando energia com os diversos pontos inseridos no prprio universo, segundo gradiente de conservao energtica. A demonstrao prtica destes princpios foi realizada por Joule (1878), quando provou que a reduo de energia mecnica equivale quantidade de calor apresentada no calormetro (1 joule = 0,24 cal): Experimento de Joule Dois corpos de massas M1 e M2 desprezveis caiam de uma altura h. Os corpos eram ligados por fios inextensveis a um eixo que faziam girar palhetas dentro da gua de um calormetro. A diminuio da energia mecnica dos corpos indicada pelo aquecimento da gua, registrada no calormetro. O aquecimento da gua era equivalente a ter sido transferida, para ela, a energia (Q=m.c.t). Onde: c a capacidade calorfica da gua; m a massa da gua e t a elevao da temperatura. Desta forma, provou que a reduo de energia mecnica equivale a quantidade de calor apresentada no calormetro (1 joule = 0,24 cal).

1 princpio da Termodinmica e suas aplicaes: Todos os sistemas vivos, independente do nvel de complexidade, necessitam de energia; A energia da luz visvel (sol) utilizada pelos vegetais na fotossntese, fornecendo calor e trabalho; Na viso, a luz visvel sensibiliza os cones e os bastonetes, produzindo energia eltrica; Na audio, energia sonora convertida em eltrica no ouvido interno (cclea).

Calorimetria

Calorimetria direta um mtodo de medida do calor desprendido por um animal; A energia interna (U) de um animal sofre constante diminuio, sendo reposta pela alimentao, o que permite ao mesmo se manter em atividade; A atividade corresponde energia mecnica na forma de trabalho (W) e a parte que convertida em calor (Q) desprendido pelo animal:

=
Equivalente calrico e taxa metablica Na alimentao bsica (carboidrato, protena e lipdeo), um adulto jovem consome cerca de 1 litro de oxignio para produzir em torno de 4,8 Kcal de energia. Essa relao corresponde ao equivalente calrico. O desprendimento de calor eleva a temperatura da corrente de gua que circula na serpentina que contorna o calormetro, indicando a quantidade de calor produzida; Assim, a quantidade de calor produzida representa o metabolismo energtico, isto , a taxa metablica (TM) em kilocaloria por superfcie corporal e por hora (Kcal/m2/h). O valor da TM depende da situao em que o indivduo se encontre: - Deitado e em repouso corresponde a 40 Kcal/m2/h - De p corresponde a 60 Kcal/m2/h - Realizando um exerccio moderado 140 Kcal/m2/h - Realizando um exerccio vigoroso 600 Kcal/m2/h Segunda Lei da Termodinmica Para a converso de calor em trabalho se faz necessrio duas fontes com temperaturas diferentes. Parte do princpio de transferncia de energia, cujos postulados dizem: 1) A energia deslocada de nveis mais altos para mais baixo espontaneamente, seja seu contedo energtico ou matria. 2) possvel transferir energia de um nvel mais baixo para um mais alto mediante realizao de trabalho (W). 3) Todo o sistema que realizou trabalho tem a sua energia diminuda. Como a primeira lei da TD diz que a quantidade de Energia constante, foroso concluir, pela segunda lei da TD, que aps cada mudana, a qualidade da Energia piorou: a cada mudana aparece uma espcie de Energia degradada, incapaz de realizar trabalho. A esta energia, d-se o nome de entropia. Entalpia, Entropia e Energia Livre e sua correlao: Entalpia (H) o contedo de calor de um sistema. Ela sempre se apresenta como variao de entalpia (H), sendo cada um para uma mudana de fase do sistema. Quando a mudana libera calor, diz-se que a reao exotrmica, logo H negativo (-H); exemplo: dissoluo de NaOH em gua (soluo apresenta-se quente, alta liberao de calor). Quando a mudana absorve calor ento a reao endotrmica, logo a entalpia positiva (+H); por exemplo, a dissoluo de nitrato de prata acompanhada de resfriamento (absoro de calor), sentido pelo tato. A maioria das reaes exotrmica, apesar de muitas reaes em sistemas biolgicos serem endotrmicas. Entropia (S): uma qualidade energtica presente em todos os sistemas do universo incapaz de realizar trabalho. A entropia do universo tende ao mximo. A entropia negativa (-S) corresponde diminuio da energia, enquanto que entropia positiva (+S) corresponde ao aumento dessa energia. De um modo geral, a entropia aumenta com a elevao da temperatura. Numa reao (ou qualquer mudana), o produto da entropia (S) pela temperatura absoluta (T) d a quantidade de entropia que acompanha essa reao: Quantidade de entropia = TS.

A entalpia e a entropia podem ser combinadas numa reao que fornece Energia Livre (G) de um processo ou reao: Energia livre = Entalpia Entropia G = H TS - A energia livre (G) capaz de realizar trabalho a volume e presso constantes, assim como temperatura. O emprego do segundo princpio no encontra restrio alguma quando o sistema fechado (no h afluxo de energia livre). A sucessiva realizao de trabalhos leva a degradao de sua energia livre (aumento da entropia, levando a desordem do sistema), tornando impossvel a realizao de um novo trabalho. Sob o ponto de vista da termodinmica, o ser vivo um sistema capaz de controlar a desordem. Logo, por ser um sistema aberto, este tem a capacidade de incorporar energia livre vinda de uma fonte externa, permitindo ao ser vivo manter a ordem, isto , uma situao de relativo equilbrio termodinmico durante o perodo de seu ciclo vital. A vida depende da contnua troca de substncias e das transformaes de energia utilizadas na realizao dos trabalhos vitais. O ser vivo, independente do nvel de complexidade direta ou indiretamente, dependem da energia solar. Assim, a energia fundamental para a preservao das caractersticas morfolgicas e funcionais, e em especial garantir a continuidade das espcies. Nenhuma forma de trabalho pode ocorrer sem a participao da energia! Por exemplo, uma lmpada incandescente produz luz e calor (trabalho), porque recebe energia eltrica; para o funcionamento de qualquer mquina necessrio a existncia de uma diferena de energia livre (segundo princpio). Desta forma, o ser vivo, no diferente dos outros sistemas, necessita tambm de energia para ocorrncia de trabalho para que possa realizar suas funes vitais. Alguns exemplos de realizao de trabalho no ser vivo mediante requerimento de energia o transporte de substncias para fora ou para dentro da clula (diferena de concentrao), transmisso do impulso nervoso (diferena de eltrons energia livre entre dois pontos de um nervo), circulao sistmica (fluidez do sangue do VE para o AD, diferena de presso entre estas cmaras do corao), etc.

A desordem aumenta em qualquer sistema? So muitos os desafios na compreenso dos processos biolgicos sob o ponto de vista da termodinmica; No existe contradio entre o segundo princpio e a evoluo biolgica; O segundo princpio no probe a evoluo do simples para o complexo. Vrios exemplos so vistos na natureza aonde se chega a um estado mais ordenado a partir de um estado menos ordenado (mediante complexidade): Complexidade Estado menos ordenado Gases (vapor de gua) Congelamento de lquido nicas clulas (zigoto)

Estado mais ordenado Condensao em lquido (chuva) Slido cristalino (gelo) Complexo multicelular (embrio)

Como as clulas mantm a ordem? As clulas mantm uma relativa ordem pela contnua importao de energia livre, na forma de nutrientes, e exportao de entropia (resduos desordenados e calor); A importao de nutrientes seletiva atravs da membrana semipermevel; O metabolismo celular converte nutrientes em ATP e biomolculas (a fim de manter a manuteno, auto reproduo e crescimento celular);

Esta converso mantm um estado de maior ordenao interna (baixa entropia) em relao ao ambiente externo, que se apresenta em altas quantidades residuais, com alto valor de entropia, e calor. Segundo princpio da termodinmica e biologia evolutiva (manuteno da ordem a nvel celular) A energia livre em forma de nutrientes (como glicose, aminocidos) convertida em calor e outros nutrientes (como gs carbnico e ureia), atravs do metabolismo celular, convertendo esses nutrientes em ATP e biomolculas (como visto anteriormente). Esses nutrientes chegam clula atravs da membrana semipermevel e so transportadas para a mesma atravs de protenas transmembrana na camada bilipdica da clula, relativamente permevel. Biologia Evolutiva e Obteno de Energia Pode-se considerar que no h contradio entre a biologia evolutiva e a segunda lei da termodinmica. Especulam-se alguns processos de obteno de energia utilizados pelo sistema primitivo de vida, que a fotossntese, fermentao, e respirao interna. Em sntese, os trs processos so esquematizados abaixo: Fotossntese: 673 Kcal (luz) 6 H2O + 6 CO2 C6H12O6 + 6 O2 (equao reduzida) Clorofila Respirao interna: C6H12O6 + 6O2 6CO2 + 6H2O + Energia (38 ATPs) Fermentao: - Lctica (bactrias e alguns protozorios): C6H12O6 2C3H6O3 + Energia (2ATPs) - Alcolica (bactrias e leveduras): C6H12O6 2C2H5OH + 2CO2 + Energia (ATPs) Algumas evidncias (atravs de fosseis com cerca de 3,5 Bilhes de anos) mostraram que os primeiros sistemas vivos eram de procariontes heterotrficos anaerbios. O seu processo elementar de obteno de energia era semelhante ao processo de fermentao a partir de substncias orgnicas presentes no ambiente; esta descoberta permitiu que a transio do ser inanimado para o vivo.

S-ar putea să vă placă și