Sunteți pe pagina 1din 47

Tuberculose

Perguntas e Respostas

Tuberculose

PERGUNTAS E RESPOSTAS Elaborao: Diviso de Tuberculose CVE Av.Dr. Arnaldo 351, 6Andar Fone: 3066-8294 3066-8291 Internet : www.cve.saude.sp.gov.br Capa - Projeto Grfico e Arte Final: Marcos Rosado So Paulo, maio de 2000. Reimpresso 2001.

SECRETARIA DA SADE

GOVERNO DO ESTADO DE

SO PAULO

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

PERGUNTAS E RESPOSTAS 30 questes para entender e atuar no atendimento de tuberculose nos Servios de Sade Material destinado a treinamento de pessoal auxiliar.

ndice de perguntas
O PROBLEMA DA TUBERCULOSE 1. O que tuberculose? 2. A tuberculose ainda um problema? 3. Como est a tuberculose em nosso meio? 4. A tuberculose grave? CONTGIO. A DEFESA. O ADOECIMENTO 5. Como a tuberculose passa de uma pessoa para outra? 6. Quem transmite e quem no transmite a tuberculose? 7. Quem est mais arriscado a contrair tuberculose? 8. O que mais provvel: resistir ou adoecer? 9. Como o organismo se defende da tuberculose? DIAGNSTICO 10. Como se faz a suspeita de tuberculose?

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

11. Quais so os exames para o diagnstico ? 12. Em que consistem a baciloscopia de escarro e a cultura? 13. Qual a utilidade do exame de Raios X de Trax? 14. Para que serve o teste de PPD? 15. Onde procurar o doente de tuberculose? TRATAMENTO 16. Como o tratamento e o que DOTS? 17. Quais so os medicamentos utilizados? 18. necessrio algum cuidado especial? 19. O que deve ser feito na 1 consulta? 20. Como fazer o controle do tratamento na Unidade de Sade ? 21. O que doente faltoso? 22. O que fazer com o doente faltoso? 23. Como melhorar a adeso ao tratamento? 24. Quais so os cuidados com a famlia do doente? PREVENO 25. Pode-se prevenir a tuberculose? 26. O que vacina BCG? 27. Em que consiste a quimioprofilaxia? PROGRAMA DE CONTROLE E SEU IMPACTO 28. Como melhorar o controle da tuberculose em sua Unidade de Sade? 29. Para que servem as notificaes? 30. Qual o impacto do Programa de Controle da Tuberculose?
5

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

1. O QUE A TUBERCULOSE?

A tuberculose (TB) uma doena infecciosa que atinge principalmente os pulmes. Ela existe desde a antigidade e at em mmias do antigo Egito foram encontradas leses caractersticas da TB. Mas s em 1882 o mdico alemo Robert Koch conseguiu identificar o tipo de micrbio que causa esta doena. O micrbio responsvel pela tuberculose uma bactria em forma de pequenos bastes. Seu nome cientfico Mycobacterium tuberculosis, mas popularmente, conhecida e chamada de Bacilo de Koch (B.K.), em homenagem ao seu descobridor. Na maioria dos casos, as leses da TB se localizam nos pulmes, mas a doena tambm pode ocorrer nos gnglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo.

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

2. A TUBERCULOSE AINDA UM PROBLEMA? Antigamente a TB era considerada quase uma condenao na vida de uma pessoa. Grande parte dos que contraam a doena morria, porque no existia tratamento eficaz. Quando o doente morria, muitas vezes eram queimadas todas as suas roupas, objetos e at colches, pelo medo do contgio. Dizia-se tambm que a TB era um castigo, porque freqentemente atingia pessoas que no se alimentavam bem e se enfraqueciam devido a uma vida desregrada e muita bebida. Criaram-se ento tabus a respeito da doena, o que ainda hoje dificulta o seu combate. Hoje em dia j se sabe que a TB curvel, desde que o doente faa o tratamento correto. No entanto, apesar de existirem meios de preveno, de diagnstico e tratamento eficazes, ainda morrem cerca de 3 milhes de pessoas por ano no mundo. Mas a distribuio da doena no igual em todos os lugares. A grande maioria desses casos acontecem nos pases mais pobres. Desnutrio, ms condies de habitao e de vida em geral, so fatores que facilitam o contgio e favorecem o adoecimento. Por outro lado, nesses pases freqente haver dificuldades para se fazer o
7

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

diagnstico e o tratamento dos doentes. Tudo isso explica porque nos pases desenvolvidos cada vez mais raro acontecer um caso de TB, enquanto na frica, Amrica Latina e boa parte da sia, a doena est longe de ser controlada. 3. COMO EST A TUBERCULOSE EM NOSSO MEIO? No Brasil, so notificados anualmente cerca de 80 mil casos de TB. Quase um quinto desses casos ocorrem no Estado de So Paulo. Em 1998, por exemplo, tivemos em So Paulo 18.975 casos notificados. Estima-se que mais ou menos 20% dos doentes no so descobertos pelo Sistema de Sade e continuam sem tratamento, espalhando a doena pela populao. Por outro lado, muitos daqueles que iniciam o tratamento no completam, permanecendo tambm como fontes de infeco na comunidade. preciso reverter essa situao. Melhorando a organizao dos servios de sade, os casos que esto passando desapercebidos podem ser descobertos e conduzidos com segurana at a cura. Para isso, importante a participao de todos os funcionrios da rea de sade.

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

4. TUBERCULOSE GRAVE? Se uma pessoa com TB no se tratar adequadamente a sua probabilidade de morrer grande. Isto foi constatado em uma pesquisa realizada na ndia (na dcada de 60) onde foi feito um amplo trabalho de procura de casos de TB. Porm, por uma srie de razes, esses doentes no foram tratados. Dois anos depois, procurou-se saber como estavam eles : dos 121 doentes bacilferos que existiam inicialmente, 1/4 havia se curado espontaneamente, 1/4 estava ainda doente (crnicos) e metade havia morrido no decorrer desses 2 anos. Essa pesquisa est de acordo com as observaes feitas na poca em que ainda no tinham sido descobertos os medicamentos contra a TB, quando se sabia que cerca de metade dos doentes morria em pouco tempo.

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

5. COMO A TUBERCULOSE PASSA DE UMA PESSOA PARA OUTRA? A pessoa que tem TB no pulmo pode pass-la para outras pessoas pela tosse, pela fala ou pelo espirro. Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar minsculas gotas com o micrbio da TB. Essas gotculas podem chegar aos pulmes das outras pessoas pela respirao. assim que acontece o contgio, isto , o micrbio da TB penetra no organismo das pessoas. Isso no quer dizer que todas as pessoas que esto contagiadas vo adoecer. Na maior parte das vezes o organismo resiste e a pessoa no fica doente. s vezes, mesmo que o organismo resista no momento, o micrbio fica guardado e a pessoa pode adoecer anos mais tarde, se estiver enfraquecida ou desgastada pelo cansao fsico, pelo alcoolismo ou por outras doenas, como AIDS, diabetes, etc. As gotas maiores, que se depositam no cho ou sobre os objetos, no oferecem perigo. Isso porque elas no conseguem atingir a parte mais profunda dos pulmes (os alvolos). Caso essas gotas caiam no cho ou nos objetos, como pratos ou copos, os bacilos podero ser, no mximo,

10

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

ingeridos pelos indivduo sadio, mas dificilmente os bacilos conseguem vencer as barreiras do sistema digestivo humano. J as gotculas menores, contendo no seu interior o bacilo de Koch, tm maior chance de chegar aos alvolos pulmonares. L chegando, o bacilo encontra condies propcias para se instalar e se multiplicar. Portanto, na imensa maioria das vezes, o contgio se faz pela via respiratria.

11

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

6. QUEM TRANSMITE E QUEM NO TRANSMITE A TUBERCULOSE?

Doentes que podem transmitir a TB: - Doentes com TB no pulmo em cujo exame direto de escarro so encontrados os bacilos de Koch (doentes bacilferos) so as fontes de contgio da tuberculose. Doentes que no transmitem a TB: - Quem tem TB no pulmo sem ser bacilfero, isto , se o exame de baciloscopia de escarro negativo, tem chance quase nula de contagiar outras pessoas. - Quem tem TB em outras partes do corpo no transmite a doena, porque no elimina bacilos de Koch pela tosse. A possibilidade de contgio por outras vias, que no respiratria, extremamente rara. - Crianas pequenas, mesmo tendo TB no pulmo, no eliminam bacilos pela tosse devido s caractersticas das leses da TB infantil.

12

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

- Doentes de TB que j esto em tratamento no oferecem perigo de contgio. Depois dos primeiros quinze dias de tratamento os bacilos j esto fracos e no contagiam outras pessoas, desde que o doente esteja tomando os medicamentos adequados.

ATENO: freqente perguntarem se a pessoa infectada pelo BK, mesmo que no esteja doente, pode transmitir a TB. Evidentemente que no, tendo em vista que para haver o contgio preciso que haja leses de tuberculose (doena) das quais os bacilos sejam eliminados para o ar. Tambm no h perigo em se levar bacilos nas roupas aps o contato com doentes, vistos que so necessrias grandes quantidades de bacilos em suspenso no ar para haver risco de transmisso da TB.

13

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

7. QUEM EST MAIS ARRISCADO A CONTRAIR A TUBERCULOSE? A maior fonte de transmisso da infeco tuberculose o doente com TB no pulmo, que elimina muitos bacilos pela tosse (doente bacilfero). Assim sendo as pessoas que convivem com ele, principalmente na mesma residncia, constituem o grupo de maior risco de ser infectado. O risco de adoecer maior nos dois primeiros anos aps o contgio. Das pessoas que forem infectadas, o risco de adoecer maior nas crianas, especialmente os bebs. por isso que se d nfase ao controle dos contactantes domiciliares dos doentes bacilferos, com especial ateno s crianas pequenas. Aqueles que tm alguma deficincia do sistema de defesa do organismo tambm apresentam maior risco de adoecerem.

14

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

8. O QUE MAIS PROVVEL, RESISTIR OU ADOECER? Cerca de 90% das pessoas, mesmo tendo sido infectadas nunca vm a adoecer. Ainda no se sabe por que algumas pessoas resistem doena e outras no. No entanto sabido que, em situaes de imunodepresso, o risco de uma pessoa infectada pelo BK desenvolver tuberculose doena maior. Os portadores do HIV que so infectados pela TB, por exemplo, tm um risco de adoecimento de tuberculose cerca de dezenas de vezes maior que as outras pessoas. 9. COMO O ORGANISMO SE DEFENDE DA TUBERCULOSE? Quando o organismo entra em contato com o bacilo da tuberculose pela primeira vez, ele custa a se aperceber do perigo que o bacilo apresenta. Ao contrrio das outras bactrias, que logo de imediato provocam uma inflamao no local em que penetram, o bacilo de Koch comea a se multiplicar sem irritar os alvolos pulmonares, onde costuma se instalar. Com o passar dos dias, comea a haver ento a mobilizao das defesas do indivduo. Somente depois de duas semanas mais ou menos, que o organismo est
15

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

plenamente capacitado a reconhecer o bacilo de Koch como invasor e reagir contra ele. Essa reao realizada por clulas sanguneas que tm a capacidade de englobar os bacilos e destrui-los ou, pelo menos, impedir que eles continuem se multiplicando. Dependendo da quantidade de bacilo e de sua fora (a capacidade de agresso dos micrbios, que chamada virulncia), bem como dependendo da capacidade do organismo mobilizar suas clulas de defesa, podem acontecer duas coisas: a) O organismo consegue se defender e bloquear os bacilos. Nesse caso, dizemos que o indivduo no mais virgem da infeco ele um infectado, mas no adoeceu. b) O organismo no consegue bloquear a infeco, e ela progride para um estado de doena tuberculose.

10. COMO SE FAZ A SUSPEITA DE TUBERCULOSE? O sinal mais freqente da TB no adulto a tosse. Toda pessoa que apresente tosse persistente, que dure mais de 3 semanas (Sintomtico respiratrio), deve ser encaminhada ao mdico para pesquisa de TB.
16

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

O mdico provavelmente pedir exame de escarro e outros exames que forem necessrios. pelo exame de escarro que se comprova se o indivduo tem TB no pulmo e se ele pode transmitir a doena aos outros. Alm da tosse, o doente pode apresentar: febre, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, suores noturnos, dores no peito e nas costas. Pode aparecer tambm escarro com sangue. (hemoptise). O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode tambm ter somente uma tosse que s vezes at passa desapercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse comum, porque so fumantes, ou que uma bronquite ou gripe mal curada, e no do importncia. Enquanto isso podem estar espalhando a TB. Cerca de dez por cento dos casos, a TB ocorre em outros rgos, fora do pulmo. Os sintomas ento variam conforme o rgo atingido e a intensidade das leses, mas em geral o doente apresenta tambm febre, fraqueza e emagrecimento. O sangramento pode ser intenso, por rompimento de vasos sangneos devido s leses no pulmo

17

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Como os doentes que transmitem a TB so aqueles que apresentam a doena no pulmo e eliminam grande quantidade de bacilos pela tosse e escarro, a ateno dos profissionais de sade deve se concentrar em detectar a TB entre as pessoas que tm tosse persistente. preciso estar alerta para providenciar o exame de escarro para todos os indivduos que tm tosse h 3 semanas ou mais. PRINCIPAIS SINAIS DE TUBERCULOSE PULMONAR: * Tosse persistente. * Febre vespertina. * Suores noturnos. * Falta de apetite. * Perda de peso. * Fraqueza. * Dor no trax. * Escarro com sangue. 11. QUAIS SO OS EXAMES PARA O DIAGNSTICO DA TUBERCULOSE? Se h suspeita de tuberculose, podem ser feitos os seguintes exames: a) Baciloscopia do escarro (tambm chamada de BAAR, isto , bacilos lcool-cido resistentes).
18

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

b) Cultura de escarro. c) Raio X de trax. d) Teste tuberculnico com PPD. e) Outros exames, conforme o caso e a localizao da doena (por exemplo: bipsia de gnglio, punobipsia pleural, exame do lquor, etc.).

12. EM QUE CONSISTE A BACILOSCOPIA E A CULTURA DE ESCARRO? A baciloscopia o exame direto do escarro do doente ao microscpio, corado pelo mtodo de Ziehl-Nielsen, na tentativa de visualizar a presena do bacilo de Koch.Quando o doente tem muitos bacilos no escarro, a ponto de que eles sejam encontrados pela baciloscopia direta, ele chamado doente bacilfero. Os doentes bacilferos so a maior fonte de transmisso da doena na comunidade, por isso esse exame o mais importante para o Programa de Controle da Tuberculose. O resultado dado em cruzes (+++,++,+ ou negativo) conforme a quantidade de bacilos encontrados.

19

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

A cultura do escarro um exame indicado para os doentes que continuam com sintomas respiratrios, apesar de duas baciloscopias diretas de escarro serem negativas. Isso porque pode haver poucos bacilos no escarro e eles no sero detectados pelo exame direto do material. Para realizar a cultura, o escarro colocado em um meio com substncias nutritivas que permitem a multiplicao dos bacilos. Existindo bacilos vivos, eles iro formar colnias com caractersticas prprias, permitindo a confirmao da presena do bacilo de Koch. Desde a semeadura at a formao das colnias decorrem aproximadamente 45 dias. Este mtodo, embora seja mais sensvel, tem a desvantagem da demora, enquanto a baciloscopia direta pode ser feita no mesmo dia. Alm disso, exige laboratrio mais bem equipado e mais caro.

ATENO:
muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade dos exames de baciloscopia e cultura.

20

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

13. QUAL A UTILIDADE DO EXAME DE RAIOS-X DE TORX? O exame radiolgico pode revelar imagens no pulmo sugestivas de TB, mas no suficiente para confirmar a doena. Somente o encontro do bacilo pela baciloscopia ou a cultura d a certeza do diagnstico. especialmente til em crianas, onde o encontro de bacilos no escarro muito raro. 14. PARA QUE SERVE O TESTE COM PPD? Outro exame que tambm ajuda na suspeita de TB o teste tuberculnio com PPD. PPD uma substncia extrada de protenas do bacilo de Koch, que injetada na pele. Se o organismo j foi infectado pelo bacilo, isto se j o conhece, ele ir reagir, determinando que o local da injeo fique vermelho e entumecido. Isso no quer dizer que a pessoa j esteja doente, mas somente que seu organismo j tomou contato com o bacilo (foi infectado) anteriormente. O teste tuberculinio tambm conhecido como reao de Mantoux.
21

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

15. ONDE PROCURAR O DOENTE DE TUBERCULOSE? O diagnstico, principalmente dos casos bacilferos, o primeiro ponto para se cortar a cadeia de transmisso. As medidas para se conseguir melhorar esse ponto dependem fundamentalmente de uma boa, ampla e acessvel assistncia mdica populao. O grupo prioritrio para pesquisa de TB o das pessoas que tem tosse h 3 semanas ou mais, os sintomticos respiratrios. Estas pessoas devem ser submetidas ao exame baciloscpico de escarro. Todos os servios de sade devem ter condies de realizar este exame e de obter o resultado com rapidez. Esta atividade, a busca de casos atravs do exame baciloscpico de escarro dos sintomticos, depende naturalmente de que os servios de sade, trabalhem de portas abertas, de forma integrada e planejada. Deve ser colhida uma amostra de escarro na Unidade de Sade no momento da consulta e solicitada outra amostra a ser colhida no dia seguinte, de manh, em jejum. Outro grupo de risco para a busca de casos o dos contactantes domiciliares dos doentes bacilferos, que devem ser convocados para consulta mdica e orientao.

22

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Estima-se que os servios de sade estejam descobrindo cerca de 80% dos casos existentes, porm h indcios de que esta descoberta se d muito tarde, depois que o doente j teve oportunidade de infectar muitas pessoas. 16. COMO O TRATAMENTO E O QUE DOTS? O tratamento da TB feito com medicamentos que devem ser tomados todos os dias de manh, durante 6 meses. fundamental garantir que o tratamento no seja interrompido. Se o doente no tomar rigorosamente os remdios pode ser que os micrbios fiquem resistentes a esses medicamentos e no se consiga a cura. A recada ento pode ser muito grave. O tratamento dever ser acompanhado atravs de consultas mdicas pelo menos duas vezes por ms na fase de ataque e 1 vez por ms na fase de manuteno na unidade de sade mais prxima residncia do doente. Na maioria das vezes no necessrio internar o doente. Somente os casos mais complicados precisam ser encaminhados ao hospital.

23

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Os medicamentos s vezes provocam reaes indesejveis, sendo necessria avaliao mdica. A consulta ento deve ser providenciada no mesmo dia. Um efeito esperado a colorao avermelhada da urina, que deve ser avisada porque assusta alguns doentes, apesar de normal. O aparecimento de nuseas, diarrias e at vmitos ocorre com certa freqncia e quase sempre pode ser contornado com medicao sintomtica ou alterao no horrio de tomada dos medicamentos especficos. Raramente haver reaes mais graves, que implicaro na suspenso dos medicamentos. Tudo isso ser decidido pelo mdico. bom lembrar que os medicamentos contra a TB no so vendidos nas farmcias, sendo portanto de responsabilidade exclusiva do setor pblico de sade. Como o tratamento no pode de maneira nenhuma ser interrompido, extremamente necessrio que haja organizaes e esforos para que o doente no deixe de receber todos os medicamentos prescritos. O DOTS traduzido como tratamento de curta durao diretamente observado ou simplesmente tratamento supervisionado. O tratamento supervisionado significa uma mudana na forma de se administrar os medicamentos sem mudanas no esquema teraputico.
24

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Assim nesse tratamento o profissional de sade passa a observar o paciente engolir os medicamentos durante o perodo do tratamento, desde o incio at a sua cura. Os princpios bsicos do tratamento supervisionado so: 1-Flexibilidade de atendimento: Pacientes comparecem na unidade a) diariamente ( segunda a sexta-feira); b) no mnimo 3 vezes por semana nos dois primeiros meses. Profissionais de sade tratam no domiclio a) visita de profissionais de sade ou agentes comunitrios de sade (PSF/PACS) para realizar o tratamento supervisionado. 2-Equipe de trabalho treinada e interessada. 3-Oferecer incentivos ao paciente para encorajar sua adeso. 4-Rede laboratorial equipada e treinada. 5-Sistema de informao para monitorar os casos, tratamento, evoluo e resultados.

17) QUAIS SO OS MEDICAMENTOS UTILIZADOS? No Brasil, o tratamento da TB padronizado e tem a durao de 6 meses.
25

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Os medicamentos utilizados so a isoniazida (tambm chamada hidrazida), a rifampicina e a pirazinamida, durante os 2 primeiros meses, ao fim dos quais se suspende a pirazinamida e se continua com isoniazida e rifampicina mais 4 meses. Este o chamado esquema 1. Esse esquema tambm dever ser utilizado nos pacientes HIV positivo. O esquema 1 pode ser prolongado at um ano em alguns casos de TB extra-pulmonar. Na meningite tuberculose usa-se o esquema para meningites (as mesmas drogas em doses diferentes e com durao de 9 meses). Como outros antibiticos, os medicamentos ativos contra TB podem causar alguns efeitos indesejveis. Esses efeitos so freqentes e, na maioria das vezes, o mdico tem condio de contorn-los sem mudar as drogas prescritas. Quando os exames de escarro no indicam melhora, o mdico investiga em primeiro lugar se o doente est tomando os remdios corretamente. Muitas vezes os bacilos ainda so sensveis aos medicamentos e corrigindo a irregularidade pode-se conseguir a cura. Caso o doente esteja tomando os remdios corretamente e no esteja negativando o exame de escarro, o mdico poder concluir que seja necessrio mudar o esquema de tratamento e substitu-lo pelo esquema de falncia tambm padronizado e com durao de um ano.
26

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Nenhum dos esquemas para o tratamento de TB usa uma droga nica. A associao de duas ou mais drogas visa prevenir o aparecimento de resistncia dos bacilos. muito importante conseguir que o doente siga rigorosamente o tratamento e consiga logo a cura, com o esquema 1. Alterao nas doses, interrupo e abandono da medicao sem ordem mdica levam ao fracasso do tratamento e ao aparecimento de resistncia dos bacilos aos medicamentos, tornando mais difcil a cura dos doentes.

ESQUEMA 1 Para adultos com peso maior que 45 quilos: 2 Meses - 2 cpsulas (vermelhas) de Rifampicina + lsoniazida.(devem ser tomadas juntas ao mesmo tempo, de preferncia em jejum); - 4 comprimidos (brancos) de Pirazinamida. (tambm devem ser tomados juntos ao mesmo tempo, de manh por exemplo aps o caf da manh).
27

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

4 Meses - 2 cpsulas (vermelhas) de Rifampicina + lsoniazida (de preferncia em jejum). JAMAIS FRACIONAR AS DOSES DOS MEDICAMENTOS

18. NECESSRIO ALGUM CUIDADO ESPECIAL? Depois de poucos dias do incio do tratamento correto j no h mais perigo de contgio, porque os bacilos j esto fracos e no contaminam mais as pessoas. O doente pode levar uma vida normal. O afastamento do trabalho vai depender das suas condies fsicas. O mdico responsvel ter condies de decidir e encaminhar o doente para licena no trabalho, caso seja necessrio. O doente no precisa ser isolado, nem separar seus utenslios como: copo, prato, toalha e outros objetos. No precisa tambm, dormir separado. A pessoa com TB pode comer de tudo, sem restries, devendo reduzir ao mximo o fumo e bebidas alcolicas.

28

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

19) QUE DEVE SER FEITO NA 1 CONSULTA? Na primeira consulta, quando o doente toma conhecimento de seu diagnstico, muitas informaes sero passadas para ele. Isso num momento em que ele provavelmente estar preocupado com muitas coisas referentes sua doena, sua famlia e seu trabalho. importante que, aps a consulta mdica, um funcionrio possa reforar as orientaes de maneira amigvel, compreensiva e segura. Para isso o funcionrio deve em primeiro lugar ouvir atentamente as dvidas do doente. No adianta por exemplo, falar o dia marcado para retorno se o paciente estiver preocupado com outras coisas. Deve-se transmitir confiana e esclarecimentos nos pontos de maior ansiedade. CUIDADO para no sugestionar ou assustar o paciente, procure no falar na 1 consulta todas as possveis reaes aos medicamentos, procure apenas orientar a respeito da colorao avermelhada da urina e que se se sentir mal dever retornar ao servio de sade.

29

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

ROTEIRO PARA 1 CONSULTA Perguntar sobre conhecimentos e atitudes do doente em relao TB e seu tratamento. Explicar como as pessoas adoecem de TB. Oferecer e orientar sobre o tratamento supervisionado. Quais os medicamentos, doses, possveis efeitos indesejveis, colorao avermelhada da urina pela rifampicina e durao prevista do tratamento. Comparecimento mensal para consulta. Retorno fora do agendamento, se necessrio. Perigo de interromper o tratamento por conta prpria. Orientar sobre os hbitos de vida do cliente. Orientar se o doente pode continuar trabalhando e sobre o auxlio doena, conforme indicao mdica. Anotar o nome dos contatos e convoc-los para consulta. Orientar sobre a coleta de escarro (anexo 1). Registrar no pronturio as principais anotaes, notificar o caso e registrar no livro preto.

30

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

20. COMO FAZER O CONTROLE DO TRATAMENTO NA UNIDADE DE SADE? O doente deve ser agendado mensalmente para consulta mdica. Os seguintes passos devem ser seguidos sempre: G Consulta mdica. a - Esclarecer se o doente j fez tratamento de tuberculose e com que drogas. b - Pesar o doente e registrar o peso. c - Anotar a data do incio de tratamento. d - Perguntar pelo uso de outros medicamentos devido a possveis interaes medicamentosas. e - Colocar e organizar no pronturio os resultados de exames bacteriolgicos. f - Oferecer teste anti-HIV. g - Verificar adeso e registrar no pronturio. G Orientao aps a consulta mdica. G Controle dos contatos do paciente. G Controlar e convocar faltosos. G Visita domiciliar.

31

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

21. O QUE DOENTE FALTOSO? o paciente que no compareceu Unidade de Sade at 30 dias aps a ltima consulta agendada. Por exemplo: o paciente tem retorno agendado para o dia 7 de julho e no compareceu consulta na data marcada, ento at 7 de agosto ele considerado faltoso. No dia 8 de agosto ele j classificado como caso de abandono e, se voltar, dever ser reiniciado novo tratamento e renotificado.

22. O QUE FAZER COM O DOENTE FALTOSO? Certificar-se do motivo da falta unidade de sade: a- Perguntar porque no compareceu unidade; b- Observar se o cliente mostra-se preocupado ou indiferente, no momento de falar os motivos que o levaram a faltar. Os problemas freqentemente apresentados pelos clientes so: distncia da casa e dificuldades de transporte; no ter como faltar ao trabalho; alegar que os medicamentos fazem mal; no sentir melhora, pensar que no est doente; no sentir-se bem quando atendido no servio.
32

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Certificar-se da causa real do no comparecimento unidade e discutir os problemas apresentados procurando ajudlo a encontrar solues. Explicar as possibilidades e limitaes do servio: a- Informar que o servio de sade ajudar o paciente a curar-se, oferecendo-lhe medicamentos e exames. b- Explicar que a sua cura depende da ingesto regular dos medicamentos e do seu comparecimento na data agendada. Incentivar o cliente a continuar o tratamento: a- Explicar que a coisa mais importante no momento o seu tratamento. b- Explicar que necessita ter boa vontade para superar as dificuldades e tratar-se corretamente at a sua cura. 23. COMO MELHORAR A ADESO AO TRATAMENTO? muito importante que o doente sinta que a Unidade de Sade est de portas abertas para ele. Os grandes responsveis pelo fracasso do tratamento so a interrupes e a irregularidade na tomada dos medicamentos. difcil para qualquer pessoa tomar os remdios diariamente sem esquecer, durante 6 meses, ainda mais que logo o doente comea a se sentir melhor, e pensa que j est curado.
33

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

S possvel conseguir a adeso e colaborao do doente at a sua cura se ele tiver confiana no remdio e no pessoal da Unidade de Sade. Para isso fundamental que se comece a estabelecer esse vnculo desde a primeira consulta. Todas as explicaes devem ser dadas em linguagem simples para que o doente possa entender. Verificar se ele compreende as orientaes. O prximo retorno deve ser agendado em dia e hora que o doente possa comparecer e ele deve ser avisado que, se por acaso tiver dvidas ou sentir qualquer problema, poder comparecer antes da data marcada em qualquer dia, para uma consulta eventual. Deve-se calcular sempre a quantidade de medicamento de acordo com o prazo do agendamento, e no agendar consulta em prazo maior que 30 dias. O tratamento supervisionado deve ser oferecido todos os pacientes e no somente para os que aparentemente tem maior chance de abandonar o tratamento como os alcolatras, doentes que abandonaram o tratamento anteriormente, pessoas que tm dificuldades de compreender as orientaes, etc.

34

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

O tratamento supervisionado a estratgia recomendada pela OMS para aumentar a adeso ao tratamento da tuberculose. 24. QUAIS SO OS CUIDADOS COM A FAMLlA DO DOENTE? Com o incio do tratamento correto, o perigo de contgio cai praticamente a zero em questo de 15 dias. No entanto todas as pessoas que moram na mesma casa que o doente de tuberculose precisam ser examinadas. Isso porque elas podem ter sido infectadas antes do comeo do tratamento do doente. O mdico ir examinar, encaminhar para exame se for necessrio e dir quais as providncias que cada pessoa vai precisar para ser protegida ou, se j estiver doente, para ser tratada. importante ficar atento. Se mesmo depois de muito tempo, alguma pessoa da famlia apresentar tosse persistente ou outros sintomas de tuberculose, devem procurar um Centro de Sade porque s vezes a tuberculose leva vrios anos para se manifestar.

35

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

As pessoas vacinadas com BCG intradrmico esto mais protegidas contra a TB. Elas tm menor risco de adoecer, mesmo se tiverem contato com doente de tuberculose na mesma casa. No necessrio o doente se afastar da famlia, desde que tome a medicao. No h perigo de contgio da tuberculose pelo beijo, abrao ou relaes sexuais. A famlia pode ajudar o doente, dando apoio para que ele cumpra o tratamento ate o fim, at ficar completamente curado.

25. PODE-SE PREVENIR A TUBERCULOSE? A tuberculose est muito ligada pobreza. A melhoria das condies de vida, por si s previne muitos casos de tuberculose. Veja dois exemplos: 1- Melhorando a nutrio - A resistncia das pessoas aumenta e mesmo se elas forem infectadas pelo bacilo, tero menor risco de adoecer.

36

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

2- Melhorando as condies de habitao, torna-se menos provvel o contgio. Isso porque quanto mais ntimo e prolongado o contato com o doente bacilfero, maior a chance de que os contactantes venham a se infectar pelo bacilo da tuberculose. Se h muitas pessoas dormindo no mesmo quarto, em casas mal ventiladas e onde no bate sol, o risco de contgio muito maior. H tambm medidas de proteo individual. So elas: Vacinao com BCG - intradrmico, aplicada a todas as crianas a partir do nascimento. Quimioprofilaxia - indicada para alguns indivduos que, tendo sido infectados pelo bacilo de Koch, estejam sujeitos a maior risco de adoecer.

26. EM QUE CONSISTE A QUIMIOPROFILAXIA? A quimioprofilaxia consiste em se administrar um medicamento para indivduos que embora no estejam doentes, tenham sido infectados pelo bacilo de Koch e estejam sujeitos a grande risco de adoecer. O medicamento normalmente utilizado a isoniazida, durante 6 meses.
37

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Como exemplo de caso que deve fazer quimioprofilaxia, temos a criana menor de 5 anos que contactante de um doente bacilfero, no tem sintomas, tem exame de raios-X de trax normal e no foi vacinada com BCG-ID. Em alguns outros casos, a critrio mdico, tambm ser indicada a quimioprofilaxia.

27. O QUE A VACINA BCG? O nome desta vacina vem das iniciais do bacilo de Calmette-Guerin. Esses pesquisadores descobriram um processo que enfraquece os bacilos da tuberculose bovina, tornando-os incapazes de produzir doena. Com esses bacilos enfraquecidos que se prepara a vacina, que tem a capacidade de aumentar a resistncia do indivduo vacinado em relao tuberculose. O risco de adoecimento de uma pessoa vacinada cerca de 5 vezes menor do que se ela no fosse vacinada, caso venha a ser infectada pelo bacilo de Koch. A vacina BCG d uma proteo de 80% . A vacina BCG aplicada por injeo intradrmica, na parte superior do brao direito, provocando uma reao qumica local que dura cerca de 10 semanas at a cicatrizao. Nesse perodo, deve-se evitar coar a leso para no infeccionar.
38

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

A vacina BCG deve ser dada a todas as crianas, a partir do nascimento. Poder ser aplicada ao mesmo tempo com outras vacinas, como a anti-polio (Sabin), anti-sarampo e trplice.

28. COMO MELHORAR O CONTROLE DA TUBERCULOSE EM SUA UNIDADE DE SADE? Melhorando a descoberta de casos. Facilitando horrios de atendimento do doente de tuberculose. Por exemplo: Se um doente novo chega, ele deve ser atendido no mesmo dia. Se for impossvel uma consulta mdica, pelo menos ser matriculado e atendido individualmente por outro profissional, tendo sua consulta mdica marcada com a mxima urgncia. Caso um doente comparea fora do dia marcado, dever ser priorizado o seu atendimento, mesmo que possa parecer pouco caso com sua prpria sade o fato de ter perdido o dia da consulta. Analise com ele o porque de seu atraso, propondo-se ajud-lo a superar as dificuldades. Aja com compreenso e firmeza.

39

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Organizando o controle de faltosos ( ver: como se controla o comparecimento dos doentes?). Melhorando o relacionamento das equipes de sade com o doente. Uma relao de confiana deve se estabelecer desde a chegada do paciente em todas as consultas (ver: como melhorar a adeso ao tratamento?). Controlando o comparecimento dos comunicantes. Organizando o suprimento de medicamentos. Notificando os casos corretamente. Verificando se est descobrindo o nmero de casos previsto e conseguindo cur-los. Colaborando na orientao populao e aos seu colegas.

29. PARA QUE SERVE A NOTIFICAO? O sistema de informao um instrumento importante para quem vai avaliar e planejar as atividades e recursos para o Programa de Controle nos vrios nveis.

40

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

pelas fichas que se pode ter idia do nmero de casos descobertos, se a incidncia da tuberculose est aumentando ou diminuindo. necessrio que as fichas sejam bem preenchidas e encaminhadas nos prazos estabelecidos, porque nesses dados se baseia a deciso sobre as providncias a tomar e o clculo de medicamentos necessrios. Pelas altas notificadas se avalia como est o resultado do tratamento: casos curados e abandonos, etc.

30. QUAL O IMPACTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE? O impacto na reduo da tuberculose dado atravs da anulao das fontes de infeco. Isso depende de um Programa bem organizado. Por exemplo se uma regio consegue descobrir 70% dos doentes bacilferos existentes e, destes, s a metade chega cura, ento esta regio tem um programa que s est atingindo estes 35% do total de doentes.

41

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Os outros que no foram descobertos, ou que no chegaram ao fim do tratamento continuam a espalhar a tuberculose na comunidade. Alm disso, os que abandonaram o tratamento podem vir a se tornar doentes crnicos e resistentes aos medicamentos e transmitir os bacilos dessa tuberculose resistente. A vacinao com BCG utilizada para evitar casos de tuberculose, mas tem pouco efeito quanto a interromper a cadeia de transmisso da doena. Isso porque, pelas prprias caractersticas da tuberculose, os casos de tuberculose em crianas raramente so fontes de infeco (no so bacilferos). Ou seja, a importncia da vacinao a proteo individual a cada criana, no a proteo da comunidade, porque de toda forma os casos evitados no seriam fontes de contgio. melhorando o diagnstico da tuberculose e aumentando a adeso dos pacientes ao tratamento que se conseguir o controle da doena.

42

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Anexo 1

Orientao para coleta de material para realizao de Baciloscopia e cultura


Procedimentos para a colheita: 1 Quantidade e qualidade Lembrar que uma boa colheita de escarro a que provem da rvore brnquica obtida aps esforo de tosse, e no a que se obtm da faringe ( normalmente saliva ) ou ainda por aspirao das secrees nasais. O volume ideal dever ser de 5 a 10 ml. 2 - Recipiente O material deve ser colhido em potes plsticos de preferncia com as seguintes caractersticas: descartveis, transparentes, boca larga (50 mm de dimetro, tampa de rosca, altura de 40 mm e com capacidade de 30 a 50 ml). O pote deve ser identificado onde ser escrito o nome do paciente e a data da colheita. Esta identificao dever ser feita no corpo do pote e nunca na tampa. 3 - Local da colheita As amostras devem ser colhidas em local aberto, de preferncia ao ar livre ou em sala bem ventilada.
43

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

4 - Nmero de amostras e momento da colheita A baciloscopia com a finalidade de diagnstico deve ser feita a partir de pelo menos duas amostras. Normalmente a primeira amostra colhida no momento da consulta, para aproveitar a presena do doente; a segunda amostra deve ser colhida no dia seguinte ao despertar. O horrio do despertar auxilia a obter uma amostra mais abundante devido s secrees acumuladas na rvore brnquica durante a noite. 5 - Orientao para o paciente O pessoal da Unidade de Sade deve orientar o paciente de modo claro e simples quanto colheita de escarro, seguindo os seguintes passos: OBS : antes de entregar o pote ao paciente deve-se verificar se o frasco esta fechando bem e se o mesmo j est devidamente identificado com o nome e data fixado no corpo do pote. a) ao despertar pela manh o paciente dever inspirar profundamente retendo por alguns instantes o ar nos pulmes tossir e lanar o material no pote; essa operao deve ser repetida at a obteno de 3 eliminaes de escarro ( evitar que escorra na parede externa do frasco ). b) o paciente deve, ento, tampar o pote firmemente e em seguida lavar as mos. Em seguida deve prepar-lo para o transporte at a unidade ou laboratrio, colocando-o em um saco plstico ou em uma caixa com a tampa para cima e firmando-o para no virar durante o trajeto.
44

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

Procedimentos para conservao e transporte A amostra de escarro deve ser armazenada sob refrigerao, em geladeira comum, podendo ser conservada por at 5 dias. No caso de cultura o procedimento para a colheita e conservao dever ser o mesmo da baciloscopia de escarro, porm deve ser encaminhada ao laboratrio no tempo mais curto possvel. Quando a amostra permanecer em temperatura ambiente deve ser armazenada em um local fresco, sem exposio luz solar sendo conservada por no mximo 24 horas. No entanto no Estado de S. Paulo, no h justificativa nem para armazenar fora da geladeira nem para essa demora de 5 dias, recomendase armazenar no mximo um dia no refrigerador. Para o transporte de amostras deve-se considerar trs condies importantes: - manter sob refrigerao - proteger da luz solar - acondicionar de forma adequada para que no haja derramamento. Recomenda-se para o transporte das baciloscopias da unidade para o laboratrio a utilizao de caixas de isopor por serem isolantes trmicas, lavveis e leves. Os potes devero estar dispostos no interior das caixas trmicas com algum tipo de suporte para evitar o derramamento dos mesmos.
45

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

OBSERVAES:

46

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS TUBERCULOSE

OBSERVAES:

47

CENTRO DE VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA Prof. "Alexandre Vranjac"

DIVISO DE TUBERCULOSE

SECRETARIA DA SADE

GOVERNO DO ESTADO

SO PAULO

capa MR 23/11/2001

S-ar putea să vă placă și