Sunteți pe pagina 1din 8

XXV Encontro Nac. de Eng.

de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

Spin-off acadmico: mecanismo de transferncia tecnolgica de universidades para a sociedade


Lucelia Borges da Costa (UFSCar) lucelia@dep.ufscar.br

Ana Lcia Vitale Torkomian (UFSCar) torkomia@power.ufscar.br

Resumo As universidades, nos ltimos tempos, vm ampliando suas funes e agindo em cooperao com o ambiente industrial, proporcionando avanos sociais e econmicos para toda a sociedade. Um dos mecanismos utilizados para atingir este fim so os spin-offs acadmicos, isto , empresas originadas a partir do transbordamento dos resultados de pesquisa. Este artigo objetiva realizar uma reflexo sobre spin-offs acadmicos, apresentando uma conceituao, um modelo que ilustra a criao de empresas oriundas das universidades e alguns casos obtidos na literatura que expem como est a questo dos spin-offs acadmicos no mundo. Palavras-chave: Universidade, Criao de empresas, Spin-offs acadmicos. 1. Introduo Segundo Santos (1985:10), o nvel de desenvolvimento econmico e social de uma nao est associado ao poder de gerao de riquezas internas dos setores produtivos de sua economia. Assim, os pases mais desenvolvidos so aqueles possuidores de um parque industrial organizado e competitivo, um setor de servios dinmico e uma agricultura de alta produtividade. Embora, nem sempre, algumas naes desenvolvidas o sejam em igual nvel nos trs setores todas se destacam por possuir uma indstria pujante em termos tecnolgicos e produtivos. E para que a sociedade tenha sua disposio uma indstria com tais caractersticas necessrio que haja uma integrao entre os diversos agentes da economia: a empresa, o governo, a universidade e o mercado (os consumidores) (DONADIO, 1983). Como um dos agentes que contribuem para o desenvolvimento scio-econmico de um pas, observa-se que a universidade vem se transformando ao longo dos anos para atender esta demanda. Atualmente, ela uma instituio transnacional, e as transformaes regionais e internacionais fazem com que sua estratgia de atuao seja constantemente alterada (MARCOVITCH, 2002). As universidades foram criadas com o objetivo quase exclusivo de gerar conhecimentos cientficos e tecnolgicos e formar mo-de-obra qualificada. Entretanto, hoje observa-se que elas esto expandindo o seu universo de atuao, por intermdio de uma maior interao com outros segmentos sociais, e aumentando seu retorno para a sociedade (REIS, 2004). Nos ltimos anos, as instituies acadmicas tm sido associadas ao crescimento das empresas e indstrias de alta tecnologia (UPSTILL & SYMINGTON, 2002) e uma das mais importantes contribuio das universidades so as empresas spin-offs (WEBSTER & ETZKOWITZ, 1998). Segundo Snchez & Prez (2000), as empresas de alta tecnologia criadas pelos acadmicos constituem um importante elemento dinamizador de uma economia, no tanto pelo emprego
ENEGEP 2005 ABEPRO 4227

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

direto que podem chegar a criar mas sim porque supe o desenvolvimento de novos setores industriais ou de servios e porque com sua transferncia de tecnologia contribuem para melhorar a competitividade de outros setores. Esse processo de criao de empresas geradas a partir de resultados de pesquisas esta contemplado na Lei de Inovao, promulgada no final de 2004, mas para que esta lei proporcione os resultados esperados quanto criao de spin-offs acadmicos, necessrio que haja um maior debate sobre essas empresas e que os resultados sejam difundidos. Como forma de contribuir com esse debate, o artigo tem como objetivo apresentar uma breve reviso bibliogrfica sobre spin-offs acadmicos: sua conceituao, alguns aspectos do processo de formao de spin-offs e um modelo que ilustra essa criao de empresas. Por fim so apresentados alguns casos de spin-offs acadmicos no Brasil e no mundo. 2. Conceituao de spin-offs acadmicos Para Huylebroeck (1999), uma empresa spin-off uma empresa que no existiria se uma atividade de pesquisa especfica no tivesse sido conduzida em uma certa organizao baseada em conhecimento. Ainda segundo o autor, outras definies do termo so mais restritas, e limitam empresas spin-off quelas companhias que so criadas por empregados que deixam seus antigos empregadores para explorar o conhecimento que eles adquiriram enquanto trabalhavam para aqueles empregadores. Carayannis et. al (1998) e Rogers et. al. (2001) definem spin-off como sendo uma empresa que foi estabelecida pela transferncia de core technology, fundadores, ou outros insumos de uma organizao me. Ainda segundo Carayannis et. al (1998), um spin-off pode ser considerado um mecanismo de transferncia de tecnologia porque ele geralmente formado para comercializar uma tecnologia que foi originada em um laboratrio pblico de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), uma universidade ou um empresa privada. H quatro papis principais envolvidos no processo de spin-off, mas vale ressaltar que um mesmo indivduo ou organizao pode desempenhar mais do que um papel (CARAYANNIS et. al., 1998): originador da tecnologia quem traz a inovao tecnolgica atravs de um processo de desenvolvimento inovativo at o ponto no qual a transferncia desta tecnologia pode ser iniciada; empreendedor quem esfora para criar um novo negcio que centrado na inovao tecnolgica. O papel da empreendedor comercializar a tecnologia em um produto ou servio que vendido em um mercado; a organizao me onde as atividades de P&D para criar a inovao tecnolgica ocorrem e que provm aos spin-offs assistncia em patenteamento da inovao, licenciamento tecnolgico etc.; investidor quem fornece os recursos financeiros para estabilizar o spin-off e que pode providenciar alguns conhecimentos administrativos.

Os spin-offs podem ser categorizados de acordo com a organizao da qual eles se originaram e de onde o empreendedor obteve suas experincias (PREZ & SNCHEZ, 2003). Uma categoria que merece destaque so os acadmicos, ou seja, as empresas que derivam-se de trabalhos desenvolvidos nas universidades (TERRA, 2001).

ENEGEP 2005

ABEPRO

4228

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

De acordo com Brisolla (1998:83), a formao de spin-offs de universidades um processo mediante o qual pesquisadores acadmicos, geralmente como fruto de uma atividade de pesquisa que lhes parece promissora do ponto de vista prtico, aventuram-se a assumir o papel de empresrio ou associam-se a empresrios interessados em assumir o risco de transformar sua idia ou o resultado de sua pesquisa em produto. Geralmente isso acompanhado pelo afastamento do cientista das universidades de origem ou pela reduo de sua dedicao ao trabalho acadmico. Segundo Snchez & Prez (2000), existem trs tipos de spin-offs acadmicos: empresas constitudas por professores ou pesquisadores universitrios, que desejam explorar comercialmente os resultados das pesquisas desenvolvidas por eles na universidade; empresas fundadas por licenciamentos universitrios para explorar comercialmente os resultados das pesquisas desenvolvidas no meio acadmico; empresas dirigidas por pessoas de fora da universidade, que decidem explorar comercialmente os resultados das pesquisas acadmicas.

Um estudo de caso realizado por SantAnna (1994) identificou a existncia de dois tipos distintos de acadmicos criadores de empresas de base tecnolgica. O primeiro tipo, o pesquisador que concebe o empreendimento objetivando enriquecer sua atividade acadmica, suprindo limitaes das prprias universidades. Estes acadmicos manifestam explicitamente sua vocao e sua inteno de permanecerem na universidade. As empresas criadas funcionam com apndices das atividades acadmicas, como fontes de informaes que subsidiam o desenvolvimento de trabalhos cientficos de cunho aplicado. O segundo tipo de acadmico que cria empresa de base tecnolgica aquele que realmente encontra sua vocao na rea empresarial e tende a se desligar da universidade (SANTANNA, 1994:389). Um resultado importante do estudo que as empresas que alcanaram o sucesso comercial e tecnolgico pertencem aos pesquisadores que se enquadram na segunda categoria. 3. Aspectos do processo de formao de spin-off A criao de empresas de base tecnolgica constitui uma forma eficiente de valorizar as tecnologias disponveis nos centros de produo de conhecimento, como as universidades. Alm disso, gera produtos novos ou inovadores para substituir artigos importados, dinamizando a indstria nacional e at mesmo permitindo a competio em mercados externos (MARCOVITCH et. al., 1986). Snchez & Prez (2000) defendem que os spin-offs de universidades desempenham um papel muito importante na rede de inovao. Para os autores, a maioria dos spin-offs acadmicos surge para materializar, aplicar, difundir ou aproveitar os resultados de um projeto de pesquisa ou do conhecimento tecnolgico acumulado na atividade de pesquisa do pessoal universitrio. Para que se obtenha os benefcios oriundos da criao dessas empresas importante superar algumas dificuldades inerentes do processo de formao de spin-off. De acordo com Azevedo (1983:385), os talentos nas reas tcnicas, como em qualquer outra, so reduzidos; e os que aliam a ele o talento empresarial so ainda em menor nmero. Alm disso, embora sejam profissionais de grande competncia na rea tcnica para a qual foram treinados, na rea empresarial so amadores e, em geral, no tm condio de sobrevivncia na competio. Isto origina um situao cada vez mais comum: o empresrio oriundo da rea universitria cria uma empresa de tecnologia de ponta e empresrio de produto nico. Ao fim do processo de industrializao daquele produto ele no tem recursos para novos desenvolvimentos associando-se a capitalistas ou sendo absorvido, interrompendo o processo.

ENEGEP 2005

ABEPRO

4229

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

Corroborando com esta afirmao Santos (1984), afirma que a dimenso das dificuldades de criao de empresas em setores de tecnologia avanada so maiores devido ao obsoletismo acelerado dos produtos, exigindo das novas empresas investimentos contnuos no esforo de pesquisa para conservar seu grau de competitividade face aos concorrentes. O sucesso do processo spin-off depende tanto de uma inveno com potencial mercadolgico quanto da organizao e capacidade para negcios do pesquisador. Segundo Chamas (2004), os empreendedores-pesquisadores possuem relativa vantagem sobre os empreendedores externos instituio, pois estes tm de realizar procedimentos de busca para o investimento, enquanto aqueles foram responsveis pelo desenvolvimento do objeto a ser comercializado, conhecendo mais intimamente as possibilidades de xito. Ainda de acordo com a autora, os capitalistas de risco tm, em geral, preferncia por pesquisadores-inventores, podendo contribuir no s com capital, mas tambm com o suporte gerencial necessrio. 4. Modelo de gerao de firmas spin-offs Ndonzuau et. al. (2002), propem um modelo, composto por quatro estgios, para o processo de gerao de spin-offs acadmicos. O primeiro gera e avalia as idias considerando a possvel comercializao; o segundo considera estas idias e traduz as mais promissoras delas em genunos projetos empreendedores, o seguinte estgio executa os melhores projetos pela criao de novas firmas spin-offs; e o ltimo consolida e fortalece o valor criado por estas firmas. A figura abaixo ilustra o modelo proposto e em seguida h uma maior explanao de cada um desses estgios:

Gerar

Finalizar

Lanar

Fortalecer Criao de valor econmico

Resultados de pesquisa
Idias de negcio Projeto de novas firmas Spin-offs

Figura 1: Modelo de gerao de spin-offs Fonte: NDONZUAU et. al. (2002).

Estgio 1: gerar idias de negcio O propsito do primeiro estgio produzir idias de negcio, sugesto e propostas dentro da comunidade cientfica para a explorao comercial. Nesse estgio as duas maiores dificuldades sofridas pelas universidades so: (a) a cultura acadmica, e (b) a identificao interna. Quanto a cultura, h trs aspectos que dificultam o processo: a publicao que impera no meio acadmico, o ponto de visto dos atores envolvidos (os pesquisadores vem o dinheiro como o meio para a pesquisa e os homens de negcio vem a cincia como o meio para obter dinheiro) e muitas pesquisas realizadas pelos acadmicos so consideradas desinteressante sob o ponto de vista econmico. Alm disso, muitas universidades no possuem pessoas capacitadas para identificar boas oportunidades de negcio. Estgio 2: finalizar projetos de novas empresas A proposta do segundo estgio transformar a idia malestruturada que foi escolhida no primeiro estgio em um projeto coerente e estruturado. O primeiro passo a proteo das

ENEGEP 2005

ABEPRO

4230

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

idias e em seguida o desenvolvimento das idias de negcio, abordando o desenvolvimento tecnolgico, o comercial e o financeiro. Estgio 3: lanar firmas spin-offs O terceiro estgio consiste na criao de uma nova firma para explorar uma oportunidade administrada por uma equipe profissional e apoiada por recursos tangveis (dinheiro e material) e intangveis (humano). Alm disso, deve-se levar em considerao o relacionamento com a universidade tanto a nvel institucional (entre universidade e spin-off) quanto a nvel pessoal (entre universidade e pesquisador). Estgio 4: fortalecer a criao de valor econmico Nesta etapa a empresa consolida as anteriores, gerando para a economia local vantagens tangveis (empregos, investimento, impostos etc.) e vantagens intangveis (renovao da economia, dinamismo empreendedor, constituio de centros de excelncia etc). 5. Spin-offs acadmicos em diversos pases No campo da produo e explorao do conhecimento existem muitas oportunidades para pequenas empresas de alta tecnologia, e ateno relevante direcionada aos spin-off de universidades e de institutos de pesquisa. Chiesa & Piccaluga (2000), a partir do levantamento de uma srie de publicaes, fazem uma ilustrao sobre os spin-offs acadmicos em diversos pases : Frana. No incio dos anos oitenta muitos pesquisadores construram empresas de alta tecnologia, principalmente de biotecnologia, inteligncia artificial e robtica. Atravs de pesquisas realizadas em 1988 e 1994 verificou-se que na Frana cerca de um tero das novas empresas de alta tecnologia tem sido criadas por pesquisadores do setor pblico. Alm disso, perceberam que o sucesso dos spin-offs depende especialmente da capacidade deles de estabelecer ligaes com diferentes atores: laboratrios de pesquisa, autoridades locais, clientes, outras empresas, instituies de financiamento etc. Sucia. Observa-se que a maioria dos spin-offs acadmicos fundado por apenas 1 pessoa, somente um tero contm fundadores no acadmicos e que menos de um tero tem um produto bem definido. Esccia. Muitos spin-offs tm sidos fundados com vagas motivaes comerciais e somente poucas foram iniciadas com o objetivo de um crescimento relevante. Uma das motivaes dos fundadores simplesmente continuar com a atividade de pesquisa deles e/ou providenciar algum trabalho para seus colaboradores. Entre as motivaes da universidade inclui a gerao de rendimentos para financiar departamentos ou o desejo de manter a motivao pessoal com maior esprito empreendedor. Holanda. No final da dcada de 70 a universidade tcnica inicia a implantao de polticas para os spin-offs, ajudando professores e outros a fundarem companhias baseadas em tecnologia. Este programa at 2000 j havia apoiado a criao de empregos de alta qualificao. Estados Unidos. Os casos dos norte-americanos parecem ser mais estruturados e dinmicos do que os da Europa. Alm disso, o envolvimento e a eficcia das universidades norteamericanas na comercializao da pesquisa maior que na Europa. Isto pode ser visualizado a partir do caso do MIT. Uma anlise realizada pelo Bank Boston em 1997 identificou 4.000 spin-offs surgidos do MIT, sendo que elas empregavam 1,1 milho de pessoas e vendiam cerca de US$ 232 bilhes anualmente. Ainda segundo essa pesquisa, na dcada de 90, a cada ano o MIT gerava 150 empresas de base tecnolgica.

ENEGEP 2005

ABEPRO

4231

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

Itlia. O sucesso dos spin-offs acadmicos parecem estar relacionados com dois fatores maiores: (1) se o pesquisador/empreendedor tem a possibilidade de usar os recursos da instituio de pesquisa me e/ou (2) se o produto j esta na etapa de prottipo quando a universidade abandonada. O status acadmico italiano atua neste processo influenciando os pesquisadores escolha de solues empreendedoras mais leves, ao invs de mudanas radicais como o abandono das universidades, atitude tpica que ocorre sistema acadmico norte-americano. O modelo italiano caracterizado por baixo nvel de risco, juntamente com modestas taxas de crescimento. Isto ocorre devido a percepo da falncia. Os empreendedores italianos esto menos prontos para aceitar a falncia do que os americanos, que consideram a falncia como apenas um evento que precede o real sucesso do negcio. Outra importante descrio foi apresentada por Snchez & Prez (2000). Segundo eles, em Aragn, Espanha, na Universidad de Zaragoza observa-se que h poucos spin-offs. Isto ocorre devido as dificuldades experimentadas pelos professores universitrios em desenvolver alguma atividade empresarial permanecendo na academia. Outra informao relevante que os spin-offs acadmicos existentes na regio de Aragn dedicam uma poro superior a 10% de seus faturamento atividades de P&D. Em 1997, com o objetivo de atuar facilitando o desenvolvimento de empresas que surjam a partir de projetos universitrios, surgiu na Espanha a Red Entreprenari Spin-off Acadmico. No perodo de 1997 a 1999, percebe-se que esta organizao deu bons frutos, pois a Red contribuiu para a criao de 38 empresas inovadoras na Espanha. No Brasil pode-se destacar duas universidades que oferecem um ambiente propcio para o desenvolvimento de empresas: a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e a UFPE (Universidade Federal do Pernambuco). A UNICAMP tem cerca de 27.800 alunos, 53 cursos de graduao e 118 de ps-graduao. O que a diferencia de muitas outras universidades o apoio dedicado ao surgimento de inovaes e a formao de empresas de base tecnolgica. Nas ltimas duas dcadas foram criadas 85 empresas e hoje elas faturam cerca de R$ 700 milhes o que representa 7 % do PIB do municpio de Campinas. Alm disso, geram empregos e divisas para a cidade. Entre as empresas geradas pode-se citar: Elemed Equipamentos Mdicos e Hospitalares Ltda, Opus Software, Optolink Indstria e Comrcio Ltda, Bioluz Equipamentos e Servios Ltda (UNICAMP, 2004). Outro exemplo a UFPE que atravs do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avanados do Recife) proporciona mecanismos para que os alunos transformem seus projetos em empresas desde que estes sejam interessantes e comercialmente viveis. A UFPE possui 30.670 alunos sendo que estes so distribudos em 63 cursos de graduao e 175 de psgraduao. Segundo avaliao do CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico esta universidade bem avaliada e ocupa o 7 lugar entre todas as instituies brasileiras. Isto gera um ambiente propcio para o surgimento de novos projetos e consequentemente aumenta a demanda pelo apoio oferecido pelo CESAR. importante ressaltar que a atividades realizadas pelo centro tm contribudo para o desenvolvimento local. Um dos dados que revelam o sucesso desta instituio o faturamento obtido em 2002, cerca de R$ 20 milhes. Algumas das empresas de maior destaque, criadas no CESAR, so o Radix (sistema de busca) e o Notitia (ferramenta de gerenciamento de contedo de sites) (UFPE,2004 e PERNAMBUCO,2004). 6.Consideraes finais Segundo Webster & Etzkowitz (1998), particularmente interessante o papel que os acadmicos vm desempenhando como organizadores de companhias baseadas em pesquisa

ENEGEP 2005

ABEPRO

4232

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

acadmica. Isto porque estas empresas constituem um importante mecanismo de transferncia de tecnologia das universidades para a indstria (ROGERS et. al., 2001). Os spin-offs acadmicos desempenham um importante papel ao transformar conhecimentos cientficos em conhecimentos produtivos (FONTES, 2004). Desta forma, eles transferem tecnologia de suas organizaes mes e depois a transferem para seus consumidores, completando o fluxo de transferncia e beneficiando toda a sociedade (PREZ & SNCHEZ, 2003). Corroborando, Brisolla (1998) afirma que estas empresas, os spin-offs acadmicos, so um dos mecanismos que tm revelado a importncia das pesquisas acadmicas para o desenvolvimento industrial e a melhoria do bem-estar social. possvel perceber, por meio desta breve exposio, que a criao de spin-off de universidades constitui um excelente mecanismo de transferncia tecnolgica, mas que para isso so necessrias polticas pblicas que as incentivem. Um passo importante foi dado nessa direo, com a Lei de Inovao. Entretanto necessrio que as universidades desenvolvam reflexes que subsidiem a elaborao de polticas internas sobre a criao de spin-offs, de forma que esse processo ocorra de forma saudvel, respeitando os objetivos e a natureza das universidades. Por fim importante ressaltar que o processo de formao de spin-offs s alcanar xito no Brasil quando houver uma maior integrao entre a universidade, o governo e as empresas. Alm disso, faz-se necessrio que a universidade prepare seus alunos a tornarem-se empreendedores por meio de disciplinas que os capacitem para isto. Referncias
AZEVEDO, I.A. (1983) A Relao Universidade-Empresa e a Pesquisa Tecnolgica. Em: MARCOVITCH, J. (coord). Administrao em Cincia e Tecnologia. So Paulo: Edgard Blcher. BRISOLLA, S. N. (1998) Relao universidade-empresa: como seria se fosse. Em: Interao universidade empresa. Braslia: Instituto Brasileiro de Informao em Cincias e Tecnologia. CARAYANNIS, E.G.; ROGERS, E.M.; KURIHARA, K. & ALBRITTON, M. M. (1998) High-Technology spin-offs from de government R&D laboratories and research universities. Technovation v. 18. p. 1 11. CHAMAS, I. C. (2004) Propriedade intelectual em instituies acadmicas: aspectos gerenciais. Revista da ABPI. N. 70. Maio/junho 2004. CHIESA,V. & PICCALUGA, A. Exploitation and diffusion of public research the case of academic spin-off companies in Italy. R & D Management. V.30 .P. 329-340. 2000. DONADIO, L. (1983) Poltica cientfica e tecnolgica e o desenvolvimento industrial. Em: MARCOVITCH, J. (coord). Administrao em Cincia e Tecnologia. So Paulo: Edgard Blcher. FONTES, M. (2004) The process of transformation of scientific and technological knowledge into economic value conducted by biotechnology spin-offs. Technovation. P. 1-9. HUYLEBROECK, G.G. (1999)Technology transfer from RTOs: definition/setting the scene. Em: INZELT, A. & HILTON. J. (org). Technology Transfer: from invention to Innovation. Netherlands: Kluwer Academic Publisers. MARCOVITCH, J. SANTOS, S.A. & DUTRA,I. (1986) Criao de empresa com tecnologias avanadas: as experincias do PACTo/IA-FEA-USP. Revista de Administrao. So Paulo. V. 21. N. 2. P. 3-9. Abril/junho 1986. MARCOVITCH, J.(2002) A informao e o conhecimento. So Paulo em Perspectiva. V. 16. N. 4. P. 3-8. NDONZUAU, F.N.; PIRNAY, F.; SULEMONT, B. A stage model of academic spin-off creation. Technovation. V.22 . P. 281-289. 2002 PREZ, M.P.; SNCHEZ, A.M. (2003) The development of university spin-offs: early dynamics of technology transfer and networking. Technovation. V. 23. P. 823-831. 2003.
ENEGEP 2005 ABEPRO 4233

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

PERNAMBUCO (2004). Disponvel em: www.pernambuco.br. Acesso em: 25 de abril de 2004. REIS, D.R. (2004) Gesto da inovao tecnolgica. Barueri, SP: Manole. ROGERS, E.M.; TAKEGAMI, S.; YIN, J.(2001)Lessons learned about technology transfer. Technovation. V. 21. P. 253-261. SNCHEZ, A. M.; PREZ, M. P. (2000) Centros de innovcion y spin-offs acadmicos: el caso de Aragn. XXI Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica. So Paulo. 7 a 10 de novembro de 2000. SANTANNA, S. R.(1994) Spin-offs universitrios: um estudo exploratrio. Em: SBRAGIA, R.; MARCOVITCH, J. & VASCONCELLOS, E (coord). Gesto da inovao tecnolgica. Anais do XVIII Simpsio de Gesto de Inovao Tecnolgica. SANTOS, S. A .(1984) A criao de empresas de tecnologia avanada. Revista de Administrao. V.19. N. 4. P. 81-83. Outubro/dezembro 1984. SANTOS, S. A. (1985) A criao de empresas industriais de tecnologia avanada: a experincia europia e as perpectivas brasileiras. Revista de Administrao. V.20 N. 3. P. 23-31. Julho/setembro 1985. TERRA, B. (2001) A transferncia de tecnologia em universidades empreendedoras: um caminho para a inovao tecnolgica. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora. UFPE. (2004).Disponvel em: www.ufpe.br. Acesso em: 26 de abril de 2004. UNICAMP (2004). Disponvel em: www.unicamp.br. Acesso em: 26 de abril de 2004. UPSTILL, G.; SYMINGTON, D. (2002) Technology transfer and the creation of companies: the CSIRO experience. R&D Management. V. 32. P. 233-239. WEBSTER, A. & ETZKOWITZ, H. (1998) Toward a theoretical analysis of academic-industry collaboration. Em: ETZKOWITZ, H.; WEBSTER, A. & HEALEY, P. (org) Capitalizing knowledge: new intersections of industry and academia. Albany: State University of New York Press.

ENEGEP 2005

ABEPRO

4234

S-ar putea să vă placă și