Sunteți pe pagina 1din 8

Informaes bibliogrficas: Conforme a NBR 6023:2002 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), este texto cientfico publicado em peridico

eletrnico deve ser citado da seguinte forma: MARCO, Renato Flvio. Procedimento penal na nova Lei de Falncia . Jus Navigandi, Teresina, a. 9, n. 590, 18 fev. 2005. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=6344>. Acesso em: 23 fev. 2005.

Procedimento penal na nova Lei de Falncia


Renato Flvio Marco membro do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, mestre em Direito Penal, Poltico e Econmico, professor de Direito Penal, Processo e Execuo Penal na graduao e ps-graduao -------------------------------------------------------------------------------"Saber as leis, dizem os jurisconsultos, no ter-lhes em mente as palavras, mas conhecer-lhes a fora e a inteno. Scire leges non est verba earum tenere, sed vim ac potestatem". (Rui Barbosa) -------------------------------------------------------------------------------Sumrio: 1. Introduo; 2. Competncia; 3. Ao penal; 4. Oferecimento da denncia; 5. Procedimento em juzo; 6. Regras de aplicao subsidiria; 7. ltimas consideraes. -------------------------------------------------------------------------------1. Introduo Foi publicada em edio extra do Dirio Oficial da Unio no dia 9 de fevereiro de 2005 (1), a Lei n 11.101, que regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, por isso conhecida como "Nova Lei de Falncia". Entre outras coisas, conforme o disposto em seu artigo 200, pela nova lei ficam revogadas as disposies dos artigos 503 a 512 do Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941, o Cdigo de Processo Penal, que tratam "do processo e do julgamento dos crimes de falncia". Por fora do que estabelece seu artigo 201, a nova lei entrar em vigor em 120 (cento e vinte) dias aps sua publicao, vale dizer, em 09 de junho de 2005, observada a regra do 1 do art. 8 da LC 95/98, (2) no havendo que se cogitar, por aqui, da aplicao do princpio da incidncia imediata estatudo no art. 2 do CPP. A matria penal e processual penal vem regulada no Captulo VII. Deste, a Seo I, que compreende os artigos 168 a 178, cuida "Dos crimes em espcie" e "fraude a credores"; a Seo II, onde esto os artigos 179/182, traz

as "Disposies Comuns", e, por fim, a Seo III, nos artigos 183 a 188, cuida "Do procedimento penal", sendo este o objeto das reflexes que buscaremos expor nas linhas seguintes, cumprindo anunciar, desde logo, a inexistncia de qualquer pretenso no sentido de esgotar a matria nos estreitos limites deste trabalho.

-------------------------------------------------------------------------------2. Competncia Conforme a norma geral do Cdigo de Processo Penal, art. 70, a competncia jurisdicional ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo. Em se tratando de crime falimentar, mesmo sob a regulamentao do Dec.-Lei n. 7.661/45, a antiga "Lei de Falncia", "o foro competente para o propositura da ao penal o juzo onde foi declarada a falncia". (3) o juzo da quebra. Segundo Fernando Capez: "Recebida a denncia ou queixa, os autos sero remetidos ao juzo criminal competente, para prosseguimento da ao, de acordo com o procedimento ordinrio, seja o crime apenado com deteno, seja com recluso. Ocorre que em So Paulo, por fora da Lei Estadual n. 3.947/83, firmou-se a competncia do juzo universal da falncia para o julgamento dos crimes falimentares". E arremata: "Essa lei estadual constitui norma de organizao judiciria, de simples diviso de competncia, no ofendendo assim, a Constituio Federal. O Cdigo Judicirio do Estado dispe que a mesma competncia firmada para a capital aplica-se no interior". (4) certo que o art. 504 do CPP determina que "a ao penal ser intentada no juzo criminal, devendo nela funcionar o rgo do Ministrio Pblico que exercer, no processo de falncia, a curadoria da massa falida", entretanto, ensina Damsio E. de Jesus com a inteligncia de sempre e o costumeiro acerto que: "Embora a disposio determine que a ao penal por delito falimentar deva ser intentada no juzo criminal, os arts. 109, 2, e 194 da Lei de Falncias afirmam que ela iniciada no juzo da falncia, excepcionalmente podendo ter incio no juzo criminal". (5) Nos precisos termos do art. 183 da "Nova Lei de Falncia": "Compete ao juiz criminal da jurisdio onde tenha sido decretada a falncia, concedida a recuperao judicial ou homologado o plano de recuperao extrajudicial, conhecer da ao penal pelos crimes previstos nesta Lei". Referindo-se ao "juiz criminal" da jurisdio onde tenha sido decretada a falncia, a lei afasta qualquer dvida e retira do "juzo universal da falncia", que de natureza extrapenal, a competncia para o processo e julgamento dos delitos falimentares.

Lembrando que a "nova lei" no prev a possibilidade de concordada preventiva ou suspensiva, uma vez decretada a quebra, concedida a recuperao judicial, ou, homologado plano de recuperao extrajudicial, competente para as questes penais eventualmente surgidas ser o juiz criminal da jurisdio onde tais atos se derem, aplicando-se quanto ao mais, para a fixao da competncia, no caso de pluralidade de juzes igualmente competentes, as regras gerais do Cdigo de Processo Penal (art.s 70 e seguintes).

-------------------------------------------------------------------------------3. Ao penal Porquanto essencialmente pblico o bem jurdico tutelado na esfera penal, como se verifica na grande maioria dos casos, em regra a ao penal ser pblica incondicionada, e somente nos casos especialmente destacados na lei ela ser de outra natureza, vale dizer: pblica condicionada ou privada, em qualquer de suas modalidades. Segundo o artigo 503 do CPP: "Nos crimes de falncia fraudulenta ou culposa, a ao penal poder ser intentada por denncia do Ministrio Pblico ou por queixa do liquidatrio ou de qualquer credor habilitado por sentena passada em julgado". A previso contempla, em se tratando de falncia fraudulenta ou culposa, as possibilidades de ao penal pblica incondicionada, por denncia de iniciativa do Ministrio Pblico, e ao penal privada, por queixa a ser ofertada pelo liquidatrio ou qualquer credor habilitado por sentena passada em julgado. Tal regra, que continuar a ser aplicada at que entre em vigor a "nova lei", sofreu modificao visceral. Foi excluda a possibilidade de ao penal privada em se tratando de crime falimentar, pois, consoante dispe o art. 184 do novo diploma "os crimes previstos nesta Lei so de ao penal pblica incondicionada". Afastado qualquer interesse particular primrio na persecuo penal, subsiste, expressamente, apenas a ao penal de iniciativa do Ministrio Pblico, por denncia. H que se considerar, entretanto, a possibilidade de ao penal privada subsidiria da pblica, prevista no art. 5, LIX, da Constituio Federal, e tambm nos arts. 29 do CPP e 100, 3, do CP. Evidentemente, observados os princpios da hierarquia e da verticalidade das normas, o disposto no caput do art. 184 no tem fora suficiente para retirar do ordenamento a regra de base constitucional. Alis, nem foi esse o

propsito do legislador, tanto assim que no pargrafo nico cuidou de estabelecer: "Decorrido o prazo a que se refere o art. 187, 1, sem que o representante do Ministrio Pblico oferea denncia, qualquer credor habilitado ou o administrador judicial poder oferecer ao penal privada subsidiria da pblica, observado o prazo decadencial de 6 (seis) meses". Quanto decadncia e o prazo para o oferecimento da queixa subsidiria, a regra reproduz o que est disposto no art. 38 do CPP. Assim, verificada a absoluta inrcia do rgo Ministerial, qualquer credor habilitado ou o administrador judicial poder intentar a ao penal nos moldes da regulamentao normativa, cumprindo observar, quanto ao mais, as disposies gerais do Cdigo de Processo Penal.

-------------------------------------------------------------------------------4. Oferecimento da denncia Dispe o art. 508 do CPP que: "O prazo para denncia comear a correr do dia em que o rgo do Ministrio Pblico receber os papis que devem instru-la. No se computar, entretanto, naquele prazo o tempo consumido posteriormente em exames ou diligncias requeridos pelo Ministrio Pblico ou na obteno de cpias ou documentos necessrios para oferecer a denncia". O art. 187 da "nova lei" cuidou da matria nos seguintes termos: "Intimado da sentena que decreta a falncia ou concede a recuperao judicial, o Ministrio Pblico, verificando a ocorrncia de qualquer crime previsto nesta Lei, promover imediatamente a competente ao penal ou, se entender necessrio, requisitar a abertura de inqurito policial". Em outras palavras, porm, com o mesmo objetivo, cuidou a lei de estabelecer, mantendo as linhas do regramento anterior, que a ao penal no poder ser iniciada sem que exista prvia sentena de decretao da quebra, e tambm agora, concedendo a recuperao judicial. Fica mantida, portanto, a discusso a respeito da natureza jurdica da sentena declaratria da falncia, onde tambm se insere, a partir da nova lei, a natureza da deciso que concede recuperao judicial. No particular assunto, entendemos que a melhor lio aquela apresentada por Damsio E. de Jesus, que assim se expressa: "Pensamos que nos delitos falimentares, conforme a figura penal, a declarao da falncia constitui condio de procedibilidade ou elemento do tipo. A diversidade da natureza jurdica da declarao da quebra depende dos elementos contidos no tipo penal. Quando a figura incriminadora no contm a declarao da falncia como elementar, ela configura condio de procedibilidade". E arremata no notvel jurista: "Quando, entretanto, a definio do crime contm a declarao da quebra, esta constitui elemento do tipo. Sem ela o fato a atpico". (6)

Nos termos do caput do art. 187, intimado da sentena que decreta a falncia ou concede a recuperao judicial, o Ministrio Pblico, verificando a ocorrncia de qualquer crime previsto na lei, promover imediatamente a competente ao penal, prescindindo da instaurao de inqurito policial, porquanto dispensvel, apesar de sua inquestionvel utilidade e necessidade na esmagadora maioria dos casos. Se o material probatrio disponvel no for suficiente para a formao de uma convico segura e responsvel acerca dos fatos sob anlise, o representante do Ministrio Pblico dever requisitar a abertura de inqurito policial. Com ou sem inqurito, seguindo as linhas do 1 do art. 187 do novo regramento, "o prazo para oferecimento da denncia regula-se pelo art. 46 do Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Cdigo de Processo Penal)". De forma saudvel, a lei adota como regra geral a ser observada, a adoo dos prazos regulados no art. 46 do CPP. Vale dizer: 5 (cinco) dias estando o investigado preso, e 15 (quinze) dias se o investigado estiver solto. H, entretanto, uma ressalva. Em determinados casos o representante do Ministrio Pblico poder "decidir", a juzo exclusivamente seu, portanto, sem ingerncia ou fiscalizao judicial anmala, por aguardar a exposio circunstanciada de que trata o art. 186 da "nova lei", (7) devendo, em seguida, oferecer a denncia em 15 (quinze) dias, conforme dispe a parte final do art. 187. De tal hiptese somente se poder cogitar em se tratando de investigado solto.

-------------------------------------------------------------------------------5. Procedimento em juzo De incio preciso anotar que apenas o crime do art. 178 punido com deteno, de 1 a 2 anos, e multa. Todos os demais so punidos com recluso, de 2 a 4 anos, e multa, exceo feita em relao aos crimes dos arts. 168 e 176, para os quais o legislador estabeleceu pena de recluso, de 3 a 6 anos, e multa, em relao ao primeiro, e de recluso, de 1 a 4 anos, e multa, quanto ao ltimo. Como se v, bastante reduzida a hiptese de aplicao do instituto da suspenso condicional do processo (art. 89 da Lei 9.099/95) em se tratando de "crimes falimentares", e a fixao da pena de recluso para a maioria dos ilcitos, somada ao patamar mnimo alcanado por ocasio da individualizao formal da pena, bem demonstra a inteno de se punir com maior rigor as condutas tipificadas, tanto assim que no h qualquer infrao de menor potencial ofensivo na nova regulamentao.

Se por um lado o novo diploma claro quanto inteno acima destacada, e se at merece algum aplauso por ter pretendido maior celeridade aos processos criminais em se tratando de "delitos falimentares", como deixa entrever, por outro digno do mais forte repdio ao estabelecer no art. 185 que, "recebida a denncia ou a queixa, observar-se- o rito previsto nos arts. 531 a 540 do Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941, Cdigo de Processo Penal". Para que se esclarea mais uma vez, preciso lembrar que a nica queixa que pode ser recebida em tais hipteses a queixa subsidiria, portanto, instauradora de ao penal privada subsidiria da pblica. Superada a questo com o simples esclarecimento em termos de complementao, o que resta espanto e desalento, alm da certeza de que o legislador realmente est despreparado para o enfrentamento das questes penais e processuais penais, o que, alis, j nos ocupamos de escrever outras tantas vezes. (8) Com efeito. O procedimento regulado nos art. 531 a 540 do CPP o procedimento sumrio, e vrios dos dispositivos que cuidavam da matria j foram revogados, sendo recomendada para a perfeita compreenso do assunto consulta aos ensinamentos de Damsio E. de Jesus, em sua consagrada obra "Cdigo de Processo Penal anotado", onde a matria se v abordada em toda sua amplitude e, bem por isso, esgotada. Pela nova lei, indistintamente, o procedimento a ser aplicado aquele previsto para os crimes punidos com deteno. No se desconhece que em outras hipteses o Cdigo de Processo Penal prev a aplicao de um s procedimento para crimes punidos com deteno e recluso, dando tratamento isonmico. o que ocorre, por exemplo, nos casos de crimes contra a honra, nos termos regulados no art. 519 do CPP. De ver-se, entretanto, que por aqui estamos diante de procedimento especial, inclusive e notadamente em razo do disposto no art. 520 do mesmo "Codex", realidade que no se confunde com a indicada pela nova lei de falncia. certo que o novo tratamento procedimental dispensado, de certa maneira tambm pode ser nomeado de especial, entretanto, tal reconhecimento decorreria exclusivamente do fato de se ter determinado a aplicao de um procedimento prprio para delitos punidos com deteno a delitos que basicamente so punidos com recluso, sem qualquer regra "especial", diferenciadora do procedimento (ao contrrio do que ocorre, p. ex., na hiptese do art. 520 do CPP). A especialidade, aqui, bastante simples, e resume-se ao fato de se ter escolhido normativamente, para crimes punidos com recluso, um procedimento prprio para delitos mais brandos.

A incompatibilidade que disso decorre preocupante e chega aos limites de um questionamento fundado em base constitucional, na medida em que se esbarra no princpio da ampla defesa, pois cedio que uma das formas bsicas de se permitir o exerccio deste princpio estabelecer uma maior amplitude procedimental para os crimes combatidos com maior rigor punitivo no plano formal. Deve haver uma co-relao; uma congruncia; e, sempre, uma coerncia entre a pena formalmente fixada e o procedimento a ser aplicado na persecuo em juzo. Para os delitos mais brandos, com conseqncias menos sensveis, os procedimentos mais cleres e menos formais. Para os delitos mais graves, punidos com recluso, os procedimentos mais amplos, com maior amplitude de defesa e formalismo. No , entretanto, o que se v na normatizao sob comento, onde apenas um delito punido com deteno e o procedimento previsto para o processo em relao a todos os crimes o mais brando previsto no Cdigo de Processo Penal. O descompasso flagrante, tanto quanto o equvoco da opo adotada pelo rgo legiferante.

-------------------------------------------------------------------------------6. Regras de aplicao subsidiria Como soldado de reserva cuidou a "nova lei" de estabelecer em seu art. 188, quando nem precisava, que "aplicam-se subsidiariamente as disposies do Cdigo de Processo Penal, no que no forem incompatveis com esta Lei".

-------------------------------------------------------------------------------7. ltimas consideraes absolutamente inadmissvel que, aps mais de uma dcada de tramitao, venha para o universo jurdico uma lei com tamanha incompatibilidade. A evoluo do conhecimento cientfico; a realidade prtica experimentada todos os dias nas mais variadas Instncias judicirias nitidamente estranha aos olhos do Poder Legiferante, bem como o prestgio que se quer dar "Justia brasileira", esto por merecer melhor ateno; mais respeito, o que determina a necessidade de um intransigente conhecimento do sistema normativo em sentido amplo, e da tcnica de elaborao legislativa. No particular, era de se esperar especial ateno na "escolha" do procedimento

penal a ser adotado em juzo, rendendo-se homenagem, inclusive, ao princpio constitucional da ampla defesa. -------------------------------------------------------------------------------NOTAS Braslia, 9 de fevereiro de 2005; 184 da Independncia e 117 o da Repblica. Art. 8. A vigncia da lei ser indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razovel para que dela se tenha amplo conhecimento, reservada a clusula "Entra em vigor na data de sua publicao" para as leis de pequena repercusso. 1. A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de processo penal, 4 ed., So Paulo, Saraiva, 2002, p. 611. Curso de Processo Penal. 9 ed., So Paulo, Saraiva, 2003, p. 576. Cdigo de Processo Penal anotado, 15 ed., So Paulo, Saraiva, 1998, p. 364. Ob. Cit., p. 366. Art. 186. No relatrio previsto na alnea e do inciso III do caput do art. 22 desta Lei, o administrador judicial apresentar ao juiz da falncia exposio circunstanciada, considerando as causas da falncia, o procedimento do devedor, antes e depois da sentena, e outras informaes detalhadas a respeito da conduta do devedor e de outros responsveis, se houver, por atos que possam constituir crime relacionado com a recuperao judicial ou com a falncia, ou outro delito conexo a estes. Pargrafo nico. A exposio circunstanciada ser instruda com laudo do contador encarregado do exame da escriturao do devedor. MARCO, Renato. Apontamentos sobre influncias deletrias dos Poderes Legislativo e Executivo em matria penal, RT 806/431; Direito penal brasileiro: do idealismo normativo realidade prtica, RT 781/484. Sobre o autor: Renato Flvio Marco scio-fundador e Presidente da Academia Riopretense de Estudos Jurdicos (AREJ), ex-coordenador do Ncleo de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia, membro da Association Internationale de Droit Pnal (AIDP), membro Associado do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais (IBCCrim), membro do Instituto de Cincias Penais (ICP), membro do Instituto Brasileiro de Execuo Penal (IBEP), membro do Instituto de Estudos de Direito Penal e Processual Penal (IEDPP). tambm autor dos livros: "Lei de Execuo Penal Anotada" (Saraiva), "Txicos Leis n 6.368/1976 e 10.409/2002 anotadas e interpretadas" (Saraiva), e "Curso de Execuo Penal" (Saraiva). Sobre o texto:Texto inserido no Jus Navigandi n 590 (18.2.2005).Elaborado em 02.2005.

S-ar putea să vă placă și